Sie sind auf Seite 1von 99

caderno de experimentos PARA a FEIRA DE CIENCIAS

o Eros

MINERAIS DO PARAN S.A. CENTRO DE INFORMAES MINERAIS (CIM) MARIA ELIZABETH EASTWOOD VAINE Geloga - Chefe do CIM PROJETO GRFICO E ELABORAO: Thais Eastwood Vaine

Guia para feira de cincias: passos gerais


(Adaptado do site American Geological Institute http:// www.k5geosource.org )

Este guia procura ajudar os professores na orientao de seus alunos, para que encontrem uma boa questo a ser investigada e transformada num projeto para a Feira de Cincias (nesse caso, o enfoque ser nas geocincias). Tentaremos orientar uma maneira de testar as perguntas levantadas e criar meios para compartilhar as descobertas e concluses. O processo comea com discusses entre os estudantes, que devem decidir sobre o queacham interessante no mundo natural.

Passo 1: os alunos escolhem um tema


Ajude seus alunos a escolherem um tema sobre geocincias; pea para refletirem, primeiro como indivduos e, em seguida, em pequenos grupos. Faa uma lista no quadro-negro com os temas sugeridos pelos alunos. Por exemplo, os estudantes podero querer saber mais sobre:

Rochas Solo gua Espao Estrelas Planetas

Eroso Fsseis Dinossauros Ondas do Mar Terremotos Furaces

Existem inmeros sites na internet que oferecem ideias: Science Buddies (http://www.sciencebuddies.org/science-fair-projects/recommender_register. php): em ingls, o site oferece um gerador de temas conforme o interesse de cada pessoa. Nevada Mineral Education (http://www.nvmineraleducation.org/activities.html): em ingls, oferece uma enorme lista de experimentos relacionados s geocincias. American Coal Foundation (http://www.teachcoal.org/lessonplans/elementary.html e http:// www.teachcoal.org/lessonplans/middle.html): em ingls, possui uma lista de atividades com carvo mineral. Discovery Education (http://www.discoveryeducation.com/teachers/index. cfm?campaign=flyout_teachers): em ingls, possui planos de aulas e atividades sobre cincias, matemtica, sade, estudos sociais e tecnologia. Tambm possui programas para a criao de cruzadinhas, caa-palavras, criptogramas e outros. American Geological Institute (http://www.k5geosource.org/2activities/3fair/guide/3-5/ index.html): em ingls, alm de ser o stio de base para esse guia, apresenta diversos experimentos relacionados s cincias da Terra. Earth Science Week (http://www.earthsciweek.org/forteachers/classroomactivities.html): em ingls, possui uma lista de sugestes de experimentos sobre geocincias.

modelo de registro de brainstorm sobre temas


Nome: Data:
Folha de Registro para a Feira de Cincias
Pense num assunto: Sobre que tema cientfico voc gostaria de aprender mais? Ponha um X sobre o tpico que mais te interessar!

modelo de registro de brainstorm sobre temas


Nome: Data:
Folha de Registro para a Feira de Cincias
Pense num assunto: Sobre que tema cientfico voc gostaria de aprender mais? Ponha um X sobre o tpico que mais te interessar!

1 2 3 4 5 6 7 8 9

Passo 2: Os estudantes listam suas perguntas para a investigacao


Definidos os assuntos, os alunos devem fazer uma lista de perguntas sobre os temas. Por exemplo, se eles querem saber mais sobre o solo, podem perguntar:

O solo o mesmo em todos os lugares? O que vive no solo? Qual solo melhor para abrigar construes? Qual solo melhor para o cultivo de tomates? O que posso fazer para melhorar o solo para a agricultura?

Depois de registradas as perguntas, pea para compartilharem com os colegas da classe e tentarem resolver cada questo.

modelo para lista de perguntas


Nome: Tema:
Folha de Registro para a Feira de Cincias
Definido o tema, use as palavras quem, o que, quando, onde, por que e como para elaborar questes sobre ele.

Data:

1 2 3 4 5 6 7

Passo 3: Os estudantes criam o projeto para a Feira de Ciencias


Agora que seus alunos j definiram o que querem investigar, eles precisam planejar como iro testar esses questionamentos. O primeiro passo no processo de planejamento a pesquisa. Agende um horrio para levar seus alunos biblioteca e / ou ao laboratrio de informtica. Antes de ir, pea para fazerem uma lista das questes que precisam de pesquisar e compartilhar com voc e os colegas. Os alunos podem optar por questes de pesquisa, tais como:

Exemplos de questes
Quais palavras cientficas eu preciso definir para o meu projeto? Que ideias cientficas eu preciso entender para o meu projeto? Quem j fez pesquisas sobre o tema do meu projeto? O que eles fizeram? Existe algum cientista na minha cidade com quem eu possa falar sobre o meu projeto? Como eu posso utilizar os testes que os cientistas j fizeram para o meu projeto? Que equipamentos e materiais precisarei para o meu projeto?

Oriente os estudantes para pesquisarem em livros apropriados, revistas e sites confiveis. Eles devero registrar suas descobertas no caderno.

modelo de registro que devera ser feito no caderno pelo aluno

Nome: Tema:

Data:

Folha de Registro para a Feira de Cincias


Roteiro para pesquisa bibliogrfica para o projeto: que palavras cientficas preciso entender para o meu projeto?

Onde voc encontrou essa informao? Ttulo: Autor Local de publicao: Editora:

Livro

Revista

Website

Jornal

Enciclopdia

Pgina: Data:

Passo 4: Os alunos desenvolverao meios de testar as questoes levantadas


Aps os alunos terminarem as pesquisas iniciais, comeam os projetos para testar as questes levantadas. Existem vrios modos de fazer isso: 1. Construir e usar um modelo para estudar um processo natural; 2. Realizar um experimento; 3. Conduzir uma pesquisa; 4. Realizar observaes em campo. Para alunos mais novos melhor testar as perguntas atravs de observaes diretas ou de modelos j existentes. J os alunos mais velhos so capazes de criar e utilizar pesquisas ou projetar e conduzir experimentos controlados.

Metodo 1a: Criar uma hipotese e definir como testa-la


Uma hiptese indica o que os alunos esperam que o experimento resulte ou demonstre. Dentro de um experimento, os estudantes podero variar alguns testes e verificar as alteraes dos resultados para a hiptese formulada. Para uma experincia sobre os impactos que um derramamento de petrleo pode causar na natureza, esta pode ser uma hiptese:

Os derramamentos de petrleo causam grande impacto no ambiente marinho, pois o petrleo se mistura a gua e torna muito difcil a limpeza da rea afetada.

Na tabela esto exemplos de perguntas que podem ajudar a conduzir o experimento:

Como a gua e o petrleo interagem? Como podemos separar o petrleo da gua? Como a fauna e a flora local so afetadas por um derramamento de petrleo?

Metodo 1a: Criar uma hipotese e definir como testa-la


Ajude os estudantes a criarem suas prprias hipteses para formulao dos experimentos e pea para anotarem tudo no caderno. Depois de escreverem suas hipteses eles precisaro identificar as formas de test-las. interessante criarem um rascunho de um experimento e dos testes que pensam em realizar. Quando todos tiverem concordado e decidido a hiptese e o projeto, devero registr-los no caderno, fazendo uma lista de materiais necessrios. Lembre-se que bons projetos de feira de cincias no precisam ser caros!

modelo de registro da hipotese do projeto


Nome: Tema:
Folha de Registro para a Feira de Cincias
Complete a frase utilizando os dados de variveis dependentes e independentes:

Data:

Minha hiptese ...

modelo de registro do rascunho do projeto


Nome: Hiptese:
Folha de Registro para a Feira de Cincias
Preencha com sua hiptese o campo acima. Agora, descreva detalhadamente como voc pretende realizar sua experincia.

Data:

modelo de registro da lista de materiais


Nome: Hiptese:
Folha de Registro para a Feira de Cincias
Liste todos os materiais que voc precisar para executar o experimento. Lembre-se que um bom experimento no precisa ser caro.

Data:

Metodo 1b: Os estudantes realizam os experimentos controlados


Aps concluir todos os preparativos, os alunos finalmente esto prontos para realizar seus experimentos. Abaixo est um exemplo de um experimento que um estudante pode realizar para testar a seguinte hiptese:

Os derramamentos de petrleo causam grande impacto no ambiente marinho, pois o petrleo se mistura a gua e torna muito difcil a limpeza da rea afetada.
O aluno: Primeiro formula hipteses sobre como a gua e o petrleo (leo) interagem: se misturam uniformemente? No se misturam? O leo fica por cima? A gua fica por cima? As precises devem ser anotadas no caderno. Rene os materiais para testar no experimento: gua, leo de cozinha (misturar cacau em p para deix-lo parecido com o petrleo), uma bacia grande e transparente, detergente, bolas de algodo (para simular vegetais e animais afetados pelo derramamento). Realiza os testes e observa o que acontece, ou seja, derrama o petrleo (leo + cacau) sobre uma bacia com gua. O estudante tambm dever registrar essas observaes. Coloca as bolas de algodo na mistura, depois as remove e verifica como ficaram. Anota as observaes. Devero tentar limpar a gua, ou seja, separar o petrleo usando uma colher. fcil? A gua fica totalmente limpa? Como isso seria feito na realidade, quando milhes de gales de petrleo e gua esto envolvidos? Pingar uma gota de detergente no petrleo e verificar o que acontece. A partir das anotaes sobre as observaes e os desenhos, devero discutir e comentar e chegar a uma concluso sobre interao do petrleo com a gua. Usar os dados para suportar ou refutar a hiptese.

Metodo 1b: Os estudantes realizam os experimentos controlados


No importa que experimento seus alunos estejam realizando, eles devero tirar fotografias, fazer esboos, anotaes e observaes. As observaes devem incluir descries detalhadas ou medies do que estiver acontecendo quando eles manipularem suas variveis independentes.

modelo de registro das observacoes


Nome: Hiptese:
Folha de Registro para a Feira de Cincias
Descreva o que voc observou durante a execuo do experimento.

Data:

modelo de registro das observacoes


Nome: Hiptese:
Folha de Registro para a Feira de Cincias
Faa desenhos ilustrando o que ocorreu durante diferentes estgios do seu experimento.

Data:

Metodo 2a: Respondendo perguntas cientificas atraves de modelos


Para estudar um processo natural de geocincias, os alunos podem construir e testar um modelo. Os cientistas usam modelos para estudar processos e fenmenos que so muito grandes, pequenos, perigosos, complicados, distantes ou muito demorados para serem estudados diretamente. Por exemplo, os meteorologistas e climatologistas usam modelos de computador para estudar e prever padres de tempo e clima. Outros geocientistas podem usar tabelas de fluxo para estudar padres de eroso. Seus alunos podero optar por utilizar modelos para o estudo do sistema solar, intemperismo e eroso, o interior da Terra, vulces, o movimento de geleiras, icebergs e muitos outros fenmenos. Quando os estudantes considerarem usar um modelo no seu projeto de cincias, devem se fazer as seguintes perguntas: O quanto o meu modelo parecido com a situao real? O quanto o meu modelo diferente da situao real? O que posso fazer para melhorar meu modelo? O que eu aprendo com o meu modelo?

Metodo 2b: Respondendo perguntas cientificas a partir de uma pesquisa


Os estudantes mais velhos podem optar por usar um mtodo de pesquisa para testar uma questo cientfica que tambm possui aspectos sociais, ambientais ou econmicos. Por exemplo, eles podem fazer um levantamento entre os colegas e/ou membros da comunidade local sobre o uso da gua, da energia, sobre a preveno para desastres naturais ou sobre produtos utilizados para adubar o solo em seus jardins e hortas. Os projetos de pesquisa podem parecer fceis, mas requerem grande dose de reflexo e habilidade para elaborar o questionrio e selecionar uma amostra de participantes que fornecero dados teis e vlidos. Os alunos que optarem pela realizao de um projeto de pesquisa devero se perguntar: O que eu realmente quero saber com a minha pesquisa? (por exemplo, qual percentual de pessoas da minha classe separa o lixo reciclvel do lixo orgnico? Como isso se compara mdia nacional?) Quem deve estar na amostra de pessoas para a pesquisa? Por que essas pessoas? (os alunos podero usar seus colegas, pais ou responsveis, ou uma amostra mais ampla. A amostra deve ser o mais representativa possvel de sua comunidade) Como posso proteger a privacidade dos colaboradores? (os estudantes devero esclarecer aos pesquisados que seus nomes no sero relatados no estudo. Todos os dados sero annimos). Minha pesquisa deve ser longa? (os estudantes talvez achem que conseguiro grande participao com pesquisas mais curtas do que com longas) As perguntas devem ser abertas ou mltipla-escolha? (respostas fechadas so mais rpidas e mais fceis de tabelar. Questes abertas so mais demoradas para serem respondidas e os dados gerados so mais difceis de serem compilados. No entanto, questes abertas fonecem mais informaes) Como distribuirei minha pesquisa? Como recolherei novamente? (os alunos podem distribuir suas pesquisas e deixar uma caixa ou envelope para colet-las depois de respondidas. Eles tambm podem eles mesmos fazerem as perguntas e anotarem as respostas)

Metodo 2b: Respondendo perguntas cientificas a partir de uma pesquisa


Como organizar e analisar os dados obtidos atravs da pesquisa? (os alunos podero organizar os dados em tabelas e grficos. Tambm podero analisar o nmero de respostas para cada item em percentagem. Por exemplo, se o estudante distribuiu sua pesquisa a 20 colegas perguntando como eles aquecem suas casas e 5 responderam que tinham aquecedores eltricos e outros 15 sistema de calefao, ento ele pode dizer que 75% possuem calefao e 25% tinham aquecedores). Como eu relato o que encontrei nos dados? (os alunos podem relatar os resultados de vrias maneiras, mas grandes grficos so mais fceis de entender).

Metodo 2c: Respondendo perguntas cientificas atraves da observacao de campo


Alunos de qualquer idade podem responder a perguntas cientficas fazendo observaes ao ar livre. Os estudos ambientais so bons para isso, como encontrar exemplos de eroso, estudar tipos e camadas de rochas, coletar fsseis, observar as camadas de solos, monitorar o tempo e as condies climticas e elaborar vrios outros projetos que envolvem as geocincias ao ar livre. Como em todos os projetos de cincias, o estudante primeiro deve ter claro quais questes cientficas deseja esclarecer. Alguns exemplos: Quais rochas so mais comuns nas proximidades da escola (ou na minha regio)? Por qu? Que tipo de solo comum na minha regio? O que cresce nesse solo? Quais fsseis ocorrem na minha regio (se ocorrerem)? Por qu? Que efeitos a eroso causada pela gua tem na minha regio? Como as pessoas podem evitar essa eroso? Qual a mdia de precipitao na minha cidade para esse ms? Como isso se compara com a mdia anual para o mesmo perodo? Que pssaros habitam o parque perto da escola durante o inverno? Por essas aves escolhem essa rea? Qual a qualidade da gua no crrego/rio/lagoa do bairro? O que afeta a qualidade da gua? Existem minerao na minha regio? De qual mineral ou minrio? Os estudos de campo servem para coletar as informaes. Por exemplo, se um estudante decide medir a precipitao numa determinada rea durante o vero, ele precisar de um pluvimetro. O pluvimetro um recipiente graduado usado para coletar e medir a precipitao. Um protocolo para essa medio primeiro orientar o aluno na configurao do pluvimetro e tambm dizer quando e como fazer as medies e que informaes anotar no caderno. O estudante dever anotar todas as observaes durante o tempo determinado e depois calcular a precipitao mdia diria ao longo do perodo observado. Ele tambm pode relatar os intervalos entre as precipitaes.

modelo de layout para seu espaco na feira de ciencias


QUESTO
TTULO DO PROJETO
PROCEDIM ENTO

PREVISO

I MATER

AIS

DADOS (incluinfo medies, observaes, imagens, grficos, tabelas, etc.)

