Sie sind auf Seite 1von 24

ATIVIDADE: 1- Quais situaes podemos perceber no dia-a-dia, das pessoas que trabalhavam nas minas de carvo ?

2- Quais as duas ideias apresentadas no trecho do filme, para melhorar as condies de vida dos trabalhadores ? 3-Registre as principais ideias do texto complementar sobre : A MARCHA DOS MINERADORES, pginas 120 e 121. Postado por Geo - Conceio s 00:46 46 comentrios: Annimo disse... 1- Pessoas muito pobres, cheias de filhos, com roupas velhas e bem usadas, vivendo em condies deplorveis. Trabalho exaustivo, independente da idade, sexo, ou etc. O que ganhavam mal dava para matar a prpria fome, por isso tinham baixa expectativa de vida. 2- Pensavam que um trabalhador era nada, mas vrios eram uma fora. Que juntos teriam fora suficiente para fazerem guerra. Tambm pensavam em juntar dinheiro, para fazer greve, mas o que ganhavam no dava nem para se alimentar, quem dir guardar. 3- Aps seis meses de greve, a fome ia matando os trabalhadores, no s fisicamente, mas corroendo-os por dentro com o dio que predominou-os com desejo de vingana. Eles sairiam nas ruas e tornariam-se animais selvagens, atacando qualquer pessoa que no passasse o que estavam passando, agarrando qual quer pedao de po, implorando por um pedao de vida novamente.

Jeana n14 2A 12 de outubro de 2011 06:27 Annimo disse... 1-Trabalhavam em situaes precarias,mau remunerado.As mulheres e crianas trabalhando nesses lugares sujos e perigosos.Enfim,eram tratados como animais.

2-Por um lado,queriam fazer uma greve passifica.E o outro grupo queria um confronto sangrento.

3-Nessas minas de carvo os trabalhadores eram maltratados,passavam fome,pedima esmmola para comer.As mulhers eram tratadas da mesma forma.Queriam ento um confronto

com deramamento de sangue,queriam exigir melhores condies.Revolta que participaram as crianas,mulheres e os homes.

Joo Pedro 2A n15 12 de outubro de 2011 10:36 Annimo disse... 1- Trabalhavam em pssimas condies, sem qualquer tipo de segurana. Corriam risco de pegar doenas causadas pela grande exposio aos minerais(carvo), Havia tambem o risco de desmoronamentos e o perigo dos equipamentos usados na minerao.Trabalhavam homens, mulheres e crianas, todos juntos.

2- Uma ideia de melhoria para os operrios era a criao de uma Organizao Internacional de Trabalhadores, que iria enfrentar os patres para que as condies de trabalho fossem melhoradas. E a outra ideia era a de levantar fundos para que pudesse ser mantida uma greve, caso fosse necessrio, e para que os operrios pudessem confrontar os patres em mesmo nvel.

3- A ideia principal do texto que os operrios de uma mineradora da cidade de Montsou, estavam em greve, mas estavam passando fome, j que nada se resolvia, ento resolveram sair as ruas para protestar, criando incendios, destruindo tudo, e por fim, clamando por comida.

Matheus Bornhausen Braz Olagrio 23 2emB 12 de outubro de 2011 15:33 Annimo disse... Anna Karoline (03)- 2A

1- Podemos perceber que eram pobres operrios, vivendo em condies precrias, onde estavam sujeitos doenas por causa da combusto do carvo, e a acidentes, podendo morrer a qualquer instante. Trabalhavam muito e recebindo pouco, sendo que normalmente toda a famlia estava trabalhando na mina, sej crianas ou idosos e isso era uma grande necessidade,

pois j ganhavam pouco, mas sem aquilo, no iriam sobreviver, tanto que em todo instante, surgiam pessoas a procura de trabalho na mina de carvo. 2- A primeira idia foi a luta dos operrios contra os patroes, onde eles iriam se unir e lutar pelos seus direitos, buscando resgatar valores, como justia, significao do trabalho e tudo que j tinham sido perdido, e a outra foi a greve dos operrios, para que que as pessoas percebessem como eles precisavam dos operrios, afim valorizar o trabalho do mesmo. 3- O texto complementar mostra a marcha dos mineradores, onde todos agem de uma forma violnta, mortos de fome, vagueando pelas estradas, procurando a valorizao dos seus direitos. 12 de outubro de 2011 15:35 Annimo disse... 1- Que no havia nenhum equipamento de segurana no trabalho correndo risco de vida, no tinham salrios dignos ou uma jornada de trabalho adequada e no recebiam sequer tratamento mdico. Viviam em meio a misria e a fome...

2- * Greve ( o lado pacfico) * Luta ( por seus direitos)

3- Querendo o aumento do slario e condies de segurana no trabalho.. homens e mulheres fizeram greve, mas no foram atendidos e os donos das fbricas queriam baixar o slario. Ento os trabalhadores optaram pela luta e sonhavam com uma sociedade mais justa...

