Sie sind auf Seite 1von 82

Licitaes e contratos administrativos

Perguntas e respostas

Controladoria-Geral da Unio - CGU Secretaria Federal de Controle Interno

Licitaes e Contratos Administrativos


Perguntas e respostas

Controladoria-Geral da Unio Braslia, 2011

CONTROLADORIA-GERAL DA UNIO - CGU SAS, Quadra 01, Bloco A, Edifcio Darcy Ribeiro 70070-905 - Braslia/DF cgu@cgu.gov.br

JORGE HAGE SOBRINHO Ministro de Estado Chefe da Controladoria-Geral da Unio LUIZ AUGUSTO FRAGA NAVARRO DE BRITTO FILHO Secretrio-Executivo da Controladoria-Geral da Unio VALDIR AGAPITO TEIXEIRA Secretrio Federal de Controle Interno MARCELO NUNES NEVES DA ROCHA Corregedor-Geral da Unio JOS EDUARDO ROMO Ouvidor-Geral da Unio MRIO VINCIUS CLAUSSEN SPINELLI Secretrio de Preveno da Corrupo e Informaes Estratgicas

COORDENAO DOS TRABALHOS Ronald da Silva Balbe Eveline Martins Brito EQUIPE TCNICA RESPONSVEL Cristiane Arajo da Silva Marcio Almeida do Amaral Marcus Vinicius Barros da Silva Patricia Alvares de Azevedo Oliveira Saulo Jos Gomes

Tiragem: 5000 exemplares Capa e editorao: Ascom/CGU Disponvel no stio www.cgu.gov.br Permitida a reproduo parcial ou total desde que indicada a fonte.

Introduo
O aprimoramento da gesto pblica um requisito essencial garantia de atingimento dos objetivos e resultados dos programas e aes governamentais. Amparada neste enfoque, a Controladoria-Geral da Unio visa com esta publicao, apresentar aos gestores e servidores pblicos federais uma abordagem mais amigvel sobre um tema que considerado normalmente rido, em seus aspectos operacionais: Licitaes e Contratos Administrativos. Na medida em que os assuntos forem sendo abordados, sero mostrados exemplos de situaes ocorridas na prtica, tendo em vista a experincia da Controladoria-Geral da Unio CGU na conduo de auditorias e fiscalizaes em rgos e entidades da Administrao Pblica, quando aplicados recursos federais. Os valores envolvidos em alguns exemplos so fictcios e nomes de rgos/entidades/empresas no foram mencionados neste trabalho. Cabe salientar que o tema Licitaes e Contratos vasto e abrangente, no sendo exaurido pelas obras doutrinrias existentes. Este material no tem a pretenso de esgotar o assunto, mas constitui-se numa fonte de consulta rpida e simplificada sobre o tema, de apoio aos gestores e servidores da Administrao Pblica Federal. Nesta publicao, o tema apresentado em sessenta questes sobre licitaes e vinte e seis sobre contratos administrativos. Quando adequado e conveniente, as respostas a algumas perguntas so ilustradas com exemplos e casos prticos, para maior clareza e entendimento dos assuntos tratados. Ressalta-se que a Lei n 8.666/93 foi alterada pela Lei n 12.349/2010, de 15/12/2010, cujas principais modificaes esto inseridas neste material. Algumas das principais regras dispostas na Lei N 12.462/2011, que cria o Regime Diferenciado de Contrataes Pblicas (RDC), foram colocadas neste material. A CGU tem a expectativa de que esta publicao possa ser utilizada como material de apoio e consulta, em suporte a todos que trabalham com a operacionalizao das licitaes e contratos administrativos no seu dia-a-dia.

ndice das perguntas e respostas


Parte I - Licitaes
1. O que licitao? 2. O gestor pblico est obrigado a licitar? 3. Quais so as disposies constitucionais relevantes a respeito de licitaes e contratos? 4. Atualmente, quais leis regulamentam o art. 37, XXI, da CF? 5. Quais so os princpios aplicveis s licitaes? 6. Qual a diferena entre modalidades de licitao e tipos de licitao? 7. Quais so as modalidades de licitao previstas na legislao brasileira? 8. Como escolher a modalidade de licitao adequada? 9. Quais so os tipos de licitao previstos na legislao brasileira? 10. Podem ser utilizados outros tipos de licitao diversos dos anteriormente enumerados? 11. O que fracionamento de despesa? 12. O parcelamento do objeto da licitao o mesmo que fracionamento da despesa? 13. Quais so as condies a serem obedecidas para a contratao de obras e servios? 14. O que projeto bsico?

15. O projeto bsico substitui o projeto executivo? 16. Por que se deve realizar oramento prvio daquilo que se pretende contratar? 17. Qual a definio de compras segundo a legislao brasileira? 18. O que Sistema de Registro de Preos - SRP? 19. Quais as modalidades adequadas para a realizao do SRP? 20. Quais as principais funes do edital de licitao? 21. Quais so os prazos a serem seguidos pela Administrao Pblica para publicao do aviso contendo os resumos dos editais das diversas modalidades de licitao? 22. Existem vedaes participao na licitao de determinados interessados? 23. H restries para a participao de cooperativas nas licitaes? 24. H previso na legislao vigente de tratamento diferenciado, quanto ao momento da comprovao de regularidade fiscal, para microempresa/empresa de pequeno porte nas licitaes pblicas? 25. Caso a ME ou EPP no providencie a regularizao da documentao, qual o procedimento a ser tomado pela Administrao? 26. O que considerado empate numa licitao para a LC n 123/2006? 27. O que significa o tratamento diferenciado e simplificado concedido s ME e EPP a fim de promover o desenvolvimento econmico e social no mbito municipal e regional, previsto no art. 47 da LC 123/2006? 28. Quais so os requisitos quanto habilitao, passveis de serem exigidos dos licitantes interessados em participar de um procedimento licitatrio? 29. O que habilitao jurdica e quais so os documentos que a constituem?

30. O que representa a regularidade fiscal e quais so as exigncias que a compem? 31. O que compreende a qualificao tcnica e quais so as exigncias legais a ela relacionadas? 32. O que compreende a qualificao econmico-financeira e quais as exigncias legais a ela relacionadas? 33. Em relao aos ndices, existe um padro rgido que deva ser utilizado? 34. Quais situaes devem ser evitadas a fim de no caracterizar restrio competitividade, quanto qualificao econmico-financeira? 35. O que o Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores SICAF? 36. Como se inicia o procedimento da licitao? 37. Como se desenvolvem os procedimentos na sesso pblica de exame da documentao (habilitao) e julgamento das propostas? 38. Quais so os critrios para desclassificao de propostas? 39. Quais as definies de homologao e de adjudicao? 40. Quais so os casos de anulao e revogao do procedimento licitatrio? 41. Como composta a Comisso de Licitao? 42. necessrio possuir habilitao especfica para compor comisso de licitao? 43. Qual a distino entre as Comisses Permanentes e as Especiais? 44. possvel a reconduo dos membros de uma comisso de licitao? 45. H responsabilidade solidria dos membros da comisso? 46. Quais so as hipteses de inexigibilidade de licitao?

47. Quais so as hipteses de dispensa de licitao? 48. O que significam licitao deserta e licitao fracassada? 49. Podem ser admitidas condies diferenciadas nas licitaes que envolvam recursos externos? 50. H o mesmo tratamento dado na resposta pergunta anterior quando se tratar de recursos nacionais administrados por entidade internacional? 51. Quais as modificaes na Lei n 8.666/93, trazidas pela Lei n 12.349/2010? 52. Qual a hiptese de dispensa de licitao includa pela Lei n 12.349/2010? 53. J existe conceito de margem de preferncia? 54. O que vem a ser produtos manufaturados e servios nacionais? 55. Quais observaes foram inseridas pela Lei n 12.349/2010, no que diz respeito aos sistemas de tecnologia de informao e comunicao estratgicos? 56. Em quais licitaes e contratos se aplica Regime Diferenciado de Contrataes Pblicas RDC, institudo pela Lei n 12.462/2011 ? 57. Quais as principais regras aplicadas no mbito do RDC? 58. O que significa inverso de fases no RDC? 59. Quais so os procedimentos auxiliares aos processos de licitao estabelecidos pela Lei n 12.462/2011? 60. As previses de dispensa e inexigibilidade so diferenciadas nas licitaes realizadas no mbito do RDC?

Parte II - Contratos
61. O que so contratos administrativos? 62. Quais so as caractersticas dos contratos administrativos? 63. Quais so as prerrogativas que a Administrao Pblica detm em relao aos particulares que com ela contratam? 64. permitida a celebrao de contratos verbais pela Administrao Pblica? 65. Quais so as clusulas essenciais dos contratos administrativos? 66. possvel a assinatura de contratos do tipo guarda-chuva pela Administrao Pblica? 67. Quais so as situaes em que os contratos so facultativos ou obrigatrios? 68. Qual a natureza da garantia que pode ser exigida nos contratos pela Administrao Pblica? 69. Os contratos administrativos podem ser prorrogados? 70. Os contratos administrativos devem ser publicados? 71. Os contratos administrativos podem ser alterados? 72. O que o chamado jogo de preos ou jogo de planilhas? 73. O que reajustamento de preos? 74. O que recomposio de preos? 75. O que repactuao de preos? 76. Quais so as atribuies da Administrao na fiscalizao dos contratos?

77. Quem o responsvel pelos encargos trabalhistas, previdencirios, fiscais e comerciais resultantes da execuo do contrato? 78. possvel ocorrer a subcontratao do objeto do contrato pelo particular contratado pela Administrao? 79. Quais so as principais consideraes sobre o recebimento do objeto do contrato pela Administrao? 80. Quais so os prazos envolvidos nos recebimentos provisrio e definitivo? 81. H situaes em que o recebimento provisrio poder ser dispensado? 82. O que significa inexecuo do contrato? 83. Quais so os motivos para resciso dos contratos administrativos? 84. Quais so as possveis sanes que a lei permite Administrao aplicar aos contratados, no caso de inadimplemento ou irregularidades cometidas durante a execuo contratual? 85. Quais so os tipos de recursos administrativos cabveis contra os atos promovidos pela Administrao Pblica em se tratando de licitaes e contratos? 86. A Lei n 12.349/2010 trouxe alguma alterao em relao aos contratos regidos pela Lei n 8.666/93?

Parte I - Licitaes
1. O que licitao?
Licitao um procedimento administrativo formal, isonmico, de observncia obrigatria pelos rgos/entidades governamentais, realizado anteriormente contratao, que, obedecendo igualdade entre os participantes interessados, visa escolher a proposta mais vantajosa Administrao, com base em parmetros e critrios antecipadamente definidos em ato prprio (instrumento convocatrio). Ao fim do procedimento, a Administrao em regra celebrar um contrato administrativo com o particular vencedor da disputa, para a realizao de obras, servios, concesses, permisses, compras, alienaes ou locaes. O procedimento administrativo licitatrio integrado por atos e fatos da Administrao e dos licitantes que se propem a participar da competio. Exemplos destes atos e fatos por parte da Administrao: o edital ou convite, o recebimento das propostas, a habilitao, a classificao, a adjudicao, o julgamento de recursos interpostos pelos interessados, a revogao, a anulao, os projetos, as publicaes, anncios, atas, etc. Por parte dos particulares licitantes, podem ser citadas: a retirada do edital, a proposta, a desistncia, a prestao de garantia, a apresentao de recursos e as impugnaes.

2. O gestor pblico est obrigado a licitar?


A obrigatoriedade do procedimento licitatrio est fundada no art. 37, XXI, da Constituio Federal (CF), que fixou o procedimento como obrigatrio para a contratao de obras, servios, compras e alienaes, ressalvados os casos especificados na legislao. A Lei n 8.666/1993, no art. 2, exige licitao para obras, servios, inclusive de publicidade, compras, alienaes, concesses, permisses e locaes. A Constituio Federal em seu art. 175 obriga a realizao de licitao para concesso e/ou permisso de servios pblicos, que teve sua regulamentao estabelecida pela Lei
11

Perguntas e respostas

n 8.987/1995. Isto significa que, por haver norma especfica tratando das concesses e permisses de servios pblicos, a Lei 8.666/93 tem aplicao subsidiria. Todos os rgos da Administrao Pblica direta, os fundos especiais, as autarquias, as fundaes pblicas, as empresas pblicas, as sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios esto obrigados licitao. Existem, entretanto, determinadas situaes em que, legitimamente, so feitas contrataes sem a realizao de licitao. O art. 37, XXI, da CF, ao exigir licitao para os objetos ali mencionados, ressalva os casos especificados na legislao, permitindo que norma infraconstitucional estabelea hipteses em que a licitao deixe de ser obrigatria. So os casos de inexigibilidade e dispensa de licitao previstos na Lei n 8.666/1993. importante notar que a mesma ressalva no est prevista no art. 175 da Constituio Federal em relao s concesses e permisses de servios pblicos. Neste caso, exigese que a execuo se faa sempre por meio de licitao.

Situao real
Em auditoria realizada por servidores da CGU em rgo federal, foram detectadas falhas em contrato que tinha como objeto a prestao de servio de manuteno preventiva e corretiva de aparelhos de ar condicionado, tais como: valor contratado superior ao da proposta vencedora no prego, oramentos viciados, pagamento de notas fiscais sem atesto e falta de nomeao de fiscal do contrato. Na mesma auditoria, tambm foi verificada a ocorrncia de contratao de servios sem licitao, quando a mesma deveria ter acontecido, o que contraria a obrigao de licitar imposta pela CF alm de no proporcionar , a devida competio entre provveis licitantes que se habilitariam na disputa, caso esta ocorresse. importante ressaltar que uma competio ampla entre licitantes proporcio12

na, em regra, a obteno de preos mais vantajosos para a Administrao, favorecendo o alcance do interesse pblico, o que deve ser sempre o objetivo central a ser buscado pelo gestor pblico. A falta de licitao e a consequente contratao direta que, no caso em tela, ocorreu a preo superior ao de mercado, trouxe prejuzos Administrao. Quanto a esse aspecto, cabe mencionar os ensinamentos de Celso Antnio Bandeira de Mello que cita a competitividade como um dos princpios norteadores das licitaes pblicas. Tal autor afirma ser a competitividade um princpio essencial e inerente ao procedimento licitatrio. Em regra, o procedimento em que haja efetiva competio entre os participantes ser capaz de assegurar a obteno da proposta mais vantajosa para a Administrao.

Licitaes

licitaes e contratos?
(...)

3. Quais so as disposies constitucionais relevantes a respeito de


Art. 22. Compete privativamente Unio legislar sobre:

XXVII - normas gerais de licitao e contratao, em todas as modalidades, para as administraes pblicas diretas, autrquicas e fundacionais da Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios, obedecido o disposto no art. 37, XXI, e para as empresas pblicas e sociedades de economia mista, nos termos do art. 173, 1, III; Art. 37. A administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia e, tambm, ao seguinte: (...) XXI - ressalvados os casos especificados na legislao, as obras, servios, compras e alienaes sero contratados mediante processo de licitao pblica que assegure igualdade de condies a todos os concorrentes, com clusulas que estabeleam obrigaes de pagamento, mantidas as condies efetivas da proposta, nos termos da lei, o qual somente permitir as exigncias de qualificao tcnica e econmica indispensveis garantia do cumprimento das obrigaes. Art. 173. Ressalvados os casos previstos nesta Constituio, a explorao direta de atividade econmica pelo Estado s ser permitida quando necessria aos imperativos da segurana nacional ou a relevante interesse coletivo, conforme definidos em lei. 1 A lei estabelecer o estatuto jurdico da empresa pblica, da sociedade de economia mista e de suas subsidirias que explorem atividade econmica de produo ou comercializao de bens ou de prestao de servios, dispondo sobre: (...) III - licitao e contratao de obras, servios, compras e alienaes, observados os princpios da administrao pblica; Art. 175. Incumbe ao Poder Pblico, na forma da lei, diretamente ou sob regime de concesso ou permisso, sempre atravs de licitao, a prestao de servios pblicos.

13

Perguntas e respostas

4. Atualmente, quais leis regulamentam o art. 37, XXI, da CF?


A Unio detm competncia para editar normas gerais a respeito de licitaes e contratos (art. 22, XXVII, CF). Nesse sentido, foram editadas as Leis n 8.666/1993 (que a Lei Geral de Licitaes e Contratos vlida para toda a Administrao Pblica) e a Lei n 10.520/2002 (que criou o prego, modalidade aplicvel Administrao Direta e Indireta de todos os entes federativos, e de quaisquer dos Poderes). Portanto, podemos afirmar que hoje h duas leis de normas gerais regulamentando o artigo 37 da CF: a Lei n 8.666/1993 e a Lei n 10.520/2002, a segunda acrescentando normas regulamentao inicial. Ressalta-se que a Lei n 8.666/93 foi alterada pela Lei n 12.349/2010. As alteraes realizadas aplicam-se, da mesma forma, Lei n 10.520/2002. H a previso na Lei n 9.472/1997 Lei Geral de Telecomunicaes, que criou a ANATEL, da modalidade de licitao denominada consulta. Para as demais agncias reguladoras, a possibilidade de uso desta modalidade est prevista no art. 37 da Lei 9.986/2000. A consulta destina-se aquisio de bens e servios no comuns, excetuados obras e servios de engenharia civil. H, nesta modalidade, critrios especficos de julgamento, como a existncia de um jri e a ponderao de variveis como custo e benefcio. J a Petrleo Brasileiro S/A PETROBRAS segue um procedimento licitatrio simplificado constante de regulamento aprovado pelo Decreto n 2.745, de 24 de agosto de 1998. A previso para este procedimento simplificado est no art. 67 da Lei n 9.478, de 6 de agosto de 1997. O Sistema S compreende vrias entidades de natureza privada que desempenham funes de natureza pblica, no interesse de categorias profissionais, como o SESC, o SESI e o SENAI, dentre outras. As entidades do denominado Sistema S no esto obrigadas a seguir as disposies da Lei n 8.666/93, devendo observar, no entanto, em seus regulamentos prprios, os princpios da Administrao Pblica. As normas gerais sobre licitaes sero observadas pelas entidades do Sistema S quando houver ausncia de regra especfica no regulamento prprio da entidade, ou quando este mesmo regulamento contrariar os princpios gerais da Administrao Pblica ou os princpios especficos relativos a licitaes.