RESULT

ADOS

CONC

LUS

MODELO

Questo: perguntas que os estudante desejava responder com seu projeto. s vezes eles podem querer usar alguma como ttulo do projeto e no tem problema. Previso: os alunos descrevem as possveis respostas s questes levantadas. Essas respostas so baseadas no seu conhecimento prvio e na pesquisa feita antes da realizao do experimento. Materiais: lista de materiais utilizados no experimento. Dados: informaes coletadas pelos alunos durante a realizao do experimento e deve ilustrar as observaes feitas na sua execuo. Pode incluir medies, observaes, imagens, grficos, tabelas, etc.) Procedimento ou metodologia: os estudantes listam passo-a-passo o que fizeram durante a investigao. Resultados: os estudantes descrevem os padres e relaes encontrados nos dados. Concluso: os alunos utilizam os dados obtidos para responder s questes levantadas.

REGISTROS

PESQUISA

modelo de layout para seu espaco na feira de ciencias


Pesquisa: pesquisa realizada pelos estudantes antes de iniciarem o projeto. Deve responder pergunta o que as outras pessoas sabem sobre... Modelo: (opcional) se os estudantes fizeram ou usaram um modelo, ele deve fazer parte da exposio. Registros: todos os registros feitos pelos alunos desde o incio do processo.

experimentos
Produtos feitos a partir do petrleo Refinamento do petrleo
(adaptado de Energy4me)

O petrleo no serve s como combustvel para nossos veculos, para cozinhar nossos alimentos, aquecer nossas casas e gerar eletricidade. Tambm usado em plsticos, medicamentos, alimentos e inmeros outros produtos, da aspirina ao guarda-chuva e, sim, batom! Usamos muitos produtos feitos com petrleo como alternativas sintticas a materiais naturais, incluindo a borracha sinttica ao invs de borracha natural e detergente ao invs de sabo em barra. O petrleo tambm nos fornece materiais inovadores como o nylon. Materiais Exposio de produtos petrolferos como artigos plsticos, cosmticos, borracha sinttica, nylon, tnis, iPod (visitar www.energy4me.org para obter mais sugestes) 500 ml de leite 50 ml de vinagre panela ou outro recipiente que possa ser aquecido copo de medida fogo ou outra fonte de calor colher Procedimento 1. Primeiro expor os produtos fabricados a partir do petrleo para que os alunos possam examin-los. Depois de observarem todos os produtos, discutir quais usamos no nosso dia-a-dia. Voc acha que ns podemos obter materiais como o plticos semusar o petrleo? 2. Nessa atividade voc usar o leite como um modelo para o petrleo bruto (explicar a diferena entre petrleo bruto e petrleo refinado). Que produtos so feitos com o leite? O que deve acontecer com o leite para que esses produtos sejam fabricados? 3. Ligar o fogo ou a fonte de calor num local em que todos possam ver. Colocar o leite e o vinagre na panela e mexer enquanto aquece. Os alunos devero observar atentamente o que ocorrer. Mexa at que as substncias se separem coalhada (slido) e o soro (lquido). 4. Discusso: pergunte aos estudantes o que foi feito com a mistura de leite e vinagre para separ-la em

experimentos
5. coalhada e soro? Explique como essa experincia similar separao do petrleo em partes utilizveis. O petrleo bruto semelhante mistura vinagre+leite, e primeiro deve ser aquecido para se separar em diferentes substncias que podem ser transformadas em produtos. Divida a turma em equipes. Cada equipe dever listar todos os produtos a base de petrleo que suas famlias usam diariamente. Em seguida, separem por equipe uma lista com os 10 produtos mais importantes. Os alunos devero separar esses produtos em duas listas: necessidades e luxos. Os estudantes devero compartilhar suas decises com o restante da turma, justificando as escolhas. A classe dever discutir quais so os 10 produtos mais importantes fabricados a partir do petrleo. Escreva essa lista no quadro. Pergunte aos alunos: se voc no tivesse esses produtos, como a sua vida mudaria? Do que esses produtos eram feitos antes de fabricarem coiss a partir do petrleo?

6. 7. 8. 9.

experimentos
Construindo uma reserva de petrleo
(adaptado de Association of Petroleum Geologists)

Histrico O petrleo e o gs natural fornecem mais da metade de toda energia utilizada por ns, seja para produo de calor, combustveis, etc. O petrleo um combustvel fssil porque encontra-se enterrado, como os fsseis. Esse experimento ajudar os estudantes a entenderem como os gelogos identificam e exploram reservas de petrleo. Materiais Uma caixa de papelo ou outro recipiente opaco com tampa de papelo Areia Canetas Canudos de plstico Papel milimetrado Pequenas amostras de rochas Bexiga (procure uma mais resistente) gua Corante alimentar Fita adesiva Palito de madeira (de espetinho) Procedimento 1. Numa caixa de papelo construiremos um modelo semelhante ilustrao abaixo. A turma dever se dividida em equipes e cada equipe construir um modelo. 2. Misture a areia e as amostras de rochas e forre o fundo da caixa com essa mistura at a altura de 5 cm.

experimentos
3. Encha a bexiga com gua colorida (para representar o petrleo), mas no muito, pois ela no pode ficar muito grande seno no caber na caixa. 4. Ponha a bexiga cheia dentro da camada de areia e pedras. Escolha uma posio interessante para a sua reserva de petrleo. 5. Cubra a bexiga com o restante da areia e das pedras at a borda da caixa. Essa cobertura dever ficar nivelada (no pode ficar amontoado somente em cima do balo). 6. Marque os lados Norte, Sul, Leste e Oeste dos lados de fora da caixa. 7. Faa um mapa do seu modelo mostrando a localizao da reserva de petrleo (balo com gua). 8. Tampe a caixa e lacre com fita adesiva 9. Troque o seu modelo com outro grupo. 10. Com a caixa do outro grupo, voc imitar os gelogos na explorao de petrleo. Voc no pode mover a caixa nem olhar dentro dela. 11. Coloque o papel milimetrado na tampa da caixa da outra equipe. 12. Bata levemente em diferentes regies da caixa, inclusive na tampa para verificar se alguma rea soa diferente. 13. Use o papel milimetrado para registrar a localizao de reas com som diferente, que podem ser as regies onde est localizada a reserva de petrleo. (ssmica) 14. Faa marcas de 1 cm em 1 cm no espeto de madeira. 15. Agora voc ir perfurar a caixa para procurar pela reserva nos locais que voc identificou anteriormente. Use o espeto de madeira para perfurar a tampa da caixa e no local onde voc acha que se encontra o balo. 16. Perfure cuidadosamente a areia. Procure por evidncias da presena do petrleo. Essa ao mostra como ocorre o processo de perfurao. Lembre-se que cada centmetro de profundidade perfurado custa R$ 150.000,00 e cada vez que voc se move para um novo local para iniciar a perfurao, gasta R$ 75.000,00. 17. Mantenha o registro de quantos centmetros voc perfura e quantas vezes move o palito para perfurar novamente. Continue perfurando at encontrar o petrleo. 18. Qual foi o custo total da sua explorao? Se voc tivesse que comear tudo de novo, como mudaria o processo de explorao para economizar dinheiro? Compare seus resultados com os de outras equipes. Mostre seu mapa para a equipe que construiu o modelo. O mapa em cima da tampa est indicando o local onde a reserva deveria estar? O que voc poderia ter feito para tornar a explorao mais rentvel?

experimentos
O Himalaia em 30 segundos Construindo uma montanha dobrada em miniatura numa caixa vazia
(Fonte: http://www.earthlearningidea.com. Traduzido por http://www.ige.unicamp.br.)

Objetivos Investigar como as camadas da crosta da Terra se deformam sob compresso lateral. Introduo Voc sabe que a superfcie do nosso planeta, a crosta terrestre, no inteira e sim dividida em placas, as placas tectnicas. Essas placas flutuam sobre uma camada mais profunda da Terra, o manto. Voc tambm j aprendeu que as placas no so fixas, mas se movem lentamente. O que acontece com a crosta terrestre quando as placas tectnicas colidem? Um resultado dessas enormes foras geradas pelos movimentos das placas o dobramento da crosta. Para uma demonstrao rpida, segure uma folha de papel, uma mo em cada extremidade (sentido do comprimento). Lentamente, empurre as mos uma de encontro a outra. O centro do papel se dobrar para cima ou para baixo medida que suas mos se aproximam. Devido s enormes presses que so criadas pelo movimento das placas, esse tipo de dobra tambm pode ocorrer com as camadas de rocha. Mostre aos alunos uma foto do fssil de amonita, uma criatura marinha extinta, que viveu e morreu no mar, mas foi encontrada em rochas a 5.000 m de altura, no Himalaia. Como isso pode ter acontecido? Explique que o Himalaia se formou quando a ndia se chocou com a sia. O subcontinente Indiano foi introduzido na massa de terra continental asitica por processos tectnicos. Simularemos o que aconteceu com as camadas de rochas do assoalho marinho, que se colocaram entre duas massas de terra Princpios fundamentais Os esforos geram deformao nas rochas sobre as quais esto atuando. Quando houver um movimento, o esforo que atua na placa supera a frico dentro da areia, fazendo com que se dobre, e que tambm contra a gravidade, causando o levantamento.

experimentos
Habilidades cognitivas adquiridas Um teste padro estabelecido e falhas crticas so produzidas pela compresso. Esse experimento tem uma ligao direta com a formao de montanhas dobradas. Materiais Uma caixa transparente de plstico ou vidro, por exemplo, uma bandeja, ou um pote retangular de plstico, como uma caixa transparente de leite cortada pela metade. Um pedao de tbua que caiba perfeitamente dentro da caixa. Areia seca de vrias cores Colher, para adicionar a areia. Procedimento Faa diversas camadas plano-paralelas com as diferentes cores de areia em uma caixa transparente vazia, com um pedao de tbua posicionada em uma das extremidades (conforme a foto). Qualquer elemento em p de cor diferente da areia pode ser utilizado para fazer as camadas alternadas. S necessrio fazer as camadas na parte da frente da caixa, onde os alunos estaro observando. No preencha mais do que a metade da caixa. Cuidadosamente, empurre a tbua para frente de modo que comece a comprimir as camadas de areia, parando em intervalos para observar o resultado. Geralmente as camadas formam ondas na parte de cima, em uma dobra e algumas delas tornamse invertidas. Eventualmente, um conjunto de camadas escorrega em relao s outras, produzindo uma falha. A superfcie superior da areia levanta-se at a parte superior da caixa, imitando a ascenso das camadas de rocha, para dar forma a montanhas como o Himalaia. Dicas para variaes e observaes (lembre-se de mudar apenas uma varivel por vez) Realize a experincia mais de uma vez, variando a umidade da areia; Varie a granulao da areia; Fotografe os resultados, tanto da lateral, como da vista de cima. Perguntas Os padres de dobramento sero afetados pelo tamanho do gro de areia utilizado? Os padres de dobramento sero afetados pela umidade da areia? Que tipos de dobras voc v? (moniclinal, sinclinal, anticlinal)

experimentos
Que semelhanas persistem entre as diversas condies experimentais que voc tentou? Que diferenas voc percebeu? Continuao da atividade Pea para os alunos fazerem um desenho das dobras em diferentes intervalos de tempo para produzir uma sequncia dos efeitos de deformao. Tente fazer uma pesquisa na internet para saber detalhes de montanhas dobradas e de como elas so formadas. Encontre figuras de outras formaes rochosas dobradas e pea para os alunos dizerem em quais direes os esforos podem ter sido aplicados para criar tais estruturas. Discuta a conexo entre montanhas e as placas tectnicas, com os alunos mais velhos.

Um fssil de amonita, igual a outro encontrado a 5000m de altitude no Himalaia.

Esquema de construo da experincia.

Camadas fortemente dobradas na caixa.

Outro exemplo de modelo

experimentos
Litorais mudando Investigando como a eroso, o transporte e a deposio das ondas podem mudar as formas dos litorais
(Fonte: http://www.earthlearningidea.com. Traduzido por http://www.ige.unicamp.br.)

Objetivos Estudar processos costeiros de eroso, transporte e deposio. Investigar os problemas que esses processos causam e as formas pelas quais as pessoas tentam resolver tais problemas. Avaliar que a zona costeira onde terra e mar se encontram. Ver que quando as ondas tocam o litoral, elas frequentemente causam eroso. Ver que o material movido (transportado) ao longo da costa quando as ondas possuem um ngulo em relao ao litoral (barreiras ajudam a reduzir a velocidade desse movimento). Descrever como a terra prxima costa pode ser perdida devido eroso das ondas. Ver que as falsias so erodidas pelas ondas e os prdios e outras construes (estradas, cercas) podem ser perdidas. Explicar como obstculos colocados na base da falsia pode proteg-la das ondas. Descrever como ocorre deposio, se a velocidade das ondas desacelera na foz de um rio ou se houver mudana da direo da costa. Avaliar que, se as pessoas constroem sistemas de proteo costeira, haver consequncias ao longo do litoral. Contexto Sabe-se que: Os litorais, com suas falsias, praias, cabos e baas, esto constantemente mudando de forma. Isso importante para entender os processos pois, se voc prevenir a eroso em algum lugar, isso pode reduzir a deposio em outro. H geralmente um efeito colateral em outro lugar quando as pessoas tentam controlar a forma de um litoral. Princpios fundamentais As ondas causam eroso, transporte e deposio costeira. Se as ondas se aproximam da linha costeira em ngulo, elas podem transportar sedimento ao longo da costa.

experimentos
Quando a velocidade das ondas diminui, ocorre a deposio de sedimentos. Obstculos (barreiras) colocados ao longo da linha de costa em ngulos retos em relao a ela reduzem a velocidade da do transporte de sedimentos. Mataces colocados na base das falsias podem diminuir a eroso. Lista de materiais Bandeja grande Areia lavada Pedao de madeira (aproximadamente 2, 5x 12x1 cm) Pedaos pequenos de mrmore Palitos de madeira (aproximadamente 10x 1x 2mm) Pequenos pedregulhos, de aproximadamente 1 cm de dimetro ou menos gua Procedimento Encha a bandeja com areia e fixe-a em um ngulo baixo, 5, por exemplo. Faa uma praia utilizando areia lavada. Use o pedao de madeira para simular ondas que chegam paralelamente costa.O que acontece? H uma pequena eroso no incio e as ondas transportam material para cima e para baixo da praia, mas no ao longo dela. A deposio de gros de areia acontece somente quando as ondas reduzem a velocidade e param. Nota: Eroso a captao de materiais slidos, como gros de areia; transporte o deslocamento de material, neste caso por correntes de gua produzidas pelas ondas; deposio a deposio de material, tambm chamada de sedimentao. Use o pedao de madeira para simular ondas que chegam formando um certo ngulo com a costa. O que acontece? As ondas carregam gros de areia conforme a gua flui a um ngulo at a praia. Quando a gua chega praia, em ngulos retos em relao ao litoral, ela leva consigo alguns gros. Esses gros so, ento, novamente movidos pela prxima onda. A repetio do processo faz com que os gros de areia se movam ao longo da linha costeira. Role um pedao de mrmore em ngulo sobre o leito de areia inclinado. O que acontece? O mrmore rola para baixo da vertente. Isso mostra o mecanismo da deriva litornea. Cada onda que toca a praia em ngulo carrega areia da praia em ngulo, depois volta, carregando areia com ela. Coloque os palitos de madeira em ngulos retos ao litoral, em intervalos como barreiras. Simule novamente as ondas. O que acontece? Estas barreiras reduzem o processo de deriva ao longo da costa. Caso

experimentos
contrrio, a deriva moveria toda a areia at uma extremidade da praia. Ao invs disso, a areia acumula-se em um lado da barreira e erodida pela outro lado. Coloque um pedao de mrmore no topo das falsias formadas e continue a simulao de ondas. O que acontece? As ondas erodem as falsias e causam o colapso da falsia com a perda da construo. Isso acontece rapidamente em falsias de areia. Coloque pequenos seixos na base da falsia. O que acontece? As linhas costeiras so frequentemente protegidas por grandes mataces, rochas resistentes de algum outro lugar na base das falsias (refere-se foto acima); isso se chama enrocamento. O que acontece se algo do litoral for cortado como se um rio estivesse entrando no mar ou o litoral mudar a direo? Quando a deriva litornea ocorre ao longo do litoral, gros de areia so deslocados. Quando as ondas atingem um ponto onde o litoral desaparece, ou por causa de um rio ou mudana de direo, a velocidade das ondas diminui e a deposio ocorre. Isso resulta na formao de um pontal arenoso (refere-se foto de Farewell Spit).

