Sie sind auf Seite 1von 13

APRESENTAO

O Programa de Educao Profissional de Minas Gerais (PEP) a ousada resposta do Governo Mineiro ao desafio de atender crescente demanda dos nossos jovens por mais e melhores oportunidades de acesso formao profissional de nvel mdio. Essa demanda resultante das prprias mudanas e inovaes que vm acontecendo no espao social e que influenciam na capacidade de escolha e de deciso das pessoas. As competncias requeridas no mundo do trabalho so cada vez mais complexas o que prope uma nova organizao da escola contempornea na preparao do jovem para lidar com o presente e com as possibilidades do futuro. Nesse sentido o PEP um programa inovador j que oferece oportunidades de qualificao bsica para o trabalho, por meio de cursos profissionalizantes, possibilitando formao tcnica em escolas da prpria rede estadual de ensino, em instituies conveniadas ou em instituies credenciadas que venham a integrar a Rede Mineira de Formao Profissional de Ensino Mdio (REDE). Vale ressaltar ainda que os cursos do PEP so gratuitos, o que facilita e amplia o acesso dos candidatos selecionados. O presente manual se destina a informar e a orientar os futuros alunos do PEP quanto aos seus direitos e deveres.

COORDENAO DO PEP NA SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAO

A Superintendncia de Desenvolvimento da Educao Profissional SEP responsvel pela Coordenao Geral do Programa de Educao Profissional (PEP).

QUEM PODE SE CANDIDATAR A UMA DAS VAGAS DO PEP? Alunos regularmente matriculados no 2 ou no 3 ano do Ensino Mdio de escolas pblicas estaduais.

Alunos regularmente matriculados no 1 ou no 2 ano do curso de Educao de Jovens e Adultos de Ensino Mdio, na modalidade presencial. Jovens que j concluram o Ensino Mdio, em instituies pblicas ou privadas, desde que no estejam cursando o Ensino Superior.

ATENO!
O aluno do Ensino Mdio dever comprovar, no ato da matrcula em curso tcnico oferecido pela REDE, que est cursando o 2 ou 3 ano do Ensino Mdio em escola pblica estadual ou o 1 ou 2 ano do curso de Educao de Jovens e Adultos na rede pblica estadual, na modalidade presencial. O jovem que j concluiu o Ensino Mdio dever comprovar, no ato da matrcula no curso tcnico oferecido pela REDE, a concluso dessa etapa de ensino.

1- DO PROCESSO DE INSCRIO

O interessado em candidatar-se a um dos cursos tcnicos oferecidos pela REDE dever inscreverse em formulrio prprio que estar disponibilizado no site da Secretaria de Estado de Educao de Minas Gerais SEE/MG , no endereo http://www.educacao.mg.gov.br, durante o perodo que ser definido em Edital de Credenciamento. Cada jovem poder inscrever-se e matricular-se, se selecionado, em apenas um curso. Para se inscrever no processo seletivo o candidato dever possuir CPF e Carteira de Identidade, no sendo admitida a utilizao de documentos de terceiros, inclusive documentos dos pais. O candidato que se utilizar de documentos de terceiros ser automaticamente excludo do processo seletivo, ficando impedido de efetuar sua matrcula na instituio, se classificado. O candidato que necessitar de atendimento especial dever solicit-lo no momento da inscrio, especificando a necessidade. Ao candidato s ser permitida a realizao das provas na respectiva data, no local e horrios constantes no Comprovante Individual de Inscrio.

Os eventuais erros de digitao verificados no Comprovante Individual de Inscrio, quanto a nome, data de nascimento e endereo, devero ser corrigidos no ato da matrcula do candidato na instituio, caso o aluno seja selecionado. No permitida a retificao do CPF. No ser admitida, em hiptese alguma, a alterao de opo de Curso/Turno/Municpio. No ser admitida, ainda, a inscrio de candidatos que j tenham concludo ou estejam matriculados nos cursos ofertados pelo PEP.

