Sie sind auf Seite 1von 17

A Igreja em Clulas

Uma igreja em clulas a maneira mais prtica de viver como os primeiros cristos. Assim como o nosso corpo composto de milhares de clulas, a igreja, que um corpo, formada de incontveis clulas que so os cristos. Na igreja local, uma clula um grupo de oito a quinze pessoas que se rene para experimentar o amor de Deus na comunho com os irmos, procurando sempre alcanar outras pessoas para Cristo. As clulas so parte de um todo que a igreja, elas no so isoladas, independentes, mas interdependentes. As clulas se renem em vrios locais do bairro e da cidade, mas se encontram para adorar e celebrar ao Senhor Jesus Cristo. Todos os crentes so pastoreados nas clulas de modo efetivo. Assim, mesmo que a igreja tenha milhares de membros, todos so assistidos pelos lderes das clulas, seus auxiliares e demais membros, na prtica bblica dos mandamentos recprocos de "uns aos outros".

1. Base bblica do movimento celular*


A Igreja Crist nasceu com 120 pessoas. No dia de Pentecoste houve 3.000 converses, multiplicando assim 25 vezes seu nmero de membros num s dia. Como os apstolos fizeram para batizar 250 pessoas num dia, cada um deles? Onde se reuniriam? Como discipular esse gente toda? Certamente eles distriburam esses novos irmos entre os 120, para que esses dessem seguimento ao discipulado. Certamente cada um dos 120 levou um grupo de irmos para seus lares e comearam a compartilhar do evangelho com eles. A Igreja do Novo Testamento comeou tendo dois tipos de reunies. Reunies nas casas e reunies no templo (At 2.42). O que a Bblia quer dizer quando menciona que os cristos se reuniam no templo? Refere-se ao templo judeu que no era um local prprio para receber as pessoas. Era um edifcio relativamente pequeno, preparado para impedir o acesso das pessoas. Somente o sumo sacerdote podia entrar em sua parte mais interior uma vez por ano. Os cristos se reuniam no ptio do templo, no dentro do templo. No havia outro local em Jerusalm que comportasse tantas pessoas. Por ser um local pblico, facilitava a pregao do evangelho. Resumindo: A Igreja do Novo Testamento tinha dois tipos de reunies: As celebraes que se realizavam em lugares pblicos tinham uma multido de cristos. As reunies nas casas eram grupos pequenos que hoje chamamos clulas. Por no ter um templo prprio para suas reunies, a igreja do Novo Testamento acostumou-se desde o incio a reunir-se nas casas (At 12.12; Rm 16.3-5; Cl 4.15; Fm 2). A chave do crescimento da Igreja do Novo Testamento, que sabia equilibrar suas reunies grandes e pequenas, as celebraes e as clulas. Atualmente, as maiores igrejas do mundo so igrejas celulares e todas do nfase a ambas as reunies.

No ano 312, com a institucionalizao do cristianismo, a Igreja comeou a perder seu equilbrio entre a celebrao e a clula. A Igreja deixou de reunir-se como comunidade de Cristo nas casas e comeou a construir templos dedicados ao culto cristo. Esses locais se transformaram depois nas grandes catedrais. A Igreja perdeu sua nfase no trabalho de todos os crentes, deixando-o somente para os sacerdotes, lderes, pastores. Em 1517, Martinho Lutero liderou a Reforma, provocando uma transformao na teologia, porm, deixou intacta a estrutura da Igreja. Posteriormente os Anabatistas adicionaram transformao teolgica a transformao das estruturas na igreja. Perseguidos por Catlicos e Protestantes os Anabatistas voltaram a reunir-se em grupos pequenos. Mais tarde os Puritanos seguiram a tradio de reunir-se em grupos pequenos. Em 1738, inspirado pelos Morvios, Joo Wesley comeou a organizar seus clubes santos. Estes eram grupos pequenos onde os crentes se reuniam para orar, estudar a Bblia e animar uns aos outros. Para Wesley, converter-se e no participar de um grupo pequeno, no valia muito. No fim de sua vida Wesley tinha conseguido abrir 10.000 clulas com uma participao mdia de 100.000 pessoas. O movimento celular moderno O pai do movimento celular moderno o Pastor David Yonggi Cho, que iniciou sua igreja em 1958 em um bairro pobre de Seul, na Coria do Sul. Em 1960 havia alcanado seus primeiros 600 membros. Em 1964 sofreu um colapso devido a seu intenso trabalho. Como resultado de sua enfermidade que o colocou de cama por dois anos, descobriu que o modelo da Igreja do Novo Testamento havia sido o de pequenos grupos nas casas. Apoiando-se nas mulheres de sua congregao, iniciou com 20 clulas. Em 1970 havia alcanado seus primeiros 1.800 membros. Em 1980, alcanou os 15.000. Em 1987, alcanou os 700.000 membros. Atualmente sua igreja continua crescendo e distribuindo seus novos membros entre 21 igrejas satlites. A Igreja do Dr. David Yonggi Cho em nossos dias a maior igreja do mundo e da histria do cristianismo. (A Igreja Elim hoje considerada a 2 maior igreja celular do mundo, com 117.000 pessoas em 8.600 clulas. Observao do Pr. Antonio Francisco). Deus tem restaurado sua Igreja o modelo do Novo Testamento. A combinao das reunies de celebraes com as clulas no uma idia humana, mas sim o modelo que a Bblia e a histria demonstram que tem sido o sistema de Deus para o crescimento de sua igreja.

2. O Pastor e sua viso de crescimento


Uma igreja pode possuir um sistema celular adequado, porm, se o Pastor no um homem de Deus, as clulas no funcionaro. Mas, mesmo que uma igreja no tenha o sistema de clulas, porm se o Pastor for um homem de Deus, a igreja crescer. As clulas no funcionam de maneira mecnica, elas precisam da participao direta do Pastor da igreja. Ele parte indispensvel do sistema celular.

