Sie sind auf Seite 1von 3

Contaminao dos solos

Os solos tm sofrido contaminao devido a prticas agrcolas incorrectas, infiltrao de guas poludas e acumulao de resduos slidos, principalmente nas ltimas dcadas. A no rotatividade de culturas empobrece o solo em alguns nutrientes. Por outro lado, o excesso de nutrientes, resultante de fertilizaes inadequadas, tambm prejudicial para muitas espcies vegetais e animais e para os microrganismos de um solo. O uso indiscriminado de pesticidas, fungicidas e herbicidas tem causado a morte a inmeros seres vivos, com impacte ao nvel da maioria das cadeias alimentares. Os solos nos quais esto instaladas algumas indstrias (exs.: de produtos qumicos, refinarias de petrleo e tinturarias) so contaminados e mantm-se nesse estado durante longos perodos de tempo, mesmo aps o fim da laborao dessas indstrias. Durante a extraco mineira, os depsitos de resduos (escombreiras) podem ficar expostos a cu aberto, contendo frequentemente metais pesados e outras substncias txicas. A gua da chuva arrasta estes resduos, poluindo os solos e os lenis freticos. A deposio indiscriminada e descontrolada de resduos que compem os lixos domstico e industrial tambm provoca poluio dos solos e impacte nos organismos que deles dependem.

Poluio do Solo
O solo a camada fina da superfcie terrestre, onde as razes das plantas se fixam para buscar alimento, ar e gua. Essa camada resultado da aco de milhes de anos da natureza e pode ser destrudo rapidamente pela sua utilizao inadequada. Existe uma relao muito grande entre o solo, a gua, o clima e a vegetao; e sempre que o solo passa a ser manejado para qualquer finalidade ocorrem desequilbrios nessa relao, levando a instabilidade desse ecossistema. O lixo uma das formas mais comuns de poluio do solo, porm o uso intensivo de agro-txicos responsvel pela contaminao de grandes reas. Queimadas, desmatamentos e o mau uso do solo trazem consequncias danosas s suas propriedades fsicas e qumicas, reflectindo directamente na reduo da fertilidade. Poluio do solo a contaminao do solo por resduos industriais ou agrcolas transportados pelo ar, pela chuva e pelo homem. O uso indevido do solo e de tcnicas atrasadas na agricultura, os desmatamentos, as queimadas, o lixo, os esgotos, a chuva cida, o efeito estufa, a minerao so agentes causadores do desgaste de nossa litosfera.

As causas da Poluio do Solo


Na agricultura os insecticidas usados no combate s pragas prejudicam o solo, a vegetao e os animais. O DDT o mais comum desses insecticidas. As tcnicas atrasadas utilizadas na agricultura como a queima da vegetao para depois comear o plantio. O terreno fica exposto ao sol e ao vento ocasionando a perda de nutrientes e a eroso do solo. O lixo tambm tem o seu papel importante na degradao do solo. Devido a sua grande quantidade e composio ele contamina o terreno chegando at a contaminar os lenis de gua subterrneos. O mesmo acontece com os reservatrios de combustveis dos postos, pois eles ficam enterrados no solo, correndo o risco de vazamento devido a corroso do material usado no revestimento dos reservatrios. A minerao com as suas escavaes em busca de metais, pedras preciosas e minerais continuam devastando e tornando improdutvel o nosso precioso solo. A imprudncia, o consumismo, o desperdcio e a ganncia humana tratam de prosseguir essa deteriorao.

Os efeitos
Os insecticidas quando usados de forma indevida, acumulam-se no solo, os animais se alimentam da vegetao contaminada prosseguindo o ciclo de contaminao. Com as chuvas, os produtos qumicos usados na composio dos pesticidas infiltram no solo contaminando os lenis freticos e acabam escorrendo para os rios continuando a contaminao. O gado quando come o pasto envenenado, transmite as substncias txicas para a sua carne e para o leite que vo servir de alimento para o homem. Dentre as doenas causadas pelo solo contaminado esto a ancilostomose (amarelo), a tenase e verminoses como a ascaridase (ascaris ou lombrigas) e a oxiurose causada pelo oxiros.

O lixo acumulado alm de destruir a vegetao, contribui para a poluio do ar com o mau cheiro e com a fumaa produzida pela incinerao, chegando a contaminar os lenis de gua subterrneos com a infiltrao de lixo txico. O uso indiscriminado do solo traz srios efeitos como a eroso ( o desgaste do solo).

Das könnte Ihnen auch gefallen