Sie sind auf Seite 1von 8

TICA E CIDADANIA RELATO DE EXPERINCIAS COMPARTILHADAS

Clia Lais Tahan Bittencourt*

Resumo: o texto aborda a trajetria das disciplinas tica, Cidadania e Realidade Brasileira I e II no UniCEUB. Destaca os principais questionamentos da equipe de professores em momentos pedaggicos diferentes e o investimento de todos em atividades que favoream o dilogo e as aes compartilhadas. Palavras-chaves: tica, cidadania, metodologias alternativas, projeto pedaggico, conscincia tica.

O tema tica e Cidadania nos reporta a uma infinidade de conceitos e de situaes, devido multiplicidade de sentidos que esses termos evocam. Essa multiplicidade est associada s vrias mudanas paradigmticas e crise contempornea de valores, assim como s profundas transformaes pelas quais a sociedade atual passa, visvel em todas as esferas. Vivemos uma era que se define pela expanso da comunicao e das relaes virtuais, o que acaba por redimensionar as categorias de espao e de tempo, as relaes sociais e a cultura. Nesse novo contexto temos sempre a impresso que o tempo cada vez mais veloz e, por sua vez, o espao cada vez menor. Todas essas transformaes ocorrem em diferentes momentos e em diferentes situaes, incluindo-se e destacando-se entre elas o processo educativo. Completando essas exemplificaes concordamos com Ernesta Zamboni1 que, ao analisar o contexto social contemporneo no seu texto Representaes e Linguagens, afirma que devemos considerar que as aes humanas so, tambm, repletas de emoo, de sensibilidade e de contradio expressas sempre em fatos vivenciados no cotidiano de cada indivduo. A autora explica que na sala de aula lidamos com a construo de imagens e palavras e que s podemos afirmar que o aluno aprendeu de fato os conceitos trabalhados no momento em que ele demonstra saber utiliz-los em situaes concretas.

* 1

Coordenadora do Curso de Histria do UniCEUB e Assistente da Assessoria de Ensino de Graduao. Ernesta Zamboni, Representaes e linguagens, Revista Brasileira de Histria, 1999.

Assim, os conceitos, particularmente, vo sendo interiorizados pelo aluno at que ele saiba aplic-los em vrias situaes diferentes. Transferindo essas observaes para o tema abordado nesse trabalho, percebemos que todas essas afirmativas se aplicam tambm tica e Cidadania. Passamos, ento, a descrever a implantao das disciplinas tica, Cidadania e Realidade Brasileira I e II, mediante um processo de construo coletiva que foi desde as propostas de criao das referidas disciplinas, passou pela sua efetiva implementao e chegou at a atual proposta desenvolvida no UniCEUB. Ainda hoje, encontramo-nos engajados nessa proposta, avaliando-a permamentemente a fim de acompanhar as transformaes ocorridas na sociedade e nas concepes de educao. So reflexes e experincias acumuladas durante o processo de implementao e execuo, j que a ao educativa est presente em todo processo de construo, incluindo a sistemtica atual do ensino dessas disciplinas. Segundo o Prof. Roberto Krauspenhar,2 a sano presidencial da lei n. 8.663/93 revogou o decreto lei 869/69 referente s disciplinas Estudos de Problemas Brasileiros EPB, includa nas grades curriculares do Ensino Superior, e Moral e Cvica, ministrada no ensino de 1 e 2 graus, que atendiam aos interesses conjunturais dos governos militares da poca. A rejeio sempre existiu como reao fora impositiva de implantao dessas disciplinas que buscava o cultivo da moral e do civismo de forma contraproducente e autoritria. A nova lei, apesar de cancelar as respectivas disciplinas, reiterava a necessidade de formao da cidadania e do conhecimento da realidade brasileira, retirando do processo, entretanto, o carter antipedaggico expresso na rigidez do decreto anterior. Eliminou-se inclusive a obrigatoriedade de se tratar dessas questes em disciplinas autnomas e individualizadas, devolvendo universidade e s escolas a busca de suas identidades na construo da prtica de cidadania. As primeiras discusses no UniCEUB giraram em torno dos limites da ao formativa da escola, da crtica aos conceitos tradicionais de democracia, da participao poltica e do compromisso com a promoo da dignidade humana.3 Em primeiro lugar, decidiu-se aproveitar o espao da carga horria da extinta disciplina EPB. Em seguida, foi criado um ncleo de estudos interdisciplinares que,
2

Roberto Krauspenhar professor do UniCEUB e foi o responsvel pela coordenao do projeto de implementao das disciplinas tica, Cidadania e Realidade Brasileira I e II. 3 Roberto Krauspenhar. tica e Cidadania. Universitas, Braslia, UniCEUB, n. 6, agosto de 1995.