14

Licitaes

5. Quais so os princpios aplicveis s licitaes?


A CF define, no art. 37, os princpios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia como aplicveis a toda a administrao pblica direta e indireta de quaisquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios. J a Lei n 8.666/1993, no seu art. 3, estabelece que a licitao destina-se a garantir o princpio constitucional da isonomia e enumera os princpios bsicos que regem o procedimento administrativo de licitao. So eles: legalidade, impessoalidade, moralidade, igualdade, publicidade, probidade administrativa, vinculao ao instrumento convocatrio e julgamento objetivo. Tambm a Lei n 9.784/1999, no seu art. 2, afirma que a Administrao Pblica obedecer, dentre outros, aos seguintes princpios: legalidade, finalidade, motivao, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditrio, segurana jurdica, interesse pblico e eficincia. Entre os doutrinadores, no h uniformidade na indicao dos princpios da licitao. So normalmente citados: a livre concorrncia, a igualdade entre os concorrentes, a igualdade de todos frente Administrao, o estrito cumprimento do edital, e a possibilidade de o disputante fiscalizar o atendimento dos princpios da igualdade, publicidade e da rigorosa observncia das condies do edital, citado por Celso Antnio Bandeira de Mello. Hely Lopes Meirelles cita ainda outros: procedimento formal, publicidade, igualdade entre os licitantes, sigilo das propostas, vinculao aos termos do instrumento convocatrio, julgamento objetivo e adjudicao compulsria. Todos os princpios enumerados so aplicveis licitao.

Qual a diferena entre modalidades de licitao e tipos de licitao?


As denominadas modalidades de licitao representam o conjunto de regras que devem ser observadas na realizao de um determinado procedimento licitatrio. J os tipos de licitao so os critrios utilizados para o julgamento da licitao.

6.

15

Perguntas e respostas

Quais so as modalidades de licitao previstas na legislao brasileira?


So modalidades de licitao previstas legalmente: convite, tomada de preos, concorrncia, concurso e leilo, todas previstas na Lei n 8.666/1993. Tambm h o prego, que previsto na Lei n 10.520/2002. Alm destas, como j visto na pergunta 4, existe a modalidade consulta, somente aplicvel s agncias reguladoras.

7.

8. Como escolher a modalidade de licitao adequada?


Dois critrios so utilizados na definio da modalidade de licitao, um quantitativo e outro qualitativo. De acordo com o critrio qualitativo, a modalidade de licitao dever ser definida em funo das caractersticas do objeto licitado, independentemente do valor estimado para a contratao. J pelo critrio quantitativo, a modalidade ser definida em funo do valor estimado para a contratao, se no houver dispositivo obrigando a utilizao do critrio qualitativo. Um exemplo de uso do critrio qualitativo so as licitaes que visem promover concesses de direito real de uso, nas quais obrigatrio o uso da modalidade concorrncia. J um exemplo do uso do critrio quantitativo a utilizao da modalidade convite para obras e servios de engenharia de at R$ 150 mil. De acordo com o art. 23 da Lei n 8.666/1993, assim so definidos os valores limites para cada modalidade de licitao: para obras e servios de engenharia: a) convite - at R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais); b) tomada de preos - at R$ 1.500.000,00 (um milho e quinhentos mil reais); c) concorrncia - acima de R$ 1.500.000,00 (um milho e quinhentos mil reais); para compras e servios no referidos acima: a) convite - at R$ 80.000,00 (oitenta mil reais);
16

Licitaes

b) tomada de preos - at R$ 650.000,00 (seiscentos e cinquenta mil reais); c) concorrncia - acima de R$ 650.000,00 (seiscentos e cinquenta mil reais). Nos casos em que couber convite, a Administrao poder utilizar a tomada de preos e, em qualquer caso, a concorrncia.

9. Quais so os tipos de licitao previstos na legislao brasileira?


So tipos de licitao definidos nos incisos do 1 do art. 45 da Lei n 8.666/1993: menor preo, melhor tcnica, tcnica e preo e maior lance ou oferta. O tipo menor preo deve ser a regra geral nas licitaes para contratao de obras, servios, compras, locaes e fornecimento. Os tipos de licitao melhor tcnica ou tcnica e preo sero utilizados exclusivamente para servios de natureza predominantemente intelectual, de acordo com o art. 46, da Lei n 8.666/1993. A modalidade prego somente admite o tipo menor preo, de acordo com o art. 4, X, da Lei n 10.520/2002. Os tipos melhor tcnica e tcnica e preo definem o vencedor em funo de uma ponderao a ser feita entre os critrios tcnicos e os valores das propostas. O tipo maior lance ou oferta define como vencedor o licitante que apresentar a proposta ou lance com o maior preo, dentre os licitantes qualificados. o tipo de licitao utilizado nos casos de alienao de bens ou concesso de direito real de uso.

Podem ser utilizados outros tipos de licitao diversos dos anteriormente enumerados?
No. A Lei n 8.666/1993 definiu taxativamente os tipos de licitao, proibindo, por fora do seu art. 45, 5, a criao ou utilizao de outros tipos. A Lei n 8.987/1995, que trata das concesses e permisses de servios pblicos, estabelece critrios de julgamento, e no tipos de licitao, que so diferentes dos estabelecidos na Lei n 8.666/1993.

10.

17

Perguntas e respostas

11. O que fracionamento de despesa?


Fracionar a despesa consiste em dividir as contrataes sem obedecer modalidade cabvel para o objeto como um todo, ou contratar diretamente, sem licitao, nos casos em que o procedimento obrigatrio. A Lei n 8.666/1993, nos 2 e 5, do art. 23, e nos incisos I e II, do art. 24, veda tal procedimento. A estimativa do valor que se pretende contratar, para efeito de enquadramento na modalidade licitatria adequada, sempre dever ser feita observando-se a integralidade do objeto a ser contratado. Um dos fatores que pode levar o gestor pblico a fracionar a despesa a falta de planejamento adequado sobre quantitativos fsicos e valores financeiros envolvidos na execuo de determinada obra, contratao de determinado servio ou compra de determinado produto. E planejamento inadequado ou deficiente no serve como justificativa para a ocorrncia do fracionamento de despesa. Cumpre destacar que o uso do prego, por envolver um critrio qualitativo (aquisio de bens e servios comuns) e no quantitativo (valor do objeto a ser contratado), tem a vantagem de afastar a preocupao quanto ao fracionamento de despesa em virtude de uma possvel escolha indevida da modalidade licitatria.

Situao real
1) Em consulta realizada no Siafi, a CGU verificou que durante o exerccio X foram emitidos, por determinado rgo federal, empenhos no montante de R$ 160 mil a determinada empresa, na modalidade convite, contrariando a alnea a, inc. I, art. 23 da Lei n 8.666/1993. Ressalta-se que no exerccio X+1 foram feitos pagamentos no valor total de R$ 190 mil mesma empresa. Foi verificado tambm que foram feitos pagamentos, ao longo do exerccio X no montante de R$ 1 milho a outra empresa, sendo constatado que os pagamentos se referiam a dois processos na modalidade tomada de preos, contrariando a alnea b, inc. II, art. 23 da Lei n 8.666/1993: para um processo foram feitos pagamentos no valor total de R$ 200 mil e para o outro processo no valor total de R$ 800 mil. Em que pesem as consideraes que foram feitas pelo rgo, ressalta-se que, na hora de definir a modalidade licitatria, necessrio que se faa a estimativa da contratao considerando todo o perodo de vigncia do contrato a ser firmado, incluindo-se as possveis e as provveis prorrogaes.

18

Licitaes

2) A CGU apontou em Relatrio de Auditoria da Gesto de entidade federal irregularidades referentes aquisio de bens e servios por meio de processos de dispensa de

licitao, em detrimento do desenvolvimento de procedimentos licitatrios e sistemtica de aquisies indevidas por dispensa de licitao com fracionamento de despesas.

namento da despesa?

12. O parcelamento do objeto da licitao o mesmo que fracioNo. Enquanto o fracionamento da despesa uma ilegalidade, o parcelamento do objeto a ser licitado, quando houver viabilidade tcnica e/ou econmica, determinado pela lei. De acordo com a Lei n 8.666/1993, obrigatrio que seja feito parcelamento quando o objeto da contratao tiver natureza divisvel, desde que no haja prejuzo para o conjunto a ser licitado. Cada etapa a ser licitada dever corresponder a uma licitao distinta, respeitada a modalidade aplicvel integralidade do objeto. O parcelamento possibilita a participao de empresas de menor porte nas licitaes, amplia a competitividade e contribui para a obteno de menor preo para a Administrao Pblica.

Situao real
Neste sentido a orientao da CGU diante de contratao de empresa para prestao de servio de manuteno preventiva e corretiva de sistemas de abastecimento. A execuo do contrato deveria ser feita numa rea territorial extensa, com abrangncia superior a 320.000 km. A empresa contratada deveria manter pelo menos um tcnico capacitado para atendimento em cada Plo Base, conforme definido em contrato. A dimenso da rea geogrfica e a necessidade de cada plo ser amparado por pelo menos um tcnico da contratada eram fatores que por si s justificavam o parcelamento do objeto da licitao que, no caso, era uma medida necessria e obrigatria, como estabelecido pela Lei de Licitaes. O que ocorreu na situao concreta relatada foi o descumprimento da Lei n 8.666/1993, pois era evidente que razes de ordem tcnica (extenso do objeto) e econmica (ampliao da competitividade na fase de licitao, com reduo do preo, alm de uso produtivo e racional dos recursos empregados durante a execuo do contrato) indicavam que o melhor para a Administrao Pblica era o parcelamento. Na prtica,
19

Perguntas e respostas

ocorreram problemas na execuo do contrato, com descumprimento da obrigao da manuteno de pelo menos um tcnico por plo. Como o objeto foi demasiadamente extenso, a fiscalizao da execuo do contrato ficou prejudicada, o que deu margem s irregularidades verificadas. O parcelamento do objeto poderia trazer benefcios tanto de ordem tcnica quanto de ordem

econmica, com consequente reduo dos preos contratados, alm da melhor execuo do objeto. Nesse sentido, o parcelamento no se confunde com fracionamento e benfico para o atingimento dos fins almejados pela Administrao, quando conveniente e amparado por razes de ordem tcnica e/ou econmica.

de obras e servios?

13. Quais so as condies a serem obedecidas para a contratao


O art. 7, 2, da Lei n 8.666/1993, enumera condies a serem obedecidas para a contratao de obras e servios:

a) existir projeto bsico aprovado pela autoridade competente e disponvel para exame dos interessados em participar do processo licitatrio; b) existir oramento detalhado em planilhas que expressem a composio de todos os seus custos unitrios; c) haver previso de recursos oramentrios que assegurem o pagamento das obrigaes decorrentes de obras ou servios a serem executadas no exerccio financeiro em curso, de acordo com o respectivo cronograma; e d) o produto dela esperado estiver contemplado nas metas estabelecidas no Plano Plurianual de que trata o art. 165 da CF, quando for o caso.

14. O que projeto bsico?


De acordo com o art. 6, inciso IX, da Lei n 8.666/1993, projeto bsico o conjunto de elementos necessrios e suficientes, com nvel de preciso adequado, para caracterizar a obra ou servio, ou complexo de obras ou servios objeto da licitao, elaborado com base nas indicaes dos estudos tcnicos preliminares, que assegurem a viabilidade tcni20

Licitaes

ca e o adequado tratamento do impacto ambiental do empreendimento, e que possibilite a avaliao do custo da obra e a definio dos mtodos e do prazo de execuo. Entende-se que o projeto bsico documento primordial na licitao de obras e servios e que nele devem estar definidos todos os elementos necessrios e suficientes plena identificao da obra ou servio, a fim de possibilitar aos licitantes a formulao de suas propostas em igualdade de condies. A descrio detalhada do objeto a ser contratado, dos servios a serem executados, sua frequncia e periodicidade, caractersticas do pessoal, materiais e equipamentos a serem fornecidos e utilizados, procedimentos a serem seguidos, cuidados, deveres, disciplina, gesto da qualidade, informaes a serem prestadas e controles a serem adotados so exemplos de contedo de um projeto bsico. No caso de prego, presencial ou eletrnico, a exemplo de projeto bsico, o setor requisitante deve elaborar termo de referncia, com indicao precisa, suficiente e clara do objeto, sendo vedadas especificaes que, por excessivas, irrelevantes ou desnecessrias, limitem ou frustrem a competio ou sua realizao.

Situao real
Em relao ao tema projeto bsico/termo de referncia inadequado, em auditoria efetuada pela CGU em entidade pblica federal, foi analisada a contratao de servios de limpeza para uma rea interna com determinada metragem quadrada. Tal metragem fora considerada em duplicidade nos clculos, o que ocasionou um acrscimo desnecessrio ao valor do contrato, emergencial, de R$ 80 mil. Tambm foram analisadas as especificaes do objeto dessa dispensa concomitante com o termo de referncia do prego eletrnico, aberto poca para a regular contratao dos servios de limpeza. Na comparao dos documentos, foi constatada uma divergncia no total da metragem fornecida para a rea interna a ser atendida pelo servio, a qual influenciou no clculo da proposta apresentada para a contratao emergencial. O chefe do setor responsvel elaborou termo de referncia com falhas na especificao da rea interna e permitiu a realizao de servios no previstos no contrato. O correto planejamento das aquisies, com a elaborao adequada dos projetos bsicos/termos de referncia, minimiza as chances de ocorrncias de irregularidades como a que foi verificada no caso em tela. Houve, devido a um termo de referncia mal elaborado, prejuzo Administrao Pblica, que poderia ter sido evitado, caso houvesse mais cuidado e zelo na sua elaborao.

21

Perguntas e respostas

15. O projeto bsico substitui o projeto executivo?


No. O projeto executivo, de acordo com o disposto no art. 6, inciso X, da Lei n 8.666/1993, o conjunto dos elementos necessrios e suficientes execuo completa da obra, de acordo com as normas pertinentes da Associao Brasileira de Normas Tcnicas ABNT. Enquanto o projeto bsico necessrio para a caracterizao do objeto a ser contratado, o projeto executivo necessrio para a execuo do objeto. No h a necessidade da elaborao do projeto executivo, ao contrrio do que ocorre em relao ao projeto bsico, antes da realizao da licitao, uma vez que este poder ser desenvolvido concomitantemente com a execuo das obras e servios, desde que autorizado pela Administrao. Neste caso, a licitao dever prever a elaborao do competente projeto executivo por parte da contratada ou por preo previamente fixado pela Administrao.

tende contratar?

16. Por que se deve realizar oramento prvio daquilo que se preNa Administrao Pblica as contrataes somente podero ser efetivadas aps estimativa prvia do seu valor, que deve obrigatoriamente ser juntada ao processo de contratao e, quando for o caso, ao edital ou convite. A Lei 8.666/1993 traz uma srie de disposies ao longo do seu texto que tratam da exigncia do oramento, dentre elas a prevista no art. 40, 2, II, que determina como anexo do edital o oramento estimado em planilhas de quantitativos e preos unitrios. A adequada formulao de um oramento do que se pretende contratar primordial para caracterizar a real demanda da Administrao. Ademais, um oramento bem feito permite um correto enquadramento da modalidade de licitao, minimizando as possibilidades de nulidade ou fracasso da licitao. E o mais importante de tudo: um oramento detalhado, consistente e fidedigno fundamental para que a Administrao realize obras, adquira produtos ou contrate servios a preos de mercado e, portanto, de forma econmica, eficiente e vantajosa.

22

Licitaes

17. Qual a definio de compras segundo a legislao brasileira?


De acordo com o art. 6, inciso III, da Lei 8.666/93, compra toda aquisio remunerada de bens para fornecimento de uma s vez ou parceladamente. Alguns princpios so recomendados para a execuo de uma licitao para compras. Neste sentido, sempre que possvel, as compras devero atender ao princpio da correta padronizao, ser processadas atravs de sistema de registro de preos, ser subdivididas em parcelas visando a economicidade, balizar-se pelos preos praticados no mbito dos rgos e entidades e submeter-se s condies de aquisio e pagamento semelhantes s do setor privado. Devero ser observadas nas compras a especificao completa do bem sem a indicao de marca, a definio das unidades e das quantidades a serem adquiridas, assim como tambm a definio de guarda e armazenamento que no permitam a deteriorao do material a ser adquirido.

