Sie sind auf Seite 1von 56

Simulados Brasil | www.simuladosbrasil.blogspot.

com

" medida que" ou " medida em que"?


Diz-se " medida que" ou " medida em que"? Aqui, no se trata do "a" sem acento, como na frase "A medida que ele tomou drstica". No esse o caso. O que estamos discutindo a locuo conjuntiva " medida que", a qual alguns preferem, erroneamente, substituir por "a medida em que". A forma correta " medida que". Apenas um lembrete: "locuo conjuntiva" todo grupo de palavras que relaciona duas ou mais oraes ou dois ou mais termos de natureza semelhante. proporo que chovia... " medida que" significa o mesmo que " proporo que". medida que o ms corre, o bolso esvazia. Trata-se de uma locuo conjuntiva com valor de proporo, introduzindo oraes subordinadas adverbiais de proporo. H ainda a locuo "na medida em que", que vem sendo usada na imprensa e em muitos textos co m valor causal. O governo no conseguiu resolver o problema na medida em que no enfrentou suas verdadeiras causas. Ou seja, O governo no conseguiu resolver o problema porque no enfrentou suas verdadeiras causas. Alguns condenam o uso de "na medida em que" argumentando que no h registro histrico dessa forma na lngua. Mas o fato que essa construo j se tornou rotina, mesmo entre excelentes escritores. O que no aceitvel sob hiptese alguma escrever " medida em que". No raro ouvirmos algum dizer: "Estou ao par da situao". H algum problema nessa frase? Evidentemente no quanto ao sentido, que no nos cabe pr em dvida nesse caso, mas quanto gramtica. O problema est em "ao par de". A pessoa deveria dizer antes "Estou a par da situao" para indicar que ela est ciente da situao, est inteirada do que est ocorrendo. Usa-se "ao par" apenas para referir equivalncia de valor entre moedas: O dlar est ao par do euro. Quando no for esse o sentido pretendido, recomenda-se o emprego de "a par": Estou a par da situao. Maria percebeu que no estava a par dos ltimos acontecimentos. Qual a forma correta?

"A par de" ou "ao par de"?

"A ss" e "s"

"Ela quer ficar a s" ou "Ela quer ficar a ss"? O programa foi s ruas saber a opinio de algumas pessoas. De sete entrevistados, trs erraram e quatro utilizaram a forma correta: Ela quer ficar a ss. Quando utilizamos a preposio "a", a expresso fixa, invarivel, nunca se flexiona: Eu quero ficar a ss. Ela quer ficar a ss. Ns queremos ficar a ss. Elas querem ficar a ss. E se tirarmos a preposio "a"? Nesse caso "ss" passa a ser adjetivo e, dessa forma, precisa concordar em nmero com o pronome ou substantivo com que se relaciona: Eu quero ficar s. Ela quer ficar s. Ns queremos ficar ss. Elas querem ficar ss. Uma dica: o "s", nesse segundo caso, equivale a "sozinho". Substitua uma palavra pela outra e veja se a frase faz sentido: "Eu quero ficar a ss." / "Eu quero ficar a sozinhos." No faz o menor sentido, no ? Mas no outro caso a substituio d certo. No h como errar! Eu quero ficar s. / Eu quero ficar sozinho. Ela quer ficar s. / Ela quer ficar sozinha. Ns queremos ficar ss. / Ns queremos ficar sozinhos. Elas querem ficar ss." / "Elas querem ficar sozinhas.

Diferena entre "mal" e "mau"

Simulados Brasil | www.simuladosbrasil.blogspot.com


Numa de suas provas, a FUVEST, que faz o vestibular da USP, Universidade de So Paulo, pediu aos alunos que escrevessem trs frases com a palavra "mal". Mas era necessrio usar os trs valores gramaticais da palavra "mal". Todo mundo se lembra imediatamente de dois desses valores. "Mal" pode ser advrbio, como ocorre na frase: Aquele jogador joga mal em que "mal" designa o modo como algum joga. Nunca pratique o mal; pratique sempre o bem. E o terceiro valor gramatical da palavra "mal"? o de conjuno indicativa de tempo e equivalendo a "logo que", "assim que", "imediatamente depois que": Assim que voc saiu Logo que voc saiu Mal voc saiu, ela chegou Esse "mal" se escreve com "l" e conjuno. Outra dvida em relao a essa palavrinha diz respeito a sua grafia. Isso ocorre porque tambm existe "mau", com "u". Para resolver essa questo, h uma dica muito til: "mau" com "u" se ope a "bom"; "mal" com "l" se ope a "bem". Fulano joga bem. Fulano joga mal. Fulano bom jogador. Fulano mau jogador. Caso voc esquea quem o contrrio de quem, coloque em ordem alfabtica: "mal" vem antes de "mau" e "bem" vem antes de "bom". Pronto: est resolvido o assunto. "Mal" tambm pode ser substantivo:

"E" com valor de "mas"

H alguns anos a cantora Rita Lee gravou uma msica de grande sucesso, "Sade", em que se dizia a certa altura: "Como vai? Tudo bem. Apesar, contudo, todavia, mas, porm..." Com exceo da palavra "apesar", temos a uma lista de advrbios adversativos: contudo - todavia - mas - porm - entretanto Na vida escolar acabamos memorizando pequenas listas como essa. E memorizamos tambm que a palavra "e" uma conjuno aditiva, transmitindo a idia de soma. "Aditiva" vem de "adio"; ambas so palavras cognatas. Mas ser que o "e" sempre usado estritamente para somar? Veja este trecho da letra de "Te ver", cano gravada pelo grupo mineiro Skank: Te ver e no te querer improvvel, impossvel Te ter e ter que esquecer insuportvel, dor incrvel... Agora compare as frases abaixo: Te ver e no te querer... Ele estuda e trabalha. Na sua opinio, a palavra "e" tem o mesmo sentido em ambos os casos? Repare como na primeira frase o "e" pode ser substitudo pelo advrbio "mas": Te ver, mas no te querer Veja outros exemplos em que o "e" aparece na frase com um matiz adversativo: Deus cura e o mdico manda a conta Deus cura, mas o mdico manda a conta O amor grande e cabe no breve ato de beijar O amor grande, mas cabe no breve ato de beijar A conjuno "e", fundamentalmente aditiva, pode ganhar, conforme o contexto, uma tonalidade mais adversativa, ainda que continue, sintaticamente, a funcionar como aditiva. "Estar no telefone" ou "estar ao telefone": qual a forma correta? Na verdade, no h consenso em relao a isso. Por surpreendente que possa ser, um gramtico tido como conservador, Napoleo Mendes de Almeida, defende a tese de que o correto "estar no telefone", exatamente a forma consagrada no dia-a-dia no Brasil. Argumenta ele que seria galicismo, francesismo, dizer "ao telefone". Napoleo, de certa forma, uma voz mais ou menos isolada. A maioria dos autores afirma que a preposio exigida a preposio "a", pois esta indica proximidade. o que ocorre em exemplos como os seguintes: Falou ao telefone Sentou-se mesa A construo "estar ao telefone" causa menos polmica do que "estar no telefone". Ainda que o uso cotidiano seja inegavelmente "estar no telefone".

"No telefone" ou "ao telefone"?

Simulados Brasil | www.simuladosbrasil.blogspot.com


Vou-me embora pra Pasrgada l sou amigo do rei... Todo mundo conhece esses versos de Manuel Bandeira, no ? Ser que o pronome "me", de "Vou-me...", pode ser retirado da frase? Vejamos: Vou embora pra Pasrgada. Essa frase est perfeitamente correta. na primeira verso, o pronome tem a funo de realce, de reforo de uma idia. Esse tipo de palavra, que se acrescenta a uma frase para dar nfase, chama-se "partcula expletiva". Ela tem outras denominaes: "expresso de realce", "palavra de realce", "palavra expletiva", "expresso expletiva" ou ainda "partcula de realce". Algumas palavras tm esse papel na lngua portuguesa, como o pronome oblquo "me", combinado a determinados verbos, como "ir": Vou embora... Vou-me embora... A palavra "que" tambm muito usada dessa forma. Veja este trecho da letra da cano "Quando", de Roberto e Erasmo Carlos, regravada pelo Baro Vermelho: Quando voc se separou de mim quase que a minha vida teve fim sofri, chorei tanto que nem sei tudo que chorei por voc, por voc... Esse "que" em negrito, na letra da cano, pode ser tirado da frase, no ? O verso ficaria "Quase a minha vida teve fim". A palavra foi colocada por motivo de nfase. Vamos a mais um exemplo, a letra de "Influncia do jazz", de Carlos Lyra: ... Cad o tal gingado que mexe com a gente coitado do meu samba, mudou de repente influncia do jazz quase que morreu e acaba morrendo est quase morrendo no percebeu... Podemos tirar a palavra "que" do verso "quase que morreu" sem alterar a estrutura ou o sentido da frase. Ela tem aqui funo meramente expressiva. Mas bom observar que esse recurso aparece muito em textos poticos ou literrios mais livres. Alguns gramticos no apreciam esse tipo de coisa em textos mais formais. No entanto vale saber que a expresso expletiva existe e um fato da lngua portuguesa.

Partculas de realce

"Pernas, pra que vos quero?"

H uma expresso que provoca calafrios e usada justamente em situaes em que se est apavorado com algo: "Eu, heim?!! Pernas pra que te quero!". O "Nossa lngua portuguesa" foi s ruas e props as seguintes frases aos passantes, pedindo-lhes que dissessem qual consideravam correta: Pernas, pra que te quero? Pernas, pra que vos quero? Observem: "pernas" plural e "te" singular. Logo, essas palavras, sendo de nmero diverso, no combinam. A expresso correta , portanto, "pernas, pra que vos quero?". Outra expresso, tambm muito usada, "grosso modo". Normalmente as pessoas dizem "a grosso modo". Mas a expresso latina e deve ser dita na forma original, "grosso modo", que significa "de modo grosseiro, impreciso".

Quem "voc": segunda ou terceira pessoa?

O pronome "voc" pertence segunda pessoa ou pertence terceira pessoa do singular? Veja o exemplo que temos neste trecho da cano "Ana Jlia", de Marcelo Camelo e gravada por Los Hermanos: Quem te v passar assim por mim no sabe o que sofrer ter que ver voc assim sempre to linda contemplar o sol do teu olhar perder voc no ar na certeza de um amor me achar um nada bom lembrar a origem da palavra "voc": Vossa Merc > Vossemec > Vosmec > voc De incio o pronome de respeito "Vossa Merc" era um pronome de formalidade, mas acabou se tornando, no Brasil, pronome de intimidade, que se usa entre iguais. Em Portugal a situao diferente: "voc" ou pronome de respeito, ou um pronome relativamente neutro. "Voc" conjuga verbo na terceira pessoa:

Simulados Brasil | www.simuladosbrasil.blogspot.com


Voc voc pode voc diz Em se tratando de lngua padro, os pronomes associados devem ser da terceira pessoa: "seu", "o", "a", "lhe" etc. Ocorre que, na estrutura do discurso, "voc" a pessoa a quem se fala e, portanto, da segunda pessoa. Para que no fique nenhuma dvida: na estrutura do discurso, "voc" da segunda pessoa, o interlocutor; por outro lado, "voc", como os demais pronomes de tratamento (senhor, vossa senhoria etc.), pede o verbo conjugado na terceira pessoa, e no na segunda pessoa.

"Se no" e "seno"

Qual a forma correta: "se no" ou "seno"? Essa dvida foi enviada, por e-mail, pela telespectadora Mirian Keller. Para explicar isso, vamos observar um trecho da cano "Nos Lenis desse Reggae", de Zlia Duncan: Nos lenis desse reggae passagem pra Marrakesh dono do impulso que empurra o corao e o corao, pra vida. No me negue, s me reggae s me esfregue quando eu pedir e eu peo sim seno pode ferir o dia todo cinza que eu trouxe pra ns dois... Esse "seno" que Zlia usou na letra deve ser escrito numa palavra s. Ele significa "do contrrio" ou "caso contrrio". seno = do contrrio / caso contrrio Exemplo: Faa isso, seno haver problemas. Faa isso, do contrrio haver problemas. Faa isso, caso contrrio haver problemas. J a combinao das palavras "se" e "no" tem outro significado. "Se" uma conjuno condicional, isto , uma conjuno que indica condio. Se no chover, irei sua casa. Caso no chova, irei sua casa. Nesse caso, a dica simples: substitua mentalmente o "se no" por "caso no". Se for o sentido desejado, escreva "se" e "no" separadamente. No dia-a-dia percebe-se muita confuso quanto aos smbolos, siglas e abreviaturas. As dvidas comeam nas formas de representao das unidades de tempo, comprimento e massa: Como se escreve 4 horas? com "h" maisculo, minsculo ou com "s" indicando plural? At 1960 o Brasil, aderindo "Conveno do Metro", adotou o Sistema Mtrico Decimal. Nele as unidades bsicas de medida eram o metro, o litro e o quilograma. O desenvolvimento cientfico e tecnolgico exigiu medies cada vez mais precisas e diversificadas. Por essa razo, o Sistema Mtrico Decimal acabou sendo substitudo pelo Sistema Internacional de Unidades - SI, adotado tambm no Brasil a partir de 1962. Vejamos algumas convenes reconhecidas internacionalmente por esse acordo. 1 metro 4 metros 1 quilmetro 1 litro 4 litros 1quilolitro 1m 4m 1 km 1l 4l 1 kl 1 tonelada 1 hora 4 horas 1 minuto 30 minutos 1 segundo 1t 1h 4h 1 min 30 min 1s

Smbolos e siglas

As unidades SI podem ser escritas por seus nomes ou representadas por meio de SMBOLOS, um sinal convencional e invarivel utilizado para facilitar e universalizar a escrita e a leitura das unidades SI. Lembre-se de que os smbolos que representam as unidades SI no so abreviaturas; por isso mesmo no so seguidos de ponto, no tm plural nem podem ser grafados como expoentes. Exemplo: se um jogo comea s dezenove horas e trinta minutos e se quer anotar isso de acordo com as normas internacionais, deve-se escrever 19h30min, sem ponto depois do min . Essa a forma oficial. Na linguagem cotidiana comum o uso de quilo em lugar de quilograma. Raramente ouvimos a forma correta: Por favor, quero um quilo de acar Por favor, quero um quilograma de acar

Simulados Brasil | www.simuladosbrasil.blogspot.com


Quilo, que representado pelo smbolo k, indica que determinada unidade de medida (metro, litro, watt) est multiplicada por mil. Sendo assim, "quilo" um prefixo, razo pela qual o smbolo "k" no pode ser utilizado sozinho: 1000 metros = 1 quilmetro -> km 1000 litros = 1 quilolitro ->kl 1000 watt = 1 quilowatt ->kw Portanto kg o smbolo utilizado para representar quilograma. Ateno: use o prefixo quilo da maneira correta, como nos exemplos: quilmetro quilograma quilolitro Para mais informaes sobre o Sistema Internacional de Unidades - SI, consulte o site do INMETRO http://www.inmetro.gov.br/consumidor/unidlegaismed.asp Quanto s siglas, tambm ocorre muita confuso. Voc saberia dizer, por exemplo, qual seria a forma correta: S.O.S ou SOS? A forma correta S.O.S., com pontos, sigla originria do ingls e que internacionalmente significa "save our souls", salve nossas almas. No Brasil adota-se a diferena entre sigla pura e sigla impura. Sigla pura quando todas as letras da sigla correspondem primeira letra de cada palavra do nome que se quer abreviar. Todas as letras so escritas em maisculo. Um exemplo disso I.N.P.S. Temos "I" de Instituto, "N" de Nacional," P" de Previdncia e "S" de Social. Nessa sigla cada elemento formador do nome foi abreviado tomando-se a sua primeira letra. Uma sigla s pura quando todas as suas letras constituintes representam a letra que inicia cada uma das palavras da forma extensa da sigla. Dersa um exemplo de sigla impura. As duas primeiras letras, "De", so representantes da palavra Desenvolvimento, o "r" representa a palavra rodovirio, o "s" sociedade e o "a" annima. Dersa no se enquadra no conceito de sigla pura. O "D" maisculo porque inicia a sigla; as demais letras so minsculas (o "e" tambm vem de desenvolvimento, junto com o "D" inicial). Procure escrever as siglas e as abreviaturas segundo as normas vigentes.

"Televiso em cores" ou "televiso a cores"?

Qual a forma certa: "televiso em cores" ou "televiso a cores"? Essa pergunta muito freqente. A televiso em preto-e-branco. A televiso em cores. Isso indiscutvel. H um ou outro autor que argumentam que "a cores" se impe pelo uso. Se voc no quiser gerar discusso, opte por televiso "em cores", forma absolutamente correta. O filme em preto-e-branco. O filme em italiano. O filme em preto-e-branco. O filme em cores. Lembremos que, se fosse aceita a forma "a cores", jamais esse "a" poderia receber acento indicador de crase porque "cores" est no plural e, portanto, o "a" to-somente preposio, e no preposio acompanhada de artigo. Seja como for, a expresso considerada pela quase totalidade dos gramticos "televiso em cores". Vejamos um trecho da cano "Pedacinhos", de Guilherme Arantes: Pra que tornar as coisas to sombrias na hora de partir? Por que no se abrir? Se o que vale o sentimento e no palavras quase sempre traioeiras e bobeira se enganar. Nessa cano, Arantes usa a frase "Por que no se abrir?". Esse "por que" separadssimo! Toda vez que for possvel substituir o "por que" por "por qual razo" ou "por que razo", ele deve ser escrito separado: por que no se abrir por qual razo no se abrir

Uso do "por que"

Observe este trecho da cano "Coisa Mais Linda", de Carlos Lyra:

... Coisa mais linda voc assim justinho voc - eu juro -

Simulados Brasil | www.simuladosbrasil.blogspot.com


eu no sei por que voc no me quer mais... "Eu no sei por que voc no me quer mais" equivale a dizer "eu no sei por qual razo voc no me quer mais". Sempre que a troca for possvel, escreva "por que" separado. Quantas slabas existem na palavra "sereia"? Trs. Quais so? A primeira "se-"; a segunda "-rei-"; e a terceira "-a". Na slaba do meio h o que se chama de ditongo (juno de vogal e semivogal, proferidas numa s slaba), e ditongo no se separa. Nesse caso, o "e" (de "-rei-") a vogal, e o "i", a semivogal. Vogais tm pronncia mais forte; as semivogais tm pronncia mais fraca, indicando que no podem formar por si s ncleos silbicos, tendo sempre de acompanhar as vogais. Quando vogal e semivogal se encontram, podemos ter ditongos crescentes e ditongos decrescentes. Temos ditongo decrescente quando a vogal (de pronncia mais acentuada) se apresenta antes da semivogal. o caso de "se-rei-a". Temos ditongo crescente quando acontece o contrrio, isto , quando semivogal precede vogal e, portanto, o som mais fraco precede o mais forte. Temos como exemplo a palavra "gua": -GUA. Em "-gua" o "a" (vogal) mais forte que o "u" (semivogal). Outro exemplo interessante oferece a palavra "vascano": VAS-CA--NO. Esse "a" e esse "i" que vm em seqncia sonora ficam em slabas diferentes. A juno de vogais proferidas em slabas diferentes chama-se hiato. Separao de vogais= hiato. Juno de vogal e semivogal=ditongo.

hiato e ditongo

A pronncia do alfabeto no Brasil freqentemente tema de polmica. H uma msica muito apropriada para abordar esse problema. Trata-se de "Forr do ABC", de Moraes Moreira e Patinhas: No forr do A ns vamos amar E no forr do B ns vamos beber No forr do C ns vamos comer Me depois E no forr do F ...no forr do GU... Nessa msica as letras do alfabeto so enunciadas de forma diferente em relao ao sul do pas. F chamado de F, por exemplo. No est errado, pois algumas letras tm dois "nomes". Para reforar, Luiz Gonzaga registrou o fato em um de seus sucessos, "ABC do Serto", de Z Dantas e Luiz Gonzaga. Verifique o trecho abaixo: L no meu serto pra o caboclo l tem que aprender novo ABC. O J JI, o L L o S SI, mas o R tem nome de R.... Nessa letra temos o alfabeto como dito no Nordeste. Essas formas esto registradas nos dicionrios. Portanto pais e educadores, especialmente do sul do pas, no devem repreender crianas que mantm a forma de pronunciar o alfabeto da sua regio de origem. Elas esto absolutamente certas. No Sul no houve preconceito quando chamavam o antigo caminho da Fbrica Nacional de Motores de FENEM. Ningum corrigia para FNM: EFE/ENE/EME. A maneira nordestina de pronunciar o alfabeto sem dvida legtima.

Diferenas Regionais

Pronncia correta
"ltex" ou "latx"?

Algumas vezes at conhecemos a palavra, mas a empregamos de um determinado modo enquanto o dicionrio recomenda outro uso. Vamos a mais um exemplo, o trecho final de uma propaganda feita pelo humorista J Soares: Ningum discute a liderana da tinta ltex Suvinil. No comercial, o apresentador diz "ltex", e a pronncia est correta, embora quase todos digam "latx". E como "ltex" lembra pintar paredes... e paredes lembram apartamento... pensamos logo em "dplex" e tambm em "trplex". A maioria das pessoas pronuncia "duplx" e "triplx". Quem tem razo, afinal? Oficialmente, tm razo os dicionrios. Eles ensinam que "qui" quer dizer "talvez" e que a pronncia correta dos termos acima "ltex", dplex" e "trplex". Muitas pessoas no Brasil dizem "pobrema". A pronncia oficial, no entanto, deve ser sempre como se grafa a palavra: proble-ma. H um comercial de televiso com uma atriz muito conhecida. Em certa altura de sua fala, ocorre uma troca de slabas, nem sempre perceptvel:

"pobrema" e "renegerar"

Simulados Brasil | www.simuladosbrasil.blogspot.com


Se a vaca pudesse escolher um hidratante pra proteger o couro dela, era Tom Bom. Ela ia falar assim, : Tooom Booom. Tom Bom um creme que penetra e renegera cada fibra, deixando o couro vivo, macio, doidinho pra brilhar... A atriz Denise Fraga, que fez o comercial, relatou que foi preciso convencer o pessoal da agncia de publicidade para a qual fez o comercial a aceitar renegera no lugar de regenera. O resultado ficou delicado e interessante. A cincia que se ocupa desses desvios de pronncia a fonoaudiologia. Em depoimento ao programa, a fonoaudiloga Sandra Pela fala a respeito do assunto: "Para a produo efetiva dos sons da fala, algumas estruturas so necessrias. O ar vem dos pulmes, passa pela laringe e produz som nas pregas vocais. Esse som ento modificado no trato vocal ou na caixa de ressonncia. O trato vocal que d a caracterstica especfica de cada som. Por exemplo: se o ar sai mais pelo nariz do que pela boca, temos os sons nasais, como na pronncia das letras m e n. Se o som produzido durante o fechamento dos lbios, temos os sons das letras p e b. Quando esse mecanismo da fala est alterado, temos um fenmeno que conhecido, atualmente, como dislalia ou distrbio articulatrio. Antigamente era chamado de rotacismo. No caso das crianas, o problema pode ser decorrncia de um atraso no desenvolvimento e de alteraes na habilidade motora ou no comando do sistema nervoso central. No caso dos adultos, podemos pensar em trocas articulatrias dos fonemas - como falar Crudia em lugar de Cludia, ou de slabas, como no caso do comercial mencionado. A pessoa faz essa alterao muitas vezes em decorrncia do seu meio cultura". Como vimos, o problema tem explicao cientfica e h soluo para ele. A pessoa pode fazer um tratamento para aprender a empostar a voz, a pronunciar melhor as palavras. O importante que ningum seja discriminado por isso.

Sons do "x"

"Chato" com "x" ou "ch"? Claro, com "ch", essa todo mundo sabe. E "lixo"? Com "x", sem dvida, todo mundo sabe disso tambm. Mas, nessas duas palavras, o "ch" e o "x" tm som de qu? De "x", oras. Afinal, o nome da letra "xis". Assim, em "chato", as letras "c" e "h" que, juntas, tm som de "x". Mas ser que a letra "x" tem sempre som de "x"? Nem sempre. Vejamos alguns casos, como o de "mximo". Nessa palavra, o "x" tem som de "ss" (dois esses), como se tivesse sido escrita com "ss": "mssimo". Agora observe este trecho da cano "Casa", gravada por Lulu Santos: ... Depois era um vcio uma intoxicao me corroendo as veias me arrasando pelo cho. Mas sempre tinha a cama pronta e rango no fogo... O "x" de "intoxicao" deve ser pronunciado como se fosse um "c" e um "s" juntos. Ou, como no alfabeto fontico, um /k/ e um /s/ juntos, formando o encontro consonantal /ks/. A palavra "intoxicao" deve, portanto, ser pronunciada como "intoksicao". Vamos a mais um exemplo, tomado cano "Pense dance", gravada pelo Baro Vermelho: Penso como vai minha vida alimento todos os desejos exorcizo as minhas fantasias todo mundo tem um pouco de medo da vida... Voc notou o uso do verbo "exorcizar". at uma palavra difcil de pronunciar. O "x" nessa palavra tem o mesmo som que nas palavras "exame" e "xodo", por exemplo. Nesse caso, o "x" aparece com som de "z". E h ainda mais um caso de som possvel que a letra "x" pode indicar: em palavras como "excesso", em que o "x" seguido de "c", o som um s, como se fosse "ss" (dois esses). Ou seja, foneticamente, "x" e "c" juntos produzem um som s, so um "dgrafo". Em suma, vimos cinco tipos de som que o "x" pode apontar: lixo - som de "x" mximo - som de "ss" intoxicao - som de "ks" exorcizar - som de "z" excesso - som de "ss"

Gria

Observe o trecho da cano "", de Luiz Gonzaga Jr.:: A gente quer calor no corao a gente quer suar, mas de prazer a gente quer ter muita sade a gente quer viver a liberdade

"panaca", "basbaque"

Simulados Brasil | www.simuladosbrasil.blogspot.com


a gente quer viver felicidade. , a gente no tem cara de panaca a gente no tem jeito de babaca... Nessa letra de Gonzaguinha, vimos o uso das grias "panaca" e "babaca". Essa ltima, por sinal, tem a sua variante culta, "basbaque", a pessoa que pasma diante de tudo, o tolo. Do termo "basbaque" surgiu a variante "babaca", uma gria. "Panaca" a mesma coisa, uma gria com significado semelhante a "babaca". Vamos a um trecho da cano "Vida Louca Vida", gravada por Lobo: ...Se ningum olha quando voc passa voc logo acha: _"t carente sou manchete popular". J me cansei de toda essa tolice babaquice essa eterna falta do que falar. Que posio devemos ter em relao gria? Preconceito? No. A gria um recurso lingstico saudvel. A gria vai e vem: ela nasce, vive, desaparece e pode at ressurgir. No texto formal, porm, procure evit-la.

