Sie sind auf Seite 1von 14

Revista Internacional de Folkcomunicao Volume 2 - 2010

Folkcomunicao e mdia radical alternativa: uma reflexo sobre as teorias de Luiz Beltro e John Downing
Gleidson Wirllen Bezerra GOMES1 Resumo: Este artigo prope-se a fazer uma reflexo sobre a Teoria da Folkcomunicao do brasileiro Luiz Beltro e os estudos sobre mdia radical alternativa do ingls John Downing. Analisando as duas teorias, que tomam o folclore/cultura popular como forma de comunicao dos marginalizados/oprimidos constituda a partir da interpretao das mensagens dos meios de comunicao de massa e/ou o processo de insero da cultura popular/folclore nestes meios, acreditamos haver evidentes semelhanas entre elas. Como um dos resultados da anlise proposta, pode-se observar a pertinncia e atualidade dos estudos de Beltro no Brasil frente s pesquisas de Downing em mbito internacional. Com esta reflexo pretendemos contribuir para as discusses e pesquisas nessas duas reas no Brasil. Palavras-chave: folkcomunicao; mdia radical alternativa; Luiz Beltro; John Downing. Abstract: This paper proposes to make a reflection on the theory of folk communication Luiz Beltran and media studies radical alternative English John Downing. Analyzing the two theories, which take the folklore / popular culture as a means of communication of the marginalized / oppressed formed from the interpretation of the messages of mass media and / or the insertion process of popular culture / folklore in these media, we believe there obvious similarities between them. As one of the "results" of the proposed analysis, we can see the relevance and timeliness of the studies in Brazil ahead of Beltran at Downing research internationally. With this in mind we intend to contribute to discussions and research in these two areas in Brazil. Keywords: folk communication; radical alternative media, Luis Beltran, John Downing. 1.Introduo A inteno de refletir sobre a Teoria da Folkcomunicao criada pelo brasileiro Luiz Beltro, no ano de 1967, e a teoria da mdia radical alternativa formulada pelo ingls John Downing, em 1984, surgiu durante o Congresso Brasileiro de Estudos Interdisciplinares da Comunicao (INTERCOM), realizado no incio de setembro deste ano em Caxias do Sul/RS. Na ocasio, apresentamos um artigo sob o ttulo Cordo de Bicho Bacu: cultura popular como mdia radical alternativa na Amaznia no Grupo de

Bacharel em Comunicao Social com habilitao em Jornalismo, pela Faculdade de Estudos Avanados do Par (FEAPA). E-mail: gleidson.gomes67@gmail.com

Revista Internacional de Folkcomunicao Volume 2 - 2010

Pesquisa Folkcomunicao, da Diviso Temtica Estudos Interdisciplinares da Comunicao, da Intercom Jnior. O referido artigo, constitudo com os resultados da pesquisa realizada para o Trabalho de Concluso de Curso (TCC), trata do Cordo de Bicho Bacu, uma expresso da cultura popular da Amaznia paraense, como uma mdia radical alternativa. O argumento era de que em suas apresentaes de rua, por meio das letras de msicas, indumentrias, dana e elementos do cotidiano dos pescadores representados, o Cordo expunha, de forma ldica, uma viso crtico-reflexiva da regio amaznica, a partir da realidade ribeirinha (GOMES, 2010, p. 01). Na ocasio, porm, desconhecamos a teoria beltraniana da folkcomunicao, apesar de inscrever o artigo no GP que trata desta temtica. Ao acompanhar as apresentaes de trabalhos dos outros congressistas no Grupo e no Ncleo de Pesquisa Folkcomunicao, e as posteriores discusses surtidas delas, passamos a perceber semelhanas entre as idias e pesquisas de Beltro e as de Downing. E nesse sentido que se prope esta reflexo. Utilizando como metodologia a reviso bibliogrfica, buscamos analisar as duas teorias, comparando-as e, por vezes, encarando-as como semelhantes, seno complementares. Carece esclarecer, no entanto, que tal proposta, apesar de nova, no indita. Marques de Melo (2008), ao tratar da histria, taxionomia e metodologia da folkcomunicao, j vislumbrava a aproximao do pensamento destes dois tericos da comunicao. De acordo com Marques de Melo (2008), quando Downing esteve participando do Congresso Brasileiro de Comunicao em Belo Horizonte/MG, em 2003, provocou impacto nos jovens comuniclogos presentes, ao expor seus estudos sobre mdia radical alternativa. Principalmente, quando eles perceberam a semelhana das teorias do ingls com o pensamento beltraniano.
Imediatamente, vrios comuniclogos da nova gerao se davam conta de que as hipteses construdas por Downing eram semelhantes quelas propostas pelo brasileiro Luiz Beltro, a mais de meio sculo. Ambos foram capazes de perceber que as tradies comunicacionais das populaes marginalizadas sobrevivem s inovaes tecnolgicas, demonstrando capacidade de resistncia cultural, no tempo e no espao. (MARQUES DE MELO, 2008, p. 57-58).