Caroline Volpi Provesi, n04-2A 12 de outubro de 2011 15:55 Annimo disse... 1- O dia-a-dia das pessoas que trabalhavam nas minas de carvo era puxado, e cansativo. No tinham comida para todos os dias, mas como diz o personagem do filme, ainda conseguiam sobreviver. Comeavam a trabalhar nas minas, ainda quando crianas.

2- Os operrios se juntaram e fizeram um protesto contra seus patroes. Como diz no filme: "Um operrio no nada, unido, uma fora". Os operrios queriam um mundo com mais justia, fazendo isso legalmente, querendo ditar suas prprias leis.

Mas eram capitalistas, isso era difcil de se tornar realidade. Alguns pensavam que poderiam negociar, outros achavam isso impossvel, e que s a anarquia iria funcionar.

3- O texto conta sobre os protestos que os operrios realizavam, na busca da igualdade. As mulheres nuas, e exaustas por terem um grande nmero de filhos, que no teriam comida. Levavam os filhos, e os levantavam como uma bandeira de luto. Os homens queriam atear fogo, para que nada mais sobrasse, iriam esvaziar as adegas dos ricos, dinheiro algum sobraria, e os ttulos desapareciam, at que algum dia se formasse outra cidade.

Ana Carolina(03) 2B 12 de outubro de 2011 16:33 Annimo disse... Paulo Meneses 2A

1-trabalho perigoso, falta de comida,trabalho difcil,crianas e mulheres trabalhando junto com os homens. 2-revolta contra os patroes e negociar com os patroes para aumentar o trabalho. 3- Revolta dos trabalhadores das minas de carvo pelas ruas de Marselha pedindo por po. 12 de outubro de 2011 17:09 Annimo disse... 1 - Os trabalhadores realizavam seus servios pela prpria subsistncia pois recebiam apenas o suficiente para se alimentar e muitas vezes nem isso, alm de trabalharam sob pssimas condies, em jornadas extremamente longas - s vezes at de 14 horas dirias. Os donos de fbricas empregavam mulheres , crianas e homens menores de 18 anos, por um preo menor, para fazer o mesmo trabalho de um homem mais velho. 2- Uma das idias era que os trabalhadores se unissem e juntassem dinheiro para guarda e iniciar uma greve e com aquele dinheiro poderiam se alimentar mesmo estando em greve e no recebendo das fbricas. E a outra era atravs do derramamento de sangue (uma luta). 3- Mineradores vo a rua marchar em forma de protesto durante uma greve contra as instalaes das minas e seus dirigentes. A classe operria explorada enfrentava o seu explorador, responsvel pela sua misria e desgraa, o burgus capitalista.

Laila V.

16 - 2 A 12 de outubro de 2011 17:24 sara werner disse... Sara Werner 2A N 32

1- A situao era de misria, extrema pobreza, onde os operrios independentemente da iddae ou sexo eram explorados, vivendo em pssimas condies e correndo riscos. 2- As ideias para melhorar as condies de vida dos trabalhadores eram aumentar seus salrios ou a greve dos trabalhadores. 3- O texto relata a organizao de uma marcha de mineradores de carvo de Montsou, revoltados contra a misria e sofrimento que estavam passando, saindo pelas ruas clamando por po. 12 de outubro de 2011 17:37 Annimo disse... Thiago Day Moritz, n29 2AEM

1) Na situao apresentada, percebe-se o dia a dia sofrido dos trabalhadores. Homens, mulheres e crianas injustiadas, exploradas e com mo de obra mal remunerada. Perigos que envolvem o trabalho so ignorados pelos empregadores e os operrios sofrem.

2) Pensam na "luta legal", onde juntariam dinheiro para que quando entrassem em greve reivindicando melhores condies de trabalho pudessem se manter e ter seus "desejos" atendidos. A outra ideia era a "batalha com sangue". protestos em grupo, com agresses de vrios tipos, desordem e fora da lei.

3)O texto relata a revolta dos mineradores. Homens, mulheres e crianas famintos, vagando pela rua, destruindo burgueses e tomando-lhes tudo. Relata a revolta fora da lei, sem organizao, cada um por si, fazendo o que quer. Mostra a realidade do trabalho da poca, salrios que no matavam a fome, condies de trabalho desumanas, descaso. Finalmente os trabalhadores lutando pelo que seu. 12 de outubro de 2011 18:01 Gustavo Bittencourt - 2A disse...

1- Que os trabalhadores eram submetidos a um trabalho escravo, onde ganhavam muito pouco e trabalhavam muito algumas ja velhas e doentes de tanto trabalhar na mina.

2- Se unir para lutar contra os patres e negociar com os patres para obter aumento de salrio.

3- Os mineradores fizerma uma marcha onde compareceram homens e mulheres que incendiramm as cidades, e roubaram ouro e todos os bens dos ricos

Gustavo Bittencourt - 2A - n 10 12 de outubro de 2011 18:04 Annimo disse... 1 - Podemos ver operrios sofrendo com a sade devido ao tempo de trabalho nas minas. Vemos condies desumanas de trabalho, sendo que crianas fazem parte deste.

2 - 1Negociao dos trabalhadores do mundo todo com os patres por aumento de salrio. 2 Acabar com a anarquia, evitar o sangue.