Colapso de falsia em Barmston, Yorkshire, Reino Unido. Foto: Peter Kennett

Barreiras de madeira afetando processos de deriva litornea. Foto: Peter Kennett


Pacifica, Califrnia, EUA. Em 17 de Dezembro de 2009, cerca de 9 metros da falsia abaixo deste prdio caram no Oceano Pacfico. Os moradores tiveram 20 minutos para evacuar o prdio. Fonte: Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported License.

Farewell Spit, norte da Ilha do Sul, Nova Zelndia. Esta foto o trabalho original da NASA e est sob domnio pblico.

experimentos
Faa sua prpria rocha Investigando como sedimentos soltos podem ser unidos para formar uma rocha
(Fonte: http://www.earthlearningidea.com. Traduzido por http://www.ige.unicamp.br.)

Objetivos Demonstrar como rochas so feitas compactando e cimentando areia solta. Desenvolver uma maneira justa de testar a dureza de suas rochas. Explicar que a fora de uma rocha depende tanto da cimentao que segura as partculas quanto da prpria composio das partculas. Princpios fundamentais Muitos livros-texto bsicos dizem (de maneira errada) que sedimentos se tornam rochas duras apenas pela sua compactao. Isso se aplica normalmente apenas a sedimentos de granulometria fina, como argilas, onde a atrao eletrosttica ajuda as partculas a se manterem unidas. Com sedimentos de areia mais grosseiros, necessrio algum tipo de cimento natural para juntar as partculas. As substncias qumicas que formam este cimento vm de guas subterrneas, presente na maioria dos sedimentos. Na prtica, o agente cimentante geralmente tanto a slica (SiO2), carbonato de clcio (CaCO3), ou vrios componentes do ferro. A maioria das rochas que ocorrem naturalmente so bem mais cimentadas que as feitas na sala de aula da escola. Materiais Areia Copos plsticos descartveis Se disponvel seringa velha de 20ml com o bico cortado por uma serra gua Uma gama de cimentos, ex. sal, acar, gesso, cimento de construo (cimento perigoso proteo necessria) Palitos de mexer

experimentos
Tesouras para cortar os copos plsticos Bola grande e pesada, ou similar, para testar a fora das rochas derrubando-a sobre elas Procedimento 1. Pergunte aos alunos se possvel encher a mo de areia e fazer uma rocha apertando a areia o mais forte possvel. (no !) Para se tornarem duros como uma rocha, os sedimentos precisam ser cimentados juntos. Esta ideia pode ser testada com uma varie- Fazendo uma pelota de rocha com uma seringa com o bico serrado. dade de cimentos. Antes de continuar cada parte da atividade, pea aos alunos que tentem dizer quo forte eles pensam que cada rocha ser quando ela secar. 2. Coloque um pouco de areia com gua e aperte fortemente no fundo de um copo de plstico. Corte o plstico cuidadosamente e deixe a pelota de areia secar. 3. Repita isto vrias vezes, mas misture na areia antecipadamente cimentos adequados que possam ser teis. Use a taxa de uma parte de cimento para quatro de areia molhada. Os cimentos podem incluir sal, acar, gesso etc. Cimento de construo pode ser usado, mas saiba que perigoso se inalado, ou em contato com a pele e olhos use proteo para os olhos e no o toque com as mos. 4. Nota: se houver uma seringa velha de 20 ml, o bico pode ser cortado com uma serra, e a seringa usada vrias vezes para fazer pelotas de rocha mais uniformes do que as feitas com copos plsticos descritos acima. 5. Pea aos alunos que achem uma boa maneira de testar a fora de suas rochas assim que estas endurecerem (o que pode levar um dia ou dois). Os alunos podem, ento, ser convidados para destruir as rochas para ver qual foi feita com o cimento mais forte. Se possvel, d a eles uma pea de arenito real para ser testada. Se eles planejarem uma srie de testes, eles devem tentar o menos destrutivo primeiro! 6. Muitas rochas sedimentares j foram sedimentos soltos que foram cimentados por cimentos de maneira muito similar. Cimentos naturais foram depositados por fluidos atravs dos espaos vazios entre os gros. Continuando a atividade Pode-se pedir aos alunos que testem a dureza de qualquer rocha real disponvel. Se a amostra tem uma superfcie achatada, um teste simples deixar cair uma bola de uma altura de cerca de 2 m, e gravar quo alto ela quica de volta. Quanto mais resistente a rocha maior, ser o quique da bola.

experimentos
Poderoso rio em uma pequena canaleta Sedimentos em movimentos
(Fonte: http://www.earthlearningidea.com. Traduzido por http://www.ige.unicamp.br.)

Objetivos Descrever como a gua em movimento pode tanto erodir quanto transportar e depositar sedimentos soltos de vrios tamanhos. Explicar que, em geral, necessrio mais energia para mover as partculas grandes do que as pequenas. Descrever como pequenos canais se enchem com sedimentos e se modificam e como se desenvolvem leques aluviais ou microdeltas. Explicar porque os minerais mais densos se acumulam quando a gua diminui de velocidade. Relacionar a investigao em pequena escala com os rios reais, como o Ganges, e compreender como um rio grande se comporta em uma enchente. Contexto A atividade pode fazer parte de uma lio buscando o mecanismo de movimentao de um sedimento, porm, tambm pode levar compreenso do comportamento de rios e como estes afetam a vida das pessoas. Pode ser usado, ainda, para explicar a deposio de minerais economicamente valiosos, como ouro, diamantes e estanho. Princpios Fundamentais Diferentes nveis de energia afetam a eroso, o transporte e a sedimentao. Um aumento de volume de gua faz com que as partculas maiores sejam erodidas e transportadas. Um aumento de 10% no volume aumenta a energia total em 10%. Um aumento na inclinao da canaleta gera um aumento na velocidade da gua e partculas maiores podero ser erodidas e transportadas. Se a velocidade aumentar em 10%, haver um aumento de 21% na energia total. Se o volume ou velocidade da gua diminuir, ento, ocorrer deposio. Esta atividade produz naturalmente canais entrelaados.

experimentos
Materiais Qualquer coisa a partir da qual possa ser feito um canal impermevel, ex. uma canaleta, uma caixa de plstico rasa ou mesmo um caixa de papelo coberta com plstico. Areia lavada para encher o canal at a metade. Uma pequena quantidade de cascalhos ou seixos. gua de fonte corrente ou que possa ser despejada em um recipiente. Procedimento 1. Arme uma mesa de fluxo inclinada usando uma seo quadrada de uma canaleta ou uma caixa coberta com um plstico. 2. Encha at a metade com areia lavada e adicione alguns pequenos cascalhos ou seixos. 3. Faa um canal reto pela areia com seu dedo. 4. Com os alunos observando atentamente, derrame gua na areia, de um recipiente ou, se houver gua corrente, de uma mangueira. Pea para que vejam se suas previses estavam corretas. Tambm pergunte se eles podem ver os gros de areia e os cascalhos se movendo eles esto deslizando, quicando ou rolando sobre o leito de areia? 5. Continue a observar enquanto o canal se enche de sedimentos e muda, formando um padro e se uma poa se formar ao fundo, tal como um microdelta surge. 6. Se for possvel, note que as partculas mais densas nos sedimentos se acumulam onde a gua flui mais lentamente. assim que os depsitos de minerais densos, como o ouro, se formam. Materiais densos como a limalha de ferro ou pirita esmagada podem ser adicionados areia para ver onde eles se depositam. Perguntas O que voc acha que acontecer se despejarmos gua lentamente no topo da canaleta? Se a areia estiver seca, a gua vai encharc-la e s fluir pela superfcie quando o sedimento estiver saturado. Quando a chuva forte cai no cho seco, ela pode ter pouco efeito a princpio, mas pode ser seguida de uma inundao, se a chuva persistir. O que se mover primeiro a areia ou os seixos? Explique sua resposta. Geralmente a areia se move primeiro, uma vez que possui menos inrcia que os seixos. Quanto mais gua adicionada na superfcie, o canal se tornar mais fundo ou ser preenchido? Depende muito da taxa do fluxo de gua e de exatamente onde ela despejada na superfcie. Geralmente, podemos esperar que o canal seja escavado com a eroso das areia em ambos os lados e no fundo, mas o acmulo de areia no canal pode eventualmente bloque-lo. Mais gua ainda pode cortar um novo canal conforme a gua desce pela inclinao,

experimentos
desenvolvendo uma forma entrelaada. O sedimento se depositar no fundo conforme o fluxo perde velocidade. O que acontecer se derramarmos gua mais rapidamente? A eroso dos sedimentos aumentar e as partculas maiores comearo a se mover, geralmente quando gros de areia so carreados para longe deles. Onde voc acha que a areia e os cascalhos iro se depositar depois que se moverem? Alguns podem se depositar na parte superior do canal, mas a maioria ser carreada. Se a gua puder correr livremente pela canaleta ou pela bandeja, a areia ser carregada por ela ou se depositar como um leque aluvial. Se a canaleta tiver um ponto de fim, a gua ir se acumular na sua parte mais baixa e os sedimentos se acumularo na piscina para formar um microdelta, como na foto abaixo. Como os gros de areia e os seixos se movem? Gros de areia se movem por escorregamento sobre as camadas ou por rolamento. Eles tambm se movem por saltao e removem outros gros quando aterrissam, mas isto muito difcil de ver nesta escala. Se o fluxo for rpido, um pouco de areia pode ser carreada em suspenso, pela gua, por uma curta distncia. Partculas maiores, como seixos, na maioria das vezes movem-se abaixo deles, o que os torna instveis e os faz rolarem. Uma vez em movimento, aumentam seu momento, o que pode fazer com que role por uma curta distncia. Continuando a atividade Prenda a canaleta em um ngulo ainda mais inclinado e ento investigue as diferenas do primeiro teste. Pesquise sobre enchentes no Paran, quais foram as mais significativas.

Fluxo simples feito de uma caixa e um plstico para cobrir (Fonte: Association of Teachers of Geology (1988), Science of the Earth, Unit 4: Building sedimentary structures in the lab and millions of years ago. Sheffield: Geo Supplies)

Aprendizes de professor estudando como os sedimentos se movem em uma canaleta. (Foto: P. Kennett)

experimentos
O Sal da Terra Quem pode fazer o maior cristal de sal?
(Fonte: http://www.earthlearningidea.com. Traduzido por http://www.ige.unicamp.br.)

Objetivos Descrever o que acontece quando a soluo salina deixada para evaporar lentamente. Descrever como cristais maiores podem ser produzidos por taxas mais lentas de evaporao. Explicar como podem ser vistas evidncias de antigos depsitos de sal no registro geolgico. Explicar que sais de solubilidade mais alta cristalizaro por ltimo na sequncia de cristalizao. Princpios Fundamentais O sal produzido pela evaporao de gua salgada, podendo ser por processos naturais ou controle humano. O tamanho dos cristais resultantes depende da taxa de cristalizao quanto mais lenta a taxa, maior o cristal. Compostos tm solubilidades muito diferentes na gua. Os mais solveis so os ltimos a cristalizar quando a soluo evaporada. Materiais Algum copo apropriado ou recipiente plstico, por exemplo, de aproximadamente 250 ml Sal (cloreto de sdio) na proporo de 50 g por recipiente gua quente Algodo Vara pequena Cola (no base de gua) Procedimento 1. Seus alunos podem saber que cristais de sal (cloreto de sdio) se formam quando a gua salgada evapora, mas eles sabem como fazer crescer um cristal grande? Eles provavelmente s viram gros minsculos de sal, ou talvez um grande pedao amorfo extrado por evaporao sob o sol em uma tigela aberta. 2. Componha uma soluo de sal forte dissolvendo lentamente cerca de 50 g de sal em aproximadamente 250 ml de gua quente. Cole um gro de sal em um pedao de fio fino, como um cristal semente,

experimentos
e balance-o na soluo, a partir do repouso, atravs do topo do recipiente com uma vara de apoio. Cubra-o folgadamente com um pedao de papelo para afastar a poeira. 3. Deixe-o por uma semana ou duas, ou durante o tempo que for necessrio para um cristal de sal crescer ao redor do cristal semente. 4. Essa atividade poderia ser feita como um desafio, com os alunos tentando fazer o maior cristal com a forma mais perfeita (um cubo com faces aumentadas esburacadas).

Cristais de sal crescendo em uma soluo forte de cloreto de sdio

Cristais formados pela evaporao lenta da gua do mar (extenso)

experimentos
A grande ideia de solo de Darwin Como Charles Darwin descobriu como o solo se forma?
(Fonte: http://www.earthlearningidea.com. Traduzido por http://www.ige.unicamp.br.)

Objetivos Descrever como as observaes podem ser usadas para desenvolver uma idia cientfica ou uma hiptese. Descrever como tal hiptese pode ser testada. Descrever como Darwin desenvolveu seu pensamento e como ele testou suas idias e chegou s suas concluses. Fazer observaes na criao de minhocas por vrios dias. Construir uma criao de minhocas. Contexto O antigo campo de William Dabb foi coberto com marga Charles Darwin estava intrigado. Ele estava interes- [para se tornar mais frtil] quando sua me era criana sado em saber como o solo se forma e sua prima [h cerca de 80 anos atrs] ... [A marga] encontrada a cerca de 30 cm de profundidade [agora] ... Elizabeth escreveu-lhe, em 1837: Darwin pensou como poderia uma camada colocada sobre um campo h 80 O campo deWilliam Dabb ... foi asanos atrs estar entre 30 a 35 soreado na superfcie de grama at cm abaixo, agora? ser completamente coberto ... na primavera de 1835 ... Uma camada irregular de areia agora encontrada cerca de 2 cm abaixo da superfcie ... Ele pensou como poderia uma camada de areia colocada na superfcie de um campo estar 2 cm abaixo da superfcie apenas 2 anos e meio depois? A carta de Elizabeth continuava: Ento, o problema de Darwin era explicar como o material espalhado sobre o solo poderia estar sob a superfcie apenas poucos anos depois. Isto era um problema real porque, naquela poca, quase todo mundo pensava que o solo estava na Terra desde sempre e fora formado junto com ela.

Charles Darwin aos 33 anos, pintado por George Richmond em 1840. Esta imagem pblica, pois seus direitos j expiraram.

experimentos
Qual seria a resposta? Como voc explicaria que valiosas, mas, muito antes de o homem existir a terra j as camadas afundam no solo? Como voc poderia era regularmente arada e ainda continua a ser pelas micomprovar a sua ideia? nhocas. Pode haver dvidas quanto existncia de muitos outros animais que tm desempenhado uma parte to imDarwin pensou que a resposta seria minhocas e portante na histria do mundo, como essas criaturas pouco construiu seu prprio minhocrio para estud-las. organizadas. Ele publicou suas ideias em um livro sobre minho- Darwin mostrou que o solo formado pelas micas e disse: nhocas que comem uma mistura de matria constituda por plantas mortas e rochas decompostas e Eu fui levado neste caso a concluir que todo o solo sobre ento ejetam-na como solo ele foi a primeira pestodo o pas havia passado muitas vezes e passar muitas soa a descobrir e descrever como o solo se forma. vezes atravs do canal intestinal das minhocas. Tambm foi a primeira pessoa a descobrir a importncia das minhocas para o solo, para a vida na Ele concluiu: Terra e para voc e eu! O arado uma das invenes humanas mais antigas e Princpios fundamentais O solo formado por dois ingredientes principais: fragmentos de rocha intemperizados do subsolo e material orgnico (hmus) de cima. Entretanto, os efeitos da vida no solo so proeminentes; minhocas desempenham um papel crtico ao retrabalharem o solo em seus intestinos, mas muitos outros animais que vivem no solo tm papis crticos tambm, bem como as razes das plantas. O solo formado por intemperismo biolgico; atividade biolgica e bioqumica nos fragmentos fsicos das rochas decompostas. A formao do solo um dos exemplos das relaes complexas entre a litosfera, hidrosfera, atmosfera e biosfera, necessrias para a manuteno da vida em nosso planeta. Lista de materiais Uma garrafa plstica de 2 litros Tesouras para cortar o topo e o fundo Um pote para apoiar a garrafa (ex. um vaso de planta) Uma colher ou p para cavar o solo e pegar minhocas

experimentos
Minhocas (cerca de 10) coletadas do solo Areia de uma ou mais cores suficiente para ver as camadas ou terra Folhas, grama, etc. Uma cobertura preta (plstico ou papel) para cobrir a garrafa

Procedimento Corte a boca e o fundo de uma garrafa de plstico. Coloque solo mido em um pote e coloque cerca de 10 minhocas nele. Coloque a garrafa de plstico sobre o solo e adicione diferentes camadas de areia vermelha, areia branca e solo. Coloque grama e folhas mortas em cima. Cubra a garrafa com plstico preto ou papel de modo que as minhocas pensem que esto sob a terra. Tenha certeza que tudo fique mido (mas no muito mido) e o deixe por alguns dias. Tire ento a cobertura para ver o que aconteceu. Voc ir encontrar o que Darwin descobriu?