Marques de Melo ressalta ainda que este episdio, apesar de demonstrar o complexo do colonizado do qual sofre a classe hegemnica brasileira quando

Revista Internacional de Folkcomunicao Volume 2 - 2010

desconsidera as peculiaridades (culturais) nacionais; por outro lado, serviu tambm para revelar a pertinncia terica e metodolgica, alm da atualidade das pesquisas de Beltro:
Desde aquele episdio, a teoria folkcomunicacional de Luiz Beltro, cuja originalidade fora reconhecida internacionalmente por autoridades intelectuais do porte de Umberto Eco, vem ganhando novo alento, suscitando releituras, revises e redescobertas, tanto na academia quanto na periferia. (MARQUES DE MELO, 2008, p. 58)

No que tange viabilidade prtica da aproximao entre as duas teorias aqui referidas, podemos encontrar outros sinais de similaridade ou complementao entre os estudos sobre folkcomunicao e mdia radical alternativa na obra de Trigueiro (2008). Ao analisar o processo folkcomunicacional existente entre as mensagens emitidas pelos meios de comunicao de massa, com destaque para a televiso, e sua mediao/recodificao pelos comunicadores populares (folkcomunicadores), o pesquisador paraibano discute a noo de audincia (TRIGUEIRO, 2008, p. 21) e conceitua o ativismo miditico com base nas formulaes de Downing sobre estas duas prticas. Para Trigueiro:
o ativista miditico um agente transformativo que pode ser conservador ou progressista, que necessita de algumas formas de organizaes formais ou informais para operar a disseminao de suas idias nas redes de comunicao cotidianas, na mdia, nas instituies sociais (famlia, religies, artes, sindicatos, partidos polticos, escolas). (TRIGUEIRO, 2008, p. 24)

Como pode-se inferir com base no exposto acima, a proposta reflexiva deste artigo j vem sendo constituda ao longo dos estudos sobre folkcomunicao no Brasil, porm de forma ainda tmida e/ou no sistematizada. Nesse sentido, na esteira do novo alento do qual fala Marques de Melo que se prope esta discusso, intentando contribuir com os estudos sobre folkcomunicao e mdia radical alternativa no Brasil, dois temas recentes ou ainda pouco explorados por grande parte do meio acadmico nacional.

2.Apontamentos sobre a Teoria da Folkcomunicao Antes de tratar diretamente da teoria fundada por Luiz Beltro na dcada de 60, carece frisar a escassez de referncias bibliogrficas sobre est temtica, tanto de ttulos

Revista Internacional de Folkcomunicao Volume 2 - 2010

publicados quanto de edies disponveis, como j notado por Fernandes (2010, p. 02): a principal dificuldade em estudar a Folkcomunicao hoje o acesso a obras basilares, no s de Beltro, mas tambm dos seus atualizadores como Jos Marques de Melo, Roberto Benjamin, Severino Lucena Filho, Osvaldo Trigueiro e Cristina Schmidt. Marques de Melo tambm atenta para esta questo:
Cresce o interesse na nova gerao acadmica pela folkcomunicao. Entretanto, os livros onde esto definidos os pressupostos tericos e metodolgicos dessa linha de pesquisa (...) se esgotaram. Eles nem sequer esto disponveis nas bibliotecas das novas universidades brasileiras, dificultando assim o acesso dos novos leitores, vidos de conhecimento. (MARQUES DE MELO, 2008, p. 49)

