Sie sind auf Seite 1von 36

Espao Jurdico Cursos_____________________________________________________Aulo Tcnico e Analista TJPE

RACIOCNIO LGICO Baseado nas ltimas provas realizadas pela FCC, pode-se esperar uma prova para o TJ contendo no mximo cinco questes. Arrisco dizer que apenas uma delas seria sobre Raciocnio Lgico Qualitativo, ou seja, sobre o estudo das proposies lgicas. E vale ressaltar que, nesse campo, os tpicos preferidos pela banca so proposies equivalentes e argumentos. As demais questes devero contemplar o Raciocnio Lgico Quantitativo (matemtico) e os testes psicotcnicos (questes com seqncias), alm de problemas envolvendo associaes lgicas. Acredito que o Raciocnio Lgico Matemtico estar presente em mais de uma questo. Mas importante lembrar que no se trata de assuntos especficos da matemtica, tais como Anlise Combinatria ou probabilidades. Exige-se apenas as quatro operaes e, quando muito, uma equao simples de 1 grau ou mesmo um conceito bsico como, por exemplo, mltiplos e divisores. Portanto, nada que possa tirar o seu sono! Para ilustrar, trouxemos algumas questes sobre os temas. 1) (FCC-TJSE-2009) Suponha que uma pessoa nasceu na segunda metade do sculo XX e que, no ano x2, ela ter x anos. Assim sendo, o ano do nascimento dessa pessoa :

a) - 1980
b) 1975 c) 1970 d) 1965 e) 1960 2) (FCC-TJSE-2009) Uma tabela de nmeros inteiros positivos foi construda obedecendo a determinado padro. 1 coluna 1 10 19 28 37 . . . 2 coluna 3 12 21 30 39 . . . 3 coluna 5 14 23 32 41 . . . 4 coluna 7 16 25 34 43 . . . 5 coluna 9 18 27 36 45 . . .

Caso esse padro fosse mantido indefinidamente, seria correto concluir que o nmero a) 324 estaria na quarta coluna b) 435 estaria na terceira coluna c) 685 estaria na segunda coluna

d) - 427 no estaria na tabela


e) 565 no estaria na tabela

Espao Jurdico Cursos_____________________________________________________Aulo Tcnico e Analista TJPE

3) (FCC-COOPERGS-2011) Leonardo doou a seus 4 filhos todos os livros de sua biblioteca. Ao mais velho, doou 1/4 do total desses livros e mais a quarta parte de um desses livros; ao segundo, 1/3 do nmero de livros restantes e mais a tera parte de um desses livros; ao terceiro, doou 1/2 do novo resto e mais a metade de um desses livros; ao ltimo, igualmente, doou 1/2 da nova sobra e mais a metade de um desses livros, ficando ento sem nenhum livro raro. Quantos livros raros Leonardo possua em sua biblioteca? (Como livros raros so valiosos e evidente que nenhum deles foi partido, essa redao expressa uma equivalncia.) a) b) c) d) e) 3 5 7 9 11

D. CONSTITUCIONAL 1. (FCC TRT 24 TCNICO JUDICIRIO 2011) NO constitui objetivo fundamental da Repblica Federativa do Brasil, previsto expressamente na Constituio Federal, a) construir uma sociedade livre, justa e solidria. b) garantir o desenvolvimento nacional. c) erradicar a pobreza e a marginalizao e reduzir as desigualdades sociais e regionais. d) captar tributos mediante fiscalizao da Receita Federal. e) promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raa, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminao. 2.(FCC TRT 23 ANALISTA JUDICIRIO 2011) Cassio tomou conhecimento que a praa pblica prxima sua residncia ser fechada por interesses escusos, posto que no terreno, cuja propriedade foi transferida ilegalmente para o particular, ser erguido um complexo de edifcios de alto padro, que beneficiar o Prefeito Municipal com um apartamento. Segundo a Constituio Federal, visando anular o ato lesivo que teve notcia, Cassio poder propor a) ao de arguio de descumprimento de preceito fundamental. b) mandado de injuno. c) mandado de segurana. d) habeas data. e) ao popular. 3. (FCC MPE-RS AGENTE ADMINISTRATIVO 2010) A Constituio Federal estabelece a organizao do Estado, de forma que os Estados podem incorporar-se entre si, subdividir-se ou desmembrar-se para se anexarem a outros, ou formarem novos Estados ou Territrios Federais, mediante aprovao da populao diretamente interessada, atravs de a) plebiscito, e do Senado Federal, por lei ordinria. b) plebiscito, e do Congresso Nacional, por lei complementar. c) referendo, e da Cmara dos Deputados, por lei delegada.

Espao Jurdico Cursos_____________________________________________________Aulo Tcnico e Analista TJPE


d) plebiscito, e da Cmara dos Deputados, por emenda constitucional. e) referendo, e do Congresso Nacional, por resoluo do Senado Federal.

4. (FCC TRT 8 2010) O Conselho Nacional de Justia composto, alm de outros membros, por a) dois juzes federais, indicados pelo Superior Tribunal de Justia. b) um juiz de Tribunal Regional Federal, indicado pelo Superior Tribunal de Justia. c) dois juzes de Tribunais Regionais do Trabalho, indicados pelo Tribunal Superior do Trabalho. d) dois juzes do trabalho, indicados pelo Tribunal Superior do Trabalho. e) trs advogados, indicados pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. 5. (FCC ANALISTA DE GESTO ADMINISTRATIVA SAD-PE 2009) ADAPTADA. Assinale a alternativa que relacione corretamente todos os direitos sociais contemplados no caput do art. 6 da Constituio. a) A educao, a sade, o trabalho, a alimentao, a moradia, o lazer, a segurana, a proteo maternidade e infncia e a assistncia aos desamparados. b) A educao, a sade, o trabalho, a alimentao, a moradia, o lazer, a segurana, a previdncia social, a proteo maternidade e infncia e a assistncia aos desamparados. c) A educao, a sade, o trabalho, a alimentao, o lazer, a segurana, a previdncia social, a proteo maternidade e infncia e a assistncia aos desamparados. d) A educao, a sade, o trabalho, a alimentao, a moradia, o lazer, a segurana, a previdncia social, a proteo maternidade e infncia. e) A educao, a sade, a moradia, a alimentao, o lazer, a segurana, a previdncia social, a proteo maternidade e infncia e a assistncia aos desamparados. LEGISLAO APLICADA 01. Conforme a lei Complementar n 100/2007 marque a resposta correta. a) O territrio do Estado de Pernambuco, para os fins da administrao do Poder Judicirio estadual, divide-se em circunscries, comarcas, comarca itinerantes, comarcas integradas, termos e distritos judicirios. b)Comarca Integrada constitui-se da reunio de comarcas, uma das quais ser sua sede. c) Todo municpio ser sede de Termo Judicirio. d) O municpio que ainda no seja sede de comarca constitui um distrito judicirio. e) A circunscrio judiciria constitui-se da reunio de comarcas, uma das quais ser sua sede. 02. Compete ao Tribunal de Justia processar e julgar originariamente por crimes comuns e de responsabilidade: a) Governados, Vice Governador e Secretrios de Estado. b) Juzes estaduais de primeira e segunda instncia. c) Membros do Ministrio Pblico que oficiem perante o Tribunal de Justia. d) Deputados estaduais.

Espao Jurdico Cursos_____________________________________________________Aulo Tcnico e Analista TJPE


e) Prefeitos, secretrios, juzes de primeira instncia e membros do Ministrio Pblico. 03. A respeito da licena prmio, assinale a INCORRETA: a) No ser concedida licena-prmio, se houver o funcionrio no decnio correspondente cometido falta disciplinar grave. b) A cada dez anos de efetivo exerccio, ter o servidor direito a seis meses de licena prmio. c) A licena prmio poder ser parcelada a pedido do servidor, porm, tais parcelas no podero ser inferiores a um ms. d) No ser concedida licena-prmio se o servidor tiver gozado por mais de cento e vinte dias, consecutivos ou no, licena por motivo de doena em pessoa da famlia no mesmo decnio. e) Mesmo que o servidor pblico estadual tenha faltando ao servio, sem justificao, por mais de trinta dias, poder ser concedida a licena prmio. 04. Assinale das alternativas abaixo a que trata de licena totalmente remunerada: a) Licena para servio militar obrigatrio. b) Licena para trato de interesse particular. c) Licena para funcionria casada para acompanhar o marido. d) Licena por motivo de doena em pessoa da famlia. e) Licena para remoo. 05. luz da lei 13.332/07 e suas posteriores modificaes, considera-se: a) PADRO organizao estruturada dos cargos, sendo definida por padres salariais. b) CARREIRA simbologia dos vencimentos representada por letras. c) PROGRESSO a passagem do servidor efetivo de um padro para o outro imediatamente superior, dentro do mesmo cargo. d) CARGO COMISSIONADO conjunto de funes da mesma natureza e requisitos semelhantes que definem e ordenam as atividades, providos por concurso pblico de provas e ou de provas e ttulos. e) CARGO EFETIVO cargos pblicos, providos por livre nomeao e exonerao, atravs de ato do Presidente do Tribunal de Justia. DICAS: DA ORGANIZAO POLTICO ADMINISTRATIVA DO ESTADO A Repblica federativa do Brasil organizada e dividida em Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios, todos autnomos, nos termos desta Constituio, sendo Braslia sua Capital Federal. a Repblica Federativa do Brasil a soberana, mas essa soberania representada pela unio diante de outros pases. A Unio pode ainda, mediante lei complementar, criar, modificar e extinguir e transformar em estados os territrios federais. Os Estados, por sua vez, no representam a soberania do Brasil perante outros pases como dissemos, essa uma atribuio exclusiva da Unio mas tais estados membros podem incorporar-se entre si, subdividir-se ou desmembrar-se para se anexarem a outros, ou formarem novos Estados ou

Espao Jurdico Cursos_____________________________________________________Aulo Tcnico e Analista TJPE


Territrios Federais, mediante aprovao da populao diretamente interessada, atravs de plebiscito, e do Congresso Nacional, por lei complementar (art. 18, 3).

Estados Art. 18, 3


Podem: Incorporar-se entre si; Subdividir-se; Desmembrar-se para se anexarem a outra estado ou para formarem um novo estado ou um territrio. Desde que seja haja: Plebiscito da populao interessada. Lei Complementar aprovada pelo C.N.

