Sie sind auf Seite 1von 2

Elaborao e Gerenciamento de Projetos

Carga Horria: 24h Pblico Alvo: Servidores pblicos da administrao direta e indireta do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul que trabalhem ou tenham interesse em trabalhar com projetos. Objetivos de Aprendizagem: Ao final do curso, o participante ser capaz de: Conhecer os fundamentos da elaborao de projetos voltados ao setor Atuar em atividades relacionadas a elaborao de projetos do setor pblico; Identificar as metodologias contemporneas de elaborao de projetos que Identificar aes que cotidianas e aes de projetos dentro das instituies VOLTADOS A ELABORAO E OS VOLTADOS AO GERENCIAMENTO?

pblico;

tm apresentado resultados positivos para o setor pblicos; e, pblicas.

Objetivos Especficos (O Qu Pretende Alcanar) Especificamente, este curso se prope: 1. Oferecer uma viso sistmica da tcnica de planejamento e elaborao de projetos; 2. 3. Demonstrar aos alunos a importncia do planejamento dos projetos para a Estudar metodologias contemporneas de elaborao de projetos. 4. Fomentar junto aos servidores pblicos a introduo de prticas focadas em projetos; 5. Demonstrar a diferena entre as aes rotineiras das instituies pblicas de projetos; 6. Reconhecer as diversas fases de um ciclo de projeto; 7. Apresentar distino bsica entre a atividade de elaborao e a execuo de projetos; 8. Apresentar ferramentas de mensurao de resultados de sucesso e fracasso decorrente do planejamento;

efetividade dos servios prestados pelo setor pblico;

9. Identificar o planejamento como instrumento de transparncia e controle


das aes das instituies publicas; e, 10. Atuar em ambiente de planejamento institucional.

11. FALTA A PARTE DE GERENCIAMENTO Contedo Programtico: Origem dos projetos. Definio do objetivo do projeto: diagramao do problema, idealizao, quadro lgico, cronograma, atividades e recursos necessrios para execuo. Definio da equipe executora: principais caractersticas. Cronograma sistmico de um projeto. Planejamento dos projetos. reas de gerenciamento. Elementos bsicos dos projetos. Resultados esperados pelo projeto. Impactos previstos: econmico, social, ambiental e tecnolgico. Resumo do oramento. Detalhamento do oramento. Despesas correntes: conceituao, pessoal, encargos sociais, custeio, dirias, material de consumo, passagens e locomoo, servios de terceiros pessoa fsica, servios de terceiros pessoa jurdica, outros servios. Despesas de capital: investimentos, obras e instalaes, equipamentos e material permanente.

METODOLOGIA Como os contedos sero trabalhados? O curso ser oferecido presencialmente, pautado na educao de adultos (Andragogia), adotando-se a seguinte metodologia de ensino: 1. Exposio oral dialogada abordando os contedos do curso, de encontro com as experincias pessoais dos alunos; 2. Apresentao dos contedos em slides e/ou outro recurso didtico equivalente (caso seja possvel); 3. Estudo dos contedos com o auxlio de apostila; e, 4. Dinmicas de grupos em que os alunos possam vivenciar os contedos do curso; 5. Exerccio de elaborao simulada de projeto com a metodologia apresentada no curso.

Das könnte Ihnen auch gefallen