Sie sind auf Seite 1von 22

Soldando alumnio com estanho

voz corrente que alumnio no pode ser soldado com estanho, ou que alumnio no pega solda. uma pena que esta crena - muito antiga por sinal - tenha credibilidade, pois no radioamadorismo este metal tem inmeras aplicaes prticas e viveis. Chapas de alumnio so utilizadas para confeco de chassis, caixas, suportes, cantoneiras e blindagens. Canos e tubos de alumnio so elementos indispensveis na construo de antenas. Pela impossibilidade de se poder soldar com estanho, fios de alumnio so pouco utilizados por radioamadores. A verdade que alumnio pode ser soldado com estanho, bastando que se aplique tcnicas apropriadas, com base no adequado conhecimento da estrutura da matria e cincia dos materiais.

Metais
Metais so elementos qumicos inconfundveis, pois, exceo do mercrio, so encontrados no estado slido em temperatura ambiente. Metais sempre so mais densos que a gua e possuem brilho caracterstico. Sua dureza tambm uma caracterstica importante nas escolhas tecnolgicas. As mais significativas e marcantes caractersticas de cada tipo de tomo so descritas nas Tabelas Peridicas utilizadas em Qumica (Figura 1), um bom ponto de partida para compreenso dos processos de soldagem dos metais. Uma das mais marcantes caractersticas de um tomo a quantidade de eltrons que possui na camada mais externa. Esta camada externa, mais comumente denominada valncia, determina um conjunto comportamental do

Figura 1 Tabela peridica dos elementos qumicos Fonte: http://grandeabobora.com/ Metais so maioria dos tomos na natureza. H metais em praticamente todas as colunas da tabela peridica. A distribuio de eltrons nas diversas camadas sempre determina uma pequena quantidade de eltrons na camada de valncia. O cobre (Cu) encontra-se na coluna 11, linha 4 da tabela. O Alumnio (Al), na coluna 13, linha 3, e o Estanho (Sn) na coluna 14, linha 5. A quantidade de valncia destes metais : Elemento qumico Cu Al Sn Quantidade de eltrons na ltima camada (valncia) 1 3 4

tomo quando colocado prximo a outro tomo de mesma natureza ou de natureza distinta. Os tomos de metais mais comuns possuem 1, 2 ou 3 eltrons na camada mais externa. O Paldio exceo, com valncia zero. Outras excees importantes so Germnio, Estanho e Chumbo, com valncia 4. Possuindo poucos eltrons de valncia, metais esto disponveis para ceder ou compartilhar seus eltrons de valncia com outros tomos a fim de se obter o objetivo de 8 eltrons na camada eletrnica externa. Dessa maneira, fcil encontrarmos em estado natural, compostos qumicos em que tal associao se produz. Quando o tomo associado com o tomo de metal o oxignio, os compostos resultantes so denominados xidos. Quando outros tomos no metlicos so associados ao metal, os compostos resultantes so denominados sais. Assim esto disponveis na natureza a ferrugem (xido de ferro) e o sal de cozinha (cloreto de sdio), bem como uma infinidade de sais e xidos. Nestas associaes, a ligao que o metal compe com no-metais de natureza qumica, pois o composto resultante em nada se parece com cada tomo individual.
tomos so entidades que possuem dois objetivos fundamentais de vida. Primeiro, o tomo tenta manter um equilbrio eltrico, em que a quantidade de cargas eltricas positivas (prtons) no seu interior (ncleo) seja igual quantidade de cargas eltricas negativas (eltrons) em seu exterior (eletrosfera). Em segundo lugar, os eltrons da eletrosfera se organizam de tal maneira a tentar ocupar regies energticas particulares, de modo que sua quantidade em cada regio seja 2 (para tomos pequenos do Hidrognio ao Boro) ou 8 (para todos os demais tomos). Apenas os tomos localizados na coluna 18, mais direita na tabela peridica, conseguem este objetivo, sendo assim muito estveis, isto , interagem com muita dificuldade com outros tomos. Costuma-se cham-los gases nobres. Todos os demais tomos encontrveis na Natureza e dispostos nas demais colunas da tabela no atendem ao segundo requisito e so assim vidos por interagir com outros tomos de modo que todos os objetivos sejam alcanados. As estratgias adotadas pelos tomos para interagirem so denominadas ligaes qumicas e o produto final da interao resulta em novos compostos qumicos. Nos metais puros, as ligaes se fazem com tomos vizinhos da mesma natureza, sendo portando ligaes fsicas, que no modificam as propriedades qumicas do material.

Comportamentos metlicos Se no houver tomos de outros elementos qumicos disponveis, os tomos metlicos entram em acordo com eles mesmos, montando uma grade ou reticulado espacial ,denominado estrutura cristalina, de maneira que eltrons externos de uns tomos complementam a falta de eltrons externos com eltrons externos de outros tomos. A ligao, neste caso, no altera as propriedades originais do tomo individual, e so denominadas ligaes fsicas. Neste estado, o conjunto de tomos metlicos denominado corpo metlico, ou metal em estado puro ou ligado (em ligas metlicas). No metal em puro ou ligado, os eltrons que participam da associao espacial possuem mobilidade, trocando incessantemente de tomos, estando em permanente movimento no interior do corpo metlico. Uma das caractersticas mais notveis do tomo de metal reside no fato dos eltrons de valncia, serem muito pouco acoplados ao tomo. Como o tomo grande, este eltron mais externo fica muito distante do ncleo, sofrendo fraca fora atrativa de natureza eltrica por parte dos prtons internos.

