Sie sind auf Seite 1von 3

Introduo Dentre os desafios que a engenharia de estruturas enfrenta, um dos maiores relaciona-se concepo de sistemas seguros e economicamente viveis

s para estabilizar grandes vos projetados pela arquitetura. A maior aplicao dos grandes vos acontece nas estruturas de pontes ou "obras-dearte". Aparecem ento estruturas caras e monumentais, aplicando o que h de mais atual em tecnologia dos materiais, modelos de anlise e tcnicas de execuo. Porm, grandes vos so tambm exigidos para estruturas de coberturas, pela necessidade de abrigar um elevado nmero de pessoas em ambiente sem divisrias, em teatros, auditrios e ginsios, podendo aqui ser aplicados sistemas leves, como as membranas tensionadas txteis, as trelias tridimensionais de alumnio ou ao, e as cascas curvas finas de concreto armado ou argamassa armada, entre outros. A busca por grandes espaos em edificaes est inserida em uma das mais importantes tendncias que vm orientando a evoluo das tcnicas de edificao dos ltimos cem anos: a busca por maior flexibilidade (1). Havendo a necessidade de criar grandes vos em pisos, possibilitando espaos com o mnimo de pilares ou outros elementos verticais, torna-se necessria concepo de sistemas suficientemente rgidos flexo, aplicandose materiais como o ao e o concreto, procurando a otimizao das sees das peas compostas destes materiais, visando continuar obtendo solues as mais leves possveis. O sistema de lajes nervuradas feito considerando pequenos afastamentos entre os eixos de apoio, menores que 1,10 m, e levando em conta o piso como colaborante na resistncia das nervuras flexo. Este sistema tem sua origem em 1854, quando William Boutland Wilkinson patenteou um sistema em concreto armado de pequenas vigas regularmente espaadas, onde os vazios entre as nervuras foram obtidos pela colocao de moldes de gesso, sendo uma fina capa de concreto executada como plano de piso. No sistema nervurado tem-se um alvio do peso prprio da estrutura e um aproveitamento mais eficiente dos materiais, ao e concreto, j que a mesa de concreto resiste aos esforos de compresso e a armadura os de trao, sendo que a nervura de concreto faz a ligao mesa-alma. Os vazios so obtidos com moldes plsticos removveis ou ento pela colocao de material inerte perdido, como por exemplo, o isopor ou peas cermicas. Podem-se ter, para as lajes nervuradas, painis apoiados em vigas mais rgidas que as nervuras, num sistema chamado de convencional. Contudo, tambm so aplicadas em pisos de lajes sem vigas, gerando assim um teto de espessura nica, sem elementos abaixo da linha inferior das nervuras, o que vantajoso na determinao das alturas livres internas dos compartimentos de uma edificao. Nesse caso tem-se o apoio diretamente no pilar, sendo necessrio que a regio em torno dos pilares seja macia para absorver os momentos negativos que surgem no entorno dos pilares internos e resistir ao efeito de puncionamento, que a tendncia perfurao da laje pelo pilar, que ocorre nessas regies.

Em algumas lajes desse sistema podem ser colocadas vigas de borda, conforme Figura 7, com a funo de diminuir os momentos fletores e deslocamentos, absorvendo tambm a toro e a puno ali geradas.
http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/04.044/622

Vantagens Laje nervurada promete economia de ao, concreto e mais rapidez para a concluso da obra, liberdade para criar e mudar. Essa uma das vantagens prometidas para quem optar por lajes nervuradas na hora de construir qualquer edificao. Menos mo de obra, menor prazo de execuo das estruturas e significativa reduo no consumo de concreto e ao tambm so as promessas para quem optar pelo produto. A utilizao desse produto praticamente dispensa o uso de madeiras, normalmente utilizadas na maioria das obras. A laje nervurada consiste em formas usadas como moldes padronizados em plstico (polipropileno). Sendo assim, o posicionamento das paredes no fica condicionado a vigas, proporcionando mais liberdade ao projeto arquitetnico. Dessa forma, h mais flexibilidade para o projeto de paredes, pilares e fachadas. Economia Wlademir Correa, superintendente da Atex Brasil - empresa que comercializa lajes nervuradas -, explica que a economia se d porque a quantidade necessria de ao e o cimento so reduzidos. O uso de concreto cai em mdia 30%. Isso porque a compresso das formas - conhecidas por cubetas - contra o cimento permite espaos vazios; por isso a economia do material, esclarece. Engenheiro civil da Ulma que tambm trabalha com o produto -, Breno Bandeira Pimentel complementa a explicao: A viabilidade relativa reduo de custo s significativa para obras com vos superiores a cinco metros no projeto arquitetnico. Em outros casos, a escolha por lajes nervuradas no ser vantajosa, garante. A diferena em relao s lajes convencionais consiste basicamente na montagem. Nas nervuradas, so usadas armaes de ao como reforo e suporte. Dessa forma, descartase a necessidade de tablados de madeira sobre os quais usualmente se faz a concretagem. A otimizao do trabalho outra vantagem, porque o ao e o concreto so mais bem trabalhados no local por conta da utilizao das formas. Menor tempo Outra vantagem o menor tempo para concluir a edificao. que a montagem das cubetas feita na prpria obra; e depois de preenchidas pelo concreto, elas podem ser retiradas em apenas 48 horas. Enquanto uma construo com laje convencional dura em mdia 28 dias, a obra com a laje nervurada pode ser finalizada em 12 dias, explica

Wlademir

Correa.

Preocupao com a natureza Para quem se preocupa com a natureza, o benefcio de se escolher laje nervurada ainda maior: ela elimina cerca 80% da madeira normalmente utilizada. Nesse tipo de laje no se usa nenhuma madeira. timo para o meio-ambiente. Essa a maior vantagem, considera o superintendente da Atex. Beleza Se for preciso, o contrapiso pode ser eliminado, deixando a laje aparente. Essa outra caracterstica importante aproveitada por arquitetos, que projetam obras, cuja laje separada apenas por um vidro. A tcnica acaba por conferir uma aparncia mais refinada ao ambiente. Em Braslia, locais como Shopping Popular e Braslia Plaza foram construdos com o produto. Construir com laje nervurada j uma prtica antiga, mas comeou a ser difundido nos ltimos dois anos. Breno Bandeira Pimentel conta que h muitas casas do Lago Sul que optaram pela tecnologia.
http://correiobraziliense.lugarcerto.com.br/app/noticia/showroom/2009/07/27/interna_showroom,31195/index.shtml

Das könnte Ihnen auch gefallen