Sie sind auf Seite 1von 4

Escola Secundria Miguel Torga

Ano Letivo 2011/12 (novembro)

Biologia 12 Ano

Trabalho Prtica Formativa N5


Assunto: Organizao e Regulao Do Material Gentico
I Cada indivduo detentor de informaes genticas que herdou dos seus progenitores. Todas as clulas de um indivduo possuem uma cpia desse patrimnio, mas as informaes que se expressam podem variar, originando clulas com caractersticas diferentes. Nos organismos multicelulares, estas diferenas de expresso dos genes originam no s diferentes clulas e tecidos, como, no seu todo, so responsveis pelas caractersticas dos indivduos.

1. Observe a figura 1 que representa esquematicamente a organizao do material gentico numa clula eucaritica.

1.1 Complete a legenda da figura 1. 1.2 Indique onde se localiza o material que contm as informaes genticas. 1.3 Estabelea a relao entre gene, genoma, DNA, cromossoma e caritipo.

1.4 Explique em que medida o tipo de replicao do DNA assegura a manuteno da informao gentica das clulas, dos indivduos e da espcie.

1.5 Refira que processos tm de ocorrer para que a informao gentica seja
transformada em caractersticas observveis.

Unidade 2 Patrimnio Gentico

Sandra Cabrita

Pgina 1

1.6 As histonas so protenas que possuem muitos aminocidos com cargas positivas. 1.6.1 1.6.2
Refira a importncia dessas cargas na ligao ao DNA. Explique de que forma as histonas permitem uma estabelizao da molcula de DNA.

2. Observe atentamente os esquemas da figura 2.

Figura 2

Unidade 2 Patrimnio Gentico

Sandra Cabrita

Pgina 2

2.1 Refira o papel do gene Regulador (i). 2.2 Explique por que razo, na ausncia da lactose, as enzimas necessrias degradao desta molcula no se produzem. 2.3 Descreva as alteraes que ocorrem quando a lactose est presente.

2.4 Por que razo a lactose designada por indutor e o seu mecanismo de regulao do tipo indutivo?

2.5 Descreva o funcionamento do opero do triptofano quando este est ausente.

2.6 Porque se designa o triptofano por co-repressor e se classifica este mecanismo de regulao como repressivo?

2.7 Compare os mecanismos de regulao do opero lac com os mecanismos de regulao do opero triptofano (trp).

2.8 Porque pode afirmar se que a expresso do DNA regulada a partir de molculas que podem provir do ambiente externo? II Nas situaes anteriores, verificou-se que cada tipo de opero (lactose ou triptofano) era controlado por um regulador diferente. Contudo, existem situaes em que um grupo de operes controlado por um nico tipo de regulador. Esse grupo de operes designa-se por regulo. 1 O controlo que se verifica nos regules diz-se positivo, dado que um regulador promove a ligao da RNA polimerase ao gene promotor, conduzindo transcrio dos genes estruturais. O mesmo regulador capaz de actuar sobre diferentes operes, promovendo a sua atividade.

Unidade 2 Patrimnio Gentico

Sandra Cabrita

Pgina 3

1.1 Quais so os operes que constituem este regulo? 1.2 Procure justificar a vantagem da existncia de regules.

III Nos seres eucariontes possvel encontrar material gentico fora do ncleo. De facto, existem pequenas pores circulares de DNA nas mitocndrias e nos plastos. Pois tanto as mitocndrias como os plastdeos so organelos semi-autnomos capazes de se reproduzirem por si e transmitirem os seus genes aos organelos-filhos. Em 1909 o cientista Carl Correns, estudava a transmisso hereditria da cor das folhas de Mirabilis Jalapa e verificou que esta no obedecia lei da segregao Mendeliana. Alm disso, concluiu que a pigmentao das folhas dependia, apenas, do progenitor feminino, sem qualquer influncia do progenitor masculino. Investigaes posteriores viriam a determinar que o padro de colorao das folhas era determinado por genes presentes nos plastdeos. Atualmente sabe-se que na maioria das plantas, o zigoto recebe todos os seus plastdeos do citoplasma do gmeta feminino. semelhana do que acontecia com as plantas estudadas por Correns, o material gentico contido nas mitocndrias transmitido descendncia apenas pelas mes, dado que o espermatozide no contribui com as suas mitocndrias para a formao do zigoto.

1 Na figura 4 est representada uma rvore genealgica que mostra a transmisso gentica de uma doena humana que se caracteriza por uma fadiga constante que torna os indivduos incapazes de realizar exerccios fsicos

1.1 O modo de transmisso representado na rvore genealgica corresponde a alguns dos modos de transmisso anteriormente estudados? Justifique, considerando todas as possibilidades. 1.2 Qual o progenitor responsvel pela transmisso da caracterstica? 1.3 Tendo em conta as concluses a que se chegou para o padro das folhas das plantas estudadas por Correns, procure explicar esta situao.

Unidade 2 Patrimnio Gentico

Sandra Cabrita

Pgina 4

Das könnte Ihnen auch gefallen