Tambm por causa do tamanho do tomo, h muitos outros eltrons em camadas eletrnicas interiores que interagem com o eltron mais externo com uma fora de repulso, j que so todos eles negativos. O resultado das foras de atrao do ncleo e de repulso de outros eltrons mais internos acaba sendo uma fora residual de intensidade muito pequena, de modo que qualquer outra perturbao eltrica externa ao tomo age nos eltrons de valncia de maneira muito expressiva. Um pequeno pedao de metal, por menor que seja, contm uma enorme quantidade de tomos, que interagem uns com os outros por causa da proximidade mtua na grade espacial. Um tomo perturba seus vizinhos eletricamente de modo que cada eltron de valncia mais externo sofre influncia de repulso ou de atrao por tomos vizinhos que possam momentaneamente estar com desbalanceamento nos eltron de valncia. O resultado acaba sendo uma mobilidade enorme dos eltrons de valncia, que migram de tomo em tomo incessantemente. A migrao de eltrons pode ser compreendida como uma corrente eltrica interna, bastante catica, sem direo e sentido bem definidos, que produz na superfcie do metal a aparncia brilhante caracterstica. Eltrons metlicos so eltrons livres, no acoplados especificamente a tomos particulares. Movimentam-se incessantemente e esta liberdade de movimento, quando devidamente organizada, denominada corrente eltrica. A quantidade de energia necessria para organizar o movimento dos eltrons metlicos muito pequena. Uma diferena de potencial nfima aplicada sobre dois pontos de uma pea metlica suficiente para produzir uma nfima corrente eltrica organizada. Corrente eltrica a quantidade de eltrons Se a energia organizadora para produo de corrente eltrica possui valor menor que a energia livres que podem se movimentar na prpria dos eltrons em movimento natural dentro unidade de tempo. A relao entre a do metal, a corrente eltrica induzida diferena de potencial aplicada e a externamente no se produz. O limiar deste nvel quantidade de eltrons deslocados na mnimo de energia determina o rudo natural do unidade de tempo denominada metal quando utilizado nos estgios iniciais de um receptor de ondas de rdio. Este nvel de rudo de resistncia eltrica do corpo metlico. fundo determina a capacidade de discernimento de Cada tomo metlico apresenta uma um sinal desejado do sinal de rudo externo. A resistncia caracterstica relao entre o nvel mnimo aceitvel de sinal movimentao dos eltrons metlicos, recebido e o rudo interno denominada e esta caracterstica recebe a sensibilidade do receptor. denominao resistividade do material.
Como h movimento de cargas eltricas no interior do corpo metlico, tambm so produzidos campos magnticos, imperceptveis de maneira geral, mas bastante significativos nos materiais denominados magnticos, em que o movimento mais bem ordenado, causado pela melhor organizao espacial dos eltrons (spin), faz com que o movimento seja menos catico. O comportamento eletromagntico dos metais to intenso e significativo que seus eltrons de valncia so por vezes denominados eltrons metlicos.

Um corpo metlico pode receber energia de vrias maneiras, sendo o modo trmico uma das maneiras possveis. Quando o metal aquecido, seus eltrons metlicos ficam mais excitados, mais energticos, e movimentam-se desordenadamente de maneira mais intensa,

mudando at mesmo o aspecto visual, a cor e o brilho da pea metlica. Quanto maior a temperatura, maior a desordem eltrica no corpo metlico. Quando os eltrons esto muito excitados por calor, movimentam-se mais intensamente e com maior velocidade, e seus caminhos naturais por dentro do corpo metlico ficam bastante congestionados. A soluo - literalmente - dar a volta por cima. Assim, eltrons metlicos muito excitados a altas temperaturas saem do corpo metlico para o meio circundante e a ele voltam incessantemente. Este fenmeno termo-cintico, por vezes denominado Efeito Edison, propositalmente explorado na construo de filamentos em vlvulas terminicas (figura 2) e lmpadas fluorescentes (figura 3), pois facilita a retirada dos eltrons metlicos com uma diferena de potencial externa, sob condies ambientais de gs em baixa presso.

Vlvula terminica

Lmpada fluorescente

Para filamentos de vlvulas terminicas, o ambiente deve ser inerte, com alto vcuo de ar comum ou dopagem com algum gs inerte (nobre). Qualquer gs inerte da coluna 18 da tabela peridica pode ser utilizado. Quando o filamento se destina a uma lmpada fluorescente, o ambiente circundante deve ser capaz de conduo eltrica de um filamento a outro. Assim, o gs a baixa presso deve ser condutor, sendo o mercrio utilizado para produzir o vapor interno condutivo, pois sob baixa presso o metal mercrio se apresenta em estado gasoso. Se no lugar de mercrio houver sdio gasoso, a cor emitida pela lmpada ser de um amarelo intenso.

Outra forma de se excitar eltrons perifricos de tomos consiste em bombardeio por luz (ftons). O efeito semelhante ao efeito termo-cintico, e dependendo do material empregado, obtm-se um fluxo ordenado de eltrons ao longo do material. corrente circulante associada uma diferena de potencial (Lei de Ohm). Esta constatao recebeu a denominao Efeito Fotoeltrico e conferiu a Albert Einstein o Prmio Nobel de Fsica.

Por meio da tecnologia do semicondutor a cincia se torna tecnologia til, como no caso dos painis fotovoltaicos.