18. O que Sistema de Registro de Preos - SRP?


Regulamentado pelo Decreto n 3.931, de 19 de setembro de 2001, o SRP est previsto no art. 15 da Lei n 8.666/1993. Quando realizadas no mbito da Administrao Federal direta, autrquica e fundacional, fundos especiais, empresas pblicas, sociedades de economia mista e demais entidades controladas, direta ou indiretamente, pela Unio, as contrataes pelo SRP sujeitam-se s disposies de tal Decreto. De acordo com o Decreto, SRP um conjunto de procedimentos para registro formal de preos relativos prestao de servios e aquisio de bens, para contrataes futuras. O Sistema de Registro de Preos (SRP) permite reduo de custos operacionais e otimizao dos processos de contratao de bens e servios pela Administrao. Ser sempre precedido de ampla pesquisa de mercado. Serve para compras e contratao de servios preferencialmente quando: houver necessidade de contrataes frequentes; for mais conveniente a aquisio de bens com previso de entregas parceladas ou contratao de servios necessrios Administrao para o desempenho de suas atribuies;

23

Perguntas e respostas

no for possvel definir previamente o quantitativo a ser demandado pela Administrao; e for conveniente contratar o objeto para atender a mais de um rgo ou entidade, ou a programas de governo.

19. Quais as modalidades adequadas para a realizao do SRP?


O SRP ser realizado na modalidade de concorrncia ou de prego, do tipo menor preo, precedido de ampla pesquisa de mercado. Excepcionalmente, poder ser adotado o tipo tcnica e preo, na modalidade concorrncia, a critrio do rgo gerenciador e mediante despacho fundamentado da autoridade mxima do rgo/entidade.

20. Quais as principais funes do edital de licitao?


O edital o instrumento por meio do qual a Administrao torna pblica a realizao de uma licitao. o meio utilizado para todas as modalidades de licitao, exceto a modalidade convite, que utiliza a denominao de carta-convite. Nele, a Administrao fixa os requisitos para a participao, define o objeto e as condies bsicas do contrato e convida a todos os interessados para que apresentem suas propostas. A principal funo do edital, ento, estabelecer as regras definidas para a realizao do procedimento, as quais so de observncia obrigatria, tanto pela Administrao, quanto pelos licitantes. Aps a publicao do edital, qualquer falha ou irregularidade constatada, se insanvel, levar anulao do procedimento. Costuma-se dizer que o edital a lei interna da licitao. Segundo Maria Sylvia Zanella di Pietro, prefervel dizer que a lei da licitao e do contrato, pois o que nele estiver contido deve ser rigorosamente cumprido, sob pena de nulidade, dado o princpio da vinculao ao instrumento convocatrio, previsto no art. 3, da Lei n 8.666/1993. O contedo do edital est definido no art. 40, da Lei n 8.666/1993. O edital deve ser claro, preciso e fcil de ser consultado. importante salientar que os anexos do edital fazem parte dele e so os seguintes:

24

Licitaes

projeto bsico e/ou executivo, com todas as suas partes, desenhos, especificaes e outros complementos; oramento estimado em planilhas de quantitativos e preos unitrios; a minuta do contrato a ser firmado entre a Administrao e o licitante vencedor; e as especificaes complementares e as normas de execuo pertinentes licitao.

blica para publicao do aviso contendo os resumos dos editais das diversas modalidades de licitao?
Para as modalidades concurso e concorrncia para empreitada integral ou do tipo melhor tcnica ou tcnica e preo, o Regulamento do concurso ou o Aviso contendo o resumo do edital dever obedecer ao prazo mnimo de 45 dias corridos, at o recebimento das propostas ou realizao do evento. Para as modalidades tomada de preos, do tipo melhor tcnica ou tcnica e preo, e concorrncia, quando no for empreitada integral ou do tipo melhor tcnica ou tcnica e preo, o prazo mnimo ser de 30 dias corridos, para publicao do Aviso contendo o resumo do edital. Para a modalidade leilo e tomada de preos, quando no for tcnica ou tcnica e preo, o prazo mnimo ser de 15 dias corridos. J para as modalidades prego e convite, os prazos mnimos sero, respectivamente de 8 e 5 dias teis.

21. Quais so os prazos a serem seguidos pela Administrao P-

interessados?

22. Existem vedaes participao na licitao de determinados


Sim. Tais vedaes constam do art. 9 da Lei n 8.666/1993. No poder participar da licitao, direta ou indiretamente, ou da execuo da obra ou servio e do fornecimento de bens a eles necessrios:
25

Perguntas e respostas

o autor do projeto, bsico ou executivo, pessoa fsica ou jurdica; empresa, isoladamente ou em consrcio, responsvel pela elaborao do projeto bsico ou executivo ou da qual o autor do projeto seja dirigente, gerente, acionista ou detentor de mais de 5% (cinco por cento) do capital com direito a voto ou controlador, responsvel tcnico ou subcontratado; e servidor ou dirigente de rgo ou entidade contratante ou responsvel pela licitao. permitida a participao do autor do projeto ou da empresa na licitao de obra ou servio, ou na execuo, como consultor ou tcnico, nas funes de fiscalizao, superviso ou gerenciamento, exclusivamente a servio da Administrao interessada.

es?

23.

H restries para a participao de cooperativas nas licita-

De acordo com a clusula primeira do Termo de Conciliao Judicial, de 05 de junho de 2003, firmado entre o Ministrio Pblico do Trabalho e a Unio, a ltima abster-se- de contratar trabalhadores, por meio de cooperativas de mo-de-obra, para a prestao de servios ligados s suas atividades-fim ou meio, quando o labor, por sua prpria natureza, demandar execuo em estado de subordinao, quer em relao ao tomador, ou em relao ao fornecedor dos servios.

24. H previso na legislao vigente de tratamento diferenciado,

quanto ao momento da comprovao de regularidade fiscal, para microempresa/empresa de pequeno porte nas licitaes pblicas?

A Lei Complementar (LC) n 123/2006, que trata do Estatuto Nacional da Microempresa (ME) e da Empresa de Pequeno Porte (EPP), estabeleceu um tratamento diferenciado para tais empresas, inclusive quando forem participantes de procedimentos licitatrios. De acordo com o art. 42 da citada lei, a comprovao de regularidade fiscal das ME e EPP somente ser exigida para efeito de assinatura do contrato. Mesmo que a documentao
26

Licitaes

apresente alguma restrio, essas empresas, por ocasio da participao no certame, devero apresentar toda a documentao comprobatria de regularidade fiscal. importante notar que isso no significa que elas no devam apresentar a documentao fiscal durante o procedimento competitivo. Na prtica, caso venha a vencer a licitao e haja restrio na comprovao de sua regularidade fiscal, a ME ou EPP ter 2 dias teis, a partir do momento em que tenha sido declarada vencedora, prorrogveis por igual perodo, a critrio da Administrao, para a regularizao da documentao, pagamento ou parcelamento do dbito, e emisso de eventuais certides negativas ou positivas com efeito de certido negativa, de acordo com o 1, do art. 43 da Lei Complementar n 123/2006.

Caso a ME ou EPP no providencie a regularizao da documentao, qual o procedimento a ser tomado pela Administrao?
A falta de regularizao da documentao da empresa vencedora no prazo previsto implicar a decadncia do direito contratao, sem prejuzo das sanes legalmente previstas, sendo facultado Administrao convocar os licitantes remanescentes, na ordem de classificao, para a assinatura do contrato, ou, ainda, revogar a licitao, de acordo com o disposto no 2, do art. 43 da LC n 123/2006.

25.

O que considerado empate numa licitao para a LC n 123/2006?


O art. 44 desta Lei Complementar assegura, nas licitaes, como critrio de desempate, a preferncia de contratao para as ME e EPP A definio de empate, para tais fins, . corresponde s situaes em que as propostas apresentadas pelas ME e EPP sejam iguais ou at 10% superiores proposta mais bem classificada, ou, em se tratando da modalidade de prego, at 5% superior ao melhor preo. A ttulo de exemplo, isso significa que, numa tomada de preos, se a proposta da empresa vencedora for de R$ 100.000 e a de uma microempresa que tenha participado do certame for de R$ 110.000, as duas propostas devero ser consideradas empatadas. Contudo, ocorrendo o empate acima exemplificado, determina o art. 45 da lei que o objeto da contratao no ser adjudicado imediatamente ME ou EPP A ME ou EPP . mais bem classificada, dentre as que se enquadrem nas condies descritas no art. 45
27

26.

Perguntas e respostas

(propostas at 10% ou at 5%, no prego superiores mais bem classificada) poder apresentar proposta de preo inferior ao da oferta considerada vencedora do certame. Somente neste caso ou seja, se ela ofertar um preo menor - que ser adjudicado em seu favor o objeto licitado. No ocorrendo a contratao da ME ou EPP que tinha o direito de fazer a oferta em primeiro lugar, sero convocadas as remanescentes que se enquadrem na situao de empate com a vencedora, na ordem classificatria, para o exerccio do mesmo direito. Se houver equivalncia dos valores apresentados pelas ME e EPP a determinao da LC que se rea, lize sorteio para que se identifique a que primeiro poder apresentar melhor oferta. No havendo contratao de ME ou EPP conforme descrito, o objeto licitado ser adjudicado em favor da proposta que originalmente seria a vencedora do certame. Observese, ainda, que essas regras somente se aplicaro quando a melhor oferta inicial j no tiver sido apresentada por ME ou EPP .

O que significa o tratamento diferenciado e simplificado concedido s ME e EPP a fim de promover o desenvolvimento econmico e social no mbito municipal e regional, previsto no art. 47 da LC 123/2006?
Significa que a Administrao poder realizar processo licitatrio: destinado exclusivamente participao de ME e EPP quando a contratao for de , valor at R$ 80.000,00; em que se exija dos licitantes a subcontratao de ME ou EPP desde que o per, centual mximo do objeto a ser subcontratado no exceda a 30% do total licitado; e em que se estabelea cota de at 25% do objeto para a contratao de ME e EPP , em certames para a aquisio de bens e servios de natureza divisvel. Contudo, o valor a ser licitado nessas condies no poder exceder 25% do total licitado em cada ano civil. Alm disso, os processos licitatrios no podero conceder os privilgios acima descritos quando: no houver previso expressa no instrumento convocatrio;
28

27.

Licitaes

no houver um mnimo de 3 fornecedores competitivos enquadrados como ME ou EPP sediados local ou regionalmente e capazes de cumprir as exigncias do instrumento convocatrio; o tratamento diferenciado e simplificado no for vantajoso para a Administrao ou representar prejuzo ao objeto a ser contratado; e a licitao for dispensvel ou inexigvel, nos termos dos arts. 24 e 25 da Lei n 8.666/1993. Cabe destacar que a condio estabelecida na LC que tal tratamento esteja previsto e regulamentado na legislao do respectivo ente federativo.

28.

Quais so os requisitos quanto habilitao, passveis de serem exigidos dos licitantes interessados em participar de um procedimento licitatrio?

Segundo a Lei n 8.666/1993, somente poder ser exigida dos interessados documentao relativa a: habilitao jurdica; regularidade fiscal; qualificao tcnica; qualificao econmico-financeira; e cumprimento do disposto no inciso XXXIII do art. 7 da CF (proibio de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condio de aprendiz, a partir de quatorze anos).

O que habilitao jurdica e quais so os documentos que a constituem?


A habilitao jurdica representa a aptido efetiva para exercer direitos e contrair obrigaes. De acordo com o art. 28, da Lei n 8.666/1993, os documentos so os seguintes:
29

29.

Perguntas e respostas

cdula de identidade; registro comercial, no caso de empresa individual; ato constitutivo, estatuto ou contrato social em vigor, devidamente registrado, em se tratando de sociedades comerciais, e, no caso de sociedades por aes, acompanhado de documentos de eleio de seus administradores; inscrio do ato constitutivo, no caso de sociedades civis, acompanhada de prova de diretoria em exerccio; e decreto de autorizao, em se tratando de empresa ou sociedade estrangeira em funcionamento no Pas, e ato de registro ou autorizao para funcionamento expedido pelo rgo competente, quando a atividade assim o exigir.

30.

O que representa a regularidade fiscal e quais so as exigncias que a compem?

A regularidade fiscal representa o cumprimento das exigncias relacionadas a aspectos fiscais. Segundo o art. 29, da Lei n 8.666/1993, consiste, conforme o caso, de: prova de inscrio no Cadastro de Pessoas Fsicas (CPF) ou no Cadastro Geral de Contribuintes (CGC); prova de inscrio no cadastro de contribuintes estadual ou municipal, se houver,

Situao real
Em auditoria realizada em rgo federal, a CGU constatou que o rgo realizou contratao por meio de dispensa de licitao para aquisio de combustveis, aquisio de material de expediente e servio de manuteno de equipamento de informtica e rede sem verificar a regularidade das empresas contratadas junto ao INSS e ao FGTS, com risco de contratar empresa irregular. Concluiu-se que
30

houve risco de desrespeito ao pargrafo 3 do art. 195 da Constituio, que probe qualquer empresa em dbito com a seguridade social contratar com o Poder Pblico. Sem apresentar nenhuma comprovao equipe de auditoria, o gestor argumentou que as empresas estavam regulares ao contratarem com a Administrao, apesar de no constarem dos processos provas dessas regularidades.

Licitaes

relativo ao domiclio ou sede do licitante, pertinente ao seu ramo de atividade e compatvel com o objeto contratual; prova de regularidade para com a Fazenda Federal, Estadual e Municipal do domiclio ou sede do licitante, ou outra equivalente, na forma da lei; e prova de regularidade relativa Seguridade Social e ao Fundo de Garantia por Tempo de Servio (FGTS), demonstrando situao regular no cumprimento dos encargos sociais institudos por lei.

cias legais a ela relacionadas?

31. O que compreende a qualificao tcnica e quais so as exignA qualificao tcnica compreende a verificao do atendimento de exigncias relativas capacidade tcnica de cumprimento do objeto licitado. O art. 30 da Lei n 8.666/1993 limita tais exigncias aos seguintes itens: registro ou inscrio na entidade profissional competente; comprovao de aptido para desempenho de atividade pertinente e compatvel em caractersticas, quantidades e prazos com o objeto da licitao, e indicao das instalaes e do aparelhamento e do pessoal tcnico adequados e disponveis para a realizao do objeto da licitao, bem como da qualificao de cada um dos membros da equipe tcnica que se responsabilizar pelos trabalhos; comprovao, fornecida pelo rgo licitante, de que recebeu os documentos, e, quando exigido, de que tomou conhecimento de todas as informaes e das condies locais para o cumprimento das obrigaes objeto da licitao; prova de atendimento de requisitos previstos em lei especial, quando for o caso. No adequada a exigncia de itens relacionados qualificao tcnica que podero caracterizar restrio competitividade no processo licitatrio. So exemplos destas exigncias: comprovao de aptido para execuo dos servios em um nico contrato, sem que haja interdependncia dos mesmos; fixao de quantidades mnimas e prazos mximos para a capacitao tcnico-profissional;
31

Perguntas e respostas

exigncia de itens irrelevantes e sem valor significativo em relao ao objeto em licitao para efeito de capacitao tcnico-profissional ou tcnico-operacional; e exigncia de itens que, no decorrer do contrato, acabam no sendo executados. Ressalta-se que a capacitao tcnico-profissional trata de comprovao fornecida pelo licitante de que possui, na data prevista para entrega da proposta, profissional de nvel superior, ou outro devidamente reconhecido pela entidade competente, detentor de atestado de responsabilidade tcnica por execuo de obra ou servios de caractersticas semelhantes s do objeto licitado. Em linhas gerais, refere-se qualificao dos profissionais que integram os quadros da sociedade empresarial que executaro o objeto licitado. J a capacitao tcnico-operacional envolve comprovao de que a empresa licitante, como unidade econmica agrupadora de bens e pessoas, j executou, de modo satisfatrio, atividade pertinente e compatvel em caractersticas, quantidades e prazos com o objeto da licitao.

Situao real
Exemplo de exorbitncia da Administrao quanto exigncia de itens sobre a qualificao tcnica de particular participante de licitao pde ser observada pela CGU em verificao efetuada em processo licitatrio de rgo federal, referente a servios de manuteno de veculos. Detectou-se a existncia no edital de clusulas restritivas para contratao, relativas qualificao tcnica da empresa contratada, tais como atestado de capacidade tcnica em nome da empresa, que comprovasse a prestao de servios h mais de 2 anos; apresentao de contratos de trabalho e certificados prvios dos profissionais a serem contratados e apresentao de atestados prvios de visita tcnica do setor responsvel pela licitao do rgo.

32. O que compreende a qualificao econmico-financeira e quais


as exigncias legais a ela relacionadas?
A qualificao econmico-financeira compreende o atendimento de exigncias relativas capacidade econmico-financeira de cumprimento do objeto que est sendo licitado. O art. 31 da Lei n 8.666/1993 limita a documentao relativa qualificao econmico-financeira a:
32

Licitaes

balano patrimonial e demonstraes contbeis do ltimo exerccio social, j exigveis e apresentados na forma da lei, que comprovem a boa situao financeira da empresa, vedada a sua substituio por balancetes ou balanos provisrios, podendo ser atualizados por ndices oficiais quando encerrado h mais de 3 (trs) meses da data de apresentao da proposta; certido negativa de falncia ou concordata expedida pelo distribuidor da sede da pessoa jurdica, ou de execuo patrimonial, expedida no domiclio da pessoa fsica; e garantia, nas mesmas modalidades e critrios previstos no caput e 1o do art. 56 da Lei n 8.666/1993 (cauo em dinheiro, cauo em ttulos da dvida pblica, segurogarantia e fiana bancria), limitada a 1% (um por cento) do valor estimado do objeto da contratao.