A Teoria da Folkcomunicao foi iniciada com a tese de doutoramento apresentada por Luiz Beltro (1918-1986) no ano de 1967, na Universidade de Braslia. Porm, a base para esta formulao terica j havia sido lanada pelo prprio Beltro dois anos antes, em 1965, em um artigo publicado na primeira edio da revista Comunicao & Problemas. No artigo, intitulado O ex-voto como veculo jornalstico, o pesquisador observa o ex-voto2 como um veculo da linguagem popular, de seus sentimentos (BELTRO, 2004, p. 123), ressaltando que:
(...) tempo de no continuarmos a apreciar nessas manifestaes folclricas apenas os seus aspectos artsticos, a sua finalidade diversional, mas procurarmos entend-las como a linguagem do povo, a expresso do seu pensar e do seu sentir tantas e tantas vezes discordante e mesmo oposta ao pensar e ao sentir das classes oficiais e dirigentes. (BELTRO, 2004, p. 118)

Nesse sentido, o pesquisador v no folclore um dos grandes canais de comunicao coletiva (BELTRO, 2004, p. 117), encarando as conversas de boca de noite como verdadeiras prticas comunicativas no cotidiano. Beltro (2004, p. 47) define a folkcomunicao como sendo o processo de intercmbio de informaes e manifestao de opinies, idias e atitudes da massa, por intermdio de agentes e meios direta ou indiretamente ligados ao folclore. Um dos atualizadores da teoria beltraniana, Luyten tambm oferece uma definio deste conceito:
Em termos gerais, pode-se dizer que folkcomunicao comunicao em nvel popular. Por popular deve-se entender tudo o que se refere ao povo, aquele que no se utiliza dos meios formais de comunicao.
2

Mais conhecido como milagre ou promessa, o ex-voto refere-se a objetos oferecidos aos santos como forma de agradecimento por graas alcanadas.

Revista Internacional de Folkcomunicao Volume 2 - 2010

Mais precisamente: Folkcomunicao a comunicao atravs do folclore. (LUYTEN apud Marques de Melo, 2008, p. 14).

Diferente dos folcloristas ortodoxos da poca, que entendiam as manifestaes folclricas apenas como meros desenfados populares, estratificaes de ocorrncias e sentimentos idos e vividos, Beltro pensa as manifestaes do folclore no como a simples manuteno de tradies, revividas ao longo do tempo e espao por meio da oralidade e da perseverana das classes oprimidas. Para ele, na verdade, tais desenfados so desabafos. Exploses e no estratificaes. Revestem-se de atualidade e no de memria (BELTRO, 2004, p. 45). Nessa perspectiva, o pesquisador aborda um amplo leque de objetos de estudos de cunho popular, desde as trocas de impresses provocada pelas notcias trazidas pelo chofer de caminho, pelo representante comercial ou pelo bicheiro, at os ex-votos, a literatura de cordel, entre outras. Revisando o iderio terico de Beltro, Marques de Melo estabelece como ele utiliza o folclore, aliando-o aos processos comunicacionais massivos, para conceituar a folkcomunicao:
Se o folclore compreende formas interpessoais ou grupais de manifestao cultural protagonizadas pelas classes subalternas, a folkcomunicao caracteriza-se pela utilizao de mecanismos artesanais de difuso simblica para expressar, em linguagem popular, mensagens previamente veiculadas pela indstria cultural. Originalmente Luis Beltro a entendia como processo de intermediao entre a cultura das elites (erudita ou massiva) e a cultura das classes trabalhadoras (rurais ou urbanas). (MARQUES DE MELO, 2008, p. 17-18. Grifos do autor)

Porm, Hohlfeldt (2002), outro atualizador da teoria beltraniana, chama a ateno para que no se confunda os objetos estudados por Beltro, com isso j atualizando seu pensamento:
A folkcomunicao no , pois, o estudo da cultura popular ou do folclore, bom que se destaque com clareza. A folkcomunicao o estudo dos procedimentos comunicacionais pelos quais as manifestaes da cultura popular ou do folclore se expandem, se sociabilizam, convivem com outras cadeias comunicacionais, sofrem modificaes por influncia da comunicao massificada e industrializada ou se modificam quando apropriadas por tais complexos. (HOHLFELDT, 2002, p. 02).

