Sie sind auf Seite 1von 2

Maria Sofia Martins

Relaes Internacionais 1 Ano / 2 Semestre - Direito Poltico


ELEMENTOS DO CONCEITO CONSTITUCIONAL DE DEMOCRACIA I. Soberania Popular e Pluralismo de Expresso A. Soberania Popular O termo soberania popular que surge no artigo 2 da C.R.P. equivale ainda ao termo de soberania nacional da Revoluo Francesa de 1789. O poder poltico de qualquer Estado de matriz europeia no sobrevive no isolamento; assume sempre um sentido relacional com os outros que o rodeiam. Mediante esta perspectiva importa salientar as duas esferas do fenmeno de soberania: a esfera interna e a esfera externa ou internacional. a. Esfera Externa A vida internacional que se desenvolve a partir dos sculos XVI e XVII na Europa assenta num sistema de Estados que se declaram livres e iguais entre si. A soberania neste plano pretende significar o acesso a esta nova ordem internacional, atravs da no subordinao de foras estrangeiras e da aceitao de normas jurdicas reguladoras da relao entre Estados. Como j estudmos anteriormente, um Estado Soberano apresenta trs caractersticas comuns: jus tractum, a capacidade de celebrar tratados; jus legationem, a representatividade diplomtica; e jus belli, a capacidade de fazer a guerra.1 A par dos Estados Soberanos, os semi-soberanos, aqueles que limitaram parte da sua soberania (e falamos aqui de Estados Protegidos, Exguos, Vassalos e Confederados) tambm integram a comunidade internacional. A expresso da soberania no plano internacional vem enunciada no artigo 1 da Constituio. b. Esfera Interna Na ordem interna a soberania apresenta-se como origem do poder do Estado2. Nesta ordem devemos salientar a posio do Estado face s demais entidades ou pessoas pblicas coletivas do Direito interno.
A ttulo de curiosidade, o jus belli foi modificado pela Carta das Naes Unidas, que lhe deu um novo sentido, mais limitado, ligado apenas legtima defesa individual e coletiva. Deve-se ter em ateno as generalizaes histricas, uma vez que nem todos os Estados tm como origem a soberania popular; o caso dos Estados Compostos, ou Federados Puros, que so originados pela agregao de Estados j existentes. Para o Professor Jorge Miranda trata-se de um limite de 1 grau, salientando a sua importncia para o nosso ordenamento jurdico

1 2

A soberania una e indivisvel (artigo 3/1) pois representa a vontade da Nao. tambm limite material de reviso3 segundo o artigo 288 alnea a). O conceito de soberania popular enunciado em todas as Constituies portuguesas, expecto a Carta Constitucional. As Constituies Liberais chegam mesmo a nomear os poderes do Estado como fraes ou faculdades atribudas pela Soberania. B. Pluralismo de Expresso A Constituio da Repblica Portuguesa cria uma democracia poltica que se estreia no pluralismo de expresso e na organizao poltica democrata. (artigo 3/3 e 9 alnea b)). Este pluralismo simultaneamente ideolgico e organizatrio, de ideias e associaes, partidos e outras organizaes. a expresso da vontade do cidado e rene todas as formas de expresso dessa vontade. O pluralismo de ideias forma-se no meio social e exprime-se livremente (artigos 37, 38, 41, 42 e 43 da Constituio). O pluralismo de acesso aos meios de comunicao vem enunciado nos artigos 39 e 40 da Constituio Deve sempre, porm, respeitar o princpio democrtico, enunciado nos artigos 117/1, 190/1 e 233/4.

Das könnte Ihnen auch gefallen