No basta compreender o sistema celular, vital que o pastor compreenda que o seu ministrio chave para o bom funcionamento das clulas. O Pastor o motor que energiza o trabalho celular. Para acontecer algo diferente no crescimento de uma igreja necessrio que o Pastor comece a pensar diferente e a executar as mudanas que sejam necessrias. Se continuarmos fazendo sempre as mesmas coisas, impossvel obter resultados diferentes. Para que haja mudana necessrio que o Pastor cresa. Nenhuma igreja crescer mais que o seu Pastor. Uma grande igreja s poder ser liderada por um grande Pastor aos olhos de Deus. O chamado O Pastor deve crescer em seu chamado. Ser Pastor no exercer uma profisso como meio de sobrevivncia. cumprir o chamado de Deus para anunciar a salvao eterna. o guerreiro que peleja as batalhas de Deus. Se o Pastor no olhar para o plpito como o altar onde deve derramar sua vida a favor dos perdidos, melhor que evite as clulas e esquea o crescimento da igreja. A orao O Pastor deve crescer na orao. A vida de orao caracterstica das igrejas celulares. Mas, as igrejas no se dedicaro a orao sem o exemplo do Pastor. O trabalho celular decola sobre as asas da orao. A paixo O Pastor deve crescer em paixo. O ardor da igreja para o trabalho celular s ser vibrante a partir de um Pastor fervoroso. Um Pastor duvidoso, tmido e desinteressado, no poder acender a chama em sua igreja. O Pastor deve viver sua viso e transmit-la s suas ovelhas. Mais do que as palavras, as ovelhas entendem melhor a linguagem do exemplo. Ningum ficar sentado ao ver seu Pastor ardendo de paixo para salvar as almas perdidas. Dependncia do Esprito Santo O Pastor deve crescer na sua dependncia do Esprito Santo. O Esprito Santo no apenas uma doutrina contida nos livros de teologia. a pessoa real que deve dirigir os destinos de sua igreja. O Pastor deve aprender escutar a voz do Esprito. Suas mensagens devem ser recebidas na cmara secreta da orao em uma dependncia humilde do Esprito de Deus. Palavra de Deus O Pastor deve crescer na Palavra de Deus. A paixo que no se fundamenta na Palavra de Deus, no passa de emoo. As emoes so passageiras e toda viso baseada em emoes no contar com a perseverana que o trabalho celular precisa. Sem um slido e crescente conhecimento da Palavra de Deus no se pode assegurar a conservao de uma igreja numerosa. Sem a slida Palavra de Deus a igreja pode crescer como o pasto, alto, porm dbil. A idia que a igreja cresa como o carvalho, alto e slido. O Pastor deve ser um amante do conhecimento de Deus e de suas obras. No um caador de novidades religiosas. Deve ser uma pessoa dedicada ao estudo das Escrituras e daquelas ferramentas que lhe permitam oferecer uma mensagem que seja edificante para as ovelhas.

Conhecimento O Pastor deve crescer no conhecimento. Os desafios de uma igreja numerosa so mltiplos, e o Pastor ter que enfrentar e resolver diversos desafios. Isso requer amplos conhecimentos dos elementos que so importantes para a ateno e direo da igreja. Esses elementos so todo o conhecimento humano. Pela mesma razo o Pastor deve ser incansvel em sua busca do conhecimento e da verdade. Santidade O Pastor deve crescer em santidade. A santidade se possui ou no. No se pode ser santo somente em certa medida. A santidade deve ser total. O carter real do Pastor aquele que ele mostra quando est sozinho. Quem deseja que sua igreja cresa deve tambm crescer em integridade, pureza, justia, verdade e honestidade. Humildade O Pastor deve crescer em humildade. Um homem soberbo ser derrotado pelo peso da reputao de estar em frente de uma grande igreja; mas o homem humilde no pode ser derrotado pelo reconhecimento humano. Ele j aprendeu a se humilhar sob a poderosa mo de Deus. Quando um Pastor rene estes elementos poder projetar-se para receber de Deus a viso para a sua cidade, pas ou o mundo. Com tais caractersticas o Pastor no encontrar maiores dificuldades em comunicar s suas ovelhas o entusiasmo e a disciplina necessrios para impulsionar o trabalho celular. O Pastor celular acredita de fato no trabalho em clulas. Pensa nelas, trabalha com elas, sonha com elas. O Pastor ler sobre o assunto, informa-se, relaciona-se com pessoas chaves do movimento celular, pergunta, investiga. Respira clulas e transmite tal paixo s suas ovelhas.

3. O que uma clula e como se multiplica?


Antes de definir o que uma clula importante estabelecer a diferena entre uma igreja com clulas e uma igreja celular. Em uma igreja com clulas, as clulas so um outro departamento da igreja ao lado das senhoras, dos jovens, dos homens, das crianas, e tantos outros departamentos. As clulas so outra atividade a mais da igreja. O Pastor nomeia algum para o departamento de clulas da mesma forma que existe um encarregado para outros departamentos, grupos e programas com os quais a igreja trabalha. Em uma igreja celular, o trabalho com clulas a atividade da igreja. Ela tem um s departamento: as clulas. Em uma igreja celular o Pastor est a frente do trabalho, sustentando a viso, estabelecendo as metas, avaliando resultados, usando sua criatividade para aperfeioar a aplicao do sistema. O trabalho celular no delegado a um encarregado. Muito se tem repetido que numa igreja celular o trabalho com clulas a coluna vertebral. Na verdade, nada substitui o papel que as clulas tm na vida da igreja. Outro conceito bsico que necessrio definir refere-se diferena entre um grupo pequeno e uma clula. Toda clula um grupo pequeno, porm nem todo grupo pequeno uma clula. Um grupo pequeno qualquer coisa que sendo pequena tambm um grupo.