A criao de minhocas de Peter Kennett no 1 dia e em 6 e em 15 dias.

Continuando a Atividade Tente investigar as condies de que as minhocas mais gostam fazendo vrios testes de criao com diferentes camadas de areia, solo, giz, material orgnico (areia, folhas, vegetais, etc.) para ver como a ao das minhocas afeta as camadas.

experimentos
Desenterre o dinossauro Torne-se um caador de fsseis e desenterre um dinossauro
(Fonte: http://www.earthlearningidea.com. Traduzido por http://www.ige.unicamp.br.)

Objetivos Trabalhar sistematicamente para revelar objetos escondidos Mapear seus achados nas posies em que foram encontrados Reconstruir um modelo de esqueleto Explicar quando o animal foi enterrado in situ, ou se foi erodido e espalhado depois. Contexto Esta atividade fornece prtica em trabalhar sistematicamente, em contraste a simplesmente apanhar um item descoberto. Ele pode ser usado para amplificar o trabalho sobre fossilizao. O uso de uma rede pode ser importante para reforar uma lio de Matemtica ou Geografia. Princpios fundamentais A evidncia de como os fsseis podem ter sido preservados devem ser registradas cuidadosamente no momento da descoberta. Usamos nossa compreenso do estilo de vida de organismos modernos para ajudar a compreender como os extintos possam ter vivido. Evidncia de vida e morte de animais incluem a distribuio de partes nas rochas e qualquer dano a estas partes por predao, etc. Procedimento bandeja grande, cuba ou caixa de papel. (ex. 40x30 cm) areia seca esqueleto de dinossauro de madeira ou plstico (que pode ser desmembrado), obtido em loja de brinquedos, ou cortado em compensado fino do modelo na pgina ao lado ou uma carcaa de galinha, fervida, secada ao sol e desmembrada pincis velhos e colheres recipiente reserva para colocar a areia

molde de dinossauro

experimentos
Procedimento Como um cientista faz para desenterrar um fssil grande como o de um dinossauro? Como ele pode garantir que obtenha a evidncia mxima de suas descobertas e acidentalmente no destrua pistas vitais? 1. Monte uma bandeja cheia de areia seca e esconda nela pedaos desmembrados de um esqueleto de dinossauro de brinquedo ou ento use os ossos de um animal morto ou uma pequena galinha, espalhando-os pela areia (tendo primeiro fervido e secado ao sol, para esteriliz-los), uma vez que dinossauros extintos so parentes dos pssaros modernos! 2. Deixe um ou dois pedaos de ossos para fora, como poderia acontecer de fato com um esqueleto enterrado nas areias do deserto. 3. Outra variao montar parte do esqueleto e deixar que os alunos encontrem as outras partes. 4. Faa uma grade simples pela bandeja com fios ou elsticos, fazendo um espaamento de 4x3 quadrados na bandeja. 5. Fornea aos alunos uma grade similar, na mesma escala em papel, ou desenhe-a com giz na lousa. 6. D aos alunos equipamentos simples para desenterrar, como um pincel velho e um par de colheres. 7. Conte a eles a histria do cientista americano do sculo XIX que desenterrava ossos de dinossauros o mais rpido possvel, sem anotar cuidadosamente de onde vieram. Cientistas de universidades j esmagaram os ossos fsseis de seus rivais para serem os primeiros a exibirem um dinossauro. 8. Pea, ento, que os alunos desenterrem o esqueleto, mas para serem mais cientficos em seus mtodos que os mais antigos. 9. Enquanto as peas so reveladas, devem ser colocadas no lugar correto da grade e seu contorno deve ser desenhado. A areia escavada deve ser colocada em um pote em separado. 10. Quando os alunos tiverem terminado, eles devem ver se conseguem reconstruir o dinossauro (ou galinha!). Continuando a atividade Os ossos podem ser arranjados em uma posio na qual a criatura morreu, e os alunos podem ser encorajados a dizer como ele pode ter sido fossilizado. Os ossos podem ser misturados, para simular eroso dos restos antes do soterramento. Alguns ossos podem ser cortados ou quebrados, e os alunos indagados a pensar sobre as causas da morte, como predao.

experimentos

Desenterrando o dinossauro, com muito cuidado! (Foto: P. Kennett)

O esqueleto reconstrudo orgulhosamente exibido. (Foto: P. Kennett)

experimentos
De uma laranja para toda a Terra Usando uma laranja para modelar as diferentes densidades das camadas da Terra
(Fonte: http://www.earthlearningidea.com. Traduzido por http://www.ige.unicamp.br.)

Objetivos Perceber que um dos objetivos pode ser criar camadas de diferentes densidades. Usar um modelo para demonstrar que a Terra constituda de camadas de densidades diferentes Contexto A laranja anloga a Terra por apresentar um ncleo relativamente denso (manto/ncleo) e uma casca muito menos densa (crosta). Princpios fundamentais A Terra formada de camadas concntricas de densidades diferentes. Pode-se concluir que, dada a densidade relativa de toda a Terra (5,5), o ncleo deve ser relativamente mais denso que a crosta (densidade relativa mdia 3,0)

experimentos
Lista de materiais Recipientes largos o suficiente para conter a gua e a laranja flutuando na gua Algumas laranjas. Procedimento Esta atividade usa uma laranja como modelo para mostrar evidncias das diferentes densidades da crosta terrestre e de suas camadas internas. 1. Pergunte aos alunos: O que acontecer quando vocs colocarem toda a laranja em um recipiente com gua? Ela flutua. A massa da laranja menor que a massa de um volume equivalente de gua. O que acontecer quando vocs descascarem a laranja e a colocarem sem casca no recipiente com gua? A laranja sem casca afunda. Isto porque a massa da laranja maior que a de um volume equivalente de gua. O que acontecer quando vocs colocarem a casca da laranja no continer com gua? A casca da laranja flutua, porque a casca feita de material pouco denso e no absorvente. 2. Depois, pea aos alunos que investiguem isto. 3. O professor dever descascar a laranja, mantendo a casca como um pedao nico, se for possvel. 4. Diga a seus alunos que cientistas descobriram que a densidade relativa de toda a Terra em mdia 5,5, mas as rochas da crosta terrestre tm uma densidade relativa de em mdia 3,0. Isto significa que as camadas internas da Terra devem ser mais densas do que a crosta, assim como a laranja.

Laranjas e Cascas de laranjas na gua Foto: Elizabeth Devon

experimentos
A ideia do grande atol de coral de Darwin Tente pensar como Darwin resolveu o mistrio do atol de coral
(Fonte: http://www.earthlearningidea.com. Traduzido por http://www.ige.unicamp.br.)

Objetivos Descrever e explicar como Darwin desenvolveu sua teoria do atol de coral Fazer um modelo simples usando papel de um vulco submerso (cone) abaixo de um recife de coral (cilindro) Retratar o desenvolvimento de um recife de coral cilndrico sobre o rebaixamento de um vulco cnico envolve a construo Testar de que maneiras essa ideia envolve conflito cognitivo. Essa a ponte entre modelo e realidade. Contexto Depois de sua viagem ao redor do mundo abordo do Beagle, Charles Darwin publicou suas ideias de como os atis de coral se formaram pela primeira vez em 1837 mas suas ideias tiveram que esperar 100 anos para serem testadas pelos cientistas da Marinha dos Estados Unidos que perfuraram nos atis de Bikini e Enewetak das Ilhas Marshall no Oceano Pacfico. Princpios fundamentais Colnias de corais podem crescer somente prximas superfcie ocenica; isso ocorre porque os plipos do coral (as partes vivas dos recifes de coral) vivem em simbiose com uma forma de alga (simbiose = relao entre dois organismos quando ambos se mantm). Visto que a alga uma planta, ela necessita da luz solar para a fotossntese. A luz solar penetra somente em guas rasas. Vulces se formam sobre pontos quentes ou cristas ocenicas. Enquanto o movimento das placas os afasta dos pontos quentes, eles e os arredores da placa esfriam, tornam-se mais densos e afundam de maneira constante. Lista de materiais duas folhas de papel A4 e uma espcie de fita para uso individual ou grupo Lista de materiais para extenso um cone feito de cartolina ou outro material, como mostrado nas fotos tecido suficiente para fazer um cilindro

experimentos
fio para fazer um crculo no topo do tecido agulha e linha para costurar, ou fita para colar o tecido Procedimento Quando Darwin navegou ao redor do mundo a bordo do Beagle na dcada de 1830 ele notou que pequenas ilhas foram construdas por recifes de coral circular. Os recifes circulares foram disseminados atravs dos profundos oceanos nos trpicos. Tente pensar como Darwin fez para descobrir como se formaram. A primeira ideia a forma 3D Se as ilhas so circulares ou aproximadamente circulares na superfcie, Darwin pensou sobre qual forma elas deveriam ter em trs dimenses. Pergunte aos alunos qual forma 3D pode ter um crculo, ento os convide para fazer uma forma como esta, usando, por exemplo, um pedao de papel. Eles devem perceber que a imagem 3D dos atis deve ser cilndrica e reproduzir essa forma com um cilindro de papel.

poltica de copyright da NASA diz que o material produzido pela NASA no produzido por copyright exceto quando mencionado.

A segunda ideia a coluna Darwin sabia que recifes de corais so seres vivos que comeam a crescer em guas rasas e crescem em direo superfcie, onde eles param (uma vez O atol de Nukuoro no Oceano Pacfico (por volta que corais no podem viver acima do nvel do mar). de 7 km de dimetro). Ento, o que deve ter acontecido para produzir uma coluna alta de recife de coral? Pergunte aos alunos como uma coluna como essa deve ter se formado durante um tempo muito longo. Eles devem perceber que, embora os recifes devam ter comeado a crescer em guas rasas, a base Atol Bassas da India no Oceano ndico (por volta deles deve ter afundado enquanto o coral continude 15 km de dimetro). ava a crescer produzindo uma coluna ao longo *As fotos esto sob domnio pblico porque do tempo. Ns sabemos que este tempo era de miforam produzidas pelo Image Science & Analysis Laboratory do NASA Johnson Space Center. A lhes de anos.

experimentos
A terceira ideia a forma circular Darwin se perguntou, o que fez com que o recife de coral crescesse em forma circular no primeiro local. Ele percebeu que o recife deve ter comeado a crescer em um relevo circular, e ento se perguntou o que so formas circulares de relevo encontradas em reas ocenicas. Pea aos alunos que usem outra folha de papel para fazer um relevo com formato circular. Existem somente duas maneiras de fazer isso: cortando e colando o papel para fazer um cone ou um cone invertido. Pea-os para fazer um formato de cone e depois discutir se os relevos em forma de cone ou em forma de cone invertido so mais propensos a ser encontrados em reas ocenicas. Eles podem compreender que algumas das ilhas mais comuns encontradas em reas de oceanos so ilhas vulcnicas que frequentemente tem formas de cone. Quando eles tiverem feito seu vulco afundado em forma de cone eles devem colocar seu cilindro de papel no topo para fazer um modelo 3D do atol de coral. A quarta ideia o rebaixamento Por fim, Darwin se perguntou o que deve ter feito o nvel do mar subir constantemente, ou o assoalho ocanico afundar de forma constante, por muito tempo, de forma que ilhas vulcnicas afundassem constantemente sob o mar. Darwin no sabia. Ele percebeu apenas que havia muitas evidncias mostrando que algumas reas de terra ascenderam e outras rebaixaram mas no sabia por qu. Atualmente, a evidncia das placas tectnicas nos diz que quando reas vulcnicas esto ativas, elas so muito quentes e por isso tm baixa densidade. Em reas ocenicas, elas frequentemente alcanam a superfcie formando ilhas. Contudo, enquanto as regies vulcnicas resfriam, elas se tornam mais densas e afundam, carregando os vulces de maneira constante para baixo dessa forma. Testando a teoria Pergunte aos alunos como a teoria de Darwin poderia ser checada. Uma resposta simples (inacessvel para Darwin) fazer uma perfurao para descobrir se h rochas vulcnicas na base dos atis de recife de coral. A ideia no foi testada at 1947, quando um furo foi feito no Atol de Bikini e foi exatamente atravs da sequncia que Darwin previu, antes da rocha vulcnica se chocar no fundo. Isso forneceu excelentes evidncias para sustentar a ideia do grande atol de coral de Darwin.

Monte Asphyxia, (1800m), Ilha Zavadovski, Ilhas Sandwich do sul (cerca de 6 km de dimetro) Foto: Peter Kennett

experimentos
Continuando a atividade modelo de atol feito pelos alunos: 1. Faa seu prprio modelo de trabalho da ideia do grande atol de coral de Darwin fazendo um vulco cnico em um reservatrio como aquele mostrado na primeira foto. 2. Depois faa um cilindro de tecido para cobrir o cone, com crculo anexado ao topo. 3. Ento, se voc adicionar gua ao recipiente (simulando a elevao do nvel do mar visto a partir do rebaixamento do vulco), o cilindro de tecido se elevar da mesma forma que o recife de coral cresceu em direo superfcie. 4. Finalmente voc ter uma crista/linha circular cheia de material na superfcie da gua, representando o atol da ilha, assim como na segunda foto.

Modelo de atol feito pelos alunos antes do rebaixamento do vulco

Modelo de atol feito pelos alunos depois que o rebaixamento do vulco resultou na elevao do nvel do mar.

experimentos
O perigo do rompimento de uma barragem Modelando o colapso de uma barragem natural nas montanhas e o desastre que pode acontecer
(Fonte: http://www.earthlearningidea.com. Traduzido por http://www.ige.unicamp.br.)