Gria
"Ficar"

Os tempos do s palavras significados que mudam. Por exemplo: "ficar". Qualquer dicionrio de lngua portuguesa traz o significado da palavra, que todo mundo sabe qual . Nos ltimos tempos, porm, os jovens deram a essa palavra um novo sentido. Vamos ver o que ocorre com "ficar" na letra da cano "A cruz e a espada", gravada por Paulo Ricardo: ... E agora eu ando correndo tanto procurando aquele novo lugar e aquela festa, o que me resta encontrar algum legal pra ficar e agora eu vejo, aquele beijo era mesmo o fim era o comeo e o meu desejo se perdeu de mim. O que seria "algum legal pra ficar"? A expresso "ficar", com a acepo que tem na cano, quer dizer algo como "ter um leve envolvimento com algum, sem compromisso". Um rapaz vai a uma festa, conhece uma garota e fica o tempo todo com ela, o que pode incluir beijos e abraos. Ser que esse significado permanece por muito tempo? Quem sabe o "Nossa Lngua Portuguesa" possa, daqui a dez anos, voltar a tratar da palavra "ficar" e ver se esse novo sentido j no ficou velho, se ficou mesmo...

Gria

Ser que voc j fez uso de "adequao vocabular"? "Vocabular" diz respeito a vocbulo, palavra. "Adequao vocabular" adequar as palavras situao de fala. As grias, por exemplo, podem ser perfeitamente ajustadas a certos contextos. Repare na palavra "detonada" utilizada na letra da msica abaixo, "Nada a declarar", do grupo Ultraje a Rigor: Mas eu 't vendo que a galera anda entediada no 't fazendo nada e eu no 't dando risada A, qual? Vamos l, moada! Vamos agitar, vamos dar uma detonada! "Detonar", nos dicionrios, aparece como sinnimo de "fazer explodir", "provocar uma exploso". Na gria, essa palavra passou a ser usada como sinnimo de "pr tudo a perder", "acabar com tudo" e at de "ser o mximo", "ser o melhor dos melhores". O jogador que "detonou", por exemplo, foi o melhor do jogo. No territrio da gria, da linguagem popular, usar o verbo "detonar" com esse sentido perfeitamente possvel. Em linguagem formal, isso no seria de maneira alguma adequado. "Detonar" se limitaria, nesse caso, a indicar a idia de exploso.

"detonada"

Gria

Na cano abaixo, aparece uma expresso muito comum na fala, no bate-papo, que, no entanto, no deve freqentar o chamado padro escrito, o padro formal da lngua. O trecho faz parte da cano "Pra Dizer Adeus", dos Tits: ...no d pra imaginar quando cedo ou tarde demais Pra dizer adeus, pra dizer jamais Na linguagem popular, a expresso "no d pra..." aceita e muito comum. No texto formal, no entanto, o mais apropriado seria utilizar "no possvel" ou algo equivalente. A expresso "no d pra..." bastante recorrente. Outro exemplo do seu uso a cano "Rdio Bla", com Lobo: ... no d para controlar, no d no d pra planejar...

"no d para"

Simulados Brasil | www.simuladosbrasil.blogspot.com


Utilizar essa expresso no errado. Ela adequada a um determinado nvel de linguagem, como a fala. Mas o padro escrito no a recomenda.

Afinal de contas, podemos ou no utilizar a expresso "a gente" no lugar de "ns" ? Dizer que no h problema nenhum em usarmos a expresso no dia-a-dia, na linguagem coloquial, contraria muitas pessoas, para quem esse uso da palavra "gente" deveria ser abolido de vez. Evidentemente no possvel eliminar a expresso da lngua do Brasil, mesmo porque seu uso j est mais do que consagrado. Mas quando ela de fato mais lcita? No bate-papo, na linguagem informal. No texto formal, ela est fora de questo. Mas, uma vez usada, como deve ser a concordncia? "a gente quer" ou a "gente queremos"? A maneira correta : A gente quer. Ns queremos. O uso da expresso "a gente" em substituio a "ns" to forte que algumas vezes d origem a confuses. Veja o trecho da cano "Msica de rua", gravada por Daniela Mercury: ... E a gente dana A gente dana a nossa dana A gente dana A nossa dana a gente dana Azul que a cor de um pas que cantando ele diz que feliz e chora "A gente dana a nossa dana". to forte a idia de "gente" no lugar de "ns" que nem faria muito sentido outro pronome possessivo para "gente", no ? O "nossa" pronome possessivo da 1 pessoa do plural e, portanto, deveria ser usado com o pronome "ns": "Ns danamos a nossa dana". Na linguagem coloquial, no entanto, diz-se sem problema "a gente dana a nossa dana", "a gente no fez nosso dever", "a gente no sabia de nosso potencial" etc. No bate-papo, no dia-a-dia, na cano popular, no seria inadequado o emprego da palavra "gente" que nos perdoem os puristas, os radicais, os conservadores. S no possvel aceitar construes como "a gente queremos". Isso j seria um pouco excessivo.

Uso de "gente" e "ns"

Palavras inglesas

Observe a letra desta cano:

Eu no pedi pra nascer eu no nasci pra perder nem vou sobrar de vtima das circunstncias Eu t plugado na vida eu t curando a ferida s vezes eu me sinto Uma mola encolhida... Essa cano, "Toda forma de amor", foi gravada por Lulu Santos e por outros artistas. Nessa letra vemos o uso da palavra "plugado", particpio do verbo "plugar". A palavra, que at h pouco tempo no existia em portugus, comea a surgir nos novos dicionrios. Vem do ingls "plug in", verbo que quer dizer "conectar", "ligar na tomada". Nos ltimos anos, muitos artistas brasileiros, como Gilberto Gil, Tits e Moraes Moreira, tm gravado discos "unplugged". Esse prefixo "un" em ingls significa "no". Assim, o termo "unplugged", algo como "desconectado", "desligado da tomada", usado para expressar que a gravao foi feita somente com instrumentos acsticos. Para falar de outro caso desse tipo, vejamos um trecho da cano "Coisa bonita", gravada por Roberto Carlos: Amo voc assim e no sei por que tanto sacrifcio Ginstica, dieta no sei pra que tanto exerccio Olha, eu no me incomodo Um quilinho a mais no antiesttico pode at me beijar, pode me lamber que eu sou diettico... Em restaurantes, costumamos pedir mais por um "guaran diet" do que por um "guaran diettico". O termo "diettico" um adjetivo derivado de "dieta", que, por sua vez, de origem grega e significa "gnero de vida". Portanto a palavra "diettico" no tem nada a ver com esse uso que temos feito da palavra "diet", que nada mais do que "dieta" em ingls.

Palavras Italianas

Simulados Brasil | www.simuladosbrasil.blogspot.com


Todo mundo sabe que, alm do tradicional arroz e feijo, o brasileiro adora uma massa, no ? O programa "Nossa Lngua Portuguesa" foi s ruas para saber como as pessoas grafam algumas palavras muito comuns na culinria tpica da Itlia. Vamos aos resultados: Lasanha: lazanha / lasanha Nhoque: enhoque / nhioque Espaguete: spaguetti / espaguete / spaghet Muarela: mussarela / musarela / muzzarella Falando em comida, vimos nas respostas uma verdadeira salada! Bem, os dicionrios registram formas aportuguesadas dessas palavras. "Lasanha", por exemplo, em italiano se escreve com "s" e "gn", ou seja, "lasagna", e em portugus com "s" e "nh", "lasanha". Depois vimos "nhoque". Em italiano, "gnocchi", mas, em portugus, escreve-se com "nh" no comeo e "que" no final ("nhoque"). Vimos tambm "espaguete", que em italiano se escreve "spaghetti" e vem de "spago", que quer dizer barbante. Mas o grande problema mesmo com a palavra "muarela", grafada dessa maneira pelo vocabulrio ortogrfico oficial da Academia Brasileira de Letras. Os dicionaristas no se entendem. O dicionrio Aurlio traz "mozarela". O novo Michaelis tambm grafa "mozarela", mas tolera a forma "muarela". Portugus lasanha nhoque espaguete mozarela/muarela Italiano lasagna gnocchi spaghetti mozzarella

Ento isso. A coisa complicada. Determinadas palavras estrangeiras recebem forma aportuguesada, outras no. Na dvida, v ao dicionrio. Sempre que a palavra tenha uma forma em portugus, d preferncia a ela.

"Eu sarto de banda"

O programa Nossa Lngua Portuguesa j abordou algumas vezes a questo do preconceito lingstico. Muitas pessoas ainda manifestam preconceito contra variantes lingsticas tpicas de determinadas comunidades. Isso de lamentar, pois, na verdade, o modo como comunidades do interior de So Paulo, por exemplo, pronunciam certas palavras e fonemas enriquece o patrimnio cultural da lngua portuguesa. Veja este trecho da cano "De repente Califrnia", de Lulu Santos e Nlson Motta: ... O vento beija meus cabelos as ondas lambem minhas pernas o sol abraa o meu corpo meu corao canta feliz. Eu dou a volta, pulo o muro mergulho no escuro sarto de banda. Na Califrnia diferente, irmo e muito mais do que um sonho... Voc notou, a certa altura, a expresso "sarto de banda". No h nenhum problema nisso! Afinal, trata-se de uma letra de msica, e no de uma dissertao formal. muito importante que ns tenhamos noo da variante lingstica empregada em determinado ambiente. No seria admissvel escrever "sarto de banda" ou qualquer outra expresso similar num texto formal. Mas numa conversa informal, numa cano, no h o menor problema.

"trocar de mal" e "ficar de mal"

Existem determinadas expresses brasileiras que mudam de Estado para Estado. Um exemplo a expresso "ficar de mal", que em alguns lugares recebe a variao que vemos no trecho abaixo da msica "Espelho", de Joo Nogueira: ...troquei de mal com Deus por me levar meu pai... Em So Paulo ningum diz "troquei de mal", que prprio do Rio de Janeiro e de outras regies. Em So Paulo a expresso equivalente seria "fiquei de mal". Nessa mesma letra Joo Nogueira escreve: ... um dia eu me tornei o bambamb da esquina.... "Bambamb" uma expresso conhecida em todo o territrio nacional: "o bambamb do futebol" o nmero 1 do time. Observe outros casos em que uma expresso pode apresentar variao quanto forma: Em So Paulo, as pessoas descem do nibus. No Rio de Janeiro, elas saltam do nibus. A mdia na capital paulista caf com leite. Em Santos, mdia um pozinho. Em Itu (SP), pozinho filo. O filo em S. Paulo, capital, um po grande. A lngua oficial no pode ser usada o tempo todo e em qualquer situao; por isso as variaes existem e so enriquecedoras.

Simulados Brasil | www.simuladosbrasil.blogspot.com


o caso da palavra "cacete". A palavra "cacete" em lngua culta significa "enfadonho". Assim, "um filme cacete" seria um filme enfadonho. Nas padarias de Salvador, no se espante se, ao pedir 5 pezinhos, a balconista avisar ao padeiro: "Salta 5 cacetinhos". Seria estranho, em So Paulo, algum pedir em uma padaria "cinco cacetinhos". H ainda a expresso "do cacete", com funo qualificadora e mesmo superlativa. Um livro "do cacete" um livro "excelente". Uma campanha publicitria sobre o Caribe aproveitou essa gria para montar um trocadilho: "Aruba do Caribe". claro que Aruba do Caribe, mas a inteno outra. Esse "Caribe" da frase est no lugar de "cacete", com quem compartilha o "ca" inicial.

O apstrofo

Um verdadeiro motivo de confuso o apstrofo, um sinal em forma de vrgula usado em certos casos de unio de palavras. Um exemplo do uso do apstrofo est na cano de Chico Buarque "Gota D'gua": Deixa em paz meu coraco Que ele um pote at aqui de mgoa E qualquer desateno, faa no Pode ser a gota d'gua... O compositor preferiu escrever "gota d'gua" a escrever "gota de gua" . O apstrofo representa a juno de duas palavras: "de" e "gua". H casos de exagero no uso do apstrofo. o que ocorre em relao a "pra", reduo da palavra "para". Nesse caso, no h juno de palavra com palavra. Logo no h por que colocar o apstrofo. O apstrofo pode ser usado ainda de forma criativa e brincalhona. o que vemos, por exemplo, no nome de um bar situado na rua Ea de Queirs, no bairro do Paraso, em So Paulo. O nome do estabelecimento ENTRE N'EA. Os proprietrios criaram essa marca com base no nome da rua e na expresso popular "entre nessa". Ocorreria, nesse caso, um fusionamento de palavras, "no Ea", conforme sugere o trocadilho con "nessa". Nosso sistema ortogrfico possui algumas incoerncias. Uma delas o caso de "embaixo". Juntamos ou separamos essa palavra? Vejamos a letra da msica "Eu vou estar", do grupo Capital Inicial. (...) Nos seus livros nos seus discos vou entrar na sua roupa e onde voc menos esperar embaixo da cama nos carros passando no verde da grama na chuva chegando eu vou voltar... "...embaixo da cama", diz a letra. E se fosse "em cima da cama"? Nesse caso, deveramos usar duas palavras: "em" e "cima". Mas "embaixo" constitui uma nica palavra. Havia uma propaganda de rdio em que um menino dizia: "Pai, porque 'separado' se escreve tudo junto e 'tudo junto' se escreve separado?". De fato, parece uma incongruncia. Seja como for, escreve-se "embaixo" junto e "em cima" separadamente. Se a palavra "baixo" for adjetivo, ento ela ser autnoma, como neste exemplo: Ele sempre se expressa em baixo calo, em baixa linguagem. De resto, o contrrio de "em cima" "embaixo".

"Embaixo" ou "em baixo"?

"Viajem" ou "viagem"? "Chuchu" ou "xuxu"?

Muitos tm dificuldade para acertar na grafia das palavras. Nesses casos, fundamental consultar o dicionrio com freqncia. A palavra "chuchu", por exemplo, nem sempre grafada corretamente. Escreve-se "chuchu", como se pode perceber, com "ch" e sem acento. Outra "curiosidade" que a lngua nos oferece diz respeito palavra "viagem". Entrevistamos o povo na rua a respeito desse termos, e as respostas se dividiram.. Algumas pessoas garantem que com "g", outras, com "j". Qual a forma correta? Ambas as formas so possveis: "viajar" com "j", mas "viagem" pode ser escrita tanto com "g" como com "j". "Viagem" com "g" o substantivo. "Viajem" com "j" a forma verbal do verbo "viajar". Veja: Que eu viaje Que tu viajes Que ele viaje Que ns viajemos Que vs viajeis Que eles viajem

Simulados Brasil | www.simuladosbrasil.blogspot.com


Ex.: Eu quero que vocs viajem agora e que faam uma tima viagem. Interessante, no ? Dvidas tambm aparecem quanto grafia das palavras "atravs", "atrs", "atrasado". Elas so escritas com "s" ou com "z"? "Atrs", "atrasado", "atrasar" so palavras de uma mesma famlia, tm o mesmo radical e todas so escritas com "s". "Atravs" tambm escrita com "s". Problemas relacionados grafia existem em outras lnguas, no sendo exclusivos da lngua portuguesa. Em todos os casos, no h outra sada. Leia com constncia para fixar a grafia das palavras e no se esquea: quando a dvida permanecer, v ao dicionrio, pois a certeza est l.

"g" ou "j"?

(msica "Faixa amarela", de Zeca Pagodinho) Eu quero presentear a minha linda donzela no prata nem ouro uma coisa bem singela vou comprar uma faixa amarela bordada com o nome dela e vou mandar pendurar na entrada da favela. E para o nosso pap vai ter bife de panela salada de petit-pois jil, chuchu e berinjela sem falar da tal faixa amarela bordada com o nome dela que eu vou mandar pendurar na entrada da favela. H nessa msica muitas palavras que rimam: "singela", "donzela", "amarela", "berinjela", "dela", "favela", "panela". "Singela" vem do latim e da mesma famlia de "singular". "Singelo" quer dizer "simples", "nico". Perceba que tanto "singelo" quanto "singela" so escritas com a letra "g". J "berinjela" palavra rabe e escreve-se com "j" no portugus do Brasil. Nos dicionrios de Portugal, essa palavra aparece com "g". Como que se escreve "chins"? Com "s" no fim, claro, e acento circunflexo no "e". E "holands"? Do mesmo modo: com "s" no fim e circunflexo no "e".

Palavras terminadas em "-ez"

E quem tmido? Quem tmido possui uma propriedade que s vezes atrapalha um pouco... Uma propriedade, uma qualidade chamada... Bem, vamos ver trecho de uma cano com o grupo Biquni Cavado: ... Se eu tento ser direto, o medo me ataca. Sem poder nada fazer, sei que tento me vencer e acabar com a mudez. Quando chego perto, tudo esqueo e no tenho vez. Me consolo (foi errado o momento talvez...), mas na verdade nada esconde essa minha timidez... Essa msica chama-se "Timidez", exatamente o que nos interessa. Quem tmido dotado de timidez. "Timidez" no se escreve com "s", mas com "z". Trata-se de um substantivo abstrato, que, entre outras coisas, designa qualidade, como "honestidade" e "rapidez". O adjetivo "tmido" d origem a "timidez", substantivo abstrato. Sempre que ocorre esse processo, com o acrscimo de "-ez" e "-eza", usamos a letra "z". Substantivos abstratos derivados de adjetivos terminam em -ez/-eza. o caso tambm de "mudez", outra palavra que est na letra da cano. "Mudez", substantivo abstrato, vem de "mudo", adjetivo. Por isso "mudez", como "timidez", escreve-se sempre com "z", de "zebra"! E o substantivo abstrato tambm serve para dar nome de estado ou situao. Vamos entender melhor com a cano "Somos quem Podemos Ser", gravada pelos Engenheiros do Hawaii: ... A vida imita o vdeo, garotos inventam um novo ingls, vivendo num pas sedento, um momento de embriaguez. Somos quem podemos ser, sonhos que podemos ter.

Simulados Brasil | www.simuladosbrasil.blogspot.com


Nessa cano existe a palavra embriaguez. o nome de um estado, de uma situao, como "gravidez". E aquela raa de cachorro... ser "pequins" ou "pequinez"? Bem, "pequenez" a qualidade de algo pequeno. "Pequeno" adjetivo, "pequenez" substantivo abstrato. Portanto, com "z". A raa do cachorro chama-se "pequins" porque originria da cidade de Pequim, na China. E, assim como "holands" e chins", grafa-se com "s" no fim e circunflexo no "e". Veja as palavras terminadas em -gem que aparecem no texto abaixo, extrado da cano "Sereia", de Lulu Santos. Clara como a luz do Sol lareira luminosa nessa escurido bela como a luz da Lua estrela do Oriente nesses mares do Sul lareira azul no cu na paisagem ser magia, miragem, milagre ser mistrio Observe que "paisagem" rima com "miragem". Esses substantivos que terminam em "-gem" so grafados com "g": "paisagem", "miragem", "garagem" (existe tambm a forma "garage"), "personagem", "ultrapassagem", "passagem", e por a vai. Mas, como sabemos, existem as excees: "lambujem" e "pajem". Afora essas duas, os demais substantivos terminados em "-gem" escrevem-se com "g". "Viagem", por exemplo, substantivo e grafado com "g". J "viajem", forma do verbo "viajar", com "j". Nem todos os plurais de palavras terminadas em "x" seguem o mesmo modelo. Vejamos o caso de "trax". Qual o plural de trax? O plural de trax trax: o trax, os trax. (Lembremos que o adjetivo torcico, com "c", e no com "x".) No entanto h outras palavras terminadas em "x" que fazem plural diferente. Extramos um exemplo da msica "Clix Bento" (letra adaptada por Tavinho Moura da Folia de Reis do Norte de Minas Gerais), cantada por Pena Branca e Xavantinho: ... onde mora o clix bento ... onde mora o clix bento... Deve-se atentar para a pronncia correta da palavra "clix". O "x" no pronunciado como na palavra "trax" e, sim, com som de "s". "Clix" tem uma forma paralela, "clice". As palavras que terminam em "x" e tm forma paralela fazem o plural pela forma paralela. Ex: clix, clice, clices apndix (neste caso, pronuncia-se o "x" ), apndice, apndices ndex, ndice, ndices ltex, ltice, ltices Normalmente, diz-se "latx", com deslocamento do acento. Errado. O certo "ltex". Muitos pensam que o trema no existe mais. De fato, est em andamento um acordo ortogrfico para unificar a grafia da lngua portuguesa nos sete pases em que ela falada oficialmente. Se esse acordo entrar em vigor um dia, o trema desaparecer. Enquanto isso no acontece, o trema existe e deve ser usado. O trema faz parte do sistema ortogrfico vigente e empregado quando a letra "u" pronunciada atonamente nos grupos "qe", "qi", "ge" e "gi". Um exemplo claro e muito conhecido a palavra "cinqenta". Confira a grafia nas cdulas de cinqenta reais. J no ttulo da cano "Eu no agento", dos Tits, aparece um verbo que nem sempre corretamente grafado. Vejamos um trecho da letra: Eu vou-me embora para a ilha fazer a cabea sob o sol que irradia queimando em ritual. na batida do reggae e com o cabelo tranado eu t livre na vida e o que h de errado com a noite que brilha? Eu no agento, eu no agento

Palavras terminadas em "-gem"

Plural das palavras terminadas em "x"

O trema

Simulados Brasil | www.simuladosbrasil.blogspot.com


Eu no agento, eu no agento de noite, de dia mo na cabea e documento. Se voc quer escrever "agento" seguindo a norma culta da lngua, use o trema. Observe que a tonicidade no est na vogal "u", mas na vogal "e". Assim, por ser tono e ao mesmo tempo sonoro, o "u" deve levar trema nesse caso. Outra cano, "Saudade de Casa", de Ivan Lins e Vtor Martins, traz uma palavra com relao qual muitos tm dvida:

Quero tudo como antes: nossa casa aconchegante eu bem dentro dos seus olhos Seu morador. Eu tranqilo ao seu lado Onde quer que esteja, l est O mais belo e bem cuidado amor
A letra dessa cano contm a palavra "tranqilo". De acordo com as normas ortogrficas vigentes, a letra "u" deve, sim, receber o sinal trema. H uma palavra muito interessante que, normalmente, as pessoas pronunciam de forma errada: "qiproqu". "Qiproqu" uma expresso latina que significa "confuso". O trema deve aparecer no primeiro "u". O segundo "u" no est em nenhum dos grupos que exigem esse sinal. Mesmo que parte da imprensa no o use e muita gente j tenha se esquecido dele, continue usando o sinalzinho, sempre quando a letra "u" for sonora e precedida de "g" ou "q". A terminao das palavras "feliz" e "quis", do verbo "querer", tem som de "is". Mas a grafia no a mesma numa e noutra palavra. Vejamos um exemplo tomado cano "Bem que se quis", de Marisa Monte. Bem que se quis depois de tudo ainda ser feliz mas j no h caminhos pra voltar. E o que que a vida fez da nossa vida? O que que a gente no faz por amor? Essa msica italiana, de um napolitano chamado Pino Daniele, e foi vertida para o portugus por Nelson Motta. Diz a letra: Bem que se quis depois de tudo ainda ser feliz... "Quis" e "feliz" rimam entre si, mas "quis" se escreve com "s", e "feliz", com "z". "Quis" forma do verbo "querer". Quando voc conjugar o verbo "querer", simplesmente aposente a letra "z". O verbo querer apresenta todas as formas grafadas com a letra "s". quis quisemos quiseram quisesse quisssemos quisessem quiser quisermos quiserem Como se pode notar, em nenhuma das formas acima, pertencentes a modos e tempos verbais distintos, aparece a letra "z". Um item particularmente delicado do captulo de ortografia o que diz respeito ao uso de "x" e "ch". Tomemos alguns exemplos extrados da letra de msica "Bolo de ameixa", do grupo Mundo Livre S.A.: Deixa esse bolo de ameixa e vem mexer deixa esse bolo de ameixa e vem mexer... Repare em "Deixa esse bolo de ameixa". Tanto em "deixa" quanto em "ameixa" temos ditongo: dei-xa e a-mei-xa. A grafia essa mesma, com "x". A dica muito simples: depois de ditongo, usa-se "x". Veja outros exemplos: frouxo baixo caixa Entretanto h uma exceo. Trata-se de "recauchutar" e toda a sua famlia: "recauchutagem", "recauchutador" etc. Nessas palavras temos o ditongo "au" e, em seguida "ch", em vez de "x". Isso se deve origem da palavra "recauchutar", que, conforme o dicionrio Houaiss, vem do termo francs "recaoutchouter" < "caoutchouter", que significa "emborrachar,

"Quis" ou "quiz"?