alm de organizar um centro de documentao, promoveu vrios encontros, palestras e seminrios destinados a fomentar a discusso na comunidade acadmica. Dessa forma, professores e alunos foram se envolvendo com os problemas da comunidade e, nesse contexto, as disciplinas foram introduzidas nas grades curriculares de todos os cursos. Em relao s ementas e programas, optou-se por trabalhar inicialmente com as questes conceituais para, depois, passar para a discusso dos direitos humanos e da conquista da cidadania. Ficou decidido que os objetivos dessas disciplinas deveriam girar em torno dos novos paradigmas que fundamentavam as questes dos direitos humanos, da formao da cidadania, da anlise de experincias, da prtica poltica e das estratgias da construo da cidadania e educao para esses objetivos. Em 1999, a transformao em Centro Universitrio exigiu da Instituio uma reorganizao administrativo-pedaggica que garantisse um desenvolvimento mais adequado da sua estrutura de funcionamento. Criaram-se novos cursos, reestruturaram-se os j existentes associados a novas orientaes administrativas e didtico-pedaggicas. Era necessrio garantir fluxos recprocos de informaes, experincias, conhecimento e prticas, de modo que as coordenaes pudessem realimentar e serem alimentadas por questes tanto do mbito institucional como da sociedade em geral. O objetivo da proposta pedaggica reforava o objetivo da formao do profissional cidado e que pudesse proporcionar aos discentes e docentes possibilidades de projetos que investissem na participao e na troca de experincias entre os membros dos vrios cursos existentes. As disciplinas tica e Cidadania e Realidade Brasileira foram subordinadas direo da Faculdade de Cincias da Educao e em 2002 especificamente Coordenao do curso de Historia.4 Aps anlise da avaliao institucional, o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2002/2006) manteve a obrigatoriedade dessas disciplinas para todos os cursos do UniCEUB. Todas essas mudanas passaram a exigir o redimensionamento dessas disciplinas e a equipe de tica sentiu a necessidade de propor novas estratgias que incentivassem, de fato, no campus do Centro Universitrio e no mbito da comunidade o desenvolvimento de aes que favorecessem a convivncia harmnica e justificassem o respeito liberdade e o apreo tolerncia.

Projeto Pedaggico de tica, Cidadania e Realidade Brasileira I e II. Braslia, UniCEUB, 2003.

Percebemos que uma instituio de ensino superior no pode ser vista como uma executora de projetos construdos fora dela, mas sim como que esses projetos pudessem ser trabalhados no interior da vida acadmica e da comunidade. Lembramos de Paulo Freire que defendia que uma construo passa a ser coletiva quando trabalhada em conjunto desde o incio, da discusso at a implementao. Assim, para uma educao libertadora preciso ter conjuntamente uma nova viso sobre o conhecimento e uma nova viso sobre a sociedade. As duas vises devem estar presentes na construo de uma nova pratica.5 A partir dessas reflexes foi preciso ento fazer novas leituras e buscar em conjunto uma nova metodologia que articulasse o embasamento terico a uma prtica de construo social. Era necessrio propor um fazer pedaggico que possibilitasse a interao dos princpios ticos com o exerccio da cidadania, que desenvolvesse a capacidade de aprendizagem a partir da aquisio de conhecimento e habilidades necessrias formao do aluno cidado, priorizando estudos e prticas que implementassem uma poltica cultural inclusiva e contextualizada. Como reconhecer o ensino como um caminho obrigatrio na construo da cidadania ativa? Essa era a pergunta bsica que o grupo se fazia. O professor Danilo Gaudin esclarece de forma interessante a seqncia de passos que devem ser seguidas num projeto de construo coletiva: sentir os problemas da realidade, produzir uma proposta de superao dos problemas, avaliar a prtica e a realidade e propor uma srie de aes de comportamento e de atitudes.6 Cada aula passa a ser um momento importante e uma nova oportunidade de se construir uma vida solidria. Uma outra afirmativa, a de Holien Gonalves Bezerra auxiliou as reflexes do grupo: o respeito s opes tericas dos autores, como de resto de qualquer interlocutor, um princpio a ser respeitado a todo custo.7 Essa afirmativa apresentada num artigo sobre a avaliao do livro didtico de histria, pode tambm, ser absorvida no em relao ao nosso projeto. Deve-se exigir respeito s opes tericas dos autores, bem como de qualquer interlocutor. Deve-se identificar uma educao democrtica capaz de acolher e trabalhar as diferenas socioculturais e as necessidades dos alunos. Deve-se, enfim, incentivar atitudes de respeito diversidade de opinies e de culturas.
5 6

Freire, Paulo e Ira Shor, Medo e Ousadia, 1996. Danilo Lus Armando Gandin, Temas para um projeto pedaggico, 1999. 7 Holien Gonalves Bezerra, O processo de avaliao de livros didticos Histria. Anais do XX Simpsio da Associao Nacional de Histria. Histria: fronteiras.