Objetivos Explicar como detritos glaciais, incluindo blocos de gelo, podem formar uma barragem natural Explicar porque morar em um vale abaixo de tal barragem pode ser perigoso, mesmo se a represa tiver permanecido estvel por muitos anos Sugerir maneiras de reduzir o risco em uma situao de vida real. Contexto A maior parte das pessoas que vivem em regies montanhosas tm de viver em fundos de vale, onde a superfcie mais plana. Lagos formados por barragens de morenas podem estar muitos metros acima dos assentamentos e so frequentemente utilizados como fontes de gua ou para gerao de energia hidreltrica. Morenas frequentemente contm blocos de gelo escondidos, que derretem muitos anos aps a geleira ter recuado. Se isso rebaixar algum ponto na barragem natural da morena, a gua escoar sobre ele e o poder erosivo do escoamento da gua e a presso da gua no lago podem causar ruptura catastrfica da barragem, com consequncias desastrosas s pessoas que vivem jusante dela. O risco da ruptura da barragem pode ser reduzido pela construo de vertedouros para evitar que o nvel do lago se torne muito alto. Caso isso venha a falhar, necessrio um bom plano de evacuao. Lista de materiais um recipiente impermevel, como uma calha ou um pote de plstico bastante areia umedecida ou massa de modelar para modelar o vale um pouco de areia seca ou cascalho pra modelar a morena cubos de gelo folhas finas de plstico gua quente casas de brinquedo ou objetos semelhantes Procedimento Quando geleiras em regies de montanhas altas derretem, frequentemente deixam para trs lagos pro-

experimentos
fundos. As guas dos lagos estavam antes retidas por barragens naturais, formadas por acumulao de rochas, areia e argila depositados pelo derretimento da geleira. Os detritos so chamados de morena. Morenas frequentemente contm grandes blocos de gelo encobertos entre os detritos. Elas podem levar anos para derreter. Quando derretem, a barragem natural pode romper subitamente, liberando o fluxo da gua do lago, que desce pela encosta da montanha, levando tudo o que ali estava. Tente fazer o modelo a seguir para ver o que pode acontecer. 1. Faa um vale profundo em um recipiente, usando argila para modelar ou areia mida. 2. Perto da extremidade inferior do vale, coloque alguns cubos de gelo e cubra-os levemente com cascalhos secos e soltos ou areia para fazer um monte, representando a morena. 3. Cubra o modelo suavemente com uma folha de plstico bem fina e levante uma extremidade no bloco. 4. Preencha o vale com gua quente (no fervente) para fazer um lago. Coloque alguns modelos de casas abaixo da barragem. 5. Deixe o modelo em um local aquecido para permitir que os cubos de gelo derretam (ou aquea a barragem da morena com um secador de cabelo). 6. Veja o que acontece quando os cubos de gelo derretem. A barragem desaba? O fluxo de gua arrasta as casas? O que voc acha que poderia ter sido como estar l no momento?

Um modelo de vale, com uma morena com ncleo de gelo antes de ser coberta pela folha plstica (Foto: Peter Kennett)

experimentos
Um modelo de vale com casas no local e o lago preenchido com gua (Foto: Peter Kennett)

Depois da inundao a gua rompeu a estrutura da represa onde os blocos de gelo derreteram e arrastaram metade de um vilarejo (Foto: Peter Kennett)

Um vertedouro e as comportas, construdos para controlar a descarga de gua do lago represado pela morena Tsho Rolpa, Nepal (Foto: RGSL 2009)

experimentos

Essa aldeia escapou por pouco quando uma morena estourou uma represa e ao cho e descarregou detritos de rochas muito prximo das casas. Tsabai Tsho, Nepal. (Foto: RGSL 2009)

Um lago glacial drenou rapidamente quando a morena colapsou a barragem, liberando toneladas de detritos cinzentos sobre o fundo do vale. Artesancocha, Cordillera Blanca, Peru. (Foto: RGSL 2009)

Continuando a atividade Se o modelo feito antes de os alunos o terem visto, e antes da folha de plstico estar no local, pea-os para examinar a barragem com uma vareta fina para ver se eles conseguem encontrar os blocos de gelo. Os alunos podem realizar pesquisas para tais situaes em seu prprio pas, ou realizar uma pesquisa na Web para lagos elevados em regies como o Nepal ou o Tibete.

experimentos
Rochas para comer? Como obtemos os elementos de que precisamos para ter sade
(Fonte: http://www.earthlearningidea.com. Traduzido por http://www.ige.unicamp.br.)

Objetivos explicar que eles precisam de elementos em sua alimentao para permanecerem saudveis compreender que estes elementos vm de carnes e plantas (vegetais e frutas), que eles comem considerar que animais comem plantas e plantas obtm seu alimento do solo explicar que o solo extrai seus elementos dos minerais da rocha compreender que os minerais das rochas contm todos os elementos essenciais para sua sade compreender que todas as coisas vivas na terra obtm seus elementos vitais dessa maneira. Contexto Uma srie de atividades mostrando como as coisas vivas retiram muitos elementos vitais do solo e, em ltima instncia, rochas sob elas. Isto parte de um ciclo Princpios Fundamentais Todos os organismos vivos dependem dos elementos contidos nos minerais das rochas. Os elementos de que precisamos so em sua maioria dissolvidos na gua, e no partculas slidas Materiais vrios tipos de rochas em pequenos pedaos (ex. arenito vermelho ou lamito) recipiente plstico com tampa 100 cm de gua (ex. meio copo) filtro de funil ou a boca de uma garrafa plstica filtro de papel, papel em trama ou material semelhante corante alimentcio ou tinta prato ou pires para evaporao (a prova de calor se houver fonte de calor) fonte de calor, se disponvel caule de planta com folhas, como aipo faca (para cortar o caule da planta)

experimentos
Procedimento Ns estamos vivos e, como outros seres vivos, precisamos de elementos qumicos para ter sade. Estes elementos vm de minerais no solo. Como estes elementos chegam a ns e a outros seres vivos? A atividade comea com uma discusso sobre comida. Os alunos sabem que tm de comer para ficarem vivos. Sendo assim: explique que a comida tanto d a eles energia quanto os elementos de que necessitam se comem carne, os elementos vm de animais, que por sua vez, os obtm de plantas plantas obtm os elementos do solo o solo retira os elementos das rochas abaixo dele ento, os elementos presentes nos minerais das rochas vo para o solo, so retirados pelas plantas, comidos pelos animais e ento comidos por ns tanto nas plantas quanto na carne que ingerimos. A atividade: 1. coloque alguns pedaos de rochas em um recipiente plstico com tampa 2. chacoalhe fortemente o recipiente por 30 segundos 3. tire a tampa do recipiente com cuidado, pois pode haver poeira 4. adicione 100 ml de gua ao recipiente e tampe-o 5. corte a boca de uma garrafa de plstico e vire-a de ponta cabea para usar como funil 6. coloque filtro de papel, ou material semelhante (com uma trama) no funil, pea para um dos alunos segur-lo sobre um recipiente (um prato ou equivalente) 7. pea para outro aluno chacoalhar o recipiente com fora por alguns segundos e para despejar um pouRochas para comer? Foto de Elizabeth Devon co, mas no tudo, da gua poeirenta e turva, no funil 8. quando a gua parar de pingar pelo funil, aquea o prato at que toda a gua tenha evaporado. Se no houver fonte de calor o prato pode ser deixado em descanso at que evapore toda a gua. 9. O que se v no prato? Uma pequena quantidade de resduo. Ele composto de elementos que estavam dissolvido na gua. 10. Enquanto isto, adicione algumas gotas de tinta ou corante natural gua turva no recipiente e coloque

experimentos
o talo de uma planta nele. melhor usar uma planta como aipo, mas qualquer planta que pegue cor pode ser usada. 11. Remova o caule da gua depois de 20 minutos, seque-o e corte-o ao meio. 12. O que se v no caule da planta? A gua colorida vista no xilema, ou tecido de transporte da planta. Como foi visto no resduo da gua, ela contm elementos dissolvidos essenciais vida e sade da planta. Quando pessoas ou animais as comem, estes elementos acabam passando para eles. Continuando a atividade Considere o que acontece com os elementos depois que os consumimos. Eles tanto se tornam parte do nosso corpo, quanto so excretados e eventualmente acham seu caminho de volta Terra de diferentes maneiras. Mesmo aqueles que se tornam parte de nossos corpos retornam Terra quando morremos. Diferentes rochas podem ser comparadas, para ver se elas produzem mais ou menos resduos a partir delas.

experimentos
Crateras na Lua Por que as crateras da Lua tm tamanhos e formas to diferentes?
(Fonte: http://www.earthlearningidea.com. Traduzido por http://www.ige.unicamp.br.)

Objetivos Usar suas habilidades manuais para operar um equipamento simples Fazer medies Determinar a relao entre as variveis e as dimenses de uma cratera de impacto Aplicar sua prpria investigao para crateras de verdade na Lua. Contexto Esta atividade pode ser usada em uma aula de astronomia, ou em uma situao na qual os professores pretendem oferecer aos alunos uma investigao na qual os procedimentos so decididos pelos prprios alunos, mais do que seguir uma srie de instrues pr-determinadas. Ela pode ser tambm relacionada aos efeitos de impactos de meteoritos na Terra no passado, presente e futuro, com uma discusso sobre a possvel relao entre impactos de meteoritos e extines em massa. Princpios Fundamentais A cratera Barringer no Arizona possui mais de 1 quilmetro de dimetro e foi criada por um meteorito de apenas cerca de 30 metros de dimetro. No modelo feito em sala de aula, as crateras possuem um tamanho muito mais prximo daquele do corpo que impactou as camadas de areia isto um efeito de um modelo em pequena escala. A Lua (e alguns outros planetas e suas luas) mostra muito claramente crateras de impacto. Elas no foram destrudas por processos tectnicos ou por intemperismo, porque tais processos, se alguma vez estiveram presentes l, cessaram h milhes de anos atrs. Por outro lado, a atividade na superfcie terrestre (nela prpria ou abaixo dela) removeu a evidncia da maioria das crateras de impacto produzidas por meteoritos extraterrestes. H uma relao quantificvel entre as dimenses da cratera e a massa, a altura da queda e a velocidade do objeto que a formou, quando ele atingiu a superfcie. Materiais Uma caixa de madeira ou cartolina, ou uma bandeja de plstico, com cerca de 50 cm de largura e 10 cm de profundidade

experimentos
Cerca de 5 kg de areia seca de granulometria mdia, suficiente para encher metade do recipiente Achocolatado em p, caf ou similar ou terra fina (argila) Uma peneira (ou algo similar, como um copo de plstico com pequenos buracos feitos em seu fundo) para polvilhar o achocolatado sobre a areia Objetos esfricos como bolas de gude ou bolas de rolamento de ao (rolim) Rgua ou fita mtrica Procedimento Pea aos alunos para estudarem a fotografia da Lua por que suas crateras tm tamanhos e formas to diferentes umas das outras?
A superfcie da Lua, mostrando o Mare Imbrium e a cratera Coprnico Esta imagem da cratera Gruithuisen foi feita durante a misso Apollo 15. (Estas fotos esto sob domnio pblico porque foram criadas pela NASA. A poltica de copyright da NASA diz que o material produzido pela NASA no protegido por copyright, exceto quando mencionado).

Cerca de 80% da superfcie lunar coberta por crateras. A mais larga (no lado negro da Lua aquele que no pode ser visto por ns, da Terra) possui mil quilmetros de dimetro, mas h milhes de crateras com pelo menos 1 m de dimetro. A teoria de que a maioria das crateras foi formada por meteoritos que se chocaram contra a Lua, em um passado distante. O que controla o tamanho e a forma destas crateras? Podemos fazer um modelo para alguns dos fatores jogando objetos esfricos, como bolinhas de gude, em camadas de areia, e medindo as dimenses das mini-crateras formadas. 1. D aos alunos o equipamento simples da lista de materiais e pea a elas para investigar o que afeta: a) o dimetro da cratera; b) sua profundidade; c) sua forma (circular ou oval), d) a distribuio do material ejetado (aquele que movido da cratera devido ao impacto). 2. Os alunos devem ser orientados a encher um recipiente qualquer com areia at sua metade, deixandoa com uma superfcie plana. Se possvel, polvilhe ps de cores diferentes na superfcie, o que torna as

experimentos
crateras mais fceis de se ver. 3. Um grupo de alunos pode investigar os efeitos de se jogar esferas de tamanhos diferentes da mesma altura; outro grupo pode manter o mesmo tamanho da esfera, mas jog-las de uma altura diferente. Um terceiro grupo pode experimentar usar bolas de diferentes densidades bolas de rolamento de ao (rolim), bolas de borracha etc. 4. Com muita ateno segurana, alguns alunos podem atirar esferas de ngulos diferentes no recipiente, usando uma catapulta.
Crateras feitas jogando quatro bolas de rolamento de ao de tamanhos diferentes em um recipiente com areia (com superfcie feita de achocolatado em p) (Foto: Peter Kennett)

Ns sabemos que existem algumas crateras na Terra. O que pode ter afetado seus tamanhos e formas? H menos crateras na Terra do que na Lua. Qual pode ser a causa disto? Continuando a atividade Os alunos podem calcular os efeitos de um impacto de meteorito na terra usando o Impact Calculator encontrado em http://simulator.down2earth.eu/index.html. Esta calculadora permite que os alunos trabalhem os efeitos quando se varia o tamanho do meteorito, sua velocidade, sua densidade e o ngulo em que ele colide com a superfcie terrestre. Os alunos tambm podem perceber a mudana na natureza da superfcie no ponto de impacto como a transformao de rochas sedimentares em rochas gneas. O Impact Calculator mostra qual dano pode ser esperado em vrias distncias do ponto de impacto, que podem ser relacionados com um mapa do continente. As comparaes tambm podem ser feitas com a conhecida cratera Barringer no Arizona, EUA.

experimentos
Criando seu prprio El Nio
(Fonte: http://www.scienceprojectideas.co.uk/psychology-category.html)

Objetivos Demonstrar os efeitos do El Nio na natureza Contexto H quinze anos fortes tempestades atingiram a costa oeste dos Estados Unidos. Houve seca na Austrlia, Indonsia e India. Esses desastres causaram a morte de cerca de 2000 pessoas ao redor do mundo. Houve perdas de milhares de dlares. Na Indonsia e Bornu as condies de seca alimentaram os incndios florestais que consumiram centenas de milhares de hectares. A fumaa cobriu a rea. Do programa PBS News, Se preparando para o El Nio, 7 de outubro de 1997. A cada 2 ou 7 anos os ventos alsios que sopram no Pacfico diminuem ou invertem sua direo (ningum sabe ao certo por que). Normalmente, os ventos alsios sopram no sentido oeste atravs do Oceano Pacfico tropical, originando um excesso de gua no Pacfico ocidental, de tal modo que a superfcie do mar cerca de meio metro mais alta nas costas da Indonsia que no Equador. Isto provoca a ressurgncia de guas profundas, mais frias e carregadas de nutrientes na costa ocidental da Amrica do Sul, que alimentam o ecossistema marinho, promovendo imensas populaes de peixes. Quando os ventos sopram com menos fora em todo o centro do Oceano Pacfico, acaba acontecendo uma diminuio da ressurgncia de guas profundas e h acmulo de gua mais quente que o normal na costa oeste da Amrica do Sul, resultando na diminuio da produtividade primria e das populaes de peixe. Tambm h alterao do clima em todo o Pacfico equatorial: as massas de ar quentes e midas acompanham a gua mais quente, provocando muitas chuvas na costa oeste da Amrica do Sul e secas na Indonsia e Austrlia. Durante um ano com El Nio, o inverno mais quente que a mdia nos estados centrais dos Estados Unidos, enquanto que nos do sul h mais chuva; por outro lado, os estados do noroeste do Pacfico (Oregon, Washington, Colmbia Britnica) tm um inverno mais seco. Os veres excepcionalmente quentes na Europa e as secas mais intensas na frica. Mas o El Nio no de todo ruim, algumas das mudanas que provoca na circulao atmosfrica pode

experimentos
reduzir as chances de furaces no Atlntico Norte. Mas muitas outras mudanas so altamente destrutivas e perigosas, por isso um pr-aviso de aproximao do El Nio extremamente importante para a preparao de emergncia. Satlites esto constantemente coletando informaes sobre as temperaturas da superfcie dos oceanos ao redor do mundo. Pesquisadores tambm operam uma rede de bias que medem a temperatura, correntes e ventos do Oceano Pacfico tropical. Todos os dias essas bias transmitem os dados disponveis a pesquisadores e meteorologistas de todo o mundo. Aqui est uma maneira de voc criar uma miniatura de El Nio em sua prpria cozinha! Materiais Recipiente de plstico transparente, retangular, de aproximadamente 40 cm de comprimento, 10 cm de profundidade e 20 de largura. (pode ser maior, sem problemas) gua Um copo de leo mineral Corante alimentar azul Secador de cabelo Funil Duas colheres de sopa de tinta leo vermelha (opcional) Mapa mostrando o Oceano Pacfico Aviso: Tenha a ajuda de um adulto ao usar o secador de cabelo e tome muito cuidado ao usar um aparelho eltrico perto da gua. Siga os avisos sobre o uso das tintas, como ventilao do local e manuseio. Procedimento 1. Encha o recipiente com gua at faltar uns 3 cm para chegar ao topo. 2. Adicione corante alimentar gua. Azul uma boa cor, j que estamos tentando representar o oceano. Um pouco do corante pode se acumular no fundo e no tem problema j que ajudar a mostrar a ressurgncia. 3. Despeje o leo mineral num prato e misture com a tinta vermelha at ficar bem uniforme. Se no tiver tinta leo no tem problema, isso no afetar o resultado. 4. Pegue o funil e o posicione perto encostado num dos lados do recipiente com a abertura logo acima da superfcie da gua. Despeje suavemente o leo misturado com a tinta dentro do funil para que ele se esparrame sobre a superfcie da gua. No tem problema se misturar um pouco com a gua, pois ele se separar novamente depois de um tempo. 5. Coloque o recipiente sobre um papel (ou cartolina) e marque onde est o Oriente e o Ocidente em