Falando de grupos de pessoas, pode-se dizer que qualquer reunio com menos de 15 pessoas um grupo pequeno. Dentro dessa definio de grupo pequeno entra qualquer reunio de irmos que se realiza para ter comunho, para tomar caf, para discipular, para confraternizao dos jovens, etc. Tudo isso grupo pequeno e tem utilidade para a vida da igreja, porm, nenhum deles uma clula. Definio de clula: um grupo de 4 a 15 pessoas que se renem toda semana fora do templo para evangelizao, confraternizao e edificao, e que esto comprometidas com os propsitos da igreja. Os componentes de uma clula so evangelizar, confraternizar, e edificar. Numa clula existe crescimento numrico, comunho com os irmos e com Deus. Se algum desses trs elementos est ausente, ento temos um grupo pequeno, mas no uma clula. Os trs componentes de uma clula devem estar equilibrados. Se a nfase estiver mais na confraternizao do que nos outros dois elementos da clula, tudo ser voltado para a comunho e no haver formao de novos lderes. Mas, se a nfase for a edificao, deixar de ter evangelismo. Se a nfase for a evangelizao, a clula perder sua eficincia, porque muitos sairo pelas portas dos fundos por falta de equilbrio entre comunho e edificao. O objetivo fundamental da clula a multiplicao. A meta de cada clula a multiplicao. As clulas saudveis que equilibram seus componentes so as que se multiplicam. As clulas se multiplicam quando seus membros aumentam. O propsito do sistema celular manter pequeno o nmero de pessoas que fazem parte de uma clula. As clulas que tm mais de 15 membros, comeam a perder seu propsito. Para a multiplicao de uma clula, necessrio seguir um processo diversificado. Convidar pessoas no crentes para a clula uma parte do processo de multiplicao, porm no tudo. O processo comea o trazer os no crentes. Elas devem ser evangelizadas visando a converso. Depois da converso devem ser visitadas sistematicamente e incentivadas a participarem das celebraes coletivas no templo, fazerem a classe de membresia, serem batizadas e preparadas para serem lderes. Somente seguindo esse processo, que as clulas se multiplicam. Outros elementos importantes para o xito na multiplicao das clulas so: Orar cada dia pelos membros da clula; Confraternizao entre os membros; Convidar novas pessoas; Cuidar dos que recebem a Cristo; Incentivar outros para se tornarem novos lderes.

Existem duas formas de multiplicao celular: A multiplicao me-filha. Ocorre quando uma clula, ao multiplicar-se, gera uma nova clula filha. Ao continuar crescendo, a clula me pode continuar gerando novas clulas filhas. Plantar uma clula. Acontece quando se abre uma nova clula sem necessidade de

ter comeado com uma clula me. Quando existem condies para abrir uma clula em um lugar onde antes no havia uma, chamamos isso de plantar uma clula.

4. Qualidades dos lderes e anfitries


O Dr. Joel Comiskey, especialista mundial no movimento celular realizou uma pesquisa entre 700 lderes celulares nas 8 maiores igrejas do mundo, com o propsito de determinar quais eram os fatores que fizeram os lderes terem xito em seus ministrios. A pesquisa se realizou em 1996 em igrejas que se encontram em pases diferentes, com idiomas, culturas e costumes distintos: O xito dos lderes de clulas independe dos seguintes elementos: Idade. Estado Civil. Sexo. Educao. Personalidade. Dons Espirituais.

A pesquisa mostrou que tanto as pessoas introvertidas como as extrovertidas, tiveram xito em multiplicar suas clulas. Deus usa a personalidade que deu a cada um de ns. H mulheres que pensam que liderana um assunto de homem, porm a pesquisa demonstrou que tanto homens como mulheres podem ter xito como lderes. Um dado interessante: mais de 80% dos lderes na igreja do Pastor David Yonggi Cho so mulheres. Tambm existem as pessoas que pensam que para ser um lder eficaz preciso ter um dom de Deus. A pesquisa no mostra nenhuma conexo entre dons particulares e o xito como lder celular. As necessidades das clulas so supridas pela soma dos dons de cada um de seus membros. No necessrio que o lder possua todos os dons. Outra idia comum a de pensar que o nvel de escolaridade um elemento essencial para funcionar como lder. A pesquisa mostrou que as pessoas que no tm educao formal so to efetivas como as que a tm. As pessoas que fizeram diferena na histria, foram aquelas que se recusaram a amparar-se em pretextos para justificar seu fracasso. Superaram seus defeitos e ideais e converteram suas debilidades em degraus de melhoramento. As qualidades de um lder de clula so: Ser nascido de novo Atos 26.16-18. Ser batizado em gua Mateus 28.19. Ser cheio do Esprito Santo Atos 1.8. Bom testemunho Atos 6.3. Idade responsvel 1 Corntios 13.11. Membro da igreja h pelo menos seis meses 1 Tm 4.12. Comprometido com a igreja Romanos 12.11; Hebreus 10.25. Aprovar o curso de capacitao de lderes Efsios 4.11.

Qualidades dos anfitries:

Os anfitries so as pessoas que abrem seus lares para que ali se realizem as reunies de clula. Suas qualidades devem ser: Nascido de novo. Bom testemunho. Membro da igreja. Hospitaleiro. Comprometido com a igreja e suas atividades.

Essas qualidades se aplicam aos anfitries de clulas permanentes. No caso de uma clula rotativa, no h necessidade de requisitos, podendo inclusive serem pessoas no crentes; porm, importante ter certeza que tal clula seja realmente rotativa e que no esteja mais de duas ou trs semanas no mesmo lugar. O trabalho principal de um lder buscar novos lderes em potencial. O lder pode ocupar-se em levar convidados para a clula, porm, no deve ignorar que seu objetivo primordial buscar novos candidatos a lderes. A meta converter cada membro da igreja em um lder celular.