3 - A obra Germinal relata a organizao de uma marcha dos mineradores de carvo de Montsou, que so torturados pela fome e fazem uma greve com durao de 6 semanas. Os trabalhadores comearam a vaguear pelas estradas, em busca de po.

Luis Henrique Baldi n18 - 2A 12 de outubro de 2011 18:07 Annimo disse... Felipe Salazar 5 2A

1- a roupa das pessoas eram rasgadas, tinham pouco dinheiro, muitas vezes no tinham dinheiro para comer. 2- os proletrios j cansados de serem explorados, se renem e fazem protestos para melhores condies de vida, mais salario etc..

3- Pessoas pobres sofridas pela fome, saem nas ruas juntando aliados para melhorias, no minimo para ter o que comer, e iniciam greves e lutas. 12 de outubro de 2011 18:14 Annimo disse... Amanda Rgis n2 2A EM

As pessoas sofriam muito, trabalhavam demais, estavam sempre doentes e viviam pouco. Eram totalmente descriminadas e no tinham direito a nada.Tinham muitos filhos e todos passavam fome tambm. O povo precisava de ao; E urgente! Tiveram a ideia de fazer uma rebelio e pr fogo na cidade, destruir tudo. tambm havia a opo de negociar e conversar com os patres por uma vida melhor, salrio, dignidade, o povo estava frustrado e esgotado daquela vida. Segundo o texto, foi uma enorme rebelio, clamores de fome pedindo po, o povo estava disposto a destruir tudo e no deixar pedra sobre pedra...Os ricos se transformariam em pobres naquele dia, cofres arrombados, adegas esvaziadas, tudo destrudo,pois eles viam em enorme quantidade e como uma enorme fora destruidora da natureza. 12 de outubro de 2011 18:31 Annimo disse... Vivian n31 2A EM Viviam doentes, no tinham estabilidade no emprego. Os salrios eram frequentemente reduzidos. Se alimentavam mal. Viviam arriscando a vida no trabalho, e a carga horria era muito estendida. Ento tiveram ideais diferenciadas para sair daquela situao. Uma delas, envolvia o raiva,a ira,envolvia ir as ruas e atear fogo no que vissem. Era realmente uma rebelio. E a outra ideia completamente diferente era a criao de uma espcie de Sindicato Trabalhista. O texto vem trazendo a rebelio que o povo resolveu fazer,detalha cena das mulheres nuas e desgrenhadas, do sangue espalhado por toda a cidade, e dos extintos animalescos libertados nos trabalhadores. Eles no se conteram ao mostrar seus sentimentos. 12 de outubro de 2011 18:45 Annimo disse... Gabriel Garbe nmero 7 segundo ano A

1- Pessoas pobres,a fome, as doenas causadas pelo trabalho, as roupas rasgadas.

2- Reunir todos os trabalhadores e fazer uma rebelio ou fazer greve geral.

3- A revolta dos trabalhadores das minas, que foram as ruas querendo comida. 12 de outubro de 2011 19:23 Pedro Muller - 2A - n27 disse... 1- Quais situaes podemos perceber no dia-a-dia, das pessoas que trabalhavam nas minas de carvo? Que eles trabalhavam em condies desumanas, lugares contaminados, crianas trabalhando e viviam praticamente como escravos, porque a remunerao era miservel, mesmo diante de tanto trabalho e perigo! 2- Quais as duas ideias apresentadas no trecho do filme, para melhorar as condies de vida dos trabalhadores? A primeira unir os trabalhadores criando como se fosse um sindicato, para unidos eles possam conseguir melhores condies de trabalho sem derramar sangue e a segunda lutar para conseguir seus direito, assim derramando sangue e perdendo muitas vidas. 3-Registre as principais ideias do texto complementar sobre : A MARCHA DOS MINERADORES, pginas 120 e 121. o que mostrado bem no comeo e no final do trecho do filme, um homem vindo de Montsou a procura de trabalho e depois uma revolta perante aos chamados calas vermelhas. Como havia acabado o servio naquela cidades os trabalhadores "marchavam" a procura de trabalho em outro lugar, porem com a fome e tudo mais, eles comearam a se revoltar diante das suas condioes. 12 de outubro de 2011 19:47 Annimo disse... 1- Elas trabalham dia e noite em determinados turnos, tendo pouco tempo de descanso. Com o pouco de salrio que ganham conseguem se sustentar, com isso comprando po e leite, e pagando os impostos. Em relao sade, os trabalhadores das minas de carvo, eram todos afetados pelo p do carvo, que estava exposto ha eles praticamente 24 horas por dia; tirando em conta, os arranhes e os membros quebrados.

2- Uma delas o aumento do salrio, com ele os trabalhadores teriam uma qualidade de vida melhor. E a outra, constituir leis favorecendo os trabalhadores, leis trabalhista, tais como feriados, menos tempo de trabalho por dia... 3- Com o vdeo e o texto a marcha dos trabalhadores, pude relacionar o modo de vida das pessoas que trabalhavam nas minas, a necessidade por uma vida melhor, engrandece cada vez mais. Ficaram to furiosos com a sociedade atual, pelas injustias, que quando chegaram aos seus limites, explodiam, derrubando, gritando e pisoteando tudo aquilo que viam pela frente. Considerando tudo aquilo que enfrentaram sem reclamar por anos, estavam exigindo em um s dia; uma nova sociedade, com novas leis e uma qualidade de vida melhor.

