Sie sind auf Seite 1von 4

Pedro Benatti Alvim

n USP 6453643 |

Noturno

Sociolgia I Professora Fraya Frehse Fichamento WEBER, Max. Ao social e relao social [orig. al. 1922). Trad. R. Barbosa e K. E. Barbosa; Ver. Tcnica G. Cohn. In: WEBER , Max. Economia e Sociedade. Fundamentos da sociologia compreensiva (vol. 1). Sociologia e sociedade. Rio de Janeiro: LTC, 2004, pp. 3-26

Tema: Os conceitos de ao social e relao social Teses centrais: Tese 1: Importncia do sentido na determinao do que uma ao social. A ao social (incluindo omisso e tolerncia) orienta-se pelo comportamento de outros, seja este passado, presente ou futuro (...). Os outros podem ser indivduos e conhecidos ou uma multiplicidade indeterminada de pessoas completamente desconhecidas. (p. 13-14) 2. Nem todo tipo de ao tambm de ao externa ao social no sentido aqui adotado. (...) 3. Nem todo tipo de contato entre pessoas tem carter social, seno apenas um comportamento que, quanto ao sentido, se orienta pelo comportamento de outra pessoa. (...) Uma ao que, em seu curso, se determina ou se co determina de maneira apenas reativa, pelo simples fato de haver uma situao de massa, sem que haja uma relao de sentido com essa situao, no seria ao social no sentido aqui adotado do termo. (p. 14) Tese 2: A ao social, como toda ao, pode ser determinada: 1) de modo racional referente a fins: por expectativas quanto ao comportamento de objetos do mundo exterior e de outras pessoas, utilizando essas expectativas como condies ou meios para alcanar fins prprios, ponderados e perseguidos racionalmente, como sucesso; 2) de modo racional a valores: pela crena consciente no valor tico, esttico, religioso ou qualquer que seja sua interpretao absoluto e inerente a determinado comportamento como tal, independente do resultado; 3) de modo afetivo, especialmente emocional: por afetos ou estados emocionais atuais; 4) de modo tradicional: por costume arraigado. (p. 15)

Tese 3: Por relao social entendemos o comportamento reciprocamente referido quanto a ser contedo de sentido por uma pluralidade de agentes e que se orienta por essa referncia. A relao social consiste, portanto, completa e exclusivamente na probabilidade de que aja socialmente numa forma indicvel (pelo sentido), no importando, por enquanto, em que se baseia essa probabilidade. (p. 17) A existncia de uma relao social nada mais significa do que a presena dessa probabilidade, maior ou menor, de que ocorra uma ao correspondente ao sentido, o que sempre deve ter em conta para evitar ideias falsas. (p. 18) Tese 4: Podem ser observadas, na ao social, regularidades de fato, isto , o curso de uma ao repete-se com o mesmo agente ou (s vezes simultaneamente) comum entre muitos agentes, como sentido tipicamente homogneo. Com estes tipos de cursos das aes ocupa-se a Sociologia, em oposio Histria, que trata da imputao causa das conexes singulares importantes, isto , relevantes para o destino (p. 18) Tese 5: Toda ao, especialmente a ao social e, por sua vez, particularmente a relao social podem ser orientadas, pelo lado dos participantes, pela representao da existncia de uma ordem legtima. A probabilidade de que isto ocorra de fato chamamos vigncia da ordem em questo. (p. 19) Ao contedo do sentido de uma relao social chamamos a) ordem somente nos casos em que a ao se orienta (em mdia e aproximadamente) por mximas indicveis e falamos b) de vigncia dessa ordem quando a orientao efetiva por aquelas mximas sucede, entre outros motivos, tambm (quer dizer, num grau que tenha algum peso na prtica) porque estas so consideradas vigentes com respeito ao, seja como obrigaes, seja como modelos de comportamento. (p. 19) Tese 6: A legitimidade de uma ordem pode ser garantida: I. Unicamente pela atitude interna, neste caso: 1. De modo afetivo: por entrega sentimental; 2. De modo racional referente a valores: pela crena em sua vigncia absoluta, sendo ela a expresso de valores supremos e obrigatrios (morais, estticos ou outros quaisquer); 3. De modo religioso: pela crena de que de sua observncia depende a obteno de bens de salvao; II. Tambm (ou somente) pelas expectativas de determinadas conseqncias externas, portanto: pela situao de interesses, mas: por expectativas de determinado gnero.

Uma ordem denominada: a) Conveno, quando sua vigncia est garantida externamente pela probabilidade de que, dentro de determinado crculo de pessoas, um comportamento discordante tropear com reprovao (relativamente) geral e praticamente sensvel; b) Direito, quando est garantida externamente pela probabilidade da coao (fsica ou psquica) exercida por determinado quadro de pessoas cuja funo especfica consiste em forar a observao dessa ordem ou castigar sua violao. (p. 20-21)

Tese 7: Vigncia legtima pode ser atribuda a uma ordem, pelos agentes: a) Em virtude da tradio: vigncia do que sempre assim foi; b) Em virtude de uma crena afetiva (especialmente emocional): vigncia do novo revelado ou do exemplar; c) Em virtude de uma crena racional referente a valores: vigncia do que se reconheceu como absolutamente vlido; d) Em virtude de um estatuto existente cuja legalidade se acredita Esta legalidade [d] pode ser considerada legtima [pelos participantes]: alfa) em virtude de um acordo entre os interessados; beta) em virtude da imposio (baseada na dominao julgada legtima de homens sobre homens) e da submisso correspondente (p. 22)

Tese 8: Uma relao social denomina-se luta quando as aes se orientam pelo propsito de impor a prpria vontade contra a resistncia do ou dos parceiros. (p.23) Tese 9: Uma relao social denomina-se relao comunitria quando e na medida em que a atitude na ao social no caso particular ou em mdia ou no tipo puro repousa no sentimento subjetivo dos participantes de pertencer (afetiva ou tradicional) ao mesmo grupo. Uma relao social denomina-se relao associativa quando e na medida em que a atitude na ao social repousa num ajuste ou numa unio de interesses racionalmente motivados (com referncia a valores ou fins). A relao associativa, como caso tpico, pode repousar especialmente (mas no unicamente) num acordo racional, est orientada: a) de maneira racional referente a valores, pela crena no

compromisso prprio; b) de maneira racional referente a fins pela expectativa da lealdade de outra parte. (p. 25)

Mtodo de investigao: Weber abstrai os conceitos trabalhados pela Sociologia como sentido, ao, relao, definindo seus limites e casos extremos. Os limites entre uma ao com sentido e um comportamento (...) so inteiramente fluidos. Toda interpretao, assim como toda cincia em geral, pretende alcanar evidncia. A evidncia da compreenso pode ser de carter [a] racional (e, neste caso, ou lgico ou matemtico), ou [b] intuitivamente compreensivo (emocional, receptivo-artstico). (p. 14) Ainda considera as diferenas e encontros da racionalidade e irracionalidade dentro de cada ao. Orientaes tericas: Como ressaltado em sala de aula, o autor influenciado diretamente pela hermenutica. Todas as cincias humanas na Alemanha caminhavam para (Geisteswissenschaften). Objetivo do autor: Como a Sociologia deve se preocupar com a construo de tipos. Weber analisa o vocabulrio usado pela cincia e as consideraes empricas de cada conceito.

Das könnte Ihnen auch gefallen