Para formular o processo de intermediao do qual trata Marques de Melo, Beltro fundamenta-se nas pesquisas de opinio pblica do austraco naturalizado norteamericano Paul Felix Lazarsfeld. Este, opondo-se teoria hipodrmica, visualizava na

Revista Internacional de Folkcomunicao Volume 2 - 2010

audincia da comunicao massiva a atuao de lderes de opinio, mediadores de informaes entre os meios industrializados e as classes populares. Esta formulao de Lazarsfeld conhecida como o paradigma do two steps flow of communications. Dessa forma, Beltro entende que
A correlao entre os dois sistemas [de comunicao massiva e popular] (...) surge, como principal fonte de informao, o comunicador de massa figura bsica do processo no sistema de comunicao social. A sua mensagem encontra, disseminado na audincia dispersa, um receptor especial o comunicador de folk, o lder de opinio dos grupos sociais aos quais escapam a linguagem e o significado mais profundo da informao transmitida. (BELTRO, 2004, p. 79)

Corniani (2005), procurando definir a Folkcomunicao, explica o processo folkcomunicacional concebido por Beltro, a partir do fluxo de comunicao em dois estgios:
Uma fonte transmite uma mensagem atravs de um canal, que no processo representado pelos meios de comunicao de massa, chegando at uma audincia, onde esto contidos os lderes de opinio, estes intitulados por Beltro como lderes-comunicadores. Em um processo comunicacional padro (fonte-mensagem-canal-recepetor) o fluxo pararia por aqui. Mas no processo folkcomunicacional, neste ponto inicia-se um novo ciclo no fluxo da mensagem. Os lderes se tornam comunicadores e transmitem uma mensagem atravs de um canal folk, chegando ento ao que Beltro intitulou de audincia folk. (CORNIANI, 2005, p. 02)

Nesse contexto, Beltro vai conceber o lder agente-comunicador folk e a audincia folk. Sendo o primeiro responsvel pela decodificao das mensagens transmitidas pelos meios de comunicao de massa, adaptando as informaes ao contexto social no qual est inserido e a segunda a receptora destas decodificaes, porm sem o carter de passividade por vezes atribudo audincia massiva. Este agente-comunicador folk reformulado por Trigueiro (2008), pensado agora como ativista miditico, responsvel tanto pela traduo das mensagens massivas como pela insero da comunicao folk na indstria cultural. O prprio Beltro, entretanto, compreende a complexidade desse processo de comunicao engendrado pelos comunicadores folk ao afirmar que este intercmbio comunicacional no se trata apenas de uma difuso em dois estgios, dos meios por intermdio dos lderes, para o pblico sob a sua influncia, mas, antes, em mltiplos estgios, compreendendo meios, lderes com seu grupo mais ntimo, lderes com outros

Revista Internacional de Folkcomunicao Volume 2 - 2010

lderes e, afinal, com a grande audincia de folk (BELTRO, 2004, p.79. Grifo do autor). A audincia beltraniana compe-se de trs grandes grupos marginalizados 3: os grupos rurais, os urbanos e os culturalmente marginalizados. O primeiro caracteriza-se pelo distanciamento geogrfico, a misria e so ausentes de educao formal. O segundo, refere-se s classes subalternas, suburbanas nas grandes metrpoles. J o ltimo grupo, ainda subdivide-se em messinico (lderes religiosos), poltico-ativistas (militantes polticos) e ertico-pornogrfico (fora dos padres morais, como os homossexuais). Para Beltro:
Em qualquer desses grupos sociais minoritrios observa-se, como princpio determinante, a aspirao coletiva a uma vida livre de sofrimentos, angstias, injustias e opresses e/ou de pleno gozo das riquezas e prazeres que a civilizao proporciona a uma minoria privilegiada. (BELTRO, 1980, p. 104)

Ao longo dos anos, a teoria de Beltro foi ganhando novo flego na academia, sendo atualizada e reformulada. Marques de Melo (2008) destaca as contribuies de Joseph Luyten e evidencia a sua concepo de folkmdia. Nela amplia-se a percepo dos processos folkcomunicacionais, no mais considerados apenas a partir da traduo das mensagens massivas pelos comunicadores folk como previam os estudos fundacionais, mas, tambm, como a apropriao da cultura popular pela indstria cultural, inclusive o turismo. Alm dos j referidos pesquisadores Osvaldo Trigueiro e Antonio Hohlfeldt, h outros estudiosos da rea como o prprio Marques de Melo, Cristina Schmidt, Sebastio Breguez, Roberto Benjamin, entre outros. De acordo com Benjamin:
Os continuadores de Luiz Beltro procuram expandir a conceituao e estabelecer a relao entre as manifestaes da cultura popular e a comunicao de massa, incluindo em seus estudos a mediao realizada pelas manifestaes populares na recepo da comunicao de massa, a apropriao da tradio popular pelos mass media e a apropriao pela cultura popular de aspectos da cultura de massa. (BENJAMIN, 2008, p. 05).