Situao real
Em verificao efetuada pela CGU em processo licitatrio promovido por entidade federal, ficou constatada a exigncia cumulativa, como condio de qualificao econmico-financeira, de apresentao de garantia de proposta e de capital social mnimo. Tal exigncia est em desacordo com o previsto no art 31, 2, da Lei n 8.666/1993. De fato, a critrio da autoridade competente poder ser exigida prestao de garantia nas contrataes de obras, servios e compras. No entanto, o gestor no poder nesse caso cumul-la com as exigncias previstas no art. 31, 2, que dispe que a Administrao poder estabelecer, no instrumento convocatrio da licitao, a exigncia de capital mnimo ou de patrimnio lquido mnimo, ou ainda as garantias previstas no 1, do art. 56 da Lei de Licitaes, como dado objetivo de comprovao da qualificao econmicofinanceira dos licitantes e para efeito de garantia ao adimplemento do contrato a ser posteriormente celebrado.

Nos termos do 1, do art. 31 da Lei n 8.666/1993, a exigncia de ndices limitar-se- demonstrao da capacidade financeira do licitante com vistas aos compromissos que ter que assumir caso lhe seja adjudicado o contrato, vedada a exigncia de valores mnimos de faturamento anterior, ndices de rentabilidade ou lucratividade. O clculo de tais ndices, desde que previstos no edital e devidamente justificados no processo administrativo da licitao que tenha dado incio ao certame licitatrio, ser feito de
33

Perguntas e respostas

forma objetiva, sendo vedada a exigncia de ndices e valores no usualmente adotados para correta avaliao de situao financeira suficiente ao cumprimento das obrigaes decorrentes da licitao, nos termos do 5 do art. 31 da Lei n 8.666/1993.

utilizado?

33. Em relao aos ndices, existe um padro rgido que deva ser
Uma boa exemplificao de ndices est contida na Instruo Normativa MARE-GM n 5, de 21 de julho de 1995. Tal instruo estabeleceu procedimentos destinados implantao e operacionalizao do Sistema de Cadastramento Unificado de Servios Gerais SICAF de, finindo que o fornecedor teria sua boa situao financeira avaliada com base na obteno de ndices de Liquidez Geral (LG), Solvncia Geral (SG) e Liquidez Corrente (LC), com frmulas de clculo definidas na prpria instruo. A Lei n 8.666/1993 no deu maior detalhamento sobre o assunto, no havendo, portanto, como definir um critrio rgido para avaliao da convenincia e adequao dos ndices exigidos. Por este motivo, as exigncias devem sempre limitar-se a situaes em que forem convenientes e em limites justificveis, sob pena de restringir o carter competitivo do certame. Cumpre enfatizar que tanto a escolha quanto os valores dos ndices devem estar bem fundamentados no processo licitatrio.

trio competitividade, quanto qualificao econmico-financeira?


A ttulo de exemplo, podemos enumerar as seguintes situaes, que devero ser evitadas:

34. Quais situaes devem ser evitadas a fim de no caracterizar res exigncia de demonstrativos contbeis no usuais e que no sejam regulados pela legislao pertinente; exigncia de ndices contbeis e valores no usuais; exigncia de ndices contbeis sem a devida justificativa; e exigncia simultnea de capital mnimo ou patrimnio lquido mnimo e garantia de proposta.

34

Licitaes

35. O que o Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores SICAF?


No mbito federal, o Decreto n 3.722, de 09 de janeiro de 2001, alterado pelo Decreto n 4.485, de 25 de dezembro de 2002, disps sobre o SICAF, sistema de registro cadastral do Poder Executivo Federal mantido pelos rgos e entidades que compem o Sistema de Servios Gerais SISG. No normativo, h a previso de que a habilitao dos fornecedores em processos licitatrios, dispensas, inexigibilidades e nos contratos administrativos pertinentes aquisio de bens e servios e a alienao e locao pode ser comprovada por meio de prvia e regular inscrio cadastral no SICAF. Alm disso, conforme o art. 1, 1, II, do referido Decreto, nos casos em que houver necessidade de assinatura de contrato e o licitante para o qual foi adjudicado o objeto da licitao no estiver inscrito no SICAF, o seu cadastramento dever ser feito pela Administrao, sem nus para o proponente, antes da contratao, com base no reexame da documentao apresentada para habilitao, devidamente atualizada.

36. Como se inicia o procedimento da licitao?


De acordo com o art. 38, da Lei n 8.666/1993, o procedimento da licitao ser iniciado com a abertura de processo administrativo (fase interna), devidamente autuado, protocolado e numerado, contendo a autorizao respectiva, a indicao sucinta de seu objeto e do recurso prprio para a despesa, e ao qual sero juntados oportunamente: edital ou convite e respectivos anexos, quando for o caso; comprovante das publicaes do edital resumido, ou da entrega do convite; ato de designao da comisso de licitao, do leiloeiro administrativo ou oficial, ou do responsvel pelo convite; original das propostas e dos documentos que as instrurem; atas, relatrios e deliberaes da Comisso Julgadora; pareceres tcnicos ou jurdicos emitidos sobre a licitao, dispensa ou inexigibilidade; atos de adjudicao do objeto da licitao e da sua homologao;
35

Perguntas e respostas

recursos eventualmente apresentados pelos licitantes e respectivas manifestaes e decises; despacho de anulao ou de revogao da licitao, quando for o caso, fundamentado circunstanciadamente; termo de contrato ou instrumento equivalente, conforme o caso; outros comprovantes de publicaes; e demais documentos relativos licitao.

exame da documentao (habilitao) e julgamento das propostas?

37. Como se desenvolvem os procedimentos na sesso pblica de

Nas modalidades de licitao convite, tomada de preos e concorrncia a licitao ser processada e julgada com observncia dos seguintes procedimentos: abertura dos envelopes contendo a documentao relativa habilitao dos concorrentes, e sua apreciao; devoluo dos envelopes fechados aos concorrentes inabilitados, contendo as respectivas propostas, desde que no tenha havido recurso ou aps sua denegao; abertura dos envelopes contendo as propostas dos concorrentes habilitados, desde que transcorrido o prazo sem interposio de recurso, ou tenha havido desistncia expressa, ou aps o julgamento dos recursos interpostos; verificao da conformidade de cada proposta com os requisitos do edital e, conforme o caso, com os preos correntes no mercado ou fixados por rgo oficial competente, ou ainda com os constantes do sistema de registro de preos, os quais devero ser devidamente registrados na ata de julgamento, promovendo-se a desclassificao das propostas desconformes ou incompatveis; julgamento e classificao das propostas de acordo com os critrios de avaliao constantes do edital; e deliberao da autoridade competente quanto homologao e adjudicao do objeto da licitao.
36

Licitaes

Na modalidade prego, na forma presencial, os procedimentos so os seguintes: credenciamento dos licitantes, incluindo identificao do representante legal; entrega dos envelopes de propostas e de documentao pelos licitantes, alm da declarao dando cincia de que cumprem plenamente os requisitos de habilitao; abertura do envelope das propostas e a verificao de sua conformidade com os requisitos estabelecidos no instrumento convocatrio; seleo das propostas para a fase de lances verbais; fase de lances verbais; exame da aceitabilidade da oferta do menor lance obtido e negociao com o licitante vencedor da fase de lances; abertura do envelope contendo a documentao de habilitao do licitante vencedor da fase de lances; declarao do vencedor; fase de interposio de recursos; e adjudicao e homologao. Na modalidade prego, na forma eletrnica, os procedimentos e forma de realizao so os seguintes: aps a divulgao do edital no endereo eletrnico e do envio das propostas pelos licitantes at a data e hora marcadas, exclusivamente por meio eletrnico, ocorre a abertura da sesso, por meio de comando do pregoeiro, com a utilizao de sua chave de acesso e senha; verificao das propostas pelo pregoeiro e desclassificao daquelas que no estejam em conformidade com os requisitos estabelecidos no edital; ordenao, pelo sistema, das propostas classificadas pelo pregoeiro, sendo que somente estas participaro da fase de lances; incio fase competitiva, com envio de lances pelos licitantes, exclusivamente por meio do sistema eletrnico. O licitante somente poder oferecer lance inferior ao
37

Perguntas e respostas

ltimo por ele ofertado e registrado pelo sistema e, durante a sesso pblica, os licitantes sero informados, em tempo real, do valor do menor lance registrado, vedada a identificao do licitante; encerramento da etapa de lances por deciso do pregoeiro, ocasio em que o sistema eletrnico encaminha aviso de fechamento iminente dos lances. Aps o comando do pregoeiro, transcorre perodo de tempo de at trinta minutos, aleatoriamente determinado, findo o qual automaticamente encerrada a recepo de lances; fase de negociao, mediante encaminhamento, a critrio do pregoeiro, pelo sistema eletrnico, de contraproposta ao licitante que tenha apresentado lance mais vantajoso, para que seja obtida melhor proposta, observado o critrio de julgamento, no se admitindo negociar condies diferentes daquelas previstas no edital; exame da proposta classificada em primeiro lugar quanto compatibilidade do preo em relao ao estimado para contratao; verificao da habilitao do licitante conforme disposies do edital. H a possibilidade de envio de documentos e anexos via fax, com a posterior remessa dos originais; declarao do vencedor; fase de interposio de recursos, exclusivamente por meio do sistema eletrnico; adjudicao; e homologao.

38. Quais so os critrios para desclassificao de propostas?


Conforme o art. 48, da Lei n 8.666/1993, sero desclassificadas: a) as propostas que no atendam s exigncias do ato convocatrio da licitao; e b) propostas com valor global superior ao limite estabelecido ou com preos manifestamente inexequveis, assim considerados aqueles que no venham a ter demonstrada sua viabilidade atravs de documentao que comprove que os custos dos insumos so coerentes com os de mercado e que os coeficientes de produtividade so compatveis
38

Licitaes

com a execuo do objeto do contrato, condies estas necessariamente especificadas no ato convocatrio da licitao. Consideram-se manifestamente inexequveis, no caso de licitaes de menor preo para obras e servios de engenharia, as propostas cujos valores sejam inferiores a 70% (setenta por cento) do menor dos seguintes valores: a) mdia aritmtica dos valores das propostas superiores a 50% (cinquenta por cento) do valor orado pela administrao, ou b) valor orado pela administrao. Dos licitantes classificados cujo valor global da proposta for inferior a 80% (oitenta por cento) do menor valor a que se referem as duas opes acima, ser exigida, para a assinatura do contrato, prestao de garantia adicional, dentre as modalidades previstas no 1 do art. 56, da Lei n 8.666/1993, igual diferena entre o valor resultante do pargrafo anterior e o valor da correspondente proposta. Quando todos os licitantes forem inabilitados ou todas as propostas forem desclassificadas, a administrao poder fixar aos licitantes o prazo de oito dias teis para a apresentao de nova documentao ou de outras propostas que no contenham os equvocos ora referidos. facultada, no caso de convite, a reduo deste prazo para trs dias teis.

39. Quais as definies de homologao e de adjudicao?


A homologao significa a aprovao dos atos praticados e o consequente reconhecimento da licitude do procedimento pela autoridade responsvel. Se o procedimento estiver em ordem, ser homologado. nesse instante que a responsabilidade pelos fatos ocorridos no decorrer do procedimento passa a ser compartilhada pelo gestor. J a adjudicao o ato pelo qual a Administrao, atravs da autoridade competente, atribui o objeto da licitao ao vencedor do certame. o ato final do procedimento. No se confunde com a celebrao do contrato. Aps praticada a adjudicao que a Administrao vai convocar o vencedor do certame para a assinatura do contrato. Ambas so compulsrias, excetuando-se os casos que demandem revogao ou anulao do procedimento licitatrio.
39

Perguntas e respostas

Em todas as modalidades licitatrias, com exceo do prego, adjudicao de competncia da autoridade e deve ser realizada aps a homologao.

40. Quais so os casos de anulao e revogao do procedimento


licitatrio?
A licitao um procedimento administrativo composto por uma sequncia encadeada de atos administrativos visando futura contratao com o licitante vencedor do certame. Se ocorrer vcio de ilegalidade insanvel na prtica de algum ato do procedimento licitatrio, esse ato dever ser anulado, e sua anulao conduzir nulidade de todas as etapas posteriores do procedimento, dependentes ou consequentes daquele ato. Se for detectada alguma ilegalidade no edital, por exemplo, os atos anteriores sua edio podero ser aproveitados, ao passo que os posteriores devero ser anulados. Em determinadas situaes, a depender do caso concreto, o ato viciado ou defeituoso poder ser saneado ou corrigido, evitando com isso a sua anulao. importante lembrar que a Administrao Pblica, no exerccio do seu poder de autotutela, tem o poder/dever de anular os atos eivados de vcios de ilegalidade, uma vez que deles tome conhecimento. Naturalmente, isso no afasta a eventual apreciao e julgamento desses atos pelo Poder Judicirio. O art. 38, IX, da Lei n 8.666/1993, determina que o despacho de anulao da licitao seja fundamentado circunstanciadamente. A anulao por motivo de ilegalidade deve ser efetuada pela autoridade competente para a aprovao do procedimento, de ofcio ou por provocao de terceiros, mediante parecer escrito e devidamente fundamentado. O art. 49, 2, da mesma lei, assevera que a nulidade do processo licitatrio leva nulidade do contrato. A anulao do procedimento licitatrio por motivo de ilegalidade no gera obrigao de indenizar, conforme o art. 49, 1, da Lei de Licitaes, justamente porque do ato ilegal no surgem direitos. A possibilidade de revogao da licitao sofreu considervel restrio com a edio da Lei n 8.666/1993, pois esta permite a revogao somente em duas hipteses, devendo o despacho revogatrio ser devidamente motivado, assegurando-se o contraditrio e a ampla defesa aos prejudicados. As hipteses de revogao facultadas Administrao so as seguintes:
40

Licitaes

por razes de interesse pblico decorrente de fato superveniente devidamente comprovado, pertinente e suficiente para justificar tal conduta; e quando o convocado no assinar o termo de contrato ou no aceitar ou retirar o instrumento equivalente no prazo e condies estabelecidos no instrumento convocatrio. O interesse pblico invocado para a revogao da licitao deve ser bem explicado e fundamentado nos autos do processo licitatrio. Segundo Hely Lopes Meirelles, diversamente do que ocorre com a anulao, que pode ser total ou parcial, no possvel a revogao de um simples ato do procedimento licitatrio, como o julgamento, por exemplo. Ocorrendo motivo de interesse pblico que desaconselhe a contratao do objeto da licitao, todo o procedimento que se revoga.

41. Como composta a Comisso de Licitao?


A Lei n 8.666/1993 estabelece nmero mnimo de membros para a comisso. Contudo, no h nmero mximo. A pluralidade de membros, segundo Maral Justen Filho, visa a reduzir a arbitrariedade e os juzos subjetivos. O nmero mnimo de membros de uma comisso de licitao definido pela Lei n 8.666/1993 de trs, sendo pelo menos dois deles servidores pertencentes aos quadros permanentes do rgo realizador da licitao. Nos casos de convite, excepcionalmente, nas pequenas unidades administrativas e em face da exiguidade de pessoal disponvel, a comisso de licitao poder ser substituda por servidor formalmente designado pela autoridade competente. No caso do prego, a licitao ser conduzida pelo pregoeiro, devidamente capacitado, designado pela Administrao, com o auxlio de equipe de apoio. Sobre a condio pessoal dos membros da comisso, como regra, devero ser agentes pblicos, integrados na estrutura da Administrao Pblica. Excepcionalmente e tendo em vista peculiaridades especiais do objeto licitado, como no caso da modalidade concurso, podero ser convidados terceiros para compor a comisso. Contudo, a Administrao ser responsvel pelos atos praticados por esse terceiro, motivo pelo qual este dever ser formalmente alertado para a responsabilidade envolvida na sua atuao.a na sua atuao.

41

Perguntas e respostas

necessrio possuir habilitao especfica para compor comisso de licitao?


O 2 do art. 51 da Lei n 8.666/1993 estabelece que a Comisso encarregada de julgar os pedidos de inscrio, alterao ou cancelamento de registro cadastral, no caso de obras, servios ou aquisio de equipamentos, dever ser integrada por profissionais legalmente habilitados. Maral Justen Filho entende que esta regra deve ser interpretada de forma ampliada. De fato, a absoluta ausncia de capacitao tcnica dos membros da comisso quando o objeto licitado envolver requisitos especficos ou especiais no desejvel ou mesmo concebvel. Ainda quando os membros da comisso no necessitem ser especialistas, necessrio que detenham conhecimentos compatveis com as regras e exigncias previstas no ato convocatrio.

42.

ciais?

43.

Qual a distino entre as Comisses Permanentes e as Espe-

A diferena reside nas peculiaridades que as licitaes podem apresentar. A princpio, as atribuies das comisses permanentes so genricas. Ficam a cargo destas as licitaes que versem sobre objetos no especializados ou que se insiram na atividade normal e usual do rgo licitante. Em situaes especiais, devido s peculiaridades do objeto a ser licitado ou por outras circunstncias, a Administrao constituir comisso especial. Os membros de uma comisso especial devem apresentar condies para enfrentar e superar as dificuldades envolvidas no caso.

44.

possvel a reconduo dos membros de uma comisso de licitao?