5. Reunio de planejamento e de clula


O modelo celular da igreja Elim se caracteriza por possuir dois tipos de reunies nas casas: a reunio de planejamento e a reunio da clula. Reunio de Planejamento: Tem por propsito avaliar a reunio celular anterior, planejar a seguinte, delegar responsabilidades e animar os membros da clula a levar visitantes. A reunio de planejamento principalmente para os membros da clula que j so convertidos. Deve ser realizada com alguns dias de antecedncia da reunio da clula para que os membros tenham tempo suficiente para aplicar as recomendaes recebidas. Uma boa reunio de planejamento dar como resultado uma boa reunio de clula; uma reunio de planejamento deficiente dar como resultado uma reunio de clula deficiente. A reunio de planejamento no um culto, nem uma reunio de orao, ou para comemorar aniversrio ou para confraternizao. Em uma reunio de planejamento existe orao e confraternizao, porm o propsito principal preparar a prxima reunio da clula. A reunio de planejamento deve durar uma hora, com a seguinte programao: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. Orao inicial. Leitura bblica sem comentrios. Compartilhar as instrues da superviso para a semana. Revisar os resultados da semana anterior. Planejamento da prxima reunio da clula. Atender as necessidades dos membros. Delegar tarefas para a prxima reunio da clula. Avisos. Orao final.

O lder da clula deve evitar pregar na reunio de planejamento, deve ser amvel e exemplo para todos.

Reunio da clula: A reunio da clula deve seguir as orientaes da reunio de planejamento. A reunio deve durar uma hora e no pode ser transformada num culto feito em uma casa. A reunio da clula deve ser realizada num ambiente de confiana e no deve mudar o culto do templo para as casas. O evangelho deve ser anunciado de maneira prtica, mostrando como vivem os cristos. Na medida do possvel, no se deve colocar as cadeiras atrs uma das outras, conservando assim o modo natural da moblia da casa. No deve ser usado um plpito ou uma mesa, para evitar separao dos visitantes.

O programa de uma clula o seguinte:


1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. Boas vindas. Geralmente feita pelo anfitrio. Orao inicial. O lder no deve exigir que os visitantes orem. Cantar dois ou trs louvores dirigidos pelo lder ou algum encarregado. Fazer o estudo bblico, facilitado pelo lder. Motivao para ofertar feita pelo lder. Avisos dados pelo lder ou algum responsvel para isso. Orao final.

Aps cumprir essa programao, que deve ser feita em uma hora, comea um tempo de confraternizao sem tempo determinado. O bom lder aquele que consegue manter a reunio num tempo adequado para que os visitantes saiam com uma impresso positiva dos crentes. Durante a confraternizao, os irmos devem dar ateno especial aos convidados. O secretrio da clula toma nota mentalmente dos presentes.

6. Preparando-se para uma reunio de xito


O desejo das pessoas de voltar a uma clula depende dela ser satisfatria. Indiscutivelmente, o desejo de todo lder desenvolver uma clula vitoriosa. Para que isso acontea importante levar em conta os seguintes princpios: Orao. Numa pesquisa realizada entre lderes de clulas bem sucedidos de diversas igrejas em distintos pases, se concluiu que existe uma clara relao entre o tempo que gastaram com Deus e o xito em multiplicar sua clula. Orar pelos membros da clula o trabalho mais importante do lder para unir e fortalecer sua clula em preparao para a multiplicao. Os lderes ampliam sua efetividade ao orar diariamente pelos membros de sua clula. Ao orar se abre a porta para que as converses possam acontecer. necessrio estabelecer a diferena entre o urgente e o importante. O importante a relao do lder com Deus em orao, enquanto o urgente tudo aquilo que rouba o seu tempo com Deus. O Pastor David Yonggi Cho envia seus lderes de clula para a Montanha de Orao para jejuar e orar por alguns dias quando suas clulas no esto crescendo. Meditao antes da reunio da clula. A preparao do lder da clula deve estar pronta pelo menos meia hora antes da reunio. Ele deve ter tempo para preparar seu corao diante de Deus, pedindo-lhe a plenitude do Esprito Santo.

O lder deve buscar um lugar tranqilo para ficar em comunho com Deus. Existem muitas coisas que Deus deseja dizer antes de comear uma clula. O lder deve ter ouvidos atentos para poder escutar as instrues do Esprito. Preparao do Estudo. O lder deve estudar a lio que lhe foi passada com bastante antecedncia. Se o estudo da lio fica sempre para a ltima hora, o lder no poder assimilar adequadamente as verdades da salvao que deve transmitir. Ao fazer seu estudo o lder deve anotar suas dvidas e perguntas que tenha, para em seguida perguntar ao seu Pastor e estar preparado na hora de compartilhar o evangelho com os visitantes. Saber escutar. Para que os amigos sintam o desejo de voltar a uma reunio da clula, importante que se sintam bem tratados. Isso inclui serem escutados. As pessoas buscam quem lhes escute. O lder no deve apenas fingir que escuta, mas escutar de verdade. Os lderes celulares escutam para melhorar a qualidade de sua clula ao resolver os problemas e orientar seus membros. Trabalhar fora da clula. O lder lder o tempo todo. Ele no atende as pessoas apenas dentro da clula, mas o faz sempre que for necessrio. As pessoas tm diversas necessidades, e a hora de servio do lder no somente aquela da reunio, mas uma disposio de servir o tempo todo ao seu prximo. Crescer o tempo todo. O lder deve assistir pontualmente as reunies de superviso para ser afinado no trabalho de levar as boas novas. No deve esquecer que o trabalho de capacitao no termina com o curso para lderes. A capacitao continua por toda a vida.

