Sie sind auf Seite 1von 8

Bricoficha

Como utilizar a tpia


5.3

Lista de materiais
Nvel de dificuldade: Mdia

Tupia
Ferramentas elctricas

Tpia / escateladora
Ferramentas elctricas

Gramos de carpinteiro
Ferramentas manuais

Esquadro
Ferramentas manuais

Bancada de trabalho
Ferramentas manuais

Graminho
Ferramentas manuais

Fita mtrica
Ferramentas manuais

Mscara de proteco
Ferramentas manuais

Moldes
Ferramentas manuais

Extenso elctrica
Electricidade

Bricoficha

A tpia
A tpia
Com a tpia, podemos realizar diferentes trabalhos (sempre de madeira), como por exemplo: encaixes para as dobradias das portas, ranhuras para os gonzos de portas e janelas, ranhuras, molduras ou perfis diversos. Em comparao com um berbequim, a tpia tem a vantagem de alcanar uma velocidade de rotao do seu motor mais elevada (11.000 a 30.000 rpm comparadas s 3000 do berbequim), obtendo uma superfcie to lisa que nos permite prescindir da lixa.

O mecanismo de penetrao
As tpias so formadas por um sistema de colunas de molas que fazem fora para levantar a caixa-motor. Com as duas pegas laterais fazemos subir e descer a caixa-motor sobre a pea de madeira. O motor faz girar um eixo central no qual fixaremos a fresa ou lmina.

Montagem da fresa
Com a tpia sempre desligada da corrente, bloqueamos o eixo com a chave de bocas (alguns modelos bloqueiam-se automaticamente assim que o motor pra). Com a chave de bocas que vem com a mquina, afrouxamos a porca do eixo e colocamos a fresa que queremos utilizar, voltando a apertar a porca.

Ajuste da profundidade de corte


Para graduar a profundidade de corte da tpia, pegamos nas duas pegas laterais e empurramos a caixa-motor para baixo, at tocar na madeira. A seguir, ajustamos a escala graduada profundidade desejada e bloqueamo-la para que nos sirva de batente.

Recomendaes
Para evitar o desgaste prematuro das fresas e para que as ranhuras sejam bem feitas, no devemos trabalhar a uma profundidade excessiva. Se as passagens forem superiores a 5 mm de profundidade teremos de efectuar o trabalho por fases; por exemplo: para uma profundidade de 12 mm efectuaremos 3 passagens de 4 mm cada uma.

Bricoficha

Utilizao
Colocao do material
As tpias trabalham a altas rotaes e, por isso, a pea a trabalhar tem de estar firmemente presa bancada de trabalho. O percurso da fresa deve ser contnuo e sem pausas, pelo que os grampos que seguram a madeira ou outros utenslios no devem perturbar o percurso a realizar.

Fazer uma ranhura aberta


Aps prender bem a madeira, colocamos a tpia no incio da mesma, baixamos o bloco-motor at profundidade desejada e bloqueamo-la. Colocamos a tpia a trabalhar e comeamos a entalhar.

Direco de deslocamento
O motor da tpia s roda numa direco. Por isso, a direco de deslocamento da mquina vital. Se guiarmos a tpia noutra direco, a fresa chocaria com a madeira e esta ficaria danificada. A mquina tem de avanar na direco contrria rotao da fresa.

Parar a tpia
Ao chegar ao fim da madeira, teremos de retirar a tpia e, uma vez fora da pea, paramos a mquina. Desligamos este aparelho da corrente elctrica e desbloqueamos a caixa-motor para que suba e para que a fresa fique oculta enquanto acaba de rodar.

Fazer uma ranhura fechada


Regulamos a profundidade desejada da fresa, colocamo-la sobre a madeira, comeamos a trabalhar e vamos baixando at ao encosto. Deslocamos a tpia at ao fim da ranhura e soltamos o mecanismo de profundidade para que a fresa suba.

Bricoficha

Acessrios de guia
O batente lateral
Para fazer uma ranhura totalmente em linha recta na superfcie da madeira, acoplamos o batente lateral tpia. O batente lateral composto por hastes com uma escala de graduao (o que muito til para fazer ranhuras paralelas) e uma parte que apoiamos no canto da madeira.

A guia lateral "caseira"


Por vezes, o batente lateral pode ser curto se quisermos realizar uma ranhura na parte central de uma madeira muito larga. Neste caso, temos de utilizar uma rgua metlica ou uma ripa bem recta que fixamos madeira por meio de grampos para fazer de guia. Temos de os colocar de forma a que o rebordo plano da tpia deslize ao longo do seu canto.

A guia de esquadro
o acessrio que utilizamos para realizar encaixes (fresar o canto de uma porta para colocar as dobradias). Um dos lados apoia-se sobre a parte larga da pea e a tpia fica paralela ao solo.

A guia para arredondar


um acessrio que se adapta guia lateral e nos permite fresar os cantos com zonas arredondadas ou contornadas, variando tambm a sua altura. O nome deste acessrio pode variar de acordo com os diferentes fabricantes.