Gabriela Benedet N 09 2B EM 12 de outubro de 2011 19:48 Giuliana Cesrio 08 (2A) disse... A histria refere-se ao cotidiano de explorao sofrido pelos trabalhadores de vrias minas de carvo na regio de Montsou, Frana. Baixos salrios, exaustivas jornadas e pssimas condies de trabalho so alguns dos pontos apresentados na obra, ou seja, podemos representar o filme em trs palavras, explorao, conscincia e luta.

A temtica sobre a luta do operariado contra a explorao e por melhores condies de vida e trabalho algo mais recente do que nunca, sendo constantes as notcias nos meios de comunicao sobre greves dos trabalhadores. Na medida em que os mineiros passam a protestar a situao de explorao e misria vivenciadas, eles comeam a se organizar e exigir melhores condies de trabalho e vida. a partir desse momento, atravs de conversas, pequenas reunies e grandes discusses que podemos perceber concepes distintas de luta.

Relata a organizao de uma marcha de mineradores de carvo de Montsou torturados pela fome, que aps seis semanas de greve resolveram se juntar e criar uma revoluo, andando sem rumo por essas estradas, e destruindo tudo que viam pela frente. 12 de outubro de 2011 21:00 Annimo disse... Ricardo Rgis Rocha n 28 2A

1- Uma grande pobreza, e necessidade de trabalho, sem opo de outras escolhas, e acabando por optar involuntariamente por trabalhos no qual botavam sua sade em risco para poder sobreviver com o pouco que ganhavam e que mal conseguiam se sustentar ou ter o que comer.

2- Ou optavam por uma greve, ou por batalhas, no qual os operrios e trabalhadores estavam cansados de serem explorados, e alguns decidiram juntar pessoas para tentar mudar atravs de protestos, e outros muitos revoltados, j no aguentavam mais essa explorao,e criaram esses eventos,com inteno de melhorar as suas condies de vida

3- Pessoas pobres j torturadas pela fome saindo pelas ruas e juntando aliados, para iniciar uma revolta com "garra", para uma mudana, sem exploraes. 12 de outubro de 2011 21:28 Annimo disse... Matheus Lucas Bernardes N25 2B

1- Podemos perceber que uma vida precria, pois o minerador que envelheceu fazendo o mesmo trabalho, consumindo gases txicos, no sabe se ter comida para se alimentar e nem mesmo sabe quanto tempo vive nesse trabalho, por no ser alfabetizado, no sabia fazer as contas bsicas de a idade de 8 anos que comeou a trabalhar at o ano presente. 2- A teoria seria unir mais de um operrio para assim, a fora da unio ficar ainda mais forte, seguidores de Karl Marx pensavam em elementos naturais para revindicar novos direitos trabalhistas, salrios dignos e uma chance de vida melhor. 3-A marcha dos mineradores foi um recurso e uma deciso, tomados por sobrevivncia, onde muitas pessoas com seus familiares no tinha o que comer, foi uma greve para lutar contra os dirigentes das grandes mineradoras da Frana, o caos era certo, onde os que at sem roupas vagavam pelas ruas nus. 13 de outubro de 2011 12:23 Annimo disse... 1. O trabalho era muito forado, trabalhavam diariamente e tambm a noite e madrugada. Um cotidiano, muito corrido e sem muitas experincias. As situaes da qual passavam muitas vezes eram constrangedoras, pelo fato de serem escravos e estarem fazendo o trabalho mais sujo. 2. Trabalhadores da associao vo se unir para lutar contra os patres.

Karl Max acredita na evoluo natural, negociar com os patres para obter aumento de salrio. Um operrio no nada, unido, uma fora. Uma lei baseada no equilbrio das barrigas vazias. Destruir a anarquia. Isabela Cadori n15 2B 13 de outubro de 2011 14:51 Annimo disse... Gabriela Luz Alexandre - 10 - 2B 1- Trabalhavam de cedo a noite, tinham pouco descanso, muitos problemas de saude, e pessimas condies de vida. 2-Patres acreditavam que as pessoas pobres eram acostumadas com aquela qualidade de vida que tinham, ja Karl Marx acreditava na evoluo de poder do povo. 3- Mostra o sofrimento do povo pobre, lutando contra a fome, humilhao e mal condio de vida. 13 de outubro de 2011 14:53 Annimo disse... 1- Por trabalharem diretamente com o carvo, algumas tinham doenas pulmonares, se machucavam pelo trabalho cansado e estavam todos os dias cansados.

2-Trabalhadores se unirem para lutar contra os patres em busca de um melhor salrio. Levantar fundo para criar um caixa de resistncia.

3-Homens, mulheres e crianas em marcha dos mineradores de carvo de Monstou, depois de semanas de greve comearam a andar pelas ruas, pedindo comida, em protesto as instalaes das minas e seus donos.