No campo organizacional, a Teoria da Folkcomunicao de Luiz Beltro tambm ganhou espao, como com a criao da Rede Brasileira de Folkcomunicao (Rede Folkcom), realizando conferncias desde 1998 e expandindo a proposta da obra
3

Por marginalizados Beltro entende aqueles excludos tanto do sistema poltico como dos meios de comunicao de massa.

Revista Internacional de Folkcomunicao Volume 2 - 2010 fundadora, como bem cunhou Benjamin. Em mbito

8 a

latino-americano,

folkcomunicao discutida nos congressos da Asociacin Latinoamericana de Investigadores de la Comunicacin (ALAIC), dentro do Grupo de Estudios de FolkComunicacin, coordenado por Roberto Benjamin. Alm disso, h o Ncleo de Pesquisa Folkcomunicao, integrante dos congressos da INTERCOM e a Revista Internacional de Folkcomunicao, ambos voltados para as discusses e difuso desta rea de pesquisa.

3.Para uma compreenso da mdia radical alternativa As pesquisas sobre mdia radical alternativa, desenvolvidas pelo ingls John Downing (2004), ganham publicao pela primeira vez em 1984, nos Estados Unidos, como afirma o prprio autor (2004, p. 18). No Brasil, somente em 2002 o livro Mdia radical foi lanado pela editora Senac (SP), sendo reeditado em 2004. Este um dos motivos pelo qual as pesquisas sobre mdia radical alternativa so recentes no meio acadmico brasileiro, como atesta Gomes (2010, p. 03): A dificuldade de acesso a fontes, arquivos e uma bibliografia no to ampla sobre o tema tambm so apontados como fatores que dificultam as pesquisas na rea. O prprio Downing (2004) observa o pouco interesse no mbito internacional quanto aos estudos sobre este tipo de mdia:
A profunda desigualdade entre as abordagens correntes aos meios de comunicao se deve precisamente recusa em se levar a srio a persistncia histrica e a disseminao geogrfica da mdia radical alternativa. Embora o alcance dessa mdia, na aurora do sculo XIX, seja mais amplo do que nunca exigindo, por isso mesmo, nossa ateno analtica esses meios de comunicao no so, de forma alguma, recentes na cultura e na poltica. A questo que s h pouco tempo eles entraram na pauta da teoria e dos estudos oficiais, que tm uma predileo pelo que parece bvio e fcil de verificar. (DOWNING, 2004, p. 21)

J neste aspecto as teorias dos dois autores aqui referidas se assemelham. Ambas ainda so pouco discutidas pelos estudiosos da comunicao no Brasil, apesar de pouco a pouco adentrarem cada vez mais no universo cientfico da rea. No entanto, os estudos de Beltro parecem bem mais estabelecidos. Por outro lado, a teoria de Downing tambm tem encontrado espao nas discusses comunicacionais brasileiras. Exemplos desta insero so assinalados por