Fonte: http://www.soliclima.com/

O aquecimento de metais at seu estado lquido produz uma atividade de movimentao de eltrons metlicos muito intensa. Quando duas pores de metais aquecidos ao estado lquido so colocadas em contato, seus eltrons trocam facilmente de corpos, unindo-os tal como se une dois pedaos de tecidos por meio de linha de costura. Fisicamente, h um acordo entre as estruturas cristalinas dos metais presentes na associao. Se as condies ambientais estiverem adequadas, de modo que o meio circundante no interfira na livre troca de eltrons, h ento a soldadura de ambos os corpos. Este o princpio bsico para a soldagem de duas peas metlicas, que so colocadas para derretimento por intermdio de

chama ou arco eltrico. O ambiente controlado por meio de fluxos de solda presentes nas varetas de eletrodos de solda eltrica, p apropriado para varetas de solda xido-acetileno, ou ambiente gasoso inerte no caso de soldagem por tocha, como nas soldas MIG e TIG. Uma alternativa de soldagem consiste em aquecer ao estado lquido apenas um dos corpos, que ento se deposita sobre o outro corpo em estado slido, perfazendo todo o espao disponvel na superfcie. Novamente aqui, se as condies de ambiente estiverem adequadas, h ligadura entre a pea metlica em estado slido e a pea metlica em estado lquido. Assim que a pea lquida resfriada e se torna slida, a soldadura se torna permanente. Esta a tcnica fundamental para a soldagem por fluxo de estanho utilizada no mundo eltrico e eletrnico.

Eletronegatividade
Eletronegatividade uma medida indicativa da potencialidade do tomo atrair para prximo de si outros tomos vizinhos. O conceito de eletronegatividade combina simultaneamente a valncia de um tomo com seu tamanho. tomos menores so mais eletronegativos, pois o ncleo positivo encontra-se a menor distncia da periferia. tomos com mais eltrons na camada de valncia so mais eletronegativos, pois fica mais fcil para eles completarem os 8 eltrons de estabilidade (2 eltrons para tomos pequenos). A escala mais utilizada para medida de eletronegatividade Pauling. O tomo com maior valor de eletronegatividade o flor, o mais reativo dos elementos qumicos, que possui 4 Pauling de eletronegatividade. Os tomos de menor eletronegatividade so o Csio e o Frncio, com valor 0,7 Pauling, fracamente reativos. As eletronegatividades dos tomos envolvidos determinam o tipo preferencial de ligao qumica entre tomos de naturezas diferentes ou ligao fsica entre tomos de mesma natureza. Quando a diferena de eletronegatividade menor que 1,7 Pauling, a ligao denominada covalente e quando a diferena de eletronegatividades supera 1,7 Pauling, a ligao denominada inica.

Ligao Inica Neste tipo de ligao, um tomo cede em definitivo seus eltrons de valncia para um ou mais tomos de diferente natureza. O balano final de suas cargas eltricas fica positivo, por ter perdido eltrons. O tomo que recebe em definitivo os eltrons extras fica com o balano de cargas negativo. tomos que ficam positivos so denominados ctions e os que se tornam negativos recebem a denominao nions. A ligao inica considerada fraca, isto , se rompe com aplicao de pequenos nveis de energia. Assim, a ligao inica produz materiais quebradios, pouco tenazes, encontrveis na forma de p, particulados ou cristais.

O sal de cozinha (cloreto de sdio ou NaCl) um composto inico, formador de cristais quebradios. Compostos inicos se dissociam em nions e ctions com aplicao de pequenas quantidades de energia, fornecidas por meio de polaridades eltricas. O sal de cozinha, como quase todos os sais, se dissocia na gua, um solvente fracamente polar.

Toda substncia inica diferente de seus tomos originais tomados individualmente, e a ligao inica formada sempre de natureza qumica. Nenhum metal utiliza a estratgia inica para formao de sua estrutura cristalina quando em estado puro ou de liga metlica. Nestas condies, as ligaes so sempre covalentes e fsicas.

Fonte: http://educacao.uol.com.br

Ligao covalente Na ligao covalente, os eltrons de valncia de dois tomos vizinhos se associam para obterem ambos o estado energtico de 8 eltrons, sem no entanto cederem seus eltrons em definitivo. Agem mutuamente, em verdadeira parceria. Ligaes covalentes so fortes, necessitando de grandes nveis de energia para romperem a estrutura cristalina. Assim, compostos qumicos formados por ligao covalente tm a tendncia de serem maleveis, pois a regio de parceria entre tomos ocupa um determinado volume espacial, condicionado pela forma e extenso dos orbitais de cada um. Quanto maior o volume espacial da parceria, mais malevel se torna o material resultante. Poucos so os materiais covalentes solveis em gua ou solventes pouco polares. A maleabilidade da ligao covalente depende diretamente da diferena de eletronegatividade dos tomos ligados. Quanto menor a diferena de eletronegatividade entre os tomos, maior a maleabilidade do material obtido. Quando a ligao covalente se faz entre tomos de natureza muito diferente, a ligao de natureza qumica, e o composto resultante uma nova substncia qumica, Se os tomos envolvidos numa ligao covalente so de mesma natureza ou de naturezas similares, a ligao covalente fsica, no sendo formado novo composto qumico. Metais em estado puro ou na forma de ligas metlicas associam seus tomos sempre da forma covalente do tipo fsico, pois so de mesma
A gua (H2O) um exemplo de composto qumico em que a ligao qumica covalente. O oxignio com 6 eltrons de valncia se associa com 1 eltron de cada hidrognio e perfaz os 8 eltrons desejados ( tomo grande). O hidrognio com 1 eltron de valncia se associa com 1 dos 6 eltrons de valncia do oxignio e perfaz os 2 eltrons de estabilidade ( tomo pequeno).

Fonte: http://www.tvcultura.com.br/

natureza ou naturezas similares. Assim, apresentam grande resistncia e maleabilidade, cujas intensidades dependem da natureza dos metais envolvidos.