7. Conservando os frutos da clula


Um conhecido evangelista disse: Custa dez por cento de esforo ganhar uma pessoa para Cristo, porm custa noventa por cento fazer que ela permanea na f. A verdade dessas palavras se faz evidente na medida que o nmero de converses se multiplica em uma igreja. Uma igreja que aplique os princpios do sistema celular, logo comear a ver resultados. Os novos convertidos aparecem e ento comea o verdadeiro trabalho. Para fechar as portas dos fundos necessrio tomar alguns cuidados com os novos convertidos. As primeiras semanas depois da converso so crticas na vida de uma pessoa. Por isso, necessrio treinar os membros da clula no apenas para ganhar almas, mas tambm para cuidar dos novos. Este cuidado inicia com quatro visitas que se realizam, uma por semana, aos novos convertidos. O lder deve capacitar os membros de sua clula para realizar essas visitas e deve ter um controle da maneira como esto sendo realizadas. A visita deve ser feita com cordialidade e fortalecimento, mostrando interesse no novo convertido. Visto que a maioria das pessoas que so ganhas para Cristo em uma clula convidada por um membro da mesma clula, conveniente que as visitas sejam feitas pelas pessoas que convidaram tais pessoas. A primeira visita tem como propsito explicar e reafirmar o que significa ter recebido a Jesus como Salvador. A segunda visita como objetivo ensinar os novos convertidos a importncia da

orao. A terceira visita tem como finalidade explicar a importncia da leitura da Palavra de Deus e animar a pessoa a comear a ler cotidianamente. Finalmente, a quarta visita, uma explicao sobre o que o batismo na gua e o procedimento necessrio para receb-lo. Com estas quatro visitas se tem dado assistncia ao novo convertido em seu primeiro ms de vida crist, o que j um passo importante. Porm, isso no significa que tais pessoas no voltem atrs. Cada cristo precisa de um mentor e isso deve ser por tempo indeterminado ou para sempre. O fato de terem acontecido as visitas programadas, no significa que o irmo mentor tenha finalizado sua tarefa. Cuidar de um novo convertido um trabalho que demanda disposio, amor pelo prximo, abnegao e lealdade. O mentor deve ficar atento ao desenvolvimento espiritual do novo crente. Deve orientar, alertar e animar o novo irmo a participar ativamente da obra de Deus. Em caso de enfermidade ou outra dificuldade, o mentor deve ser o primeiro a procurar ajuda para sua ovelha. Este quadro mostra um novo paradigma do cuidado pastoral. J no possvel continuar conservando a idia que o Pastor quem visita, aconselha, exorta e anima os santos. No modelo celular necessrio resgatar o conceito do Novo Testamento do sacerdcio de todos os santos para animar uns aos outros. S assim podemos praticar o uns aos outros. Ao cuidar dos aspectos espirituais, fsicos e materiais dos membros da clula, ser possvel desenvolver em cada pessoa um sentido de pertencer a igreja celular por mais numerosa que esta seja.

8. A superviso e a disciplina no sistema celular


A efetividade dos grupos familiares indiscutvel. A Igreja Elim tem mais de catorze anos trabalhando com clulas nos lares e o sistema no tem se debilitado, pelo contrrio, se consolida cada vez mais. Temos aprendido a importncia de saber delegar funes entre os irmos, no s para que todos tenham alguma participao, mas tambm para atender um nmero maior de pessoas. No obstante, isto implica no risco de que medida que aumenta o nmero de pessoas que se envolvem nesse trabalho, tambm aumenta a possibilidade de descuidos, erros e omisses. Da a importncia da superviso. A vida do ministro eficaz: Lamentavelmente, parece que alguns pastores defendem a idia de que seu trabalho na obra se limita simplesmente a pregar algumas vezes na semana, a visitar de vez em quando os membros, ir a funerais, fazer a programao da igreja, esperando passivamente que o Senhor, de alguma forma, abenoe seu ministrio com um crescimento milagroso. Deus nos tem mostrado atravs de sua Palavra que o Pastor o servo que Deus tem posto na igreja para orar e cuidar das pessoas, apascentando-as e dirigindo-as tanto individual quanto coletivamente (2 Tm 2.14-15; 4.1-2; Tt 2.7-8; Hb 13.17). Como preparar supervisores eficazes: O Pastor como Moiss, deve saber conduzir a igreja. Ele tem a viso, e sua vida possuda por ela. Tudo o que faz e diz gira em torno das clulas e do crescimento que visualiza para a igreja. No

10

perde tempo com assuntos que no trazem benefcios para a obra de Deus. Procura sempre melhorar para alcanar as metas estabelecidas, tornando-se assim um exemplo a ser imitado (1 Tm 4.11-12; Tt 2.7; 1 Co 11.1; Hb 13.7). Esta a melhor maneira de preparar novos Supervisores, pois eles recordaro melhor as instrues que levam o respaldo do exemplo. O Pastor deve programar reunies peridicas com seus Supervisores, para informar-lhes dos avanos obtidos, para mostrar-lhes grficos, estatsticas e as metas a alcanar. Tambm para dar-lhes idias que lhes facilitem a obteno dos objetivos traados. A superviso eficaz: Mesmo tendo supervisores capacitados, o Pastor no deve acomodar-se. Semanalmente deve escolher um deles e acompanh-lo em sua superviso, inspecionando as clulas de seu setor para observar se os lderes esto realizando o trabalho dentro dos planos estabelecidos. Ateno: A reunio de planejamento deve ser realizada com seriedade e responsabilidade, de acordo com o programa estabelecido. Toda clula deve ter seu programa de visitao para motivar e evangelizar os amigos visitantes como tambm para consolidar os novos convertidos e gui-los ao batismo na gua. Que cada Lder e Supervisor no dia da reunio, tragam seus controles estatsticos para que haja um claro panorama do estado de cada clula. Que todos cumpram com suas respectivas funes. Que o anfitrio mantenha seu lar limpo e preparado para a hora da reunio e se coloque na porta para receber os convidados. Que os membros cumpram com seu compromisso de convidar. Que o lder esteja preparado espiritual e mentalmente. Que o secretrio da reunio leve atualizada a lista de membros com os dados de cada um em seu caderno. Que a reunio no tenha o carter de um culto e sim que se realize de acordo com o formato estabelecido: em um ambiente de cordialidade e ateno personalizada. Que a reunio no dure mais de uma hora, pois, os convidados cansam e no voltam mais, alm de perder o tempo de confraternizao para a comunho. Que a ateno a todo membro na reunio seja constante. Tambm de vital importncia cuidar continuamente da condio fsica, familiar e espiritual de cada supervisor, lder, assistente de lder e anfitrio. Para isto deve-se certificar que todos assistam as celebraes na igreja e participem de suas atividades. A disciplina no sistema O sistema celular requer a participao de toda a igreja; sem dvida, este sistema requer de todos os participantes seguir estritamente o procedimento estabelecido, ou seja, ser disciplinado e obediente aos princpios que regem o sistema. Notemos trs elementos fundamentais: Deus: Deus deve ser reconhecido como soberano, o possuidor de todo poder no cu e na terra. Nada pode impedir seus propsitos de salvao e restaurao.