experimentos
cada extremidade, Indonsia e Amrica do Sul. 6. Os lquidos no recipiente representam o Oceano Pacfico, sendo a camada de gua quente na superfcie (leo mineral vermelho) e a gua fria na profundidade (gua corada de azul). 7. Ligue o secador de cabelo, posicione-o na extremidade oriental do recipiente, apontando-o para a extremidade ocidental. Cuidado com os respingos de gua! Explicao Os lquidos no recipiente representam uma fatia do Oceano Pacfico cortada nas proximidades da linha do Equador. A camada e leo representa a camada de gua morna do oceano, que foi aquecida pelo sol. A gua azul representa a camada de gua mais fria, situada abaixo da gua quente (a regio onde as duas se encontram chama-se termoclina). O secador de cabelos representar os ventos alsios. Ao! (estgio 1): O estudante liga o secador (no precisa estar quente) e direciona o vento para que toda a cobertura de gua quente (leo) v do oriente para o ocidente. Pea para os alunos explicarem que efeito isso tem sobre a gua quente e a gua fria. Note que a gua quente se acumula no ocidente, uma vez que empurrada pelos ventos alsios. Essa a condio normal do Oceano Pacfico na regio do equador. Discuta a localizao da gua quente ao redor do globo. Pergunte o que acontecer com o ar acima da gua quente em termos da quantidade de umidade que ele poder conter. (opcional: os estudantes poderiam projetar um experimento para testar a capacidade de reteno da umidade do ar quente e do ar frio). Voc pode notar que o corante azul acumulado no fundo se moveu para cima em direo superfcie da extremidade leste (e isso tambm acontecer se houver sedimentos). Esse o fenmeno da ressurgncia que, no Oceano Pacfico, traz para a superfcie nutrientes contidos nas guas profundas. O plncton se alimenta desses nutrientes e, por sua vez, os peixes do plncton. Assim, essas reas tornam-se ricas em peixes e outras formas de vida marinha. Ao! (estgio 2): O aluno desliga o secador. Pea classe para explicar o que aconteceu quando os ventos alsios pararam. Pode ser necessrio fazer isso diversas vezes para observar o movimento. A gua quente (leo) pulsa ao longo do oceano do oeste para o leste e esse pulso de gua quente na direo contrria da normal (entre outros fatores) que causa o El Nio. No Oceano real, a gua tambm desvia para cima e para baixo ao longo das costas da Amrica do Norte e Amrica do Sul. Note tambm que o fenmeno da ressurgncia visto anteriormente, que acontecia enquanto os ventos alsios estavam soprando, no est mais ocorrendo. Logo, a superfcie marinha no est mais rica em nutrientes para alimentar a fauna local. Agora, uma espessa camada de gua quente (leo) recobre a superfcie leste , cortando a gua fria rica em nutrientes que aflorava superfcie.

experimentos
Vulces: A Origem das Crateras e Calderas
(Fonte: http://volcano.oregonstate.edu)

Resumo Caldeiras e crateras so caractersticas vulcnicas comuns. Esta simples demonstrao esclarece muitos dos conceitos sobre como elas se formam. Materiais uma caixa pequena farinha uma bexiga, de preferncia vermelha tubo de plstico uma braadeira para fechar o tubo de plstico fita crepe jornal Procedimento 1. Forre a caixa com o jornal. 2. Faa um furo no fundo da caixa, bem no centro, que atravesse o papelo e o jornal e por onde voc consiga passar o tubo de plstico. 3. Passe o tubo de plstico pelo buraco, ficando uma extremidade para fora da caixa e outra para dentro. 4. Na extremidade de dentro, prenda na ponta a bexiga, com auxlio da fita crepe. 5. Assopre atravs do tubo para inflar a bexiga at ficar com poucos centmetros de dimetro.

Retirada de http://volcano.oregonstate.edu/education/models/Caldera/Caldera.html

experimentos

Retirada de http://volcano.oregonstate.edu/education/models/Caldera/Caldera.html

6. Use a braadeira para apertar o tubo do lado de fora da caixa, evitando a sada de ar da bexiga. 7. Enterrar o balo sob um cone de farinha.

Retirada de http://volcano.oregonstate.edu/education/models/Caldera/Caldera.html

8. Esculpa a farinha na forma do seu vulco favorito. Este professor est fazendo um estratovulco do Alasca. A presso do gs no balo sustenta o topo do cone assim como nos vulces os gases dissolvidos no magma exercem presso sobre as rochas que esto em volta. Na maioria dos vulces a presso grande o suficiente para sustentar seu cume.

experimentos
9. Abra a braadeira e deixe o balo esvaziar. A farinha no topo do cone cai porque no h fora suficiente para segur-la. Nos vulces, uma erupo grande de cinzas ou remoo de magma a um nvel mais profundo reduz a presso e faz com que as rochas no topo entrem em colapso. Um grande colapso associados a uma erupo forma uma caldeira. Nota: Esta demonstrao mostra uma cratera ou caldeira se formando no cume de um estratovulco. Como essa demonstrao como caldeiras e crateras real A presso do gs mantm a sustentao do material A remoo da presso de gs provoca colapso O formato do colapso circular O tamanho e as caractersticas do colapso esto relacionados presso liberada. Como essa demonstrao NO , como caldeiras e crateras real Calderas e crateras reais no caberiam numa sala de aula Calderas se formam a partir de grandes erupes explosivas de cinzas Os gases vulcnicos mais comuns so vapor de gua, dixido de enxofre e dixido de carbono e no ar.

Retirada de http://volcano.oregonstate.edu/education/models/Caldera/Caldera.html

experimentos
Vulces: Golpes no topo da montanha
(Fonte:http://www.earthsciweek.org)

Contexto Um vulco uma abertura na superfcie da Terra atravs do qual podem escapar o magma e os gases durante uma erupo. As erupes vulcnicas esto entre as foras mais poderosas e destrutivas da Terra, mas os vulces tambm so criativos, eles moldam paisagens, como muitas de nossas montanhas, ilhas e plancies, que foram construdas por erupes vulcnicas. Materiais areia molhada vrias bexigas pequenas copo de becker de 1,5 L bandas de borracha bico de bunsen ou outra fonte de calor bacia ou tigela garrafa de refrigerante cheia Procedimento 1. Coloque cerca de 3 centmetros de areia mida no fundo do becker de 1,5 L. 2. Enxa parcialmente a bexiga, feche-a e coloque-a em cima da areia, dentro do becker. 3. Cubra a bexiga com o restante da areia, deixando ainda uma camada de 5 cm sobre ela. 4. Nivele a areia. 5. Explique que o balo cheio representa o magma dentro da Terra e a areia a superfcie de um vulco. 6. Aquea o becker (sobre o bico de bunsen ou chapa quente e tela de amianto) 7. Observe que o balo comear a se expandir 8. Observe as mudanas na superfcie da areia, o que acontece com o vulco quando a cmara de magma se expande? 9. Compare a garrafa de refrigerante com uma cmara de magama. Quando comeamos a abri-la, escuramos os gases querendo fugir. 10. Agite bem a garrafa e abra-a sobre uma bacia (cuidado que pode espirrar bastante). O refrigerante ir explodir se a tampa for tirada de repente.

experimentos
Investigando derramamentos de petrleo
(Fonte: Discovery Education)

Introduo Nessa atividade os estudantes iro aprender como o petrleo e a gua interagem e como essa interao ocorre num derramamento de petrleo. Eles devero ler sobre derramamentos de petrleo, como o ocorrido em 20 de abril de 2010 no Golfo do Mxico e atuar como investigadores para identificar seu impacto a curto e longo prazo no meio ambiente. Objetivos conduzir um experimento para observar como a gua e o leo (petrleo) interagem refletir sobre como milhes de gales de de petrleo iriam interagir com milhes de gales de gua investigar como os derramamentos de petrleo podem impactar um recurso ambiental especfico criar notcias ou um noticirio que resume os impactos causados pelo derramamento de petrleo no Golfo do Mxico. Materiais 4 pequenas placas com os seguintea avisos escritos: misturar uniformemente; leo em cima; gua em cima; no sei. grandes bacias de vidro, uma para cada grupo pequenas bacias, uma para cada grupo gua leo vegetal cacau em p copo de medida, um para cada grupo colher de sopa, uma para cada grupo colheres de plstico, uma para cada estudante bolas de algodo, uma para cada estudante detergente de loua Relatrio: Investigando o derramamento de leo, uma para cada estudante

experimentos
Procedimento Nota: antes dos alunos entrarem em sala, pendure as 4 placas de aviso em diferentes cantos da sala. Escreva as palavras gua e petrleo no quadro. Pergunte aos estudantes o que eles sabem sobre como esses dois lquidos interagem. 1. Aponte para os cantos onde esto penduradas as placas e pea aos alunos para caminharem at a placa que representa como eles acreditam que o leo e a gua interagiriam se fossem colocados no mesmo recipiente. 2. Uma vez divididos em grupos conforme suas respectivas respostas, os estudantes devero discutir entre si, justificar suas previses e eleger um representante para compartilha-las com o restante da sala. 3. Divida os estudantes em grupos menores. Distribua os seguinte materiais para cada grupo: 1 bacia grande, 1 bacia pequena, 1 copo de medida, 1 colher de sopa, bolas de algodo e colheres de plstico.A gua, o leo e o cacau em p podem ser colocados num local no centro da sala. 4. Leia as instrues abaixo aos estudantes. Oriente-os a cumprirem cada passo:
a. Coloque 10 copos de gua na bacia grande de vidro. b. Coloque 2 colheres de sopa de leo na bacia menor. c. coloque 1/2 colher de sopa de cacau em p na bacia pequena que est com o leo. Misture os dois com uma colher de plstico at que o leo fique marrom e sem aglomerados de cacau. d. Derrame a mistura de leo e cacau em p na bacia com gua. No misture!!! e. Observe o que acontece. Que placa mostrava a reao correta? O leo se esparrama ou permanece no centro? Como voc descreveria a maneira pela qual o petrleo (leo) e a gua interagem? f. Imagine que suas bolas de algodo representam plantas e animais que vivem na gua. Coloque as bolas de algodo na mistura de gua e leo. O que acontece? O que voc acha que aconteceria a plantas e animais de verdade se fosse derramado petrleo no ambiente aqutico em que vivem? g. Agora imagine que voc foi encarregado de remover o petrleo da gua. Voc acha que fcil separar os dois lquidos? h. Usando as colheres de plstico tente remover o leo da gua sem tirar a gua da bacia. Coloque todo o leo que conseguir retirar na bacia pequena. Voc descreveria esse processo como fcil ou difcil? Por qu? Seria muito difcil realmente remover grandes quantidades de petrleo de uma grande rea afetada? i. Agora, pingue uma gota de detergente na bacia com o leo e observe o que acontece. Decreva a forma como o detergente reage com o leo. Observe como o leo reage aps a adio do detergente. Tire algumas concluses sobre como voc pensa que essa mesma reao ajudaria a fauna e a flora local afetadas pelo derramamento.

experimentos
5. Pergunte se algum se lembra quanto leo foi colocado na gua (2 colheres de sopa). Os alunos acham que uma quantidade grande ou pequena? Pergunte se algum sabe quantas colheres de sopa cabem num galo (256). Os estudantes consideram essa quantidade grande ou pequena? Pea aos alunos que tentem adivinhar os itens abaixo, para dar-lhes uma perspectiva sobre a medio de volume: a. quantos gales de gua voc acha que gasta escovando os dentes? (2-5) b. quantos gales de gua voc acha que gasta para encher uma banheira mdia? (50-60) c. quantos gales de gua voc acha que gasta para encher uma piscina olmpica? (600.000) 6. Agora, pea aos estudantes para imaginarem a quantidade de milhes de gales de alguma coisa (gua, leo). Imaginem milhes de gales de gua. Agora, imaginem milhes de gales de petrleo. O que aconteceria se milhes de gales de petrleo fossem derramados sobre milhes de gales de gua? 7. Compartilhe com os estudantes que em 20 de abril de 2010 um derramamento de petrleo ocorreu no Golfo do Mxico e resultou na contaminao de milhes de litros de gua. Como eles podem relacionar o experimento que fizeram ao que ocorreu durante e depois do derramamento de petrleo? 8. Localize o Golfo do Mxico num mapa mundi ou globo. Depois dos estudantes compartilharem o que sabem sobre o que aconteceu, leia para eles o seguinte trecho:
Existem centenas de poos de petrleo perfurados sob o Golfo do Mxico para fornecer petrleo para suprir as necessidades energticas dos Estados Unidos. Um tubo conectado a cada poo. Do outro lado do tubo existe uma plataforma de petrleo que flutua sobre a gua. Este o lugar onde petrleo coletado. No dia 20 de abril de 2010 um nov poo foi perfurado no Golfo do Mxico. Uma certa quantidade de gs natural e petrleo escaparam e jorraram acidentalmente sobre a superfcie. Ento, a plataforma, chamada Deepwater Horizon, explodiu! O petrleo comeou a vazar atravs do tubo. Ento o cano se desconectou e amassou. O resultado foi o vazamento de milhes de gales de petrleo no Golfo durante meses. isso causou srios danos ao meio ambiente.