"X" ou "ch"?

Simulados Brasil | www.simuladosbrasil.blogspot.com


impermeabilizar" e , por sua vez, formado a partir de "caoutchou" (palavra de origem peruana), "borracha". De qualquer maneira, tirando o caso da famlia de "recauchutar", voc pode tomar isto como regra: depois de ditongo, use sempre "x". "Bem-vindo a So Paulo", "Seja bem-vindo a Guaratinguet". Quando se chega a uma cidade, comum vermos placas desse tipo. Mas h tambm aquelas que, em vez de "bem-vindo", trazem "benvindo". Perguntamo-nos ento se uma forma vale pela outra, se indiferente usar uma e outra. Vejamos uma letra do grupo Engenheiros do Hava, chamada "Simples de corao": (...) antes que eu saia pela tangente no giro do carrossel falta uma volta (ponteiros parados): tudo dana em torno de ti volta voando... fim da viagem: bem-vinda vida real. A letra d uma dica: "...fim da viagem: bem-vinda vida real...". "Bem-vinda" o feminino de "bem-vindo" e grafa-se com hfen tambm. Os dicionrios brasileiros do "bem-vindo" com hfen quando o sentido o de saudao. No entanto indicam que existe tambm a forma "Benvindo" (com "n" e sem hfen) como nome de pessoa: "Benvindo" para homens e "Benvinda" para mulheres. A grafia do adjetivo com que se faz a saudao pede hfen. H um detalhe, porm. O Vocabulrio Ortogrfico da Lngua Portuguesa, da Academia Brasileira de Letras, registra duas grafias para a saudao: "bem-vindo" e "benvindo". Como o vocabulrio tem fora de lei, conclumos que essa grafia tambm possvel.

"Benvindo" ou "bem-vindo"?

"Dia-a-dia" ou "dia a dia"?

A expresso "dia a dia" com hfen? Se voc consultar um dicionrio, ter como resposta "dia-a-dia". Exatamente assim, com hfen. Mas... no se d por satisfeito, no. O uso do hfen depende do caso. Veja o texto deste anncio, de um shopping center de So Paulo, veiculado em outdoors: O dia-a-dia das mes aqui. No anncio, "dia-a-dia" sinnimo de "cotidiano". A expresso est substantivada e grafa-se com hfen. Dia-a-dia = cotidiano "Dia a dia" pode ser escrita sem hfen tambm, como na cano "Pacato cidado", gravada pelo Skank: Pacato cidado, te chamei a ateno no foi toa, no Cest fini la utopia mas a guerra todo dia dia a dia, no Tracei a vida inteira planos to incrveis Tramo a luz do sol Apoiado em poesia e em tecnologia Agora a luz do sol Nesse caso, "dia a dia" no tem o sentido de "cotidiano". Quer dizer antes "diariamente", "todo dia". Trata-se de um advrbio. Nesse caso, o hfen est dispensado. dia a dia = dia aps dia, diariamente Veja outros exemplos de "dia a dia" sem hfen: Ela melhora dia a dia. Ela melhora dia aps dia. Ela melhora diariamente. A expresso "dia-a-dia", portanto, s grafada com hfen quando substantivada, quando aparece na frase como substantivo. Por essas e por outras, preste sempre ateno quando for consultar o dicionrio. Deixe a pressa de lado e leia o verbete at o fim. Voc est com uma pressa danada e quer saber se "salrio mnimo" grafado com hfen ou sem ele. Numa consulta ao dicionrio, voc rapidamente v "salrio-mnimo" com hfen e se d por satisfeito: vai usar a expresso com o hfen. Cuidado! Numa consulta mais atenta, voc ver que "salrio-mnimo", com hfen, tem um significado diferente do que voc est imaginando. A expresso no significa o valor mnimo que o trabalhador brasileiro deve receber como salrio. Nesse caso, devemos grafar sem o hfen: "salrio mnimo".

"Salrio-mnimo" / "-toa"

Simulados Brasil | www.simuladosbrasil.blogspot.com


"Salrio-mnimo" uma expresso popular que possui outro sentido: Esse time salrio-mnimo Isto , trata-se de um time muito fraco, que no vale nada. Quando queremos nos referir remunerao mnima dos assalariados, utilizamos as palavras "salrio" e "mnimo" no sentido bsico delas, o que no acontece na expresso com hfen, que usada para qualificar alguma coisa. E " toa", com hfen ou sem hfen? " toa" ou "-toa"? Vejamos o trecho da letra de "To seu", cano gravada pelo grupo mineiro Skank: ...No diga que no vem me ver: de noite eu quero descansar, ir ao cinema com voc, um filme -toa no Path... No diga que voc no volta: eu no vou conseguir dormir, noite eu quero descansar, sair toa por a. A expresso aparece grafada das duas formas, com hfen e sem hfen, e com sentidos completamente diferentes. filme -toa = filme qualquer Neste caso, "-toa", que se escreve com hfen e acento indicador de crase no "a", funciona como uma expresso de valor adjetivo. No segundo caso, sem hfen, a expresso adquire outro significado: sair toa = sair sem rumo, sair a esmo De todo modo, quando for ao dicionrio tirar a dvida sobre o uso do hfen em determinadas palavras, esteja atento. Muitos termos aparecem sob as duas formas e com significados distintos para uma e outra.

"Subdelegado" ou "sub-delegado"?

A palavra "subdelegado" tem ou no hfen? O prefixo "sub-" s exige hfen quando a palavra seguinte, ou seja, seu radical, comear com "b" ou "r". Exemplos: sub-base, sub-bibliotecrio sub-raa, sub-reptcio, sub-reitor... Assim, "subdelegado" no tem hfen porque a palavra "delegado" no comea com nenhuma das duas letras: "b" ou "r". Para a maioria esmagadora dos prefixos, vale o hfen se o radical da palavra seguinte comear com "h", "r", "s" e vogal. Prefixos: auto extra intra semi contra infra pseudo ultra Exemplos: auto-servio, contra-regra, pseudo-autor, semi-rido, extra-oficialmente, infra-estrutura, ultra-humano... Segundo essa regra, no possvel escrever com hfen as palavras "autoconfiana", "contracapa", "extraconjugal", "infravermelho" etc. Nenhuma delas tem seus radicais iniciados por "h", "r", "s" ou vogal. Existem alguns prefixos que se enquadram numa terceira regra. O "Nossa Lngua Portuguesa" perguntou ao povo nas ruas: "Como voc escreve antiinflamatrio e antiinflacionrio?". A maior parte das pessoas infelizmente errou, embora certamente use essas palavras no dia-a-dia. Os prefixos "anti-", "ante-" e "sobre-" exigem hfen quando o radical comea com "h", "r" e "s". No o caso das palavras sugeridas ao pblico, pois antiinflamatrio e antiinflacionrio comeam com vogal.

Oxtonas, paroxtonas, proparoxtonas


Os acentos existem em nossa lngua, tm sua lgica e devem ser usados. Vamos lembrar rapidamente o que palavra oxtona, paroxtona e proparoxtona. Palavra oxtona aquela cuja slaba tnica a ltima. Exemplo: "caf". Paroxtona aquela palavra cuja slaba tnica a penltima. "Lata", por exemplo. A lgica das regras de acentuao a excluso. Acentua-se o que mais raro. Todas as paroxtonas terminadas em "r" so acentuadas e, portanto, nenhuma oxtona terminada em "r" deve ser acentuada. Nesse caso, basta lembrar que todos os verbos so terminados em "r" (falar, beber, bater, ouvir, chorar, comer...). Todos so palavras oxtonas. Quanto s proparoxtonas, veja o exemplo que Chico Buarque nos traz em "Construo". Amou daquela vez como se fosse a ltima Beijou sua mulher como se fosse a ltima E cada filho seu como se fosse o nico

Slaba tnica

Simulados Brasil | www.simuladosbrasil.blogspot.com


E atravessou a rua com seu passo tmido Subiu a construo como se fosse mquina Ergueu no patamar quatro paredes slidas Tijolo com tijolo num desenho mgico Seus olhos embotados de cimento e lgrima Observe que os versos terminam sempre em palavras proparoxtonas, ou seja, naquelas cuja slaba tnica a antepenltima. o caso de "ltima", "nico", "tmido", "mquina", "slidas", "mgico", e "lgrima". As proparoxtonas so as palavras mais raras da nossa lngua; por isso todas so acentuadas. Chico Buarque teve muito trabalho para escolher, entre palavras que j so raras, aquelas que coubessem nos seus versos. O sistema de acentuao da nossa lngua muito bem feito. Resta a voc seguir as regras e no ser tmido em acentuar quando necessrio. Os monosslabos tnicos terminados em "a", "e", "o", "as", "es" e "os" sempre tm acento. Ocorre que nem sempre a palavra "que" funciona como monosslabo tnico. Pelo contrrio, quase sempre aparece como monosslabo tono: Eu quero que voc me diga... Observe que na frase acima o "que" lido como "qui", ou seja, tono, tem sonoridade fraca. Portanto a palavra "que" usada como conjuno, unindo oraes, um monosslabo tono. Mas h casos em que a palavra leva acento circunflexo, como na letra da cano "Comida", gravada por Marisa Monte: Bebida gua Comida pasto Voc tem sede de qu? Voc tem fome de qu? Vemos que, nesse caso, "qu" tnico, possui uma sonoridade mais forte que no exemplo anterior e a ltima palavra da frase. Trata-se de um monosslabo tnico terminado em "e" e, portanto, leva acento. Uma dica: a palavra "qu", quando a ltima palavra da frase, sempre leva acento circunflexo. A palavra "qu" tambm leva acento em outra situao: quando usada como substantivo: Ela tem um qu de misteriosa... Ela tem um ar de misteriosa... Ela tem um jeito de misteriosa... Sem dvida, a palavra "qu" usada dessa forma, como substantivo, tambm um monosslabo tnico. Portanto deve ser acentuada. Todos sabemos que em muitas situaes o "x" tem o mesmo som que o grupo "ch". Isso muitas vezes nos deixa em dificuldades na hora de escrever. Veja este trecho de "Me pegue pra chamegar", msica de Tadeu Mathias gravada por Elba Ramalho: Eu sou, eu sei que sou o seu amor eu vou a noite toda com voc nesse chamego arrochado que me deixa louca de tanto prazer O vcabulo "arrochado" escrito com "ch" e significa apertar. "Nesse chamego arrochado" uma construo equivalente a "nesse chamego apertado, agarrado". Os dicionrios dizem que "arrochar" com "ch" palavra de origem obscura, ou seja, no se sabe ao certo qual a origem, mas sabe-se que o significado esse. Existe tambm "arroxar", com "x", forma equivalente a "roxear" e "arroxear". Ambos os termos dizem respeito palavra "roxo". Ento "arroxar", "arroxear" e "roxear" significam "tornar(-se) roxo".

Uso do acento na palavra "qu"

"arrochar" e "arroxar"

"Vigir" ou "viger"?

O "Nossa Lngua Portuguesa" foi s ruas e fez esta pergunta s pessoas: A lei estar em vigncia no prximo ms. Portanto ela vai vigir ou vai viger? Das oito pessoas consultadas, trs responderam "vigir", trs optaram por "viger", e duas no souberam responder. De fato, a palavra "viger", que a forma correta, faz parte do chamado jargo jurdico e pouco usada em nosso dia-a-dia. Viger = estar em vigncia, entrar em vigor, vigorar Quando a lei vige, ela est em vigor. Quando ela ainda no vige, mas vai viger, ento entrar em vigor. Escreva sempre "viger", e no "vigir" !

Composio
"sanguessuga"

Simulados Brasil | www.simuladosbrasil.blogspot.com


Ser que toda palavra composta tem hfen? Palavra composta aquela em cuja formao entram pelo menos duas ou mais palavras. Extramos um exemplo da msica a seguir, chamada "No enche", de Caetano Veloso. Harpia, aranha sabedoria de rapina e de enredar, de enredar. Perua, piranha minha energia que mantm voc suspensa no ar Pra rua!, se manda sai do meu sangue, sanguessuga, que s sabe sugar. Pirata, malandra me deixa gozar, me deixa gozar me deixa gozar, me deixa gozar. Caetano Veloso a aponta o significado da palavra "sanguessuga" ao dizer "sai do meu sangue, sanguessuga que s sabe sugar". O bichinho sanguessuga faz justamente isso: suga o sangue. A palavra em questo composta, embora ela tenha um processo de formao interessante. Normalmente, quando um verbo se associa a um substantivo para formar uma palavra composta, a ordem da combinao verbo e depois substantivo. Palavras desse tipo no faltam na lngua: "toca-fitas", "guarda-p", "mata-mosquito" etc. No exemplo acima, ocorreu o contrrio. O substantivo "sangue" veio antes, e o verbo ficou na segunda posio. A palavra composta, grafada com dois esses e sem hfen: "sanguessuga".

Contrao

Muitas palavras que usamos surgiram da fuso de outras. Assim, por exemplo, a palavra "embora" deriva da fuso de TRS outras palavras: "em", "boa" e "hora" Outros exemplos: pernalta = fuso de "perna" e "alta" aguardente = fuso de "gua" e "ardente" Uma soma muito comum a das preposies, como "de", "em" e "por", com palavras de outras classes gramaticais. Exemplos: daqui = soma da preposio "de" com a palavra "aqui" nesta = soma da preposio "em" com a palavra "esta" pelo = soma da preposio "por" com a palavra "o" A essa soma de palavras damos o nome de "contrao". Veja um trecho da letra da cano "At o fim", gravada por Chico Buarque: ... Minha mulher fugiu com o dono da venda, o que ser de mim? Eu j nem lembro pronde mesmo que vou, mas vou at o fim. Como j disse, era um anjo safado, o chato dum querubim que decretou que eu tava predestinado a ser todo ruim... A expresso "dum", derivada da fuso da preposio "de" com o artigo indefinido "um", perfeitamente aceita e abonada pelos dicionrios, assim como "num", que a fuso da preposio "em" com o artigo indefinido "um": Ela gosta de um rapaz esquisito. / Ela gosta dum rapaz esquisito. Ele mora em uma rua escura. / Ele mora numa rua escura. Por outro lado, algumas fuses no tm tradio na lngua, como "pronde", que tambm est na letra de Chico Buarque: Pronde mesmo que vou? / Pra onde mesmo que vou? "Pronde" uma fuso um tanto radical. No , ao menos por enquanto, abonada ou registrada pelos dicionrios. Convm us-la somente em textos em que a linguagem utilizada com mais liberdade e evit-la nos textos mais formais. Veja as contraes mais consagradas, que podemos usar sem susto: no / na dum / duma num / numa neste / nesta daquele / daquela naquele / naquela Na dvida, consulte o dicionrio. Veja se a contrao est oficializada, se tem registro no padro formal da lngua.

"embora", "aguardente", "daqui"

Derivao imprpria
"comcio monstro"

Simulados Brasil | www.simuladosbrasil.blogspot.com


comum ouvirmos expresses como "manifestao monstro", "concerto monstro" ou "comcio monstro". Se olharmos no dicionrio, vamos conferir que "monstro" , primeiramente, um ser assustador, pavoroso. Trata-se em primeiro lugar de um nome, um substantivo. Mas veremos tambm que "monstro" adjetivo, com a acepo de "muito grande", "fora do comum". Quando dizemos "espetculo monstro", por exemplo, usamos a palavra "monstro" como adjetivo, para qualificar. Passa a significar "grande", "muito grande", "excessivamente grande". O emprego de uma palavra fora de sua classe gramatical usual tem um nome: derivao imprpria. Imprpria por qu? Porque essa derivao foge ao padro da lngua, isto , determinada palavra est sendo utilizada fora do padro habitual no qual ela empregada. Alm disso, a derivao ocorre em um processo diferente do usual. Normalmente, quando queremos fazer uma palavra derivar de outra, acrescentamos prefixos ou sufixos, como podemos observar nos exemplos abaixo: honesto - desonesto honesto - honestidade feliz - infeliz f eliz - felicidade A derivao imprpria supe um processo diferente, bastante enriquecedor. Vejamos a seguir trechos de duas canes em que aparecem exemplos de derivao. A primeira "Pobre paulista", gravada pelo Ira!: Todos os no se agitam toda adolescncia acata e a minha mente gira e toda iluso se acaba... A outra cano "Vou tirar voc do dicionrio", gravada por Zlia Duncan: Eu vou tirar voc de mim assim que descobrir com quantos nos se faz um sim eu vou tirar o sentimento do meu pensamento sua imagem e semelhana vou parar o movimento a qualquer momento procurar outra lembrana. Nas duas letras, a palavra "no" utilizada como substantivo. "No" normalmente um advrbio e modifica verbos: "no vou", "no fao", "no digo". Nas letras que vimos, a palavra aparece como substantivo e tem de ser tratada como tal. Por isso deve fazer a flexo no plural: "todos os nos se agitam" "com quantos nos se faz um sim" No escreva, portanto, "os no", mas sempre "os nos".

Derivao parassinttica
Houve um lance incrvel de futebol em que o rbitro anulou um gol alegando que a bola estava furada. O que ser que aconteceu quando o jogador chutou? A bola murchou, a bola esvaziou-se. Um jogador do time disse que a bola desvaziou. O correto seria dizer que a bola esvaziou, do verbo "esvaziar". perfeitamente compreensvel esse desvio cometido pelo jogador porque os prefixos "de-" e "des-" entram na formao de muitas palavras da lngua e possuem valores diversos. Nem sempre o "des-" indica negao. Recentemente um cantor manifestou que "desconcordava", e muita gente o censurou dizendo que ele no sabia portugus. Porm basta uma consulta aos dicionrios para ver que o verbo "desconcordar" existe, sim, e sinnimo de "discordar". Tambm preciso levar em conta que algumas palavras tm forma dupla, como "esgarrado" e "desgarrado", "esgarrar" e "desgarrar", "espertar" e "despertar" e tantas outras em que entra ou no entra o elemento "de-" ou o elemento "des-", com vrios valores. Esse valor pode ser ora negativo, ora positivo. s vezes, como aponta o Aurlio, chega a ter valor de reiterao, como ocorre com a palavra "deslavrar", que quer dizer "lavrar de novo".

"Esvaziou" ou "desvaziou"?

Sufixao
"-oso","-osa"

No novidade para ningum que, em portugus, o captulo de ortografia oferece vrias dificuldades. Todos j ficamos confusos alguma vez em relao ao uso do "s" e do "x", do "x" e do "ch". Muitas pessoas dizem, por exemplo, que na palavra "lixo" o "x" tem som de "ch". Nada disso. Na palavra "cachorro", por exemplo, o "ch" que tem som de "x", e no o contrrio! Em "lixo", o "x" tem o som dele mesmo, afinal o nome da letra "xis"!

Simulados Brasil | www.simuladosbrasil.blogspot.com


Vamos ver a cano "Olhar 43", de Paulo Ricardo, para comentarmos outro caso que deixa as pessoas em dvida: ... perigoso o seu sorriso um sorriso assim, jocoso impreciso, diria misterioso indecifrvel riso de mulher... Vimos o emprego das palavras "perigoso", "jocoso", "misterioso", palavrinhas que tm o sufixo "-oso". um sufixo que indica a idia de posse plena, de abundncia, de existncia em grande quantidade. bom lembrar: o sufixo "-oso" sempre com "s", jamais com "z". perigoso = com muito perigo misterioso = cheio de mistrio jocoso = com muita jocosidade Tomemos outro exemplo, tirado cano "Vitoriosa", de Ivan Lins. A letra de Vtor Martins: ... quero sua risada mais gostosa esse seu jeito de achar que a vida pode ser maravilhosa. Quero sua alegria escandalosa vitoriosa por no ter vergonha de aprender como se goza. Nessa cano vimos o sufixo "-oso" no feminino. "Gostosa", "maravilhosa", "escandalosa" etc. Sempre com "s"! E vimos tambm a palavra "goza", com "z". Mas ela no tem nada a ver com a nossa histria. "Goza" forma do verbo "gozar", com "z". Ento, cuidado! No basta que o som seja semelhante a "oso" e "osa" para colocarmos o "s". Precisamos entender o significado da palavra. Se for sufixo designando posse plena ou grande quantidade, a, sim, a grafia correta com "s".

Gnero

Em Belm do Par, no difcil ouvir algum dizer: "Levei uma tapa". Um rpida consulta ao dicionrio nos esclareceria que "uma tapa", "um tapa", "o tapa" e "a tapa" so formas corretssimas. Trata-se de uma palavra que pode ser tanto do gnero masculino como do gnero feminino. Caso semelhante ao de "tapa" o de "sabi". Na cano "Sabi", de Tom Jobim e Chico Buarque, temos: Vou voltar. Sei que ainda vou voltar para o meu lugar. Foi l e ainda l que eu hei de ouvir cantar uma sabi, o meu sabi. Chico Buarque usou as duas formas. Ambas esto corretas, como nos mostram os dicionrios. Algumas palavras, porm, no admitem duplo gnero. o caso de "d". Ouve-se falar "Voc no imagina a d que eu senti", quando a construo correta seria "Voc no imagina o d que eu senti". "D" do gnero masculino. "O d", portanto, a construo adequada, ainda que seja muito pouco usada no dia-a-dia. Em muitos lugares ouve-se "a champanhe", quando o correto seria "o champanhe" e "o champanha". A palavra pode ser escrita com "e" ou com "a" no fim, mas deve ser acompanhada sempre de artigo masculino, e nunca de artigo feminino. Outro problema so aquelas palavras cujo sentido muda quando o gnero alterado. o caso de "grama". No se deve confundir "o grama" com "a grama", "o moral" com "a moral". "O grama" a unidade de massa. Compram-se duzentos gramas de queijo. J "A grama" o vegetal, a designao comumente dada a vrias espcies de gramneas. No pise naquela grama! Por sua vez, "O moral" o estado de esprito. O time est com o moral elevado. "A moral" o cdigo de princpios de uma sociedade. A moral dos judeus diferente da dos cristos. Temos outro caso interessante no trecho a seguir da cano "Seduzir", gravada por Djavan: Amar perder o tom nas comas da iluso. revelar todo o sentido Vou andar, vou voar para ver o mundo. Nem que eu bebesse o mar encheria o que eu tenho de fundo... Nesse trecho, vimos que Djavan usou a palavra "comas". De acordo com os dicionrios, a palavra "coma" tem vrios significados. Na letra de "Seduzir" ela foi usada com o significado de "estado de inconscincia", "estado de coma". Trata-se de uma palavra que pode ser indiferentemente masculina e feminina: "o coma" ou "a coma".

"champanhe" "grama" "moral" "libido"

Simulados Brasil | www.simuladosbrasil.blogspot.com


A lngua falada, do dia-a-dia, no assimila com facilidade o gnero culto de algumas palavras. Vejamos outro caso, a palavra "libido", usada na cano "Alvio Imediato", gravada pelos Engenheiros do Hawaii: ...A Lbia bombardeada, a libido e o vrus o poder, o pudor, os lbios e o batom... Agora observemos a mesma palavra ser utilizada na cano "Garota Nacional", gravada pelo Skank: ... Porque ela derrama um banquete, um palacete um anjo de vestido, uma libido do cacete... A grafia est correta na letra das duas msicas: "a libido". No existe a forma "o libido". Quando houver dvida quanto ao gnero de palavras, recorra sempre ao dicionrio.

Gnero

Quando um homem eleito prefeito, sua mulher se torna a primeira-dama da cidade. A mulher do governador torna-se a primeira-dama do Estado, e a do presidente, primeira-dama da nao. Mas como deveramos chamar o marido de uma mulher que tenha sido eleita para um desses cargos? Para responder a essa pergunta, precisamos descobrir o masculino de "primeira-dama". Basta pegarmos o masculino de "dama", que "cavalheiro", e formar o substantivo composto "primeiro-cavalheiro". Essa construo pode parecer estranha, mas ela correta: primeira-dama primeiro-cavalheiro importante no confundir "cavalheiro" com "cavaleiro", que a pessoa que monta a cavalo.

masculino de "primeira-dama"

Gnero

Voc j ouviu algum dizendo "o pipa"? A palavra "pipa" substantivo feminino ou masculino? Os dicionrios dizem que "pipa" palavra feminina: a pipa. Quanto a "o pipa", provvel que tenha ocorrido a aquilo que se chama de contaminao, de cruzamento. Como "pipa", "quadrado" e "papagaio", por exemplo, so sinnimos, e "quadrado" e "papagaio" so palavras masculinas, pode ter se dado um cruzamento, uma troca de gnero entre os substantivos. De qualquer maneira, bom lembrar que os dicionrios no abonam isso e registram "pipa" como palavra feminina: a pipa. bom que se saiba tambm que a palavra tem vrios sinnimos: "arraia", "cafifa", "pandorga", alm de "quadrado", j mencionado. Como lembra o Aurlio, no Nordeste ainda haveria os substantivos "balde" e "tapioca" utilizados com esse sentido.