Conforme previsto no 4 do art. 51 da Lei n 8.666/1993, a investidura dos membros das comisses permanentes est limitada a um ano, sendo vedada a reconduo da totalidade de seus membros para a mesma comisso no perodo subsequente. Portanto, h a possibilidade da reconduo de um membro ou parte dos membros da comisso, mas no de todos os membros.
42

Licitaes

45. H responsabilidade solidria dos membros da comisso?


Sim. Os membros das comisses de licitao respondero solidariamente por todos os atos praticados pela Comisso, salvo se posio individual divergente estiver devidamente fundamentada e registrada em ata lavrada na reunio em que tiver sido tomada a deciso. Portanto, a lei determina que a discordncia conste de ata. Segundo Maral Justen Filho, dependendo da gravidade do vcio, a mera ressalva na ata no suficiente. Caso o vcio caracterizar ilcito administrativo ou penal, o agente ter o dever de adotar outras providncias, inclusive levando-o ao conhecimento das autoridades competentes. Havendo recusa da maioria em inserir a ressalva no corpo da ata, o agente dever comunicar a ocorrncia s autoridades superiores.

46. Quais so as hipteses de inexigibilidade de licitao?


Na resposta pergunta n 2, esclarecemos que a regra geral em nosso ordenamento jurdico, imposta diretamente pela CF a exigncia de que a celebrao de contratos de obras, , servios, compras e alienaes pela Administrao Pblica seja precedida de licitao. Contudo, existem determinadas situaes, permitidas em lei, em que so celebrados contratos sem a realizao de licitao. So as hipteses de inexigibilidade e dispensa de licitao. A inexigibilidade de licitao se verifica sempre que houver impossibilidade jurdica de competio. O art. 25 da Lei n 8.666/1993 rene situaes descritas genericamente como de inviabilidade de competio de forma exemplificativa: para aquisio de materiais, equipamentos, ou gneros que s possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo, vedada a preferncia de marca; para a contratao de servios tcnicos, de natureza singular, com profissionais ou empresas de notria especializao, vedada a inexigibilidade para servios de publicidade e divulgao; e para contratao de profissional de qualquer setor artstico, diretamente ou atravs de empresrio exclusivo, desde que consagrado pela crtica especializada ou pela opinio pblica.
43

Perguntas e respostas

A prpria lei traz no seu art. 13 a enumerao dos servios tcnicos especializados referenciados no seu art. 25. Dentre tais servios no esto inclusos os servios de publicidade. Contudo, importante ressaltar que no todo e qualquer servio tcnico enumerado no art. 13 que poder ser caracterizado como hiptese de inexigibilidade de licitao.

Situao real
1) Ao analisar contrato firmado por entidade pblica com empresa especializada em combate a incndio, a CGU verificou a ocorrncia de contratao direta indevida, com utilizao de inexigibilidade de licitao, sob a alegao de fornecedor exclusivo. No caso em tela, a documentao apresentada pela contratada no era hbil para comprovar a sua exclusividade como prestadora de tais servios, sendo constatada, portanto, fuga do processo licitatrio em virtude da contratao por inexigibilidade de licitao. 2) Em outro caso, em rgo pblico federal, a CGU constatou celebrao de contrato, cujo objeto era o desenvolvimento de um mdulo de colheita de cana-de-acar, por inexigibilidade de licitao com base no inciso II do art. 25 da Lei 8.666/93, sem que houvesse justificativa para a singularidade do servio contratado. H de se observar que a notria especializao no suficiente para que seja realizada uma contratao por inexigibilidade de licitao, sendo necessrio que tambm fique caracterizada a singularidade da natureza do servio.

Para que incida a inexigibilidade, alm de estar mencionado no art. 13 da lei, necessrio que o servio possua natureza singular, isto , seja visivelmente diferenciado em relao aos servios de mesma natureza prestados por outros profissionais do ramo, e que seja prestado por profissional ou empresa de notria especializao. Ressalta-se que a inexigibilidade da licitao dever ser expressamente motivada, apontando-se as causas que levaram a Administrao a concluir pela impossibilidade jurdica de competio. Os elementos que devero instruir tal justificativa, conforme o caso, esto enumerados no pargrafo nico do art. 26, da Lei n 8.666/1993. Segundo o art. 25, 2, da Lei n 8.666/1993, na hiptese de inexigibilidade e em qualquer dos casos de dispensa, se comprovado superfaturamento, respondem solidariamente pelo dano causado Fazenda Pblica o fornecedor ou o prestador de servios e o agente pblico responsvel, sem prejuzo de outras sanes legais cabveis.

44

Licitaes

47. Quais so as hipteses de dispensa de licitao?


Genericamente, a dispensa de licitao abrange hipteses em que, embora haja viabilidade de competio, a realizao de um certame, com observncia de todas as formalidades e ritos procedimentais, no seria conveniente ao alcance do interesse pblico. A dispensa de licitao decorre do prprio texto constitucional que dispe, em seu art. 37, XXI, sobre a obrigatoriedade de realizao de uma licitao pblica, ressalvados os casos especificados na legislao. Esses casos excepcionais (que englobam tambm as situaes de inexigibilidade) foram regulados pela Lei 8.666/1993. Nos casos em que a lei autoriza a no realizao da licitao, diz-se ser a mesma dispensvel. Em outros casos a prpria lei, diretamente, dispensa a realizao da licitao, no cabendo Administrao, discricionariamente, decidir ou no sobre a realizao da licitao. As hipteses de licitao dispensvel esto enumeradas taxativamente no art. 24 da Lei n 8.666/1993. No existem outras alm destas contidas no referido artigo, cabendo lembrar que a Lei n 12.188, de 11/01/2010, e a Lei n 12.349, de 15/12/2010, acrescentaram os incisos XXX e XXXI, respectivamente, instituindo novas hipteses de licitao dispensvel. Houve tambm uma modificao na redao do inciso XXl trazida pela Lei n 12.349/2010. As hipteses de licitao dispensada esto enumeradas no art. 17 da Lei n 8.666/1993, tambm de forma taxativa e fechada. Tais situaes referem-se alienao de bens, imveis e mveis, pela Administrao.

Situao real
Exemplo de caso concreto de descumprimento da determinao legal quanto dispensa de licitao foi o verificado pela CGU em entidade pblica federal quando os gestores no promoveram o cumprimento s recomendaes da CGU e s determinaes do TCU, contratando por meio de dispensa de licitao, quando havia a obrigatoriedade de se licitar. Os objetos contratados no se referiam a situaes vinculadas s atividades finalsticas da entidade, o que era permitido. Os servios contratados eram a execuo de servios tcnicos de consultoria, contrariando o disposto no regulamento interno da entidade sobre licitaes e contratos. Cabe tambm ressaltar que a entidade no poderia (mas o fez), abster-se de realizar pesquisa de preo previamente s contrataes, inclusive, nas contrataes por dispensa ou inexigibilidade, de tal forma que essa pesquisa fosse utilizada na estimativa do custo do objeto a ser contratado, na definio dos recursos necessrios para a cobertura das despesas contratuais e na anlise da adequabilidade das propostas ofertadas.
45

Perguntas e respostas

48. O que significam licitao deserta e licitao fracassada?


Temos uma licitao deserta quando, aps a devida divulgao e convocao de interessados, nenhum deles se apresenta para a disputa. Consoante o inciso V do art. 24 da Lei n 8.666/93, a licitao deserta pode ensejar uma dispensa, desde que: de forma fundamentada e motivada, seja demonstrado, nos autos do procedimento, que a realizao de uma nova licitao poder causar prejuzos Administrao Pblica; e sejam mantidas as condies constantes do instrumento convocatrio. No existe limite de valor do contrato para que se decida pela contratao direta em razo de licitao deserta. A licitao fracassada acontece quando aparecem interessados, mas nenhum selecionado devido inabilitao ou desclassificao das propostas. Ao contrrio da licitao deserta, a licitao fracassada no hiptese de licitao dispensvel. Neste caso, aplica-se o disposto no 3 do art. 48 da Lei n 8.666/1993:
3 Quando todos os licitantes forem inabilitados ou todas as propostas forem desclassificadas, a administrao poder fixar aos licitantes o prazo de oito dias teis para a apresentao de nova documentao ou de outras propostas escoimadas das causas referidas neste artigo, facultada, no caso de convite, a reduo deste prazo para trs dias teis.

Interessante observar que quando as propostas apresentadas consignarem preos manifestamente superiores aos praticados no mercado nacional, ou forem incompatveis com os fixados pelos rgos oficiais competentes, haver a concesso de prazo para apresentao de nova documentao ou de outras propostas. Caso persista a situao, ser admitida a adjudicao direta dos bens ou servios, por valor no superior ao constante do registro de preos, ou dos servios.

Podem ser admitidas condies diferenciadas nas licitaes que envolvam recursos externos?
Sim. Conforme disposto no art. 42, 5, da Lei n 8.666/1993, para a realizao de obras, prestao de servios ou aquisio de bens com recursos provenientes de financiamento ou doao oriundos de agncia oficial de cooperao estrangeira ou organismo financeiro
46

49.

Licitaes

multilateral de que o Brasil seja parte, podero ser admitidas, na respectiva licitao, as condies decorrentes de acordos, protocolos, convenes ou tratados internacionais aprovados pelo Congresso Nacional, bem como as normas e procedimentos daquelas entidades, inclusive quanto ao critrio de seleo da proposta mais vantajosa para a administrao. Neste caso, o processo de julgamento das propostas poder contemplar, alm do preo, outros fatores de avaliao, desde que sejam exigidos pelo organismo internacional como condio para a obteno do financiamento ou da doao, e que tambm no conflitem com o princpio do julgamento objetivo e sejam objeto de despacho motivado do rgo executor do contrato, despacho esse ratificado pela autoridade imediatamente superior. Nesse sentido, em virtude da publicao do Acrdo TCU-Plenrio n. 1718/2009, foi expedido o Ofcio-Circular n 55/COFIEX-MP de 09/11/2009, no qual a Secretaria de As, suntos Internacionais (SEAIN/MP) orientou os executores de projetos a cumprirem as seguintes determinaes quanto aos processos licitatrios futuros, cujos recursos de financiamento sejam total ou parcialmente oriundos de emprstimos internacionais: a) a observao do disposto no art. 42, 5, da Lei n 8.666/93, bem como a Deciso n 245/92 TCU/Plenrio, quanto adoo das normas da instituio financeira internacional, caso haja conflito entre tais normas e a legislao brasileira; b) a adoo dos parmetros estabelecidos na norma vigente no Pas, caso no haja conflito entre as normas da instituio financeira internacional e a legislao brasileira; c) a insero dos editais de clusula prevendo a interposio de recursos por parte dos licitantes ao julgamento da comisso, nos termos do art. 109, inciso I, da Lei n. 8.666/93; e d) a existncia prvia dos oramentos-base dos certames, expressos por meio de planilhas com a estimativa das quantidades e dos preos unitrios, nos termos do art. 7, 2, inciso II, da Lei 8.666/93, em respeito aos princpios da publicidade e da eficincia, constantes do caput do art. 37 da Constituio Federal.

50. H o mesmo tratamento dado na resposta pergunta anterior


quando se tratar de recursos nacionais administrados por entidade internacional?
No. O disposto no art. 42, 5, da Lei n 8.666/1993 no se aplica a este caso. O dispositivo somente aplicvel quando os recursos forem oriundos do estrangeiro. Por exem47

Perguntas e respostas

plo, contrataes realizadas pelo Programa das Naes Unidas para o desenvolvimento (PNUD) que utilizam exclusivamente recursos provenientes do governo brasileiro no esto alcanadas pelo dispositivo mencionado. essa a orientao do TCU, de acordo com a Deciso n 178/2001. Em seguimento, o Tribunal, por intermdio do Acrdo TCU-Plenrio n 946/2004, resolveu 9.1 considerar que a verso final do Manual de Convergncia de Normas Licitatrias elaborado pelo Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento - PNUD atende determinao firmada pelo Tribunal no subitem 8.4.1 da Deciso n 178/2001 - Plenrio, estando, de conseguinte, em condio de ser aplicado por aquele organismo internacional no mbito dos acordos ou projetos de cooperao tcnica firmados com a Unio em que haja repasse de recursos nacionais.

12.349/2010?

51. Quais as modificaes na Lei n 8.666/93, trazidas pela Lei n


Em relao s modificaes trazidas pela Lei n 12.349/2010 na Lei n 8.666/93, destacam-se a previso de outra finalidade a ser buscada pelo administrador ao fazer uma licitao (promover o desenvolvimento nacional sustentvel), a incluso de mais uma hiptese de dispensa de licitao (art. 24, XXXI) e as regras sobre a possibilidade de estabelecimento de uma margem de preferncia para produtos manufaturados e servios nacionais que atendam as normas tcnicas brasileiras. H de se ressaltar que as alteraes da referida Lei aplicam-se, tambm, modalidade licitatria prego, de que trata a Lei n 10.520/2002.

52.

Qual a hiptese de dispensa de licitao includa pela Lei n 12.349/2010?

O inciso XXXI incluiu no art. 24 da Lei n 8666/93 a seguinte possibilidade de dispensa de licitao: Nas contrataes visando ao cumprimento do disposto nos arts. 3, 4, 5 e 20 da Lei n 10.973/ 2004, observados os princpios gerais de contratao dela constantes. A Lei n 10.973/2004, denominada Lei de Inovao, dispe sobre incentivos inovao e pesquisa cientfica e tecnolgica no ambiente produtivo e d outras providncias.
48

Licitaes

53. J existe conceito de margem de preferncia?


Ainda no. A margem de preferncia ser estabelecida com base em estudos revistos periodicamente, em prazo no superior a 5 (cinco) anos, que levem em considerao (art. 3, 6 da Lei n 12.349/2010): I- gerao de emprego e renda; II - efeito na arrecadao de tributos federais, estaduais e municipais; III - desenvolvimento e inovao tecnolgica realizados no Pas; IV custo adicional dos produtos e servios; e V em suas revises, anlise retrospectiva de resultados. Para os produtos manufaturados e servios nacionais resultantes de desenvolvimento e inovao tecnolgica realizados no Pas, poder ser estabelecida margem de preferncia adicional prevista (art.3, 7). As margens de preferncia por produto, servio, grupo de produtos ou grupo de servios, sero definidas pelo Poder Executivo Federal, no podendo a soma ultrapassar o montante de 25% (vinte e cinco por cento) sobre o preo dos produtos manufaturados e servios estrangeiros. ( art. 3 8 ) Idntica preferncia poder ser estendida total ou parcialmente aos bens e servios originrios dos Estados Partes do Mercado Comum do Sul Mercosul (art. 3, 10).

54. O que vem a ser produtos manufaturados e servios nacionais?


A prpria Lei n 12.349/2010, ao acrescentar os incisos XVII e XVIII ao art. 6 da Lei n 8.666/93, definiu o que so produtos manufaturados e servios nacionais: XVII - produtos manufaturados nacionais - produtos manufaturados, produzidos no territrio nacional de acordo com o processo produtivo bsico ou regras de origem estabelecidas pelo Poder Executivo Federal; XVIII - servios nacionais - servios prestados no Pas, nas condies estabelecidas pelo Poder Executivo Federal.
49

Perguntas e respostas

55. Quais observaes foram inseridas pela Lei n 12.349/2010, no


que diz respeito aos sistemas de tecnologia de informao e comunicao estratgicos?
A referida Lei acrescenta que nas contrataes destinadas implantao, manuteno e ao aperfeioamento dos sistemas de tecnologia de informao e comunicao, considerados estratgicos em ato do Poder Executivo Federal, a licitao poder ser restrita a bens e servios com tecnologia desenvolvida no Pas e produzidos de acordo com o processo produtivo bsico de que trata a Lei n 10.176, de 11 de janeiro de 2001 (art. 3, 12). So sistemas de tecnologia de informao e comunicao estratgicos, segundo o inciso XIX do art. 6 da Lei n 8.666/93, includo pela Lei n 12.349/2010, os bens e servios de tecnologia da informao e comunicao cuja descontinuidade provoque dano significativo administrao pblica e que envolvam pelo menos um dos seguintes requisitos relacionados s informaes crticas: disponibilidade, confiabilidade, segurana e confidencialidade.

56. Em quais licitaes e contratos se aplica Regime Diferenciado


de Contrataes Pblicas RDC, institudo pela Lei n 12.462/2011 ?
O RDC aplicvel exclusivamente s licitaes e contratos necessrios realizao dos Jogos Olmpicos e Paraolmpicos de 2016, da Copa das Confederaes da Federao Internacional de Futebol Associao - Fifa 2013, e da Copa do Mundo Fifa 2014, bem como s obras de infraestrutura e de contratao de servios para os aeroportos das capitais dos Estados da Federao distantes at 350 km (trezentos e cinquenta quilmetros) das cidades sedes dos mundiais citados.

57.

Quais as principais regras aplicadas no mbito do RDC?

A Seo II da Lei n 12.462/2011 estabelece regras especficas quanto ao objeto da licitao, que dever ser definido de forma clara e precisa, bem como o momento de divulgao do oramento estimado pela Administrao, que somente ser divulgado aps o encerramento da licitao. Alm disso, a referida Lei traz a previso de contratao integrada, desde que tecnicamente e economicamente justificada. Para a realizao da
50

Licitaes

contratao integrada, o instrumento convocatrio dever conter anteprojeto de engenharia que contemple os documentos tcnicos destinados a possibilitar a caracterizao da obra ou servio

58. O que significa inverso de fases no RDC?


De forma distinta s licitaes realizadas no mbito da Lei n 8666/1993, a fase de habilitao deve ser realizada aps o julgamento das propostas, em que pese a Lei prever a possibilidade de realizao desta fase antes da apresentao de propostas ou lances e do julgamento, desde que motivada. As licitaes devem tambm ser realizadas preferencialmente sob a forma eletrnica, ainda que seja admitida a forma presencial.