9. Pea para que os alunos imaginem como foi esse derramamento de petrleo e como ele se espalhou sobre o golfo, conforme observaram no experimento realizado com o leo. Que recursos ambientais foram afetados pelo vazamento? 10. Divida os estudantes em grupos. Cada grupo dever imaginar que so investigadores encarregados de decobrir o impacto do derramamento de petrleo no Golfo do Mxico sobre um determinado recurso ambiental. Eles podem pesquisar sobre uma das seguintes categorias: litoral, fauna, flora, ar ou gua. 11. Distribua a folha de relatrio. Leia as instrues junto com os estudantes. Oriente-os a procurarem

experimentos
arigos e fotos no laboratrio de informtica. D-lhe tempo suficiente para encontrarem de 3 a 5 fatos sobre o acontecimento. 12. Cada grupo deve apresentar os fatos pesquisados. Que categoria (litoral, fauna, flora, ar ou gua) os estudantes acreditam que foi mais impactada pelo derramamento? Qual delas sofrer por mais tempo o impacto? Como ocorrer a limpeza de cada recurso? 13. Nota: Uma gota de petrleo do tamanho de uma moeda de 10 centavos no corpo de um pssaro ou em suas asas pode danificar sua camada de penas, que o isola do frio, fazendo com que congele at morrer. Todo ano milhares de animais marinhos so feridos e at mortos devido a poluio por petrleo em guas norte-americanas. Durante 30 anos detergentes tem ajudado no resgate de animais selvagens e sua recuperao, que so feitos em centro especficos de proteo vida selvagem.Os alunos podem ver como pssaros sujos de leo so limpos em: http://www.dawn-dish.com/en_US/savingwildlife/dhlanding.do 14. Finalmente, os estudantes devero imaginar que so reprteres ou jornalistas que faro uma matria sobre o impacto ambiental um ano aps o vazamento (20 de abril de 2010). Pea-lhes para pesquisarem notcias sobre esse fato antes de formularem sua prpria. A notcia elaborada dever incluir dados, o que realmente aconteceu em durante o vazamento e impactos a curto e longo prazo. Extenso Promover um evento relembrando o aniversrio do vazamento de leo, em que os alunos podem compartilhar seus artigos e notcias. Os estudantes podem realisar pesquisas para saber qual a situao atual dos esforos para limpeza do Golfo.

experimentos
relatrio investigando um derramamento de leo

Grandes derramamentos de leo, como o que ocorreu no Golfo do Mxico, podem ser muito prejudiciais ao meio ambiente. Mas, por que? Voc e sua equipe formam um time de investigadores encarregados de descobrir como o derramamento ocorrido no Golfo do Mxico afetou aquele ambiente. Para isso, voc deve escolher um dos recursos naturais abaixo e pesquisar como ele afetado ou prejudicado por causa do derramamento. Ar Litoral gua Fauna Flora Responda s perguntas da pr-pesquisa. Ento, v ao laboratrio de informtica pesquisar na internet, em sites indicados pelo professor, e encontre de 3 a 5 fatos sobre os impactos causados pelo derramamento de leo ocorrido no Golfo do Mxico em 2010. Pr-pesquisa Nossa equipe investigar como o derramamento de petrleo no Golfo do Mxico afetou: ___________________________________________________________________ Ns prevemos que um impacto pode ser: ____________________________________ ___________________________________________________________________ Ps-pesquisa
Fato Impacto a curto prazo Impacto a longo prazo

experimentos
Como se formam as nuvens?
(Fonte: Science Buddies)

Introduo Por que num dia frio conseguimos ver nossa respirao? A resposta que o ar que soltamos tem vapor dgua. Quando esse ar quente entra em contato com o ar frio do ambiente uma nuvem se forma. Existem 3 ingredientes principais na formao das nuvens: Umidade: tem que existir vapor dgua suficiente no ar para uma nuvem se formar Ar frio: a temperatura do ar deve ser baixa o suficiente para condensar o vapor dgua Ncleos de condensao: pequenas partculas, invisveis ao olho humano, como poeira, que servem de superfcie para reunir molculas de gua, que se jutam em volta desses ncleos e se condensam. Se as condies forem adequadas, uma nuvem se formar. As nuvens normalmente se formam onde duas frentes se encontram, como uma frente fria e uma frente quente. Os tipos de nuvens formadas dizem muitas informaes osbre o tempo. Nessa experincia voc far sua prpria nuvem, criando uma cmara. Dentro dessa cmara voc fornecer condies adequadas para a nuvem em miniatura se formar. O que acontecer com a sua nuvem se voc modificar algumas condies? Perguntas Como as nuvens se formam? Ser que a presso atmosfrica aumenta ou diminui a formao das nuvens? Materiais Vidro grande de conserva, com boca larga Luvas de ltex Fsforos gua Fita crepe

experimentos
Procedimento 1. Cubra o fundo do frasco com gua (pouca). 2. Pendure a luva dentro do frasco com seus dedos apontando para baixo. Estique bem a borda da luva para selar a boca do vidro. Use fita crepe para fixar 3. Introduza a mo na luva e puxe-a rapidamente para fora, sem arranc-la do frasco. Nada acontecer. 4. Em seguida, remova a luva e solte um fsforo acesso dentro do frasco. Coloque rapidamente outra luva como foi feito no passo 2. 5. Ao se apagar, o fsforo soltar partculas de fumaa que serviro de ncleos de condeno. 6. Repita o passo 3. Desta vez se formar um nevoeiro dentro do pote, quando voc puxar a luva para fora e ele desaparecer quando ela retornar a posio inicial. Isso continuar acontecendo durante aproximadamente 5 minutos, at que as partculas de fumaa se acomodem. Ento outro palito dever ser acesso e jogado no frasco. 7. Agora que voc j sabe como criar uma nuvem num frasco, pode experimentar diferentes condies que levam a sua formao. Pode mudar vrias coisas no experimento, incluindo:
Como mud-la Para aumentar: iniciar com a luva do lado de fora do frasco e depois empurr-la para dentro. Presso do ar Para diminuir: iniciar com a luva do lado de dentro do frasco e depois puxla para fora. Para aumentar: jogar mais fsforos acessos dentro do frasco. Ncleos de condensao Para diminuir: jogar menos fsforos acessos dentro do frasco. Para aumentar: colocar o frasco dentro de uma bacia com gua quente. Temperatura Para diminuir: colocar o fraco dentro de uma bacia com gelo. Para aumentar: colocar mais gua dentro do frasco. Umidade Para diminuir: colocar menos gua dentro do frasco. Varivel

8. Voc pode precisar de uma tabela de dados para manter o controle de seus experimentos. Aqui est um exemplo de como organizar os dados:
Experincia Luva 1 Dentro 2 Dentro 3 Dentro 4 Fora 5 Fora 6 Fora Fsforo No Sim Sim No Sim Sim gua Sim No Sim Sim No Sim Nuvem (nenhuma, pequena, mdia, grande, etc.)

experimentos
9. Para cada varivel que voc testar, faa um grfico e avalie os dados. Faa uma escala para avaliar as nuvens que se formam de acordo com o tamanho. Ento, analise as variveis que aumentam ou diminuem o tamanho das nuvens. 10. Quais fatores so importantes ou necessrios para a formao das nuvens? Quais variveis que, quando alteradas, resultaram numa mudana no tamanho da nuvem? Variaes Tente fazer observaes das nuvens no cu.Voc consegue identificar tipos diferentes de nuvens? Consegue relacionar o aparecimento de diferentes nuvens com padres do tempo? A formao das nuvens uma etapa do ciclo da gua, em que a gua dos rios, lagos, mares e oceanos evapora para a atmosfera. na atmosfera que as nuvens se formam. Voc pode comparar a evaporao da gua salgada e da gua doce e descobrir se existem diferenas. Voc pode medir a quantidade de evaporao pelo aquecimento de um volume conhecido de gua a uma determinada temperatura (com auxlio de um termmetro) para um determinado tempo (com auxlio de um cronmetro) e calcular a diferena de volume antes e depois (em mililitros). O que evapora mais rapidamente: gua doce ou gua salgada?

Retirada de http://www.sciencebuddies.org/science-fair-projects/project_ideas/Weather_p007.shtml

experimentos
Fazendo uma pasta de dente!
(Fonte: http://www.earthsciweek.org)

Objetivo Permitir que os alunos produzam um produto comercializvel a partir de minerais que so usados pela maioria das pessoas todos os dias. Os compostos abrasivos e de limpeza encontrados na pasta de dente, como carbonato de clcio e bicarbonato de sdio, so minerais. Materiais Carbonato de clcio (p fino e sem sabor) Bicarbonato de sdio Copinhos de plstico (como os de caf - 1 por aluno) Palitos de picol para mexer Colheres de plstico (1 para cada grupo) gua Corantes e aromatizantes diversos (acar, extrato de hortel, etc.) Conta-gotas Procedimento 1. Num copinho de plstico junte 1/2 colher de ch de carbonato de clcio, 1/4 de colher de ch de bicarbonato de sdio e gua suficiente para fazer uma pasta (utilize o conta-gotas). 2. Os alunos devero provar a mistura e discutir possveis melhorias. 3. Divida a classe em pequenos grupos e deixe-os pensarem em algumas solues para tornar a receita bsica mais atraente a outras pessoas. 4. Lembre-se que o propsito produzir pastas de dente comercializvel. Cada grupo ser responsvel por uma receita. Como as amostras so muito pequenas, pequenas quantidades de aromatizantes e corantes so suficientes. 5. Cada grupo ter que manter o registro de sua receita numa tabela (o que acrescentou e a quantidade) e apresent-la ao restante da turma para que possam analisar. 6. Poder haver um concurso entre outras turmas ou at envolvendo os pais para decidir qual a pasta vencedora! (que poder ganhar um prmio)

experimentos
Continuidade Como podemos comparar a pasta de dente feita em sala com as encontradas nos supermercados? Que outro mineral adicionado nas pastas de dente para combater as cries? Quantas pastas de dente industrializadas tm minerais em sua composio? Pea para que os alunos comparem os preos das pastas de dente industrializadas em relao ao nmero de ingredientes minerais presentes nelas. Quais so mais caras? Com mais ou menos minerais? Os grupos podem elaborar uma campanha publicitria (como um anncio de 15 segundos, por exemplo) para a sua pasta de dente. Os minerais usados nessa atividade so comuns. Voc j usou bicarbonato de sdio antes? Onde? Quando chegar em casa, veja as embalagens de shampoo, sabonete e outros cosmticos. Que minerais voc encontra na lista de ingredientes?

experimentos
Estalactites e Estalagmites
(Fonte: Discovery Kids)

Introduo As misteriosas cavernas esto sempre cheias de estalactites e estalagmites. Mas o que elas so? Como se formam? Materiais Um fio de 40 cm de l Uma jarra Dois copos Uma travessa chata Alguns clips Sulfato de magnsio, tambm conhecido como sal ingls Procedimento 1. Encha a jarra com dois copos de gua e um copo de sulfato de magnsio. 2. Mexa at formar um lquido espesso. 3. Agora encha os dois copos com esse lquido e os coloque sobre a travessa, a uns 20 cm de distncia um do outro. 4. Para que sirvam de peso, prenda dois clipes nas pontas do fio de l. Deixe cair uma ponta em cada copo. 5. Agora espere alguns dias, pois esse experimento requer pacincia. 6. O que acontecer? O lquido espesso comear a subir pelo fio e o centro comear a gotejar, formando cristais. Os que ficam pendurados chamam-se estalactites e os que vo se acumulando na travessa e demoram mais para se formar so as estalagmites.

Explicao: os lquidos tm uma propriedade fsica chamada capilaridade, que faz com que avancem por um canal estreito, inclusive para cima. Neste caso, este canal o interior do fio de l. Quando o lquido chega metade, a gravidade faz com que ele goteje. Neste processo, o lquido tambm cristaliza, ou seja, forma um slido cristalino. Por isso as estalactites e estalagmites parecem de vidro, ou pedra.

Imagens: Discovery Kids

experimentos
A cor do cu
(Fonte: Discovery Kids)

Introduo Voc j se perguntou por que o cu azul e no verde, marrom ou amarelo? Materiais Um aqurio ou qualquer outro recipiente de vidro transparente com paredes paralelas e no muito prximas entre si. gua limpa Uma lanterna Alguns livros Um pouco de leite Uma colher Um papel branco Procedimento 1. Encha o aqurio com gua. 2. Coloque a lanterna acessa sobre alguns livros e aponte na direo do aqurio cheio de gua. 3. Agora olhe o facho de luz pela lateral do aqurio (no a parte da frente, por onde entra a luz nem a parte de trs. Voc consegue v-lo? Se a gua e o aqurio estiverem bem limpos, no! 4. Agora derrame um pouco de leite na gua e mexa bem. Quando a gua ficar parada novamente, olhe de novo e o facho de luz estar azulado! 5. Mas se voc colocar um papel branco na parte de trs da face mais distante do vidro, a gua parecer avermelhada! 6. Adicione mais gotas de leite e olhe de novo: o azul ficar mais azul e o vermelho, mais vermelho!

Explicao: quando a luz do sol atravessa a atmosfera da Terra, ela se dispera em todas as direes atravs das partculas de poeira e fumaa que se encontram em suspenso. A luz de onda mais curta, que azul, dispersa-se com mais facilidade, por o cu azul. J a luz com maior comprimento de onda, a vermelha, dispersa-se menos. Por isso, quando olhamos para o cu, vemos a cor azul. J a luz que chega superfcie mais avermelhada. Ao entardecer, quando a luz do Sol percorre um caminho mais longo atravs da atmosfera, ela parde grande parte do azul e vemos aquele tom avermelhado quando se pe.

Imagem: Discovery Kids

experimentos
Cavando o solo
(Fonte: http://www.earthsciweek.org)

Introduo O solo no s o a parte que voc pisa, ele formado por vrias camadas, que contm vrios componentes (minerais, rochas, animais, plantas, etc.). Assim, quando querem pequisar o solo, os cientistas usam ps e brocas para perfur-lo e atingir as camadas mais profundas. Eles registram as cores do solo, texturas e tipos de organismos que vivem nele. Tambm analisam a localizao, vegetao e topografia de cada solo. Todos esses dados ajudam cientistas, fazendeiros, agricultores e engenheiros a entenderem melhor o solo e utiliz-lo de maneira mais adequada. Segurana Apenas um adulto dever lidar com a p se ela for muito grande. Os alunos devem tomar cuidado se cavarem com esptulas, pois algumas delas possuem pontas afiadas. Deve-se lavar bem as mos aps essa atividade. Alguns organismos vivos podem picar, morder ou ser venenosos, por isso tome cuidado. Sempre verifique se h carrapatos. No use chinelos nem sandlias. Leve um kit de primeiros socorros. Materiais P com lmina longa e reta Fita mtrica, rgua ou trena Folha e lpis para anotao de dados Frascos com tampa de spray, cheios de gua Esptulas ou colheres grandes Sacos plsticos e marcadores para as amostras coletadas Jornal para cobrir as mesas do laboratrio e analisar as amostras.

experimentos
Procedimento 1. Trabalhando em grupos, encontre um lugar num ambiente externo onde se possa cavar um pequeno buraco. 2. Antes de iniciar a escavao, observar o local e anotar informaes sobre ele: Localizao - que construo ou rua existe perto? De quem esse terreno? Vegetao - que tipos de plantas existem ali? Topografia - qual o aspecto geral do terreno (plano, acidentado, etc.)? 3. Faa uma tabela, como abaixo:
Horizonte Solo superficial Subsolo Profundidade Cor Textura Organismos vivos

4. Antes de comear a escavar, mea um lote quadrado de terra, de 1m x 1m. Observe e tome nota de tudo dentro daquele quadrado - plantas, detritos, tipos e abundncia de organismos vivos, quantidade de luz que chega ali, etc. Discuta suas observaes. 5. Escave cuidadosamente at chegar no subsolo. Como voc sabe que atingiu o subsolo? Algo ir mudar, como por exemplo a cor ou a textura. (O termo subsolo usado para designar qualquer solo abaixo da camada superior de terra). 6. Mea a profundidade da camada superifial de solo e anote-a na tabela (cuidado com as unidades!). Depois, mea a profundidade do buraco cavado e anote-a, pois ajudar a medir o subsolo. 7. Obtenha uma boa amostra da camada superficial, coloque-a dentro dos sacos plsticos e rotule-a. Depois, na escola, avalie os seguintes itens: Cor - use palavras como marrom escuro, marrom claro, marrom avermelhado, marrom amarelado (alguns solos podem ser tambm pretos, cinza, amarelos ou laranjas); Textura - borrife um pouco de gua no solo, que te ajudar a perceber melhor a textura. Pode definir as amostras como arenoso, argiloso ou barrento. O arenoso ser mais spero, as partculas ficam mais soltas, o argiloso pegajoso e o barrento intermedirio. Organismos vivos - voc encontrou vermes, formigas ou outros organismos? No esquea das razes das plantas e sementes. 8. Obtenha uma boa amostra do subsolo, coloque-a dentro dos sacos plsticos e rotule-a. Observe e anote as mesmas informaes analisadas na camada superficial. 9. Discuta: como a camada superficial diferente do subsolo? Qual das amostras tem mais matria orgnica? (Dica: qual tem cor mais escura) Qual tem masi organismos vivos? Qual retm mais a gua? fcil para o ar, a gua e as razes das plantas se moverem atravs do solo e do subsolo? Esse solo fica

experimentos
molhado por muito tempo? (Dica: se o subsolo cinza, provavelmente fica molhado por muito tempo). O que voc acha que mudaria se escavasse em outro lugar? Os organismos que voc encontrou antes de escavar foram os mesmos encontrados depois de iniciar a escavao? Por que voc acha que eles so iguais ou diferentes?

experimentos
O derretimento do plo norte ou da camada de gelo do plo sul causar o aumento do nvel dos mares?
(Fonte: Science Buddies)