O Distrito Federal a parte do Brasil que mais se destoa dos demais entes polticos, visto que ora funciona como estado, ora funciona como municpio. Com efeito, o Distrito Federal regido por lei orgnica, e no por uma Constituio estadual, se assemelhando a um municpio, mas tambm possui atribuies de estado. Vale transcrever os dizeres da Constituio: Art. 29. O Municpio reger-se- por lei orgnica, votada em dois turnos, com o interstcio mnimo de dez dias, e aprovada por dois teros dos membros da Cmara Municipal, que a promulgar, atendidos os princpios estabelecidos nesta Constituio, na Constituio do respectivo Estado. Art. 32. O Distrito Federal, vedada sua diviso em Municpios, reger-se- por lei orgnica, votada em dois turnos com interstcio mnimo de dez dias, e aprovada por dois teros da Cmara Legislativa, que a promulgar, atendidos os princpios estabelecidos nesta Constituio. Com efeito, a Constituio probe a diviso do Distrito Federal em municpios. Os municpios, por sua vez, podem ser criados, fundidos, desmembrados ou extintos (assim como os estados), mas de uma forma mais complexa que os estados membros vale repetir que o DF no pode sofre desmembramento ou qualquer outra forma de transformao. Para se criar, fundir, desmembrar ou extinguir um municpio faz-se necessria lei estadual, dentro do perodo determinado por Lei Complementar Federal, e dependero de consulta prvia, mediante plebiscito, s populaes dos Municpios envolvidos, aps divulgao dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei (art. 18 4). Sei que isso confuso. Eu me explico. Para que surja um novo municpio deve-se, antes de tudo, surgir uma lei complementar federal autorizando a criao, modificao ou extino do municpio. Essa lei complementar federal trar um perodo certo, especfico, para o acontecimento de tais mudanas. Por exemplo: a lei complementar federal autorizaria a criao de novos municpios de janeiro de 2010 at fevereiro de 2011.

Espao Jurdico Cursos_____________________________________________________Aulo Tcnico e Analista TJPE


Pois bem, dentro desse prazo estabelecido pela lei teramos, como passo seguinte, o estudo de viabilidade do pretenso municpio que se deseja criar. Caso esse estudo demonstre que o municpio a ser criado vivel, far-se- um plebiscito uma consulta popular entre a populao interessada para ver se desejo do povo (apenas do povo que ser diretamente atingido com a criao desse novo municpio) o surgimento dessa nova entidade poltica. Uma vez aprovado o plebiscito, lei especfica do estado em que se encontra, far finalmente surgir o mais novo municpio do pas. Notas importantes para a nossa prova. Percebe que quem cria o municpio a lei estadual, e no a lei federal. Essa ltima apenas estipula o perodo de surgimento dos novos municpios, mas a lei criadora mesmo a lei estadual. Essa , ento, a seqncia cronolgica para o surgimento, desmembramento, transformao, fuso ou mesmo extino de um municpio. 1. Lei complementar federal abrindo o prazo para a mudana de cenrio; 2. Divulgao, na forma da lei, dos requisitos genricos de viabilidade (estudo de viabilidade do municpio). Esse requisito no ser necessrio para extinguir um municpio, obviamente; 3. Plebiscito para as populaes interessadas; 4. Leis estadual especfica;

Resumo
pleb iscito L .C. L ei E stud de o Aprovada estadua viabilidad l e pelo C.N. criadora Sim No No Sim Sim No Sim No Sim

Territrio Estado Municpio

No Sim Sim

O artigo 19 da nossa Magna Carta reza que: vedado Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios: I - estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencion-los, embaraar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relaes de dependncia ou aliana, ressalvada, na forma da lei, a colaborao de interesse pblico; II - recusar f aos documentos pblicos; III - criar distines entre brasileiros ou preferncias entre si. O item III merece comentrio, visto que somente a prpria Constituio Federal pode estabelecer distines entre brasileiro, jamais a lei federal ou estadual, municipal ou distrital pode vir a criar tais diferenas.

Espao Jurdico Cursos_____________________________________________________Aulo Tcnico e Analista TJPE


Esse artigo, quando cai, sempre da mesma forma. o que eu chamo em sala de aula de ctrl C e ctrl V ou control C e control V, termo muito usado em informtica para dizer que algo fora copiado e colado sem mudar em nada o seu texto. Importante dizer que, a menos que voc v fazer a prova para Oficial de Justia, NO ESTUDE as reparties de competncia da Unio, Estados e Municpios. O captulo II desse ttulo ficou de fora, salvo para Oficial, onde voc vai ter que estudar os artigos 20, 21 e 22.

Poder Judicirio
STF

STJ TJ Juzes de direito TRF Juzes federais

TST TRT Juzes do trabalho

TSE TRE Juzes eleitorais

STM TM Juzes militares

O organograma acima reflete a estrutura do poder judicirio, onde os juzes compem a primeira instncia e o TJ, TRF, TRT, TRE, TM (Tribunal de Justia, Tribunal Regional Federal, Tribunal Regional do Trabalho, Tribunal Regional Eleitoral e Tribunal Militar, respectivamente) compem a chamada segunda instncia. Os tribunais superiores (os que possuem S) so, da esquerda para a direita: Superior Tribunal de Justia, Tribunal Superior do Trabalho, Tribunal Superior Eleitoral e Superior Tribunal Militar. Por fim, acima de tudo e de todos, encontramos o Supremo Tribunal Federal. Tribunal mximo do nosso ordenamento jurdico, ele o guardio da nossa Constituio Federal. No STF s chegam aes sobre matria ligada a Constituio. Se o processo no tratar da matria constitucional, o recurso s subir at, no mximo, um tribunal superior. H, ainda, o Conselho Nacional de Justia, que no aparece no meu organograma por um motivo muito simples. O CNJ, como chamado, no tem funo jurisdicional. Em outras palavras, no cabe recurso para o CNJ, ele no julga, no realiza o devido processo legal. Com efeito, o CNJ apenas um rgo interno de fiscalizao do Poder Judicirio, como veremos mais adiante.

AUTONOMIAS E COMPOSIO DO PODER JUDICIRIO O Judicirio como Poder possui duas autonomias, a saber: a autonomia administrativa e a autonomia financeira.

Espao Jurdico Cursos_____________________________________________________Aulo Tcnico e Analista TJPE


AUTONOMIA ADMINISTRATIVA a capacidade que tem o Poder Judicirio de se auto organizar. O Judicirio em quem decide onde vai construir um tribunal, se vai realizar concurso para servidores e juzes, se vai abrir uma nova vara em uma cidade qualquer. Em fim, a autonomia administrativa seria a capacidade de se organizar sem a interferncia de outro Poder em suas prprias decises. AUTONOMIA FINANCEIRA De nada adiantaria ter autonomia administrativa se o Poder Judicirio tivesse que ficar com um pires na mo pedindo dinheiro ao Poder Executivo ou ao Poder Legislativo. A autonomia financeira garante uma parte do oramento pblico (uma parte dos teus impostos) seja destinada diretamente ao Poder Judicirio que, como vimos na autonomia administrativa, gastar esse dinheiro da forma como achar melhor. claro que quando digo que o Poder Judicirio pode gastar sua parte do oramento da forma que achar melhor, no quero dizer que no haja controle. Claro que h a necessidade de se prestar contas ao Tribunal de Contas e ao Conselho Nacional de Justia. Alm disso, os gastos podero ser feitos da maneira mais oportuna e conveniente para o Judicirio, mas sempre na forma prevista em lei. Por isso, quando se fala em autonomia financeira do Judicirio no quero dizer que esse poder pode gastar o direito de forma livre. Mas sim que, dentro dos limites legais e com a devida prestao de contas, o Poder Judicirio poder aplicar a parcela do oramento que lhe cabe da maneira que achar mais conveniente. COMPOSIO DO PODER JUDICIRIO Em ltima anlise o Poder Judicirio composto por juzes. sejam os juzes de primeira instncia, tambm chamados de juzes de primeiro grau, sejam os juzes que compem os tribunais de segunda instncia ou mesmo os tribunais superiores. O Judicirio, como Poder, composto por juzes. Claro que dentro do Poder Judicirio ns encontramos os servidores pblicos tcnicos, analistas, oficiais de justia, escrives, etc mas esses servidores (voc, em um futuro prximo, meu aluno) compem a administrao pblica dentro do Poder Judicirio, mas no so membros do Poder por si. Os servidores fazer parte da estrutura, mas no so representantes do Poder Judicirio. Os representantes, como j dissemos, so os juzes, seja de primeiro grau ou da estrutura de um tribunal qualquer. Mas professor Nelson Frana, como se chega l? Como se faz para se tornar um membro de um Poder? Bem, no caso do Poder Judicirio isso ocorre atravs de concurso de provas e ttulos. PRESTE ATENO! No a mesma coisa para se tornar servidor pblico. Para se tornar servidor pblico estvel voc est se preparando para passar em um concurso que ser de prova ou de provas e ttulos. Para se tornar juiz no basta necessariamente, de provas e ttulos!1 um concurso de provas. Tem o concurso que ser,

Alm disso, todas as fases desse concurso sero acompanhadas pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). E, conforme exigiu a Emenda Constitucional 45/04, para ser juiz agora tem se que ter no mnimo 3 anos de atividade jurdica privativa de bacharel em direito. UFA! Para me tornar membro do Poder Judicirio eu tenho que passar nas provas objetivas e discursivas (provas) e ter ttulos como um mestrado, por exemplo. Quem far a fiscalizao das fases
1

So exemplos de ttulos: mestrado, doutorado, publicao de livros de autoria individual, dentre outros previstos no edital.

Espao Jurdico Cursos_____________________________________________________Aulo Tcnico e Analista TJPE


desse concurso ser a OAB e mesmo assim eu s me torno juiz se j tiver experincia no ramo jurdico de no mnimo trs anos. Nossa, no fcil se tornar juiz. Vai ver que por isso que eles se acham a ltima coca cola do deserto. (risos). Uma vez aprovado no concurso, o juiz vai ser nomeado e empossado no cargo de juiz substituto. essa a nomenclatura do cargo inicial de juiz (juiz substituto). Com o passar dos anos o juiz substituto ser promovido a juiz titular da vara 2 onde trabalha. E, com muita dedicao e um pouco de network, quem sabe ele no ser promovido a juiz de um tribunal de segunda instncia, podendo, depois disso, ser mais uma vez promovido para um tribunal superior. O que importante que voc saiba que as promoes para juiz se do de duas formas: por antiguidade e por merecimento. PROMOO POR ANTIGUIDADE Essa bem fcil de explicar. Ser promovido por antiguidade o juiz que for o mais antigo no cargo. Perceba que eu falei juiz mais antigo e no juiz mais velho. De fato, talvez um juiz mais novo que outro seja promovido por antiguidade j que esse critrio no tem nada a ver com a idade e sim com o tempo de servio do juiz. Por exemplo, entre dois juzes, um com 10 anos de carreira (e trinta anos de idade) e outro juiz com 5 anos de carreira (e quarenta anos de idade), ser promovido por antiguidade o juiz com 10 anos de carreira, mesmo que esse tenha menos idade que o outro juiz. O juiz com 5 anos de carreira pode at ser mais velho que o juiz de 10 anos, mas por ter menos tempo de servio (demorou para fazer concurso, por exemplo) no ser promovido por merecimento antes do juiz novinho que comeou cedo na magistratura. NOTA IMPORTANTE: um juiz mais antigo poder, como exceo, no ser o promovido por antiguidade se sua promoo for negada por voto fundamentado de 2/3 do tribunal, garantida a ampla defesa. PROMOO POR MERECIMENTO Ser promovido por merecimento aquele juiz que for mais produtivo e prestativo (prestativo ao tribunal ao qual ele est vinculado. Note que so critrios objetivos (produtividade no trabalho e presteza no atendimento s solicitaes) para que no se privilegie uns em detrimento de outros atravs de politicagens. Mas para qualquer tipo de promoo, seja por antiguidade, seja por merecimento, uma vez promovido o juiz, esse s poder ser promovido novamente no intervalo mnimo de dois anos. Em outras palavras, se o juiz fulano por promovido hoje (seja por antiguidade ou por merecimento) do poder ser promovido novamente daqui a dois anos (seja, mais uma vez por antiguidade ou por merecimento). Importante dizer que obrigatria a promoo do juiz que figure por trs vezes consecutivas ou alternadas em lista de merecimento.

cinco

DAS GARANTIAS DOS JUZES Para garantir a imparcialidade do juiz, a Constituio Federal, em seu artigo 95, previu trs garantias, a saber: a vitaliciedade, a inamovibilidade e a irredutibilidade de subsdio. Passemos, agora a discorrer sobre essas garantias.
2

Veja que vida de juiz no fcil, j que passa o dia trabalhando na vara.