Maria Julia - 22 2B 13 de outubro de 2011 14:54 Annimo disse... Jorge n16 2B

1- Era um trabalho que no conpensava, pois era muito cansativo e trazia muitas doenas aos trabalhadores. Era muito parecido com o trabalho escravo, pois o salrio era muito baixo, o que levava os trabalhadores a se revoltarem. 2- 1: Os trabalhadores lutarem de frente contra seus patres, reinvidincando melhores condies de trabalho e salrios maiores. 2: Entrarem em greve, pedindo melhores condies de trabalho e salrio mais elevados, mas para isso, necessitavam guarda dinheiro para no passar fome enquanto estavam de greve. 3- A revolta que os mineradores fizeram, mas fizeram sem planejar, ocasionando muita fome e tulmuto na cidade, pois eles quebravam padarias e outras lojas em busca de alimentos. 13 de outubro de 2011 15:32 Annimo disse... 1. Condies precrias, com aumento de gases no ambiente de trabalho, seus pulmes eram afetados, levando-as morte precoce. Trabalho pesado.. 2. A revolta dos trabalhadores,enquanto o primeiro acreditava que a nica forma de se conquistar a emancipao da classe operria , era atravs da participao dos trabalhadores nas eleies, o segundo acreditava na da classe operria por meio da luta armada. 3. Mulheres traziam seus filhos nos braos e levantando-os como uma bandeira de luto e vingana.Arderiam incndios, nas cidades no ficaria pedra sobre pedra, regredir vida selvagem das florestas. No sobraria nada as fortunas e os ttulos das situaes adquiridas desapareciam. Pediam por po...

Natlia costa 2B n 27 13 de outubro de 2011 15:48 Annimo disse... 1- Haviam homens e mulheres trabalhando nas minas, a expectativa de vida destas pessoas no eram muito longas por causa do carvo inalado, no comeo do vdeo at mostra um homem de 58 anos em um estagio terminal da vida, quando ele tosse, ele no expeli sangue ele expeli um liquido preto, a condio de vida destas pessoas muito precria, elas pao fome e muitas outras coisas ruins.

2- Eles falam que muito difcil falar com os patres, tanto que um fala que teriam que botar fogo nas casas dos patres e arrasar tudo para eles aceitarem o pedido de aumento dos salrios, e fala que os operrios devem ser unidos para poderem fazer uma seo ou revolta contra eles, e levantar fundos para uma caixa de resistncia.

3- uma revolta pedindo que parassem com a minerao basicamente em condies escravas.

Antonio Felipe Gesing Rosa N:4 2 EM B 13 de outubro de 2011 16:04 Annimo disse... 1Pouca oportunidade de trabalho, salrio pequeno, condies de trabalho perigosas, contaminao de doenas, baixa qualidade de vida, passam fome

2Karl Marx cr que possvel conseguir um aumento de salrio apenas conversando com os patres e mostrando a condio de vida dos trabalhadores. Construir um mundo com justia, legalmente. J a outra seria destruir tudo, a anarquia, acabar com tudo, talvez assim nasa um mundo melhor. Lutar fisicamente, sangue

3Mostra a revolta dos mineradores, mostrando tudo o que aconteceria, tudo isso por que buscavam melhores condies de vida e comida! Fizeram isso em busca de um novo mundo, uma nova sociedade. Sendo assim, aps a revolta marchavam com o sangue burgus que foi derramado, com suas armas e bandeiras, para demostrar uma nova sociedade

Victor dos Santos n 31 2B 13 de outubro de 2011 16:55 Annimo disse...

1- Pessoas que trabalham em minas sofrem no s com os perigos de extarem embaixo da terra, com o risco de desabamentos, inalao da poeira toxica emitida pelas explosoes e minrios que infectam o pulmo e ao longo do tempo destroem o sistema respiratorio. 2- A ideia seria organizarem uma greve para melhorar as condies, mas como nao havera salario na greve decidem criar uma caixa com fundos para garantir a sobrevivencia. Ao redor do mundo trabalhadores decidem se virar contra o patro, em busca de aumento salarial e melhores condioes de trabalho. 3- Os mineradores necessitavam de melhores condioes de trabalho e maiores salarios, ento decidiram fazer uma greve, mas nao perceberam que com a greve eles nao iriam receber salario e entao nao iriam conseguir sobreviver, ento saquearam padarias para pegar alimentos. 13 de outubro de 2011 17:21 Annimo disse... maycon lemos (26)- 2 ano B

1-os trabalhadores das minas viviam em pssimas condies de vida, sem comida, o salrio muito baixo, crianas e mulheres tambm trabalhavam e no eram poupados.

2-1 matar todos os trabalhadores, acabar com tudo e esperar as reaes dessa ideia. -2 fazer greves para aumento de salrio e melhores condies de vida e diminuio da carga horaria, fizeram isso invadindo as casa dos patres que reagem com seus soldados.

