Sie sind auf Seite 1von 6

Correlao entre os conceitos bsicos de Sigmund Freud, Erick Erickson e Jean Piaget sobre a Psicologia do Desenvolvimento

(Lucia Schaefer-2006) Partindo do princpio de que o comportamento do indivduo tambm fruto de motivos e processos inconscientes, e, como outras teorias, considerando a personalidade fruto da interao entre as caractersticas inatas do indivduo e o seu ambiente, a Teoria Psicanaltica considera a sexualidade fundamentalmente importante na vida psquica do ser humano. Na busca de subsdios para a explicao do comportamento do indivduo, os tericos tm encarado o ser humano por diferentes primas. Porm, a maioria das teorias passa por trs vises de mundo e de humanidade que compreendem os seguintes modelos: Mecanicista, Organsmico e Psicanaltico. O modelo Mecanicista reduz todo comportamento a seqncias mecnicas ou respostas condicionadas, refletindo a crena na possibilidade de manipulao do comportamento humano. Segundo essa teoria, a manipulao do ambiente pode mudar a maneira pela qual as pessoas se desenvolvem. No modelo Organsmico o interesse maior recai no processo e no no produto. As experincias no so vistas como causas bsicas do desenvolvimento e sim como fatores que podem faz-lo prosseguir mais rpida ou lentamente. E o modelo Psicanaltico sustenta que o homem grandemente comandado pelo inconsciente, sendo que a conscincia lgica e racional representa uma fina camada sobre um vasto domnio de foras instintivas e inconscientes. Como podemos perceber, existem vrias maneiras de conceituar o desenvolvimento humano. Essas conceituaes esto sempre de acordo com as diferentes perspectivas tericas e o momento histrico em que surgiram. Porm, na medida em que, isoladamente, nenhum modelo terico tem o poder de abranger profundamente todas as variveis, antes de se chocarem, os mesmos se completam. Na inteno de possibilitar melhor visualizao da complementao de idias defendida no pargrafo anterior, correlacionamos no quadro abaixo os conceitos bsicos dos representantes de duas das trs correntes supracitadas. So eles: Sigmund Freud e Erick Erickson (modelo Psicanaltico) e Jean Piaget (modelo Organsmico).

Sigmund Freud
Segundo a psicanlise Freudiana, o desenvolvimento da personalidade ocorre atravs de estgios. Em cada fase, uma determinada parte do corpo (zona ergena) fica mais sensvel e carece de estimulao. A sade mental de um indivduo tem relao direta com o grau de sucesso que atinge ao atravessar esses estgios.

Erick Erickson
Erick Erickson dividiu as fases do homem de acordo com o desenvolvimento psicossocial, denominando-as 8 idades evolutivas. As mesmas so ultrapassadas atravs das crises vivenciais que tm por fim o estabelecimento da identidade do ego.

Jean Piaget
Para Jean Piaget a construo do conhecimento e a inteligncia dizem respeito a uma forma de adaptao superior que o ser humano desenvolveu na busca de sua sobrevivncia. Segundo Piaget, todos os sujeitos se desenvolvem cognitivamente atravs dos seguintes perodos:

1Confiana bsica X Estgio Oral (0 a 10 anos): Desconfiana (primeiro ano de vida):


Sou o que me dado

Perodo sensrio-motor (0 a 2 anos):

A fonte corporal das excitaes pulsionais se d predominantemente na zona bucal; A me mais que um conceito, uma funo; Se no houver suficiente gratificao oral, alguma energia libidinal pode ficar fixada nesta fase, repercutindo em futuros comportamentos orais (fumar, comer demais, etc.).

Na relao com a me se estabelece um incio de identidade do ego, particularmente atravs da amamentao; Embora o aparecimento da confiana seja essencial para o beb, o sentimento de desconfiana tambm se faz necessrio para manter o equilbrio. Desse modo, a criana discernir estas caractersticas em suas experincias futuras.

O beb de 0 a 2 meses conhece o mundo atravs dos sentidos (paladar, viso, tato, audio, olfato) e do movimento; Do 2. ao 24. ms, o beb passa por mais cinco fases que vo do comportamento reflexivo, denominado relaes circulares primrias, de sinais de um sistema de representao interno chamado inveno de novos mtodos atravs da combinao mental.

Estgio Anal (1 a 3 anos): Caracteriza-se pela satisfao da criana em expulsar e reter as fezes, resultado do controle muscular e estimulao das membranas mucosas

2Autonomia X Vergonha e Dvida (Equivalente fase anal de Freud):


Sou o que posso desejar livremente

Perodo pr-operatrio (2 a 7 anos): 2 aos 4 anos Aumenta a representao verbal, mas a fala egocntrica;

Nesta fase, o desenvolvimento se d no s a partir do controle do esfncter como a partir de todo

da regio anal; Quando a criana ama e sente que amada pelos pais, cada elemento que produz sentido como bom e valorizado; Se seus produtos so encarados como armas destrutivas, que agridem o mundo cada vez que so produzidos, a tendncia expelir para fora tudo o que tem de ruim ou, pode tambm, reter e controlar seus produtos, se os mesmos gerarem angstia.

o seu corpo e do meio em que vive gerando sentimento de maior autonomia; Caminhar, agarrar objetos e outras habilidades fsicas so experincias fundamentais para a criana; a fase da mobilidade (primeiro momento de sua emancipao em relao aos pais), da vergonha (primeira emoo que a criana apresenta), e da dvida quanto a si mesmo, quanto firmeza e eficcia de seus educadores.