Espao Jurdico Cursos_____________________________________________________Aulo Tcnico e Analista TJPE

VITALICIEDADE

A vitaliciedade o equivalente a estabilidade do servidor pblico. Como assim Nelson? simples. O servidor pblico, depois de trs longos anos se torna estvel, s podendo ser demitido atravs do devido processo legal ou do devido processo administrativo. O juiz no bem um servidor pblico, ele um agente poltico, um membro de uma dos poderes, por isso ele tem uma super estabilidade. De fato, depois de apenas dois anos (e no trs como o servidor) o juiz se torna vitalcio o equivalente a estvel s podendo ser demitido atravs do devido processo legal (s o processo legal, e no o administrativo, que mais rpido e d pouco tempo de defesa ao acusado. A vitaliciedade d maior garantia ao juiz de que ele no vai perder o cargo por questes polticas. Alm disso, o juiz s perde o cargo aps a condenao transitada em julgado, ou seja, depois que o processo terminar e no couber mais recurso. Perceba que antes dos dois anos de servio pblico o juiz no estvel ainda, podendo perder o cargo por maioria absoluto do tribunal ao qual est vinculado. Mas depois de dois anos de efetivo exerccio surge a vitaliciedade, dando ao juiz a garantia de poder tomar suas decises no processo sem sofrer ameaas de desemprego. INAMOVIBILIDADE

O juiz inamovvel. Como assim Nelson? O juiz no pode ser removido contra a sua vontade. No pode ser transferido, como falamos na iniciativa privada, contra a sua vontade. Nem mesmo se for remoo decorrente de promoo, o juiz no est obrigado a mudar de comarca contra a sua vontade. H uma grande exceo, que vive sendo cobrada em prova. O juiz pode ser removido contra a sua vontade se a maioria absoluta do Tribunal ao qual est vinculado ou do CNJ (Conselho Nacional de Justia), alegando interesse pblico alegar a imperiosa necessidade de remoo do juiz. Note que se no houver o interesse pblico, ou mesmo que haja, se no houver a maioria absoluta dos membros do tribunal ou do CNJ o juiz no poder ser removido contra a sua vontade. Concluo dizendo que tem que estar presente os dois requisitos: interesse pblico e maioria absoluta do tribunal ou do CNJ. Se um dos dois requisitos no estiver presente o juiz no poder ser removido contra a sua vontade. IRREDUTIBILIDADE DE SUBSDIO

A remunerao do juiz no pode ser reduzida. No pode sofrer diminuio numrica. o que a doutrina chama de irredutibilidade jurdica, ou seja, a irredutibilidade nominal do subsdio, significando que a irredutibilidade no assegura o direito atualizao monetria do valor do subsdio em face da perda do poder aquisitivo da moeda frente a inflao. Mas h outro detalhe. A remunerao do juiz no pode ser reduzida, no entanto, tambm no pode ultrapassar o valor do subsidio dos ministros do Supremo Tribunal Federal (teto remuneratrio, j que ningum, pago pelos cofres pblico, poder ganhar mais que o Ministro do STF.)

10

Espao Jurdico Cursos_____________________________________________________Aulo Tcnico e Analista TJPE


DAS VEDAES DOS JUZES Vida de juiz no composta apenas de garantias. O mesmo artigo 95, que traz as garantias que acima, traz tambm as proibies impostas aos juzes, em seu pargrafo nico, in verbis: Art. 95. Pargrafo nico. Aos juzes vedado: I - exercer, ainda que em disponibilidade, outro cargo ou funo, salvo uma de magistrio; II - receber, a qualquer ttulo ou pretexto, custas ou participao em processo; III - dedicar-se a atividade poltico-partidria; IV - receber, a qualquer ttulo ou pretexto, auxlios ou contribuies de pessoas fsicas, entidades pblicas ou privadas, ressalvadas as excees previstas em lei; V - exercer a advocacia no juzo ou tribunal do qual se afastou, antes de decorridos trs anos do afastamento do cargo por aposentadoria ou exonerao. Perceba que o juiz s pode exercer o seu cargo, mesmo que de frias ou em disponibilidade. A nica exceo um cargo de professor, que poder ser acumulado com o cargo de juiz se houver compatibilidade de horrio. No pode receber custas processuais, participaes ou rendas decorrente de sua atuao no processo. Assim como no pode receber presentinhos das partes no processo. No poder se dedicar poltica, enquanto for juiz, claro. E no poder, ainda, exercer a advocacia por trs anos a partir do dia de sua aposentadoria ou do pedido de exonerao (o que na iniciativa privada seria o pedido de demisso) dentro do campo em que atual como juiz. A juza de Vicncia no poder exercer a advocacia em Vicncia por trs anos a contar da aposentadoria ou exonerao. Mas poder exercer a advocacia antes desses trs anos em outra cidade em que no atuava como juza. ENCERRAMENTO Esses so os principais tpicos do nosso contedo programtico. No deixem de fazer questes, seja atravs de livros ou de site. Uma boa dica o WWW.nelsonfranca.com.br. Continuarei com meu blog (professornelsonfrana.blogspot.com) onde voc pode encontrar uma penca de questes por mim comentadas. Um forte abrao a todos e BONS ESTUDOS! Desejo sucesso nessa rdua caminhada e, se voc perseverar, tenho a certeza de que seu intento ser alcanado. Quanto isso acontecer eu estarei na arquibancada do tempo vendo voc receber seu precioso trofu, a aprovao. Seu amigo, Professor Nelson Frana.

DIREITO PENAL 1. (FCC / Procurador TCE RO / 2010) No dolo eventual, (A) o agente, conscientemente, admite e aceita o risco de produzir o resultado. (B) a vontade do agente visa a um ou outro resultado. (C) o sujeito prev o resultado, mas espera que este no acontea.

11

Espao Jurdico Cursos_____________________________________________________Aulo Tcnico e Analista TJPE


(D) o sujeito no prev o resultado, embora este seja previsvel. (E) o agente quer determinado resultado. 2. (FCC / Analista Judicirio TRE MS / 2007 ) Considere as afirmativas abaixo, relacionadas ao fato tpico e seus elementos. I. H fato tpico na ocorrncia de resultado lesivo em decorrncia de caso fortuito ou fora maior. II. So elementos do fato tpico, dentre outros, a culpabilidade, caracterizada pelo juzo de reprovabilidade da conduta do agente e o dolo ou a culpa. III. O tipo penal predominantemente descritivo porque composto de elementos objetivos, no obstante, s vezes, contenha elementos subjetivos ou normativos. IV. A conduta omissiva no considerada elemento do tipo penal, pois representativa da ausncia de vontade do agente para o crime. V. Para haver fato tpico indispensvel a existncia de relao de causalidade entre a conduta e o resultado. correto o que se afirma APENAS em: (A) I e II. (B) I, II e V. (C) I, III e IV. (D) II, IV e V. (E) III e V. 3. (FCC / Tcnico Judicirio TJ PE / 2007) Em relao ao Dolo e a Culpa, INCORRETO afirmar que (A) age com culpa por negligncia, o agente que por inrcia psquica ou indiferena, podendo tomar as cautelas exigveis, no o faz por displicncia. (B) salvo os casos expressos em lei, ningum pode ser punido por fato previsto como crime, seno quando o pratica dolosamente. (C) a quantidade da pena para o crime no varia segundo a espcie de dolo. (D) na culpa consciente o agente prev o resultado, mas espera, sinceramente, que no ocorra, enquanto na culpa inconsciente o agente no prev o resultado que previsvel. (E) no dolo eventual ou tambm chamado de culpa prpria, o agente realiza a conduta com a vontade firme e definida de obter o resultado pretendido. 4. (FCC / Analista Judicirio TRE AP / 2011) Paulo abordou a vtima Pedro em via pblica e, mediante grave ameaa com emprego de arma de fogo, anunciou o assalto e exigiu a entrega da carteira com dinheiro. No momento em que Pedro retirava a carteira do bolso para entregar para Paulo este resolveu ir embora espontaneamente sem subtrair a res. Trata-se de hiptese tpica de (A) arrependimento eficaz. (B) desistncia voluntria. (C) tentativa. (D) arrependimento posterior. (E) crime impossvel.