Bricoficha

Dispositivos de guia
A guia circular
Permite-nos realizar aberturas redondas ou ranhuras circulares. A guia circular presa madeira atravs de uma ponta de centragem que far de eixo. A tpia, ao penetrar muito ou pouco pelas hastes da guia, variar o dimetro da abertura ou ranhura.

Dispositivo de repetio
Este acessrio s existe nalgumas mquinas e de grande utilidade para produzir uma srie de peas totalmente idnticas. O dispositivo de repetio consiste numa pequena placa com uma abertura para a passagem da fresa e est aparafusada por baixo do disco da tpia, o qual, trabalhando com um molde, permite-nos a sua reproduo exacta.

Mesa em esquadro
A mesa em esquadro fixada no rebordo da bancada de trabalho por meio de grampos e a tpia ficar paralela ao solo. Com a mesa em esquadro, a tpia no se mexe e, por isso, somos ns que aproximamos a pea (devem ser peas fceis de manejar).

Montagem sobre uma mesa de serrar


As mesas de serrar esto pensadas basicamente para instalar serras circulares, mas tambm possvel fixar a tpia na parte inferior. A mesa de serrar muito prtica para trabalhar com peas grandes.

Bricoficha

Os encaixes
Encaixe cauda-de-andorinha
O encaixe designado por cauda-de-andorinha muito prtico para construir caixotes, alm de ser totalmente invisvel na parte frontal. a unio entre as partes laterais, a parte frontal e a final do caixote. Para fazer uma unio com este sistema devemos usar um molde especial para esse efeito e a fresa de cauda-de-andorinha.

Encaixe recto
Para realizar um entalhe de encaixe recto, utilizamos o mesmo molde que o da cauda-de-andorinha. A nica coisa a alterar a fresa que, em vez de ser de cauda-de-andorinha, ser a de entalhar. (Ver tipos de fresas).

Encaixe com pastilhas


Este sistema utiliza-se para unir tbuas paralelamente pelos seus cantos, entre o canto e uma face da superfcie ou para reforar outras ligaes em ngulo. Fazemos a ranhura em ambas as partes das madeiras a unir e colocamos a pastilha com cola branca de carpinteiro. As ranhuras tm de ter a profundidade correspondente metade da pastilha, ou seja, ficar meia pastilha em cada pea.

A tpia-escateladora
Para unir duas peas de madeira em ngulo, temos de efectuar algumas ranhuras nos cantos. Para isso, utilizamos uma lmina circular de pequeno dimetro que acoplamos tpia, em conjunto com a guia lateral. Tambm podemos utilizar uma mquina especfica para realizar este trabalho, a rebarbadora.

Bricoficha

Tipos de fresas
Tipos de fresas
A escolha da fresa depender do trabalho que tenhamos de realizar. As fresas podem ser de corte nico ou de corte duplo. As de corte nico so mais rpidas, rebaixando a madeira e com as de corte duplo conseguimos obter uns acabamentos mais finos e de maior qualidade. Existem fresas HSS ou de carboneto de tungstnio. As fresas tratadas com carboneto duram muito mais, mas s se devem utilizar em painis derivados da madeira. As fresas HSS destinam-se ao trabalho de madeiras macias (duras). As fresas devem ser guardadas separadamente e sem baterem umas nas outras para no danificar a superfcie de corte.

Fresas diferentes para usos diferentes


As fresas de ponta recta (1) so utilizadas para fazer ranhuras largas e profundas, como mais nos convier. So bastante boas para efectuar guias de portas corredias ou como primeiro entalhe se tivermos, posteriormente, de realizar algum outro mais profundo ou largo. A fresa de cauda-de-andorinha (2) recorta a madeira para fazer os entalhes referidos. A fresa em forma de V (3) ideal para escavar e talhar letras.

A fresa de meia cana (4) serve para efectuar ornamentos e perfilar, por exemplo: em guarnies de portas e janelas. Com a fresa para encaixes (5) rebaixamos a madeira e obtemos entalhes em ngulos e marcos de portas. A fresa de nivelar (6), tal como o seu prprio nome indica, serve para nivelar madeira contraplacada ou revestida com qualquer material. Assim, obteremos uma continuidade perfeita entre a madeira e o material de revestimento.

A fresa de biselar (7) utiliza-se para obter um acabamento decorativo de rebordos (cantos a 45). Com a fresa quarto de crculo (8) obtemos um resultado semelhante fresa para arredondar, mas com um entalhe adicional no rebordo. utilizada quando necessitamos de rebordos decorativos. A fresa de entalhar ou disco (9) ideal para os cantos de tabuleiros e para fazer unies entre macho e fmea. Para obter acabamentos muito decorativos, uma boa opo a fresa de perfilar (10). Com ela, podemos obter uma bonita moldura.

www.aki.pt

Obtenha todas as bricofichas na sua loja AKI

Coleccione!

Das könnte Ihnen auch gefallen