Acreditamos na vocao tica e poltica do ensino superior. Com base nessa perspectiva, o aluno pode e deve aprender a no ter preconceitos sobre quaisquer textos e entend-los como instrumentos que o estudioso dispe para o seu trabalho didtico-pedaggico. Dessa forma, sero desconstrudos, gradativamente, preconceitos e atitudes discriminatrias, sejam eles de origem, etnia, gnero, idade ou quaisquer outras formas de discriminao que existirem em sala de aula e nos diferentes espaos de convivncia dos alunos. importante insistir no questionamento de textos, criar situaes sociais concretas, estimulando-se a observao, a investigao, a anlise, a sntese, a viabilidade, a comparao, a interpretao e a avaliao de vrias situaes que possam ser apresentadas durante o ensino. Se j sabemos que vivemos numa sociedade com diversidade e velocidade de informaes, preciso que existam propostas que caminhem nessa direo. A opo pelas disciplinas tem que estar relacionada a indicativos expressos no projeto e a seleo de contedos deve assegurar o desenvolvimento dos processos mentais dos alunos (aprender a aprender e possibilidade de elaborao pessoal). Esses conceitos devem ser trabalhados de forma contextualizada a partir de experincias j vivenciadas ou inovadoras, de carter interdisciplinar, tais como: oficinas, performances, teatros, entrevistas e outros tipos que podero se contrapor ao ensino tradicional que inclusive j norteara a fatdica EPB. A articulao dos saberes com as diversas formaes profissionais poder trazer um novo significado sala de aula, tornando-a um espao capaz de propiciar experincias catalisadoras de mudanas. No atual momento do nosso projeto pedaggico estamos atendendo 54 turmas por semestre. Os alunos se matriculam em horrios diferenciados e em cada turma encontramos alunos provenientes dos diversos cursos existentes (atualmente so 23). A equipe de professores formada por profissionais da rea das cincias humanas: socilogos, historiadores, filsofos e antroplogos. Percebemos, claramente, que ao lado do conhecimento cientfico e tecnolgico, os saberes sociais so igualmente importantes. Podemos citar como exemplos a defesa do meio ambiente, a luta contra a violncia e contra a segregao social. O currculo, de acordo com o professor Jos Libneo, deve ser visto como instrumento de formao profissional e de cidadania e por isso todos os educadores

devem estar comprometidos com as pessoas e com aspectos inerentes formao de cada um.8 Darling Suhet9 nos lembra de uma questo fundamental para nosso projeto. Segundo essa autora, um projeto um processo inacabado e a reflexo sempre um excelente combustvel a mover-nos na busca da superao de problemas e na caminhada de buscas. Retomando a nossa caminhada percebemos que um passo fundamental foi ampliar os conhecimentos tericos de todos os professores e definir uma metodologia que privilegiasse a prtica pedaggica. Houve resistncias iniciais, e algumas ainda persistem, mas os professores de uma maneira geral esto se tornando, aos poucos, cada vez mais receptivos s mudanas propostas. O importante reconhecer que parar no tempo e apegar-se ao que deu certo, temendo alterar os caminhos j percorridos, uma postura de conformismo e de descompromisso. O verdadeiro educador sempre investe em mudanas. Nesse percurso importante lembrar ainda que estamos na fase do redescobrimento. Todos ns, alunos e professores, somos protagonistas. uma nova maneira de caminhar que, apesar das incertezas e tropeos, tem sido gratificante e seguramente nos trar mais satisfao no final. Paulo Freire reconhecia que o ser autnomo aquele que reconhece a sua identidade enquanto ser, assumindo-se como indivduo consciente do seu inacabamento, mas compreendendo que apesar das suas limitaes possui liberdade e competncias.10 O ritmo de cada professor diferente, mas o importante que o trabalho seja socializado. Cada um de ns, professores, em cada encontro da equipe, deve aprender a prtica de historiar suas experincias e dificuldades. Para que estudar tica? A resposta nos fornecida por Jung Sung e Jos Cndido Silva: quando todos aceitam os costumes e os valores morais estabelecidos na sociedade, no h necessidade de muita discusso sobre eles. Mas quando surgem questionamentos sobre a validade de determinados valores ou costumes, surge a necessidade de fundamentar teoricamente estes valores vividos de uma forma prtica; e, para aqueles que no concordam, a de critic-los.11
8 9

Jos Carlos Libneo, Organizao e Gesto da Escola Terica e Prtica, 2001. Darling Suhet mestre pela Universidade Federal do Esprito Santo e publicou o artigo A prtica da reflexo e a reflexo sobre a prtica na Revista Anual da Pedagogia da UniSERRA. 10 Paulo Freire, Pedagogia da autonomia Saberes necessrios prtica educativa,1999. 11 Jung Mo Sung e Jos Cndido Silva, Conversando sobre tica e Sociedade, 2002.