3-tortura, tanto pelas pssimas condies trabalhistas como por fome e falta de vestes. mulheres com filhos e seu marido, nus procurando comida e roupa para poderem viver "dignamente". 13 de outubro de 2011 18:38 Annimo disse... 1- Sem boa saude, sem muita higiene, e condioes climaticas nao favoraveis,tendo assim que se esquentarem em fogueiras, condioes precarias de trabalho , falta de trabalho, pois oficinas fecham uma apos a outra, greves.

2-Negociar com os patroes para obter aumento de salario, destruir a anarquia

3- Marcha dos mineiros franceses durante uma greve em 1906. relata s organizaao de uma marcha dos mineradores de carvao de montsou. torturados pela fome, apos seis semanas de greve.

Isabel 14 2B 13 de outubro de 2011 19:11 Annimo disse... Vitria Vargas Wandehrec, n 32, 2B 1. Podemos comparar a uma mo-de-obra escrava onde vemos um trabalho muito pesado para poucos benefcios ao empregado. Alm de ser um trabalho de risco pois a poeira das minas com o tempo pode petrificar o tecido pulmonar (vemos no vdeo o problema do senhor de 54 anos com a tosse). Mulheres tinham trabalhos braais e serviam para reproduzir (futuros trabalhadores). 2. Um grupo de pessoas com pensamentos socialistas sentados a mesa, perceberam que para suprir as necessidades dos trabalhadores ele precisavam primeiramente dar a ele um aumento de salrio, mas para isso eles deveriam lutar contra os patres, fazer um protesto (acontece no fim do vdeo onde mulheres e homens vo as ruas com seus filhos em busca de direitos contra os burgueses) 3. A fome era principal por ser obrigatoriamente necessria, todos aclamavam por po, junto tambm de seus direitos, eles pediam por uma vida, nada alm disso. Uma ddiva que eles pareciam no possuir. 13 de outubro de 2011 20:00 Lucas Edson disse... Lucas Edson Linhares (16) - 2C

1 - Pessoas sem esperana, que levam a doena no corpo. Trabalham em lugares sujos e sem futuro. Vivem a procura de emprego e no tem nenhum direito. Ganham misrias para poder se sustentar. No tem privilgios e est condenado ao trabalho escravo. Trabalha em um determinado local por muitos anos sem melhorar sua vida.

2 - Para melhorar as condies de vida dos trabalhadores so dadas as ideias de Associao Internacional dos Trabalhadores onde eles lutam por direitos melhores idealizados por Karl Marx. Fazer um fundo com dinheiro para a fbrica no quebrar e com isso no pagar os salrios dos trabalhadores. Eles tambm protestam (greve) para o aumento de qualidade de vida

3 - O texto da Marcha dos Mineradores comenta que torturados pela fome, os trabalhadores enlouquecidos chegam ao extremo e comeam a atacar. Seria uma noite onde o sangue das pessoas "correria". Mostra que o ser humano ultrapassa os limites quando sua vida est em risco. A clemncia e luta por comida so instintos de quem precisa. 18 de outubro de 2011 12:52 Annimo disse... Karine Abdo Leal (12) - 2 ano C

1) As roupas como trapos, a misria, busca por comida e vestimenta. Senhores que batalharam a vida inteira em lugares com altos riscos a sade.

2) Existem duas teorias distintas porm com os mesmo objetivo: Melhoria dos salrios e direitos dos trabalhadores, consequentemente melhorando a vida familiar em um contexto social. A primeira teoria de que segundo Karl Marx o mundo no conseguiria mudar apenas com o dilogo, para isso acontecer s com um novo mundo, reformulando os mtodos trabalhistas. E a segunda teoria de que os trabalhadores unidos teriam mais fora e garra do que um s.

3) A marcha dos mineradores de carvo de Montsou, norte da Frana, relata o sofrimento das famlias pela falta de comida e condies de vida. Aps seis semanas de greve, sem sucesso, tiveram que invadir as ruas, para protestar seus direitos, mostrando a dor do filho que no tem um po para comer. 18 de outubro de 2011 14:32 Annimo disse... 1- As situaes do dia a dia dos mineradores eram precrias. Trabalhavam muito, muito tempo dentro das minas, o que faz mal para a sade(pulmes principalmente). Suas roupas ficavam sujas, assim como suas mos, seu corpo. Ganhavam pouco, nem sequer o suficiente para sustentar sua grande quantidade de filhos. 2- Funcionrios se unirem e lutarem contra os patres. E aumentar o salrio dos trabalhadores. 3- A marcha dos mineradores trata-se de uma obra que fora escrita em 1881, numa das passagens de Germinal. Organizaram uma marcha de mineradores de carvo, "mortos de fome" aps semanas de greve. Ficaram vagueando pelas estradas. Com a viso vermelha: de lutarem por seus direitos, roubar toda a riqueza dos condicionalmente bem financeiramente.

Marina de Lara B; 2C - n18 18 de outubro de 2011 16:02 Annimo disse... 1- Era uma situao de trabalho muito difcil, os homens que ali trabalhavam tinham que enfrentar grandes dificuldades, muitas vezes at mesmo, encarar a morte. Mas, mesmo assim eles nao desistiam, pois era atravs disso, desse trabalho, que eles conseguiam sobreviver e manter suas familias.