11

Reconheamos pois a supremacia de Deus. O elemento humano: O homem, como instrumento de Deus, deve reconhec-lo como a nica fonte de autoridade. Isto deve conduzir todo servo de Deus a uma contnua dependncia do poder que o Esprito Santo outorga. Cabe ao Pastor atravs de uma vida disciplinada de orao, jejuns e viglias, influenciar aos demais com o seu exemplo. A organizao do trabalho: Quando uma igreja adota o sistema celular, deve tambm adotar uma organizao adequada nova estrutura de trabalho. Nesta nova organizao o Pastor delega aos membros da igreja, funes tais como: Pastores, supervisores, lderes, anfitries, auxiliares, etc. Para que a estrutura funcione adequadamente, necessrio que cada participante trabalhe dentro das normas estabelecidas. responsabilidade do Pastor conseguir que todos os participantes se comprometam a cumprir os princpios dos grupos familiares. O Pastor deve ser disciplinado, organizado, e empenhar seus esforos nos princpios, comunicando-os e insistindo neles diante da igreja.

9. As metas na igreja celular


Outra caracterstica das igrejas celulares, que fixam metas de crescimento. Definio: Uma meta um objetivo especfico que se pretende alcanar em um tempo especfico. Os elementos de uma meta so: Um objetivo especfico. Clareza sobre o que se pretende. Que cada lder saiba aonde quer chegar, qual o caminho a seguir. Um tempo especfico. Um objetivo especfico sem um tempo para ser alcanado, no constitui nenhuma meta. necessrio estabelecer o tempo quando se pretende alcanar o objetivo. Uma pesquisa entre igrejas celulares demonstrou que muito mais provvel que os lderes que possuem uma data estabelecida para multiplicar suas clulas alcancem tais metas, do que aqueles que no possuem uma meta fixa. bem verdade que a obra de Deus depende da sua vontade soberana, e isso implica que Ele deseja a salvao das pessoas que esto perdidas no pecado. Quanto maior a multiplicao celular, maior o nmero de perdidos alcanados. Podemos ter certeza que da vontade de Deus que as clulas se multipliquem, mas necessrio estabelecer uma data para essa multiplicao. Falando sobre esse tema o Dr. David Yonggi Cho escreve: Muitos me criticam por dar metas ao meu povo e esperar que elas sejam atingidas. Mas, se no lhes dou uma meta, no existe nenhum propsito para continuar com a clula. Em outra ocasio tambm afirma: Muitas igrejas esto falhando em seu sistema celular porque seus lderes no do a seus membros uma meta clara e nem fazem meno constante dela. Se no h uma meta, se reunio apenas para compartilhar. As metas so estabelecidas de acordo com as condies de cada igreja. No existe uma norma rgida. Cada Pastor deve ser criativo na aplicao do princpio de

12

estabelecer metas de crescimento, sem porm, deixar de estabelecer tempo. Cada meta um desafio para um tempo especfico. Mas, muitas pessoas temem estabelecer metas. importante evitar o idealismo com relao a metas. fcil cair no extremismo de pela f deixar tudo com Deus. Porm, se as metas estabelecidas so razoveis e, por outro lado alcanveis, somente resta estabelecer as prioridades e aplicar as habilidades necessrias para ir avanando progressivamente at o seu cumprimento. Uma vez estabelecida a meta, o lder deve trabalhar com os membros de sua clula para alcan-las dentro do tempo estabelecido. Deve delegar responsabilidades especficas para cada pessoa e o tempo para alcan-las. Deve tambm revisar periodicamente se os membros de sua clula esto verdadeiramente trabalhando em suas tarefas. Uma pesquisa mostra que os lderes que semanalmente animam seus membros a trazer novos convidados para a clula, duplicam a capacidade de multiplicao da mesma, em contraste com os lderes que mencionam o tema de vez em quando ou nenhuma vez. As metas so alcanadas por uma insistncia permanente de que o objetivo da clula a multiplicao. Geralmente o ritmo de crescimento de uma igreja pequena muito maior que de uma igreja numerosa. Tambm verdade que o ritmo de crescimento de uma igreja que faz uma transio adequada ao modelo celular, mais alto que o de uma igreja que nasce debaixo do sistema celular. Essas consideraes devem ser levadas em conta na hora de estabelecer as metas. Uma vez estabelecidas as metas, estas devem ser anunciadas como um desafio que a igreja alcanar vitoriosamente. A meta escrita em letras grandes, deve ser colocada em um lugar visvel para ser um lembrete permanente para a igreja de que existe uma meta a ser alcanada. Quanto mais especfico for o alvo, mais empenho o Pastor est pondo no trabalho celular. Algumas igrejas celulares costumam por suas metas por escrito diante da igreja, junto ao plpito; reforando assim visivelmente a meta que se pretende alcanar. Obviamente, uma meta escrita no suficiente. O Pastor deve fazer meno da meta sempre que seja pertinente. Deve guiar a igreja em orao para alcanar a meta. Deve impregnar na igreja de tal maneira a meta proposta, at que se convena de que cada membro faa da meta a sua viso pessoal e ponha empenho necessrio para alcan-la.

