Sie sind auf Seite 1von 3

ARSENIO DE MORAUS RODRIGUES ADRIANO AVELINO DIEGO FERREIRA DOS REIS EDSON NOBORU ENDO

Paulo sergio CMMI- Modelo Integrado de Maturidade e Capacidade Juntamente com a crescente popularizao dos meios de comunicao, como a Internet e aparelhos telefnicos sem fio, veio expanso no desenvolvimento de Software, que o responsvel pela interao homem/mquina, onde os dispositivos deixaram de ter uma utilizao comum passando a agregar funes e utilidades das mais diversas. Como a prpria evoluo humana os softwares passam por um perodo de evoluo, onde no mundo de software so conhecidas como atualizaes, e com sua comercializao passou assumir uma imagem de produto, existindo assim uma cobrana na qualidade, no somente como software, mas tambm como produto, onde cada empresa ou desenvolvedor adotava um sistema de organizao e estruturao dos cdigos e processos de desenvolvimento. Pensando assim numa certificao de qualidade, foram surgindo organizaes interessadas numa garantia do software quanto ao prazo de entrega, suporte a longo ciclo de vida, processos de desenvolvimento de software, sendo eficaz e eficiente. Surgindo assim a SEI (Software Engineering Institute), que criou o CMM (Capability Maturity Model) e futuramente o CMMI(a Capability Maturity Model Integration). CMM (SW-CMM) um modelo de desenvolvimento de software que descreve prticas relacionadas ao processo de desenvolvimento de software e o CMMI descreve os processos, abrangendo tambm desenvolvimento de software. (Dias, 2006, p. 09). Esses modelos garantem uma robustez dos processos de um software como produto, fornecendo orientao para melhorias dos processos das Organizaes e da capacidade para gerenciar o desenvolvimento, ou seja, um conjunto de boas prticas utilizadas para um fim em comum. O CMMI se originou do modelo SW-CMM (Software Capability Maturity Model), que era utilizado em melhorias no processo num todo no projeto, no sendo utilizado para aperfeioar processos especficos, onde passou a ser possvel com o Modelo Integrado de Maturidade e Capacidade que alcanado atravs de um processo gradual (estagiada e continua). Dentre as principais diferenas entre essas representaes est que O CMMI estagiado avalia a Maturidade das Organizaes e o contnuo avalia a Capacidade dos Processos. Na representao estagiada so encontrados cinco estgios, sendo eles: 1 inicial, 2 gerenciado, 3 definido, 4 gerenciado quantitativamente e 5 otimizado. Na representao contnua existe uma capacitao de cada uma das reas do processo individualmente, o que permite que possa ser atendida somente a rea especfica.

Alm do SW-CMM o SEI tambm desenvolveu outros modelos que auxiliam no trabalho do desenvolvedor, das equipes bem como relacionamento em conjunto de ambos para alcanar a maturidade, um modelo para conceituao do gerenciamento do projeto, outro para gesto do projeto. O CMMI ganhou reconhecimento internacional, sendo referencia quando se fala em qualidade e um diferencial no mercado de desenvolvimento empresarial. Empresas como a Microsoft, IBM, Embraer Serasa e outras j conseguiram certificao CMMI, cada uma num nvel correspondente de maturidade, o que garante a eles a exportao de mos de obras visando padronizao e qualidade. Uma cobrana que est sendo cada vez mais valorizada pelas empresas o cumprimento de prazos para entrega de seus produtos, sendo ao mesmo tempo eficiente, garantindo a satisfao que adquirida na implementao do Modelo Integrado de Maturidade. Assim como a eliminao de inconsistncias e reduo de duplicidade, melhoria de clareza e entendimento, utilizao de terminologia comum e estilo consistente, estabelecimento de regras de construo uniformes, manuteno de componentes comuns, consistncias com a norma ISO/SEC 15504, sensibilidade a implicaes dos esforos legados. O modelo CMMI proprietrio e envolve um grande custo para a realizao das avaliaes do modelo para obter a certificao. Abaixo segue uma sequencia para implantao do CMMI: A primeira etapa de avaliao para o CMMI o treinamento da equipe de avaliao, que poder ser composta somente por profissionais da consultoria ou da consultoria e dos clientes. A segunda etapa o planejamento da avaliao, onde diversos aspectos so contemplados, como logstica e estabelecimento de expectativas. A terceira etapa a execuo da avaliao, quando o diagnstico propriamente dito realizado. Tipicamente ocorrem de 5 (cinco) 10 (dez) dias consecutivos de visitas ao cliente, quando o planejamento da avaliao posto em prtica. Entrevistas, reviso de documentos e atividades de consenso da equipe de avaliao so realizadas nesta etapa. Quarta etapa vem a reportagem dos resultados, que ocorre no ltimo dia de avaliao, em uma sesso onde comparecem todos os participantes e eventuais convidados. Ela seguida por uma sesso executiva, onde so discutidos os principais aspectos levantados durante a avaliao. REFERENCIA Dias, Mauro da Silva. CMM - Dificuldades de implantao do modelo; sua. aplicao no setor financeiro, 2006.( Monografia apresentada ao Programa de Ps Graduao Lato Sensu da Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo (PUCSP) para obteno do certificado de concluso do curso Master Business Information Systems (MBIS) Executivo em Cincia da Computao.)

Tonini, A. C.; Carvalho, M. M.; Spinola, M. M. Contribuio dos modelos de qualidade e maturidade na melhoria dos processos de software. Produo, v. 18, n. 2, p. 275-286, 2008. MCTI (Ministrio de Cincia e tecnologia da Informao), disponvel em: http://www.mct.gov.br/upd_blob/0024/24396.pdf, em 20/04/2012.

Das könnte Ihnen auch gefallen