Sie sind auf Seite 1von 6

1 Aula 01 Eleitoral Marcos Ramayana Data: 25/03/2008 Aula 01

Prof: Marcos Ramayana Bibliografia:


Bibliografia: Legislao Eleitoral Marcos Ramayana Cdigo Eleitoral Comentado Marcos Ramayana Resumo de Direito Eleitoral Marcos Ramayana Direito Eleitoral Marcos Ramayana Direito Eleitoral Joel Jos Cndido Direito Eleitoral Favila Ribeiro Direito Eleitoral Pedro Roberto Decomain Antonio Carlos Soares Martins Djalma Pinto Site do Prof: www.clickeduk.com.br Primeiramente ns temos estes itens, mas eu nunca consigo dar tudo, porque muita coisa. Vamos falar da bibliografia. Estas so as leis mais importantes para o concurso. So algumas resolues e leis. Livro de Legislao Eleitoral a venda na AMPERJ com desconto Funcionrio Berger Rua Rodrigo Silva, tel: 22421232. - Lei 9.504/97, Lei das Eleies - LC 64/90, Leis das Inexigibilidades - Lei 4.737/65, Cdigo Eleitoral - Lei 6.091/74, Alguns Crimes Eleitorais - Lei 9.096/95, Lei dos Partidos Polticos. O livro de Legislao Eleitoral pode levar para a prova, importante trazer para a sala de aula, para o estudo render mais. A Lei 9.504/97 constitui 80% da prova, a LC 64/90 constitui 10% da prova, estas so as mais importantes para o concurso. Acho mais interessante o Resumo de Direito Eleitoral da Editora Impetus e o Direito Eleitoral, curso completo, do que o Cdigo Eleitoral Comentado. importante ler os informativos. O TSE tem resolues chamadas de definitivas ou permanentes. Resolues definitivas ou permanentes So aquelas expedidas pelo Tribunal Superior Eleitoral para regulamentar os temas de Direito Eleitoral que servem para todas as eleies.

2 Aula 01 Eleitoral Marcos Ramayana Ex. Resoluo 19.406/95, partidos polticos; 21.841/04, partidos polticos prestao de contas; 21.538/03, ttulo, transferncia de ttulo; 21.975/04, multa eleitoral, essas so as principais. So resolues que serve para essa eleio de 2008, para 2010, para 2012, para 2012, serve para todas. Caiu na prova uma questo sobre partido poltico, veja o art. 17 da CF, remisso a Resoluo 19.406/95 do TSE, porque ai voc vai lembrar que tem esta resoluo que fala sobre partidos polticos, tambm no art. 17 fazer a remisso da resoluo 21.841/04. A resoluo 21.538/03 caiu no concurso de analista do TRE, o dia a dia do cartrio. Na prova oral do MP o examinador perguntou qual a natureza jurdica da multa eleitoral? dvida ativa da unio. Essa multa vai para onde? Vai para o fundo Partidrio. E quem cobra a multa? Quem cobra a multa o procurador da fazenda nacional, porque divida ativa da Unio. Isso tudo est aonde? Multa? Na resoluo, vai ter que levar para a prova. Tem que ter o material, Cdigo Penal Militar, CPPM, resolues. Tambm a Lei das SA, com um bom ndice. Resolues temporrias So aquelas expedidas para uma determinada eleio. Ex.: Resoluo 22.712/08, atos preparatrios para as eleies municipais; 22.715/08, normas de gastos de campanha; 22.718/08, propaganda eleitoral; 22.717/08, registro de candidato. O que so as temporrias? OBS: O TSE expede as resolues temporrias em sesses administrativas at o dia 05/03 do ano de eleio, art. 105, da lei 9.504/97.
Art. 105. At o dia 5 de maro do ano da eleio, o Tribunal Superior Eleitoral expedir todas as instrues necessrias execuo desta Lei, ouvidos previamente, em audincia pblica, os delegados dos partidos participantes do pleito. 1 O Tribunal Superior Eleitoral publicar o cdigo oramentrio para o recolhimento das multas eleitorais ao Fundo Partidrio, mediante documento de arrecadao correspondente. 2 Havendo substituio da UFIR por outro ndice oficial, o Tribunal Superior Eleitoral proceder alterao dos valores estabelecidos nesta Lei pelo novo ndice.