10. Como conseguir novos lderes


O sistema celular na realidade uma estratgia de liderana. Os lderes so a base. O crescimento de uma igreja celular diretamente proporcional ao nmero de lderes de que se disponha. No se deve cometer o erro de enfocar-se no nmero de clulas. O enfoque deve ser no nmero de lderes. O crescimento de qualquer igreja celular o resultado da eficincia da mesma em capacitar novos lderes celulares. As igrejas bem sucedidas so as que treinam todos os santos para fazer a obra do ministrio. Cada membro deve ser visto como um potencial lder. O sistema celular um ciclo que alimenta a si mesmo: novas clulas produzem mais pessoas alcanadas; mais pessoas alcanadas produzem novos cristos; novos cristos produzem novos candidatos a lderes; novos lderes produzem novas

13

clulas e, assim, o ciclo se encerra e se completa. importante cuidar de cada um dos elementos deste ciclo, a fim de assegurar que sempre haver novos candidatos a lderes. Se houver descuido com qualquer um dos elementos, o ciclo celular ser rompido, o que estagnar o crescimento das clulas. As clulas so criadoras de lderes, e importante aproveitar tanto recurso humano que a obra de Deus demanda. Jesus dedicou 51% de seu tempo ao ministrio pblico e os restantes 49% na formao de seus discpulos. Essa uma porcentagem surpreendente que nos mostra a nfase que Jesus deu na formao de lderes. Para conseguir novos lderes importante seguir os seguintes princpios: Primeiro princpio: Instruir os lderes atuais sobre seu objetivo principal. Se bem que os lderes devem dar exemplo aos membros de sua clula levando convidados. Seu trabalho principal na verdade, encontrar o prximo lder da clula. O objetivo para cada membro da clula alcanar outros para Cristo, mas para o lder da clula formar novos lderes. Segundo princpio: Permitir que cada membro realize funes celulares significativas. Uma vez que os lderes atuais tenham escolhido um membro de sua clula para convert-lo em um novo lder, deve comear a instru-lo, permitindo-lhe desempenhar certas funes como: orao de boas-vindas, direo do louvor e, em casos mais avanados, facilitar o ensino na clula. Terceiro princpio: Assegurar-se de que o lder em potencial receba treinamento adequado. O lder deve conduzir o candidato ao curso de capacitao com o objetivo de receber as ferramentas que lhe permitiro converter-se em um novo lder. A capacitao de um novo lder permanente, no completada com o curso de capacitao. Cada novo lder deve continuar tendo um mentor, deve complementar sua capacitao exteriorizando suas dvidas e perguntas na reunio de superviso. O Pastor celular deve recrutar e treinar mais lderes do que ele necessita. Deve gastar tempo e recursos no treinamento de novos lderes. Dentro de uma igreja celular, o paradigma que a capacitao de um novo lder comea com a converso de uma pessoa. Logo deve existir um procedimento de ateno imediatamente depois da converso. Chegar a ser lder deve ser esperado como coisa natural para todos os crentes.

11. Perguntas comuns sobre as clulas


1. Pode um lder ser tambm anfitrio? O ideal que cada lder conte com um anfitrio. Mas nada impede que o lder seja ao mesmo tempo anfitrio de sua clula. O lder no deve esquecer que sua meta principal identificar novos candidatos a lderes. 2. Qual o segredo para que as pessoas sintam paixo pelo trabalho celular? O Pastor deve ser um apaixonado pelas almas perdidas. Somente quando o Pastor est inteiramente dedicado na salvao dos perdidos e demonstra isso em sua vida

14

e em suas mensagens, poder desenvolver paixo em suas ovelhas. 3. Pode o sistema celular funcionar em qualquer cultura? Como parte do evangelho, as reunies nas casas so para todos os tempos e culturas. O modelo celular ensinado no Novo Testamento e o evangelho para todas as culturas. 4. So feitos grupos homogneos? O sistema celular de Elim de organizao geogrfica antes que de afinidade. No obstante, no nos opomos a grupos homogneos. Cada Pastor deve aplicar criativamente os princpios do movimento celular para a sua igreja. 5. O que fazer com um lder que no consegue multiplicar sua clula? Se o lder no alcana a meta de multiplicar sua clula, pode ser porque no tem sido capacitado adequadamente. Deve-se revisar quais so os pontos fracos em sua formao. Provavelmente no est instruindo seus membros de forma adequada de como trazer um convidado. O papel do supervisor decisivo para detectar o que est indo mal. A idia ajudar as pessoas a alcanarem o nvel que Deus quer para as suas vidas. No se trata de suspender lder, e sim ajud-los a alcanar o melhor de si mesmos. 6. O que o grupo G-12? Este modelo tem suas razes em Bogot, Colmbia. mais um modelo de

discipulado que de evangelismo. Elim continua sustentando o modelo Coreano porque os resultados tm sido positivos e no vemos razo para adotar
um novo sistema quando o atual continua excelente. 7. As clulas so usadas para discipular? No. As clulas so eminentemente evangelizadoras. O discipulado se produz nas celebraes gerais que se realizam na igreja (templo) durante a semana. 8. Existem clulas de jovens? Sim, existem algumas clulas de jovens. Elas so formadas mais por casualidade do que propositalmente. A igreja no tem o objetivo de abrir clulas somente para jovens. Porm, acontece de o lder, os membros e convidados serem jovens. Dessa forma se tem uma clula jovem, que nem por isso muda o modo de ser de uma clula, pois o estudo e a superviso acontecem da mesma forma que nas outras clulas. 9. Como as crianas so tratadas nas clulas? H apenas um ms Elim comeou a formar clulas infantis. Essas clulas so especializadas para atender crianas. Os lderes so capacitados de modo especial, usam um guia diferente e tm procedimentos que em alguns aspectos so diferentes das clulas de adultos. 10. Qual o tempo adequado para uma clula se multiplicar? No existe um tempo especfico para que uma clula se multiplique. Existem muitos fatores que devem ser levados em conta. Em todo caso, deve-se dizer que toda clula deve multiplicar-se, ao menos, uma vez cada ano. 11. Existe algum tipo de retiro espiritual para cura interior antes que uma