Aos 3 focaliza a ateno sob um aspecto por vez. No consegue argumentar.

Estgio Flico (3 a 5 anos):

3Iniciativa X Culpa (Equivalente fase flica de Freud):


Eu posso imaginar o que serei

4 aos 7 anos A comunicao verbal torna-se mais social e menos egocntrica; No tem noo clara da realidade nem capaz de ser coerente ou perceber contradies. Ainda no consegue discernir o certo do errado. No entende regras complexas, mas capaz de obedecer aos mais velhos, seguindo regras simples como pode e no pode.

Estgio em que os rgos genitais sero alvo da concentrao energtica pulsional. No existe, por parte da criana uma conscientizao da diferena anatmica. Na realidade a diferena no percebida mas negada, e, em conseqncia, tanto meninos quanto meninas acreditam ver o pnis mesmo onde ele no existe.

H um incremento da excitabilidade genital e um grande interesse pelas questes sexuais, concentrando-se nas diferenas anatmicas; Por corresponder fase edpica, os sentimentos de rivalidade, culpa e ameaas so proeminentes, o que leva estruturao de sentimentos de moralidades opressores.

Perodo de Latncia (5 a 9 anos):

4Capacidade laborativa X Perodo OperatrioInferioridade Concreto (7 a 11 anos): (Equivalente fase de latncia de Freud): A represso da energia Sou o que posso aprender a A criana defende seu sexual, fruto da fazer funcionar ponto de vista mas represso do dipo, Fase em que a criana tem dificuldade em acaba sendo vai gradualmente, entender diferentes canalizada para o assumindo pontos de vista e desenvolvimento caractersticas para se chegar a uma intelectual e social da tornar capaz de concluso.; criana (sublimao), assumir a condio de Consegue se ficando a sexualidade adulto; concentrar nas adormecida; Nesta fase precisa atividades e Perodo da absorver todas as compreende regras escolaridade, do habilidades e normas sociais e de jogos; aprendizado, das bsicas da cultura, operaes matemticas incluindo a escola. capaz de realizar e gramaticais e, tarefas mltiplas e de simultaneamente, o de classificao, ordenar intenso contato objetos em seqncia mltiplo com objetos lgica e compreender reais-concretos que o princpio de funcionam como conversao. capaz substitutivos dos de resolver problemas objetos primrios me, concretos. pai, irmos, etc.; Perodo da socializao. 5 Identidade X Confuso de identidade (Equivalente adolescncia):
Sou o que sou

Perodo Genital (12 aos 18 anos):

Perodo Operatrio Formal (11 aos 15 anos): Nesta fase o pensamento mais abstrato. Incorpora os princpios da lgica formal. Manipula idias e constri teorias. Discute assuntos polmicos, entende prs e contras e consegue chegar a uma concluso.

Ocorre um amadurecimento fsico que proporciona ao sujeito a possibilidade efetiva de concretizar sua sexualidade genital; Uma caracterstica tpica deste perodo a revolta juvenil contra a autoridade, e em primeiro lugar a dos pais; O grupo oferece ao

neste perodo que ocorre a aquisio final da identidade; Neste momento o adolescente j deve comear a fazer escolhas importantes que demarcam sua entrada na vida adulta, principalmente nas reas afetiva e profissional. 6Identidade X Isolamento (Equivalente ao adulto

adolescente uma possibilidade de identificao mltipla, assim como uma descentralizao do interesse voltado para si prprio.

jovem):
Ns somos o que amamos

Nesta fase coexistem o desejo de intimidade e a necessidade de privacidade; A busca de intimidade com o outro no ocorre necessariamente na rea sexual. O jovem quer algum com quem compartilhar ideologias. 7 Generatividade (criatividade) X Estagnao (equivale ao adulto mdio): A dependncia dos jovens em relao aos mais velhos a principal caracterstica deste estgio; Criar filhos, centrarse na realizao profissional e preparar a prxima gerao faz parte das principais atividades desta fase. 8 Integridade X Desesperana (equivale ao adulto tardio): Nesta ltima etapa, a evoluo satisfatria das etapas anteriores geraria um sentimento de gratificao ou integridade no indivduo gerando uma aceitao em relao proximidade da morte pois prevaleceria o sentimento do dever

cumprido; Em contrapartida, o sentimento de que ainda h muita coisa por fazer causaria no indivduo desesperana uma vez que o tempo muito curto para a realizao de tarefas no executadas ao longo da vida.
Sou o que sobrevive de mim

Das könnte Ihnen auch gefallen