59. Quais so os procedimentos auxiliares aos processos de licitao estabelecidos pela Lei n 12.462/2011?
So procedimentos auxiliares previstos para as licitaes no mbito Regime Diferenciado de Contrataes a pr-qualidficao permanente, o cadastramento, o sistema de registro de preos e o catlogo eletrnico de padronizao.

60.

As previses de dispensa e inexigibilidade so diferenciadas nas licitaes realizadas no mbito do RDC?

No. As hipteses de dispensa e inexigibilidade de licitao estabelecidas nos artigos 24 e 25 da Lei n 8.666/1993, aplicam-se s contrataes realizadas com base no RDC. O processo de contratao por dispensa ou inexigibilidade de licitao dever seguir o mesmo procedimento previsto no artigo 26 da Lei de Licitaes.

51

Perguntas e respostas

52

Parte II - Contratos
61. O que so contratos administrativos?
Segundo a Lei de Licitaes e Contratos, art. 2, pargrafo nico, contrato administrativo todo e qualquer ajuste entre rgos ou entidades da Administrao Pblica e particulares, em que haja um acordo de vontades para a formao de vnculo e a estipulao de obrigaes recprocas. Apesar da denominao de contrato, nos contratos administrativos no prevalece o princpio da autonomia das vontades dos contratos em geral. Nos contratos administrativos existem as chamadas clusulas exorbitantes, que so prerrogativas que o Poder Pblico detm perante o particular que com ele contrata. Esta uma caracterstica marcante dos contratos administrativos, alm da presena da Administrao Pblica como uma das partes da relao contratual.

62. Quais so as caractersticas dos contratos administrativos?


Segundo Maria Sylvia Zanella di Pietro, os contratos em que a Administrao parte, sob regime jurdico publicstico, derrogatrio e exorbitante do direito comum, possuem as seguintes caractersticas: presena da administrao pblica como poder pblico - a Administrao possui uma srie de prerrogativas no extensveis ao contratado. finalidade pblica - est presente em todos os atos e contratos da Administrao Pblica. obedincia forma prescrita em lei - a forma essencial, para benefcio tanto da Administrao quanto do contratado, para fins de controle da legalidade. procedimento legal - a lei estabelece uma srie de procedimentos obrigatrios para a celebrao dos contratos como autorizao legislativa, avaliao, motivao, auto53

Perguntas e respostas

rizao pela autoridade competente, indicao de recursos oramentrios e licitao. natureza de contrato de adeso - todas as clusulas dos contratos administrativos so fixadas unilateralmente pela Administrao, fixando as condies em que pretende contratar com o particular. A apresentao de propostas pelos licitantes equivale aceitao da oferta feita pela Administrao. natureza intuito personae - a condio pessoal do contratado, apurada em procedimento licitatrio, essencial na relao contratual Administrao-particular. A Lei n 8.666/1993 admite que a Administrao subcontrate partes de obra, servio, ou fornecimento, desde que essa possibilidade e os limites da subcontratao estejam previstos no edital e no contrato. (obs.: a Lei no veda, ela admite a possibilidade, dentro de certos limites. Pelo texto legal, o que vedado a subcontratao integral) presena de clusulas exorbitantes - tais como exigncia de garantia, alterao/resciso unilateral, fiscalizao, aplicao de penalidades, anulao e retomada do objeto. mutabilidade - decorre do poder de alterao unilateral que possui a Administrao e tambm de outras circunstncias, como a manuteno do equilbrio econmicofinanceiro.

em relao aos particulares que com ela contratam?

63. Quais so as prerrogativas que a Administrao Pblica detm


No que concerne s prerrogativas, os contratos administrativos diferenciam-se dos contratos particulares por meio das chamadas clusulas exorbitantes ou de privilgio ou de prerrogativa. Essas clusulas podem ser definidas como aquelas que no so comuns ou que seriam ilcitas se estivessem previstas nos contratos entre particulares, por conterem prerrogativas ou privilgios de uma das partes em relao outra. justamente o que ocorre nos contratos administrativos. Neles, a Administrao est em posio de supremacia em relao ao particular que com ela contrata. A Lei 8.666/93 define, nos incisos do art. 58, as prerrogativas que a Administrao Pblica detm em relao aos contratados: modificar os contratos, unilateralmente, para melhor adequao s finalidades de interesse pblico, respeitados os direitos do contratado;
54

Contratos Administrativos

rescindir os contratos, unilateralmente, nos casos especificados nos incisos I a XII e XVII do art. 78 da Lei; fiscalizar a execuo do acordo; aplicar sanes motivadas pela inexecuo total ou parcial do ajuste; nos casos de servios essenciais, ocupar provisoriamente bens mveis, imveis, pessoal e servios vinculados ao objeto do contrato, na hiptese da necessidade de acautelar apurao administrativa de faltas contratuais pelo contratado, bem como na hiptese de resciso do contrato administrativo. Contudo, h contratos celebrados pela Administrao Pblica que so regidos, predominantemente, por normas de direito privado. Como exemplos h os contratos de financiamentos, seguros e locaes em que o Poder Pblico seja locatrio. Alm destes, a Administrao tambm atua como usuria de servios pblicos. Nestes casos existe legislao prpria que trata do assunto, a Lei n 8.987/1995, ficando a Lei n 8.666/1993 limitada a pontos que no conflitem com tal legislao.

permitida a celebrao de contratos verbais pela Administrao Pblica?


No. nulo e de nenhum efeito o contrato verbal com a Administrao, salvo o de pequenas compras de pronto pagamento, assim entendidas aquelas de valor no superior a 5% (cinco por cento) do limite estabelecido para a modalidade convite no caso de compras e servios (R$ 80 mil), feitas em regime de adiantamento (suprimento de fundos). Portanto, para pequenas compras de pronto pagamento que envolvam valores no superiores a R$ 4 mil, feitas em regime de adiantamento, admite-se o contrato verbal.

64.

Situao real
Em auditoria efetuada pela CGU em rgo federal, foi constatada ocorrncia de contrato verbal para cesso de imvel. O rgo possua um terreno devidamente cadastrado no Sistema de Gerenciamento de Imveis de Uso Especial da Unio - SPIUnet, o qual foi cedido a uma empresa local, sem a formalizao do competente termo legal autorizativo, para colocao de placas de propagandas, os denominados outdo55

Perguntas e respostas

ors. Havia como contrapartida, segundo o rgo, a limpeza e conservao do terreno. Verificou-se que o gestor somente submeteu o caso a sua assessoria jurdica, por meio do Ncleo de Assessoramento Jurdico da AGU no Estado, aps o imvel j estar ocupado pelos painis de propa-

ganda, em decorrncia de provocao da CGU, por meio de Solicitao de Auditoria. O rgo foi orientado a obedecer a legislao pertinente, abstendo-se de celebrar contratos sem a devida formalizao legal.

65. Quais so as clusulas essenciais dos contratos administrativos?


So clusulas necessrias em todo contrato as que estabeleam: o objeto e seus elementos caractersticos; o regime de execuo ou a forma de fornecimento; o preo e as condies de pagamento, os critrios, data-base e periodicidade do reajustamento de preos, os critrios de atualizao monetria entre a data do adimplemento das obrigaes e a do efetivo pagamento; os prazos de incio de etapas de execuo, de concluso, de entrega, de observao e de recebimento definitivo, conforme o caso; o crdito pelo qual correr a despesa, com a indicao da classificao funcional programtica e da categoria econmica; as garantias oferecidas para assegurar sua plena execuo, quando exigidas; os direitos e as responsabilidades das partes, as penalidades cabveis e os valores das multas; os casos de resciso; o reconhecimento dos direitos da Administrao, em caso de resciso administrativa prevista no art. 77 da Lei de Licitaes; as condies de importao, a data e a taxa de cmbio para converso, quando for o caso; a vinculao ao edital de licitao ou ao termo que a dispensou ou a inexigiu, ao convite e proposta do licitante vencedor;
56

Contratos Administrativos

a legislao aplicvel execuo do contrato e especialmente aos casos omissos; a obrigao do contratado de manter, durante toda a execuo do contrato, em compatibilidade com as obrigaes por ele assumidas, todas as condies de habilitao e qualificao exigidas na licitao; e o foro da sede da Administrao como competente para dirimir qualquer questo contratual, nos contratos celebrados pela Administrao Pblica com pessoas fsicas ou jurdicas, inclusive aquelas domiciliadas no estrangeiro.

Situao real
1) Em verificao efetuada pela CGU em rgo federal, constatou-se que determinado contrato deixou de fazer meno sobre a obrigatoriedade do contratado manter durante a execuo do mesmo todas as condies de habilitao e qualificao exigidas na licitao. A falha apontada pela equipe de auditoria referiu-se ao prazo de validade das certides contidas no SICAF. Ficou demonstrada a falta de padronizao nos editais e contratos elaborados pelo rgo. O gestor foi orientado a adotar medidas para que deles constem, no mnimo, as clusulas necessrias, de acordo com o disposto nos arts. 40 e 55 da Lei n 8.666/1993 e no art. 6 da Lei n 10.522/2002. 2) Em outra oportunidade, ainda em relao s clusulas necessrias dos contratos administrativos, a CGU constatou, em outro rgo federal, reincidncia quanto falta de comprovao de recursos oramentrios nos contratos. Tal exigncia visa a garantir o pagamento de obrigaes, tanto em relao ao contratado, quanto s obrigaes legais tributrias pertinentes. No havia informaes quanto existncia de crditos para suportar as despesas a serem assumidas com o respectivo termo aditivo do contrato.

possvel a assinatura de contratos do tipo guarda-chuva pela Administrao Pblica?


No. Contrato do tipo guarda-chuva o contrato com objeto amplo e indefinido, ou que contenha vrios objetos. Nestes casos, a orientao dos rgos de controle no sentido de que a assinatura desses tipos de contratos seja vedada.

66.

57

Perguntas e respostas

obrigatrios?

67. Quais so as situaes em que os contratos so facultativos ou


O instrumento de contrato obrigatrio nos casos de concorrncia e de tomada de preos, bem como nas dispensas e inexigibilidades cujos preos estejam compreendidos nos limites destas duas modalidades de licitao, e facultativo nos demais em que a Administrao puder substitu-lo por outros instrumentos hbeis, tais como carta-contrato, nota de empenho de despesa, autorizao de compra ou ordem de execuo de servio, observadas as disposies da lei quanto s clusulas necessrias aos contratos.

dispensvel o termo de contrato e facultada a substituio citada acima, a critrio da Administrao e independentemente de seu valor, nos casos de compra com entrega imediata (at 30 dias da proposta) e integral dos bens adquiridos, dos quais no resultem obrigaes futuras, inclusive assistncia tcnica.

tos pela Administrao Pblica?

68. Qual a natureza da garantia que pode ser exigida nos contraInicialmente, cabe observar que o valor percentual da garantia que pode ser exigida nos contratos no o mesmo daquela que pode ser exigida quando da qualificao econmico-financeira, mencionada na pergunta n 32. A garantia exigida durante a qualificao econmico-financeira est limitada ao valor percentual de 1% (um por cento) do valor estimado do objeto da contratao. J a garantia que a Administrao pode exigir nas contrataes de obras, servios e compras, desde que exista previso para tanto no instrumento convocatrio, est limitada a 5% (cinco por cento) do valor do contrato. Nos casos de obras, servios e fornecimentos de grande vulto envolvendo alta complexidade tcnica e riscos financeiros considerveis esta garantia poder ser elevada para o percentual de 10% (dez por cento) do valor do contrato aumento que deve ser devidamente motivado/fundamentado no processo.

Cabe observar que o contratado quem escolhe uma das quatro modalidades previstas na lei para tal garantia, a saber: cauo em dinheiro, cauo em ttulos da dvida pblica, seguro-garantia ou fiana bancria.

58

Contratos Administrativos

69. Os contratos administrativos podem ser prorrogados?


De incio, cabe observar que a durao dos contratos regidos pela Lei 8.666/93 ficar adstrita vigncia dos respectivos crditos oramentrios. Contudo, a prpria lei comporta excees quanto aos seguintes casos: aos projetos cujos produtos estejam contemplados nas metas estabelecidas no Plano Plurianual, os quais podero ser prorrogados se houver interesse da Administrao e desde que isso tenha sido previsto no ato convocatrio; prestao de servios a serem executados de forma contnua, que podero ter a sua durao prorrogada por iguais e sucessivos perodos com vistas obteno de preos e condies mais vantajosas para a administrao, limitada a 60 meses. Em carter excepcional, devidamente justificado e mediante autorizao da autoridade superior, este prazo poder ser prorrogado por at 12 meses meses); e ao aluguel de equipamentos e utilizao de programas de informtica, podendo a durao estender-se pelo prazo de at 48 (quarenta e oito) meses aps o incio da vigncia do contrato. Os prazos de incio de etapas de execuo, de concluso e de entrega admitem prorrogao, mantidas as demais clusulas do contrato e assegurada a manuteno de seu equilbrio econmico-financeiro, desde que ocorra algum dos seguintes motivos, devidamente autuados em processo: alterao do projeto ou especificaes, pela Administrao; supervenincia de fato excepcional ou imprevisvel, estranho vontade das partes, que altere fundamentalmente as condies de execuo do contrato; interrupo da execuo do contrato ou diminuio do ritmo de trabalho por ordem e no interesse da Administrao; aumento das quantidades inicialmente previstas no contrato, nos limites permitidos pela Lei n 8.666/1993; impedimento de execuo do contrato por fato ou ato de terceiro reconhecido pela Administrao em documento contemporneo sua ocorrncia; e omisso ou atraso de providncias a cargo da Administrao, inclusive quanto aos
59

Perguntas e respostas

pagamentos previstos de que resulte, diretamente, impedimento ou retardamento na execuo do contrato, sem prejuzo das sanes legais aplicveis aos responsveis. importante salientar que toda prorrogao de prazo dever ser justificada por escrito e previamente autorizada pela autoridade competente para celebrar o contrato e que a lei veda expressamente o contrato com prazo de vigncia indeterminado.

Situao real
A CGU constatou em auditoria realizada em rgo federal que houve a prorrogao de contrato celebrado, aps o trmino da sua vigncia, em carter emergencial, sem a devida formalizao do respectivo Termo Aditivo. Tambm ocorreram falhas na contratao de empresa para prestar servio de limpeza e manuteno nas dependncias do rgo, tais como a execuo de despesas durante o ano sem respaldo contratual, alm da prorrogao de contrato em carter emergencial, sem justificativa plausvel. Ficou constatada na auditoria a falha nos controles internos e a falta de planejamento, alm da morosidade na realizao de procedimento licitatrio. O rgo foi orientado a planejar melhor suas necessidades, antecipando-se aos trminos de prazos contratuais. Um adequado planejamento anual das necessidades, acompanhado de um procedimento de controle efetivo dos prazos de vigncia dos contratos, convnios e outros instrumentos congneres celebrados pelo rgo minimizariam a probabilidade de ocorrncia das irregularidades identificadas.

70. Os contratos administrativos devem ser publicados?


Sim. A publicao resumida do instrumento de contrato ou de seus aditamentos na imprensa oficial, que condio indispensvel para sua eficcia, ser providenciada pela Administrao at o quinto dia til do ms seguinte ao de sua assinatura, para ocorrer no prazo de vinte dias daquela data, qualquer que seja o seu valor. Ressalte-se que, mesmo que no haja nus para a Administrao, dever ser observada a publicao do instrumento do contrato/aditamentos na imprensa oficial. Quando o caso for de contrataes diretas por inexigibilidade ou por dispensa, excludas as situaes indicadas no art. 26 da Lei n 8.666/1993, a contratao somente produzir efeitos jurdicos (eficcia) aps a publicao do ato. Quanto as excees, o prprio art.
60

Contratos Administrativos

26 traz a necessidade da ratificao pela autoridade superior autoridade instauradora do processo de inexigibilidade/dispensa antes da assinatura do termo de contrato. Com isto, bastar uma nica publicao, desde que ratificado o ato pela autoridade superior.