"o pipa" ou "a pipa"?

Flexo de grau
diminutivo

Num comercial de TV h um dilogo entre um mdico e uma mulher em que esta diz a certa altura: " azia, doutor. Mas eu j estou providenciando uma colherzinha de Gastran". De fato, o diminutivo de "colher" "colherzinha". No dia-a-dia, porm, comum ouvirmos "uma colherinha", que parece at mais afetivo. E "bar"? Voc diria "barinho" ou "barzinho" ? mais provvel que diga "barzinho". Quando o substantivo termina em "r", a tendncia que se faa o diminutivo com o acrscimo de "-zinho" ou "-zinha". "Colherinha", em linguagem familiar, perfeitamente aceitvel. Mas, conforme a gramtica normativa, o correto seria "colherzinha". Vamos a um exemplo tirado da cano "Coisa bonita", gravada por Roberto Carlos: Amo voc assim e no sei por que tanto sacrifcio ginstica, dieta no sei pra que tanto exerccio olha, eu no me incomodo um quilinho a mais no antiesttico Pode at me beijar, pode me lamber que eu sou diettico... Essa msica de Roberto e Erasmo Carlos foi feita para as pessoas que so, digamos, gordinhas. Quando se diz "gordinho" ou "gordinha", usa-se o diminutivo, no caso diminutivo de um adjetivo. Esse diminutivo tem um valor afetivo: "gordinho" um termo mais delicado que "gordo", que o aumentativo. Nesse caso, o diminutivo no transmite necessariamente a idia de tamanho, e sim a idia de algo mais delicado, suave, afetivo, como fizeram os compositores com a palavra "quilinho". Na verdade, no pode haver um quilo menor do que outro quilo. Ao p da letra, "quilinho" um absurdo. Na letra da msica, no entanto, a palavra adquire um valor afetivo justamente por causa do diminutivo. Vamos ver outro exemplo, a cano "Azul", gravada por Djavan: ... at o sol nascer amarelinho queimando mansinho cedinho, cedinho, cedinho

Simulados Brasil | www.simuladosbrasil.blogspot.com


Corre e vai dizer pro meu benzinho um dizer assim o amor azulzinho Nessa cano, Djavan usa e abusa do diminutivo afetivo. Para se referir s cores, por exemplo, ele usa "amarelinho", "azulzinho". E recorre ao diminutivo afetivo tambm com relao ao advrbio "cedo" (cedinho) e ao adjetivo "manso" (mansinho). O diminutivo deve ser compreendido pelo valor especfico que ele tem (de tamanho pequeno) e por valores como o afetivo e o depreciativo. Quando se fala "um homenzinho", por exemplo, nem sempre o homem que se tem em vista pequeno. A pessoa pode usar o diminutivo no com a inteno de fazer referncia ao tamanho da pessoa tampouco para transmitir afeto, mas com a inteno de ofender: "um homenzinho" pode equivaler a "um homem insignificante". So vrios os valores do diminutivo. Vimos aqui alguns exemplos, mas h outros que podem ser utilizados na vida diria.

Nmero

As pessoas comumente dizem "o patins". No entanto a forma "patins" plural. So "os patins" ou, ento, "o patim". O mesmo erro acontece, normalmente, com a palavra "culos". Duas canes ilustram bem o problema. A primeira "Vampiro", de Jorge Mautner. A outra "Como vov j dizia", de Raul Seixas e Paulo Coelho. A letra de "Vampiro" diz: ... Eu uso culos escuros pra minhas lgrimas esconder... Jorge Mautner fala em "culos escuros" e acerta. "culos" plural de "culo". Usamos dois culos, um culo para a vista direita e outro culo para a vista esquerda. Logo, o aparelho corretor chama-se culos. Raul Seixas diz:"... quem no tem colrio usa culos escuro". A concordncia aqui no est adequada. A construo correta seria culos escuros. "culos" plural, assim como "frias". Diz-se "As minhas frias" e no "A minha frias". No se deve confundir "frias" com "fria", no singular, que a arrecadao de dinheiro de um certo perodo. Do mesmo modo, no se diz "o cimes", mas "o cime". As cadeiras so azul-claras, as camisas azul-escuras. Nesse caso a regra esta: quando se trata de um adjetivo composto formado por dois adjetivos, mantm-se o primeiro e altera-se s o segundo. Exemplos: proposta luso-brasileira, sentimento luso-brasileiro cadeira azul-clara, cadeiras azul-claras

"patins", "culos"

(...) Mas voc pode ter certeza de que seu telefone ir tocar em sua nova casa que abriga agora a trilha includa nessa minha converso. Eu s queria te contar que eu fui l fora e vi dois sis num dia e a vida que ardia sem explicao.... A letra acima foi extrada de "O segundo sol", cano de Nando Reis. Ser que a palavra "sol" tem plural? Tem, sim. No importa que exista apenas um sol. Essa palavra portuguesa pode perfeitamente ser pluralizada. O plural de "sol" "sis". Qual a regra que est por trs disso? Os substantivos terminados em "-al", "-el", "-ol" e "-ul" fazem o plural pela transformao do "l" dessas terminaes em "-is". sol/sis guarda-sol/guarda-sis canal/canais papel/papis As excees so "mal", "real (quando nome de moeda) e cnsul, cujo plural , respectivamente, "males", "ris" e "cnsules". preciso lembrar que em "sis", por exemplo, temos um ditongo aberto, "i", que tnico e deve ser acentuado. No caso de "guarda-sol" temos uma palavra composta formada por um verbo, "guarda", e um substantivo, "sol". Para formar o plural em casos como esse, s o substantivo deve ser alterado. o guarda-sol os guarda-sis.

Plural de "sol"

Nmero

"giz", "gravidez"
A palavra "nibus" plural ou singular? as duas coisas, assim como a palavra "lpis".

Nmero

Simulados Brasil | www.simuladosbrasil.blogspot.com


singular: o nibus / o lpis plural: os nibus / os lpis Por que isso acontece? Os substantivos terminados em "-s" so invariveis quando paroxtonos ("lpis") ou proparoxtonos ("nibus"). De um modo geral, no entanto, os substantivos terminados em "-s" formam o plural com o acrscimo de "-es" (desde que no sejam paroxtonos ou proparoxtonos). Se a palavra termina em "-r" ou "-z", tambm forma o plural com "-es". Muitos duvidam de que "giz" tenha plural. Como "cruz", esse substantivo varia normalmente: o giz os gizes Outros exemplos de palavras terminadas em "-z" ou "-r": a luz / as luzes a gravidez/ as gravidezes o prcer/os prceres o mar/os mares a raiz/as razes No caso de dvida, uma boa sada a consulta a um bom dicionrio.

Nmero - Flexo de palavras compostas


Pau-de-arara / Pr-do-sol

Neste mdulo o Professor Pasquale Cipro Neto trata de um assunto que sempre desperta dvidas: o plural de palavras compostas. Comea alertanto para uma das regras: Em substantivos compostos com preposio no meio, varia apenas o primeiro elemento. Para exemplificar, recorre a um trecho da msica "O rancho da goiabada", de Joo Bosco e Aldir Blanc: Ai, so pais-de-santo, paus-de-arara, so passistas.... Os bias-frias quando tomam umas biritas... Exemplos: paus-de-arara Pau-de-arara pores-do-sol Pr-do-sol mulas-sem-cabea Mula-sem-cabea Outra regra diz que, em substantivos compostos formados por substantivo e adjetivo, variam os dois elementos. Exemplos: bias-frias Bia-fria cavalos-marinhos Cavalo-marinho capites-mores Capito-Mor A msica "Verde e amarelo", de Roberto e Erasmo Carlos, sugere a terceira regra: em adjetivo composto formado por dois adjetivos, varia apenas o segundo elemento. "verde e amarelo verde e amarelo a camisa que eu visto azul e branco tambm ..." O professor aproveita e chama a ateno para um erro de concordncia presente na letra. "Camisa" substantivo feminino, portanto "verde e amarela" a camisa que eu visto e no, "verde e amarelo". Quanto ao plural o correto dizer "camisas verde-amarelas". Outros exemplos: propostas talo-brasileiras Proposta talo-brasileira clnicas mdico-odontolgicas Clnica mdico-odontolgica camisas vermelho-escuras Camisa vermelho-escura

Nmero

- Flexo de palavras compostas


"mulas-sem-cabea", "ps-de-moleque"

Palavra composta aquela que resulta da fuso de duas ou mais palavras. Algumas podem surpreender: "planalto", por exemplo, resultado da soma de ""plano" e "alto", e "petrleo" resulta da soma de "pedra" e "leo". "Planalto" e "petrleo" so palavras compostas, como "couve-flor" e guarda-chuva". Vejamos um trecho da letra de "Anjo de mim", cano de Ivan Lins e Vtor Martins:

Simulados Brasil | www.simuladosbrasil.blogspot.com


Anjo de mim Me faz amor Abraadinho Meu corao Comeo e fim Meu pr-de-mim Observe que o poeta Vtor Martins, autor da letra, criou a expresso "pr-de-mim". Ela se assemelha a "pr-do-sol", que por sua vez aparece na cano "Lils", de Djavan: ... Raio se libertou Clareou muito mais Se encantou pela cor lils Prata na luz do amor Cu azul Eu quero ver o pr-do-sol Lindo como ele s E gente pra ver e viajar no seu mar de raio Como fica o plural de palavras compostas, como "pr-de-mim", "pr-do-sol", "mula-sem-cabea", "p-de-moleque" etc.? Todas essas palavras so substantivos compostos com preposio entre as duas palavras que os formam. Para formar o plural, basta que se flexione apenas o primeiro elemento: mulas-sem-cabea ps-de-moleque pores-do-sol pores-de-mim Cuidado com um detalhe: o verbo "pr" tem um acento diferencial. J o plural do verbo substantivado, "pores", no leva o acento.

Ordinais, cardinais
Na vida escolar, todos ns um dia aprendemos os numerais, aquela classe de palavras que trata dos nmeros. "Um, dois, trs..." so os cardinais, que indicam quantidade. "Primeiro, segundo, terceiro..." so os ordinais, que indicam ordem. Depois temos "dobro, triplo, qudruplo...", que so os multiplicativos. Temos ainda "um meio, um tero, um quarto...", que so os fracionrios. Os numerais podem adquirir maior expressividade quando assumem outras funes gramaticais. Vamos a um trecho da cano "Coraes a mil", gravada pela cantora Marina Lima: Minhas ambies so dez dez coraes de uma vez pra eu poder me apaixonar dez vezes a cada dia setenta a cada semana trezentas a cada ms... A letra diz: "Essa mulher dez". Por que "dez"? Porque vem de "nota dez", a nota mxima. O numeral deixa de ter valor numrico e passa a ter valor de adjetivo. No verso "minhas ambies so dez", podemos ter um duplo sentido. Elas so "dez" porque so maravilhosas, so valiosas. Ou so mesmo dez ambies. Em seguida, Gilberto Gil (autor da letra) comea a fazer contas na letra da msica: se so dez vezes por dia, so setenta em uma semana e trezentas em um ms. mesmo um modo criativo de utilizar os numerais, reforando o exagero para mostrar a fora da idia. A comear pela letra da msica, "Coraes a mil". Ns usamos muito essa expresso, "hoje estou a mil", ou seja, "estou a mil por hora", "estou com o gs todo." "Sob nova direo". Lemos comumente essa frase em faixas de postos, bares, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais. Algumas vezes o que est escrito, no entanto, : "Sobre nova direo". E agora? O "Nossa Lngua Portuguesa" foi s ruas perguntar qual a forma correta: "O posto est sob nova direo ou sobre nova direo?" O resultado foi animador: das seis pessoas entrevistadas, cinco acertaram. Responderam "O posto est sob nova direo". Sob = embaixo Sobre = em cima Se voc coloca o livro sobre a mesa, voc est colocando o livro em cima da mesa. Se voc coloca o livro sob a mesa, ele, ento, ficar embaixo da mesa. "Sob" e "sobre", portanto, tm significados opostos. Vejamos uma cano em que essas preposies aparecem. Chama-se "A mesma praa", de Paulo Miklos:

"Essa mulher dez"

"Sob", "sobre"

Simulados Brasil | www.simuladosbrasil.blogspot.com


Sou do cho negro asfalto da avenida So Joo Sob o escuro manto fumaa sombra do minhoco Sob o cu cinzento de So Paulo insano e mau Brasileiro cuspido dos canhes na Hungria cigano e brbaro bastardo dos portugueses mouro feroz e brbaro desorientado dos beijos de lnguas e lugares embaralhados Da rua Apa quando desaba a Barra Funda dos prostbulos de toneladas de poeira e fuligem sobre a poesia Judeu de disfarce catlico ateu crente no candombl de todas as fugas e enfrentamentos continuo de p. Paulo Miklos utiliza as duas expresses com conscincia, e a diferena fica bem clara. simples, no? Basta apenas um pouco de ateno para no confundir as duas palavras.

Pronomes de tratamento
"Vossa Excelncia"

O tema deste mdulo so os pronomes de tratamento, usados normalmente em situaes de cerimnia: Vossa Excelncia, Vossa Senhoria, Vossa Alteza etc. Quando o presidente fala em cadeia nacional, o locutor diz "Vamos ouvir a palavra do Excelentssimo Senhor Presidente da Repblica...". O presidente Excelncia. Usa-se esse pronome de tratamento para todas as autoridades constitudas, do vereador ao presidente. oportuno aqui tocar numa dvida comum em relao aos pronomes de tratamento: quando usar "Vossa" e "Sua"? Ao falarmos diretamente com a pessoa, devemos usar "Vossa"; quando estivermos falando da pessoa, usaremos "Sua". Aproveitando o exemplo acima: o locutor da Agncia Nacional anunciaria aos brasileiros "Sua Excelncia, o Presidente da Repblica ...". No caso, o locutor estaria falando do Presidente.Se estivesse falando com o presidente, o correto seria " Vossa Excelncia...". Outra confuso corrente quanto ao uso do possessivo. Qual das duas formas a seguir seria correta: Vossa Senhoria deve expor seu projeto ou Vossa Senhoria deve expor vosso projeto? O "Nossa Lngua Portuguesa" fez essa pergunta s pessoas na rua. A maioria respondeu "... expor vosso projeto". A maioria, portanto, errou.Vossa Senhoria pronome de tratamento e pertence sempre 3 pessoa. "Vosso" seria correto se estivesse combinado a "vs". Ex: Vs deveis apresentar vosso projeto. H uma dica para facilitar a compreenso. Pense na palavra "voc", que tambm pronome de tratamento da 3 pessoa.Como voc diria: Voc deve expor seu pensamento ou Voc deve expor vosso pensamento? A alternativa correta a primeira. Se "Vossa Senhoria" ou "Vossa Excelncia" so de 3 pessoa, usamos "seu" projeto ou "seu" pensamento. Caso voc encontrasse o Presidente da Repblica, perguntaria a ele: "Vossa Excelncia recebeu a carta que lhe enviei" ou "Vossa Excelncia recebeu a carta que vos enviei"? O correto seria "a carta que lhe enviei". Eu enviei ao Senhor, a Vossa Excelncia, a voc e, portanto, "lhe enviei". Os pronomes de tratamento sempre esto relacionados 3 pessoa.

Uso culto e uso popular


"Eu vi ela"

Dois amigos conversam:

Amigo 1: "Faz tempo que no vejo ela". Amigo 2: "Pois eu vi ela ontem noite". H quem brinque com esse tipo de construo da frase: "Eu vi ela, tu rua, ele avenida"... No portugus falado do Brasil, na lngua do dia-a-dia, o pronome reto (eu, tu, ele, ns, vs, eles) assumiu definitivamente o

Simulados Brasil | www.simuladosbrasil.blogspot.com


papel de complemento verbal. Ns dizemos, no dia-a-dia, "faz tempo que no vejo ele", "eu vou encontrar ela amanh" e por a vai. Isso no est no padro formal da lngua portuguesa. O correto seria: Faz tempo que eu no o vejo. Eu devo encontr-la amanh. No padro formal, frases como "Faz tempo que no vejo ele" no so aceitas de jeito nenhum, mas so to usadas que acabam se tornando uma tendncia em outros ambientes lingsticos. Vamos a um exemplo, a cano "O astronauta de mrmore", gravada pelo grupo Nenhum de Ns: ... Sempre estar l e ver ele voltar no era mais o mesmo, mas estava em seu lugar sempre estar l e ver ele voltar o tolo teme a noite como a noite vai temer o fogo vou chorar sem medo vou lembrar do tempo de onde eu via o mundo azul... Voc notou o uso, por duas vezes, da expresso "ver ele voltar". O correto, pelo padro culto, seria "v-lo voltar". Essa discusso nunca vai ter fim. Na fala do dia-a-dia, no Brasil, esse uso errado j est sacramentado. Mesmo assim, coloque o pronome corretamente ao redigir um texto formal.

Uniformidade de tratamento
O pronome "tu"

Na linguagem do dia-a-dia, no Brasil, comum a mistura de pronomes da 2 pessoa com pronomes da 3 pessoa, como "voc" (que pronome da 3 pessoa) e "te" ou "teu" (que so pronomes da 2 pessoa). Exemplo: Voc se enfiou onde, meu Deus? Eu te procurei, mas no te achei. O padro formal da lngua exige a uniformidade de tratamento: todos os pronomes devem ser da 2 pessoa, ou todos os pronomes devem ser da 3 pessoa. Assim, o correto seria: Tu te enfiaste onde? Onde tu te enfiaste? Eu te procurei, mas no te encontrei. Voc se enfiou onde, meu Deus? Eu o procurei, mas no o encontrei. H uma cano cantada por Dick Farney, "Copacabana", que um primor quanto uniformidade de tratamento: Existem praias to lindas, cheias de luz Nenhuma tem o encanto que tu possuis Tuas areias, teu cu to lindo Tuas sereias sempre sorrindo, sempre sorrindo. Copacabana, princesinha do mar Pelas manhs tu s a vida a cantar E tardinha o sol poente Deixa sempre uma saudade na gente. Copacabana, o mar, eterno cantor Ao te beijar ficou perdido de amor. E hoje vivo a murmurar. S a ti, Copacabana, eu hei de amar. Todo o texto foi escrito na 2 pessoa do singular. "Tu", pronome da 2 pessoa, os possesivos e os oblquos todos na 2 pessoa e tambm os verbos conjugados adequadamente: Tuas areias, teu cu to lindo... S a ti, Copacabana... Tu s a vida a cantar Tu possuis... A uniformidade de tratamento necessria na linguagem formal. Na linguagem coloquial, procede-se de maneira diferente.

Uniformidade de tratamento
Os pronomes "te" e "lhe"

Na linguagem do dia-a-dia muito comum o uso de pronomes de pessoas diferentes. Voc fez o que eu te pedi? Na linguagem formal isso no seria posssvel."Voc" 3 pessoa, "te" 2 pessoa. O correto seria dizer: Voc fez o que eu lhe pedi? s vezes o exagero maior. Veja o exemplo no nome da msica "Eu te amo voc", de Kiko Zambianchi. So dois os problemas nesse ttulo: a mescla de "te", que 2 pessoa, e de "voc", que 3 pessoa. Ocorre tambm uma repetio desnecessria de pronomes: "Eu te amo voc". perfeitamente possvel dizer "Eu te amo a ti", j que os pronomes esto na mesma pessoa. No dia-a-dia ouve-se tambm "Eu te disse pra voc". O correto seria "Eu te disse a ti". Mas uma forma inadequada para o padro informal. Ficaria melhor numa linguagem mais formal.

Substantivos abstratos
"cime" / "saudade"

Simulados Brasil | www.simuladosbrasil.blogspot.com


Todo mundo um dia estudou a diferena entre substantivos concretos e substantivos abstratos, embora nem sempre essa diferena tenha ficado clara. Um apelo que deve ser feito de modo genrico aos professores de portugus: evitem ensinar aos alunos que substantivo concreto aquele "que se pode pegar" e que substantivo abstrato aquele "que no se pode pegar". Isso no de nenhum modo preciso. Substantivos concretos designam os seres de existncia independente, reais ou imaginrios. Os substantivos abstratos so aqueles que do nome a estados, qualidades, sentimentos ou aes. O ato de quebrar "quebra". O ato de participar "participao". O ato de vender "venda", e assim por diante. Todos esses substantivos so abstratos. Como diz Gilberto Gil na msica "Rebento": Rebento, substantivo abstrato.... Por que abstrato? Porque "rebento" o ato de rebentar. Nomes de sentimento, como "amor", de estado, como "gravidez", e de qualidade, como "inteligncia", tambm so substantivos abstratos. Existe uma polmica quanto ao plural dos substantivos abstratos: existe o plural dessas palavras? Cada caso um caso. Voc faria o plural de "raiva", por exemplo? Ou de "inveja"? So palavras que soam esquisitas no plural, mas isso no estabelece uma regra. Vejamos um exemplo com a palavra "cime". Observe a letra da cano "Olhos nos olhos", gravada por Maria Bethnia: ...Quando voc me deixou, meu bem, me disse pra eu ser feliz e passar bem. Quis morrer de cime, quase enlouqueci mas depois, como era de costume, obedeci... Voc notou, a certa altura, o verso "quis morrer de cime". Muitas pessoas dizem "cimes". No h nada errado com essa forma, mas preciso escolher: dizemos ou "o cime" ou "os cimes". Nunca "o cimes". Na verdade, a forma singular - "o cime" - preferencial, j que em tese o substantivo abstrato no se pluraliza, ao menos na maioria dos casos. Vejamos outro caso, agora tomando como exemplo a cano "Voc pra mim", gravada por Fernanda Abreu: s vezes passo dias inteiros imaginando e pensando em voc e eu fico com tantas saudades que at parece que eu posso morrer. Pode acreditar em mim. Voc me olha, eu digo sim... A exemplo do que acontece com "cime", no so poucas as pessoas que dizem "estou com uma saudades de voc". Ora, necessrio sempre fazer concordar o substantivo com seu determinante. Se o substantivo vai para o plural, o pronome ou o artigo devem ir tambm.

Quando uma pessoa diz "Tomo banho todos os dias", ser que naquele exato momento ela est tomando banho? No. O verbo est no presente, mas sua funo indicar um fato que se repete, um presente habitual. Numa aula de histria o professor fala: "Ento, nesse dia, Napoleo invade ..." A forma verbal "invade", que presente, no indica que naquele momento Napoleo est invadindo algum lugar. Na frase, o tempo presente do verbo "invadir" faz remisso a um fato que ocorreu no passado e traz esse passado mais para perto. Conclumos, ento, que os tempos verbais tm outros valores alm dos especficos. Tomemos o futuro do presente como ele aparece nos "Dez mandamentos" bblicos: Amars a Deus sobre todas as coisas No tomars seu santo nome em vo Guardars os domingos e feriados Honrars pai e me No matars No pecars contra a castidade No furtars .... "No furtars", ao p da letra, significaria que proibido furtar no futuro, apenas no futuro, o que abre a possibilidade de entender que o ato perfeitamente aceitvel no presente. Mas, na verdade, "no furtars", que futuro, tem nesse caso o valor de imperativo e, como tal, indica que proibido furtar em qualquer tempo. Ao analisar um tempo verbal no se esquea de considerar que ele pode indicar seu valor especfico ou um valor paralelo (aspecto verbal), ou seja, um valor decorrente de seu uso no idioma.

tempo presente e tempo futuro

Aspecto Verbal

Conjugao Verbal
Eu pus a carta no correio. A ferida no cicatrizou e ainda tem pus.

Grafia dos verbos "querer" e "por"

Simulados Brasil | www.simuladosbrasil.blogspot.com


Como escrevemos o "pus" do verbo pr e o "pus" relativo a ferida? O "Nossa Lngua Portuguesa" fez essas perguntas s pessoas na rua. A maioria acertou. O "pus" da ferida com "s; o"pus" do verbo, tambm. No existe "pus" com "z", seja verbo seja substantivo. Para esses casos deve-se esquecer a letra "s". Pus, puser, puseram, pusesse Todas essas palavras so com "s". Quis, quiser, quisesse, quiseram, quisemos depuseram, propuseram, impuseram, repuseram, sobrepuseram, decompuseram Todas as formas dos verbos "querer", "pr" e derivados devem ser grafados tambm com "s".

Conjugao verbal
O verbo "ter" e derivados

difcil algum errar a conjugao do verbo "ter", tanto no presente, no passado ou no futuro. Mas, quando se trata de conjugar os verbos derivados de "ter", os verbos compostos, j no h tanta facilidade. Na rua as pessoas comprovam isso. Foi proposta a seguinte questo: Quais as formas corretas? "Se a mquina reter o carto" ou... " Se a mquina retiver o carto"? A maioria errou. A resposta correta seria "Se a mquina retiver o carto". O verbo "reter" um dos tantos filhos da famlia do verbo "ter": "deter", "reter", "entreter", "obter", "conter", "abster" etc. Logo: eu tenho eu retenho eu mantenho eu detenho eu obtenho eu contenho No futuro do subjuntivo a mesma coisa: "Quando eu tiver", "Se o goleiro tiver sorte". E no "Quando eu "ter" ", "Se o goleiro "ter" sorte." Assim, Se a mquina retiver o carto Se voc mantiver a calma Se a me entretiver a criana Se os deputados se abstiverem de votar Para a conjugao dos verbos derivados do verbo "ter" o raciocnio simples. Apie-se no verbo "ter", na primeira pessoa do singular do presente do indicativo: Eu tenho. Eu detenho, eu mantenho etc... Depois s seguir essa linha de conjugao.