Estrutura cristalina do estanho e sua eletronegatividade A eletronegatividade do estanho vale 1,96 Pauling. O estanho nas condies ambientais com temperaturas ambientes acima de 13 C apresenta sempre uma estrutura cristalina em forma de tetraedro, apresentando valncia 4. S possuir estrutura cbica com valncia 2 (hibridizao), abaixo da temperatura de 13C e em estado purssimo. Assim, para efeito deste estudo, o estanho ser sempre considerado como possuindo estrutura cristalina tetragonal, pois os fios de solda so sempre ligas, feitos de estanho impuro. E estrutura tetradrica (Figura 2) muito rgida e verstil, permitindo combinaes de grades espaciais de vrias formas, tanto com outras estruturas tetradricas como com estruturas cbicas, sendo estas ltimas facilmente deformveis para alinhamento espacial. Desta maneira, o estanho se combina bem com praticamente todos os metais, mantendo entre si ou com tomos de outros metais uma ligao fsica do tipo covalente. O carbono tambm apresenta estrutura tetragonal, pois da mesma famlia de elementos qumicos. A habilidade do carbono para formao de ligaes covalentes qumicos com muitos tomos no metlicos, entre eles o hidrognio, formam um importante grupo de compostos qumicos denominados hidrocarbonetos, a base qumica da vida.

Figura 2 Estrutura tetradrica Em cada vrtice h um tomo de elemento qumico. As arestas do tetraedro formam as ligaes covalentes. Fonte: http://www.azonano.com/

Estrutura cristalina do cobre e sua eletronegatividade O cobre no sofre hibridizao (mudana de valncia por modificao de orbitais atmicos) e apresenta sempre uma valncia 2 com estrutura cristalina cbica simples (figura 3). A eletronegatividade do cobre tem valor 1,9 Pauling. Uma estrutura cbica simples pode ser facilmente deformvel sob efeito de esforos externos. Elementos qumicos com estrutura cbica simples podem se ligar fisicamente a muitas outras formas estruturais por causa desta facilidade de deformao.

Estrutura cristalina do alumnio e sua eletronegatividade O alumnio tambm apresenta estrutura cristalina cbica simples (Figura 3), com valncia 3, sem sofrer quaisquer tipos de hibridizao. A eletronegatividade do alumnio vale 1,61 Pauling.

Figura 3 Estrutura cbica simples Em cada vrtice h um tomo de elemento qumico. As arestas do tetraedro representam as ligaes covalentes. Fonte: http://www.ufsm.br/

Soldagem por fuso do elemento de solda


A soldagem com estanho e com todos processos de soldagem com fuso de material - se baseia no fato de todas substncias absorverem a energia fornecida externamente tambm para produzir uma agitao molecular, alm da parcela de energia que excita os eltrons externos dos tomos. A coeso da matria em estado slido determinada por um jogo de foras: de um lado gravitacional, que aproxima os tomos e molculas, e de outro pela fora eltrica negativa da periferia dos tomos que produz repulso mtua. Quando a energia interna da substncia pequena, diz-se que a matria se encontra no estado slido, pois no h energia suficiente para movimentar tomos ou molculas alm de uma distncia determinada pela agitao molecular. tomos e molculas, apesar da agitao microscpica interna produzida pela queda de brao entre gravitao e eletromagnetismo, mantm-se vinculados uns aos outros, numa construo espacial de formato permanente. Assim, como nos dizem os livros didticos do ensino fundamental, no estado slido a matria no perde sua forma fsica. A partir de um certo estado de energia, que varia de substncia para substncia, tomos ou molculas conseguem se afastar para alm da distncia que os aprisiona no estado slido, e estes tomos ou molculas podem ento se movimentar com relativa facilidade em torno uns dos outros, A matria permanece agregada por ao gravitacional, mas a forma externa do corpo no mais garantida pela estrutura espacial tpica do corpo slido. Nestas condies, diz-se que a substncia encontra-se no estado lquido, e como nos dizem os livros didticos do ensino fundamental, no estado lquido a matria ocupa a forma do recipiente em que colocado. Se a quantidade de energia interna da substncia muito elevada, tomos ou molculas agitam-se com muita intensidade, podendo ento realizar movimentos extremos, sem que a atrao gravitacional de outros tomos e molculas possam produzir algum efeito de coeso. Nestas condies diz-se que a substncia encontra-se no estado gasoso, e como dizem os livros didticos do ensino fundamental, no estado gasoso, a matria ocupa todo espao disponvel no recipiente que a contm. A passagem do estado slido para o estado lquido (derretimento) denominada fuso, que ocorre, para cada substncia em particular, a determinadas temperaturas ou seja, estados prprios de energia interna. Nos processos de soldagem por fuso, a temperatura do elemento de solda, assim como a temperatura dos objetos a serem soldados, deve ser aumentada at o ponto de fuso do material do elemento de liga. Assim, necessrio que o elemento de liga apresente uma temperatura de fuso menor do que os objetos a serem soldados, de modo a se evitar o derretimento das peas como um todo. A temperatura necessria para a fuso do elemento de solda obtida por fornecimento de energia externa, podendo ser por um ferro de soldar como no estanho, arcos eltricos como na solda do ao, chama de maarico como na solda de oxi-acetileno, e pela tocha de plasma como nos processos MIG e TIG.