Revista Internacional de Folkcomunicao Volume 2 - 2010

Gomes e Barbosa (2010, p. 33), ao citarem a tese de doutoramento de Clia Amorim, defendida em 2008 na PUC/SP, sobre o jornal alternativo paraense do socilogo e jornalista Lcio Flvio Pinto, intitulada Jornal Pessoal: uma metalinguagem jornalstica na Amaznia; um TCC sobre o mesmo peridico, com o ttulo Jornal Pessoal: uma contribuio democratizao da comunicao na Amaznia, apresentado pelas ento discentes Adriana Lira e Maria Paula Ramos na Faculdade de Estudos Avanados do Par (FEAPA); os estudos Mdia Alternativa para alm da contra informao (2007), de Henrique Moreira Mazetti, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Histria em Quadrinhos como mdia radical alternativa: o caso Modotti uma mulher do sculo XXI de Angel de la Calle (2006), da Universidade Metodista de So Paulo. Alm das pesquisas supracitadas, h, ainda, o Grupo de Trabalho Mdia Alternativa, componente do Congresso Nacional de Histria da Mdia da Rede Alfredo de Carvalho (Alcar) desde o ano de 2005, ligada programao da Intercom. Em uma definio genrica da mdia radical alternativa, Downing (2004, p. 22) a concebe como sendo uma mdia em geral de pequena escala e sob muitas formas diferentes que expressa uma viso alternativa s polticas, prioridades e perspectivas hegemnicas. Com isso, o pesquisador expande o conceito de mdia, considerando como tal experincias de comunicao contra-hegemnica em diversos nveis, como fanzines, buttons de lapela, grafites, vesturio (concebido como mdias txteis), fotografias, jornais de bairro, teatro de rua, dana e rdios comunitrias, dentre outras. As mdias radicais, assim, so meios
tipicamente de pequena escala, dispem em geral de poucos fundos, s vezes no so amplamente conhecidos, de tempo em tempo tornam-se alvo da raiva, do medo ou do ridculo de alguma autoridade, ou mesmo do pblico em geral, ou ambos. s vezes tm vida curta, como uma espcie de epifenmeno, outras, perduram por muitas dcadas. s vezes, so atraentes; s vezes, entediantes e repletos de jarges; s vezes, alarmantes; e, s vezes, dotados de um humor inteligente. (DOWNING, 2004, p. 29)

A partir desta definio, Downing (2004) concebe a existncia das mdias radicais alternativas atrelando a atividade delas de forma intrnseca s culturas populares:

Revista Internacional de Folkcomunicao Volume 2 - 2010

10

A mdia radical alternativa constitui a forma mais atuante da audincia ativa e expressa as tendncias de oposio, abertas e veladas, nas culturas populares. (...) as vrias formas de mdia radical alternativa so, de maneira quase bvia, formas de expresso das culturas populares e de oposio. Com efeito, (...) no faz muito sentido estabelecer uma diviso entre a expresso da mdia radical e outras formas de expresso cultural de oposio. (DOWNING, 2004, p. 33-34)

Se bem observado, o que Downing diz na citao acima j havia sido pensado por Beltro anos antes. Seno vejamos: substituindo os termos audincia ativa e cultura popular por audincia folk e folclore, veremos a proximidade, seno semelhana, entre as teorias dos dois autores. Carece observar que a audincia a qual refere-se Downing a mesma de Beltro, na medida em que aquela que far a mediao entre as mensagens da comunicao de massa e produzir suas prprias interpretaes, aproximando-se ao conceito de lder agente-comunicador folk beltraniano. Assim, para Downing a audincia ativa uma audincia que elabora e molda os produtos da mdia, e no apenas absorve passivamente suas mensagens. As iniciativas populares implcitas na cultura popular e a questo inevitvel da recepo do texto da mdia encontram, ambas, apoio nesse conceito (DOWNING, 2004, p. 38). Aqui observa-se a inspirao de Trigueiro (2008) para as suas concepes de audincia e ativismo miditico, como referido anteriormente. De forma especfica, Downing elabora o conceito de audincia ativa da seguinte forma:
o termo audincias (no plural) fora nossa ateno s vezes relutante, a voltar-se para os efetivos usurios da mdia. Obriga-nos a examinar os verdadeiros fluxos da influncia da mdia, inclusive da mdia radical, e no simplesmente especular sobre os fluxos esperados. Se as audincias so redefinidas como usurios da mdia em vez de consumidores, como ativistas em vez de acrticas, como variadas em vez de homogneas, ento o termo pode se libertar de grande parte de sua bagagem puramente mercadolgica. Nesse processo, a linha que separa os usurios de mdia ativos dos produtores de mdia radical alternativa torna-se muito mais indistinta. Seria mais proveitoso imaginar uma espcie de escala ascendente em termos de complexidade logstica, partindo da interpretao liberalizante dos textos da mdia convencional. (DOWNING, 2004, p. 40)