Conjugao verbal
O verbo "vir" e derivados

"A polcia interviu" ou "A polcia interveio"? O forma correta "A polcia interveio". O verbo "intervir" deriva do verbo "vir". No presente do indicativo a conjugao do verbo "vir" : Eu venho Tu vens Ele vem... Como o verbo "intervir" derivado, sua conjugao feita a partir do verbo "vir". Eu intervenho Tu intervns Ele intervm... O gramtico e professor Napoleo Mendes de Almeida refora a tese afirmando: "A conjugao dos verbos compostos deve seguir a conjugao dos verbos simples". Esse o caso do verbo "deter", que procede de "ter". A pessoa no deve dizer "Ele "deteu", mas "ele deteve" Assim, deve-se dizer: "Se a polcia intervier" (como "vier"), e no "se a polcia intervir". "Eu s comprarei se o preo convier", e no "se o preo "convir". "Eu comprei porque o preo conveio", e no "porque o preo "conviu". Para conjugar verbos como "intervir", "convir", "provir", etc., devemos nos basear sempre no verbo "vir". Ele a base de toda a famlia.

Voc diria

Simulados Brasil | www.simuladosbrasil.blogspot.com

Conjucgao verbal
O saudoso Adoniran Barbosa cantava uma cano em que dizia: que de um relgio pro outro as hora vareia. Ele tinha o jeito dele, "as hora vareia", com uma linguagem bem popular, perfeitamente adequada ao contedo de suas letras. No padro formal da lngua, no entanto, "as hora" no "vareia", mas "as horas variam". A hora varia As horas variam O verbo "variar" termina em "- iar" e regular, ou seja, segue um determinado modelo, um determinado paradigma, como estes exemplos: anunciar - anuncia denunciar - denuncia reverenciar - reverencia policiar - policia E o verbo "incendiar", como fica? Ser que est certa a frase "Voc incendia meu corao"? Vejamos a letra da cano "Voc pra mim", gravada por Fernanda Abreu: ... Um segredo inviolvel de uma paixo inflamvel mas que nunca incendeia nem em noite de lua cheia... Essa a forma correta, "incendeia", do verbo "incendiar", que no regular, no segue a conjugao padro. Vamos a mais alguns exemplos de verbos irregulares terminados em "-iar": mediar - medeia ansiar - anseia remediar - remedeia incendiar - incendeia odiar - odeia Uma maneira de lembrar esses verbos recorrer ao nome "Mario": As letras iniciais das cinco palavrinhas formam a palavra "Mario": "mediar", "ansiar", "remediar", "incendiar" e "odiar". um pequeno truque para facilitar a memorizao desses verbos irregulares.

Verbos terminados em "-iar"

Futuro do presente do indicativo: Expresso de vontade, desejo


Voc sabe o que uma frase volitiva? Frase volitiva aquela que expressa vontade, desejo. A idia de querer, de desejar, s vezes vem expressa de uma forma sutil. Veja a letra da cano "A cura", gravada por Lulu Santos: Existir em todo porto tremular a velha bandeira da vida acender todo o farol iluminar uma ponta de esperana... Voc notou que a letra traz um tempo verbal, o futuro do presente, que no se usa muito no dia-a-dia, no Brasil. No dizemos "amanh eu farei", mas antes "amanh eu vou fazer". Justamente pelo fato de no ser muito usado, o futuro do presente reveste-se de um carter mais formal. A cano de Lulu tem um valor volitivo. No fundo, o que o artista est expressando o desejo de que algumas coisas aconteam. Portanto o futuro, alm de todos os seus outros valores, pode expressar desejo, como pudemos constatar na letra de Lulu Santos.

Indicativo

Uso do pretrito mais-que-perfeito


Todo mundo estudou, na escola primria e no primeiro grau, os tempos verbais (presente, passado e futuro). O passado, ou pretrito, se divide em pretrito imperfeito, pretrito perfeito e pretrito mais-que-perfeito. Por que esses nomes? O tempo pretrito mais-que-perfeito no tem esse nome porque mais perfeito, porque perfeitssimo. Vejamos um exemplo: Quando o rbitro apitou, a bola j entrara. Esse "entrara" o pretrito mais-que-perfeito. Significa "tinha" ou "havia entrado". Quando o rbitro apitou ( pretrito perfeito ), a bola j tinha, j havia entrado, a bola entrara (pretrito mais-que-perfeito). O pretrito perfeito indica um momento determinado do passado:"...o rbitro apitou ...". O pretrito mais-que-perfeito indica um momento antes do pretrito perfeito: "... a bola j entrara." Uma letra de Gilberto Gil ilustra bem o caso desse tempo verbal, "Super-Homem - A Cano".

Indicativo

Simulados Brasil | www.simuladosbrasil.blogspot.com


... quem dera, pudesse todo homem compreender Oh! Me, quem dera... Minha poro mulher que at ento se resguardara... "...tinha, havia se resguardado...". Esse fato anterior a outro. Na seqncia, a letra diz "...quem dera...". "Dera" , tambm, pretrito mais-que-perfeito, usado com outro valor. necessrio lembrar que os tempos verbais podem ser usados no lugar de outro, fora de seu uso comum. Ex: como se fora/ como se fosse "Fora" pretrito mais-que-perfeito, "fosse" imperfeito do subjuntivo. "Quem dera" equivalente a "eu gostaria, tomara". No entanto, ao p da letra, "dera" mais-que-perfeito, mais velho que o perfeito, fato ocorrido antes de outro.

Gerndio

O gerndio uma das formas nominais do verbo. Por que "formas nominais"? Porque, nessas formas, o verbo pode em certas situaes atuar como nome (substantivo, adjetivo ou advrbio). O gerndio, aquela forma que termina em "-ndo" (falando, bebendo, partindo, correndo etc), pode ser usado com valor de adjetivo. Por exemplo: gua fervendo (gua que ferve) O gerndio usado basicamente para transmitir a idia de processo, de algo em curso, de algo que dura. O brasileiro exagera no uso do gerndio, talvez por influncia da lngua inglesa. Alis, est na moda uma construo nada elegante: "O senhor poderia estar enviando um fax para ns amanh". Por que no dizer "O senhor pode enviar um fax para ns amanh" ? H exagero nessa combinao do gerndio a dois verbos; trata-se de um cacoete esquisito. Em Portugal no se ouve esse tipo de construo. O mesmo o gerndio no to corrente como aqui. L, em vez de "Estou correndo", dizse "Estou a correr". Vamos a uma cano de Gonzaguinha, "Explode corao", em que ele usa o gerndio de forma extremamente contundente e interessante: ... Eu quero mais me abrir e que essa vida entre assim como se fosse o sol desvirginando a madrugada quero sentir a dor dessa manh nascendo, rompendo, rasgando tomando meu corpo e ento eu chorando, sofrendo gostando, adorando, gritando feito louca alucinada e criana eu quero meu amor se derramando no d mais pra segurar explode corao!. Voc viu na letra da cano os versos "Como se fosse o sol / Desvirginando a madrugada". Em Portugal seria "Como se fosse o sol / A desvirginar a madrugada". O gerndio sugere processo de execuo: o sol durante o processo de desvirginar. Isso acontece tambm com os outros verbos no gerndio usados por Gonzaguinha: "nascendo", "rompendo", "rasgando", "tomando","chorando", "sofrendo", "gostando", "adorando", "gritando", "derramando".

O particpio

Voc lembra o que particpio? So formas como "falado", "beijado", "bebido", "esquecido".... H verbos, muitos verbos, que tm dois particpios. Na hora de escolherem entre um e outro, as pessoas comumente ficam em dvida. Dois exemplos: o verbo "salvar" tem dois particpios, "salvo" e "salvado". O verbo "entregar" tambm: "entregado" e "entregue". O "Nossa Lngua Portuguesa" foi s ruas perguntar qual a forma correta : "Eu havia entregado o pacote" ou "Eu havia entregue o pacote"? Das oito pessoas entrevistadas, quatro acertaram: "Eu havia entregado o pacote". Este o que as gramticas chamam de particpio longo, regular, que termina em "-ado" ou "-ido" . O particpio longo usado quando o verbo auxiliar "ter" ou "haver". Os particpios curtos, irregulares, como "salvo" e "entregue", so usados quando o verbo auxiliar "ser" ou "estar". Portanto: Particpio longo Eu havia entregado o pacote. O rbitro tinha expulsado o jogador. Ele foi condecorado por ter salvado a moa. Particpio curto O pacote foi entregue. O jogador foi expulso. A moa foi salva, e isso lhe valeu uma condecorao.

"entregue" ou "entregado"

Simulados Brasil | www.simuladosbrasil.blogspot.com


Claro que essa regra vale apenas para verbos que tm dois particpios. Nos verbos com um nico particpio, no h escolha. O verbo "fazer", por exemplo, tem um s particpio. No se diz "Eu tinha fazido a comida", e sim "eu tinha feito a comida". Cuidado com o verbo "chegar": apesar de muitos dizerem "Eu tinha chego", na lngua culta o particpio desse verbo "chegado". Em situaes formais, diga e escreva sempre "Eu tinha chegado".

Eu quero te provar sem medo e sem amor, quero te provar. Eu quero te provar cozida a vapor, quero te provar... Voc notou o uso da palavra "cozida" na letra da cano "Garota nacional", do Skank. Nos programas de culinria pela TV, diz-se com freqncia que tal prato foi cozinhado no vapor. "Cozinhado" o particpio de "cozinhar": "O peixe foi cozinhado a vapor". Quase no se usa essa forma no dia-a-dia. O que se diz mesmo "O peixe foi cozido", com o verbo "cozer". Mas podemos grafar essa palavra tambm com "s", com o sentido de costurar. Temos, portanto, "cozer" e "coser". cozer = cozinhar coser = costurar cozida = particpio de cozer cozinhada = particpio de cozinhar O pessoal do Skank usa "cozida a vapor", com "z". Corretssimo. "Cozida", particpio de "cozer". Portanto "cozida" ou "cozinhada a vapor". Sempre com "z".

"Cozido" e "cozinhado"

Particpio

Formao do futuro do subjuntivo

Voc lembra que tempo o futuro do subjuntivo? O texto abaixo pode ajud-lo a lembrar. Se pintar bem produzida vou ficar muito feliz da vida nada de saia comprida vou ficar muito feliz da vida vou ficar muito feliz da vida. Se trouxer uma boa comida vou ficar muito feliz da vida e a minha bebida preferida vou ficar muito feliz da vida. Nesse trecho, retirado de "Feliz da vida", de Edu Nobre, temos dois exemplos de verbos conjugados no futuro do subjuntivo: "Se pintar bem produzida..." e "Se trouxer uma boa comida...". Tanto "pintar" quanto "trouxer" esto no futuro do subjuntivo. Mas h um aspecto importante a ressaltar: o verbo "pintar", por ser regular, apresenta a mesma forma tanto para o infinitivo quanto para a primeira e a terceira pessoa do singular do futuro do subjuntivo: Infinitivo: pintar 1 p. do sing. do futuro do subj.: se eu pintar 3 p. do sing. do futuro do subj.: se voc pintar J o verbo "trazer" um verbo irregular. No se diz "se voc trazer", e sim "se voc trouxer". Como fazer para no cair na armadilha de confundir infinitivo e futuro? Basta lembrar a origem do futuro do subjuntivo. Pegue a terceira pessoa do plural do pretrito perfeito, do passado: Ontem eles fizeram. Ontem eles viram. Ontem eles foram. Ontem eles vieram. Tire as duas ltimas letras, "-am", e pronto: est formado o comeo do futuro do subjuntivo. trouxeram - am = trouxer Se eu trouxer Quando eu trouxer Se ele trouxer Quando ele trouxer Isso vale para todos os verbos. fizeram - am= fizer viram - am= vir foram - am= for

Verbo ser / estar - Seja / Esteja

Subjuntivo

Simulados Brasil | www.simuladosbrasil.blogspot.com


Muitas pessoas tm dvida sobre o uso das formas "seja" e "esteja". H quem as substitua por "seje" ou "esteje"... Isso explicvel porque a terminao "-e" aparece com freqncia no presente do subjuntivo. Esse o tempo verbal que usamos em frases como "ela quer que eu fale...", "no que eu no pense", "ele quer que eu beba...", "ela quer que eu permita...". H um esquema simples que podemos utilizar na conjugao desse tempo: Verbos terminados em "ar" - a conjugao termina em "e". Verbo falar - "Ela quer que eu fale..." Verbos terminados em "er" e "ir" - a conjugao termina em "a". Verbo fazer - "Ela quer que eu faa..." Verbo permitir - "Ela quer que eu permita..." No caso de "seja", trata-se do presente do subjuntivo do verbo "ser". Lulu Santos utilizou a expresso na cano "Assim Caminha a Humanidade": Ainda vai levar um tempo Pra fechar o que feriu por dentro Natural que seja assim... O grupo Baro Vermelho tambm utiliza a expresso na cano "O Poeta Est Vivo": Se voc no pode ser forte Seja pelo menos humana... Nas duas canes a flexo no subjuntivo feita corretamente, j que os verbos terminados em "er" levam a vogal bsica "a" no presente do subjuntivo. Mas e o verbo "estar"? O certo, pela regra, que a vogal bsica seja "e", mas isso no acontece. O verbo "estar" uma exceo. A frase correta, quando usamos o verbo "estar" no presente do subjuntivo, "ela quer que eu esteja...", e no "esteje..." Ento no esquea: Verbo ser - seja Verbo estar - esteja

Presente do subjuntivo
"que eu faa", "que eu fale"

Na linguagem do dia-a-dia no Brasil comum ouvir frases como estas: Voc quer que eu compro? Voc quer que eu sirvo? Voc quer que eu fao? Isso no padro formal da lngua inaceitvel, e a razo muito simples. Quando algum diz "Voc quer que eu...", o ato que vem expresso em seguida, representado por um verbo, ainda no aconteceu, hipottico. Algum est lhe perguntando se voc quer algo e esse algo depende de voc. Portanto o modo a empregado o da dvida, da suposio, da hiptese, e esse o valor do subjuntivo. Logo o correto seria dizer: Voc quer que eu compre? Voc quer que eu sirva? Voc quer que eu faa? A cano "Pra que discutir com madame", de Haroldo Barbosa e Janet de Almeida, no programa interpretada por Moraes Moreira e Pepeu Gomes, ilustra muito bem o bom uso do tempo subjuntivo. ... Madame no gosta que ningum sambe... O que se diz que "madame no gosta que ningum sambe" agora ou no futuro, sob qualquer hiptese. importante saber que o presente do subjuntivo tem terminaes fixas. Para os verbos que terminam em "ar" ( falar, pensar, sambar, andar, cantar.), a vogal temtica "e". Portanto as construes corretas seriam "que eu fale", "que eu pense", "que eu sambe" etc. Para os verbos terminados em "er" e "ir" ( correr, beber, dormir, dirigir.), a vogal temtica "a". Logo deve-se escrever "que eu corra", "que eu beba", "que eu durma", "que eu dirija" etc. Observe-se ainda que a vogal temtica se mantm em todas as pessoas, da primeira ltima. que eu sambe que tu sambes que ele sambe que ns sambemos que vs sambeis que eles sambem A exceo fica por conta do verbo "estar", que termina em "ar", mas faz o presente do subjuntivo com a vogal temtica "a": "Ela quer que eu esteja" ( nunca "eu esteje" ). Nesse caso, a vogal temtica "a" permanece at o fim: que eu esteja que tu estejas que ele esteja etc.

Verbos defectivos
"reaver"

Simulados Brasil | www.simuladosbrasil.blogspot.com


Um dos verbos mais difceis de usar o verbo "reaver", que significa possuir outra vez, recuperar. O "Nossa Lngua Portuguesa" foi s ruas fazer as seguintes perguntas: "Eu reavi o dinheiro" ou "Eu reouve o dinheiro"? "Ele reaveu" ou "Ele reouve"? "Se eu reaver" ou "Se eu reouver"? "Eles reaveram" ou "Eles reouveram"? As respostas so absolutamente desencontradas, e o motivo simples. O verbo "reaver" defectivo, sua conjugao absolutamente irregular. O presente do indicativo desse verbo incompleto, havendo apenas duas formas: ns reavemos, vs reaveis. Como as demais formas no existem, aconselhvel usar sinnimos como o verbo "recuperar". J no pretrito perfeito existem todas as formas (alis, no existem verbos sem o pretrito perfeito). Se "reaver" fosse verbo regular, poderamos dizer "eu reavi". Como irregular, apresenta-se assim: Eu reouve Ns reouvemos Tu reouveste Vs reouvestes Ele reouve Eles reouveram A 2 pessoa do singular do pretrito perfeito gera a raiz de todos os tempos derivados. Basta tirar as trs ltimas letras ( reouveste - "ste" ) para chegar raiz "reouve". reouve + "sse" = reouvesse ( Imperfeito do Subjuntivo) reouve + "ra" = reouvera ( Mais-que-perfeito) reouve + "r" = reouver ( Futuro do Subjuntivo )

Verbos

"orgulhar-se","apaixonar-se", "confraternizar"
O mineiro tem um hbito muito particular em relao ao verbo com o pronome, o chamado verbo pronominal. H uma cano que, apesar de no ser de um mineiro, ilustra o caso: "Cordo", de Chico Buarque. ... ningum , ningum vai me sujeitar Arrancar do peito a minha paixo Eu no, eu no vou desesperar... No comum ouvirmos os paulistas dizer "naquele momento eu desesperei". A construo mais corrente "naquele momento eu me desesperei", "desesperei-me". Os mineiros, no entanto, tm o hbito de "comer" o pronome oblquo. Em entrevista, Fernando Brant diz: "Eu formei em direito, mas advogado eu no sou. Freqentei a faculdade, formei ...". Conforme o padro culto da lngua, o correto seria "Eu me formei em direito...". bom lembrar que so pronominais os verbos a seguir: orgulhar-se apaixonar-se dignar-se arrepender-se queixar-se Por outro lado, no so pronominais os verbos abaixo, que, normalmente, so tratados como tal: confraternizar simpatizar errado dizer "Os atletas se confraternizam". Esse verbo no pronominal. Do mesmo modo, "Eu me simpatizo com ela" no bom portugus. No utilize o pronome quando o verbo no o pedir. Na dvida, consulte um bom dicionrio e mesmo um dicionrio de regncia verbal. Um belo dia, na aula de anlise sinttica, voc aprende que existe adjunto adverbial de causa, e isso se torna algo inesquecvel em sua vida. Veja o texto abaixo, extrado da msica "Pedacinhos", de Guilherme Arantes. afinal, a gente sofre de teimoso quando esquece do prazer adeus tambm foi feito pra se dizer bye, bye, so long, farewel "A gente sofre de teimoso". Por que "a gente sofre"? Por causa da teimosia. Se voc um dia procurar num dicionrio os valores da preposio "de", voc descobrir uma imensa lista de possibilidades. Um dos valores justamente o de causa. A letra de uma cano de Gilberto Gil e Chico Buarque diz: De muito gorda, a porca j no anda.

pronominais

"A gente sofre de teimoso"

Simulados Brasil | www.simuladosbrasil.blogspot.com


O que quer dizer isso? Que a porca no anda porque est muito gorda. Tambm nesse exemplo a preposio "de" introduz idia de causa. A expresso por ela introduzida modifica o verbo e, portanto, tem valor de adjunto adverbial de causa. correto usar artigo antes do nome de cidades? Ser que a expresso "no Recife", por exemplo, est correta? Est, sim. H muitos registros dessa construo, a comear pelos poetas pernambucanos de nomeada. Manuel Bandeira, por exemplo, escreveu um poema intitulado "Evocao do Recife". Joo Cabral de Melo Neto, sempre que se refere capital do estado de Pernanbuco, usa o artigo. O dicionrio Aurlio tambm d "recifense" como "natural do Recife, habitante do Recife". Portanto no h nenhum problema no que diz respeito ao uso do artigo com a palavra "Recife", capital do querido estado de Pernambuco. bom lembrar que em portugus, normalmente, os nomes de cidade so usados sem artigos, sobretudo no portugus do Brasil. As pessoas dizem que moram: em So Paulo em Campinas em Santos em Juiz de Fora em Governador Valadares em Manaus No entanto h algumas poucas excees em que se pede o artigo, e "Recife" um deles. Outros nomes que so antecedidos por artigo so "Rio de Janeiro", "Cairo", "Porto" - cidade do Norte de Portugal. Ele mora no Rio de Janeiro. Ele mora no Cairo. Ele mora no Porto. De voc eu gosto. Eu gosto de voc. As palavras so as mesmas, s a ordem se altera. Ser que a primeira frase tem exatamente o mesmo sentido da segunda? Podemos convir que o sentido seja o mesmo, mas sabemos que ningum coloca as palavras numa certa ordem por acaso. Quando algum diz "De voc eu gosto", a nfase recai no sintagma "de voc". Essa inverso da ordem gera mudana de foco, mudana de luz. Note que "de voc eu gosto" diferente de "eu gosto de voc" no que diz respeito quilo que est sendo destacado: de voc eu gosto, dela no. No portugus a ordem das palavras numa frase relativamente flexvel. A alterao da ordem tem normalmente algum efeito estilstico. Tomemos um exemplo, extrado da cano "Z Ningum", gravada pelo Biquni Cavado: ... Quem foi que disse que a justia tarda, mas no falha? Que, se eu no for um bom menino, Deus vai castigar! Os dias passam lentos aos meses seguem os aumentos cada dia eu levo um tiro que sai pela culatra eu no sou ministro, eu no sou magnata eu sou do povo, eu sou um Z Ningum aqui embaixo, as leis so diferentes... Voc notou a frase "aos meses seguem os aumentos" ( aos = a + os a = preposio )? Nessa frase houve uma inverso na ordem, e possvel rastrear a inteno que a gerou. Observe antes, porm, que, para que no houvesse ambigidade, o letrista preposicionou o objeto direto "os meses". Do contrrio, este poderia passar como sujeito da orao (como identificaramos claramente o sujeito na construo "os meses seguem os aumentos"?). O objeto direto preposicionado um recurso para destacar, sem margem a dvidas, o sujeito da orao. Mas qual teria sido a inteno de inverter a ordem dos termos na orao? Na ordem direta seria "os aumentos seguem os meses", ou seja, os meses vo correndo e, com eles, os aumentos. Nessa seqncia, no haveria rima entre os termos "lentos" e "aumentos". Alterando a ordem das palavras, o compositor obteve um efeito expressivo, a rima. Trata-se de um recurso estilstico perfeitamente possvel. a estrutura frasal se flexibilizando para atender quilo que efetivamente se quer dizer. Discute-se na letra da msica " Eu sei que vou te amar ", de Tom Jobim e Vincius de Moraes, a melhor colocao do pronome "te" no trecho: Eu sei que vou te amar Por toda minha vida eu vou te amar ... H mais de uma possibilidade de colocao pronominal nesse caso. O pronome poderia vir aps a conjuno integrante "que", j que essa conjuno palavra atrativa.

Artigo antes de nome de cidade

Inverso da ordem dos termos numa orao

Posio do pronome em locues verbais

Simulados Brasil | www.simuladosbrasil.blogspot.com


Eu sei que te vou amar. A outra forma colocar o pronome "te" aps o verbo principal. Eu sei que vou amar-te. No entanto temos de convir que seria um tanto estranho Tom Jobim e Vincius cantarem: Eu sei que te vou amar Por toda a minha vida Eu sei que vou amar-te ... O verso, como se consagrou, traz a opo mais tpica da lngua portuguesa falada no Brasil. Em locues verbais, comumente inserimos o pronome entre os verbos. Essa construo parece a um brasileiro mais eufnica. Ela soaria melhor que as demais. Todas as trs, no entanto, so corretas.

Prclise e nclise

Este assunto foi tratado mais de uma vez no programa: a colocao dos pronomes oblquos tonos em relao aos verbos. Pronomes oblquos tonos: ME - TE - SE - LHE - LHES - O - A - OS - AS - NOS - VOS No Brasil, muitas vezes o professor diz ao aluno: "No possvel comear a frase com o pronome me". E, se o aluno escreve na redao "Me disseram que...", repreendido pelo professor, que nem sempre o instrui sobre a razo de o pronome no poder iniciar a orao. Ocorre que a lngua portuguesa "oficial", isto , o portugus de Portugal, no aceita o pronome no incio da frase. Eles dizem "Informaram-me...". Essa colocao pronominal diverge muito de nossa maneira de falar no Brasil. Temos nosso modo de usar o pronome, e no h por que lutar contra isso. como na cano "Vento Ventania", do grupo Biquni Cavado: Vento, ventania me leve para as bordas do cu pois vou puxar as barbas de Deus. Vento, ventania me leve pra onde nasce a chuva pra l de onde o vento faz a curva me deixe cavalgar nos seus desatinos, nas revoadas, redemoinhos... O mesmo grupo tem outra cano que tambm um bom exemplo da nossa maneira de colocar os pronomes na frase. A cano "Timidez". Toda vez que te olho crio um romance. Te persigo mudo todos os instantes. Falo pouco, pois no sou de dar indiretas. Me arrependo do que digo em frases incertas... No portugus de Portugal e no portugus culto, isso no poderia ser assim. Deveria ser "Leve-me", "Deixe-me", "Persigote","Arrependo-me" e assim por diante. Portanto usar os pronomes, no comeo da frase, oficialmente errado. No cotidiano, com os amigos, na vida diria, podemos falar nossa maneira. Mas numa prova de portugus, num vestibular, num concurso, devemos usar o pronome sempre depois do verbo.

