Sie sind auf Seite 1von 5

Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/carl-rogers428141.shtml?

page=0

Carl Rogers, um psiclogo a servio do estudante


Para o fundador da terapia no-diretiva, a tarefa do professor liberar o caminho para que o estudante aprenda o que quiser.

As idias do norte-americano Carl Rogers (1902-1987) para a educao so uma extenso da teoria que desenvolveu como psiclogo. Nos dois campos sua contribuio foi muito original, opondo-se s concepes e prticas dominantes nos consultrios e nas escolas. A terapia rogeriana se define como no-diretiva e centrada no cliente (palavra que Rogers preferia a paciente), porque cabe a ele a responsabilidade pela conduo e pelo sucesso do tratamento. Para Rogers, o terapeuta apenas facilita o processo. Em seu ideal de ensino, o papel do professor se assemelha ao do terapeuta e o do aluno ao do cliente. Isso quer dizer que a tarefa do professor facilitar o aprendizado, que o aluno conduz a seu modo.

A teoria rogeriana - que tem como caracterstica um extenso repertrio de expresses prprias - surgiu como uma terceira via entre os dois campos predominantes da psicologia em meados do sculo 20. De um lado havia a psicanlise, criada por Sigmund Freud (1856-1939), com sua prtica balizada pela ortodoxia, e, de outro, o behaviorismo, que na poca tinha B. F. Skinner (1904-1990) como expoente e se caracteriza pela submisso biologia. A corrente de Rogers ficou conhecida como humanista, porque, em acentuado contraste com a teoria freudiana, ela se baseia numa viso otimista do homem.

Para

Rogers,

sanidade

mental

desenvolvimento

pleno

das

potencialidades pessoais so tendncias naturais da evoluo humana. Removidos eventuais obstculos nesse processo, as pessoas retomam a progresso construtiva. "Ele chamou a ateno para a formao da pessoa, a importncia de viver em busca de uma harmonia consigo mesma e com o

entorno social", diz Ana Gracinda Queluz, pr-reitora adjunta de pesquisa e ps-graduao da Universidade Cidade de So Paulo.

Rogers sustentava que o organismo humano - assim como todos os outros, incluindo o das plantas - possui uma tendncia atualizao, que tem como fim a autonomia. Na teoria rogeriana, essa a nica fora motriz dos seres vivos. No caso particular dos seres humanos, segundo Rogers, o processo constante de atualizao gerou a sociedade e a cultura, que se tornam foras independentes dos indivduos e podem trabalhar contra o desenvolvimento de suas potencialidades.

O saudvel natural

Uma crena bsica de Rogers que o organismo humano sabe o que melhor para ele e para isso conta com sentidos aprimorados ao longo da evoluo da espcie. Tato, olfato e paladar reconhecem como prazeroso (sabor e cheiro agradveis, por exemplo) o que saudvel. Igualmente, nossos instintos esto prontos a valorizar a "considerao positiva", conceito rogeriano que engloba atitudes como cuidado, carinho, ateno etc. At aqui, tudo bem - as pessoas sabem o que bom para elas e podem encontrar aquilo de que necessitam na natureza e na famlia. O problema, segundo Rogers, que a sociedade e a cultura desenvolvem mecanismos que contrariam essas relaes potencialmente harmoniosas. Entre os mais nocivos est a "valorizao condicional", o hbito que a famlia, a escola e outras instituies sociais tm de apenas atender s necessidades do indivduo se ele se provar merecedor. Decorrem disso a "considerao positiva condicional" cujo exemplo tpico o carinho dos pais dado como recompensa por bom comportamento - e a "autoconsiderao positiva condicional" - originada pela tendncia que as pessoas tm a absorver os valores culturais e utiliz-los como parmetro para a valorizao de si mesmas.

Funcionalidade plena

Do conflito entre o indivduo ("sou") e o que se exige dele ("devo ser") nasce o que Rogers chama de incongruncia, que gera sofrimento. Esse o processo que, para ele, define neurose. Ao se ver pressionada a corresponder s expectativas sociais, a pessoa se v numa situao de ameaa, o que a leva a desenvolver defesas psicolgicas. Diante disso, o objetivo do terapeuta e do professor permitir que seus clientes e alunos se tornem pessoas "plenamente funcionais", ou seja, saudveis. As principais marcas desse estado de funcionalidade so a abertura a novas experincias, capacidade de viver o aqui e o agora, confiana nos prprios desejos e intuies, liberdade e responsabilidade de agir e disponibilidade para criar.