2- Eles tinham de obedecer todas as regras e fazer seus trabalhos corretamente e tambm trabalhavam juntos, em vrios, assim conseguindo um melhor resultado.

3- Trabalhadores torturados pelas ms condies de vida como a fome, aps seis semanas de greve, milhares deles comearam a sair pelas ruas clamando por po, numa revolta contra as instalaes das minas e seus dirigentes. Mulheres demonstravam claramente esse sofrimento, com seus filhos nos braos levantavam bandeira de luto e vingana. foram dias terrveis, sangue pelas ruas e rastos de ardor de uma vida e o enorme clamor por elas, tudo pelos seus direitos de vida, fome.

Larissa Florencio 14 2C 18 de outubro de 2011 16:06 frederic27 disse... Frederic Rieger n4 2c 1- os trabalhadores das minas de carvo sofrem muito com as baixas qualidades de trabalho, ganham pouco, trabalham em lugares fechados que poluem os seus pulmes com as cinzas. 2- primeiro os trabalhadores se reunirem para enfrentar os patroes por melhores qualidades de trabalho e a segunda levantar fundos para organizar esse movimento 3- os trabalhadores de minas no tinham um bom trabalho, viviam na misria, porem lutaram para conseguir uma maior qualidades em seus empregos 18 de outubro de 2011 16:51 Annimo disse... Marina Eing Barbosa n19 - 2C

1- realmente precrio. Todos se machucam, h muito risco de morte e ningum se importa. Mesmo doentes, os trabalhadores esto l, nas minas, se esforando para ter o que comer. Crianas trabalham tambm e so tratadas como adultos. Todos sujos e cansados do carvo.

2- a. Negociar com os patres para obter aumento de salrio (Karl Marx); b. Levantar fundos para criar uma caixa de resistncia; c. Rebelio dos trabalhadores, luta contra os seus patres, incendiar a cidade, destruir a anarquia (realidade).

3- "As mulheres gritariam, os homens abririam suas queixadas de lobos, prontos para morderem. [...] Arderiam incndios, nas cidades no ficaria pedra sobre pedra; regredir-se-ia vida selvagem das florestas, [...] onde os pobres, numa s noite, extenuariam as mulheres e esvaziariam as adegas dos ricos. No sobraria nada, as fortunas e os ttulos das situaes adquiridas desapareceriam, at o dia em que talvez desabrochasse uma nova sociedade." (Livro de geografia, 2 ano EM; p120). 18 de outubro de 2011 16:55 Tas Klock 2c disse... Tas 2C N27

1-Por conta do trabalho pesado, oferecendo grandes riscos. As situaes so precrias, falta de higiene, problemas de sade, fome, trabalho com baixo salrio que mal d para sobreviver e sutentar a famlia.

2-Os trabalhadores pela primeira vez decidiram se reunir contra os patroes, fazendo greve, e negociar para o aumento do salrio. H aqueles que acreditara ser necessrio uma revoluo armada.

3- O texto relata a organizao de uma marcha de mineiros de carvo torturados pela fome. Sairam nas ruas, homens e mulheres, expondo seus pensamentos,protestando e gritando "Po, po,po.." 18 de outubro de 2011 17:49 Annimo disse... 1- Apesar das dificuldades que os mineradores passavam, em que

teriam seus salrios reduzidos e pouca comida, ainda assim dava pra viver nesses locais. 2- '' preciso incendiar as cidades, arrasar tudo.'' '' Vamos levantar fundos para criar uma caixa de resistncia''. 3- ''Torturados pela fome, aps seis semanas de greve, milhares deles comeam a vaguear pelas estradas, clamando por po, numa fria crescente contra as instalaes das minas e seus dirigentes''. ''gotejando o sangue burgus, exibindo cabeas; semeando o ouro dos cofres arrombados. As mulheres gritariam, os homens abririam suas queixadas de lobos, prontos para morderem''. Vitor Reiser 28 - 2C 18 de outubro de 2011 17:58 Annimo disse... Camila Garcia - 02 - 2C 1- Fumaa no trabalho; mals condioes de trabalho; sugeira; abuso de horarios.. 2- Melhorar as condioes de trabalho; aumento de salario.] 3- estou sem o livro!! 18 de outubro de 2011 18:06 Annimo disse... Pedro Andrade N:24 2C

1-Era um trabalho muito pesado sem uma remunerao dignas para os operrios e sem direito a nada, somente a trabalhar. Tinham vrios momentos de teno, j que todos os funcionrios esto no limite.

2-Foi feitas duas propostas, uma foi do surgimento de sindicatos e a outra foi a da anistia, as duas para buscar melhores condies de vida.