"me disseram que..." ou "disseram-me que..."?

"obrigado" e "eu mesmo"

"Eu mesma fiz essa bolsa." Est correta essa construo? Sim, desde que esteja sendo observado o sexo de quem fala. Se um homem quem fala, ento este deve dizer "eu mesmo"; se mulher, "eu mesma". Voc, referindo-se a uma mulher, deve dizer "voc mesma", "ela mesma". No plural e havendo pelo menos um homem, deve-se dizer "ns mesmos"; havendo s mulheres, "ns mesmas". A concordncia deve ser observada tambm nas frmulas de agradecimento. O homem diz "obrigado"; a mulher, "obrigada".

" proibido" " proibida"

Uma pessoa vai a um edifcio comercial, a um ambiente mais formal, e v ali uma tabuleta: proibido a entrada. Pouco depois, ao entrar no prdio ao lado, a pessoa depara-se com outra tabuleta: proibida a entrada. Uma confuso, no ? O programa foi s ruas consultar algumas pessoas e perguntou quais eram as formas corretas: "No permitido a entrada" ou "No permitida a entrada"? " proibido a entrada" ou " proibida a entrada"? Houve empate no nmero de respostas certas e erradas. Vamos a alguns exemplos para esclarecer essa questo:

Simulados Brasil | www.simuladosbrasil.blogspot.com


A sopa boa. Sopa bom. A cerveja boa. Cerveja bom. Quando se generaliza, quando no se determina, no se faz a concordncia; usa-se o masculino com valor genrico, com valor neutro. Portanto: Sopa bom. / bom sopa. Cerveja bom. / bom cerveja. Entrada proibido. / proibido entrada. Entrada no permitido. / No permitido entrada. Se no existe um artigo ou uma preposio antes de "entrada", se no h nenhum determinante, o particpio passado dos verbos "proibir" e permitir" deve ficar no masculino. Mas, se houver algum determinante, o verbo deve, ento, concordar com a palavra "entrada". Veja as formas corretas: proibido entrada. proibida a entrada. No permitido entrada. No permitida a entrada.

"meio" ou "meia"?

"Ela est meio cansada" ou "ela est meia cansada"? A letra da msica "Aquilo", de Lulu Santos, nos d uma dica: Outra vez a mesma histria volta sempre a acontecer vai passar de hora em hora depois que ligarem a TV. Vejo as sobras coloridas sussurrando em sensurround deslizando na avenida meio alheio ao temporal. Diz a letra: "...deslizando na avenida meio alheio ao temporal...". Se fosse uma mulher, em vez de "alheio" teramos "alheia". Mas deveramos tambm substituir a palavra "meio" por "meia"? Para fazer o teste, utilize "muito" no lugar de "meio": Meio alheia --> muito alheia Meio nervosa --> muito nervosa Meio cansada --> muito cansada Temos aqui uma palavra que modifica um adjetivo: o advrbio. Advrbios no variam. bom lembrar que em clssicos da literatura brasileira h registros desse termo usado de forma flexionada. Assim, h registros de "meios cansados", "meia doce", por exemplo. Na lngua moderna, isso tende a no ocorrer em textos escritos. As bancas que organizam os vestibulares das escolas mais importantes do Brasil reconhecem "meio" como advrbio, ou seja, como palavra invarivel.

"40% dos eleitores preferiram ou preferiu?"

A concordncia verbal que envolve porcentagem deixa muitas pessoas em dvida. Para ilustrar isso, o "Nossa Lngua Portuguesa" foi s ruas e formulou algumas perguntas ao pblico. Como se deve dizer: "Pedro ou Paulo ser o prximo presidente da Repblica" ou "Pedro ou Paulo sero o prximo Presidente da Repblica"? A maioria das pessoas acertou. "Pedro ou Paulo ser ...". Somente um dos dois ser o prximo presidente da Repblica. O "ou" que aparece na orao excludente, indica a excluso de Pedro ou de Paulo da cadeira de Presidente da Repblica. Logo, o verbo fica no singular. Contudo, se algum perguntar sobre sua preferncia musical, a resposta poder ser: "Tom ou Caetano me agradam". O "ou" presente nessa orao no excludente; logo o verbo assume o plural. Outra pergunta: "40% dos eleitores preferiram" ou "40% dos eleitores preferiu"? A expresso que determina o percentual est no plural ( "eleitores" ) e ento no h outra opo. O determinante tambm pode estar no singular, como na questo seguinte proposta aos telespectadores: "40% do eleitorado preferiu" ou "40% do eleitorado preferiram"? Muitos acertaram. O termo que se segue ao percentual singular; logo o verbo tambm permanece no singular. A forma correta "40% do eleitorado preferiu". Mas e se no houver determinante acompanhando a porcentagem? "40% preferiu" ou "40% preferiram"? Como no h nada aps a expresso percentual, vale o nmero 40, que plural. Se fosse um nmero inferior a 2, ento o verbo ficaria no singular.

Simulados Brasil | www.simuladosbrasil.blogspot.com


40% preferiram 1% preferiu 1,8% preferiu

Concordncia com pronome relativo e expresses expletivas

Muitos dizem "no foi eu" e supem que esse "foi" vale em qualquer caso. No bem assim. Para ilustrar essa questo, tomemos um exemplo retirado da msica "Foi Deus que fez voc", de Luiz Ramalho. Foi Deus que fez o cu (...) Foi Deus que fez voc Foi Deus... "Foi Deus que fez". Por que "foi"? Porque Deus 3 pessoa, Deus igual a "ele" e, portanto, "ele foi". Mas cuidado: no cabvel dizer "Eu foi". Logo, "no foi eu" est errado. O correto : No fui eu No fomos ns O verbo que vem depois da palavra "que" tambm deve concordar com a palavra antecedente. Portanto deve-se dizer "Fui eu que fiz" ( eu fui, eu fiz), "Fomos ns que fizemos", "Foram eles que fizeram". Outro caso que costuma causar embarao o da expresso expletiva " que", expresso fixa. A cano "S ns dois", de Joaquim Pimentel, faz uso dela mais de uma vez. S ns dois que sabemos o quanto nos queremos bem S ns dois que sabemos S ns dois e mais ningum... A expresso " que" inaltervel. Nunca diga "So nessas horas que a gente percebe", mas antes: Nessas horas que a gente percebe nessas horas que a gente percebe Trata-se de uma expresso de realce, que pode tambm ser eliminada. Veja os exemplos: S ns dois que sabemos/S ns dois sabemos. nessas horas que a gente percebe/Nessas horas a gente percebe. A expresso " que", expletiva, pode ser perfeitamente eliminada sem prejuzo da estrutura frasal.

"faltaram muitos alunos hoje" ou "faltou muitos alunos hoje"?


comum ouvirmos as pessoas dizer "Acabou as ficha", "Sobrou quinze", "Falta dez". Certo dia estava escrito num jornal de grande circulao: "Chegou as tabelas do Mundial". Erro tanto mais grave porque se trata de lngua escrita, em que a concordncia merece maior ateno. Um exemplo de concordncia verbal corretamente observada acha-se na cano de Paulinho da Viola "Quando bate uma saudade". ... Vibram acordes Surgem imagens Soam palavras Formam-se frases... Nessa cano, Paulinho da Viola canta com muita clareza frases com os verbos colocados antes do sujeito, todas com a concordncia perfeitamente observada. Os substantivos esto no plural, os verbos tambm. Isso difcil de ocorrer no nosso dia-a-dia. Seja como for, na linguagem oficial fundamental estabelecer a concordncia: Acabaram as fichas. Acabaram-se as fichas. Sobraram quinze. Faltam dez. Restam vinte. Partiram todos. Um trecho da cano "Msica Urbana", do Capital Inicial, traz um verbo interessante que nem sempre flexionado corretamente: Tudo errado, mas tudo bem. Tudo quase sempre como eu sempre quis. Sai da minha frente, que agora eu quero ver. No me importam os seus atos eu no sou mais

Verbo antes do sujeito

Simulados Brasil | www.simuladosbrasil.blogspot.com


um desesperado. Se eu ando por ruas quase escuras as ruas passam Trata-se do verbo "importar". O letrista fez a concordncia corretamente: "no me importam os seus atos". Os atos no tm importncia, portanto eles no importam. Basta fazer concordar verbo e sujeito: Atos est no plural, ento o verbo tambm deve ficar no plural.

O verbo "fazer"

O "Nossa Lngua Portuguesa" fez a seguinte pergunta s pessoas na rua: Qual a forma correta: "Vai fazer 5 semanas que ela foi embora" ou "Vo fazer 5 semanas que ela foi embora"? De sete pessoas ouvidas, trs acertaram. A forma correta : "Vai fazer 5 semanas que ela foi embora". O "Nossa Lngua Portuguesa" foi s ruas mais uma vez e props a seguinte questo: "Faz vinte anos que estive aqui" ou "Fazem vinte anos que eu estive aqui"? As opinies ficaram divididas. A forma correta, porm, : Faz vinte anos que estive aqui. O verbo "fazer", quando indica tempo, no tem sujeito. Tal no ocorre com o verbo "passar". Pode-se e deve-se dizer: "Passaram dez anos". De fato, os anos passam. Mas no aceita a construo "Fazem dez anos". Nas locues verbais em que o verbo "fazer" associado a outro na indicao de tempo, o verbo auxiliar tambm no varia: " J deve fazer vinte anos que ela foi embora ". Est fora de cogitao escrever "J devem fazer vinte anos ...". Nesses casos o verbo "fazer" vem sempre no singular. Por fim, em qualquer tempo que seja usado, o verbo "fazer", quando indica tempo transcorrido, no deve ser flexionado: Faz dez anos Faz vinte dias Faz duas horas J fazia dois meses Fez cinco meses Vamos a outro exemplo de concordncia, tirado da cano "O Poeta Est Vivo", com o Baro Vermelho: Se voc no pode ser forte, seja pelo menos humana. Quando o papa e seu rebanho chegar no tenha pena: todo mundo parecido quando sente dor. A letra usa indevidamente o verbo no singular. Se "Papa e rebanho chegam", a concordncia na frase acima deveria ser antes "quando o papa e seu rebanho chegarem". Seria bom que ao menos na escrita a concordncia verbal fosse observada.

"faz dez anos que eu morava l" ou "fazia dez anos que eu morava l"?

O verbo "fazer"

Como se deve dizer: "Quando conheci sua prima, eu morava l h dez anos" ou "Quando conheci sua prima, morava l havia dez anos"? A dica para resolver esse dilema simples: substitua o verbo "haver" pelo verbo "fazer", pois eles se equivalem quando indicam tempo. Eu morava l fazia dez anos Eu morava l faz dez anos No h dvida de que a primeira soa melhor. E isso porque a forma "fazia", do pretrito imperfeito, est em harmonia com a forma "morava", tambm do pretrito imperfeito. Portanto, ao usar o verbo "haver" naquela mesma situao, ele deve estar no pretrito imperfeito: Eu morava l havia dez anos Os tempos verbais devem, portanto, estar em acordo: moro --> h moro --> faz morava --> fazia. morava --> havia assim que exige o padro formal da lngua.

"faz vinte anos" ou "fazem vinte anos"?

"existe pessoas" ou "existem pessoas?"?


J comentamos vrias vezes, no "Nossa Lngua Portuguesa", que no Brasil, na lngua do dia-a-dia, a concordncia nem sempre respeitada. O verbo "existir" umas principais vtimas desse desrespeito. Tomemos a letra de uma cano, "Firmamento", gravada pelo Cidade Negra, para exemplificar o seu funcionamento: ... voc no sai da minha cabea e minha mente voa

O verbo "existir"

Simulados Brasil | www.simuladosbrasil.blogspot.com


Voc no sai, no sai, no sai, no sai... Entre o cu e o firmamento existem mais coisas do que julga o nosso prprio pensar que vagam como o vento e aquele sentimento de amor eterno Entre o cu e o firmamento existem mais coisas do que julga o nosso prprio entendimento que vagam como o vento e aquele juramento de amor eterno. Est corretssima a construo "existem mais coisas". O verbo "existir" sempre tem sujeito e, portanto, deve concordar com ele. Se o sujeito plural, esse verbo tambm deve aparecer no plural: existem coisas existem pessoas existem situaes Vamos ver outro verbo que nem sempre anda na linha. A cano "O ponteiro t subindo", gravada pelo Camisa de Vnus: Olhei para o relgio e j era quase trs o que aconteceu eu vou contar para vocs e eu tentando entender fazendo rocknroll at o amanhecer. Na letra do Camisa de Vnus o ponteiro pode estar subindo, subindo, mas a concordncia desceu a ladeira. No verso "e j era quase trs", uma referncia a horrio, a concordncia no foi corretamente observada. O verbo "ser", na indicao de horrio, deve concordar com o nmero de horas: j uma hora j so duas horas j so trs horas Sempre bom lembrar que a concordncia com meio-dia, meia-noite e uma hora feita sempre no singular: J meio-dia J meia-noite J meio-dia e quarenta e sete J uma e quinze Mais alguns exemplos: Duas e cinco = so duas e cinco Uma e cinco = uma e cinco Cinco para as duas = so cinco para as duas / faltam cinco para as duas

"haviam vrios trabalhadores" ou "havia vrios trabalhadores"?


"Haja pacincia!" Todos j ouvimos essa expresso. Esse "haja" o verbo "haver" no presente do subjuntivo. Esse verbo talvez seja o mais desconhecido quanto s suas flexes. Muitas vezes usado sem que o usurio tenha conscincia de que o est usando. Estive aqui h dez anos. O "h" presente na orao o verbo "haver" e pode ser trocado por outro verbo: "Estive aqui faz dez anos". Existem deslizes tpicos de quem no conhece as caractersticas do verbo "haver". Quando se diz "H muitas pessoas na sala", conjuga-se o verbo "haver" na terceira pessoa do singular do presente do indicativo. Note que no foi feita a concordncia do verbo "haver" com a palavra "pessoas". No se poderia dizer "Ho pessoas". O verbo "haver", quando usado com o sentido de "existir", fica no singular. O verbo "existir", sim, flexiona-se normalmente:"Existem muitas pessoas na sala". A confuso tende a aumentar quando o verbo "haver" usado no passado ou no futuro. Em certo trecho, a verso feita pelo conjunto "Os incrveis" da cano "Era um garoto que como eu amava os Beatles e os Rolling Stones" diz: No era belo, mas mesmo assim havia mil garotas a fim.... Nessa cano o verbo "haver" foi empregado com o sentido de "existir". Logo, est correta a verso com o verbo no passado e no singular. No Brasil, diz-se "cabe dez", "sobrou 30", "falta 30". Geralmente no se faz concordncia. Mas, quando no necessrio fazer, erra-se. "Houveram muitos acidentes naquela rodovia". Essa construo est equivocada. As construes abaixo esto corretas: Houve muitos acidentes naquela rodovia. Haver muitos acidentes naquela rodovia. Houve muitos acidentes naquela rodovia.

O verbo "haver"

Simulados Brasil | www.simuladosbrasil.blogspot.com


H vrios trabalhadores filiados a essa associao. Havia muitos trabalhadores filiados a essa associao. Houve muitos trabalhadores filiados a essa associao. Vale repetir: "O verbo "haver", quando empregado com o sentido de existir, ocorrer, acontecer, fica no singular, independentemente do tempo verbal.

Volta pra casa... me traz na bagagem: tua viagem sou eu. Novas paisagens, destino passagem: tua tatuagem sou eu. Casa vazia, luzes acesas (s pra dar impresso) cores e vozes, conversa animada ( s a televiso) Na letra acima, extrada da cano "Simples de corao", dos Engenheiros do Hawaii, lemos "tua viagem sou eu" e "tua tatuagem sou eu". H pessoas que se espantam com esse tipo de concordncia. Supem que "tua viagem" pediria verbo na 3 pessoa do singular, concordando com o sujeito: "tua viagem ..." ou "tua viagem foi...". Por que o letrista escreveu "tua viagem sou eu"? Porque o verbo "ser", nesse caso, est ligando o substantivo "viagem" ao pronome pessoal "eu". O pronome pessoal prevalece pelo simples motivo de que, em termos de concordncia verbal, a pessoa prevalece sobre o que no pessoa, sempre. Por isso, independentemente da ordem da frase, faz-se a concordncia do verbo "ser" com a pessoa, como vimos na letra: Eu sou tua viagem. Tua viagem sou eu. Eu sou tua tatuagem. Tua tatuagem sou eu.

"sua vida sou eu" ou "sua vida eu"?

O verbo "ser"

Flexo do Infinitivo

Ns precisamos lutarmos para podermos vencermos os jogos que vamos disputarmos, do contrrio no iremos nos classificarmos. H algo errado aqui, no? Evidentemente se trata de um exemplo exagerado, que visa mostrar como a flexo do verbo no infinitivo nem sempre adequada. Na cano abaixo, "Belos e Malditos", gravada pelo Capital Inicial, vemos uma construo com relao qual muitos tm dvida: Belos e malditos feitos para o prazer os ltimos a sair os primeiros a morrer... Como se deve dizer: "os ltimos a sair" ou "os ltimos a sarem" ? "Os primeiros a morrer" ou "Os primeiros a morrerem"? Se o infinitivo for precedido por preposio (que, no caso , "a") e funcionar como complemento de um substantivo, adjetivo ou verbo da orao anterior, desnecessria a flexo: Os veculos esto proibidos de circular. Foram obrigados a ficar. Vamos a outro exemplo, a cano "H Tempos", gravada pelo Legio Urbana: ...Tua tristeza to exata e o hoje o dia to bonito. J estamos acostumados a no termos mais nem isso... Melhor seria "no ter". No caso, o plural - "no termos" - serviria para enfatizar, realar a idia do autor. Como diz o gramtico Said Ali: "a escolha da forma infinitiva depende de cogitarmos somente da ao ou do intuito ou necessidade de pormos em evidncia o agente da ao". No primeiro caso, ser usado o infinitivo flexionado; no segundo, o infinitivo no flexionado.

Observe essa frase:

Crase acento grave


" francesa"

Como escrever: "Bife parmegiana" ou "bife a parmegiana"? Ou ento: "lula provenal" ou "lula a provenal"? O caso parece enigmtico especialmente porque as palavras que se seguem ao a so adjetivos, termos que no se acompanham de artigos. Sabemos que, para haver a crase, necessria a presena da preposio a e a presena do artigo feminino a. Ocorre que, nas construes acima, esto subentendidas as expresso moda de, maneira de: Bife moda parmegiana Lula moda provenal Elas so grafadas com crase porque trazem implcita a expresso " moda de", locuo adverbial feminina. E sabemos que as locues adverbiais femininas costumam ser craseadas. Vejamos outros exemplos em que aparece essa forma:

Simulados Brasil | www.simuladosbrasil.blogspot.com


Eles saram francesa da festa. (= Eles saram maneira francesa da festa.) Eliana calava um sapato Lus XV. (= Eliana calava um sapato mode de Lus XV.) " francesa", " Lus XV": nesses casos, as palavras moda ou maneira esto subentendidas. Assim, o a leva acento indicador de crase.

Acento grave
" bea", "s vezes"

Crase uma palavra grega que significa fuso. No caso, a fuso de um "a" com outro "a". Comumente, da preposio "a" com o artigo "a". Assim, crase o fenmeno da lngua, o fenmeno da fuso, que assinalado com o acento grave. Portanto a "crase", tecnicamente, NO o nome do acento. Na verdade, o acento chama-se grave. Atente para o verso abaixo, tirado da cano "Morro Velho", de Milton Nascimento: ... some longe o trenzinho ao Deus-dar... "Ao" seria a fuso de "a" mais "o". Ao Deus-dar, ao acaso, ao sabor do destino. Nas expresses masculinas somam-se as vogais, em vez de fundi-las. No h a fuso porque as vogais so diferentes. E o que aconteceria nas expresses femininas equivalentes? Djavam responde na sua cano "Se": ... voc me diz bea e eu nessa de horror... A expresso " bea" indica intensidade. No caso, significa "voc me diz muito". Como tambm uma expresso feminina, temos a mais a. Logo, fundimos as vogais iguais e chegamos ao "a" com acento grave: "". Veja esta letra, da cano "A Promessa", gravada pelos Engenheiros do Hawaii: ...Estou ligado a cabo a tudo que acaba de acontecer. Propaganda a alma do negcio: no nosso peito bate um alvo muito fcil. Mira a laser... miragem de consumo latas e litros de paz teleguiada... Ser "a cabo" ou " cabo" ? Observe que "cabo" palavra masculina, que no poderia ser precedida pelo artigo "a". Portanto "a cabo" no leva o acento indicativo de crase porque no houve nenhuma fuso. Na mesma letra, temos as expresses "a tudo" e "a laser". "Tudo" e "laser" tambm no so palavras femininas. A primeira pronome e a segunda substantivo masculino. Assim, no existe fuso entre preposio e artigo porque nem "tudo" nem "laser" so precedidas pelo artigo feminino a. Portanto o que os antecede somente preposio. E a expresso "s vezes" levaria crase? Vejamos como procederam os Engenheiros do Hawaii na cano "s vezes nunca": T sempre escrevendo cartas que nunca vou mandar pra amores secretos, revistas semanais e deputados federais. s vezes nunca sei se "s vezes" leva crase s vezes nunca sei em que ponto acaba a frase... Notem que a cano tem teor metalingstico. Tematiza-se a prpria indeciso em colocar crase em "s vezes". Trata-se de expresso adverbial feminina de tempo. Ao substituirmos essa expresso por uma equivalente com palavra masculina, usamos ao em vez de s: Fao ginstica apenas aos sbados. Aos domingos, visito minha av. Portanto, na expresso "s vezes", formada por palavra feminina ("vez"), a crase ser de rigor j que ocorre a fuso entre artigo e preposio. Devemos usar o acento grave indicador de crase. importante prestar ateno no sentido que "vezes" possui na frase. Por exemplo: Eu fao as vezes de mdico. Nesse caso no existe acento, j que "vezes" tem significado completamente diferente: "Eu fao o papel de mdico". "s vezes" s leva acento nos casos em que indica tempo.

Crase em adjunto adverbial feminino

Os adjuntos adverbiais de instrumento recebem crase. Mas ser que esse tambm o caso de "escrever maquina"? As expresses adverbiais femininas costumam ser grafadas com acento grave no "a" ou no "as". So muitas as expresses. Veja algumas: Fique vontade. s vezes eu visito a minha tia. A cidade ficou s escuras. Vamos conversar s claras. Expresses adverbiais femininas costumam ser grafadas com acento grave indicador de crase no "a" ou no "as". Quando se trata de instrumento ou meio, caso de "a mquina", h divergncias entre os gramticos. Alguns argumentam que ningum diz, por exemplo, que o barco "ao remo", e sim que o barco "a remo"; do mesmo modo, um barco no pode ser "ao vapor", e sim "a vapor"; no se escreve algo "ao lpis", e sim "a lpis". Seria coerente com isso, portanto, que no acentussemos o "a" ou "as" das expresses femininas que indicassem instrumento. Portanto seria adequado no colocar o acento.

Simulados Brasil | www.simuladosbrasil.blogspot.com


Outros argumentam, porm, que, se as demais expresses adverbiais femininas recebem crase, as designadoras de instrumento ou meio tambm devem receber. Ento o que fazer? Uma vez que no h consenso sobre essa questo, seria admissvel tanto usar a crase como no usla em adjuntos similares a " mquina". Mas cuidado: esse uso facultativo s possvel em relao a adjuntos adverbiais de meio ou instrumento. Nas demais expresses adverbiais com palavras femininas, a crase obrigatria. Voc j deve ter ouvido falar em "orao reduzida". Observe as estruturas abaixo: Quando voc fizer tal coisa Ao fazer tal coisa No primeiro caso o verbo "fazer" est no futuro do subjuntivo. No segundo, eliminamos a conjuno "quando" e no conjugamos o verbo "fazer", deixando-o no infinitivo. Em suma, reduzimos a orao. Ela tem o mesmo valor que a outra, mas est numa forma comprimida. Veja outro exemplo: Precisando, telefone. A frase acima possui duas oraes. A primeira, "precisando", pode ser desdobrada, isto , descomprimida: Se precisar, telefone. Quando precisar, telefone. Passamos a usar as conjunes "se" ou "quando" e a orao deixa de ser reduzida. Quando usamos verbos no gerndio ( falando, bebendo, partindo), no infinitivo ( falar, beber, partir ) ou no particpio ( falado, bebido, partido ), no se usam conjunes, como se e quando, elementos que introduzem a orao. Esta seria iniciada diretamente pelo verbo. Veja o fragmento de uma letra de Caetano Veloso e Gilberto Gil: No dia em que eu vim m'embora ... sentia apenas que a mala de couro que eu carregava embora estando forrada fedia, cheirava mal... "Estando" gerndio e o gerndio estabelece a orao reduzida. Logo, nessa letra a conjuno "embora" no poderia ter sido usada com o gerndio. Ficaria assim: ... sentia apenas que a mala de couro que eu carregava, embora forrada, fedia, cheirava mal... No caso, houve uma distrao. No pode ser abonado pela norma culta. Outro caso, em portugus a orao reduzida comea pelo verbo: Muita gente fala: "Isso posto, vamos ao que interessa.". Errado. O correto "Posto isso, vamos ao que interessa." No se diz "A questo discutida, passamos ao item seguinte". Diz-se "Discutida a questo, passamos ao item seguinte." Orao reduzida sempre comea com o verbo no gerndio, no particpio ou no infinitivo.