12

Espao Jurdico Cursos_____________________________________________________Aulo Tcnico e Analista TJPE


5. (FCC / Analista Judicirio TRF 4 / 2010) No que se refere ao crime de corrupo passiva, correto afirmar: (A) Por se tratar de crime material, exige a ocorrncia do resultado pretendido pelo agente para a consumao. (B) possvel a participao de particular no delito, face comunicabilidade das condies de carter pessoal, elementares do crime. (C) A pena aumentada em metade se, em conseqncia da vantagem ou promessa, o funcionrio retarda ou deixa de praticar qualquer ato de ofcio ou o pratica infringindo dever funcional. (D) No se caracteriza a infrao penal se o agente solicitar a vantagem indevida em razo da funo pblica antes de assumi-la. (E) Se a vantagem indevida no se destina a qualquer pessoa fsica ou jurdica, mas prpria administrao, est caracterizado o delito. DICAS: As dicas abaixo esto organizadas conforme o contedo do Edital. Sempre que houver a indicao de algum dispositivo de lei, recomendo a leitura com mxima ateno. No deixe de levar para a prova o seu talism da calma e do bom senso... Mais esquemas em facebook.com/ralmendra. Crime e contraveno. Importante saber diferenciar as espcies de infraes penais: crimes (ou delitos) de contravenes (Brasil adotou a Teoria Dualista). A eleio da conduta que ser rotulada de crime ou de contraveno se d por critrios polticos, de modo que um crime hoje poder, um dia, vir a ser transformada em um contraveno e vice-versa. A tabela abaixo revela as principais diferenas entre as espcies de infraes penais: Critrio Natureza da pena (pena cominada) - Art. 1 da LICP critrio exemplificativo Crime Recluso (isoladamente) Deteno (isoladamente) Recluso e/ou multa Deteno e/ou multa Admissibilidade tentativa Ao Penal Tempo mximo de pena Extraterritorialidade da Admite, em regra Todas as espcies de ao 30 anos Admite No se pune a tentativa Ao incondicionada 05 anos No admite pblica Contraveno Priso (isoladamente) Multa Priso simples e multa Priso simples ou multa simples

Causas de excluso da culpabilidade. A culpabilidade possui trs elementos (Teoria Normativa Pura da Culpabilidade), a saber: a. imputabilidade penal (capacidade fisiolgica de entender a ilicitude da conduta praticada); b. potencial conscincia da ilicitude da conduta praticada (valorao profana e cultura da ilicitude da conduta praticada); e exigibilidade de conduta diversa (liberdade de escolher entre realizar uma conduta ltica ou ilcita). As causas de excluso da culpabilidade esto ligadas s causas de excluso dos elementos da culpabilidade. Vide esquema causas de excluso da culpabilidade em Dolo e culpa. Na Teoria do Crime, o dolo e a culpa so modalidades de conduta (Teoria Finalista do Crime). Diz-se que a conduta dolosa (CP, art. 18, I) quando o agente quis o resultado (dolo direto Teoria da Vontade) ou quando o agente assumiu o risco do resultado (dolo indireto Teoria do Consentimento); o dolo indireto pode ser alternativo (o agente quer um ou outro resultado, tanto faz), ou eventual (o agente no quer o resultado, mas o aceita, sendo resultado previsvel (previsibilidade objetiva) e previsto (previsibilidade subjetiva)). Os requisitos do dolo so: elemento volitivo (voluntariedade) e elemento cognitivo (conscincia da conduta praticada). Diz

13

Espao Jurdico Cursos_____________________________________________________Aulo Tcnico e Analista TJPE


que a conduta culposa quando o agente deu causa ao resultado por negligncia (omisso descuidada), imprudncia (comisso descuidada) ou impercia (falta de conhecimento tcnico sobre determinada arte ofcio ou profisso) modalidades de culpa. A culpa possui duas espcies: inconsciente ou comum (o agente no requer o resultado que previsvel mas no previsto) e consciente (o agente no quer o resultado, no o aceita, sendo o resultado previsvel e previsto). Os elementos do crime culposo so: a. conduta voluntria; b. resultado indesejado e necessrio; c. nexo causal; d. tipicidade culposa (deve ser expressamente previsto); e. resultado previsvel (previsibilidade objetiva); e inobservncia de um dever objetivo de cuidado. Fala-se ainda em CRIME PRETERDOLOSO, ou seja, no crime formado por uma conduta dolosa seguido de um resultado culposo, ou ainda, na forma heterognea de crime qualificado pelo resultado. Vide esquema sobre modalidades de conduta em facebook.com/ralmendra. Tentativa e consumao. O iter criminis (etapas do crime) composto por a. cogitao, b. preparao, c. execuo, d. consumao e e. exaurimento. A cogitao nunca punvel (Princpio da Alteridade); a preparao, em regra, no punvel (exceo so os crime de consumao antecipada, como a formao de quadrilha ou banco (CP, art. 288) e o delito de petrechos para a falsificao de moeda); so elementos da tentativa: o incio da execuo, a no consumao, a fora ou circunstncia alheia vontade do agente e o dolo. Infraes que no admitem tentativa: crimes culposos (culpa prpria), crimes preterdolosos, crimes omissivos prprios, crimes unissubsistentes, crimes de resultado condicionado, crimes de atentado ou de empreendimento, crimes habituais, contravenes penais e crime impossvel.

Erro de tipo e erro de proibio. Para entender a diferena entre esses institutos voc deve lembrar que erro a falta ou falha sobre a conscincia, ou seja, sobre a percepo do mundo ao redor do agente. No estudo da Teoria do Crime, existem duas espcies de conscincia: a (I) conscincia da conduta tpica praticada; e a (II) conscincia da ilicitude da conduta praticada. O ERRO DE TIPO a falta ou falha na conscincia da conduta praticada, enquanto o ERRO DE PROIBIO a falta ou falha sobre a conscincia da ilicitude da conduta praticada. O erro de tipo pode ser ESSENCIAL (quando h excluso do dolo) ou ACIDENTAL (quando no h excluso do dolo). O ERRO DE TIPO ESSENCIAL pode ser vencvel (quando o agente responde por crime culposo, se previsto em lei) ou invencvel (quando no h qualquer responsabilidade penal); o ERRO DE TIPO ACIDENTAL admite diversas submodalidades, tais como o erro sobre a pessoa (CP, art. 20, 3), erro sobre o objeto, erro sobre o nexo causal e erro sobre a execuo (CP, art. 73 e 74); o ERRO DE PROIBIO pode ser vencvel (haver crime, mas a pena ser diminuda de 1/6 a 1/3) ou invencvel (o agente ficar isento de pena), conforme CP, art. 21. Vide esquema sobre Teoria do Erro em facebook.com/ralmendra. Nexo de causalidade. A teoria adotada no sistema brasileiro a Teoria da Conditio sine qua non (causa toda conduta anterior, comissiva ou omissiva, sem a qual no haveria o resultado CP, art. 13), limitada pela Teoria da Imputao Subjetiva (causa a conduta dolosa ou culposa) e pela Teoria da

14

Espao Jurdico Cursos_____________________________________________________Aulo Tcnico e Analista TJPE


Imputao Objetiva (causa a conduta criadora de um risco proibido). Vide esquema sobre cocausas em facebook.com/ralmendra. Crimes contra a administrao pblica: os delitos funcionais so todos de ao penal pblica incondicionada; a reprovao das contas do gestor pblico pelo rgo competente no condio para o recebimento da denncias nos crimes funcionais; admite-se extraterritorialidade nos delitos funcionais; a progresso de regime, nesses delitos, est condicionada reparao do dano, salvo impossibilidade de faz-lo; particulares podem cometer crimes funcionais, desde que em concurso de pessoas com algum funcionrio pblico e que saibam dessa circunstncia; nos delitos funcionais, aplica-se o procedimento especial do art. 514 do CPP; admite-se a aplicao do princpio da insignificncia aos crimes contra a administrao pblica. Funcionrio pblico quem exerce, ainda que sem remunerao e de forma transitria, cargo, emprego ou funo pblico na administrao direta, indireta, entidades paraestatais e em empresas conveniadas ou contratadas para atividades tpicas da administrao pblico. Vide esquema sobre co-causas em facebook.com/ralmendra. Efeitos da condenao penal: com previso no art. 91 e 92 do CP, os efeitos podem assim ser resumidos:

PORTUGUS 1. As normas de concordncia verbal esto plenamente respeitadas na construo da seguinte frase: a) Atribuem-se a picos de tenso ou raios ocasionais a causa de muita perda de informaes, que se julgavam preservadas numa memria eletrnica. b) Diferentemente do que ocorre com livros muito antigos, que se vm revelando muito resistentes, os de hoje ressentem-se do uso constante. c) Caso deixassem de haver as grandes bibliotecas de hoje, possvel que os homens do futuro no pudessem interpretar plenamente a nossa cultura. d) Confia-se a um suporte eletrnico incontveis informaes, mas no se podem avaliar com segurana quanto tempo permanecero disponveis.

15

Espao Jurdico Cursos_____________________________________________________Aulo Tcnico e Analista TJPE


e) Ainda que s venha a restar da nossa poca algumas boas bibliotecas, elas sero suficientes para dar notcia do que pensamos e criamos. 2. Verifica-se correta transposio de uma para outra voz verbal no seguinte caso: a) Gravei (...) obras primas (3. pargrafo) = tinham sido gravadas obras primas. b) os livros continuam em minha biblioteca (3. pargrafo) = os livros tm continuado em minha biblioteca. c) podemos acessar os mesmos contedos = os mesmos contedos podem ser acessados. d) dedicou-se questo (1. pargrafo) = a ela foi dedicada. e) se realizam estudos (1. pargrafo) = estudos sejam realizados. Est correto o emprego de ambos os elementos sublinhados em: a) Os modos de ser com que se apropria a gente da cidade so os que lhes parecem mais civilizados. b) Enfraquecida, a cultura caipira cujos valores tanta gente se encantou, cede lugar s modas citadinas, de que quase todos tomam como parmetro. c) A moda sempre existiu, sempre haver quem a adote, assim como sempre haver quem no lhe poupe o aspecto de superficialidade. d) A moda, cujos os valores so sempre efmeros, define as maneiras de vestir e pensar de que se comprazem os citadinos. e) Vive-se num tempo onde as mudanas so to rpidas que fica difcil acompanhar-lhes em sua velocidade. 4. H justificativa para esta seguinte alterao de pontuao, proposta para o segmento final do primeiro pargrafo: a) o citadino diz que ela caipira querendo dizer: que atrasada, e portanto, meio ridcula. b) o citadino diz que ela caipira querendo dizer que atrasada; e portanto, meio ridcula. c) o citadino diz que ela caipira, querendo dizer, que atrasada, e, portanto, meio ridcula. d) o citadino diz que ela caipira, querendo dizer que atrasada e, portanto, meio ridcula. e) o citadino diz: que ela caipira, querendo dizer: que atrasada, e portanto meio ridcula. 5. A frase que est totalmente de acordo com o padro culto : a) Vossa Senhoria, senhor Ministro, podereis me receber amanh em audincia, para que lhe entregue pessoalmente meu projeto? b) Ele ambidestro, sabe at desenhar com ambas mos, mas jamais quiz colocar sua habilidade em evidncia. c) Queria sair com ns trs, no sei bem por qu; talvez haja assuntos sobre os quais ela queira nos colocar a par. d) Essas pinturas so consideradas as maiores obras-de-artes do perodo, mas nada tem haver com a temtica que voc quer estudar. e) Ela vivia dizendo Eu mesmo desenho meu futuro, mas essa era uma forma dela ocultar sua relao mau resolvida com os pais.

3.

