Sie sind auf Seite 1von 11

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO

Responsabilidade Social Corporativa

POR Marcelo Bruno Ferreira Dantas Paulo Andr da Silva Lassarot Thiago Oliveira Rodrigo Brito de Jesus Rogrio de Mello
CURSO DE ADMINISTRAO DE EMPRESAS GESTO AMBIENTAL

Nova Iguau, 1 de Junho de 2010 1

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO

Responsabilidade Social Corporativa

Trabalho de Aproveitamento da Disciplina Gesto Ambiental do Curso de Graduao em Administrao.

Nova Iguau, 01 de Junho de 2010 2

ndice
Introduo .......................................................................................................... 4 Incio da responsabilidade social corporativa ..................................................... 5 O que a Responsabilidade Social Corporativa? ............................................. 6 O que as empresas tem feito? ........................................................................... 7 O que a sociedade espera? ................................................................................. Propostas e Objetivos .......................................................................................... Estatsticas(Pode mudar esse nome) ................................................................ Concluso ............................................................................................................ Bibliografia............................................................................................................

Introduo:

No ltimo sculo o homem usou e abusou dos recursos existentes da natureza. Construiu mega-cidades, destruiu inmeras florestas, biodiversidades inteiras, animais foram extintos, consumiu-se sem precedentes, alm disso, continuamos usufruindo de maneira irresponsvel sem levar em conta que os recursos que utilizamos so limitados e no conseguiro atender os desejos e as necessidades dos indivduos. O homem do sculo XX no se preocupava muito em preservar o planeta, pois na mentalidade dele no havia o que ser poupado, mas o reflexo desse pensamento equivocado visto hoje em dia, o aquecimento global um exemplo disso. Ns, como seres humanos precisamos mudar o estilo de consumo e estilo de vida que temos praticado para que tenhamos um mundo ecologicamente sustentvel e melhor para as geraes futuras. Os maiores causadores da poluio no mundo so as corporaes. Somente com o pensamento de lucrar e conseguir mais dinheiro, os gestores no se importavam se a produo de um produto iria impactar no meio ambiente ou que fosse prejudicar a populao, eles somente estavam interessados em fazer a vontade dos acionistas. Porm isso est mudando, hoje em dia a sociedade est olhando para o meio ambiente como algo precioso e que necessita de um cuidado.

Incio da responsabilidade social corporativa O surgimento do princpio da responsabilidade social corporativa iniciou-se aps a guerra fria no incio dos anos 50. Aps a guerra do Vietn a sociedade norte- americana manifestou-se contra a idia de fabricar armamentos blicos, pois a produo dessas armas prejudicava imensamente o meio ambiente e principalmente o homem. Aps esse primeiro conflito, entre o desejo da empresa contra o que era melhor para a o meio ambiente, comearam as discusses para que se chegasse a um denominador comum, porm naquela poca no se tinha uma corrente to forte para preservao e o que prevalecia realmente eram as empresas. Existiram muitas barreiras para que esse pensamento prsociedade fosse aceito e s em meados na dcada de 70 que a empresa comeou, ainda que lentamente, a fazer a alguma coisa pelo planeta. Na sociedade da informao o pensamento comea a ser transformado e a empresa passa a no somente a ter obrigaes com seus acionistas, mas tambm com a sociedade. Ainda que embrionariamente, as empresas passam a tomar a responsabilidade para si dos atos que pratica perante o meio ambiente, surgindo o conceito de que se a minha companhia afeta o meio, eu sou responsvel pelas consequncias que vierem afetar o planeta. As empresas comearam a mudar, porm muito lentamente, no incio elas estavam muito mais preocupadas em ter um status de empresa consciente do que realmente fazer disso um conceito internalizado e praticado por elas. Isso est mudando, o pensamento est evoluindo e as empresas hoje em dia querem fazer algo que tenha um valor real para a sociedade.

O que a Responsabilidade Social Corporativa?

O termo responsabilidade Social abrange uma questo acerca da preocupao com o meio ambiente no qual se est inserido e com a comunidade e sociedade. O conceito de Responsabilidade Social Empresarial foi utilizado no Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentvel em 1998, estabelecendo que se trata de comprometimento permanente dos empresrios de adotar um comportamento tico e contribuir para o desenvolvimento econmico, melhorando simultaneamente, a qualidade de vida de seus empregados e de suas famlias, da comunidade local e da sociedade como um todo. So ressaltadas nesse momento, a seriedade da tica e a transparncia nas relaes com todos os seus pblicos, a preservao do meio ambiente, o respeito diversidade e a promoo da reduo das desigualdades sociais. Recentemente esse tema vem ganhado bastante relevncia entre os consumidores, as empresas e os governos, devido preocupao do fim dos recursos produtivos do planeta. Pensamos que a responsabilidade social corporativa algo isolado e que ns como pessoas no podemos fazer nada para mudar os rumos de uma organizao. Esse modo de ver totalmente errado, pois ns como consumidores afetamos diretamente na produo e desenvolvimento de um produto. Somos a ponta final de todo um processo produtivo que comea desde o recolhimento da matria-prima na natureza, se transforma na indstria, e levado at um entreposto comercial para ser comprado por ns. Percebe-se, que se ns resolvermos no comprar um produto ou servio todo esse processo deixa de ser retroalimentado. Assim est mais do que provado, que ns consumidores, pessoa fsica, atingimos diretamente em uma empresa. A sociedade tem em sua mo um poder enorme de transformar o mundo, porm mais fcil colocar a culpa em uma empresa. Obviamente as empresas so as grandes vils, pois por muitas dcadas elas se quer olharam ao seu redor para ver se o que estavam fazendo um dia podia ser prejudicial para o mundo.