"Precisando, telefone."

Uso da vrgula

Como usar a vrgula? Seu uso est relacionado respirao? No, a vrgula depende da estrutura sinttica da orao. A pausa que fazemos na fala nem sempre corresponde pausa na escrita. O "Nossa Lngua Portuguesa" interrogou pessoas na rua a propsito desse tema. Pediu-se que colocassem vrgulas no seguinte texto: O diretor de Recursos Humanos da Empresa Brasileira de Correios e Telgrafos declarou que no haver demisses neste ms. A maioria dos entrevistados acertou. No h vrgula na frase acima, por maior que ela seja. "O diretor de Recursos Humanos da Empresa Brasileira de Correios e Telgrafos" o sujeito do verbo "declarar". Foi ele, o diretor, que declarou. Entre sujeito e verbo no h vrgula. Na seqncia temos " ...que no haver demisses neste ms". Trata-se de objeto direto em forma de orao. Ele complementa o verbo "declarar" declarou o qu? Que no haver demisses. Mas, s vezes, a vrgula pode decidir o sentido do texto. Assim, como pontuaramos a frase abaixo? Irs voltars no morrers A pontuao depende do sentido que se quer dar: Irs. Voltars. No morrers. Irs. Voltars? No. Morrers. A diferena entre uma e outra orao salta aos olhos, no ?

Onde, aonde

"esquea aonde estou" ou "esquea onde estou"

Simulados Brasil | www.simuladosbrasil.blogspot.com


"Onde" ou "aonde"? Muitos temos essa dvida. Nem vale a pena tentarmos esclarec-la por meio dos textos literrios, porque no incomum que grandes escritores utilizem as expresses de modo diferente do que pregado pela gramtica normativa. A diferena entre "onde" e "aonde" relativamente recente. Preste ateno no trecho desta cano, "Domingo", gravada pelos Tits: ... no Sexta-Feira Santa nem um outro feriado e antes que eu esquea aonde estou antes que eu esquea aonde estou aonde estou com a cabea? "Aonde eu estou" ou "onde estou"? A resposta a essa pergunta seria: "Estou em tal lugar", sem a preposio "a". As gramticas ensinam que, no havendo a preposio "a", no h motivo para usar "aonde". Assim, a forma correta na letra da cano seria: ... e antes que eu esquea onde estou antes que eu esquea onde estou onde estou com a cabea? Vamos a outro exemplo, a cano "Onde voc mora", gravada pelo grupo Cidade Negra: ... Voc vai chegar em casa eu quero abrir a porta. Aonde voc mora aonde voc foi morar aonde foi? No quero estar de fora... Aonde est voc? Quem vai vai a algum lugar. Portanto a expresso correta nesse caso "aonde". Aonde voc foi? Mas quem mora mora em algum lugar. Quem est est em algum lugar. Nesse caso, a construo correta seria "onde": Onde voc mora? Onde voc foi morar? Onde est voc? A palavra "onde" indica lugar, lugar fsico e, portanto, no deve ser usada em situaes em que a idia de lugar, metaforicamente que seja, no esteja presente. Veja agora este trecho da cano "Bete Balano", gravada pelo Baro Vermelho: Pode seguir a tua estrela o teu brinquedo de star fantasiando um segredo o ponto aonde quer chegar... Ensinam as gramticas que, na lngua culta, o verbo "chegar" rege a preposio "a". Quem chega chega a algum lugar. A preposio usada quando queremos indicar movimento, deslocamento. Portanto na letra acima a regncia est correta: O ponto aonde voc quer chegar. Eu chego ao cinema pontualmente. Eu chego a So Paulo noite. Eu chego a Braslia amanh. Na linguagem coloquial, no entanto, muito comum vermos construes como "eu cheguei em So Paulo", "eu cheguei no cinema". No estranho trocar "onde" por "aonde" na lngua do dia-a-dia ou em versos de letras de msicas populares, em que fatores como o ritmo e a melodia s vezes obrigam a uma determinada escolha gramatical para obter o efeito desejado. De todo modo, conforme a norma culta, utilize "aonde" sempre que houver a preposio "a" indicando movimento: ir a / dirigir-se a / levar a / chegar a .

Pronome relativo precedido de preposio

Tempos atrs foi exibido, na televiso, um anncio cujo texto dizia: ... a marca que o mundo confia. Acontece que quem confia confia em. Logo, o correto seria dizer: "... a marca em que o mundo confia". Na linguagem informal, diz-se em geral "A rua que eu moro", "Os pases que eu fui", "A comida que eu mais gosto". Conforme a norma culta, as construes corretas seriam "A rua em que moro", "Os pases a que fui", "A comida de que mais gosto". Vejamos um exemplo retirado da letra da msica "Gostava tanto de voc" (Edson Trindade), cantada aqui por Tim Maia: ...Pensei at em me mudar, lugar qualquer que no exista o pensamento em voc .... Em outra verso, Leila Pinheiro corrige e canta: ... lugar qualquer em que no exista o pensamento em voc ... Leila Pinheiro ajustou o verso norma culta. Se esse pensamento existe em algum lugar, o correto seria dizer "lugar qualquer em que no exista o pensamento em voc". Trata-se do emprego da preposio com o pronome relativo "que".

Simulados Brasil | www.simuladosbrasil.blogspot.com


Na linguagem do dia-a-dia e em textos escritos mais conforme o padro coloquial (caso das letras de MPB), essa preposio desaparece. comum as pessoas dizerem "A empresa que eu trabalho". Mas, na forma culta, a construo recomendada "A empresa em que trabalho". Um telespectador mandou e-mail pedindo que comentssemos o seguinte verso de Luiz Melodia: Lava a roupa todo dia, que agonia. Na quebrada da soleira, que chovia. O que Melodia teria querido dizer com "que chovia"? Provavelmente houve a supresso da preposio "em" antes de "que". A frase completa seria: Na quebrada da soleira em que chovia... Isso algo muito comum na lngua do dia-a-dia. comum ouvirmos frases como: A rua que eu moro A cidade que eu nasci Na lngua padro deve-se dizer: A cidade em que nasci A rua em que moro Pode ser tambm que na composio de Luiz Melodia tenha ocorrido um cruzamento de construo. o que acontece em frases como "Este piso escorrega". Na verdade no "o piso que escorrega", e sim as pessoas que escorregam nele. Do mesmo modo, no "a soleira que chove", mas antes chove na soleira. Esse tipo de cruzamento muito comum na linguagem cotidiana. Com um pouco mais de ateno, notaremos que fenmenos como o que vemos na letra de Lus Melodia so mais comuns do que imaginamos. Uma letra da dupla Roberto e Erasmo Carlos, "Emoes", traz uma estrutura que no seria admissvel na linguagem escrita padro: ... so tantas j vividas so momentos que eu no me esqueci... Ocorre que a sintaxe do verbo "esquercer" funciona da seguinte maneira: Se eu me esqueci, eu me esqueci de Quem se esquece esquece-se de algo Quem esquece esquece algo Logo, conforme a regncia culta desse verbo, o correto seria dizer "so momentos de que no me esqueci". Pode-se, tambm, eliminar a preposio "de" e o pronome "me". Nesse caso, a frase ficaria assim: "so momentos que eu no esqueci". Em um jornal de grande circulao o texto de uma campanha afirmava: "A gente nunca esquece do aniversrio de um amigo". A norma culta mandaria escrever: A gente nunca esquece o aniversrio de um amigo. A gente nunca se esquece do aniversrio de um amigo. Vale o mesmo esquema para o verbo "lembrar": Quem lembra lembra algo Quem se lembra lembra-se de algo Se voc usar o pronome, isto , se usar o verbo pronominalmente, ento no poder deixar de lado a preposio: Eu no lembro o seu nome. No conseguia lembrar sua fisionomia. Se voc no usar o pronome, ento tambm no usar a preposio: Eu no me lembro do seu nome. No conseguia me lembrar de sua fisionomia. Evidentemente essa regncia nem sempre observada na linguagem mais informal, familiar. Vejamos o que ocorre na cano "Lembra de Mim", cantada por Ivan Lins. A letra de Vtor Martins: Lembra de mim dos beijos que escrevi nos muros a giz Os mais bonitos continuam por l documentando que algum foi feliz Lembra de mim ns dois nas ruas provocando os casais... De acordo com a gramtica normativa, o ttulo da cano e a letra estariam errados. Deveria ser "Lembra-se de mim..." No dia-a-dia as pessoas no falam com esse rigor, com essa conscincia do sistema de regncia. Dessa forma, podemos dizer "lembra de mim", sem problema, dependendo do registro usado. A lngua falada permite essas licenas, e a poesia

Pronome relativo precedido de preposio

Os verbos "esquecer" e "lembrar"

Simulados Brasil | www.simuladosbrasil.blogspot.com


musical tambm, j que no deixa de ser um tipo de lngua oral. Mas, na hora de escrever, conveniente obedecermos quilo que est nos livros de regncia. No texto formal, "lembra-se de mim" a forma exigvel, correta. Regncia, em gramtica, o conjunto de relaes que existem entre as palavras. Por exemplo: quem gosta gosta de algum. O verbo "gostar" rege a preposio "de". Embora aprendamos a regncia naturalmente, no dia-a-dia, a gramtica muitas vezes estabelece formas diferentes das que utilizamos na linguagem cotidiana. Costumamos, por exemplo, dizer que chegamos em algum lugar, quando a norma culta indica que chegamos a algum lugar. Padro culto A caravana chegou hoje a Manaus. A caravana chegou hoje a Braslia. A caravana chegou hoje ao Brasil. A caravana chegou hoje Bahia. Padro informal A caravana chegou hoje em Manaus. A caravana chegou hoje em Braslia. A caravana chegou hoje no Brasil. A caravana chegou hoje na Bahia.

O verbo "chegar"

Os verbos "extorquir" e "exigir"


O fiscal foi acusado de extorquir os comerciantes. Voc j deve ter ouvido isso muitas vezes em noticirios, no ? Na verdade no possvel que uma pessoa faa isso porque "extorquir" significa tirar algo mediante ameaa, mediante algum tipo de mecanismo no muito lcito. Portanto, se possvel "extorquir" algo de algum, "extorquir" algum j seria um procedimento estranho. Esses cruzamentos, essas alteraes de estrutura so muito comuns. Repare no exemplo a seguir: s vezes, voc exigida a ser a mulher mais moderna do mundo. (propaganda de uma empresa de previdncia privada) Ser que uma pessoa exigida a ser algo? Na verdade, algo que exigido de algum. A construo "s vezes voc exigida a ser a mulher mais moderna do mundo" totalmente equivocada e contrria lngua portuguesa. Corrigindo-se a frase, teremos: s vezes, exige-se que voc seja... s vezes, exige-se de voc que seja a mulher mais moderna do mundo.

Cruzamento de regncias
"arrasar com"

Observe a letra da cano "Poltica voz", gravada pelo Baro Vermelho: Eu no sou um mudo balbuciando, querendo falar eu sou a voz, a voz do outro, que h dentro de mim guardada, falante, querendo arrasar com o teu castelo de areia que s soprar, soprar soprar, soprar e ver tudo voar... Voc notou alguma coisa diferente na letra? Em certa altura o letrista escreve: arrasar com o teu castelo de areia. Ocorre a um fenmeno lingstico chamado contaminao. Em tese, o verbo "arrasar" transitivo direto, no pediria preposio: O furaco arrasou a cidade. O verbo "acabar" pode ser usado com o mesmo sentido de "arrasar": O furaco acabou com a cidade. Assim, o que ocorre o cruzamento da regncia do verbo "acabar" - com o sentido de destruir, que requer a preposio "com" - com a do verbo "arrasar". Os sinnimos de certas palavras acabam por receber a companhia da preposio que na verdade no exigem. O verbo "arrasar" um deles. No padro formal da lngua, deve ser usado sem a preposio "com". Os lingistas podem argumentar que essa variante deve ser aceita, mas em nosso programa temos sempre a preocupao de ensinar o padro formal e mostrar o que acontece nas variantes. Quando voc escrever uma dissertao, por exemplo, utilize o verbo "arrasar" sem a preposio.

"levado ao hospital" / "socorrido no hospital" / "socorrido ao hospital"


No noticirio policial, comum o reprter dizer: O ferido foi socorrido ao hospital x.

Cruzamento de regncias

Simulados Brasil | www.simuladosbrasil.blogspot.com


Ser que uma pessoa socorrida a um hospital? Ocorre a um cruzamento de regncias. O verbo "levar" e o verbo "socorrer" influenciam um ao outro. "Levar" verbo que indica movimento, e a tendncia que se use a preposio "a": Levar algum a um hospital Levar algum a algum lugar J o verbo "socorrer" no indica movimento. Usa-se, portanto, a preposio "em": Socorrer algum em um hospital Socorrer algum em algum lugar O que acontece que as regncias se cruzam, originando a forma "o ferido foi socorrido ao hospital x". No se deve escrever assim em lngua padro. Construes mais adequadas seriam: Ele foi levado ao hospital. Ele foi socorrido no hospital. Se voc precisar usar "onde" ou "aonde", lembre-se de que na lngua padro de hoje conveniente usar "aonde" com o verbo "levar". Aonde voc pretende lev-la? Isso porque seria "lev-la a algum lugar. O uso de "aonde", soma de "a" e "onde", obrigatrio.

O desafio "trava-lngua"

O rato roeu a roda da carruagem do rei de Roma. Trs tigres trituram trs pratos de trigo Tente dizer essas frases vrias vezes em seguida. Trata-se de uma brincadeira que se faz muito por a, um tipo de desafio "quebra-lngua". Na verdade, o que temos nessas frases a repetio de fonemas (sons) consonantais, ou o uso de fonemas parecidos: Trs tigres trituram trs pratos de trigo Existe a a repetio do fonema /t/, do fonema /r/ e do encontro consonantal /tr/. No outro exemplo, temos a repetio do fonema /r/: O rato roeu a roda da carruagem do rei de Roma. Esse recurso chama-se aliterao e bastante usado na poesia. Vamos a um exemplo, um trecho da cano "Alvorada Voraz", de Paulo Ricardo: Virada do sculo alvorada voraz nos aguardam exrcitos que nos guardam da paz (que paz?). A face do mal, um grito de horror um fato normal, um xtase de dor e medo de tudo, medo do nada. Medo da vida, assim engatilhada fardas e fora forjam as armaes... Nessa letra temos dois trechos com aliteraes: em "alvorada voraz" h a repetio do fonema /v/ e do fonema /r/. E mais adiante, em "fardas e fora forjam as armaes", temos a repetio do fonema /f/. Tente fazer uma aliterao e perceba como difcil para o poeta fazer uma combinao que tenha bom gosto e faa sentido. Nunca repita palavras no seu texto. Quem, durante sua vida estudantil, nunca ouviu seu professor ou professora fazer essa recomendao? Por causa dela, o aluno cria uma camisa-de-fora ao escrever sua redao, supondo que seu trabalho ficar pssimo se utilizar mais de uma vez a mesma expresso. Mas ser que a repetio de palavras um recurso sempre condenvel? Preste ateno na letra da cano "Flores em voc", gravada pelo grupo Ira!: De todo o meu passado boas e ms recordaes. Quero viver meu presente e lembrar tudo depois. Nessa vida passageira, eu sou eu, voc voc. Isso o que mais me agrada. isso o que me faz dizer que vejo flores em voc. A repetio, nesse caso, um recurso usado de forma leve: a estrutura "isso o que..." foi repetida apenas uma vez, com a inteno de dar nfase quele trecho da letra. H casos em que a repetio feita de forma bem mais intensa, como na cano " primeira vista", gravada por Chico Csar:

A repetio de palavras

Simulados Brasil | www.simuladosbrasil.blogspot.com


Quando no tinha nada, eu quis. Quando tudo era ausncia, esperei. Quando tive frio, tremi. Quando tive coragem, liguei. Quando chegou carta, abri. Quando ouvi Prince, dancei. Quando olho brilhou, entendi. Quando criei asas, voei. Quando me chamou, eu vim. Quando dei por mim, tava aqui. Quando lhe achei, me perdi. Quando vi voc, me apaixonei. A repetio da mesma palavra no incio de dois ou mais versos chama-se anfora. Esse recurso, na linguagem potica, perfeitamente possvel. Na linguagem formal, na dissertao, a repetio abusiva pode no levar ao mesmo resultado. Por isso evite esse recurso no seu texto formal ou utilize-o com muito critrio e conscincia. Voc j parou para pensar que a palavra "embarcar" deriva de barco ou barca? "Embarcar", ao p da letra, significa entrar no barco ou na barca, e no no trem, no carro, no nibus ou no avio. No entanto todo mundo embarca no trem, no carro, em todos os meios de transporte. Esse um fenmeno lingstico chamado catacrese, um tipo de metfora desgastada. A metfora se faz por semelhana. No caso, a semelhana entre um barco e um trem est em que ambos so meios de transporte. Como no existe um verbo especfico para cada meio de transporte, ento utilizamos - por metfora - o verbo "embarcar" para todos eles. Com o tempo, a metfora se desgasta, fenmeno a que damos o nome de catacrese. Vamos a um exemplo interessante de catacrese na msica "Azul", de Djavan: Eu no sei se vem de Deus do cu ficar azul ou vir dos olhos teus essa cor que azuleja o dia? Se acaso anoitecer do cu perder o azul... Ser que "azul" e "azulejo" tm algo em comum? Os bons dicionrios alegam que sim. Dizem que o azulejo, quando surgiu, era branco ou azul, e por isso emprestou da palavra "azul" a origem de seu nome. Por isso "azulejo" uma catacrese: por semelhana lgica com a cor azul, por metfora que se desgastou com o uso. Outros exemplos de catacrese: bico da pena dente do alho dente do pente brao da cadeira

Metfora desgastada

Elipse

Talvez voc tenha ouvido essa palavra numa aula de matemtica ou numa aula de portugus. O termo pertence aos dois territrios. Acompanhe a letra de "S se for a dois", de Cazuza: Aos filhos de Gandhi, morrendo de fome aos filhos de Cristo (irmos), cada vez mais ricos o beijo do soldado em sua namorada seja para onde for. No trecho destacado, as vrgulas tm o papel de indicar algo mais alm do que est escrito. A frase "Aos filhos de Cristo, cada vez mais ricos" quer dizer, na verdade, "aos filhos de Cristo que esto cada vez mais ricos". H um verbo oculto a, um verbo que est subentendido. Isso elipse: omisso de termo que se deduz facilmente pelo contexto, embora no venha expresso, no esteja explcito.

Redondilhas

Observe a letra de "Paratodos", de Chico Buarque: ...Foi Antonio Brasileiro quem soprou esta toada que cobri de redondilhas pra seguir minha jornada e com a vista enevoada ver o inferno e maravilhas nessas tortuosas trilhas a viola me redime creia ilustre cavalheiro contra fel, molstia, crime

Simulados Brasil | www.simuladosbrasil.blogspot.com


use Dorival Caymmi v de Jackson do Pandeiro... Chico Buarque usou a palavra "redondilhas", que so versos com um determinado nmero de slabas. Mas o compositor no apenas usou essa palavra como ps em prtica o seu conceito. O professor de literatura Ulisses Infante nos ajuda a definir o significado de "redondilha": "Redondilha o nome que se d ao verso de cinco slabas poticas ou de sete slabas poticas. O verso de cinco slabas poticas a redondilha menor". Esse recurso usado por Chico Buarque remonta Idade Mdia. O compositor recorreu a um artifcio legtimo: usou o artigo em "O meu pai", mas no o usou em "Meu av". Dessa forma, os dois versos ficaram com sete slabas poticas (s se conta at a ltima slaba tnica)". O meu pai e-ra pau-lis-ta Meu a-v per-nam-bu-ca-no Vamos a mais um exemplo, a cano portuguesa "Cantiga Partindo-se", de Joo Raiz de CastelBranco e Vitorino: Senhora, partem to tristes meus olhos por ns, meu bem que nunca to tristes vistes outros nenhuns por ningum to tristes, to saudosos to doentes da partida to cansados, to chorosos da morte mais desejosos cem mil vezes que da vida Partem to tristes os tristes to fora de esperar bem que nunca to tristes vistes outros nenhuns por ningum Essa cano faz parte do disco "Leitaria Garrett", do compositor, cantor e violonista portugus Vitorino. A letra, do poeta Joo Raiz de CastelBranco, data do sculo XVI, conforme o professor Ulisses Infante: "Hoje, nos referimos a este poeta simplesmente como Castelo Branco. Seu trabalho faz parte do livro O Cancioneiro Geral, publicado em 1516. Podemos notar que o poeta tambm usou a redondilha de sete slabas". Se-nho-ra, par-tem to tris-tes Meus o-lhos por ns, meu bem Guarde o significado de "redondilha": redondilha maior (ou simplesmente redondilha) = verso de 7 slabas poticas redondilha menor = verso de cinco slabas poticas

Inverso da ordem das palavras

Ser que voc conhece esta frase: "Ouviram do Ipiranga as margens plcidas de um povo herico o brado retumbante"? claro que sim. Trata-se do comeo do Hino Nacional Brasileiro. So treze palavras dispostas em ordem que no a ordem natural em lngua portuguesa. Temos aqui a figura do hiprbato. Na ordem direta, a frase ficaria assim: As margens plcidas do Ipiranga ouviram o brado retumbante de um povo herico. Esse "as" de "as margens plcidas" no recebe acento indicador de crase. Est na letra oficial do Hino Nacional. Veja um caso mais simples de hiprbato no texto abaixo: (Msica "Toada", do grupo Boca Livre) Vem, morena ouvir comigo essa cantiga sair por essa vida aventureira tanta toada eu trago na viola pra ver voc mais feliz. A letra diz "...tanta toada eu trago na viola...". Quem traz traz alguma coisa. No caso, "tanta toada", que o complemento do verbo. A expresso "tanta toada" aparece, no entanto, no incio. Mais natural seria se ela viesse depois de "trago": Eu trago tanta toada na viola... Em geral, faz-se essa inverso ou para colocar em evidncia o termo que se desloca, ou para que o poeta tenha algum recurso a mais para rimar. A isso se d o nome de hiprbato, que a "inverso da ordem natural das palavras".

Expresses com duplo sentido

Voc j parou para pensar no significado da expresso "ilustre desconhecido"? Ns a utilizamos quando nos referimos a um cidado comum, uma pessoa que no famosa. Tempos atrs, quando o ento candidato presidncia Fernando Henrique Cardoso teve seu nome includo numa pesquisa popular, descobriu-se que pouqussimas entre as pessoas ouvidas sabiam de quem se tratava. E o candidato j era ministro de Estado. Na poca, o jornal Folha de S. Paulo fez um texto interessante, referindo-se a Fernando Henrique como um ilustre desconhecido, mas no no sentido comum da expresso. O texto queria dizer que de fato o candidato era uma pessoa ilustre, por toda a sua carreira acadmica e poltica, mas ainda assim uma pessoa desconhecida do grande pblico. Nesse caso a palavra "ilustre" foi usada no seu sentido efetivo, registrado normalmente pelos dicionrios, mas compondo uma expresso que tem duplo sentido.