15

pessoa chegue a ser lder? No. No temos esse tipo de retiros. Cremos que as feridas do passado ou os hbitos pecaminosos adquiridos devem ser erradicados ao longo da vida crist, no necessariamente num retiro particular. Deus deseja que alguns hbitos sejam vencidos por meio de uma vida disciplinada e da negao prpria diariamente, e no atravs de um encontro de um s dia. As feridas do passado necessitam de um processo de aconselhamento pastoral que pode levar algumas semanas ou at meses. Este processo deve incluir aspectos como confrontao, reconhecimento, arrependimento, perdo, reconciliao e mudana no estilo de vida. 12. Como devem ser fixadas as metas? O modelo celular oferece princpios. Cada denominao deve tomar tais princpios e aplic-los criativamente em suas localidades. As metas devem ser fixadas de maneira criativa, sem esquecer que as mesmas devem ser mensurveis (alcanveis), de outra forma no produziro o efeito estimulador que se pretende. 13. Como as pessoas podem encontrar tempo para o trabalho celular? Como em quase todos os pases, El Salvador desenvolve atividades comerciais que possuem horrios semelhantes ao de outros pases. As pessoas que trabalham em atividades industriais possuem horrios rotativos de vinte e quatro horas. A chave para que as pessoas dediquem tempo para alcanar os perdidos no depende do horrio de trabalho e sim da paixo que as pessoas tm de ganhar seus familiares e amigos. Uma pessoa com paixo pelos perdidos sempre encontra o caminho para sua vocao superior. 14. Existem clulas nas universidades? No. No uma poltica da igreja abrir clulas nas universidades. Se surge oportunidade de realizar uma ao evangelstica em uma universidade, sem dvida que ser aproveitada essa oportunidade, porm, no ser contada como uma clula. Uma clula conserva a idia que uma reunio em uma casa e que rene famlias. 15. Os lderes e Supervisores recebem algum salrio? No. Tanto lderes como supervisores so pessoas que trabalham voluntariamente sem receber remunerao da igreja. Somente os Pastores de regies e distritos so obreiros de tempo integral. 16. O que posso fazer para que meu Pastor se interesse por clulas? Fale do que voc sabe sobre clulas. Testemunhe do que os seus olhos tm visto. Se possvel, faa um esforo com outros irmos para envi-lo para a prxima Conferncia sem nenhum custo para ele. 17. O sofrimento dos salvadorenhos durante a guerra foi um elemento que Deus usou para o crescimento da igreja nesse pas? No existe dvida que a dor da guerra foi um elemento que influenciou para que muitas pessoas buscassem refgio no evangelho. O difcil determinar a medida em que essas circunstncias influenciaram. Estatsticas posteriores a guerra indicam que a igreja evanglica em El Salvador continua crescendo no mesmo ritmo como durante os anos do conflito. H mais do que o sofrimento da guerra no crescimento da igreja em El Salvador.

16

18. Que dificuldades encontraram ao fazerem a transio de uma igreja tradicional para uma igreja celular? Nenhuma. A transio de Elim aconteceu com xito e de forma rpida. Isso aconteceu devido a forte liderana ministerial que conduzia a igreja e os evidentes resultados que a adoo do sistema produziu. 19. O que deve fazer um lder quando os convidados e visitantes depois de muitas reunies no se decidem por Cristo? Isso acontece quando no se coloca em prtica os princpios do evangelismo. Tambm importante ter em mente que a converso de uma pessoa pode levar tempo. Mais do que palavras, os amigos esperam receber um evangelho vivo. 20. Pode uma famlia de incrdulos ser anfitri? preciso lembrar que existem dois tipos de clulas: as rotativas e as permanentes. Uma clula rotativa pode realizar-se em um lar de incrdulos, levando em conta que essa clula estar nessa casa por dois ou trs meses para logo mudar para outra casa. Uma clula permanente no pode realizar-se em um lar de incrdulos. 21. Quantas reunies um lder deve assistir por semana? Elim uma igreja que dedica um trabalho intenso ao seu modelo celular. Cada

lder deve participar de trs reunies que tm a ver diretamente com o trabalho celular: a reunio de superviso, a reunio de planejamento e a reunio da clula.
22. Todos os lderes devem ser batizados no Esprito Santo? Elim entende o Batismo do Esprito Santo desde uma perspectiva pentecostal, e com essa tica solicita que todos os candidatos a lderes cumpram com a condio de falar em lnguas como evidncia de haverem recebido o batismo no Esprito Santo para serem testemunhas eficazes (At 1.8). 23. Uma clula pode ser aberta na casa de uma pessoa que no seja membro da igreja? Sim. Mas toda vez se trata de uma clula rotativa. No pode ser desenvolvida uma clula permanente no lar de uma pessoa que no seja membro da igreja local. 24. Qual o papel das mulheres em sua igreja? As mulheres podem ser lderes de clulas femininas. Tambm existem irms que so supervisoras de setor.
*Os 11 captulos desta matria foram traduzidos e adaptados do site da Igreja Elim pelo Pr. Antonio Francisco, e editado por Umberto Moura. um excelente contedo para mostrar a viso bsica de como funciona uma igreja em clulas.

17

Das könnte Ihnen auch gefallen