J que se tornar uma pessoa saudvel , basicamente, uma questo de ouvir a si mesma e satisfazer os prprios desejos (ou interesses), as melhores qualidades de um terapeuta ou de um professor so saber facilitar esses processos e interferir o menos possvel. esse o significado do termo "nodiretivo", a marca registrada do rogerianismo. Para que o terapeuta ou o professor seja capaz de exercer tal papel, trs qualidades so requeridas: congruncia - ser autntico com o cliente/aluno; empatia - compreender seus sentimentos; e respeito - "considerao positiva incondicional", no jargo rogeriano. "O difcil na teoria rogeriana mudar a postura diante do outro e no se surpreender com o que humano", diz Ana Gracinda. Em grande parte, para Rogers, a chave do ensino produtivo uma questo de tica.

O mais importante a relao aluno-professor

No campo da educao, Carl Rogers pouco se preocupou em definir prticas. Chegou a afirmar que "os resultados do ensino ou no tm importncia ou so perniciosos". Acreditava ser impossvel comunicar diretamente a outra pessoa o conhecimento que realmente importa e que ele definiu como "a verdade que foi captada e assimilada pela experincia pessoal". Alm disso, Rogers estava

convencido de que as pessoas s aprendem aquilo de que necessitam ou o que querem aprender. Sua ateno recaiu sobre a relao aluno-professor, que deve ser impregnada de confiana e destituda de noes de hierarquia. Instituies como avaliao, recompensa e punio esto completamente excludas, exceto na forma de auto-avaliao. Embora anticonvencional, a pedagogia rogeriana no significa abandonar os alunos a si mesmos, mas dar apoio para que caminhem sozinhos.

Biografia

Carl Ransom Rogers nasceu em Oak Park, perto de Chicago, em 1902. Teve uma infncia isolada e uma educao fortemente marcada pela religio. Tornou-se pastor e encaminhou os estudos para a teologia, quando comeou a se interessar por psicologia. Na nova carreira, o primeiro foco de trabalho foram crianas submetidas a abusos e maus-tratos. Por essa poca comeou, por observao, a desenvolver suas teorias sobre personalidade e prtica teraputica. Aos 40 anos publicou o primeiro livro. Seguiram-se mais de 100 publicaes destinadas a divulgar suas idias, que ganharam seguidores em todo o mundo. Rogers quis provocar uma ruptura na psicologia, dando a conduo do tratamento ao cliente, e no temeu acusar de autoritrios a maioria dos mtodos hegemnicos na rea. O pilar da terapia rogeriana so os "grupos de encontro", em que vrios clientes interagem. Rogers foi um dos primeiros a gravar e filmar as sesses de terapia. Morreu de um ataque cardaco em 1987, em San Diego, Califrnia.

Teoria adequada a um tempo de contestao

Nascido no meio rural, Carl Rogers foi marcado por toda a vida pela idia da natureza e pelo fenmeno do crescimento - o objetivo de sua terapia era crescimento pessoal e no uma idia esttica de maturidade emocional -, o que o levou a se aprofundar no estudo da obra do educador e filsofo norteamericano John Dewey (1859-1952). Como algum cujo tempo de vida quase coincidiu com o sculo 20, Rogers teve a possibilidade de testemunhar o surgimento de vrias correntes psicolgicas e a disseminao da psicoterapia -

um conhecimento indispensvel para que, por oposio, ele criasse a sua prpria corrente. O aspecto marcadamente antiautoritrio e anticonvencional de seu pensamento o tornou muito atraente nos anos 1960, durante o auge da contracultura, representada em parte pelo movimento hippie. No Brasil, a influncia de Rogers tambm se deu por essa poca, em particular na formao de orientadores educacionais. "Os orientadores agiam em grande parte como mediadores de conflito e o conhecimento de Rogers permitia que eles pudessem exercer a funo sem punies, mas tambm sem fechar os olhos para os problemas", diz a educadora Ana Gracinda Queluz.

Para pensar

Uma crtica que se costuma fazer influncia de Rogers na educao que suas idias incentivam uma liberdade sem limites, permitindo que os alunos faam o que querem, levando indisciplina e ao individualismo. Outra objeo comum, desta vez no campo terico, que Rogers via os seres humanos com excessiva benevolncia, sem levar em considerao possveis impulsos inatos para a agressividade, a competio ou a autodestruio. Baseado em sua experincia em sala de aula, qual sua opinio? possvel fundamentar a prtica pedaggica na idia de que todo aluno tem tendncia natural ao aprendizado e a relaes interpessoais construtivas?

Das könnte Ihnen auch gefallen