Soldagem com estanho


O estanho de fuso do estanho puro de 232 C, mas menor, de cerca de 183 C, quando em mistura com chumbo como elemento de liga. Esta diminuio de temperatura de fuso comum nos metais que so misturados em ligas eutticas, em que elementos auxiliares de liga so utilizados. O fio de estanho tradicionalmente utilizado na prtica eletrnica possui chumbo como elemento de liga, de modo a se conseguir temperaturas mais baixas para a fuso da mistura metlica euttica. A temperatura de fuso da liga euttica obtida por meio do ferro de soldar. O processo de soldagem com estanho e tambm com todos os demais processos de soldagem por fuso - baseia-se tambm no fato dos eltrons de tomos aquecidos saltarem para fora dos corpos metlicos, considerando tanto o metal a ser soldado, quanto o estanho que o elemento de ligao. Caractersticas adicionais importantes para determinar a possibilidade da soldagem so: eletronegatividade dos metais a serem soldados, eletronegatividade do estanho e estrutura cristalina de cada um deles. A soldagem de peas de cobre ou suas ligas (bronze, lato) possvel, porque o estanho tem estrutura cristalina tetragonal e a diferena de eletronegatividade entre o cobre e o estanho muito pequena: 1,96 - 1,9 = 0,06. O resultado final da soldadura, formada por ligaes fsicas covalentes com pequena diferena de eletronegatividade apresenta uma caracterstica muito malevel, alm de bom contato eltrico. Deformaes nas peas originais j soldadas se refletem com equivalente deformao da interface de soldadura entre os metais. Assim, a soldadura de cobre com estanho aceita trabalhos mecnicos significativos. A soldagem de peas de alumnio com estanho tambm possvel, pois a estrutura cristalina do alumnio tambm cbica e a diferena de eletronegatividade no elevada: 1,96 1,61 = 0,35. Como a diferena de eletronegatividade entre alumnio e estanho maior do que a diferena de eletronegatividade entre cobre e estanho, a interface da soldadura no se presta muito bem para trabalhos mecnicos significativos. Apesar da ligao fsica ser tambm covalente, a diferena maior entre eletronegatividades impe interface de solda uma maleabilidade menor. A solda do alumnio com estanho mais quebradia do que aquela realizada com cobre, e se presta basicamente conexo eltrica entre peas eltricas, em que esforos mecnicos sejam de pequena intensidade. Se na teoria a soldabilidade do alumnio com fluxos de estanho vivel, por que na prtica isto no ocorre?

O problema com o alumnio


O que dificulta a soldagem do alumnio com estanho no o metal propriamente dito, mas o xido de alumnio, ou alumina, que o reveste. O xido de alumnio muito resistente a ataques qumicos ou mecnicos, pouco solvel em gua, e por ser um xido, no possui afinidade eletromagntica natural com quaisquer metais, exceto com o prprio alumnio. Dessa maneira, o estanho utilizado na soldagem no adere ao xido de alumnio depositado externamente. A alumina um composto qumico to resistente que tem utilizao como componente abrasivo em lixas e pastas abrasivas. A dureza mecnica compresso do xido de alumnio superior maioria dos aos, mesmo especiais. Por outro lado, a resistncia mecnica do xido de alumnio trao ou cisalhamento pequena. Assim, uma pea de alumnio pode ser facilmente riscada e arranhada, pois as foras aplicadas por uma aresta cortante sobre a pelcula de alumina so de natureza cisalhante. O xido de alumnio encontrado em estado natural depositado sobre a superfcie de qualquer corpo feito de alumnio metlico. Deposita-se em pelculas muito finas, com milionsimos de milmetro (mcron) de espessura. Nestas condies, a pelcula bastante transparente e incolor, preservando bastante bem o brilho metlico esbranquiado do metal no substrato. Na forma granulada retirada do alumnio metlico, o xido de alumnio tem uma cor cinzenta bastante escura, quase negra.
Quando depositado de maneira artificial por processo eletroltico em camadas mais espessas que o normal, a alumina proporciona pea de alumnio um valor de dureza superficial importante, tornando o aspecto um pouco mais embaado. Este processo denominado industrialmente anodizao, e pode ser executado at mesmo com corantes e aditivos para obteno de cores e brilho. Peas que sofrem este processo so denominadas comercialmente de alumnio anodizado.

Fonte: http://www.motobr.com.br

A formao do xido de alumnio sobre superfcies de alumnio espontnea, pois o alumnio metlico bastante reativo, combinando-se com o oxignio do ar para a formao do xido de alumnio. A reao de oxidao do alumnio ocorre mesmo a temperaturas ambientes, inclusive em temperaturas de inverno rigoroso. Alm de espontnea, a reao de oxidao do alumnio muito rpida, levando poucos minutos para a formao definitiva da pelcula de alumina. Assim que a pelcula de alumina formada sobre a pea de alumnio atinge uma certa espessura, isola a pea original do ar circundante, e a reao de oxidao cessa. Desta maneira, a reao de oxidao muito intensa no incio, quando o metal est nu, diminuindo lentamente at o ponto em que praticamente no ocorre mais. A pelcula de xido de alumnio adere-se fortemente ao substrato de alumnio interior, por causa de foras eletromagnticas presentes na grade espacial do metal e no reticulado cristalino do xido.

Para complicar mais um pouco a situao, o xido de alumnio muito resistente ao calor, no se abalando com as temperaturas obtidas com ferros de soldagem por estanho, que raramente atingem 400 C.

No caso de soldas de tocha MIG e TIG, a alta temperatura da tocha derrete os metais na rea de soldagem, deslocando a alumina (que chega a ser vaporizada), sendo assim retirada. O ambiente de gs inerte impede a formao de novo xido de alumnio e a soldagem se faz com facilidade.

Por causa da existncia da pelcula de xido de alumnio sobre a superfcie de peas de alumnio, o processo de soldagem por aplicao de estanho se torna de fato impossvel. A menos, claro, que se possa retirar a pelcula de alumina no ponto onde se necessita Fonte: http://www.soldaduraecorte.com.br/ aplicar a solda de estanho. Como resiste bem s temperaturas elevadas apenas obtidas por tochas, o xido de alumnio s pode ser retirado de maneira simples por processos qumicos ou mecnicos. Desde que retirado, o estanho se adere bem ao alumnio nu, conforme j se viu na teoria da eletronegatividade e estrutura cristalina espacial.

