Sie sind auf Seite 1von 12

Enquanto os meios de comunicao se tornam mais complexos, o comportamento das empresas, o nome social, os sinais visuais e produtos seguem

o caminho de uma simplificao natural. A necessidade de rpida percepo na leitura, respondendo ao acelerado ritmo da sociedade atual, leva designers, profissionais empresariais e de comunicao a reconhecer que simplicidade um valor e que s vezes o menos mais. Observa-se que as expresses verbais e visuais repletas de informaes conflitantes interferem na necessria rapidez de percepo de seu principal significado. Se no identificadas com a acelerada evoluo tcnica, essas expresses perdem, gradualmente, seu poder de referncia.

Alexandre Wollner

manual de identidade visual

APRESENTAO
A identidade visual de uma organizao um de seus principais patrimnios. por meio dela que uma instituio transmite visualmente seus valores, sua filosofia, torna-se visvel e reconhecida pelo pblico, portanto, deve ser aplicada com clareza. Este Manual tem como finalidade informar e servir de base para a consolidao dos padres de utilizao da marca da Ponto&Vrgula Agncia de Publicidade. Desta forma, o uso coerente e sistemtico das definies contidas neste Manual ajudaro a reforar a uniformidade visual e a imagem da Instituio. Qualquer pea de comunicao ou material institucional, independentemente da mdia usada (impressa ou eletrnica), deve ser claramente identificada por meio de uma das formas de aplicao da marca da Ponto&Vrgula. Para a aplicao, escolha a verso da marca de acordo com o espao disponvel e de forma a buscar harmonia com o restante do layout. importante entender que a percepo clara da marca pelo receptor imprescindvel. Informe-se sobre as regras bsicas de aplicao (rea de proteo, erros comuns, tamanho mnimo) e tenha-as em mente ao criar uma pea que contenha a marca institucional. Qualquer interpretao ou interferncia sobre a marca, independentemente da excelncia do nvel criativo, incidir na leitura da marca, causando ocorrncias que podem perturbar e confundir a percepo da identidade visual da Instituio.

manual de identidade visual

1. grade construtiva
A grade construtiva dever ser utilizada para reproduo da logo em processos que no permitam o uso de originais como fotolito ou meios digitais. Eles devem ser seguidos fielmente para se obter uma reproduo de qualidade.

manual de identidade visual

2. cores
Para obter o melhor resultado na reproduo das cores, deve ser seguido o procedimento de utilizar sempre como referncia as cores originais da tabela PANTONE (catlogo usado na indstria grfica). Em caso de impossibilidade, optar pelo padro CMYK (ciano, magenta, amarelo e preto).

CORES PANTONE

CORES CMYK

CORES RGB (VDEO)

PANTONE 106 C PANTONE 123 C PANTONE 1375 C PANTONE 171 C PANTONE PROCESS BLACK

C 4 M 0 Y 67 K 0 C 0 M 20 Y 100 K 0 C 1 M 51 Y 100 K 0 C 1 M 81 Y 100 K 0 100% BLACK

R 255 G 241 B 110 R 255 G 203 B 11 R 246 G 149 B 36 R 240 G 93 B 39 R0 G0 B0

manual de identidade visual

3. tipologia
O uso de um padro tipogrfico ajuda na fixao da assinatura visual da empresa e no reconhecimento de seus produtos. As seguintes tipografias foram utilizadas na confeco da marca, no manual de identidade visual e nas peas grficas da Ponto&Vrgula.

Tipografiaa principal Deve ser utilizada exclusivamente na construo do logotipo.

manual de identidade visual

4. margens mnimas
Este limite resulta na margem apresentada ao redor da logomarca, chamado de margens mnimas ou de rea de respiro e que delimita uma rea de afastamento de qualquer outro objeto colocado prximo da marca. Nenhum outro limite deve ultrapassar os quadros coloridos, exceto os fundos.

Foi usado como base de clculo para as margens, a medida aqui representada pelo X que a largura do elemento circular em seus pontos mais extremos.

manual de identidade visual

5. resistncia visual
A marca poder ser reduzida de acordo com a necessidade, observado o limite mximo de reduo de 2,2cm e a proporo largura x altura, para dar condio de legibilidade/visibilidade/leitura.

2cm

10cm

manual de identidade visual

6. variao cromtica
positivo negativo

manual de identidade visual

7. aplicao principal
A marca da Ponto&Vrgula sobre fundo de papel reciclado ou branco a forma prioritria de sua aplicao. Este deve ser o ponto de partida para qualquer material de comunicao. Na impossibilidade de aplicao em fundo branco, sero utilizados fundos lisos e claros, at uma porcentagem equivalente a 15% da saturao total da cor.

manual de identidade visual

10

8. aplicao em fundos coloridos


Em casos de fundo colorido escuro, a marca pode ser aplicada com o cone nas cores originais com o ponto e a vrgula brancos e o texto em branco. O importante nessa situao que o nome continue legvel.

manual de identidade visual

11

9. erros de aplicaes
Diviso da marca por dois campos de fundo; Aplicao da marca em fundos com texturas ou patterns altamente confusos, como moirs ou quando as cores se confundam com as cores da marca; Interferncias grficas sobre a marca; Enclausuramento da marca por uma forma/campo regular ou irregular; Encobrimento de parte da marca; Aplicao de patterns, dgrad ou texturas sobre a marca; Uso de sombra ou relevo na marca; Aplicao da marca onde no haja contraste suficiente com o fundo; Uso de outline nas marcas; Alterar a grafia do logotipo ou tentar redesenhar a marca; Alterao das relaes tanto de dimensionamento quanto de posicionamento, entre o smbolo e o logotipo. GIRADAS DISTORCIDAS BORDAS

CORES TROCADAS

manual de identidade visual

12

Das könnte Ihnen auch gefallen