Qual a diferena entre a diferena entre uma resoluo definitiva e temporria? As definitivas valem para todas as eleies, e a temporria vale para uma determinada eleio, essas que eu ditei por ltimo s vale para 2008. em 2010 o TSE vai expedir outras resolues para regulamentar a eleio. E porque isso? Porque o nosso Cdigo no atualizado, permanente, que pudesse ter as regras definidas, sem ter que alterar toda hora, essas resolues ficam repetindo a lei 9.504, se a gente tivesse mais praticidade legislativa, no precisava ter esse monte de leis. Eu sou coordenador no Estado dos promotores todos, da rea eleitoral, so 248 promotores, esses promotores trabalham com 248 juizes eleitorais nessas eleies. Qual o material que eles vo levar para as eleies? So essas resolues. Em 2010 vo usar isso? No vo usar outras resolues. Se voc seguir o meu mtodo vocs vo passar no concurso. Tem que seguir o que eu estou dizendo. Voc tem que ter todas essas leis e resolues permanentes organizadas. As resolues temporrias s para quem vai fazer o concurso esse ano, ou ano que vem. bom ter um fichrio para organizar.

3 Aula 01 Eleitoral Marcos Ramayana O site um bom instrumento, anotem: www.clickeduk.com.br. Esse site de aulas on line, todo o curso estar l, em vdeo-aula. um sistema de aulas gravadas em estdio, ainda estou montando o sistema. Possui aulas gratuitas e pagas a R$ 15,00. Tem tambm uma apostila de perguntas e respostas, inclusive da prova oral, dentro do saiba mais do site. Conceito de Direito Eleitoral Ramo do Direito Pblico que disciplina as capacidades eleitorais, ativa e passiva, o sistema de acesso aos mandatos eletivos, as eleies e o regime democrtico. Quando a gente estuda Direito Eleitoral, qual a raiz dele? a CF, vamos olhar o art. 14 da CF, um captulo sobre direitos polticos. Os direitos polticos tem duas vertentes, a primeira a capacidade ativa, ou seja, votar. Quando se fala em votar Rui Barbosa falava em seus escritos citava o ius sufragi, esta capacidade que tem os direitos polticos de exercitar pelo voto, quando voc for votar esse ano lembre disso, voc est exercendo a sua capacidade ativa, seu ius sufragi. Quando se fala em direitos polticos isso tem a ver com a nossa cidadania, ento a cidadania tem esse aspecto da capacidade ativa e da capacidade passiva, que ser votado. Ser votado tem a ver com a capacidade passiva do cidado. Se ns, por. ex., quem aqui na sala tiver menos de 35 anos no pode ser candidato a Presidente da Repblica, mas pode ser eleitor, quando tem mais de 16 anos, e j tiver tirado o titulo. Aqui ningum na sala ningum vota facultativamente. Esses que no podem ser eleitos para Presidente da Repblica, no tem nesse aspecto a capacidade passiva para esse tipo de candidatura, mas aqui na sala muitos podem ser eleitos para vereador, prefeito. Porqu para vereador basta ter 18 anos. Rui Barbosa chamava essa capacidade passiva de ius honorum. Vamos olhar o art. 1 da CF.
Art. 1 A Repblica Federativa do Brasil, formada pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrtico de Direito e tem como fundamentos: I - a soberania; II - a cidadania III - a dignidade da pessoa humana; IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; V - o pluralismo poltico. Pargrafo nico. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituio.

O art. 1 fala dos princpios fundamentais, um deles a cidadania, no inciso II, quando se fala de cidadania, se fala na cidadania ativa e na cidadania passiva. Outro princpio fundamental o inc IV, pluralismo poltico, ns no podemos ter aqui no Brasil o bipartidarismo. Vamos ao art. 14 da CF, direitos polticos.
Art. 14. A soberania popular ser exercida pelo sufrgio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante: I - plebiscito; II - referendo;

4 Aula 01 Eleitoral Marcos Ramayana


III - iniciativa popular.