71. Os contratos administrativos podem ser alterados?


Sim, h situaes em que os contratos administrativos podem ser alterados. A prerrogativa de alterao unilateral do contrato, aplicvel somente Administrao, est expressa no art. 58, I, da Lei n 8.666/1993. Diferentemente dos contratos privados, em que se aplica o princpio do pacta sunt servanda (os pactos devem ser respeitados), nos contratos administrativos h uma atenuao deste princpio, em virtude, justamente, da possibilidade de alterao unilateral do contrato pela Administrao. Os casos em que h possibilidade de alterao unilateral so os seguintes: quando houver modificao do projeto ou das especificaes, para melhor adequao tcnica aos seus objetivos; e quando necessria a modificao do valor contratual em decorrncia de alterao quantitativa de seu objeto, nos seguintes limites: acrscimos ou supresses que se fizerem nas obras, servios ou compras, at 25% (vinte e cinco por cento) do valor inicial atualizado do contrato, e, no caso particular de reforma de edifcio ou de equipamento, at o limite de 50% (cinquenta por cento) para os seus acrscimos. Nenhum acrscimo ou supresso poder exceder os limites estabelecidos anteriormente, salvo as supresses resultantes de acordo celebrado entre os contratantes. Trata-se, neste caso, de alterao consensual e no de alterao unilateral. H ainda outras possibilidades de alterao do contrato por acordo entre as partes, definidas no art. 65, II, da Lei n 8.666/1993: quando conveniente a substituio da garantia de execuo; quando necessria a modificao do regime de execuo da obra ou servio, bem como do modo de fornecimento, em face de verificao tcnica da inaplicabilidade dos termos contratuais originrios; quando necessria a modificao da forma de pagamento, por imposio de circunstncias supervenientes, mantido o valor inicial atualizado, vedada a antecipao
61

Perguntas e respostas

do pagamento, com relao ao cronograma financeiro fixado, sem a correspondente contraprestao de fornecimento de bens ou execuo de obra ou servio; e para restabelecer a relao que as partes pactuaram inicialmente entre os encargos do contratado e a retribuio da administrao para a justa remunerao da obra, servio ou fornecimento, objetivando a manuteno do equilbrio econmico-financeiro inicial do contrato, na hiptese de sobrevirem fatos imprevisveis, ou previsveis porm de consequncias incalculveis, retardadores ou impeditivos da execuo do ajustado, ou, ainda, em caso de fora maior, caso fortuito ou fato do prncipe, configurando lea econmica extraordinria e extracontratual. As clusulas econmico-financeiras e monetrias dos contratos administrativos no podero ser alteradas sem prvia concordncia do contratado. Portanto, a possibilidade de alterao unilateral do contrato pela Administrao somente abrange as clusulas regulamentares ou de servio, ou seja, aquelas que dispem sobre o objeto do contrato e sua execuo.

Situao real
Em caso concreto verificado pela CGU, foi constatado que uma entidade federal no vinha observando, nas contrataes originrias de licitao na modalidade de prego eletrnico, o limite mximo de 25% de acrscimos quantitativos permitido em relao ao valor inicial (art. 65, inciso I, b, 1 e 2, da Lei n 8.666/1993). Assim, a aquisio de bens e o fornecimento de servios comuns devem observar os acrscimos e as supresses, qualitativas e quantitativas, fixados pelo art. 65 da Lei de Licitao. Cumpre ainda consignar que os acrscimos e as supresses expressos na norma citada, quando o objeto da licitao est subdividido em itens, devero observar a proporcionalidade em relao a cada item de produto ou de servio licitado. Interpretao contrria violaria o princpio da isonomia.

72. O que o chamado jogo de preos ou jogo de planilhas?


a denominao utilizada para a prtica ilegal de se efetivar contratao de proposta de menor preo global, mas com grandes disparidades nos preos unitrios, de forma a possibilitar aditamentos ao contrato com o aumento dos quantitativos dos itens de preos unitrios elevados e reduo dos quantitativos dos itens de preos inferiores.
62

Contratos Administrativos

Segundo a lei, o critrio de aceitabilidade dos preos unitrio e global, conforme o caso, permitida a fixao de preos mximos e vedada a fixao de preos mnimos, deve ser um item de contedo obrigatrio do edital. A ausncia de tais critrios de aceitabilidade de preos unitrios, devido omisso da previso em edital, pode dar margem ao que chamado de jogo de planilhas. Neste caso, pode ocorrer, inicialmente, a contratao de proposta de menor preo global, contudo, com grandes disparidades nos preos unitrios. Com isso, durante a vigncia contratual, existe a possibilidade de aditamento do contrato com o aumento dos quantitativos dos itens de preos unitrios elevados e reduo dos quantitativos dos itens de preos inferiores. Neste caso, a proposta, que aparentemente parecia ser a melhor, acaba sendo mais onerosa para a Administrao, ocorrendo um superfaturamento no valor final do contrato. Deve-se atentar, quando da elaborao do edital, para o cumprimento do disposto no art. 40, X, da Lei 8.666/93 a fim de se evitar tal prtica. A disparidade nos preos unitrios pode ocorrer tambm em relao ao momento de realizao dos servios. Tal prtica pode dar margem ao jogo de planilha e se caracteriza pela contratao de servios iniciais (que sero executados no comeo do contrato) com preos unitrios elevados e de servios finais com preos reduzidos, em relao aos de mercado. Isso poder ocasionar prejuzos Administrao, pois ao pagar por servios iniciais superfaturados como se estivesse ocorrendo uma antecipao de pagamentos. Tambm poder ocasionar a paralisao da obra pelo desinteresse da empresa em sua concluso (em que pesem as penalidades previstas em lei), tendo em vista o desequilbrio criado no valor do saldo dos servios que ainda sero realizados.

Situao real
1) Em auditoria realizada pela CGU, observou-se que houve ausncia de definio de critrios de aceitabilidade de preos unitrio e global em editais de licitaes, permitindo, com isso, a contratao de proposta de menor preo global, compatvel com a estimativa da Administrao, mas com grandes disparidades nos preos unitrios. Com isso, poderia ocorrer aditamentos de contrato com o aumento dos quantitativos dos itens de preos unitrios elevados e a diminuio dos quantitativos dos itens de preos inferiores, o que lesaria a Administrao. 2) A CGU em fiscalizao numa determinada empresa pblica observou que no julgamento das propostas de preos da licitao, a empresa vencedora do certame apresentou planilha com preos fictcios, o
63

Perguntas e respostas

que permitiu que a mesma ganhasse a disputa, com desconto de 23,63% em relao ao preo total orado. De todo o desconto da proposta da empresa vencedora em relao Planilha Oramentria Base, 99,67% desse valor referia-se reduo de preos de apenas 4% dos itens. Os referidos itens apresentaram reduo individualmente de seus preos unitrios em percentuais de 79,29% at 90,58%, tornando-os inexequveis, a no ser que posteriormente os mesmos fossem suprimidos ou substitudos por outros tipos de servio, o que beneficiaria a empresa contratada durante a execuo da avena com a Administrao.

Para evitar fatos como esse, conhecidos como jogo de planilha, o entendimento do Tribunal de Contas da Unio, manifestado na Deciso/TCU n 820/97 - Plenrio Ata 48/97 (Processo n TC 525.127/96-8), no sentido de que devem ser analisados individualmente os preos unitrios de propostas apresentadas em licitaes realizadas na modalidade de preo global a fim de que, ao verificar-se a ocorrncia de itens com preos manifestadamente superiores aos praticados no mercado, estabeleam-se, por meio de acordo com a empresa vencedora do certame, novas bases condizentes com os custos envolvidos, ou, na impossibilidade de assim agir e desde que no haja prejuzo para a consecuo do restante do objeto, procedendo-se s devidas anlises de custo/ benefcio com relao realizao de nova contratao para execuo do item.

73. O que reajustamento de preos?


O reajustamento a alterao de valores pactuados em um contrato decorrente da previsvel perda de valor da moeda. Isto ocorre devido a variaes inflacionrias que podem ocorrer no perodo de vigncia de um contrato. Se houver a previso de ndices especficos no termo de contrato para reajustamento, tal alterao poder ser executada por simples apostilamento, sem a necessidade de celebrao de termos aditivos, de acordo com o disposto no art. 65, 8, da Lei n 8.666/1993. O reajustamento dos contratos administrativos firmados pela Administrao Pblica direta ou indireta da Unio, Estados, do Distrito Federal e dos Municpios somente poder ser realizado em periodicidade igual ou superior a um ano, contado a partir da data limite para apresentao da proposta ou do oramento a que essa se referir, de acordo com a Lei n 10.192/2001, que disps sobre medidas complementares ao Plano Real.

64

Contratos Administrativos

74. O que recomposio de preos?


Em decorrncia de eventos extraordinrios, em funo de sua imprevisibilidade, poder ocorrer a recomposio de preos atravs da celebrao de termo aditivo ao contrato. A recomposio poder ocorrer durante a execuo do contrato, a qualquer tempo, em funo da sua imprevisibilidade. No h que se confundir a recomposio de preos com o reajustamento de preos, pois cada qual opera em campos diferentes. A seguir, a distino segundo Maral Justen Filho: A recomposio o procedimento destinado a avaliar a ocorrncia de evento que afeta a equao econmico-financeira do contrato e promove adequao das clusulas contratuais aos parmetros necessrios para recompor o equilbrio original. J o reajuste procedimento automtico, em que a recomposio se produz sempre que ocorra a variao de certos ndices, independentemente de averiguao efetiva do desequilbrio. Portanto, a recomposio de preo ocorre quando houver alterao extraordinria de preos, independentemente do processo inflacionrio. Situao prevista no art. 65, inciso II, alnea d, da lei n 8.666/93.

75. O que repactuao de preos?


A repactuao tem sido utilizada, principalmente, para contratos de natureza continuada, em funo de modificaes nos custos do contratado ocasionadas por acordos, convenes e dissdios coletivos de trabalho. Tais mudanas so previsveis, ocorrendo quase todos os anos, porm incalculveis (no se pode saber a priori, por exemplo, qual ser o valor do ndice de reajuste salarial negociado no mbito de uma conveno coletiva de trabalho entre o sindicato patronal e o sindicato de trabalhadores de determinada categoria profissional). Portanto, ao contrrio do que ocorre na recomposio, a caracterstica da imprevisibilidade no est presente no caso da repactuao. Nesse contexto, a Instruo Normativa MPOG n 2, de 30/04/2008, que disciplina a contratao de servios contnuos, estabelece o interregno mnimo de um ano, a contar da data limite para a apresentao das propostas constante do instrumento convocatrio ou da data do oramento a que a proposta se referir, admitindo-se, como termo inicial, a data do acordo, conveno ou dissdio coletivo de trabalho ou equivalente, vigente poca da apresentao da proposta, quando a maior parcela
65

Perguntas e respostas

do custo da contratao for decorrente de mo-de-obra e estiver vinculado s datasbase destes instrumentos.

Quais so as atribuies da Administrao na fiscalizao dos contratos?


Dado o princpio da supremacia do interesse pblico, a Administrao tem o poder-dever de acompanhar atentamente a atuao do particular contratado durante a execuo dos contratos administrativos. Essa atuao revestida de carter fiscalizatrio tem por fim, de forma preventiva, evitar prticas irregulares ou defeituosas, por parte do contratado. Atuando desta maneira, a Administrao resguarda o chamado interesse pblico, zelando para a boa aplicao dos recursos pblicos, cada vez mais escassos. Nesse sentido existe a figura do fiscal do contrato, um representante da Administrao especialmente designado, que o responsvel direto pela fiscalizao e acompanhamento da execuo do contrato pelo particular contratado. Segundo a Lei n 8.666/1993, o representante da Administrao anotar em registro prprio todas as ocorrncias relacionadas com a execuo do contrato, determinando o que for necessrio regularizao das faltas ou defeitos observados. A fiscalizao dos contratos deve providenciar para que conste, nos processos de pagamentos, informaes especficas acerca da execuo dos servios contratados. As regras contratuais acerca da atividade de fiscalizao visam a evitar que a mesma seja desenvolvida de modo no sistemtico. Contudo, tais regras no constituem um limite s prerrogativas da Administrao, podendo ser promovida a fiscalizao alm e diversamente do previsto no contrato. Apesar disto, no poder a Administrao usar desta faculdade a fim de causar prejuzo ao contratado. A fiscalizao dever ser feita sempre de modo suficientemente necessrio e razovel para a verificao dos deveres do particular. Um ponto importante a ressaltar sobre a fiscalizao da execuo contratual a necessidade do estabelecimento de rotinas/controles que evitem o pagamento de servios/despesas que no tenham sido executados dentro do perodo de vigncia do instrumento.

76.

66

Contratos Administrativos

Situao real
Exemplo de fiscalizao de contrato executada de forma inadequada foi verificada pela CGU em anlise de contrato firmado entre entidade pblica e determinada empresa, no qual as folhas de ponto do pessoal da contratada no eram adequadamente verificadas pelo fiscal do contrato. Na anlise das referidas folhas de ponto, pela CGU, foram verificadas diversas irregularidades como ausncias, sem a devida substituio, de 25% da fora de trabalho contratada. Em razo de deficincia na fiscalizao do contrato, ocorreram prejuzos, de carter continuado, em funo da falta de reposio do pessoal da empresa contratada, que se encontrava em perodo de frias, alm de prejuzos resultantes de deficincias na execuo contratual, de carter tcnicooperacional, em funo do preenchimento dos postos de trabalho em desacordo com as necessidades da administrao. A entidade foi orientada no sentido de promover adequada capacitao tcnica aos servidores que fossem designados para a funo de fiscal de contratos, alm de melhorar a qualidade dos controles internos afetos atividade, a fim de evitar prejuzos decorrentes de uma fiscalizao deficiente.

77. Quem o responsvel pelos encargos trabalhistas, previdencirios, fiscais e comerciais resultantes da execuo do contrato?
A Lei n 8.666/1993 trata sobre o assunto no art. 71, afirmando que o contratado o responsvel por tais encargos. Essa a regra geral, contida no caput do artigo. No 1, a lei diz que eventual inadimplncia do contratado em relao aos encargos trabalhistas, fiscais e comerciais no transfere Administrao Pblica a responsabilidade por seu pagamento, nem poder onerar o objeto do contrato ou restringir a regularizao e o uso das obras e edificaes, inclusive perante o Registro de Imveis. Embora haja a previso legal da no responsabilizao da Administrao Pblica quanto aos encargos trabalhistas, a Smula 331 do Tribunal Superior do Trabalho (TST) dispe que, em relao a estes encargos, o descumprimento das obrigaes por parte do contratado implica responsabilidade subsidiria do tomador dos servios, inclusive relacionando a Administrao Pblica dentre os possveis responsveis subsidirios. Como exemplo de encargo trabalhista temos o FGTS. Em relao aos encargos previdencirios, a Administrao Pblica responde solidariamente com o contratado por tais encargos resultantes da execuo do contrato.
67

Perguntas e respostas

A obrigao solidria ocorre quando h pluralidade de credores ou devedores (ou de ambos), sendo que eles tm direitos ou obrigaes pela totalidade da dvida. Neste caso, havendo mais de um devedor, cada um responde pela dvida inteira, como se fosse um nico devedor. O credor pode escolher se vai demandar judicialmente contra um devedor ou os demais simultaneamente, ou ainda escolher livremente, dentre os devedores, aquele que ser executado. Com a responsabilidade subsidiria, o funcionamento diferente, pois o credor tem que respeitar a ordem de preferncia imposta de acordo com a lei ou deciso judicial, uma vez que s poder requerer a execuo contra o responsvel subsidirio se o devedor principal no honrar sua dvida.

possvel ocorrer a subcontratao do objeto do contrato pelo particular contratado pela Administrao?
Em princpio, o contratado no pode cometer a terceiros a execuo do objeto contratado. Portanto, a regra a impossibilidade de o contratado transferir a terceiros a execuo do contrato que lhe foi incumbido. Contudo, a lei autoriza que a Administrao, em cada caso, avalie a possibilidade e convenincia de permitir a subcontratao, desde que respeitados os limites admitidos. Portanto, os contratos administrativos, em regra, so contratos pessoais, celebrados intuitu personae, devendo ser levados a termo pela mesma pessoa que com a Administrao assumiu a obrigao. O que ocorre que a Lei n 8.666/1993 admitiu a possibilidade de subcontratao parcial, desde que prevista no instrumento convocatrio e no contrato e devidamente autorizada, em cada caso, pela Administrao. A relao entre a empresa que ganhou a licitao e a subcontratada de direito civil, no tendo a Administrao qualquer parte na mesma. importante observar que a prpria lei veda expressamente, de forma absoluta, que a empresa de prestao de servios tcnicos especializados que apresente relao de integrantes de seu corpo tcnico em procedimento licitatrio ou como elemento de justificao de dispensa ou inexigibilidade de licitao ficar obrigada a garantir que os referidos integrantes realizem pessoal e diretamente os servios objeto do contrato.

78.

