Sie sind auf Seite 1von 3

Prova de Portugus DAC-(Prof Attma)

Nome: Identidade cultural: lngua e soberania

ano:3_____

Toda a riqueza do conceito de cultura vem da prpria origem da palavra, do Latim cultivare,cultivar. Espritos mais prticos perguntariam: por que gastar o seu latim nestes tempos descartveis que vivemos? Uma resposta bvia pelo menos para aqueles que lidam diretamente com a lngua portuguesa e lutam pela sua preservao que ela conhecida como a ltima flor do Lcio, ou seja, foi a ltima ramificao do Latim e, por obra e graa de uma pequena nao de desbravadores, Portugal, espalhou-se pelo mundo, fincando razes na Amrica do Sul (Brasil), na frica (Angola, Moambique) e na sia (Goa, na ndia; Macau, na China; e Timor Leste, na Indonsia), tornando-se,entre as 6.000 lnguas do mundo, aquela falada por 200 milhes de pessoas o rico universo da lusofonia. (...) Para avaliar a importncia atual da lngua portuguesa, bastam dois dados concretos: ela hoje falada por 4% da populao mundial, numa rea de aproximadamente 8% do globo terrestre. Pensando no caso do Brasil, pas de dimenses continentais que detm o maior contingente de pessoas falando o portugus, devemos estar atentos para o fato de que a lngua entre ns uma entidade viva, num processo de constante mutao. A exploso audiovisual promovida por novos meios de comunicao, como o cinema, o rdio e a televiso, e, mais recentemente, a revoluo provocada pelos computadores e pela internet tendem a introduzir, a todo momento, palavras novas na lngua e a deletar as antigas. A nossa opo de bom portugus no deve mais ser regida pela noo de certo e errado, mas pelos conceitos de adequado e inadequado. No podemos nunca defender a existncia de um apartheid lingstico, separando o falar do rico e o do pobre. Temos uma realidade plurilingstica, levando em conta basicamente que a norma culta deve ser obedecida sobretudo nos cdigos escritos. A compreenso desse fato enseja uma profunda mudana no ensino do portugus, sabendose que o povo que faz a lngua. Pode-se concluir da que a leitura liberta e nos leva a conhecer melhor o mundo, o outro e a ns mesmos. A linguagem manifesta a liberdade criadora do homem.

Habilidade: reconhecer informaes implcitas. 56- A valorizao da nossa lngua importante porque A) seu uso reflete os processos de vivncia e as transformaes por que a sociedade passa. B) no valoriz-la seria abrir um espao para que outro idioma ocupe, entre ns, um espao maior. C) veculos de comunicao como o cinema, a televiso tendem a nos fazer acreditar que a imagem supera a palavra. D) no poderamos, sem essa valorizao, decidir, no uso da lngua, o que estaria certo ou errado para um bom portugus. Habilidade: relacionar informaes explcitas existentes em um texto. 57- Se defendssemos a existncia de um apartheid lingstico, A) acabaramos por negar a existncia de uma realidade plurilingstica em nosso pas. B) estaramos fazendo um julgamento inadequado e desvalorizando alguns falares de indivduos, pela observao de sua classe social. C) reafirmaramos o poder que uma variante lingstica tem de se sobrepor outra, por ser falada por uma quantidade maior de indivduos. D) faramos com que a norma culta continuasse sendo a nica variante a expressar claramente as nossas idias. Habilidade: reconhecer informaes explicitas existentes em um texto. 58-Defender a existncia de uma realidade plurilingstica em nosso pas defender todas as idias a seguir, EXCETO A) A lngua que serve de forma de expresso a uma determinada comunidade passa por um processo constante de mudanas. B) A lngua reduz sensivelmente seu repertrio de palavras, ao entrar em contato com os meios modernos de comunicao de massa. C) A lngua abriga em si uma abertura multiplicidade de falares, sotaques. D) A realidade dinmica da lngua ocorre devido ao fato de o homem possuir o dom de criar. Habilidade: reconhecer informaes implcitas. 59- A palavra lusofonia, no texto, refere-se ao conjunto de A) falantes da lngua portuguesa. B) sons da lngua portuguesa. C) simpatizantes da lngua portuguesa. D) dialetos da lngua portuguesa.

Habilidade: reconhecer registros existentes no texto.

60- Nas lnguas, pode haver variaes regionais, sociais e de registros. Dos fatores abaixo, o que se relaciona com a ltima modalidade A) origem geogrfica. B) nvel de escolaridade. C) graus de formalidade D) idade e profisso.

Das könnte Ihnen auch gefallen