Sie sind auf Seite 1von 3

LNGUA PORTUGUESA, 7 ANO PROF.

ANTNIO ALVES

TESTE DE AVALIAO FORMATIVA

A Salvao de Wang-F

Wang-F estava cansado de uma cidade em que os rostos j no tinham qualquer segredo de fealda-de ou de beleza a revelar-lhe, e o mestre e o discpulo vaguearam juntos pelas estradas do reino de Han. A fama precedia-os nas aldeias, entrada dos castelos fortificados e nos prticos dos templos em que os peregrinos inquietos se refugiam ao crepsculo. Dizia-se que Wang-F tinha o poder de dar vida s suas pinturas por um derradeiro toque de cor que acrescentava aos olhos de todos. Suplicavam-lhe os fazendeiros que lhe pintasse um co de guarda, e os senhores pediam-lhe imagens de soldados. Os sacer-dotes honravam Wang-F como a um sbio; o povo temia-o como a um feiticeiro. Wang alegrava-se com esta diversidade de opinies que lhe permitia estudar sua volta expresses de gratido, de medo ou de venerao. Ling mendigava a comida, velava pelo sono do mestre e aproveitava os seus xtases para massajar-lhe os ps. Ao romper da aurora, ainda o velho dormia, partia em busca de paisagens tmidas dissimuladas por detrs dos tufos de canios. Pela noitinha, quando o mestre, desalentado, atirava os pincis ao cho, ia apanh-los. Quando Wang estava triste e falava da sua idade avanada, Ling mostrava-lhe, sorrindo, o tronco robusto de um velho carvalho; quando Wang estava alegre e gracejava, Ling simulava ouvi-lo humildemente. Um dia, pelo sol poente, alcanaram os arrabaldes da cidade imperial, e Ling procurou uma estalagem onde Wang-F passasse a noite. O velho embrulhou-se nuns trapos e Ling deitou-se colado a ele para o aquecer, pois a Primavera mal rompera e o cho de terra batida estava ainda gelado.

Marguerite Yourcenar, A Salvao de Wang-F, in Contos Orientais, Lisboa, Publicaes Dom Quixote, 1999

publicado em http://linguaportuguesa7ano.blogspot.com por Antnio Alves

Pgina 1

GRUPO I. LEITURA 1. 1.1. 1.2. 2. Os quadros de Wang-F eram muito especiais. O que os tornava to especiais? Relaciona a singularidade dos seus quadros com o desenlace do conto. Indica trs adjectivos que ilustrem os sentimentos de Ling em relao a Wang-F. Justifica a tua

escolha com frases do texto. 3. Tendo em conta o conhecimento que tens desta obra, explica como surgiram esses sentimentos.

GRUPO II. CONHECIMENTO EXPLCITO 1. 1.1. 1.2. 1.3. Observa os verbos utilizados nos cinco pargrafos iniciais. Qual o tempo verbal predominante nos quatro primeiros? Identifica o tempo verbal predominante no quinto pargrafo. Por que razo encontras dois tempos verbais diferentes na narrativa?

2.

Sublinha e classifica a conjuno presente na seguinte frase: [] quando o mestre, desalentado, atirava os pincis ao cho, ia apanh-los. [Il. 12-13].

3.

Transcreve uma forma verbal no pretrito imperfeito do conjuntivo

4. Ling simulava ouvi-lo [...]. [l. 14] 4.1 Explica a regra da conjugao pronominal que se observa na palavra sublinhada.

5. Classifica o sujeito da seguinte frase: Dizia-se [...]. [l. 4]

6. Classifica sintacticamente a frase: Wang-F pintava belas paisagens.

7. Procede pontuao do seguinte texto, e faz as alteraes que forem necessrias. Wang-F era de facto o maior pintor da China certo dia o Imperador chamou-o ao palcio e fez-lhe uma grave acusao antes de o condenar morte encarregou-o de fazer uma ltima tarefa.

GRUPO III. EXPRESSO ESCRITA Imagina e redige outro final para a narrativa.

publicado em http://linguaportuguesa7ano.blogspot.com por Antnio Alves

Pgina 2

PROPOSTAS DE CORRECO DA FICHA DE AVALIAO A SALVAO DE WANG - F

I. LEITURA

1.1. Pareciam ter vida. 1.2. Wang-F obrigado a concluir uma pintura antes de ser mandado executar pelo Imperador, representa a cena da sua libertao e foge, acompanhado por Ling, tal o realismo da sua pintura. 2. Resposta pessoal. 3. Quando Ling conheceu Wang-F, passou a ver o mundo de forma diferente e ganhou uma alma nova.

II. CONHECIMENTO EXPLCITO

1.1. Pretrito imperfeito do indicativo. 1.2. Pretrito perfeito do indicativo. 1.3. O incio do texto corresponde a uma descrio. A narrao comea no quinto pargrafo.

2. quando conjuno subordinativa temporal.

3. passasse.

4. Quando a forma verbal termina em -r, suprime-se esta consoante e acrescenta-se um -l ao pronome pessoal.

5. Sujeito nulo indeterminado.

6. Sujeito Wang-F; predicado pintava belas paisagens; complemento directo belas paisagens.

7. Wang-F era, de facto, o maior pintor da China. Certo dia, o Imperador chamou-o ao palcio e fez-lhe uma grave acusao. Antes de o condenar morte, encarregou-o de fazer uma ltima tarefa.

III. EXPRESSO ESCRITA Resposta pessoal.

publicado em http://linguaportuguesa7ano.blogspot.com por Antnio Alves

Pgina 3

Das könnte Ihnen auch gefallen