Simulados Brasil | www.simuladosbrasil.blogspot.com


Muitas palavras podem ser empregadas em mais de um sentido, como na cano de Rita Lee, "Obrigado No": Quanto mais proibido Mais faz sentido a contraveno. Legalize o que no crime Recrimine a falta de educao. Gravidez versus aborto Quem quer nascer no mar morto? Quem quer morrer Antes da concepo? Obrigado no, obrigado no Preste ateno na letra e note que no ltimo verso a palavra "obrigado" tem duplo sentido. Ao mesmo tempo em que ela quer dizer "No, obrigado, isso eu no quero", tambm quer dizer que no agradvel fazer algo por obrigao; bom mesmo fazer com conscincia. Dessa forma, a palavra "obrigado" usada de uma forma que ultrapassa o sentido que normalmente tem no uso comum da lngua portuguesa. A letra da msica, muito inteligente, comprova que o seu ttulo faz sentido, ou melhor, faz duplo sentido. H um tipo de avio pequeno que se chama teco-teco. "Teco-teco" uma palavra surgida a partir de um processo conhecido como onomatopia. Onomatopia a tentativa de reproduo de sons por meio de palavras. A palavra tenta imitar os sons. O avio chama-se teco-teco porque o funcionamento do seu motor produz um som parecido com teco-teco. O mesmo acontece com o instrumento reco-reco. A onomatopia muito comum na linguagem infantil: ai, ui, tim, bam, bum etc... Todas essas e muito mais so expresses onomatopicas ou onomatopaicas. Esse fenmeno existe em nossa lngua assim como em vrias lnguas do mundo. Imagine esta situao: enfrentam-se Palmeiras e Corinthians, e Marcelinho do Corinthians marca um gol; um palmeirense se levanta e vibra. Se voc tivesse de usar um adjetivo para definir a atitude do palmeirense que vibrou com o gol de Marcelinho contra o Palmeiras, que adjetivo voc usaria? Veja um caso que mereceria adjetivo semelhante numa das chamadas "Canes que voc fez pra mim", de Roberto e Erasmo. to difcil olhar o mundo e ver o que ainda existe pois sem voc meu mundo diferente minha alegria triste. O ltimo verso diz: "...minha alegria triste". A alegria e a tristeza se opem. Como possvel que a alegria tenha como caracterstica bsica a tristeza? Trata-se de um paradoxo, encontro de idias que se opem. a partir dessa palavra que se forma o adjetivo que poderia qualificar a atitude do torcedor: paradoxal. Se a minha alegria triste, ela tem uma qualidade que antagnica a sua prpria natureza. Assim, o entusiasmo do palmeirense com o gol do Marcelinho seria, sem dvida, um entusiasmo paradoxal. Voc j ouviu falar em pleonasmo? Trata-se da repetio de uma idia que j est contida em termo anterior. Veja um exemplo: Eu sonhei um sonho. Se eu sonhei, obviamente foi um sonho. Algumas vezes, a palavra "pleonasmo" pode ser usada no dia-a-dia com o sentido de ironia. Algum diz, por exemplo: "Aquele um poltico falador". Outra pessoa pode retrucar: "Poltico falador um pleonasmo". Com certeza, o comentrio deve-se ao fato de que, normalmente, o poltico mesmo um falador, fala, fala, fala.... Existem pelo menos dois tipos de pleonasmo: aquele que no acrescenta nada, como "entrar para dentro", e aquele que tem certa expressividade, reativando o sentido original. Vejamos um trecho da cano "Vou deixar que voc se v", gravada pelo grupo Nenhum de Ns: ... Procure o seu caminho Eu aprendi a andar sozinho Isto foi h muito tempo atrs Mas ainda sei como se faz Minhas mos esto cansadas No tenho mais onde me agarrar.

A palavra que imita o som

Encontro de idias opostas

Expresses redundantes

Simulados Brasil | www.simuladosbrasil.blogspot.com


Expresses como "h muito tempo atrs" esto consagradas na lngua do dia-a-dia e at em textos literrios. Ao p da letra, um pleonasmo. Se algum esteve em algum lugar h 10 anos, necessariamente foi no passado. Por isso a palavra "atrs", nesse caso, redundante, um pleonasmo. Trata-se, porm, de um pleonasmo to usado que alguns autores supem seja hora de aceit-lo. No portugus rigoroso, contudo, melhor no us-lo. Vejamos outro caso, agora na letra da cano "Tanta saudade", gravada por Djavan: ... Mas voltou a saudade , pra ficar Ai, eu encarei de frente Ai, eu encarei de frente, menina Se eu ficar na saudade , deixa estar Saudade engole a gente Saudade engole a gente, menina... A expresso "encarei de frente" tambm consagrada no uso popular. Mas "encarar" j significa "olhar de frente". Assim, "encarei de frente" redundncia, pleonasmo. Esse recurso faz sentido em determinados contextos, em textos literrios em que se quer enfatizar uma idia. Rigorosamente, no entanto, so construes que trazem informaes desnecessrias, redundantes. Algumas vezes utilizamos pleonasmos sem perceber. Por exemplo: Ele tem uma bela caligrafia. "Cali", um radical grego, quer dizer "belo", "bonito". Assim, "caligrafia" significa "grafia bonita", o que torna a expresso "caligrafia bonita" um pleonasmo. Como, no entanto, praticamente se perdeu a noo de que caligrafia j tem a palavra "belo", escrever "bela caligrafia" no constitui um deslize e aceito pelo padro culto. O que polissemia?

Palavras com mltiplos significados

poli = vrios. semia = significado polissemia: vrios significados para uma mesma palavra. Um dos campees da polissemia o verbo "ter". Veja os significados que ele adquire no texto abaixo. Vamos, carioca sai do teu sono devagar o dia j vem vindo a o sol j vai raiar So Jorge, teu padrinho te d cana pra tomar Xang, teu pai te d muitas mulheres para amar , vida to boa s coisa boa pra pensar sem ter que pagar nada cu e terra, sol e mar e ainda ter mulher e ter o samba pra cantar o samba que o balano da mulher que sabe amar. Essa cano, "Samba do carioca", de Carlos Lira e Vincius de Moraes, faz parte de um belo espetculo chamado "Pobre menina rica". Observe que, na primeira ocorrncia (" sem ter de pagar nada" ), o verbo "ter" transmite a idia de obrigao, como vemos nos seguintes exemplos: Tenho de levantar cedo amanh. Temos de escovar os dentes quatro vezes por dia. Na segunda vez que surge na letra ("e ainda ter mulher e ter o samba..."), o verbo "ter" adquire outro sentido. Agora, transmite-se a idia de posse. Esses so apenas alguns significados dos tantos que o verbo "ter" apresenta.

Uma concordncia ideolgica

Ser que os erros de concordncia sempre ocorrem por desconhecimento das regras ou ser que possvel errar intencionalmente? s vezes o erro intencional e est articulado com o contexto, com a inteno de quem escreve. Um exemplo inequvoco disso a letra "Intil", do grupo "Ultraje a Rigor". A gente no sabemos escolher presidente A gente no sabemos tomar conta da gente A gente no sabemos nem escovar os dentes Tem gringo pensando que ns indigente

Simulados Brasil | www.simuladosbrasil.blogspot.com


Intil, a gente somos intil Intil, a gente somos intil Em muitos lugares do Brasil pratica-se essa concordncia com muita naturalidade. De acordo com a lngua oficial, no entanto, trata-se de uma construo equivocada. "A gente no somos intil", "a gente intil". Contudo, para o clima da letra, para o contexto que foi criado, at necessrio errar a concordncia intencionalmente para que a stira fique mais evidente. A forma gramatical busca aqui se adequar mensagem. Por se tratar de texto potico, a quebra da norma se justifica porque visa a um fim determinado. H conscincia da parte do letrista de que se trata de um erro, cometido apenas para enfatizar a inutilidade desse "a gente" (que afirma sua incapacidade para at mesmo concordar o verbo com o sujeito). Na linguagem formal, no h dvida de que a construo recomendada "Somos inteis", "A gente intil", possuindo esta ltima construo um matiz coloquial pelo uso de "a gente" no lugar de "ns".

A importncia do dicionrio
preciso criar o hbito de pesquisar em dicionrios. No possvel ficar satisfeito com o desconhecimento de palavras e de seus significados. Se for preciso, pare a leitura e consulte um bom dicionrio. Grandes nomes de nossa msica popular recorrem ao dicionrio quando necessrio. Veja um depoimento a esse propsito de Erasmo Carlos: Roberto Carlos e eu, a gente trabalha de todas as maneiras possveis e imaginveis porque ambos tocam e ambos escrevem. Logicamente a gente conta com Deus e com um dicionrio de rimas, de sinnimos e antnimos e com o dicionrio Aurlio. J Tom Jobim disse certa vez que s usa o dicionrio se procura algo especial, o que compreensvel. Ele era muito culto, conhecia muitas palavras. Basta atentar para o texto da cano "guas de maro", um desfile de substantivos sofisticados, ndice de domnio do idioma. Erasmo d uma dica importante: h vrios tipos de dicionrio, o de sinnimos e antnimos, o de rimas, entre outros. Infelizmente as pessoas conhecem, normalmente, apenas um, o Aurlio. E, se o conhecem, mal o consultam. No dicionrio de sinnimos e antnimos h, para cada palavra, aquelas que portam significado oposto ou semelhante. Tomemos como exemplo "fleumtico". Esse adjetivo significa frio, calculista, categrico, impassvel. Qual o oposto de "fleumtico"? A resposta encontrada no dicionrio de sinnimos e antnimos: inquieto, nervoso, agitado, indeciso. Regncia o mecanismo de relao entre as palavras. H dicionrios de regncia. Neles podemos descobrir que "quem gosta gosta de" quando o sentido achar bom, ter afeio. Ex: Eu gosto de vinho. Mas ser que possvel "Eu gosto vinho"? Sim, possvel. Se eu "gosto vinho", eu experimento vinho, eu provo, eu saboreio, eu degusto. o dicionrio de regncia que vai nos ensinar isso. H ainda o dicionrio etimolgico. Ele nos ensina a origem das palavras. Se procuramos a palavra "egocntrico", por exemplo, descobrimos que "ego" vem do latim e significa "eu"; "egocntrico", portanto, significa aquele que centraliza tudo no eu, ou melhor, em si mesmo. Vamos acompanhar trechos de duas letras de msicas que possuem algo em comum. A primeira delas "A Feira", gravada pelo grupo O Rappa: dia de feira Quarta-feira, sexta-feira No importa a feira dia de feira Quem quiser pode chegar... A outra cano "Perplexo", gravada pelos Paralamas do Sucesso: ... Segunda-feira, tera-feira, quarta-feira quinta-feira, sexta-feira, sbado de aleluia. Eu vou lutar, eu vou lutar eu sou Maguila, no sou Tyson. Nas duas letras aparece a seqncia dos dias da semana em portugus. Quando algum estuda uma lngua estrangeira (espanhol, Italiano ou francs, por exemplo), logo nota que os dias tm nomes parecidos. Vamos ver como "segunda-feira" nessas lnguas: italiano: "lunedi" espanhol: "lunes" francs: "lundi" Em ingls "monday". Ou seja, em todos esses idiomas a segunda-feira sempre o "dia da lua", ao p da letra. E, em portugus, os dias da semana so sempre terminados por "feira". Essa a dvida de muita gente e tambm da nossa telespectadora Glucia Greggio, que enviou e-mail perguntando por que os dias da semana recebem tm esses nomes. A explicao muito simples. No portugus j houve nomes como os que so dados nas outras lnguas, mas a Igreja Catlica, a certa altura, obrigou mudana porque os nomes eram baseados em deuses pagos. "Feira", na linguagem litrgica, "dia de trabalho". o dia em que se trabalha, em que se festeja algum santo que no o Senhor. O Dia do

Dias da semana

Simulados Brasil | www.simuladosbrasil.blogspot.com


Senhor, como todo mundo sabe, o domingo, o primeiro dia da semana. Por isso, entre ns, os chamados "dias teis" comeam pela segunda-feira. No Brasil h uma cidade chamada Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul. Em Minas Gerais temos Cordisburgo, cidade onde nasceu Guimares Rosa. No exterior tambm h vrias cidades com nomes cuja terminao igual: Edimburgo, capital da Esccia; Hamburgo, na Alemanha, entre outras. O que quer dizer burgo? Esse termo tem a mesma origem etimolgica que burgus? "Burgo" remonta Idade Mdia, em que era o nome dado a cidades que eram protegidas por fortalezas. por isso que tantas cidades tm essa terminao em seus nomes. Dessa palavra procede o adjetivo "burgus", tambm usado como substantivo e que designava o habitante do burgo.

A origem do termo "burgus"

Ser que as palavras "atravesso" e "travesseiro" tm algo em comum? Confira na letra abaixo, extrada da cano "Garganta", de Ana Carolina: do teu quarto, da cozinha, da sala de estar minha garganta arranha a tinta e os azulejos do teu quarto, da cozinha, da sala de estar venho madrugada perturbar teu sono como um co sem dono me ponho a ladrar atravesso o travesseiro, te reviro pelo avesso tua cabea enlouqueo, fao ela rodar atravesso o travesseiro, te reviro pelo avesso tua cabea enlouqueo, fao ela rodar... "Atravesso o travesseiro", diz a letra. As palavras "atravesso" e "travesseiro" no so apenas parecidas como possuem uma origem comum: a idia de algo posto de travs, atravessado. O travesseiro recebe esse nome justamente porque fica atravessado em relao ao colcho. A Etimologia o estudo da origem das palavras. Por meio dela, podemos descobrir palavras que tm a mesma raiz, que partilham a mesma origem.

Famlia etimolgica - "atravessar" e "travesseiro"

Termos como "atravessar", "de travs", "atravs", travesseiro e tantas outras pertencem a uma mesma famlia, isto , a uma mesma famlia etimolgica. Famlia etimolgica
"sarjeta" e "gorjeta"

(msica "Bwana", de Rita Lee) Adeus, sarjeta Bwana me salvou no quero gorjeta fao tudo por amor. Adeus, sarjeta Bwana me salvou no quero gorjeta fao tudo por fao tudo fao tudo por amor. "Sarja" o ornamento das caladas, uma espcie de acabamento nas guias. "Sarjeta", que encontramos no texto acima, o diminutivo de "sarja". Ainda na letra temos: "No quero gorjeta". "Gorjeta" vem de "gorja", palavra de origem francesa (gorge), que quer dizer "garganta". A gorjeta um dinheirinho que se d a algum para que tome um trago, uma bebida, e molhe a garganta. O verbo "gorjear", presente no famoso verso "As aves que aqui gorjeiam no gorjeiam como l", de Gonalves Dias, da mesma famlia de "gorjeta". Famlia etimolgica: grupo de palavras que tm a mesma origem.

"to push" / "to pretend"

Voc sabe o que so "palavras cognatas"? So palavras que pertencem mesma famlia etimolgica. Exemplos de palavras cognatas:

Simulados Brasil | www.simuladosbrasil.blogspot.com


pedra - pedreiro pedra - pedrinha jornal - jornalista jornal - jornaleiro Portanto essas palavras que so da mesma famlia, que tm um mesmo radical, so chamadas de "cognatas". Acontece que existem palavras que parecem cognatas, mas no so. Por exemplo: "feracidade" parece ter relao com "feroz", "bravo", "temvel". Na verdade, "feracidade" significa extrema fertilidade, e "feraz" prolfico, frtil, ubertoso. Esse substantivo aparece numa das obras-primas de Manuel Bandeira, "O cacto", do qual se diz que "Era enorme, mesmo para esta terra de feracidades excepcionais", isto , de fertilidades excepcionais. Os chamados "falsos cognatos" muitas vezes nos pregam peas incrveis. Existe uma palavra inglesa, "push", que muitas pessoas acham que significa "puxar" em portugus, quando na verdade quer dizer "empurrar", "pressionar". A letra da cano "A sombra da maldade", gravada pelo grupo Cidade Negra, traz uma palavra cuja origem tambm causa dvida em muitas pessoas: ... A minha vida muda sempre lentamente como a lua que d voltas pelo cu e mexe tanto com o presente quanto o ausente eu sei, eu sei, eu sei No sou vidente mas sei o rumo do seu corao Certa vez, uma das questes do vestibular da Fuvest citava a palavra "vidente" e pedia ao aluno que indicasse as palavras cognatas. Muitas pessoas supem que "vidente" seja da mesma raiz de "vida", mas na verdade a palavra possui a raiz latina do verbo "ver". Vamos ver outro exemplo, agora na cano "The Great Pretender", gravada por Fred Mercury: Oh yes Im the great pretender Pretending Im the great pretender Pretending Im doing well My need is such I pretend too much Im lonely but no one can tell... O verbo da lngua inglesa "to pretend" tambm surpreende muitas pessoas, que logo pensam em "pretender". Mas "to pretend" quer dizer "fingir". "Pretender" seria o mentiroso, o fingidor. Por essas e por outras, tome sempre muito cuidado com os falsos cognatos.

O prefixo des

Voc est dormindo e desperta. O que acontece quando voc desperta? Voc fica esperto. "Despertar" tem o mesmo sentido que "espertar". s vezes no relacionamos as palavras. Elas esto depositadas na nossa memria, e, embora possamos us-las com freqncia, no as associamos. "Despertar" "ficar esperto". Afinal, quem est dormindo no est esperto; est repousando, tranqilo. Acordou: j est esperto. Despertar = espertar Como "despertar" pode ser igual a "espertar" se uma possui o "des-", prefixo com valor negativo? Ocorre que nem sempre esse prefixo tem o referido valor. Veja, por exemplo, a palavra "descamar". "Descamar" "tirar as escamas". Existe escamar? Existe, sim, e tambm significa "tirar as escamas". Escamar o peixe Descamar o peixe Veja alguns exemplos mais de palavras equivalentes com e sem "des-": Desbarrancar/esbarrancar Descabelar/escabelar Portanto, antes de se precipitar e tirar concluses, pense, reflita. Se for o caso, v ao dicionrio.

"despertar"/ "espertar"

Meu escritrio na praia eu t sempre na rea mas eu no sou daquela laia, no. Ento deixe viver, deixe ficar deixe estar como est Trata-se de trecho da msica "Zio da lula", do grupo Charlie Brown Jr. Nele aparece a palavra "laia", tpica de frases como "Eu no sou da sua laia", "Junte-se aos que so da sua laia". Que significado, afinal, tem a palavra "laia"? "Laia", ensinam os dicionrios, quer dizer casta, jaez. No entanto a expresso "ser da laia", "fazer parte de uma laia" ganhou sentido pejorativo. Quando algum diz "eu no sou da sua laia", est querendo dizer "eu no sou do seu nvel", e esse nvel ruim. Mas a palavra no tem necessariamente esse sentido nem tem uso exclusivo na lngua popular. A palavra est nos textos literrios tambm como sinnimo de casta, jaez, feitio.

A palavra "laia"

Simulados Brasil | www.simuladosbrasil.blogspot.com


H ainda a expresso "fazer algo laia de", que significa "fazer algo moda de", " maneira de".

A palavra "nau"

Quando a economia do pas vai mal, comum que se diga que "a nau est deriva". Mas a nau, ao p da letra, no est deriva. Ocorre a uma metaforizao, uma figurao da linguagem. Veja abaixo a letra da msica "Nau deriva", do grupo Engenheiros do Hava: Nau deriva no asfalto ou em alto-mar "perigo, perigo" perdidos no espao sideral apocalypse now deriva talvez um parto, talvez aborto destroos da nave (hey!) me O comeo da letra comprova o que j foi mencionado antes. Na letra de msica, a frase "Nau deriva no asfalto ou em alto-mar..." tem valor figurado. O que vem a ser "nau"? "Nau" nave, embarcao. Essa palavra vem do latim, e tambm h registro dela no idioma catalo como sendo um antigo navio redondo. Da palavra nau so feitas muitas palavras. Entre as mais conhecidas esto "naufragar" e "naufrgio". O termo "naufragar" formado por "nau" e por "fragar", que da mesma famlia de "frgil" (quebradio). Ento "naufragar" significa "ir a pique", "soobrar". Isso porque a embarcao se quebra e afunda. Temos tambm palavras como "nusea", que significa "enjo de mar", nauta, que "aquele que navega", astronauta, internauta, argonauta, nutica, nutico e tantas outras palavras formadas com o elemento "nau". Ningum conhece o dicionrio inteiro, talvez nem o dicionarista, o lexicgrafo. Mas, se pudermos aumentar o nmero de palavras em nosso repertrio, tanto melhor. H, alm dos vocbulos desconhecidos, aqueles que ouvimos de vez em quando e mesmo usamos sem que tenhamos uma conscincia exata de seu significado. Vamos a um exemplo, retirado da cano "Sina", de Djavan: ... Quando o grito do prazer aoitar o ar reveillon, o luar estrela do mar, o sol e o dom, qui um dia a fria desse front vir lapidar o sonho, at gerar o som como querer caetanear o que h de bom O quer dizer "qui"? Quer dizer "quem sabe", "talvez": "Qui um dia", ou "quem sabe um dia". O melhor a fazer em relao a termos desconhecidos consultar o dicionrio.

"Qui"

"Rezingar"

Nosso vocabulrio precisa ser o maior possvel. H palavras que no se usam freqentemente e que, no entanto, precisam ser conhecidas. So as palavras que fazem parte do chamado vocabulrio passivo, pouco utilizado na vida cotidiana, mas logo mobilizado para entender um texto, por exemplo. Vejamos na cano abaixo, "Maria Moita", de Carlos Lyra e Vincius de Moraes, uma palavra pouco usada em nosso dia-a-dia: Homem, acaba de chegar, t com fome a mulher tem que olhar pelo homem. E deitado, em p mulher tem que trabalhar. O rico, acorda tarde, j comea a rezingar. O pobre, acorda cedo, j comea a trabalhar... Voc notou que, a certa altura, aparece o termo "rezingar". Segundo o dicionrio Aurlio, rezingar , provavelmente, uma palavra formada por onomatopia. Seria, ento, a tentativa de reproduo de um som a partir da palavra "rezar". Bem, quando uma pessoa reza, ela fala baixo, quase entre os dentes, no ? Por isso Rezingar = resmungar / falar entre dentes / falar resmungando, reclamando Esse o significado da palavra "rezingar".

O verbo "roar"

Observe o verbo "roar" na msica "O meu amor", de Chico Buarque. O meu amor tem um jeito manso que s seu de me deixar maluca quando me roa a nuca

Simulados Brasil | www.simuladosbrasil.blogspot.com


e quase me machuca com a barba malfeita e de pousar as coxas entre as minhas coxas quando ele se deita, ai Diz a letra: "Quando me roa a nuca...". Roar a nuca pressupe contato fsico, proximidade. A palavra "roar" da mesma famlia de "romper" e significa "arrancar". justamente o que se faz numa roa, numa pastagem: preciso que se arranque o mato para fazer roas no terreno. Nesse caso, preciso que haja um certo contato, por exemplo, da ferramenta com o prprio mato que vai ser arrancado. Roar a nuca e roar a terra possuem o mesmo verbo, que remonta idia de romper.

"Sbito", "bardo", "eunuco", "harm"...


Veja este trecho da cano "xtase", de Guilherme Arantes: ...Espero que a msica que eu canto agora possa expressar o meu sbito amor... O autor utilizou a palavra "sbito". E "sbito" quer dizer o qu? Sbito= de uma hora para outra, de repente, de sbito, subitamente, repentinamente O termo "sbito" tem aumentativo: "supeto". Meu tio chegou de supeto = Meu tio chegou repentinamente Curiosamente, "supeto" mais corrente no dia-a-dia que "sbito". Por falar em palavras que no usamos no dia-a-dia, tomemos a letra da cano "Uns versos", gravada por Maria Bethnia, na qual aparecem algumas palavras pouco comum na linguagem cotidiana: Sou seu fado, sou seu bardo se voc quiser ouvir o seu eunuco, o seu soprano o seu arauto... Na cano h pelo menos quatro palavras interessantes. Uma delas "bardo". "Bardo" o poeta herico entre os celtas e glios; tambm pode ser simplesmente o poeta, o trovador. Shakeaspeare o Grande Bardo. Outra palavra interessante "eunuco". Para quem no se lembra, "eunuco" o homem que, no Oriente, encarregado de tomar conta do harm. "Harm" aquele local do palcio dos sultes muulmanos em que ficam encerradas as odaliscas. Por essa razo, pode-se deduzir por que o eunuco sempre um homem castrado. Tambm vimos na letra da cano as palavras "soprano", que a mulher ou menino que tem voz aguda, e "arauto". "Arauto" aquele que anuncia, aquele que traz a notcia, o mensageiro.

Chico Buarque escreveu uma cano maravilhosa, chamada "Paratodos", na qual ele mexe com duas palavrinhas que do o que falar: ... Vi cidades, vi dinheiro Bandoleiros, vi hospcios Moas feito passarinho Avoando de edifcios Fume Ari, cheire Vincius Beba Nelson Cavaquinho (...) O meu pai era paulista Meu av pernambucano O meu bisav mineiro Meu tatarav baiano Vou na estrada h muitos anos Sou um artista brasileiro Chico Buarque usou a palavra "avoando", do verbo "avoar". a forma variante do verbo "voar" e est no dicionrio. Muitas palavras na lngua portuguesa tm as chamadas formas variantes, ou formas paralelas. Observe outros exemplos: juntar - ajuntar intrincado - intricado covarde - cobarde

"Voar" e "avoar"

Simulados Brasil | www.simuladosbrasil.blogspot.com


FAZER OUTRO MDULO COM O TEXTO ABAIXO E DEIX-ALO INSERIDO EM "sIGNIFICAO"-texto revisado at aqui apenas

Outra palavra utilizada por Chico Buarque nessa letra e que causa confuso "tatarav". Ns sabemos que o pai do pai o av e que o pai do av o bisav. Mas e o pai do bisav? Muita gente diz que tatarav, no entanto os dicionrios definem o trisav como pai do bisav. Alguns dicionrios afirmam que tatarav forma paralela de tetrav, aquele que seria pai do trisav. Outros dicionrios preferem aceitar aquilo que o povo consagrou no dia-a-dia, ou seja, tatarav como pai do bisav. Foi essa forma que Chico Buarque preferiu utilizar na letra de "Paratodos".
FICHA TCNICA: Nossa Lngua Portuguesa Realizao: TV Cultura Contedo e assessoria: Pasquale Cipro Neto e Priscila Figueiredo Apresentao: Pasquale Cipro Neto Gerncia de Produo: Carlos Nascimbeni

Das könnte Ihnen auch gefallen