Sie sind auf Seite 1von 3

Crditos Imagem Autor: Autor

O que o sofrimento fetal?


O sofrimento fetal um problema causado pela falta de oxignio no sangue do beb, e que pode ocorrer durante ou antes do parto. Usualmente surge durante o parto, e diagnosticado quando o ritmo cardaco do beb se torna instvel. Se existir sofrimento fetal antes do parto, ento a soluo usualmente o parto, dependendo sempre do estado de maturao do feto. Muitos bebs tm de nascer atravs de cesariana, caso falhem o teste da vitalidade fetal. O teste da vitalidade fetal recomendado a mes que tenham uma gravidez de risco, como diabetes, gravidez intra-uterina, entre outras. O teste envolve analisar o ritmo cardaco do beb em juno com a actividade uterina. Este teste usualmente feito entre a 38 e a 42 semana de gestao, porm pode ser feito mais cedo, no incio do 3 trimestre. O teste dar um resultado de reactivo ou de no reactivo. Por vezes necessrio a me mexer-se ou comer algo para incentivar o beb a mover-se e conseguir assim um resultado mais fivel. O teste para avaliar o sofrimento fetal poder ser feito: caso sinta que o beb no se movimenta to frequentemente como usualmente; caso o parto esteja atrasado, caso exista razo para suspeitar que a placenta no funciona adequadamente ou caso esteja em risco por alguma razo. Se existir alguma suspeita da sua parte, deve contactar o seu mdico assistente para lhe fazer um teste de avaliao da vitalidade fetal Esse teste indicar se o beb est a receber oxignio suficiente devido a problemas do cordo umbilical ou da placenta, ou outro tipo de doena fetal.

Sintomas de sofrimento fetal


Se notar a diminuio dos movimentos comuns do feto importante que saiba que isso pode significar que existe um problema. Por vezes o decrscimo do movimento fetal surge devido ao beb deixar de ter tanto espao livre no tero, mas ter a certeza do porque que isso aconteceu sempre importante.

Durante o parto, o beb usualmente monitorizado atravs de um monitor fetal, que por vezes d sinais que existe um problema, aumentos ou decrscimo do batimento cardaco do beb, ou um ritmo cardaco incerto pode significar que existe um problema. Quando o sangue do beb colhido durante o parto, atravs de uma amostra do escalpe do beb, pode revelar se existem sinais bioqumicos de um problema. Dois problemas comuns so a acidose fetal e a acidose lacteal. O mconio, caso exista no lquido amnitico tambm uma preocupao.

Fazer a contagem dos pontaps do beb


Poder fazer a contagem dos pontaps do beb. Contar os movimentos do beb algo fcil, que poder fazer enquanto faz as suas actividades dirias. Isto significa que, se o beb no fizer pelo menos 10 movimentos desde a altura da manh em que voc tomou o pequeno-almoo at ao meio da tarde (perodo de 4 a 6 horas), poder estar a passarse algo menos bom com ele. Se o beb tiver feito 10 movimentos, ento isso significa que no ter de contar mais at ao prximo dia. Este tipo de contagem recomendado em caso de gravidez de risco ou de decrescimento do movimento fetal. Tente marcar os movimentos fetais durante a altura do dia em que o beb est mais activo, mas tambm numa altura em que possa registar os movimentos durante pelo menos 4 horas ou mais, caso isso seja necessrio. tambm indispensvel registar os movimentos sempre a partir da mesma altura do dia. Idealmente, antes de iniciar a contagem, deve comer algo como um snack ou refeio, pois a ingesto de comida faz com que o beb fique mais activo. Em alternativa ou adicionalmente, pode dar um passeio, pois tambm ajuda o beb a movimentar-se. Depois de uma visita casa de banho, deite-se preferencialmente para o seu lado esquerdo ou relaxe no sof. Certifique-se que tem o relgio em vista e assente as horas em que sente os movimentos do beb. Preste ateno a cada movimento do beb. Registe o nmero de minutos que dura o movimento e a hora em que foram feitos. Logo que o beb fizer 10 movimentos, no necessrio contar mais. Caso o beb no tenha feito os 10 movimentos, dever contactar o seu mdico para ele fazer um teste que avalie se existe sofrimento fetal, verificando o ritmo cardaco fetal e a actividade uterina. O que por vezes acontece que algumas mes habituam-se aos movimentos do beb e ficam sem os sentir durante algum tempo, estando o beb perfeitamente bem.

Sofrimento fetal e as formas mdicas de o detectar


Diminuio dos movimentos fetais (relevante apenas a partir das 35 semanas); Diminuio da resposta fetal a estmulos como o som ou vibrao; Alteraes do perfil biofsico (frequncia cardaca do feto em resposta aos seus prprios movimentos) e da circulao do sangue na placenta e no feto. Estas alteraes podem ser verificadas atravs de uma ecografia.

Insuficincia na oxigenao cerebral devido ao seu posicionamento, problemas na placenta ou compresso do cordo umbilical, como a circular cervical (cordo umbilical enrolado no pescoo). A partir do 7 ms de gravidez, em casos de gravidez de risco, faz-se uma cardiotocografia (registo simultneo da frequncia cardaca fetal e das contraces uterinas). Este exame/ registo pode indicar se o feto est a sofrer destes problemas. Asfixia do beb. Durante o trabalho de parto possvel verificar se existe asfixia do beb atravs de uma colheita de sangue da pele da cabea do beb, que testa se existe uma diminuio pH do escalpe fetal. Lquido amnitico com mecnio. O lquido deve ser claro podendo ser quase sem cor. Caso seja verde ou castanho-escuro (contendo mecnio) isto indica que o feto est com problemas. Porm, s possvel detectar depois da ruptura da bolsa de guas.

Um bom estado de oxigenao, e um comportamento normal do beb em gestao so aparentemente bons indicadores. Porm, nem sempre os bons resultados de um exame do origem a um beb saudvel, podendo existir complicaes difceis de detectar destas formas tais como o prolapso de cordo, descolagem da placenta ou a morta sbita fetal.

A sua votao: Muito Fraco Fraco Razovel Bom Excelente

Das könnte Ihnen auch gefallen