16

Espao Jurdico Cursos_____________________________________________________Aulo Tcnico e Analista TJPE


DICAS: Cautela com o comando das questes. Como proceder com cada tipo de questo. Fiquem atentos s vozes do verbo. Se a voz ativa tiver um verbo, a passiva ter dois verbos. Um ser sempre o verbo "ser" que chamamos de auxiliar. Se a voz ativa tiver dois verbos, a voz passiva ter trs e o verbo "ser" ficar entre os dois. Exemplos: os alunos analisaram os trabalhos. Voz ativa, apenas um verbo e o sujeito pratica a ao verbal. Na voz passiva fica assim: os trabalhos foram feitos pelos alunos. Observem que agora o sujeito"trabalhos" sofre a ao verbal. Os alunos tinham comprado cinco livros. Voz ativa. A passiva seria" cinco livros tinham sido comprados pelos alunos. Observem que a voz ativa trouxe dois verbos, logo a voz passiva trar trs verbos. Lembrem-se de que s ocorre voz passiva com verbo transitivo direto ou verbo transitivo direto e indireto, mas nesse caso s o objeto direto que vai para a voz passiva. Lembrem-se tambm de que importante saber que tempo est o verbo. Se o verbo estiver passado, continuar no passado quando houver a mudana de voz. Pontuao. importante lembrar que as vrgulas podem ser substitudas por travesses ou parnteses. Exemplo: Ana Cludia, estudante de filosofia, viajar amanh tarde. Ana Cludia - estudante de filosofia viajar amanh tarde. Ana Cludia ( estudante de filosofia ) viajar amanh tarde. Quando houver orao subordinada antes da principal, a vrgula ser obrigatria, mas se a orao subordinada vier aps a orao principal, a vrgula ser facultativa. Exemplos: embora estivesse doente , iria festa. Vrgula obrigatria. Iria festa, embora estivesse doente. Iria festa embora estivesse doente. A vrgula ser facultativa. Cuidado! Entre o sujeito e o verbo, entre o verbo e o complemento no deve ocorrer vrgula. A semntica na pontuao. Os alunos atentos fizeram as provas. Os alunos, atentos, fizeram as provas. Observem que na primeira frase o adjetivo "atentos" est sem vrgula funciona como adjunto adnominal e indica que os alunos so atentos. J na segunda frase o adjetivo "atentos" vem entre vrgula, logo funciona como predicativo do sujeito e indica que os alunos esto atentos. Fiquem atentos ao pronome relativo "cujo". Esse pronome vem sempre entre dois nomes, tem valor de posse, no aceita artigo nem antes , nem depois, concorda sempre com o consequente e tem valor sinttico de adjunto adnominal. A preposio pode ocorrer antes dele. Exemplos: este o escritor cuja obra eu li. Este o escritor de cuja obra eu gosto. Observem que o segundo perodo ocorreu uma preposio"de" devido regncia do verbo "gostar" correlao verbal. Quando eu for cidade, comprarei os livros. O futuro do subjuntivo se correlaciona com futuro do presente. Se eu fosse cidade, compraria os livros. O pretrito imperfeito do subjuntivo se correlaciona com o futuro do pretrito. importante que voc participe da aula. O presente do indicativo se correlaciona com o presente do subjuntivo. Fizera voc o trabalho, eu lhe entregaria o livro. O pretrito mais que perfeito do indicativo se correlaciona com o futuro do pretrito do indicativo.

17

Espao Jurdico Cursos_____________________________________________________Aulo Tcnico e Analista TJPE


Concordncia verbal a maioria dos alunos chegaram cedo escola. Maioria dos alunos chegou cedo escola.observem que se ocorrer coletivo no singular mais nome no plural, o verbo poder ficar no singular ou no plural. Lembrem-se de que se ocorrer sujeito oracional, o verbo da orao principal ficar obrigatoriamente na terceira pessoa do singular. Exemplos: falta-nos organizar os trabalhos. Observem que o verbo"faltar" ficou no singular porque ocorreu sujeito oracional"organizar os trabalhos". Aos alunos, resta-lhes fazer as tarefas. Convm -nos determinar as questes. Parnimos e homnimos. Parnimos so palavras parecidas na escrita e na pronncia e significados diferentes. Exemplos: descriminar e discriminar, retificar e ratificar, eminente e iminente, imanar e emanar, comprimento e cumprimento. Homnimos so palavras iguais na escrita e diferentes na pronncia ou iguais na pronncia e diferentes na escrita ou ainda iguais na pronncia e na escrita. Exemplos: sesso, seo e cesso. Colher substantivo e colher verbo. Caminha verbo e caminha substantivo. Crase a contrao da preposio "a" com o artigo definido "a". Geralmente quando ocorre "ao" para o masculino, ocorrer "" no feminino. Assisti ao jogo. Assisti pea. Cheguei ao colgio ao meio-dia. Cheguei escola s dez horas. Dando ideia de lugar, substitui o verbo "ir" por "cheguei de" ou "cheguei da". Se ocorrer "cheguei da" craseia o "a". Exemplos: irei Bahia. Cheguei da Bahia. Irei a caruaru. Cheguei de caruaru. Irei a casa. Cheguei de casa. Irei casa de Maria. Cheguei da casa de Maria. Diferena entre o adjunto adnominal e o complemento nominal. Exemplos: a construo da casa. O substantivo "casa" sofre a ao verbal, logo tem funo sinttica de complemento nominal. A construo do pedreiro. O substantivo "pedreiro' pratica a ao verbal, logo tem funo sinttica de adjunto adnominal. Outros exemplos: a crtica do aluno. Adjunto adnominal. A crtica ao aluno. Complemento nominal. A deciso do juiz. Adjunto adnominal. A priso dos inocentes. Complemento nominal. Cuidado! Se o substantivo completar um adjetivo ou um advrbio, teremos complemento nominal. Exemplos: sou favorvel ao trabalho. Observem que "louvvel" um adjetivo e pede complemento. Votou favoravelmente ao ru. Observem que "favoravelmente" advrbio e pede complemento. Empregos dos porqus. Por que = por qual motivo. Por que voc no foi aula? Por qu = por qual motivo. Voc no foi aula por qu? Porque = pois. No fui, porque estava doente. Porqu = motivo. Vem sempre precedido de artigo. No sei o porqu da confuso. Cuidado! Se a resposta aceitar o emprego de "sim" ou "no". Ser sempre junto e sem acento.

18

Espao Jurdico Cursos_____________________________________________________Aulo Tcnico e Analista TJPE


Exemplo: o ladro fugiu porque subornou o guarda? Observem que posso responder "sim" ou "no", nesse caso ser junto e sem acento.

Emprego dos pronomes tonos. Os verbos transitivos diretos que terminarem em R, S e Z essas letras sero cortadas e sero substitudas Por lo, La , los, las. Exemplos: Irei comprar os livros. Irei compre-los. Encontramos as alunas. Encontramo-las. Fiz a prova. Fi-la. Verbos transitivos diretos que terminarem em M ou SOM NASAL recebem no, na, nos, nas. Exemplos: Encontraram as tarefas. Encontraram-nas. Pe os livros na mesa. Pe-nos. Verbos transitivos diretos que terminarem em VOGAL ou DITONGO recebem o, a, os, as. Exemplos: Analisei os trabalhos. Analisei-os. Cumpri as tarefas. Cumpri-as. Verbos transitivos indiretos ou transitivos diretos e indiretos que exijam a preposio A recebem o pronome LHE. Pode ser qualquer terminao. Exemplos: Obedeci aos pais. Obedeci-lhes. Entreguei os livros ao alunos. Entreguei-lhes os livros. Lembrem-se de que o pronome LHE acima funciona como objeto indireto.

INFORMTICA 1. Em relao a correio eletrnico, correto afirmar: (A) Endereos de correio eletrnico no padro nome@xxx.xxx.com.br, esto restritos a destinatrios do territrio brasileiro, apenas. (B) Exceto o campo assunto, cada campo de cabealho do correio eletrnico tem seu tamanho mximo limitado a dez caracteres. (C) O web mail um aplicativo que permite o envio e a recepo de mensagens de correio eletrnico, desde que no exista anexos nessas mensagens. (D) Todo programa de correio eletrnico disponibiliza funcionalidades que permitem encaminhar uma mensagem recebida a um ou a vrios endereos de correio eletrnico. (E) Todo programa de correio eletrnico possui mecanismos que detectam e bloqueiam mensagens infectadas por vrus de computador. 2. O padro de rede local no qual os dispositivos no necessitam de fios para comunicao entre si, conhecido por (A) Wi-Fi. (B) WAN. (C) LAN. (D) MAN.

19

Espao Jurdico Cursos_____________________________________________________Aulo Tcnico e Analista TJPE


(E) USB. 3. Atribuir senha a um arquivo do Word 2003, de maneira que, somente usurios autorizados (que conheam a senha) possam abrir esse arquivo uma tarefa de configurao feita atravs de cliques com o boto esquerdo do mouse no menu (A) Arquivo Permisso Configurao de senha. (B) Ferramentas Proteger documento Aplicar proteo. (C) Formatar Proteger documento Definir senha. (D) Formatar Definir senha Salvar senha. (E) Arquivo Salvar como Ferramentas Opes de segurana. 4. Uma planilha, Excel ou Calc, apresenta os seguintes dados:

A1 = 6; B1 = 5; C1 = 7; D1 = 6; A2 = 3; B2 = 4; C2 = 4; D2 = 5; C3 = 3; D3 = 2; A clula B3 contm a frmula =$A$1*$B1 A$2*B2 = 18 que foi copiada para a clula D4. O resultado da frmula em D4 (A) 10. (B) 12. (C) 16. (D) 18. (E) 20 5. Analise: I. Umas das maneiras de proteo das informaes no computador se d pela utilizao de um firewall,que bloqueia ou libera acesso ao computador por meio de uma rede ou internet dependendo de sua configurao. II. Os vrus de correio eletrnico so anexados smensagens enviadas e recebidas. O firewall de filtros de pacotes pode verificar o contedo de tais mensagens e, portanto, proteger o computador contra ataques deste tipo. III. Phishing uma tcnica de ataque que induz o usurio a fornecer informaes pessoais ou financeiras. Umas das formas comuns para esse tipo de ataque o recebimento de mensagens de correio eletrnico de fontes aparentemente confiveis, mas que, na verdade, dirige o usurio para pginas de internet fraudulentas, como por exemplo falsas pginas de banco. correto o que consta em (A) II, apenas. (B) I, II e III.

20

Espao Jurdico Cursos_____________________________________________________Aulo Tcnico e Analista TJPE


(C) II e III, apenas. (D) I e III, apenas. (E) I e II, apenas. 6. Aps a utilizao de uma mdia removvel no Windows XP, para uma maior integridade das informaes contidas neste dispositivo, (A) necessrio o procedimento de desfragmentao da unidade removvel. (B) o sistema operacional efetua backups automticos nas unidades de disco locais. (C) necessrio efetuar o procedimento de remoo segura do hardware antes de retir-lo da porta USB. (D) o firewall do sistema operacional impede que o dispositivo seja acessado pela rede local. (E) as portas USB so desativadas automaticamente pelo sistema operacional aps o trmino da cpia de arquivos. 7. Aps a utilizao de uma mdia removvel no Windows XP, para uma maior integridade das informaes contidas neste dispositivo, (A) necessrio o procedimento de desfragmentao da unidade removvel. (B) o sistema operacional efetua backups automticos nas unidades de disco locais. (C) necessrio efetuar o procedimento de remoo segura do hardware antes de retir-lo da porta USB. (D) o firewall do sistema operacional impede que o dispositivo seja acessado pela rede local. (E) as portas USB so desativadas automaticamente pelo sistema operacional aps o trmino da cpia de arquivos. 8- Considere as seguintes definies sobre os navegadores de Internet: I. Janela do navegador que surge automaticamente, geralmente aberta sem que o usurio a solicite e usada para propaganda. II. Dispositivo interno do navegador que consiste em uma rea para armazenamento temporrio de pginas visitadas com frequncia ou j vistas, permitindo agilidade para novos acessos a tais pginas. III. Aplicativo usado para adicionar funes ao navegador, provendo alguma funcionalidade especial ou muito especfica. Geralmente, so utilizados nos navegadores para tocar vdeos, procurar vrus e mostrar novos tipos de arquivos. Os itens I, II e III referem-se, respectivamente, a: (A) pop-up - cookie - feed RSS. (B) SPAM - cach - feed RSS. (C) SPAM - cookie - feed RSS. (D) pop-up - cache - plug-in. (E) pop-up - cookie - plug-in.