2. DO PROCESSO DE SELEO

2.1 CONTEDO Todos os candidatos devero submeter-se a um exame de seleo a ser aplicado pela SEE/MG, com questes de Lngua Portuguesa e de Matemtica, abrangendo os Contedos Bsicos Comuns (CBCs) dessas duas disciplinas. As questes sero elaboradas a partir de itens de avaliao extrados do Banco de Itens da SEE/MG. As provas sero realizadas em perodo a ser definido em Edital.

2.2 DATA

2.3 DO PROCESSO DE SELEO Na data prevista para a realizao do exame de seleo, os candidatos devero apresentar-se no mnimo 60 (sessenta) minutos antes do horrio determinado para o incio previsto das provas. No ser admitido, nos locais de prova, que os candidatos se apresentem aps o horrio estabelecido. O candidato dever comparecer ao local das provas munido de documento oficial com foto, comprovante de inscrio, CPF, caneta esferogrfica azul ou preta, lpis e borracha. Somente ser autorizada a entrada do candidato na sala de provas se ele estiver portando documento de identidade original que o identifique, como: Carteiras e/ou Cdulas de Identidade expedidas pelas Secretarias de Segurana Pblica, pelas Foras Armadas, pela Polcia Militar, pelo

Ministrio das Relaes Exteriores; Cdula de Identidade para Estrangeiros; Cdulas de Identidade fornecidas por rgos ou Conselhos de Classe ou por fora de Lei Federal que valem como documento de identidade; Certificado de Reservista; Passaporte; Carteira de Trabalho e Previdncia Social, bem como Carteira Nacional de Habilitao (com fotografia, na forma da Lei n 9.503/97). Os documentos devero estar em perfeitas condies, de forma a permitir, com clareza, a identificao do candidato. Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia de realizao das provas, documento de identidade original por motivo de perda, roubo ou furto, dever ser apresentado documento que ateste o registro da ocorrncia em rgo policial, expedido h no mximo 30 (trinta) dias, podendo ser submetido identificao especial compreendendo coleta de dados, de assinaturas e de impresso digital em formulrio prprio. A identificao especial ser exigida, tambm, do candidato cujo documento de identificao gere dvidas quanto fisionomia, assinatura ou condio de conservao do documento. No sero aceitos como documento de identificao os seguintes itens: cpia ou cpia autenticada do documento de identidade, protocolos, crachs, identidade funcional sem valor de identidade, Ttulo de Eleitor, Carteira Nacional de Habilitao (modelo antigo), Certido de Nascimento, carteira de estudante e outros no admitidos oficialmente como documento hbil de identificao, nem documentos ilegveis, no-identificveis e/ou danificados. No haver segunda chamada ou repetio de prova. No ser aceita nenhuma alegao de desconhecimento de informaes sobre a realizao da prova com o intuito de justificar a ausncia do candidato. O no comparecimento do candidato no dia e local de realizao das provas caracterizar desistncia do mesmo vaga e resultar em sua eliminao do processo de seleo. O candidato em que o nome, por qualquer motivo, no constar das Listas de Presena, mas que tenha em seu poder o respectivo Comprovante Individual de Inscrio poder participar do processo de seleo, devendo, para tanto, preencher formulrio especfico, no dia da realizao das provas objetivas. No entanto, a incluso de seu nome na lista de presena ser realizada de forma condicional, sujeito posterior verificao da referida regularidade. No caso da constatao de irregularidade da inscrio, a incluso do candidato ser automaticamente cancelada, no cabendo recurso do interessado. No ato da realizao das provas objetivas sero fornecidos ao candidato o Caderno de Questes personalizado e a Folha de Respostas pr-identificada.