Soberania popular, ento, voc como cidado exerce uma parcela da soberania que um princpio fundamental da sua cidadania, fazendo uma interpretao sistemtica de onde o Direito Eleitoral vai buscar as suas razes. Por isso que estamos ainda no conceito, ramo do direito publico, as questes eleitorais so questes de interesse publico, de interesse pblico primrio, de soberania popular, de exerccio da sua cidadania. Se ramo do direito publico afasta o direito privado, as questes eleitorais so indisponveis. Quando um candidato fralda uma eleio, quando um partido no presta contas a Justia Eleitoral, quando ocorre o abuso do poder poltico-econmico numa eleio, est sendo atingida a soberania popular, a sua cidadania, um princpio fundamental da Repblica Brasileira, a lide eleitoral, os conflitos de interesse qualificados pela pretenso resistida dentro do eleitoral, so conflitos de direito indisponvel da sociedade, da a atuao do parquet, do Ministrio Pblico, para combater os crimes eleitorais, como parte com atribuies nas aes de impugnao, e como fiscal da lei, quando ele no atua como parte, e quando os outros partidos entram com as aes. Voc esta navegando no mar da soberania. Voc, promotor, tem obrigao de combater as fraudes eleitorais, venda de votos, transferncias fraudulentas de ttulo, os crimes eleitorais. Tem atuar, instaurar inqurito. No pas ainda estamos muito suscetveis fraude eleitoral. Troca-se o voto por tudo. Por isso que o Direito Eleitoral tem sua base na Constituio Federal. Em Roma era crime de lesa majestade. O sistema de acesso ao poder. Como voc chega ao poder? Como Presidente da Repblica? Como Senador? Como Deputado. Temos dois sistemas: a) sistema proporcional, que vai eleger o vereador e deputado; b) sistema majoritrio, para eleger os senador, prefeito, governador e presidente. O senador do Poder Legislativo, mas eleito pelo sistema majoritrio. O direito eleitoral vai estudar as eleies. Como se d o processo das eleies. Fases do Direito Eleitoral Existem quatro fases do Direito Eleitoral, ou do processo. Quando eu falo do processo, so as competncias do processo eleitoral. a) Alistamento Est previsto nos art. 42 a 81 do Cdigo Eleitoral e na Resoluo do TSE 21.538/03, a fase principal. O que o alistamento? Tirou o titulo, mas no pacificamente, estar o cadastro da justia eleitoral, o alistamento uma forma de qualificar e de inscrever o eleitor. Quem no est alistado no vota, ento o alistamento um pressuposto para que o eleitor possa vota. Esse alistamento se d pela RAE, Requerimento de Alistamento Eleitoral. O alistamento o dia a dia da justia eleitoral, tendo ou no eleio. b) Votao a fase mais importante. A Justia Eleitoral se organiza para a votao. Para que existiria a Justia Eleitoral se no existisse votao? Todo esse trabalho, todos esses estudos que se desenvolvem, so para que a votao seja

5 Aula 01 Eleitoral Marcos Ramayana perfeita, para que se afaste a fraude, a captao ilcita de sufrgio, o abuso de poder, que ela transmita a voc a tranqilidade, da o TRE ter a campanha Eleies Limpas, eleies que possam traduzir a vontade do eleitor. Se pega um pas que tem um sistema ditatorial, voc ano tem liberdade de escolher, vide Hugo Chaves. A votao a mais importante. c) Apurao Tambm uma fase complicada. Veja os EUA na eleio do Busch, a apurao em alguns Estados demorou, um sistema arcaico ainda. Porque nos EUA os Estados tem autonomia para deliberar sobre eleio, pelo sistema de apurao e votao, esse sistema bem centralizado l, cada Estado pode adotar sua urna prpria, no um modelo de Federao por agregao, a Federao americana por desagregao, a nossa no, a gente tem a Unio Federal que por agregao, as eleies vem pelo padro do TSE, o TSE que manda em todos os estados seguir aquele padro. Hoje com o voto eletrnico a apurao rpida, no mesmo dia se sabe quem venceu a eleio. d) Diplomao Essa fase aquela em que o candidato recebe um Diploma. Neste momento da diplomao acaba a competncia da Justia Eleitoral, s que da Diplomao cabem ainda duas aes eleitorais: uma a AIME, ao de impugnao ao mandato eletivo, essa ao o prazo de 15 dias, e a base legal est no art. 14, 10 e 11 da CF, e nos temos o RCD, recurso contra a diplomao, que tem prazo de 3 dias, e a base legal est no art. 262, do Cdigo Eleitoral. Essa diplomao ocorre no ms de Dezembro, desta data corre o prazo para a impugnao ao mandato eletivo e do RCD. Ns temos quatro fases: alistamento, votao, apurao e diplomao. Hoje no d mais para entrar com AIME contra o Lula, se algum quiser fazer alguma coisa contra o Lula ter que fazer impecheament, por que Justia Eleitoral j encerrou a sua atuao.
Art. 14. A soberania popular ser exercida pelo sufrgio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante: 10 - O mandato eletivo poder ser impugnado ante a Justia Eleitoral no prazo de quinze dias contados da diplomao, instruda a ao com provas de abuso do poder econmico, corrupo ou fraude. 11 - A ao de impugnao de mandato tramitar em segredo de justia, respondendo o autor, na forma da lei, se temerria ou de manifesta m-f.

Isso deveria ser revisto, porque o prazo muito curto, 15 dias, devia ser pelo menos o prazo do Mandado de Segurana, ou nem ter prazo, e fatos graves poderia ser reaberta a questo. Existe tambm a segurana jurdica das relaes, voc tambm no pode abrir processo muito tempo depois da eleio, agora no vamos confundir isso, com determinadas aes que so julgadas tardiamente, vide o caso do Sebastio Curi, prefeito de Curiolandia, teve o mandato anulado por compra de votos, fraude eleitora, mas isso da eleio de 2004, tem um efeito ex tunc. A rigor a competncia da Justia Eleitoral termina na diplomao.

6 Aula 01 Eleitoral Marcos Ramayana

Das könnte Ihnen auch gefallen