Tcnicas mais correntes para soldagem do alumnio com estanho


Quaisquer que sejam os processos adotados para soldagem de peas de alumnio com estanho por intermdio de ferro de soldar, torna-se necessrio depositar previamente uma camada de estanho sobre a pea de alumnio. Este estanhamento prvio absolutamente necessrio, pois no h como se soldar diretamente duas peas distintas. O estanho prvio funciona como um substrato aplicado sobre a superfcie de alumnio. Sobre este substrato pode-se ento soldar peas de cobre, ou mesmo outra pea de alumnio tambm previamente estanhada. A aderncia do substrato de estanho sobre alumnio surpreendentemente mais forte que do estanho sobre cobre, pois o alumnio possui trs eltrons de valncia, que fazem com os quatro eltrons de valncia do estanho, melhores cominaes geomtricas na trama eletromagntica. Entretanto, a ligao, apesar de forte, no tenaz, apresentando um comportamento quebradio. O cido fosfrico, sempre presente em muito pequenas quantidades nos refrigerantes de cola, tem sido utilizado com algum sucesso para soldagem de peas em alumnio, mas possui alguns inconvenientes. Primeiro,
O cido fosfrico incolor, de aspecto oleoso, com viscosidade semelhante de vodka congelada. Esta viscosidade diminui com a diminuio da concentrao. No possui cheiro forte, da seu maior perigo em casas com crianas.

apesar de ser um cido no muito forte, corrosivo como quaisquer cidos. Quem costuma fazer limpeza e desengraxamento com imerso de peas em refrigerante de cola sabe disso. Sua manipulao nas concentraes comerciais de 85% exige cuidados especiais. Em segundo lugar, o tempo necessrio para o cido fosfrico atacar quimicamente o xido de alumnio muito longo para a prtica corrente em eletrnica. A aplicao de calor, com o prprio ferro de soldar em volta do lugar em que o cido fosfrico ajuda, pois acelera a reao qumica. Somos tentados a tentar abreviar o processo, com resultados sempre desanimadores. Durante o aquecimento do estanho e da pea a ser soldada, h liberao de substncias volteis txicas. H pessoas que sabem todos os detalhes tcnicos sobre a utilizao do cido fosfrico para soldagem de alumnio com estanho, mediante o auxlio do cido fosfrico. H no mercado produtos qumicos especialmente desenvolvidos para soldagem de alumnio com estanho, e a maioria no passam de cido fosfrico numa concentrao adequada. Entretanto, poucos profissionais e experimentadores em eletrnica sabem que o cido fosfrico permite a soldagem do alumnio. Eu pessoalmente prefiro tcnicas mais limpas e mais ecolgicas. Uma tcnica alternativa utiliza a retirada do xido de alumnio por processo mecnico, por meio de lixas, raspadores ou limas. Assim que a alumina retirada, o metal do substrato fica nu, e deve ser o mais rapidamente possvel protegido do oxignio atmosfrico circundante para barrar a rpida reao de oxidao do alumnio. Para esta proteo superficial temporria quaisquer materiais que apresentem volatilidade quando aquecidos com a ponta do ferro de soldar podem ser utilizados. Costuma-se aplicar com freqncia a parafina, encontrada facilmente em velas de iluminao. A parafina aplicada com o prprio ferro de soldar, que a aquecendo, provoca seu derretimento e espalhamento sobre a rea raspada. O grande inconveniente do uso da parafina o aspecto Parafina em barras ou industrializada como vela pegajoso final que a pea adquire, pois a parafina, sob ao do calor do ferro de soldar e do aquecimento de toda a pea, espalha-se muito alm da rea de soldagem. Em muitas aplicaes, este inconveniente esttico pode ser importante. Para complicar ainda mais, o processo de soldagem de alumnio com estanho e ferro de soldar produz a retirada de xido de alumnio em formao, de cor cinza escuro, e que se mistura pasta de parafina espalhada. O aspecto final realmente bastante feio. O excesso de parafina na pea final pode ser retirado posteriormente com solvente adequado, como thinner. Nem sempre isso aconselhvel, pois h quem tenha alergia epidrmica a estes solventes fortes. No site de PY2BBS (http://www.py2bbs.qsl.br/) h um interessante vdeo de como se soldar alumnio com estanho, utilizando a proteo da parafina (http://www.py2bbs.qsl.br/solda_aluminio.php). Deve-se notar que a pessoa que faz a soldagem executa com o ferro de soldar um movimento de raspagem medida que deposita o estanho. Este de fato o grande truque para se soldar o alumnio com estanho. Por mais rpido que se aplique a proteo de parafina, ocorre um incio imediato de formao de

xido de alumnio, pois a reao de oxidao muito rpida com o metal no estado nu. A raspagem insistente e forte com a ponta do ferro de soldar promove a remoo do xido em formao, permitindo a aderncia do estanho no alumnio. Deve-se aplicar o estanho em trechos curtos, de 3mm a 5mm. Outro truque fundamental para a soldagem de alumnio com estanho o ferro de soldagem. Deve ser de tamanho grande, maior do que usaramos para soldar cobre comum. Esta regra vale tambm para quaisquer outros mtodos, inclusive quando a retirada do xido de alumnio se faz com processo qumico, como por exemplo, com aplicao de cido fosfrico. O motivo desta escolha a necessidade da temperatura da pea a soldar ser bastante alta, de modo a facilitar a interao eletromagntica entre o estanho e o alumnio. O lcool comum (etanol) bom solvente para o breu, e um composto qumico menos agressivo para a pele do operador. Na falta de lcool, podese aquecer novamente e cuidadosamente - a pea j soldada para que o breu se volatilize. Esta tcnica, entretanto, no retira o xido de alumnio granulado que enfeia o aspecto final. Em ltimo caso, uma cuidadosa raspagem do breu tambm permite sua retirada. E neste caso, a tambm retirada do xido calcinado.