A complexidade logstica de Downing lembra os mltiplos estgios de Beltro, considerando-se a maneira como as audincias recebem, interpretam e utilizam/atualizam as mensagens em seu cotidiano, as pondo em andamento novamente atravs de meios folkcomunicacionais ou de mdias radicais alternativas. O

Revista Internacional de Folkcomunicao Volume 2 - 2010

11

ingls tambm evidencia neste trecho sua ateno analtica no campo das mediaes e isso torna-se mais perceptvel quando ele procura conceituar a cultura popular em sua relao com a constituio das mdias radicais. Para formular sua concepo de mdia radical alternativa, tendo como matriz as culturas populares, Downing utiliza os estudos de Martn Barbero como norte para sua compreenso da composio hbrida entre quelas culturas e as ditas de massa e erudita. Nesse sentido, o pesquisador ingls procura distanciar-se do dualismo simplista da viso adorniana da cultura popular esta posta pelo terico alemo em contraposio cultura de massa , pois, para Downing, no existe cultura popular pura, podendo ela tambm ser elitista e carregar consigo uma gama de preconceitos. Desse modo, para Downing:
O termo cultura popular, ento, concentra-se na matriz da mdia radical alternativa, que relativamente independente da pauta dos poderes constitudos e, s vezes, se ope a um ou mais elementos dessa pauta. Ao mesmo tempo, o termo serve para nos fazer lembrar que toda essa mdia parte da cultura popular e da malha social como um todo e no se encontra isolada, de modo ordeiro, em um territrio poltico reservado e radical. Endemicamente falando, portanto, um fenmeno misto, muitas vezes livre e radical em certos aspectos, mas no em outros. (DOWNING, 2004, p.39)

Mais uma vez sobressai-se, no interior da conceituao empenhada por Downing, a sua similaridade terica e metodolgica com os estudos engendrados por Beltro. Ambos voltam-se para as formas de expresso cultural dos marginalizados ou oprimidos como meios de comunicao alternativos, criados de modo paralelo e em correlao com os meios industrializados, mas capazes de alardear suas insatisfaes sociais de maneira tantas vezes discordante e mesmo oposta ao pensar e ao sentir das classes oficiais e dirigentes como afirma Beltro, ou expressando uma viso alternativa s polticas, prioridades e perspectivas hegemnicas, na formulao de Downing. Por oprimidos, os que fazem uso das mdias radicais alternativas para expressar seu descontentamento ante o status quo, Downing (2004, p. 53) compreende os que oferecem resistncia s mltiplas formas de opresso (...) por sexo; por raa, etnia e nacionalidade; por idade; por categorias profissionais.

Revista Internacional de Folkcomunicao Volume 2 - 2010 4.Consideraes Finais

12

Com base na perspectiva lanada por esta reflexo, na qual procuramos analisar a Teoria da Folkcomunicao de Luiz Beltro e os estudos sobre mdia radical alternativa do britnico John Downing, acreditamos ser possvel vislumbrar aproximaes entre estes autores, tanto no campo de suas teorias como no que se refere suas metodologias. Cabe, por fim, uma ltima observao quanto s concepes poltico ideolgicas dos dois pesquisadores. Na obra inicial de Beltro sobre a Folkcomunicao, Marques de Melo (1980) aponta algumas contradies e ambigidades atribuindo-as a marcas de indefinio ideolgica. Tal indefinio teria sido suprida na obra Folkcomunicao: a comunicao dos marginalizados de 1980, em que h um descortnio total da comunicao praticada nas comunidades operrias e camponesas e em certos ncleos gregrios da classe mdia (MARQUES DE MELO, 1980, p. 10). A estas novas caractersticas da teoria beltraniana, Marques de Melo explica que h a influncia dos contatos de Beltro com as idias do Socialismo, a partir de conversas com amigos declaradamente socialistas e comunistas e da observao das atividades culturais de pases a poca sob este regime ideolgico. J Downing, dentre as vrias influncias tericas buscadas para sustentar seus estudos, referenda suas formulaes sobre a mdia radical alternativa ao brincar com uma mazurca de conceitos retirados do anarquismo socialista e feminista, de Antonio Gramsci e de algumas outras fontes, que tratam dos estratagemas subversivos na vida cotidiana (2004, p. 43). Ou seja, nesta perspectiva, ambos os pesquisadores voltam seus esforos analticos para o folclore ou cultura popular, caracterizando estas manifestaes culturais do povo como formas de comunicao, para alm de seu carter ldico ou tradicional. A partir desta reflexo, acreditamos estar clara a semelhana entre as teorias destes dois autores, havendo, se muito, diferenas de nomenclaturas Downing conceitua tais comunicaes como mdia radical alternativa e Beltro como folkcomunicao. Como observa Marques de Melo (2008), porm, o que Downing apresenta aos brasileiros em Belo Horizonte no ano de 2003 (sendo que seus estudos consolidam-se em 1984), j havia sido pensado no Brasil por Luiz Beltro em 1967. Este fato s