Cegados pelo capitalismo, pela ganncia, pela vontade de produzir, ganhar muito dinheiro as empresas negligenciaram o seu habitat e o levaram ao esgotamento de muitas florestas. A mata atlntica o maior exemplo disso, 93% de sua mata nativa j foi devastada, de 1.300.000Km j foram destrudos 1.209.000 Km. Esses so dados demonstram uma pequena parcela daquilo tudo o que foi feito com o nosso Brasil, porm esse cenrio est mudando e as empresas j esto fazendo algo que realmente faa a diferena.

O que as empresas tem pensado?

Apesar de olharmos muitas vezes com ceticismo para esses dados algumas coisas esto mudando, as corporaes perceberam que a questo ambiental tornou-se somente capricho e as prticas sustentveis deveriam fazer parte do cotidiano delas e passaram a ser elementos fundamentais em seu planejamento estratgico. No contexto atual, a sustentabilidade um referencial para as empresas, pois aquelas que no tiverem esse pensamento em sua cultura organizacional correro um srio risco de ficar fora do mercado global. ENTRA AS FRASES DA REVISTA (2) As prticas sustentveis, quando bem planejadas e bem executadas, podem gerar lucro ou evitar prejuzo, alm disso, causa uma boa reputao e uma boa imagem perante o ambiente no qual est inserida.

Campanha publicitria da Eletrobrs. (De um lado o que melhor para o planeta, de outro o que melhor para o homem)

As empresas tem investido pesadamente em campanhas de marketing que demonstram uma imagem da corporao que se preocupa com o meioambiente. A empresa que hoje em dia planeja crescer e ser forte no mercado tem que ter essa dinmica Muitas empresas esto desenvolvendo produtos

A imagem acima foi extrada do site da Petrobras, isso demonstra como as empresas esto preocupadas em dizer ao mundo que suas prticas so corretas e que elas se preocupam com o mundo.

um ponto vital para as empresas desenvolver a Sustentabilidade na Cultura Organizacional j que h uma imensa preocupao com gasto excessivo dos recursos produtivos. Agora passa a ser preocupao para todos: governo, empresas, universitrios, e at as crianas. O planeta a casa do ser humano, e ningum quer colocar em risco. Porm, a questo ambiental foi interpretada por algumas corporaes como apenas fator de ingresso no mercado para ser valorizado e reconhecido pela sociedade, ou seja, aumento de sua receita para um maior fim lucrativo. Os governos apiam quelas que se importam com essa questo, porm, no fazem vista grossa para o que realmente acontece. Vale ressaltar que existe uma agressiva estratgia de Marketing, que serve apenas para amenizar, ou ocultar, o desgaste ambiental e tambm para conquistar clientes.

O que as empresas tem realizado? A cultura organizacional vem se transformando ao longo dos anos, gestores esto tentando trazer para dentro da empresa um ambiente que tenha o mesmo perfil ecolgico que eles se propem a realizar. A coleta seletiva dentro da empresa, dando destino adequado para cada tipo de lixo tem crescido de forma bastante considervel. Isso ainda muito pouco, mas percebe-se que as empresas esto mudando de perfil, antes no eram muito pouco, ou nada preocupadas, porm hoje em dia isso vem ganhando um papel importantssimo no meio corporativo.

As grande empresas que necessitam lanar resduos na natureza esto colocando filtros para que seus resduos no sejam lanados na natureza de forma to agressiva. COLOCAR O QUE MAIS AS EMPRESAS TEM FEITO PARA MELHORAR A NATUREZA

COLOCAR OS DADOS DA REVISTA E concluso

Bibliografia:
Revista Conjuntura Econmica, Ed. FGV Ed. Vol 63 n 10 p.34-41 (ASHLEY, 2002, p. 18 e 19). KARKOTLI; ARAGO, 2004, p. 50 (1989 apud Karkotli; Arago, 2004, p. 52)
http://www.sosmatatlantica.org.br Acessado em 30/05/2010

http://www.greenpeace.org - Acessado em 29/05/2010


Imagem 1 - http://www.portaldapropaganda.com/realtime/2009/12/01/0014/imagens_editor_ext/ele.jpg

Acessado em 30/05/2010

www.petrobras.com.br Acessado em 30/05/2010 http://www.responsabilidadesocial.com/ Acessado em 28/05/2010

10

11

Das könnte Ihnen auch gefallen