Objetivo Determinar se o derretimento das calotas polares contribuir para o aumento do nvel dos mares. Introduo Alguma vez voc j foi a uma praia? Voc olhou para as conchas? Construiu um castelo de areia? Ou fugir das ondas que vinham? Voc deve ter notado que as ondas do mar avanam mais sobre a praia em certos momentos do dia do que em outros, isto ocorre devido s mars, causadas principalmente pela atrao gravitacional da Lua sobre o mar e a terra. As mars so uma ascenso e queda diria normal do nvel dos oceanos. Mas existe outro aumento no nvel dos oceanos que preocupa os cientistas e ele no causado pela atrao da Lua e sim devido ao aquecimento global. O aquecimento global o aumento temperatura mdia da atmosfera e dos oceanos. Desde 1950 acreditase que o aquecimento global seja causado principalmente pela queima de combustveis fsseis, como gasolina, carvo, petrleo ou gs natural e queima de florestas. Toda essa queima cria gases que aprisionam o calor do Sol, assim como as janelas de vidro no telhado de uma estufa aprisionam o calor para que as plantas possam crescer mesmo em um clima frio. Quanto mais gases so queimados, mais calor aprisionado na atmosfera da Terra, e a temperatura mdia do ar e dos oceanos aumenta. Uma preocupao com o aquecimento global que o aumento da temperatura mdia far com que o gelo das calotas polares derreta, o que poderia causar o aumento do nvel do mar. Muitas pessoas ao redor do mundo gostam de viver perto das costas. Perigo, pois uma pequena subida do nvel do mar provocar inundao de reas que esto em uma baixa altitude e prximo ao mar. Atualmente, acredita-se que cerca de 634 milhes de pessoas (cerca de 1 em cada 10 pessoas no mundo) esto numa zona de risco em relao elevao dos mares. Perguntas O que causa as mars? Quais so as causas do aquecimento global?

experimentos
Por que o aquecimento global uma preocupao para alguns? Como o gelo perto do Plo Norte e o gelo perto do Plo Sul? Materiais Massinha (pode ser industrializada ou caseira) Recipientes de plstico transparente (de aproximadamente 500 ml). Nota: os recipientes sero marcados com canta retroprojetor. gua fria da torneira Cubos de gelo (12 ou mais) Caneta retroprojetor Copos de medio de slidos Copos de medio de lquidos Faca sem ponta Rgua Cmera fotogrfica (opcional) Caderno e lpis para anotaes Papel milimetrado (opcional)

Receita de massinha Ingredientes 3 xcaras de farinha de trigo xcara de sal 3 colheres de sopa de leo 2 copos de gua fervente Colher de sopa Tigela grande Garfo Colher grande

Procedimento 1. Misture 3 xcaras de farinha, xcara de sal, e 3 colheres de sopa de leo de cozinha em uma tigela grande com um garfo. 2. Adicione 2 xcaras de gua fervente e mexa a mistura com um garfo ou colher grande at que forme uma massa. Tenha cuidado para no se queimar! 3. Deixe a massa esfriar por cerca de 10 minutos, ou at que possa ser confortavelmente manipulada.

experimentos
Procedimento - Preparando seu modelo de plo Norte (fazer 3 modelos) 1. Encha trs recipientes at a metade (ou dois teros) com gua fria. A gua representa o oceano. Voc dever usar trs recipientes para ter 3 provas da sua experincia. A execuo de ensaios ajuda a certificar-se de que seus resultados so precisos e podem ser repetidos. 2. Adicione dois cubos de gelo em cada recipiente. 3. Os cubos de gelo flutuante representam a calota de gelo do plo Norte. 4. Imediatamente, marque o nvel de gua no lado do recipiente com a caneta retroprojetor. Tente no molhar a ponta da caneta. 5. Escreva com a caneta retroprojetor em cada um desses trs recipientes Modelo de Plo Norte. Deixe-os de lado por um instante. Procedimento - Preparando seu modelo de plo Sul (fazer 3 modelos) 1. Faa um montinho com a massinha (pode usar o copo medidor de slidos) - aproximadamente uma xcara. 2. Coloque o monte dentro de um dos recipientes plsticos vazios. Este monte de massa ir representar o continente da Antrtida (Plo Sul). 3. Deve haver algum espao entre os lados do monte de massa e a parede do recipiente. A massa deve ser bastante plana e nivelada por cima. 4. Adicione cerca de de xcara de gua ao redor da massa, de modo que o nvel da gua suba cerca de dois teros do monte. A gua representa o oceano. 5. Coloque dois cubos de gelo em cima da massa. 6. Pressione os cubos de gelo para baixo levemente na massa. Os cubos de gelo representa a calota de gelo no plo sul. 7. Imediatamente marque o nvel de gua no lado do recipiente com a caneta retroprojetor. Mais uma vez, tente no molhar a ponta da caneta. 8. Escreva com a caneta retroprojetor em cada um desses trs recipientes Modelo de Plo Sul. Deixeos de lado por um instante. 9. Repita os passos 1-8 para mais dois recipientes de plstico vazios. Use o nvel de gua do primeiro copo para ajudar voc a encher os outros dois no passo 3, de modo que todos contero aproximadamente a mesma quantidade de gua. 10. Voc est far trs modelos de Plo Sul para que voc ter trs ensaios da sua experincia. Fazendo mais do que um experimento voc garante que seus resultados so precisos e podem ser repetidos.

experimentos

Estas fotos mostram exemplos dos modelos concludos. O nvel de partida marcado em cada recipiente. Voc pode tirar fotos de seus modelos com uma cmera para mostrar no relatrio, se desejar. Fonte: http://www.sciencebuddies.org

Testando os modelos 1. Permitir que o gelo em seus modelos derreta num lugar onde no ser perturbado. 2. Uma vez que o gelo esteja completamente derretido, verifique o nvel da gua em relao marca anterior. Ele subiu? Se o nvel da gua subiu, mea e registre a quantidade de ascenso com uma rgua, em milmetros (mm), e anote em uma tabela de dados, como a abaixo:
Medida do aumento no nvel de gua nos Modelos de Plo Norte (mm) Experimento 1 Experimento 2 Experimento 3 Medida do aumento no nvel de gua nos Modelos de Plo Sul (mm) Experimento 1 Experimento 2 Experimento 3

3. Voc pode tirar fotos de seus modelos aps o derretimento do gelo para o seu relatrio. Analisando os dados Voc sabia que os cientistas muitas vezes mostram seus dados na forma de imagem, chamada grfico? Com um grfico, voc pode descobrir padres nos dados mais facilmente do que olhando para os nmeros na tabela de dados. Tente fazer grficos com os dados obtidos nas suas tabelas de dados.

experimentos
Voc pode fazer o grfico com a mo, ou usar uma ferramenta do computador. Variaes Voc pode criar um modelo diferente do Plo Sul em que dois cubos de gelo so colocados na massinha e um cubo de gelo colocado na gua para representar os icebergs. O que que este modelo pode lhe dizer?

experimentos
Tsunami O que controla a velocidade de uma onda tsunami?
(Fonte: Geoideias: Earthlearningidea)

Objetivos Descrever como ondas so transmitidas na gua. Explicar que ondas viajam com mais velocidade em guas profundas do que em guas rasas. Compreender o papel da frico, ou atrito, na reduo de velocidade da onda. Explicar os perigos de estar em uma praia quando esta atingida por um tsunami. Princpios fundamentais Tsunamis so desencadeados por eventos poderosos como terremotos, deslizamentos de terra submarinos ou exploses vulcnicas. Estes eventos geram vrios tipos de onda algumas viajam atravs da Terra e so chamadas ondas internas, outras viajam em volta da Terra e so conhecidas como ondas de superfcie. Quando um tsunami se move em gua rasa, a base da onda retardada pelo atrito. A crista da onda sobre a base e pode crescer (acumula-se) formando uma parede de gua que se choca com a praia. Outros tsunamis so menos dramticos, mas resultam em um rpido aumento do nvel de gua em uma praia. O tsunami que ocorreu no Oceano ndico em 2004 viajou a cerca de centenas de quilmetros por hora. Materiais Tanque de fundo plano, de preferncia transparente, como um aqurio gua (colorida, se possvel) Um bloco de 50 mm de altura, para dar ao tanque certa inclinao Cronmetro Rgua ou fita mtrica Argila

experimentos
Procedimento 1. Relembre os alunos do desastroso tsunami de 26 de dezembro de 2004 no Oceano ndico. Alguns alunos podem ter vivido a experincia de um tsunami, ou podem ter sido afetados pela experincia vivida por parentes. 2. Pergunte aos alunos o que pode afetar a velocidade com que um tsunami viaja. (O fator principal a profundidade da gua por onde o tsunami passa). 3. Consiga um tanque longo feito de qualquer material adequado, preferencialmente transparente (o aqurio de 1m mostrado ao fundo na figura pode funcionar. No entanto, ele muito raso). 4. Adicione cerca de 10 mm de gua ao tanque e tinja-a com corante ou tinta. 5. Coloque uma das bordas do tanque sobre um bloco de 50 mm de altura e deixe a gua parar de se mover. 6. Ento remova o bloco, ou empurre o tanque subitamente sobre a mesa. 7. Mea quanto tempo a onda demora para chegar ao outro lado do tanque. A no ser que o tanque seja muito longo, um resultado mais acurado pode ser obtido mensurando 5 reflexes da onda nas extremidades do tanque, e dividindo este valor pelo nmero de reflexes. Devem ser coletados vrios conjuntos de dados e calculado um valor mdio. 8. Pergunte aos alunos se a onda ir viajar mais rpido ou mais devagar se a profundidade for maior (ela viajar mais rpido). 9. Dobre a profundidade da gua (ex. para 20 mm) e repita a atividade acima. Mostre os efeitos da inclinao da praia adicionando uma praia modelada em argila em uma extremidade do tanque. 10. Pea para que os alunos observem que a onda atinge rapidamente a praia, mas atinge de modo relativamente inofensivo a parede do tanque (pode no ser inofensivo na vida real!).

Medindo o Tempo de um tsunami em um tanque plstico (Foto: P. Kennett)

experimentos
Continuando a atividade Os alunos podem calcular a velocidade da onda a partir de guas com profundidades diferentes e ento plotar esses dados em um grfico da velocidade contra a profundidade da onda (no uma relao linear). Os alunos podem modelar inmeras configuraes de uma regio costeira e investigar o impacto do tsunami sobre elas. Use um site de busca como o Google para encontrar muitos vdeos sobre o incidente do Tsunami em 2004. A pesquisa na Internet pode levar ao conhecimento de outras simulaes de tsunamis, bem como propostas de estabelecimento de sistemas de alerta de tsunami.

experimentos
Construindo um sismgrafo
(Fonte: http://www.feiradeciencias.com.br)

Introduo Um terremoto ocorre quando rochas da litosfera submetidas a altas tenses se acomodam. Ondas de choque, chamadas ondas ssmicas partem em todas as direes de um ponto chamado foco ou hipocentro. O ponto situado na superfcie exatamente acima do foco chamado de epicentro do terremoto. A partir deste ponto, as ondas de choque fazem com que o solo se mova em movimentos cclicos que geram ondas forando o solo para cima e para baixo, as ondas primrias ou verticais, e de um lado para o outro, as ondas horizontais ou ondas de cisalhantes. Quando o epicentro est abaixo de um mar ou oceano, ele pode criar um maremoto ou um tsunami, uma onda gigante. O sismgrafo Para detetar, medir e determinar o foco de um terremoto, so utilizados os sismgrafos. Os chineses usam sismgrafos h quase 2000 anos. O mais antigo deles, consistia em oito drages de bronze dispostos em crculo, com esferas metlicas equilibradas na boca. Abaixo de cada drago existia um sapo, tambm de bronze, com a boca aberta. Quando ocorria um terremoto, a esfera caia da boca do drago para a boca do sapo, gerando um som metlico, que alertava as pessoas. Este modelo, alm de tocar o alarme, registrava a ocorrncia do terremoto (caso ningum escutasse a campainha), e ainda indicava a direo do epicentro. Hoje os sismgrafos contam com dispositivos eletromecnicos e eletrnicos para registrarem simultaneamente todos os movimentos. O modelo mais conhecido entretanto, o sismgrafo mecnico inventado por John Milne, em torno de 1880, chamado sismgrafo de pndulo invertido, ou sismgrafo de Milne. Para registrar as ondas verticais utilizado um pndulo equilibrado por mola e para as ondas horizontais so utilizados mais dois, centrados pela gravidade, instalados a 90 um do outro. Materiais Base de madeira ou compensado de 2 x 15 x 30 cm Sarrafo de madeira de 3 x 3 x 12 cm Sarrafo de madeira de 2 x 3 x 7 cm Vareta de madeira de 0,5 x 1,5 x 25 cm Pregos

experimentos
Martelo Cola de madeira Tubo de plstico de uma caneta esferogrfica. Caneta hidrogrfica Arame de ao ou mola pronta Pedao de chumbo Lata (de ervilha, molho, etc.) Parafusos Fita adesiva Tinta Papel

Montagem 1. Para construir um sismgrafo de Milne utilize uma base de madeira de (2 x 15 x 30) cm. 2. Fixe numa das extremidades dessa base um sarrafo de (3 x 3 x 12) cm com cola e pregos. 3. Sobre esse sarrafo, a 90, um outro sarrafo de (2 x 3 x 7) cm. 4. Utilize uma vareta de madeira leve de (0,5 x 1,5 x 25) cm para fazer o pndulo. 5. Faa um furo de 3 mm de dimetro, afastado de 1 cm de cada ponta dessa vareta, e mais um a 5 cm para prender a mola. 6. Encaixe nos furos das pontas dois pedacinhos de tubo plstico (aquele que fica dentro das canetas esferogrficas). Em um desses tubinhos encaixe uma ponta porosa de caneta hidrocor (hidrogrfica), conforme se ilustra no detalhe da figura acima. 7. Fixe o outro lado da vareta-pndulo, com um prego por dentro do tubinho, na coluna lateral, a 4 cm

experimentos
da base. A vareta deve se mover facilmente. 8. Faa uma mola com um arame de ao e prenda no brao, como se ilustra. 9. Consiga um pedao de chumbo, dobre em U e coloque-o montado sobre a vareta-pndulo. Ajuste a mola ou desloque o chumbo ao longo da vareta at nivelar o pndulo. 10. Arranje uma latinha de ervilhas, vazia, para fazer o registrador. Cuidado! Martele as rebarbas da tampa para no cortar os dedos. Aparafuse a latinha pelo centro se seu fundo de modo que ela encoste na ponta do traador (ponta macia entintada) e no aperte muito o parafuso para que a lata possa girar. 11. Cole um pedao de papel em volta da latinha com fita adesiva e coloque uma gota de tinta na ponta porosa se essa estiver seca. Agora s esperar que um caminho passe na rua. Quando o pndulo oscilar, v girando a lata devagarzinho para criar o registro.

Nota: Se voc for bastante cuidadoso e habilidoso poder dar um jeitinho da lata ficar girando o tempo todo dando uma volta a cada 12 horas, ou a cada 1 hora ou a cada minuto. J vislumbrou a tcnica? Basta comprar um desses relgio com uma pilha nas lojas de R$ 1,99; retirar o plstico que recobre o mostrador e retirar cuidadosamente os ponteiros. A seguir, instale esse relgio na horizontal e adapte o centro da lata no lugar do ponteiro que interessar; das horas, dos minutos ou dos segundos. Se voc usar o eixo do ponteiro dos segundos a latinha ir girar dando pulinhos a cada segundo, realizando uma volta completa a cada minuto. Os sismgrafos deste tipo so fixados em bases rgidas ou em rochas, para aumentar a sensibilidade. O tambor do registrador movimentado por um motor que alm do tremor registra tambm os pulsos de um relgio para determinar a hora que o fenmeno ocorreu e sua durao. Ns no temos terremotos no Brasil, mas freqentemente ocorrem abalos ssmicos na cordilheira dos Andes que so registrados aqui.

Das könnte Ihnen auch gefallen