3- O filme da uma viso melhor do que ocorria nessa poca de uma forma mais dinmica, ele fala como o os operrios se sentiam em relao ao seus patres 18 de outubro de 2011 18:14 Annimo disse... 1- As grandes dificuldades, jornadas cansativas e mal local para o trabalho. Nas fabricas de carvo a pssima sade causada pelo decorrer do tempo. 2- O primeiro fazer um protesto, contra os patres, para aumento de salario, mas com a unio de todos os trabalhadores, o segundo uma ideia mais radical, usando a fora, tendo sangue, s assim eles provariam ser mais forte. 3- Os trabalhadores trabalhavam de mais, mas no tinham um retorno disso, com isso os trabalhadores se uniram, formando a classe dos trabalhadores, queriam melhorias, esses conflitos comearam a mexer com as grandes cidades industriais, pois o numero de trabalhadores era grande. Eles tambm faziam parte da sociedade, e faziam muita diferena. Nathalia Vieira 22 - 2 C 18 de outubro de 2011 18:21 Annimo disse... Jssica Cabral - 10 - 2C

1) Podemos perceber que as pessoas que trabalhavam nas minas de carvo tinham problemas de sade, devido a grande poluio, trabalhavam muito e no se alimentavam bem, pois recebiam pouco alimento para passar o dia e acabavam passando fome.

2) Primeira ideia era levantar fundos para criar uma caixa de resistcia. A segunda ideia era fazer uma greve com todos os operrios contra seus patres para aumentar seus salrios.

3)Com a revolta dos operarios contra seus patres, a cidade passa a ser no s um lugar de fbrica, mas tambm de aes e resistencias. A cidade constitui um espao desigual, que caracterizou-se como um espao das lutas sociais. 18 de outubro de 2011 18:42 Annimo disse... Manoella-17-2C

1)As condies de trabalho so precrias, no possuem carne todos os dias,exaustivas jornadas, salrios baixos, misria, riscos e explorao.

2)A associao internacional dos trabalhadores planeja unir trabalhadores do mundo todo para lutar contra os patres. Negociar com estes para obter aumentos de salrios. Levantar fundos para criar uma caixa de resistncia, pois com dinheiro, seriam fortes. Construir um mundo com mais justia legalmente, ditarem suas leis, aumentar salrios numa economia capitalista, o que at ento era um sonho para todos. Outros, pensavam que era preciso incendiar as cidades, arrasar, destruir tudo, para acabar com esse mundo, para assim nascer um melhor.

3)Os mineradores eram torturados pela fome, aps seis semanas de greve, milhares vagavam pelas estradas em busca de po, numa fria contra as instalaes das minas e seus dirigentes. Mulheres pareciam, cabelos desarrumados, vestindo farrapos que deixavam suas peles nuas a mostra, algumas traziam seus filhos nos braos levantando-os e agitando significando luto e vingana. Uma das noites sangrentas arrastaria a todos, o povo em torrentes, desenfreado, correria, gotejando sangue burgus, semeando ouro dos cofres arrombados, as mulheres gritariam e os homens abririam suas queixadas prontos para morderem, adeririam incndios, extenuariam as mulheres e esvaziariam as adegas dos ricos. Fortunas e ttulos desapareceriam, at o dia em que surgisse uma nova sociedade. 18 de outubro de 2011 19:01 Annimo disse... 1 - Era um trabalho exaustivo, no qual os trabalhadores exerciam-o desde pequenos em uma situao precria, de muita misria e pssimas condies de vida.

2 - Trabalhadores do mundo todo se unirem para lutar contra os patres para negociar e conseguir aumento de salrio. Ja uns, acreditavam que seria necessrio uma revoluo armada, pois no seria suficiente s a unio para negociar.

3 - Relato da organizao de uma marcha dos mineradores de carvo de Montsou, Norte da Frana, onde os mineradores eram torturados pela fome, aps seis semanas de greve, milhares deles vagavam pelas estradas implorando por po, numa fria contra as instalaes das minas e seus dirigentes.

KETLYN, 2C, 13

18 de outubro de 2011 19:20 Postar um comentrio

Postagem mais recente Postagem mais antiga Incio Assinar: Postar comentrios (Atom) A BUSCA CONSTANTE.

Nunca percam a vontade de buscar novos conhecimentos e reforar os assuntos j estudados, a busca deve ser uma constante em todos ns. Arquivo do blog

2011 (40) Outubro (7) EXERCCIOS DE VESTIBULARES COM GABARITO SOBRE GEOL... ATENTADOS TERRORISTAS -2001 EXERCCIOS DE VESTIBULARES DE GEOGRAFIA/ COM GABAR... REFORMA URBANA E A REVOLTA DA VACINA RELEVO CONTINENTAL E SUBMARINO FILME : GERMINAL " RATING" Setembro (7) Agosto (4) Junho (2) Maio (5) Abril (7) Maro (4)

Fevereiro (4) 2010 (41) 2009 (22) 2008 (5) Professora Conceio

Geo - Conceio Itaja, Santa Catarina, Brazil Trabalho no Colgio Salesiano Itaja, com as disciplinas de Geografia e Atualidades Visualizar meu perfil completo MEU S DE SABEDORIA

http://youtu.be/FJTMkASdY2U Total de visualizaes de pgina

571625 CLIMA/TEMPO

mouse

Seguidores

Modelo Watermark. Imagens de modelo por RBFried. Tecnologia do Blogger.

Das könnte Ihnen auch gefallen