Nas provas objetivas, o candidato dever transcrever as respostas para a Folha de Respostas com caneta azul ou preta. O preenchimento e a assinatura da Folha de Respostas sero de inteira responsabilidade do candidato que dever proceder em conformidade com as instrues especficas contidas na capa do Caderno de Questes. Em hiptese alguma haver substituio da Folha de Respostas. No dever ser feita nenhuma marca fora do campo reservado s respostas ou assinatura, pois qualquer marca poder ser reconhecida pelas leitoras ticas prejudicando o resultado do candidato. Os prejuzos advindos de marcaes feitas incorretamente na Folha de Respostas sero de inteira responsabilidade do candidato. As questes no assinaladas ou que contenham mais de uma resposta, emenda ou rasura, ainda que legvel, no sero computadas, para fins do resultado da classificao final. Para o candidato que tenha solicitado atendimento diferenciado, ser designado um fiscal para auxili-lo na realizao das provas. Durante a realizao das provas no ser permitida nenhuma espcie de consulta ou comunicao entre os candidatos, nem a utilizao de livros, cdigos, manuais, impressos, mquina calculadora ou quaisquer anotaes. Ser excludo do Processo Seletivo o candidato que: a) apresentar-se aps o horrio estabelecido, no se admitindo qualquer tolerncia; b) apresentar-se em local diferente da convocao oficial; c) no comparecer s provas, seja qual for o motivo alegado; d) no apresentar documento que bem o identifique; e) ausentar-se da sala de provas sem o acompanhamento do fiscal; f) ausentar-se do local de provas antes de decorrida uma hora do incio das provas; g) fizer anotao de informaes relativas s suas respostas no comprovante de inscrio ou em qualquer outro meio, que no o autorizado pelos fiscais; h) ausentar-se da sala de provas levando Folha de Respostas, Caderno de Questes ou outros materiais no permitidos, sem autorizao; i) estiver portando armas, mesmo que possua o respectivo porte; j) lanar mo de meios ilcitos para a execuo das provas; k) no devolver integralmente o material recebido; l) for surpreendido em comunicao com outras pessoas ou utilizando-se de livro, anotao, impresso no permitido ou mquina calculadora ou similar;

m) estiver fazendo uso de qualquer tipo de aparelho eletrnico ou de comunicao (bip, telefone celular, relgios digitais, walkman, agenda eletrnica, notebook, palmtop, receptor, gravador, smartphones ou outros equipamentos similares), bem como protetores auriculares; n) perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento indevido. Os eventuais pertences pessoais dos candidatos, tais como bolsas, sacolas, bons, chapus, gorros ou similares, culos escuros, equipamentos eletrnicos, como os indicados nas alneas "l" e "m", devero ser guardados conforme as instrues dos ficais aplicadores. Os aparelhos eletrnicos devero ser desligados pelo candidato, antes de serem lacrados. Os pertences pessoais, lacrados, sero acomodados em local a ser indicado pelos fiscais de sala de prova, e devero ficar no mesmo durante todo o perodo de permanncia dos candidatos no local de prova. A Secretaria de Estado de Educao no se responsabilizar por perda ou extravio de documentos, objetos ou equipamentos eletrnicos ocorridos no local de realizao das provas, nem por danos neles causados. Os aparelhos eletrnicos devero permanecer lacrados e desligados at a sada do candidato do local de realizao das provas. O candidato, ao terminar a prova, entregar ao fiscal somente a Folha de Respostas, podendo levar consigo o Caderno de Questes.

3. DO PROCESSO DE CLASSIFICAO FINAL E DE DESEMPATE

A classificao final dos candidatos ser feita na ordem decrescente de pontuao total obtida no exame de seleo, sabendo-se que cada candidato concorrer s vagas determinadas para um dos seguintes grupos, de acordo com a escolaridade informada por ele no momento da inscrio: Grupo A concorre a: a) 50% (cinquenta por cento) das vagas. I os alunos regularmente matriculados no 2 ou no 3 ano do Ensino Mdio de escolas pblicas estaduais; II os alunos regularmente matriculados no 1 ou no 2 ano da Educao de Jovens e Adultos na rede pblica estadual, na modalidade presencial;

III os alunos matriculados em escolas pblicas estaduais de municpios participantes do Programa Poupana Jovem.
Grupo B concorre a: a) 50% (cinquenta por cento) das vagas. I os jovens que j concluram o Ensino Mdio em instituies pblicas ou privadas, desde que no estejam cursando o Ensino Superior, no ato da matrcula. Sero divulgadas, duas listas de classificao: uma para candidatos do grupo A e outra para os candidatos que se enquadram no grupo B. No h concorrncia entre candidatos de grupos distintos. No caso de empate, ser classificado o candidato que obtiver maior nmero de pontos em Lngua Portuguesa. Persistindo o empate, a classificao observar os seguintes critrios: I) se o candidato estiver regularmente matriculado no 3 ano do Ensino Mdio da rede estadual; II) se o candidato estiver regularmente matriculado no 2 ano do Ensino Mdio da rede estadual; III) com maior idade. Verificada, a qualquer momento, irregularidade quanto escolaridade informada pelo candidato no momento de sua inscrio, o mesmo ser automaticamente eliminado do processo, ficando impedido de efetuar sua matricula, caso classificado.

