Sie sind auf Seite 1von 2

Greve Geral de 1917

http://www.infoescola.com A Greve Geral de 1917 o nome pela qual ficou conhecida a paralisao geral da indstria e do comrcio do Brasil, em Julho de 1917, como resultado da constituio de organizaes operrias de inspirao anarcosindicalista aliada imprensa libertria. Esta mobilizao operria foi uma das mais abrangentes e longas da histria do Brasil. O movimento operrio mostrou como suas organizaes (Sindicatos e Federaes) podiam lutar e defender seus direitos de forma descentralizada e livre, mas de forte impacto na sociedade. Esta greve mostrou no s a capacidade de organizao dos trabalhadores, mas tambm que uma greve geral era possvel. A industrializao fez surgir no Brasil um novo perfil social : O operrio fabril. O movimento operrio comeou a surgir ainda no final do sculo XIX, mas foi com a industrializao provocada pela Primeira Guerra em nosso pas que ele rapidamente se transformou em uma das principais foras polticas de sua poca. Ele j em 1917, pode ser visto como um dos maiores movimentos operrios do mundo.

Nas primeiras dcadas do sculo XX o Brasil aumentou suas exportaes. Em decorrncia especialmente da Primeira Grande Guerra Mundial, o pas passou a exportar grande parte dos alimentos produzidos para os pases da Trplice Entente. A partir de 1915 a ocorrncia dessas exportaes afetou o abastecimento interno de alimentos, causando elevao dos preos da pequena quantidade de produtos disponveis no mercado. Embora o salrio subisse, o custo de vida aumentava de forma desproporcional, deixando os trabalhadores em ms condies para sustentar suas famlias e fazendo com que as crianas precisassem trabalhar para complementar as rendas domsticas.

A questo como este movimento cresceu to rpido e se fortaleceu tanto apesar de uma industrializao recente e incipiente. A resposta pode ser encontrada no violento regime de trabalho imposto aos operrios na poca, comparvel somente ao do incio da industrializao inglesa cem anos antes. Alm disso temos que nos lembrar que a maioria dos operrios eram imigrantes italianos e espanhis com um histrico de organizao poltica anterior. Eram estes, na sua maior parte, anarquistas.

A Greve Geral de 1917 marcou um dos momentos em que a fora do movimento operrio anarquista se demonstrou. Nunca na histria deste pas uma greve geral provocou um impacto to grande. Apesar de limitada s regies industrializadas, nos locais em que se efetivou, teve um impressionante grau de adeso por parte da sociedade. A resposta do Estado, controlado pelas elites, tambm foi impressionante. A legislao culpava de crime a ao anarquista. Estrangeiros envolvidos com a ideologia eram extraditados. Brasileiros eram presos e em ambos os casos eram comumente humilhados em pblico.

Durante o governo de Artur Bernardes a represso se tornou aberta. Censura imprensa, torturas, e assassinatos se tornaram condutas frequentes do Estado aos anarquistas. Ao final de seu governo o movimento estava todo desorganizado. As lideranas polticas comunistas o Partido Comunista Brasileiro havia sido fundado ilegalmente em 1922 passaram a comandar o enfraquecido movimento que, na dcada de 1930, foi praticamente extinto pela ditadura do Estado Novo (1937-1945). Por Emerson Santiago.

Das könnte Ihnen auch gefallen