PROCESSO CIVIL

21

Espao Jurdico Cursos_____________________________________________________Aulo Tcnico e Analista TJPE


1- __ O princpio da inrcia da jurisdio significa que ao juiz vedado impulsionar o processo, cabendo somente parte requerer o que entender necessrio. 2 - __ As condies da ao no podem ser apreciadas pelo juiz ex officio, devendo ser obrigatoriamente arguidas pelas partes. 3 - __ Atualmente, no existe hiptese em que um cnjuge precise de autorizao do outro para propor ao judicial. 4 - __ De acordo com a sistemtica do CPC, os atos processuais praticados sem procurao anexada aos autos do processo devem ser posteriormente ratificados, sob pena de serem considerados inexistentes. 5 - ___ Segundo o Cdigo de Processo Civil, o Juiz decidir a lide nos limites em que foi proposta. Tal afirmativa retrata o princpio da indeclinabilidade da jurisdio. 6 - ___ Intervindo como fiscal da lei, o Ministrio Pblico ter vista dos autos antes das partes, sendo intimado dos atos decisrios do processo. 7 - ___ Em regra, computar-se- em dobro o prazo para contestar e em qudruplo para recorrer quando a parte for a Fazenda Pblica ou o Ministrio Pblico. 8 ___ A petio inicial poder ser emendada no prazo de 10 (dez) dias, se o autor no mencionar o pedido ou a causa de pedir. 9 - ___ Mesmo estando o autor representado pela Defensoria Pblica, a petio inicial indicar o valor da causa. 10 - ___ A reconveno ser oferecida posteriormente ao oferecimento da contestao, obedecendo-se o prazo legal. 11 - ___ A ausncia de uma das condies da ao (carncia da ao) matria passvel de arguio em preliminar de contestao. 12 - ___ Para que a desistncia do recurso produza efeitos, so necessrias a concordncia do recorrido e a homologao judicial. DICAS: ES CONDIES DA AO

AO CONCEITO: Direito pblico, subjetivo e abstrato, exercido contra o Estado-juiz visando a prestao da tutela jurisdicional. o direito a um pronunciamento do Estado. CONDIES DA AO O nosso Cdigo de Processo Civil adotou a teoria ecltica, criada por Liebman em sua concepo original.

22

Espao Jurdico Cursos_____________________________________________________Aulo Tcnico e Analista TJPE


1. Legitimidade CONDIES DA AO (LIP) Art.3, 267, VI e 295, II e III do CPC 2. Interesse de agir ou interesse processual 3. Possibilidade jurdica do pedido

A falta de uma das condies da ao, por ser questo de ordem pblica, dever ser conhecida de ofcio pelo juiz e ensejar a extino do feito sem resoluo do mrito (art. 267 do CPC).

LEGITIMIDADE Quando se fala de legitimidade ad causam o que se quer saber, em verdade, quem tem legitimidade para atuar no polo passivo e no polo ativo da relao jurdica processual. Regra geral, tero legitimidade para figurar no processo os titulares dos interesses envolvidos no litgio, os titulares da lide. Sempre que houver a perfeita coincidncia entre os titulares da lide e os titulares do processo, estaremos diante da chamada legitimidade ordinria. J quando no houver essa perfeita coincidncia, estaremos diante da chamada legitimidade extraordinria na qual terceiro vai a juzo em nome prprio defendendo direito alheio. Tal legitimidade, por excepcionar a regra geral, s poder se fazer presente quando a lei expressamente autorizar. Nesse sentido, claro o CPC ao dispor no seu artigo 6 que Ningum poder pleitear, em nome prprio, direito alheio, salvo quando autorizado por lei.. INTERESSE DE AGIR OU INTERESSE PROCESSUAL DEFINIO DE INTERESSE: Relao que se estabelece entre uma necessidade e um bem que possa supri-la. A anlise do interesse de agir deve observar o binmio necessidade- adequao.

NECESSIDADE - ADEQUAO

POSSIBILIDADE JURDICA DO PEDIDO O pedido ser juridicamente possvel quando j no estiver abstratamente vedado pelo ordenamento ptrio. Exemplos de pedidos impossveis: Cobrana de dvida de jogo no legalizado e penhora de Bem Pblico.

23

Espao Jurdico Cursos_____________________________________________________Aulo Tcnico e Analista TJPE


1. Partes ELEMENTOS DA AO 2. Pedido 3. Causa de pedir

PRESSUPOSTOS PROCESSUAIS CAPACIDADE PROCESSUAL

PRESSUPOSTOS PROCESSUAIS Os pressupostos processuais podem ser definidos como os elementos indispensveis para que o processo exista e, em existindo, possa se desenvolver validamente. A classificao dos pressupostos processuais gera grande polmica. H doutrinadores que limitam ao extremo sua existncia enquanto outros preferem um rol mais amplo. Os pressupostos processuais podem ser de existncia e de validade.

1. RGO JURISDICIONAL PRESSUPOSTOS PROCESSUAIS DE EXISTNCIA 2. PARTES 3. DEMANDA

1. RGO JURISDICIONAL COMPETENTE E IMPARCIAL PRESSUPOSTOS PROCESSUAIS DE VALIDADE 2. PARTES CAPAZES CAPACIDADE DE SER PARTE; DE ESTAR EM JUZO (PROCESSUAL) E POSTULATRIA. 3. DEMANDA REGULARMENTE PROPOSTA

Capacidade de ser parte Refere-se a aptido para figurar como autor ou ru em um processo judicial. Identifica-se com a capacidade de direito ou de gozo do direito civil personalidade. (art. 1 do CC). Capacidade processual - Constitui a capacidade de estar em juzo como autor, ru, assistente ou oponente por si mesmo, no necessitando de representante ou assistente. Capacidade postulatria a aptido para postular em juzo. Em regra, quem tem essa prerrogativa o advogado, ou seja, o bacharel em direito devidamente inscrito na OAB. No entanto, nas demandas propostas nos Juizados Especiais Cveis, at 20 salrios mnimos, a capacidade postulatria ser atribuda, de forma excepcional, prpria parte.

LITISCONSRCIO

24

Espao Jurdico Cursos_____________________________________________________Aulo Tcnico e Analista TJPE


1. Ativo (+ de 1 autor) Litisconsrcio 2. Passivo (+ de 1 ru) 3. Misto ou bilateral (+ de 1 autor e ru)

1. Economia processual FUNDAMENTO 2. Harmonia dos julgados (evitar decises conflitantes)

1. Necessrio (obrigatrio) LITISCONSRCIO QUANTO OBRIGATORIEDADE OU NO DE SUA FORMAO 2. Facultativo (opcional)

1. Simples (resultado diferente) LITISCONSRCIO QUANTO RESULTADO/TRATAMENTO AO 2. Unitrio (resultado igual)

ATENO !!! O litisconsrcio necessrio nem sempre unitrio. LITISCONSRCIO NECESSRIO OCORRE QUANDO A lei estabelece (Ex: Usucapio art. 942 CPC e art. 10 1 do CPC) A natureza da relao jurdica exige

Litisconsrcio multitudinrio: expresso Dinamarco que vem de multido

do

professor

Possibilidade de limitao do nmero de partes LITISCONSRCIO MULTITUDINRIO (ART. 46 NICO) Aplicvel ao litisconsrcio facultativo, posto que se for necessrio a presena de todos obrigatria A limitao tem cabimento quando houver comprometimento da rpida soluo do litgio (atrelado ao numero exagerado de rus) Quando prejudique o exerccio do direito de defesa

Obs: No litisconsrcio unitrio o magistrado deve, obrigatoriamente, julgar o processo de modo


uniforme em relao a todos os litisconsortes situados no mesmo plo da demanda. ES

PRAZOS PROCESSUAIS RRRCURSOSRUEST

25

Espao Jurdico Cursos_____________________________________________________Aulo Tcnico e Analista TJPE


No que toca aos prazos processuais, no esquecer: Os prazos processuais podem ser: dilatrios e peremptrios.

PRAZOS DILATRIOSComportam ampliao ou reduo pela vontade das partes (art. 181 do CPC) Exemplo: Prazo para emenda da inicial

PRAZOS PEREMPTRIOS (art. 182 do CPC)

No comportam ampliao ou reduo pela vontade das partes. No entanto, quando se tratar de comarca de difcil transporte, poder o juiz, nunca por mais de sessenta dias, prorrogar quaisquer prazos. Tal limite poder ser excedido na hiptese de calamidade pblica. Exemplos: Prazos contestao. recursais, de oferecimento da

Art. 178. O prazo, estabelecido pela lei ou pelo juiz, contnuo, no se interrompendo nos feriados.

Art. 179. A supervenincia de frias suspender o curso do prazo; o que Ihe sobejar recomear a correr do primeiro dia til seguinte ao termo das frias. No havendo prazo legal e nem judicial, o prazo para a parte praticar o ato ser de cinco dias prazo subsidirio art. 185 do CPC. Prazos privilegiados: MP e Fazenda Pblica tm prazo quadruplicado para contestar e dobrado para recorrer art. 188.

Prazos privilegiados - Litisconsortes com diferentes procuradores: Art. 191. Quando os litisconsortes tiverem diferentes procuradores, ser-lhes-o contados em dobro os prazos para contestar, para recorrer e, de modo geral, para falar nos autos.

CITAO

A citao pode ser: Real ou ficta (presumida) Art. 221 do CPC

1.
CITAO PESSOAL OU REAL 2. 3.

Correios (postal) Sum. 429 STJ Oficial de Justia Por meio eletrnico

Smula 429 do STJ: A citao postal, quando autorizada por lei, exige o aviso de recebimento.

26

Espao Jurdico Cursos_____________________________________________________Aulo Tcnico e Analista TJPE


1. CITAO FICTA PRESUMIDA OU Edital; por oficial de justia (art.

2. Hora certa 227/229 do CPC);

PETIO INICIAL, RESPOSTA DO RU E REVELIA

A petio inicial dever observar os requisitos estampados nos arts. 282 e 283. Detectado pelo juiz, a ausncia de algum desses requisitos ser determinada a emenda da inicial. Se o Autor ficar inerte, ocorrer o indeferimento da inicial (art. 284 do CPC).