O grande truque para criao do substrato de estanho sobre o alumnio a permanente, insistente e firme esfregao com a ponta do ferro de soldar na regio que j foi previamente raspada. Sem este expediente, no h como se retirar o xido de alumnio que vai se formando sobre o metal nu, que tenta impedir o estanho de tocar a superfcie metlica. Deve-se fixar bem a pea de alumnio, pois a raspagem com a ponta do ferro de soldar deve ser feita com algum esforo.

Meu processo preferido


Uso a tcnica de retirada do xido de alumnio por processo mecnico de raspagem, e no uso quaisquer produtos como parafina ou breu para isolar o metal nu do ar circundante, visto que sempre produzem algum inconveniente final. Para a raspagem mecnica, prefiro utilizar uma pequena lima do tipo ferramenteira. Estas limas so encontradas no comrcio, na forma de um conjunto de vrios perfis. Evito utilizar o processo de lixamento, pois a lixa sempre libera a abrasivo granulado j desgastado, alm do material agregante (papel, geralmente). Estes materiais estranhos ao processo sempre produzem interferncia negativa na soldagem. Se disponvel, uma pedra montada abrasiva, funcionando como esmeril e acionada por uma Limas ferramenteiras furadeira manual (dremel) d bom resultado. As limas rotativas que acompanham tais kits tambm podem ser utilizadas. Assim que raspo a regio que receber a base de estanho, inicio a aplicao do substrato por meio de um ferro de soldar de tamanho adequado. Para superfcies raspadas pequenas, de peas com superfcie tambm pequena, onde se soldar um fio Ponta montada e lima rotativa de cobre, uso um ferro de soldar com potncia de cerca de 50W. Para superfcies maiores, ferros de soldar de 100W, 180W e at de 320W podem ser necessrios. Esquea definitivamente a idia de aplicar o substrato de estanho com ferros de soldar para uso em eletrnica, com potncia no superior a 30W, a menos que a pea seja minscula (rea de at uns dois centmetros quadrados) e com uma rea raspada com apenas poucos milmetros quadrados. Utilizo sempre fio de estanho para uso em eletrnica, que tem alto teor de estanho e baixo teor de chumbo, alm de j proporcionar o fluxo de solda necessrio. Fios de solda com proporo de 60% de estanho e 40% de chumbo j servem bem para o propsito de soldagem de alumnio. Fios de solda com proporo menor que 60% de estanho so imprestveis para solda em alumnio e com Fio de solda adequado proporo ainda maior de estanho so ainda melhores. A marca do fio de solda tambm importante, pois h certos produtos com proporo adequada de estanho, mas com fluxo muito pouco eficiente. O fluxo de solda tem um papel importante no processo, visto que participa da retirada do xido de alumnio recm formado durante a raspagem com a ponta do ferro de soldar. Sem mencionar a marca que recomendo, apenas posso dizer que sua embalagem azul, e seu fabricante afirma ser o melhor.

Importante: evito o uso de maaricos a gs para aplicar o estanho. So muito prticos e deve-se sempre pensar em ter um mo. So muito bons para pr-aquecimento de peas de grandes dimenses, mas no so bons para uso direto na rea a ser soldada. O cobre e o alumnio quando adquirem uma tonalidade diferente do metal natural tornam-se imprestveis soldagem por estanho, visto estarem reagindo preferencialmente com o oxignio do ar. Outro grande inconveniente do uso de maaricos diretamente na rea a ser soldada a liberao de gua pelo processo de combusto. Esta gua que em alta temperatura encontra-se no estado gasoso fortemente reativa, dissociando facilmente o oxignio do hidrognio. O oxignio dissociado encontra-se no estado atmico e reage muito mais rapidamente com o metal para produo do xido correspondente. Ferro de soldar de 50W

Maarico a gs

O tempo que decorre entre o trmino da raspagem e o incio de aplicao do estanho no deve ser demorado. Mas tambm no necessrio querer tirar o pai da forca. Evito afobaes, pois afinal, em milsimos de segundo j h formao de xido de alumnio sobre o metal nu. Trabalho naturalmente, usando a ponta do ferro de soldar para raspar novamente o local onde ser depositado o substrato de estanho. Ferro de soldar de 320W

Tenho pacincia. normal decorrerem alguns segundos para o estanho comear a aderir no alumnio. A sensao ao toque do estanho aderindo inconfundvel. A ponta do ferro de soldar parece encontrar um obstculo e parece estar tambm se aderindo ao alumnio. Este o indcio de que o processo est funcionando, pois quando o estanho se adere ao alumnio, retir-lo novamente requer uma fora razovel, visto que a interao eletromagntica entre estanho e alumnio bastante forte, mais forte do que entre estanho e cobre.

Assim que comea a aderncia, comeo a espalhar mais estanho ao longo da superfcie preparada. Calmamente, em menos de um minuto possvel estanhar uma rea de alumnio de uns dois milmetros de largura por uns quinze milmetros de comprimento. Em volta da rea de depsito de substrato de estanho forma-se uma borra escura, quase negra, resultante do xido de alumnio granulado que se formou e que foi retirada pela ponta do ferro de soldar utilizado como segundo raspador. Para garantir uma boa soldadura, raspo com a ponta do ferro de soldar novamente toda a superfcie de deposio de estanho para garantir que nenhum trecho tenha sobrado sem a retirada do xido de alumnio.