ATENO!
O candidato que informar a escolaridade em grupo diferente do qual de fato ele se insere, ser imediatamente excludo do processo.

4. DA DIVULGAO DA CLASSIFICAO DOS CANDIDATOS

A relao dos candidatos classificados, dentro das vagas, ser divulgada no site da Secretaria de Estado de Educao www.educacao.mg.gov.br em conformidade com data definida em Edital de Credenciamento.

O candidato dever acessar o site para acompanhar a publicao. No ser informada, em hiptese nenhuma, a classificao do candidato por telefone ou por e-mail.

5. DA MATRCULA NA INSTITUIO

O perodo de matrcula dos candidatos ser divulgado no site da Secretaria de Estado de Educao. O candidato ter apenas os dias determinados para realizar a sua matrcula na instituio credenciada escolhida por ele. O aluno no poder, em hiptese alguma, realizar a sua matrcula fora do prazo publicado no site. Se no dia definido existir algum impedimento, o candidato dever autorizar, por meio de procurao, que outra pessoa faa a sua matrcula. O candidato que no comparecer no dia e horrio de matrcula publicado no site ser considerado desistente, perdendo, assim, o direito de realizar a sua matrcula. O candidato excedente dever ficar atento s listagens divulgadas no site da Secretaria de Estado de Educao, pois sero indicados os nomes dos convocados em chamadas excedentes, bem como a data para a realizao da sua matrcula. Se o candidato excedente no efetivar a matrcula na data publicada, automaticamente ser convocado o candidato seguinte, conforme ordem de classificao publicada no site da SEE/MG. O candidato classificado no exame de seleo dever comparecer instituio para realizar sua matrcula e assinar o Termo de Compromisso munido, OBRIGATORIAMENTE de original e cpia simples, dos seguintes documentos: a) Histrico Escolar, comprovando a escolaridade requerida para ingresso no PEP ou Declarao de Concluso do Ensino Mdio (validade 30 dias); b) Declarao de frequncia, assinada pelo diretor ou representante da escola estadual, se o candidato estiver regularmente matriculado no 2 ou no 3 ano do Ensino Mdio, ou 1 ou 2 ano do curso de Educao de Jovens e Adultos, na modalidade presencial. c) Certido de Nascimento ou Casamento; d) CPF; e) Carteira de Identidade; f) Ttulo Eleitoral e comprovante de quitao com o Servio Eleitoral, para maiores de 18 anos; g) Comprovante de quitao com o Servio Militar, se maior de 18 anos sexo masculino;

h) Uma foto 3x4 recente; i) Comprovante de residncia. Aps a confirmao da matrcula e assinatura do Termo de Compromisso no ser permitido ao aluno matricular-se em outra instituio. Efetivada a matrcula o aluno se submeter s normas constantes do Regimento Interno da Instituio.

6. DA COORDENAO DO PEP NAS INSTITUIES

6.1. COORDENAO NAS INSTITUIES CREDENCIADAS Em cada Instituio Credenciada, h uma Coordenao Local responsvel pelo atendimento aos candidatos e alunos do PEP, na qual podero ser obtidos, entre outros, os seguintes documentos: a) Termo de Compromisso; b) Termo de Liberao ou Recebimento de Transferncia; c) Termo de Encerramento da Gratuidade.