INDEFERIMENTO TOTAL

Feito por meio de sentena - cabe apelao (art. 296 do CPC)

INDEFERIMENTO PARCIAL

Feito por meio de deciso interlocutria - cabe agravo.

1. RESPOSTA RU (art. do CPC) DO 297 2. 3.

Contestao Exceo Reconveno

CONTESTAO

a contrariedade do ru demanda movida pelo autor (MARINONI). a modalidade de resposta mais importante, haja vista que a sua ausncia ensejar a revelia do ru, podendo este vir a sofrer os efeitos que da revelia resultam.

REVELIA

Caracteriza-se pela contestao pelo ru.

falta

de

oferecimento

de

27

Espao Jurdico Cursos_____________________________________________________Aulo Tcnico e Analista TJPE


So trs os possveis efeitos da revelia: EFEITOS REVELIA DA 1 - Presuno de veracidade dos fatos afirmados pelo autor (art. 319 do CPC) - Excees: art. 320 do CPC!! 2 Desnecessidade de intimao do ru revel, sem patrono nos autos, para a fluncia dos prazos processuais art. 322; 3 Possibilidade de julgamento antecipado da lide art. 330.

RECURSOS

CONCEITO: so remdios processuais que as partes, MP e o terceiro prejudicado podem se valer para submeter deciso judicial a uma nova apreciao, em regra, por um rgo diferente daquele que proferiu a deciso. Tem por finalidade evitar eventuais erros das decises judiciais O recorrente poder desistir do recurso independentemente da anuncia do recorrido ou dos litisconsortes (art. 501 CPC). Esse ato irretratvel. TIPOS DE RECURSOS 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. Apelao 15 dias Embargos infringentes 15 dias Recurso ordinrio 15 dias Recurso especial 15 dias - Ofensa a lei federal Recurso extraordinrio 15 dias Ofensa CF Embargos de divergncia 15 dias Agravo 10 dias Agravo interno (agravo regimental) 5 dias Agravo em audincia oferecimento imediato Embargos de declarao 5 dias

NO TEM NATUREZA RECURSAL 1. 2. 3. Mandado de segurana Habeas corpus Ao rescisria Ao autnoma de Impugnao 4. Recurso adesivo- no espcie de recurso, mas forma diferenciada de interposio de alguns

RECURSO ADESIVO 1. No espcie de recurso, e sim forma diferenciada de interposio de alguns;

28

Espao Jurdico Cursos_____________________________________________________Aulo Tcnico e Analista TJPE

2. 3.

Cabe exclusivamente na hiptese de sucumbncia recproca (art. 500 do CPC); Subordinado ao recurso principal;

4. O prazo para a interposio do recurso adesivo o mesmo de que a parte dispe para responder ao recurso principal (art. 500, I,); 5. S tem cabimento na apelao, nos embargos infringentes, no recurso especial e no recurso extraordinrio (art. 500, II).

PROCESSO PENAL 1 - ( FCC - 2010 - MPE-SE - Analista Direito) Dispe o Cdigo de Processo Penal que ser admitida ao privada nos crimes de ao pblica, se esta no for intentada no prazo legal. Essa regra constitui exceo ao princpio da a) indisponibilidade b) legalidade c) intranscendncia d) obrigatoriedade e) oficialidade 2 - (FCC - 2011 - TRE-PE - Analista Judicirio - rea Administrativa) A respeito da citao, considere: I. No cabe citao com hora certa no processo penal. II. A citao do militar far-se- por intermdio III. Se o ru estiver preso, ser pessoalmente citado. Est correto o que consta SOMENTE em a) I. b) I e II. c) I e III. d) II e III. e) III. 3 - (FCC - 2010 - TJ-PI - Assessor Jurdico) NO ocorre suspeio nos casos em que o juiz a) for devedor de qualquer das partes. b) for amigo ntimo ou inimigo capital do defensor do acusado. c) estiver respondendo a processo por fato anlogo, sobre cujo carter criminoso haja controvrsia. d) tiver aconselhado qualquer das partes. e) for administrador de sociedade interessada no processo. 4 - (FCC - 2009 - TJ-AP - Analista Judicirio - rea Judiciria - Execuo de Mandados) do chefe do respectivo servio.

29

Espao Jurdico Cursos_____________________________________________________Aulo Tcnico e Analista TJPE


Nos termos do Cdigo de Processo Penal NO cabe recurso em sentido estrito da deciso que a) julgar quebrada a fiana. b) julgar procedente exceo de litispendncia ou coisa julgada. c) pronunciar o ru nos processos de jri. d) julgar procedente exceo de suspeio. e) indeferir o pedido de reconhecimento de prescrio. DICAS PROF. RICARDO GALVO 1. Noes de Direito Processual Penal (aplicao da lei processual penal no tempo, no espao e em relao s pessoas): INCIDNCIA CONSTANTE: Nesse ponto, o padro da FCC tem sido cobrar o chamado princpio da imediatidade, previsto no art. 2 do CPP. Dessa maneira, ateno aplicao imediata da lei processual penal, seja melhor ou pior para o acusado, resguardando-se os atos processuais anteriormente praticados (diferentemente do que ocorre com a norma de direito penal material). APOSTA: interessante que o candidato ao cargo de oficial de justia/analista judicirio verifique na doutrina a problemtica das chamadas normas mistas ou hbridas (normas que tm, ao mesmo tempo, natureza material e processual) e sua aplicao no tempo. A importncia, aqui em destaque, d-se em virtude de entendimento que vem se consolidando no STF a respeito da impossibilidade de combinao de normas por parte do magistrado. DICA: Ateno no-aplicao da legislao penal (material e processual) aos Diplomatas em virtude das Convenes de Viena de 1961 e 1963. Verificar que a imunidade dos Embaixadores ilimitada, enquanto a dos Cnsules se restringe s infraes cometidas no exerccio da atividade consular.

2. Sujeitos da relao processual: INCIDNCIA CONSTANTE: frequente na FCC questes que envolvam o tema do Assistente de Acusao. Parece ser, de fato, a menina dos olhos da Banca em matria de Sujeitos da Relao Processual. APOSTA: interessante que o candidato d ateno especial s hipteses de impedimento (art. 252, CPP) e de suspeio do magistrado (art. 254, CPP). Como a FCC tem preferncia pela literalidade dos dispositivos legais na formulao de suas questes, a troca de expresses contidas nos dispositivos referidos pode levar a erro do candidato. MUITA ATENO! DICA: Ateno impossibilidade de recurso contra a deciso que defere ou nega a habilitao do Assistente de Acusao (art. 274, CPP), embora seja possvel a impetrao do Mandado de Segurana

30

Espao Jurdico Cursos_____________________________________________________Aulo Tcnico e Analista TJPE


para a proteo de direito lquido e certo daquele que preenche os requisitos para ser habilitado como tal.

3. Ao Penal: 3.1. Conceito, condies, pressupostos processuais. Ao Penal condies de procedibilidade). Ao Penal Privada (titularidade). Pblica (titularidade,

INCIDNCIA CONSTANTE: frequente nas provas da FCC a utilizao de questes que envolvam as espcies de ao penal, dando-se destaque titularidade de cada uma delas e s condies especficas de procedibilidade (em especial, a representao criminal e a requisio do Ministro da Justia). APOSTA: O candidato deve dar uma ateno maior ao conceito de justa causa para a ao penal. Antes analisado o tema no contexto das condies gerais da ao penal, recebeu tratamento diferenciado aps a Reforma de 2008, especificamente no art. 395, III, CPP. DICA: Ateno s formalidades exigidas em toda petio inicial criminal (art. 41, CPP), destacando-se a facultatividade na apresentao do rol de testemunhas! Ateno, tambm, aos princpios que norteiam as aes penais pblicas e privadas! 3.2. Extino da punibilidade: INCIDNCIA CONSTANTE: So bem frequentes questes da FCC que envolvem o tema da decadncia (perda do direito de representar ou oferecer queixa-crime). Os quesitos, em geral, envolvem o prazo-regra para que a representao/queixa-crime ocorra (6 meses a contar do conhecimento da autoria da infrao) e o limite temporal estabelecido em lei para que seja possvel a retratao da representao criminal (at o oferecimento da denncia). APOSTA: de possvel incidncia no certamente alguma questo que envolva o instituto da perempo, penalidade estabelecida ao querelante nos termos do art. 60 do CPP. DICA: Ateno s diferenas que existem entre os institutos da renncia (arts. 49 e 50, CPP) e do perdo (arts. 51 a 59, CPP)! 4. Forma, lugar e tempo dos atos processuais: INCIDNCIA CONSTANTE: Tem sido frequente a FCC inserir nas questes a forma de citao dos acusados que se encontram fora do territrio nacional. Deve o candidato ter ateno regra de que a citao ser feita por carta rogatria apenas quando o paradeiro do acusado no exterior for conhecido, caso contrrio, ser feita a citao por edital. APOSTA: importante dar destaque, nos estudos, aos efeitos da revelia criminal. Os efeitos da revelia, nesse mbito, podem variar conforme o tipo de citao feita, nos termos dos arts. 366 e 367 do CPP.

31

Espao Jurdico Cursos_____________________________________________________Aulo Tcnico e Analista TJPE


DICA: Ateno especial s citaes dos militares (art. 358, CPP), dos funcionrios pblicos (art. 359, CPP) e do ru preso (art. 360, CPP). MUITA ATENO! 5. Do processo e do julgamento dos crimes de responsabilidade dos funcionrios pblicos: INCIDNCIA CONSTANTE: comum a banca explorar o momento em que a defesa preliminar deve acontecer: antes do recebimento da denncia contra o funcionrio pblico ( o que, alis, tem esse procedimento de diferente em relao aos demais, j que, aps o recebimento da pea exordial, o procedimento se ordinariza). APOSTA: O tema bastante limitado. importante que o candidato verifique os crimes que permitem a aplicao do procedimento especial. S acusaes contra os funcionrios pblicos que atribuem ao mesmo a prtica de crime de sua responsabilidade (peculato, corrupo passiva, concusso, corrupo passiva etc.). DICA: Ateno maior ao mbito de aplicao desse procedimento especial. S ser observado o procedimento quando o funcionrio pblico no possuir prerrogativa de funo e estiver sendo acusado da prtica de crime afianvel. DIREITO ADMINISTRATIVO 1. Determinada empresa privada, concessionria de servio pblico, est sendo acionada por usurios que pleiteiam indenizao por prejuzos comprovadamente sofridos em razo de falha na prestao dos servios. A propsito da pretenso dos usurios, correto concluir que (A) depende de comprovao de dolo ou culpa do agente, eis que as permissionrias e concessionrias de servio pblico no esto sujeitas responsabilizao objetiva por danos causados a terceiros na prestao do servio pblico. (B) atinge a empresa concessionria, independentemente de comprovao de dolo ou culpa, porm afastada quando no comprovado o nexo de causalidade, bem como quando comprovada culpa exclusiva da vtima. (C) atinge apenas o concedente do servio, o qual possui responsabilidade extracontratual de natureza objetiva por danos causados a terceiros na prestao do servio concedido. (D) atinge a concessionria apenas se comprovada conduta dolosa ou culposa, a qual, uma vez condenada, possui o direito de regresso em face do poder concedente. (E) atinge apenas o concedente do servio, que somente ser condenado em caso de comprovao de dolo ou culpa da empresa concessionria e ter contra a mesma o correspondente direito de regresso. 2. De acordo com legislao que rege licitaes e contratos administrativos, so ADEQUADAS as modalidades licitatrias (A) leilo para alienao de bens mveis e imveis avaliados em at R$ 1.500.000,00 (um milho e quinhentos mil reais) e concorrncia para alienao de bens mveis e imveis acima deste valor. (B) prego para aquisio de bens de natureza comum e para alienao de bens inservveis e convite para compras de at R$ 80.000,00 (oitenta mil reais). (C) concurso para contratao de servios tcnicos especializados e tomada de preos para compras at R$ 1.500.000,00 (um milho e quinhentos mil reais). (D) concorrncia para concesses e para alienao de imveis de qualquer valor e prego para aquisio de bens e servios comuns.