Terminada a soldagem, vem o processo de limpeza, que bastante simples, visto no haver materiais estranhos a menos do resto de fluxo de solda e o xido de alumnio granulado a ele misturado. Se no h necessidade esttica no projeto, fica tudo como est. O xido de alumnio mal condutor de eletricidade, e este aspecto deve ser levado em conta no acabamento final.

Utenslios de limpeza

Havendo necessidade ou vontade de limpeza, procede-se a uma raspagem da borra de fluxo com alumina. conveniente que a pea j esteja fria, pois ento o fluxo estar endurecido, o que facilita sua remoo. Utilizo quaisquer lminas metlicas para este propsito, at mesmo faca de cozinha, visto que esta borra fracamente aderente. Em seguida, com uma escova de dente, fao uma boa esfregao com pasta dental (que abrasiva). Este ltimo cuidado proporciona a limpeza fina e d o brilho final. Agora que o substrato de estanho est incorporado pea de alumnio, termina-se a soldagem com a outra pea, que pode ser de cobre ou mesmo outra pea com substrato de estanho. A potncia do ferro de soldar agora fica por conta do convencional, pois no h mais necessidade de aplicao de substratos de estanho. Leva-se em conta apenas as dimenses das peas para escolha do ferro de soldar, e esta experincia j de domnio do tcnico ou experimentador. Nesta fase pode-se utilizar um maarico a gs, desde que a outra pea esteja tambm devidamente estanhada (a liga de estanho no forma xido). Na figura 4 se pode ver um estator fixo de um capacitor varivel do tipo butterfly que est sendo construdo para ser utilizado em uma antena de lao magntico (magnetic loop). O estator de alumnio foi recortado com tesoura em chapa de alumnio de espessura 0,8 mm. A borda do furo (com dimetro 3/8) foi limada e sobre esta borda limada foi aplicado o substrato de estanho por meio da tcnica que descrevi. O acabamento da camada de estanho no importa neste instante, e pode-se perceber que a superfcie se encontra algo irregular. Ocorre que tanto estanho quanto alumnio so muito bons propagadores de calor, transferindo-o muito facilmente para toda a superfcie da pea, fazendo com que o estanho trabalhe no limite de temperatura de seu estado lquido. Outro motivo para a dificuldade de acabamento prvio est no fato da aderncia do estanho sobre alumnio ser mecanicamente muito forte, o que dificulta o

Figura 4 Pea em alumnio pronta para soldagem com o substrato de estanho j aplicado

trabalho de espalhamento produzido pela ponta do ferro de soldar. O acabamento do estanho melhora quando se utiliza ferro de solda de elevada potncia. Para aplicao do estanho na pea da figura 4, que tem uma superfcie total de cerca de 30 cm2, foi utilizado um ferro de solda com potncia de 50W. Notar que ainda sobrou uma pequena parte do fluxo de solda contaminado com xido de alumnio volta do substrato de estanho. Na soldagem final com outra pea de cobre ou alumnio, pode-se ento usar ferro de solda muito potente, ou mesmo maarico a gs, para produzir um fino acabamento. No furo com borda estanhada do estator da figura 4 ser posicionado um cano de cobre de dimetro externo de 3/8 utilizado em refrigerao. Este pedao de cano de cobre funcionar como um suporte para os vrios estatores que comporo as sees capacitivas do capacitor varivel. Cada estator ser soldado neste barramento de cobre a uma distncia de 4,8 mm, fazendo com que todas as sees capacitivas estejam ligadas em paralelo.

O processo passo a passo


Eis um exemplo de soldagem de uma pea de alumnio com outra pea de cobre. A pea em alumnio um estator rotativo de um capacitor butterfly e a pea de cobre um separador de montagem, feito a partir de um cano de cobre para refrigerao com 3/8 de dimetro externo. Ambos so visveis no estado original na figura 5.

Figura 5 As peas a serem unidas por estanho

Passo 1 A rea da pea de alumnio que deve receber preparada por raspagem, como se pode ver na figura 6. A largura da rea raspada de cerca de 1mm. Usei uma lima, mas poderia ter sido uma ponta de faca de ao inox.

Figura 6 Preparao da pea de alumnio

Passo 2 O substrato de estanho aplicado sobre a rea raspada, em torno de 3mm de comprimento de cada vez. A raspagem com a ponta do ferro de soldar fundamental, e o processo visto na figura 7. Nos trechos onde possa haver dificuldade de estanhamento, raspar a pea novamente com a lima ou com uma faca de ao.

Figura 7 Aplicao do substrato de estanho

Passo 3 Na figura 8, o estanhamento est concludo.

Figura 8 Pea de alumnio concluda

Passo 4 A pea de cobre, previamente limpa, posicionada no local, como se v na figura 9.

Figura 9 Posicionamento da pea de cobre

Passo 5 Com o ferro de solda de 50W, foi aplicado estanho parte do cobre, unindo o estanho do lado de cobre com o estanho do lado de alumnio. Neste ponto, a soldadura est concluda, mas deve ser retocada. O conjunto montado visto na figura 10.

Figura 10 Conjunto cobre-alumnio pronto

Passo 6 Com o ferro de solda de 320W ou com um maarico, o estanho de toda regio soldada novamente derretido para que nenhum defeito possa sobrar. O produto final foi ento limpo com pasta de dentes. A figura 11 mostra o resultado final do processo

Figura 11 Detalhe do produto final

O autor autoriza a reproduo total deste texto em quaisquer meios de comunicao, desde que o crdito de autoria seja preservado e citado. O autor tambm autoriza a traduo do presente texto para quaisquer idiomas, bem como a livre circulao por todos os meios, garantido o crdito de autoria.

PY2IAV Svio (Engenheiro e Fsico) 28 de Novembro de 2.010

Das könnte Ihnen auch gefallen