7. DA GRATUIDADE DO CURSO

O valor total das mensalidades dos cursos do PEP ser integralmente pago pelo Governo Estadual s instituies contratadas. Assim, cada aluno admitido frequentar gratuitamente o curso em que estiver matriculado. A gratuidade no cobre as despesas decorrentes de reprovao em uma ou mais disciplinas do curso. Caso tenha que repetir qualquer disciplina ou mesmo todo o ano letivo, as despesas correro por conta do aluno. Tambm as despesas com carteirinha de estudante, transporte, alimentao, moradia, uniforme e material de uso individual correro custa do aluno. Est includo na gratuidade o material didtico bsico impresso, que dever ser entregue ao aluno pela unidade de ensino.

7.1. COBRANA DE TAXAS A gratuidade cobre todas as disciplinas do currculo regular do curso, bem como o estgio e material didtico bsico impresso. Portanto, a instituio contratada no poder cobrar do aluno qualquer taxa relativa a esses itens. Outras taxas que constem do Regimento interno da instituio devero ser acatadas pelo aluno. O estgio inteiramente gratuito para o aluno e cabe escola viabilizar meios para que o aluno o conclua.

7.2. ACUMULAO DE MATRCULAS vedada a matrcula simultnea em dois ou mais cursos do PEP. O jovem que abandonar o curso em que estiver matriculado no poder candidatar-se a um novo curso. Tambm no poder se candidatar alunos que j tenham concludo cursos custeados pelo PEP.

8. DO APROVEITAMENTO CURRICULAR

Para o Programa de Educao Profissional o aluno dever ingressar no primeiro perodo do curso escolhido e cursar todos os componentes curriculares oferecidos no respectivo perodo.

9. DA TRANSFERNCIA

O aluno do PEP poder pedir transferncia SEE para outro Municpio ou instituio de ensino, regularmente contratada, desde que mantido o curso original. So condies para pedido de transferncia: 1 Ter vaga na instituio de destino; 2 ter iniciado e estar freqente nas aulas do PEP na instituio de origem; 3 ter a aprovao do plano curricular, pela instituio de destino;

4 apresentar, por escrito, a justificativa para o pedido de transferncia com documentao comprobatria. Para a troca de turno, no h autorizao da SEE, pois se trata de acordo entre escola e aluno. Entretanto, as transferncias s podero acontecer aps aprovao expressa da SEE. Uma vez concluda a transferncia, o aluno passa a se submeter s normas contidas no regimento da escola.

10. DO ENCERRAMENTO DA GRATUIDADE

A concesso da gratuidade ser encerrada nos seguintes casos: a) por concluso do curso; b) em decorrncia de constatao do fornecimento de informao falsa, pelo aluno, em qualquer fase do processo de formao; c) por trmino do prazo contratado para a concluso do curso; d) por acmulo, pelo estudante, de mais de um curso mantido com recursos do PEP; e) por solicitao do aluno; f) por deciso ou ordem judicial; g) por abandono/desistncia do curso pelo aluno; h) por quebra de quaisquer das clusulas previstas no Termo de Compromisso; i) por falecimento do aluno. O pedido de encerramento da gratuidade pelo aluno dever ser fundamentado em motivo relevante e devidamente comprovado. O encerramento da gratuidade se dar aps a anlise e deciso da equipe da Secretaria de Estado de Educao. Caso seja deferida a solicitao, o aluno no ser obrigado a ressarcir as despesas efetuadas pelo Estado. No entanto ele poder, no futuro, candidatar-se a uma nova vaga no PEP. No caso de abandono do curso, pelo aluno, esse ficar impedido de candidatar-se a qualquer outro curso do PEP e ser obrigado a ressarcir as despesas efetuadas pelo Estado at o seu afastamento, como previsto no Termo de Compromisso assinado no ato da matrcula.

INFORMAES GERAIS

Todos os alunos participantes do PEP so regidos pelas normas gerais do Programa e pelas normas internas da instituio em que estiver matriculado. O aluno deve observar o compromisso por ele assumido, quando da assinatura do Termo de Compromisso.

ENDEREOS E TELEFONES TEIS

Secretaria de Estado de Educao de Minas Gerais Superintendncia de Desenvolvimento da Educao Profissional 0800-7014255 - http://www.educacao.mg.gov.br sem.pep@educacao.mg.gov.br

Das könnte Ihnen auch gefallen