As comunidades humanas sempre criaram sistemas de valores e normas morais que possibilitassem a convivncia social. A conscincia tica surge desse conjunto de interesses e questionamentos. Para que estudar cidadania? No seu livro Cidadania no Brasil, Jos Murilo de Carvalho, j no prprio titulo, esclarece que existe um caminho longo e complexo na construo de cidadania. Explica ainda que tornou-se costume desdobrar a cidadania em direitos civis, polticos e sociais. Direitos civis so os direitos fundamentais vida, liberdade, propriedade, igualdade perante a lei. Direitos polticos, referem-se participao do cidado no governo da sociedade. Na capacidade de fazer demonstraes polticas, de organizar partidos, de votar e de ser votado. Se os direitos civis garantem a vida em sociedade e os direitos polticos garantem a participao no governo da comunidade, os direitos sociais referem-se participao na riqueza coletiva. Inclui o direito educao, ao trabalho, ao salrio justo, sade e aposentadoria. O enfrentamento da complexidade do problema pode nos ajudar a identificar melhor as pedras no caminho da construo democrtica, pois no existe um receita de cidadania...ser cidado possuir esses direitos.12 Para Jaime Pinsky, cidadania no uma definio estanque, mas um conceito histrico. Isto significa que seu sentido varia no tempo e no espao.13 Sonhos por uma cidadania plena significam empreender lutas pela sua construo. Afinal, a vida pode ser melhorada e devemos buscar, sempre, uma sociedade mais justa e com menos diferenas sociais. O que necessrio que nossos sonhos sejam amparados por uma viso tica. No queremos que a nossa sociedade seja constituda por pessoas infelizes, solitrias, deprimidas, destrutivas e dependentes. Queremos uma sociedade que se alicerce nas conquistas, que se manifeste com alegria, solidariedade, segura dos seus direitos e deveres e tica por excelncia. Relembrando a mxima da juventude dos anos 60, podemos afirmar, com certeza, que o sonho no acabou e que certamente nunca ir acabar. BIBLIOGRAFIA

12 13

Jos Murilo de Carvalho, Cidadania no Brasil. O longo caminho, 2003. Jaime Pinsky e Carla Bassanezi Pinsky (orgs.), Histria da Cidadania, 2003.

BEZERRA, Holien Gonalves. O processo de avaliao de livros didticos Histria. Anais do XX Simpsio da Associao Nacional de Histria. Histria: fronteiras. SP: Humanitas/FFLCH/USP; ANPUH, 1999. CARVALHO, Jos Murilo de. Cidadania no Brasil. O longo caminho. Rio de Janeiro: Ed. Civilizao Brasileira, 2003. FREIRA, Paulo. Pedagogia da autonomia Saberes necessrios prtica educativa. Rio de Janeiro: Ed. Paz e Terra, 1999. FREIRE, Paulo e SHOR, Ira. Medo e Ousadia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. GANDIN, Danilo Lus Armando. Temas para um projeto pedaggico. Petrpolis: Ed. Vozes, 1999. KRAUSPENHAR, Roberto. tica e Cidadania. Universitas, Braslia, UniCEUB, n. 6, agosto de 1995. LIBNEO, Jos Carlos. Organizao e Gesto da Escola Terica e Prtica. Goinia: Ed.Alternativa, 2001. PINSKY, Jaime e PINSKY, Carla Bassanezi (orgs.). Histria da Cidadania. So Paulo: Ed. Contexto, 2003. Projeto Pedaggico de tica, Cidadania e Realidade Brasileira I e II. Braslia, UniCEUB, 2003. SUHET, Darling. A prtica da reflexo e a reflexo sobre a prtica. Revista de Pedagogia da UniSERRA. SUNG, Jung Mo e SILVA, Jos Cndido Silva. Conversando sobre tica e Sociedade. Petrpolis: Ed. Vozes, 2002. ZAMBONI, Ernesta. Representaes e linguagens. Revista Brasileira de Histria. So Paulo: ANPUH/ Humanistas Publicaes, vol.18, n. 36, 1999.

Das könnte Ihnen auch gefallen