32

Espao Jurdico Cursos_____________________________________________________Aulo Tcnico e Analista TJPE


(E) tomada de preos para aquisio de bens de natureza comum e convite para contratao de servios de natureza comum, em ambos os casos, independentemente do valor estimado. 3. A respeito do controle dos atos administrativos pelo Poder Judicirio, correto afirmar: (A) Em face da presuno de veracidade e de legitimidade, no admitem exame judicial no que diz respeito motivao. (B) Em face da presuno de legalidade, somente podem ser anulados judicialmente quando comprovada violao de norma de competncia ou de forma. (C) Apenas os atos vinculados so passveis de controle judicial, vedando-se o exame dos aspectos de convenincia, oportunidade e legalidade dos atos discricionrios. (D) Todos os aspectos do ato administrativo so passveis de exame pelo Poder Judicirio, exceto o mrito administrativo dos atos vinculados. (E) Os atos discricionrios so passveis de controle pelo Poder Judicirio, no que diz respeito aos aspectos de legalidade e, quanto ao mrito, podem ser invalidados se constatado desvio de finalidade ou ausncia dos motivos determinantes para a sua prtica. 4. Os denominados gestores de negcio, ou seja, aqueles que espontaneamente, assumem determinada funo pblica em momento de emergncia, como epidemia, incndio, enchente, etc, so considerados (A) agentes honorficos. (B) agentes polticos. (C) servidores pblicos temporrios. (D) particulares em colaborao com o Poder Pblico. (E) agentes delegados. 5. Analise o seguinte atributo do ato administrativo: O atributo pelo qual o ato administrativo deve corresponder a figuras definidas previamente pela lei como aptas a produzir determinados resultados. Para cada finalidade que a Administrao pretende alcanar existe um ato definido em lei. (Maria Sylvia Zanello Di Pietro, Direito Administrativo) Trata-se da (A) Presuno de Legitimidade. (B) Tipicidade. (C) Imperatividade. (D) Autoexecutoriedade. (E) Presuno de Veracidade.

DIREITO CIVIL 1. (PGE-MT/PROC/2011) correto afirmar que, a) salvo disposio contrria, a lei comea a vigorar em todo o Pas, 45 (quarenta e cinco) dias depois de oficialmente promulgada.

33

Espao Jurdico Cursos_____________________________________________________Aulo Tcnico e Analista TJPE


b) nos Estados estrangeiros, a obrigatoriedade da lei brasileira, quando admitida, se inicia 90 (noventa) dias depois de oficialmente promulgada. c) se antes de entrar a lei em vigor, ocorrer nova publicao de seu texto, destinada a correo, o prazo de incio de sua vigncia comear a correr da data da primeira publicao. d) no se destinando vigncia temporria, a lei ter vigor at que outra a modifique ou a revogue. e) a lei nova, que estabelea disposies gerais ou especiais a par das j existentes, sempre revoga a anterior. 2. (TRE-PE/ANAL. ADM/2011) Maria est grvida de Joo, que sofreu um acidente de moto e encontrase internado no hospital X em estado grave. Sem saber sobre os direitos do filho que est no seu ventre, Maria procura sua vizinha Sueli que advo- gada. Sueli expe a Maria que a personalidade civil da pessoa comea a) da dcima segunda semana aps a concepo, que comprovada cientificamente, resguarda o direito do nascituro. b) da concepo, que comprovada cientificamente, res- guarda o direito do nascituro. c) do nascimento com vida, sendo que a lei resguarda os direitos do recm-nascido somente aps a constatao de vida feita pelo obstetra, momento em que este passa a existir no mundo jurdico. d) do nascimento com vida, mas que a lei pe a salvo, desde a concepo, os direitos do nascituro. e) do nascimento com vida, sendo que a lei resguarda os direitos do recm-nascido somente aps o registro civil de nascimento deste no cartrio competente. 3. (TC-PA/ANAL/2011) A condio suspensiva (A) suspende a aquisio e o exerccio do direito, enquanto o termo inicial suspende o exerccio, mas no suspende a aquisio do direito. (B) refere-se a evento futuro e certo, enquanto o termo inicial a evento futuro e incerto. (C) suspende o exerccio mas no a aquisio do direito, enquanto o termo inicial suspende a aquisio e o exerccio do direito. (D) e o termo inicial referem-se a evento futuro e incerto, mas enquanto aquela suspende a aquisio e o exerccio do direito, este apenas lhe suspende o exerccio. (E) e o termo inicial referem-se a evento futuro e certo, mas enquanto este suspende a aquisio e o exerccio de direito, aquela apenas lhe suspende o exerccio. 4. (TRT/MT/ANAL. EXEC. MAND/2011) Apesar de ser notria a sua insolvncia, Paulo vendeu um terreno a Pedro por valor inferior ao preo de mercado. Nesse caso, a) se Pedro ainda no tiver pago o preo, para conservar o bem, poder depositar em juzo o valor que pagou pelo terreno, com a citao de todos os interessados. b) o negcio ser nulo de pleno direito, independentemente do pagamento do preo pelo comprador. c) o negcio ser nulo de pleno direito, se o pagamento do preo pelo comprador ainda no tiver sido feito. d) se Pedro ainda no tiver pago o preo, para conservar o bem, poder depositar em juzo o valor real do terreno, com a citao de todos os interessados. e) a transao no ser anulvel, respondendo Paulo pelas perdas e danos causadas aos credores. 5. (TC-PA/ANAL/2011) So, respectivamente, nulos (I) e anulveis (II) os negcios jurdicos

34

Espao Jurdico Cursos_____________________________________________________Aulo Tcnico e Analista TJPE


(A) realizados em fraude lei imperativa (I) e os simulados (II). (B) nos quais a parte incidir em erro de direito (I) e os em que houver leso (II). (C) simulados (I) e os realizados em fraude contra credores (II). (D) em que se verificar leso (I) e os realizados em estado de perigo (II). (E) celebrados com os prdigos (I) e os celebrados com os brios habituais (II). 6. (TC-PA/ANAL/2011) Interrompe-se a prescrio (A) durante a demora que tiverem as reparties pblicas no estudo do direito pleiteado pelos particulares. (B) pelo casamento entre devedor e a credora. (C) se sobrevier incapacidade absoluta ou relativa ao credor. (D) durante o perodo no qual o servidor pblico estiver trabalhando em pas estrangeiro no exerccio de seu cargo ou funo. (E) pelo protesto cambial. 7. (TC-PA/ANAL/2011) No tocante responsabilidade civil: I. H responsabilidade civil objetiva quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano implicar, por sua natureza, risco para os direitos de outrem. II. O patro no ser responsabilizado pelos danos causados a terceiros por seus empregados no exerccio do trabalho, se provar que no teve culpa na escolha ou na vigilncia deles. III. O direito de exigir reparao de dano e a obrigao de prest-la transmitem-se com a herana. IV. O incapaz no responde, em nenhuma hiptese, pelos prejuzos que causar a terceiros, mas seus responsveis tero ao regressiva contra ele, depois de cessada a causa da incapacidade. V. A absolvio do ru, por sentena criminal transitada em julgado, que reconhecer ter sido o ato praticado no exerccio regular de direito, isenta-o da responsabilidade civil. Est correto o que se afirma APENAS em (A) I, III e V. (B) II, III e V. (C) III, IV e V. (D) I, IV e V. (E) I, II e IV. DICAS: a) na Lei de Introduo, ateno redobrada nos seguintes temas: vigncia e revogao das leis, repristinao e conflitos de leis no espao; b) na Parte Geral do Cdigo Civil, merecem destaque os seguintes assuntos: incapacidade absoluta e relativa, classificao das pessoas jurdicas, desconsiderao, classificao dos bens, defeitos do negcio jurdico, condio, termo e encargo, hipteses de nulidade absoluta e relativa, bem como os prazos de prescrio constantes dos artigos 205 e 206. c) em sede de responsabilidade civil, recomenda-se uma leitura atenta dos arts. 927 a 954.

35

Espao Jurdico Cursos_____________________________________________________Aulo Tcnico e Analista TJPE


RELAO DOS ASSUNTOS E DISPOSITIVOS CORRESPONDENTES DO CDIGO CIVIL: Analista Judicirio e Administrativo; Oficial de Justia: 1. Doutrina: conceito de lei: vigncia e aplicao da lei no tempo e no espao; integrao e interpretao da lei (arts. 1 a 19 do DL 4.657/42 - Lei de Introduo s Normas do Direito Brasileiro). 2. Das Pessoas: Pessoas Naturais. Pessoas Jurdicas: Pessoas Jurdicas de direito pblico e de direito privado (arts. 1 a 69). 3. Domiclio Civil (arts. 70 a 78). 4. Dos Fatos Jurdicos: Do negcio Jurdico: Requisitos de validade do negcio Jurdico (arts. 104 a 114). 5. Dos atos jurdicos: lcitos e dos atos ilcitos (arts. 104 a 188). 6. Requisitos de validade do ato jurdico. Ato Nulo e Ato anulvel (arts. 166 a 184). 7. Da prescrio e decadncia (arts. 189 a 211). 8. Responsabilidade Civil (arts. 927 a 954). Tcnico Judicirio e Administrativo: 1. Das pessoas: Pessoas Naturais. Pessoas Jurdicas: Pessoas jurdicas de direito pblico e de direito privado (arts. 1 a 69). 2. Domiclio Civil (arts. 70 a 78). 3. Dos Fatos Jurdicos: Requisitos de validade do fato jurdico (arts. 104 a 114). 4. Prescrio e Decadncia (arts. 189 a 211). 5. Responsabilidade Civil (arts. 186 a 188; arts. 927 a 954).

36

Das könnte Ihnen auch gefallen