68

Contratos Administrativos

79. Quais so as principais consideraes sobre o recebimento do


objeto do contrato pela Administrao?
A Lei n 8.666/1993 diferencia o recebimento provisrio e o definitivo. Isto se deve ao fato de que incumbe Administrao adotar todas as cautelas necessrias para evitar o recebimento de objetos defeituosos. O recebimento provisrio consiste na simples transferncia da posse do bem ou dos resultados do servio para a Administrao. O particular no fica liberado integralmente e nem a Administrao assume que o objeto recebido adequado ou que o servio prestado foi executado corretamente. A partir deste recebimento, a Administrao dever examinar mais detalhadamente o objeto e verificar sua adequao luz das exigncias legais, contratuais e tcnicas. O recebimento provisrio do objeto do contrato pela Administrao libera o particular dos riscos a partir da transferncia da posse, assumindo a Administrao, a partir deste momento, a responsabilidade por eventuais consequncias decorrentes de perda ou deteriorao do objeto. A entrega provisria dever ser documentada mediante termo circunstanciado. Aps o recebimento provisrio e promovidos os devidos exames e verificaes mais detalhadas pela Administrao, o objeto ser recebido definitivamente ou ser rejeitado pela Administrao. Dado o princpio do contraditrio, a Administrao dever, inclusive fazendo constar as regras a serem seguidas no termo do contrato, permitir ao contratado o acompanhamento das verificaes e exames efetuados assim como tambm a sua manifestao sobre o procedimento. Em sendo rejeitado o objeto, o particular dever adotar as medidas cabveis sua reparao ou substituio, ou repetio da prestao do servio. Em sendo recebido o objeto, tambm dever ser lavrado termo circunstanciado documentando o recebimento definitivo. H prazo mximo estabelecido em lei para recebimento definitivo do objeto e que dever ser definido no instrumento convocatrio. Isto decorre da idia de que o particular no obrigado a aguardar indefinidamente pela manifestao da Administrao. Ocorrendo a omisso da Administrao, h a obrigatoriedade de o contratado provoc-la a se manifestar sobre o recebimento, tendo a Administrao o prazo de quinze dias para praticar os atos (termo circunstanciado ou vistoria), sob pena de presumir-se ocorrida a aceitao definitiva. Mesmo aps o recebimento definitivo, no fica o particular dispensado de responder pela integridade do objeto. Podem ocorrer vcios que se revelam em momento posterior, sen69

Perguntas e respostas

do impossvel a sua deteco na ocasio do recebimento. Neste caso, o particular dever responder por eles, sendo aplicveis regras especficas disciplinadoras de casos especiais. importante observar que no se aplica o Cdigo de Defesa do Consumidor, no tocante responsabilidade por vcio do produto ou do servio. A matria submete-se Lei n 8.666/1993. Isso no significa que o contratado est livre da responsabilidade por tais vcios. Pelo contrrio, ele responsvel at mesmo por vcios que se revelem em momento posterior ao recebimento, como visto no pargrafo anterior.

e definitivo?

80. Quais so os prazos envolvidos nos recebimentos provisrio


Executado o contrato, o seu objeto ser recebido: em se tratando de obras e servios: a) provisoriamente, pelo responsvel por seu acompanhamento e fiscalizao, mediante termo circunstanciado, assinado pelas partes em at 15 (quinze) dias da comunicao escrita do contratado; e b) definitivamente, por servidor ou comisso designada pela autoridade competente, mediante termo circunstanciado, assinado pelas partes, aps o decurso do prazo de observao, ou vistoria que comprove a adequao do objeto aos termos contratuais. Este prazo no poder ser superior a 90 (noventa) dias, salvo em casos excepcionais, devidamente justificados e previstos no edital. em se tratando de compras ou de locao de equipamentos: a) provisoriamente, para efeito de posterior verificao da conformidade do material com a especificao; e b)definitivamente, aps a verificao da qualidade e quantidade do material e consequente aceitao.

O recebimento do objeto ser feito por meio de termo circunstanciado quanto aquisio de equipamentos de grande vulto, ou seja, de valor superior a R$ 37.500.000,00. Para as demais aquisies, o recebimento ser feito mediante recibo.

70

Contratos Administrativos

O recebimento de material de valor superior ao limite estabelecido para modalidade convite (R$ 80.000,00) deve ser confiado a comisso de, no mnimo, trs membros.

81.

H situaes em que o recebimento provisrio poder ser dispensado?

Sim. Estas situaes esto enumeradas nos incisos do art. 74 da Lei de Licitaes e, nestes casos, o recebimento ser feito mediante recibo. So as seguintes: gneros perecveis e alimentao preparada; servios profissionais; e obras e servios de valor at R$ 80 mil, desde que no se componham de aparelhos, equipamentos e instalaes sujeitos verificao de funcionamento e produtividade.

82. O que significa inexecuo do contrato?


o inadimplemento do contrato administrativo pelo descumprimento total ou parcial de suas clusulas, seja pela Administrao seja pelo contratado. Tal inadimplemento poder dar-se tanto por inexecuo quanto por execuo imperfeita do contrato, com ou sem culpa. Quando o inadimplemento ocorre sem culpa, o inadimplente fica liberado de responsabilidade. a chamada Teoria da Impreviso, que ocorre quando sobrevm fatos imprevisveis, ou previsveis porm de consequncias incalculveis, retardadores ou impeditivos da execuo do ajustado. Quando o inadimplemento ocorre com culpa (em razo de ao ou omisso culposa ou dolosa da Administrao ou do contratado), acarreta a aplicao das sanes legais e contratuais. Devido s chamadas clusulas exorbitantes, poder a Administrao aplicar diretamente tais sanes abrangendo advertncia, a multa de mora, a multa pela inexecuo, a suspenso temporria da possibilidade de participao em licitao, o impedimento de contratar com a Administrao ou a declarao de inidoneidade para licitar ou contratar com a Administrao Pblica.
71

Perguntas e respostas

O inadimplemento por culpa do contratado tambm d a prerrogativa Administrao de rescindir unilateralmente o contrato, com a consequente execuo da garantia contratual para ressarcimento da Administrao e execuo automtica dos valores de eventuais multas e indenizaes a ela devidos. Tambm poder a Administrao reter crditos decorrentes do contrato at o limite dos prejuzos que lhe forem causados pelo contratado. O inadimplemento por culpa da Administrao possibilita ao contratado pleitear a resciso, por via judicial ou por acordo. Ressarcimento quanto a prejuzos comprovados que houver sofrido, direito devoluo da garantia prestada, pagamentos devidos pela execuo do contrato at a data da resciso e recebimento do custo de desmobilizao so direitos do contratado, neste caso.

tivos?

83. Quais so os motivos para resciso dos contratos administraA resciso do contrato poder ser determinada por ato unilateral e escrito da Administrao, pelos seguintes motivos: o no cumprimento de clusulas contratuais, especificaes, projetos ou prazos; o cumprimento irregular de clusulas contratuais, especificaes, projetos e prazos; a lentido do seu cumprimento, levando a Administrao a comprovar a impossibilidade da concluso da obra, do servio ou do fornecimento, nos prazos estipulados; o atraso injustificado no incio da obra, servio ou fornecimento; a paralisao da obra, do servio ou do fornecimento, sem justa causa e prvia comunicao Administrao; a subcontratao total ou parcial do seu objeto, a associao do contratado com outrem, a cesso ou transferncia, total ou parcial, bem como a fuso, ciso ou incorporao, no admitidas no edital e no contrato; o desatendimento das determinaes regulares da autoridade designada para acompanhar e fiscalizar a sua execuo, assim como as de seus superiores;

72

Contratos Administrativos

o cometimento reiterado de faltas na sua execuo, anotadas em registro prprio; a decretao de falncia ou a instaurao de insolvncia civil; a dissoluo da sociedade ou o falecimento do contratado; a alterao social ou a modificao da finalidade ou da estrutura da empresa, que prejudique a execuo do contrato; razes de interesse pblico, de alta relevncia e amplo conhecimento, justificadas e determinadas pela mxima autoridade da esfera administrativa a que est subordinado o contratante e exaradas no processo administrativo a que se refere o contrato; e a ocorrncia de caso fortuito ou de fora maior, regularmente comprovada, impeditiva da execuo do contrato. A resciso do contrato poder ser determinada pela via judicial ou de forma amigvel, nos casos provocados pelo chamado Fato da Administrao. O Fato da Administrao ocorre toda vez que o Poder Pblico comete uma ao ou se omite, especificamente em relao ao contrato, de forma a impedir ou retardar sua execuo. As situaes elencadas na Lei de Licitaes em relao a este tipo de resciso so as seguintes: a suspenso da execuo do contrato, por ordem escrita da Administrao, por prazo superior a 120 (cento e vinte) dias, salvo em caso de calamidade pblica, grave perturbao da ordem interna ou guerra, ou ainda por repetidas suspenses que totalizem o mesmo prazo, independentemente do pagamento obrigatrio de indenizaes pelas sucessivas e contratualmente imprevistas desmobilizaes e mobilizaes e outras previstas, assegurado ao contratado, nesses casos, o direito de optar pela suspenso do cumprimento das obrigaes assumidas at que seja normalizada a situao; o atraso superior a 90 (noventa) dias dos pagamentos devidos pela Administrao decorrentes de obras, servios ou fornecimento, ou parcelas destes, j recebidos ou executados, salvo em caso de calamidade pblica, grave perturbao da ordem interna ou guerra, assegurado ao contratado o direito de optar pela suspenso do cumprimento de suas obrigaes at que seja normalizada a situao; e a no liberao, por parte da Administrao, de rea, local ou objeto para execuo de obra, servio ou fornecimento, nos prazos contratuais, bem como das fontes de materiais naturais especificadas no projeto.
73

Perguntas e respostas

Existe ainda a hiptese de resciso prevista no inciso XIII do art. 78 da Lei 8.666/93 que trata da situao em que a Administrao suprime partes de obras, servios ou compras, acarretando modificao do valor inicial do contrato alm do limite permitido no 1o do art. 65 da Lei (que dispe sobre os limites mximos para acrscimos ou supresses nos contratos). O inciso XVIII do art. 78 da Lei refere-se possibilidade de resciso do contrato por motivo de descumprimento, por parte da contratada, da proibio de empregar menores de dezoito anos de idade em trabalho noturno, perigoso ou insalubre, ou menores de dezesseis anos (salvo na condio de aprendiz, a partir de quatorze anos de idade) em qualquer trabalho. Tal possibilidade somente pode ser aplicada quando se verificar conduta efetivamente reprovvel, em que haja explorao insensvel e cruel do trabalho de menores. No sendo este o caso, no entendimento de Maral Justen Filho, a sano tem que se restringir pessoa do contratado, sem afetar os interesses da comunidade e de outros trabalhadores. Contudo, no podemos ignorar o comando legal previsto.

84. Quais so as possveis sanes que a lei permite Administra-

o aplicar aos contratados, no caso de inadimplemento ou irregularidades cometidas durante a execuo contratual?

Como citado na resposta pergunta n 70, pela inexecuo total ou parcial do contrato a Administrao tem o poder, garantida a prvia defesa, de aplicar ao contratado as seguintes sanes: advertncia; multa, na forma prevista no instrumento convocatrio ou no contrato; suspenso temporria de participao em licitao e impedimento de contratar com a Administrao, por prazo no superior a 2 (dois) anos. Caso o licitante promova o ressarcimento dos prejuzos derivados de sua conduta, cessa a suspenso; e declarao de inidoneidade para licitar ou contratar (no caso da dispensa ou inexigibilidade tambm) com a Administrao Pblica enquanto perdurarem os motivos determinantes da punio ou at que seja promovida a reabilitao perante a prpria autoridade que aplicou a penalidade, que ser concedida sempre que o contratado ressarcir a Administrao pelos prejuzos resultantes e aps decorrido o prazo de 2
74

Contratos Administrativos

(dois) anos. Mesmo promovendo o ressarcimento dos prejuzos causados, persistir a inidoneidade at 2 (dois) anos. Alm das penalidades citadas, o contratado fica sujeito s demais sanes civis e penais previstas em lei. Quanto cobrana de multas, o contrato deve especificar, no mnimo, o seguinte: condies e valores; percentuais e base de clculo; prazo mximo para recolhimento, aps cincia oficial.

os atos promovidos pela Administrao Pblica em se tratando de licitaes e contratos?


O assunto tratado no art. 109 da Lei 8.666/93, cabendo:

85. Quais so os tipos de recursos administrativos cabveis contra

recurso, no prazo de 5 (cinco) dias teis a contar da intimao do ato ou da lavratura da ata, nos casos de: a) habilitao ou inabilitao do licitante; b) julgamento das propostas; c) anulao ou revogao da licitao; d) indeferimento do pedido de inscrio em registro cadastral, sua alterao ou cancelamento; e) resciso do contrato, quando determinada por ato unilateral e escrito da Administrao; e f) aplicao das penas de advertncia, suspenso temporria ou de multa; g) representao, no prazo de 5 (cinco) dias teis da intimao da deciso relacionada com o objeto da licitao ou do contrato, de que no caiba recurso hierrquico;

75

Perguntas e respostas

h) pedido de reconsiderao, de deciso de Ministro de Estado, ou Secretrio Estadual ou Municipal, conforme o caso, na hiptese de o contratado ser declarado inidneo para licitar ou contratar com a administrao pblica, no prazo de 10 (dez) dias teis da intimao do ato. H de se ressaltar que a abertura de prazo recursal essencial como meio capaz de sanar a suposta falha, alm de assegurar defesa ou contraditrio do licitante. Nesse sentido, o edital no pode conter exigncias em que o licitante abra mo do direito de interpor recurso. No entanto, os licitantes podem desistir expressamente da interposio do recurso, conforme determina o art. 43, inciso III da Lei das Licitaes. A intimao dos atos referidos ao recurso (com exceo do caso de indeferimento do pedido de inscrio em registro cadastral, sua alterao ou cancelamento e dos relativos a advertncia e multa de mora), assim como no pedido de reconsiderao, ser feita mediante publicao na imprensa oficial, salvo para os casos de habilitao/inabilitao de licitante e de julgamento das propostas, se presentes os prepostos dos licitantes no ato em que foi adotada a deciso, quando poder ser feita por comunicao direta aos interessados e lavrada em ata. O recurso contra o ato de habilitao/inabilitao de licitante e o julgamento das propostas ter efeito suspensivo, podendo a autoridade competente, motivadamente e presentes razes de interesse pblico, atribuir ao recurso interposto eficcia suspensiva aos demais recursos. Interposto, o recurso ser comunicado aos demais licitantes, que podero impugn-lo no prazo de 5 (cinco) dias teis. O recurso ser dirigido autoridade superior, por intermdio da que praticou o ato recorrido, a qual poder reconsiderar sua deciso, no prazo de 5 (cinco) dias teis, ou, nesse mesmo prazo, faz-lo subir, devidamente informado, devendo, neste caso, a deciso ser proferida dentro do prazo de 5 (cinco) dias teis, contado do recebimento do recurso, sob pena de responsabilidade. Nenhum prazo de recurso, representao ou pedido de reconsiderao se inicia ou corre sem que os autos do processo estejam com vista franqueada ao interessado. Em se tratando de licitaes efetuadas na modalidade convite, os prazos estabelecidos para recurso e representao sero de dois dias teis.
76

Contratos Administrativos

O controle das despesas decorrentes dos contratos e demais instrumentos regidos pela lei ser feito pelo Tribunal de Contas competente, na forma da legislao pertinente, ficando os rgos interessados da Administrao responsveis pela demonstrao da legalidade e regularidade da despesa e execuo, nos termos da Constituio e sem prejuzo do sistema de controle interno nela previsto. Neste sentido, dispe a lei que qualquer licitante, contratado ou pessoa fsica ou jurdica poder representar ao Tribunal de Contas ou aos rgos integrantes do sistema de controle interno contra irregularidades na aplicao da Lei n 8.666/1993.

A Lei n 12.349/2010 trouxe alguma alterao em relao aos contratos regidos pela Lei n 8.666/93?
Sim. A alterao trazida pela Lei em relao aos contratos que nas hipteses previstas nos incisos IX, XIX, XXVIII e XXXI do art. 24, os contratos podero ter vigncia por at cento e vinte meses, caso haja interesse da administrao.
Art. 24. dispensvel a licitao: ... IX - quando houver possibilidade de comprometimento da segurana nacional, nos casos estabelecidos em decreto do Presidente da Repblica, ouvido o Conselho de Defesa Nacional; XIX - para as compras de material de uso pelas Foras Armadas, com exceo de materiais de uso pessoal e administrativo, quando houver necessidade de manter a padronizao requerida pela estrutura de apoio logstico dos meios navais, areos e terrestres, mediante parecer de comisso instituda por decreto; XXVIII para o fornecimento de bens e servios, produzidos ou prestados no Pas, que envolvam, cumulativamente, alta complexidade tecnolgica e defesa nacional, mediante parecer de comisso especialmente designada pela autoridade mxima do rgo; XXXI - nas contrataes visando ao cumprimento do disposto nos arts. 3, 4, 5 e 20 da Lei n 10.973/2004, observados os princpios gerais de contratao dela constantes.

86.

77

Principais fontes e bibliografia consultadas


JUSTEN FILHO, Maral: Comentrios lei de licitaes e contratos administrativos, 10 ed. So Paulo: Dialtica, 2004. ALEXANDRINO, Marcelo: Direito Administrativo descomplicado/ Marcelo Alexandrino, Vicente Paulo 16 ed. rev. e atual. So Paulo: Mtodo, 2008. DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella: Direito Administrativo/ Maria Sylvia Zanella Di Pietro 17 ed. So Paulo: Atlas, 2004. Direito Licitaes e Contratos, Mrio Vincius Claussen Spinelli e Vagner de Souza Luciano: Controladoria-Geral da Unio CGU, Braslia/DF, 2009. Manual de Licitaes, site do Tribunal de Contas da Unio TCU. Manual de Obras, site do Tribunal de Contas da Unio TCU. Situaes e casos concretos ocorridos em auditorias e fiscalizaes realizadas pela Controladoria- Geral da Unio CGU, Sistema ATIVA CGU.

Legislao pertinente
Constituio Federal de 1988. Lei n 8.666/1993. Lei n 10.520/2002. Lei n 9.472/1997. Lei n 9.784/1999. Lei Complementar n 123/2006. Lei n 8.987/1995. Decreto n 3.555/2000. Decreto n 3.931/2001. Decreto n 5.450/2005. Decreto n 3.722/2001 e Decreto n 4.485/2002. Lei n 12.349/2010. Lei n 12.462/2011.

Esta obra foi impressa pela Imprensa Nacional SIG, quadra 6, lote 800 70610-460 - Braslia-DF

Conhea mais sobre a CGU www.cgu.gov.br @cguonline cguonline

Das könnte Ihnen auch gefallen