Revista Internacional de Folkcomunicao Volume 2 - 2010

13

reafirma, uma vez mais, o pioneirismo de Beltro no mbito das pesquisas cientficas na rea da comunicao brasileira, seno internacional.

5.Referncias Bibliogrficas
BELTRO, Luiz. Folkcomunicao: teoria e metodologia. So Bernardo do Campo: UMESP, 2004. _____________. Folkcomunicao: a comunicao dos marginalizados. So Paulo: Cortez, 1980. BENJAMIN, Roberto. Folkcomunicao: da proposta de Luiz Beltro contemporaneidade. Trabalho publicada na Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicacin. AO V NMERO 8-9 ENERO DICIEMBRE 2008. Disponvel em http://www.alaic.net/portal/revista/r8-9/ccientifica_06.pdf. Acessado em 13 set. 2010. CORNIANI, Fabio. Afinal, o que Folkcomunicao. Trabalho apresentado no Encontro de Mdia Cidad, So Bernardo do Campo, 2005. Disponvel em: http://www2.metodista.br/unesco/agora/pmc_acervo_pingos_fabio.pdf. Acessado em: 20 set. 2010. DOWNING, John D. H. Mdia radical: rebeldia nas comunicaes e movimentos sociais. 2 edio. So Paulo: editora Senac, 2004. FERNANDES, Guilherme Moreira. Folkcomunicao e Estudos Culturais: em busca de aproximaes. Trabalho apresentado ao XXXIII Congresso Brasileiro de Estudos Interdisciplinares Comunicao (Intercom 2010) Caxias do Sul (RS) de 02 a 06.09.2010. Disponvel em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2010/resumos/R5-0738-1.pdf. Acessado em: 22 set. 2010. GOMES, Gleidson W. B. Cordo de Bicho Bacu: cultura popular como mdia radical alternativa na Amaznia. Trabalho apresentado ao XXXIII Congresso Brasileiro de Estudos Interdisciplinares Comunicao (Intercom 2010) Caxias do Sul (RS) de 02 a 06.09.2010. Disponvel em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2010/resumos/R5-1996-1.pdf. Acessado em 19 set. 2010. GOMES, Gleidson W. B.; BARBOSA, Yorranna S. O. Da cultura popular mdia radical alternativa: um estudo sobre o Cordo de Bicho Bacu. Trabalho de Concluso de Curso. FEAPA - PA, 2010.

Revista Internacional de Folkcomunicao Volume 2 - 2010

14

HOHLFELDT, Antonio. Novas tendncias nas pesquisas da Folkcomunicao: pesquisas acadmicas se aproximam dos Estudos Culturais. Trabalho apresentado Ncleo de Pesquisas sobre Folkcomunicao, do XXV Congresso Brasileiro de Estudos Interdisciplinares da Comunicao (Intercom 2002) Salvador (BA) de 01 a 05.09.2002. Disponvel em: http://www2.metodista.br/unesco/PCLA/revista14/artigos%2014-1.htm. Acessado em 25 set. 2010. MARQUES DE MELO, Jos. Mdia e cultura popular. Histria, taxionomia e metodologia da folkcomunicao. So Paulo: Paulus, 2008. _____________________. Introduo Folkcomunicao. In: Folkcomunicao: teoria e metodologia. So Bernardo do Campo: UMESP, 2004. p. 11-24. ____________________. Prefcio. In: Folkcomunicao: marginalizados. So Paulo: Cortez, 1980. p. 07-11. a comunicao dos

TRIGUEIRO, Osvaldo Meira. Folkcomunicao e ativismo miditico. Joo Pessoa: Editora Universitria da UFPB, 2008.

Das könnte Ihnen auch gefallen