Sie sind auf Seite 1von 2

QUESTES DE FISICA E QUIMICA SIMULADO 1- A plvora foi descoberta na China, durante a dinastia Han (206 a.C. 220 d.C.).

. A descoberta foi feita, acidentalmente, por alquimistas que procuravam pelo elixir da longa vida. Os ingredientes que compem esse explosivo so o salitre (nitrato de potssio), cuja frmula qumica KNO3, o enxofre e o carbono, na forma de carvo vegetal, que lhe confere a cor preta. A equao qumica a seguir nos revela as propores das substncias reagentes e as dos produtos obtidos. 4KNO3 + 7C + S 3CO2 + 3CO + 2N2 + K2CO3 + K2S Considerando as informaes, correto afirmar que (A) a exploso da plvora um fenmeno qumico. (B) a plvora uma substncia composta formada por 3 elementos qumicos. (C) o principal componente do ar atmosfrico um reagente na equao mencionada. (D) a exploso que ocorre leva formao de apenas 2 compostos com tomos de carbono. (E) a plvora uma mistura formada por 1 substncia simples e por 2 substncias compostas.

2- A Era dos Descobrimentos, consequncia, entre outros fatores, da busca por especiarias, quase se encerrou antes do tempo por uma doena devastadora causada pela deficincia da molcula do cido ascrbico, a vitamina C, situao que levou milhares de marinheiros europeus morte. A vitamina C, cuja letra C indica que ela foi a terceira vitamina a ser identificada, foi essa pequena molcula que teve um grande papel no mapa do mundo. Observe a figura que representa a molcula de vitamina C:

Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, informaes corretas sobre a molcula da vitamina C (A) Substncia simples que apresenta frmula molecular C6H8O7. (B) Substncia simples que apresenta 3 tomos em sua estrutura. (C) Substncia composta que apresenta 20 tomos em sua estrutura.

(D) Substncia simples que apresenta 20 elementos qumicos em sua estrutura. (E) Substncia composta que apresenta 3 elementos qumicos em sua estrutura. 3- Em novembro de 2005, o brasileiro Alexandre Ribeiro venceu o Campeonato mundial de ultraman, disputado na ilha de Kailua-Kona, no Hava. A prova foi composta por 10 km de natao, 421 km de ciclismo e 84 km de corrida. O tempo de Alexandre foi, aproximadamente, de 3 horas na natao, 14 horas no ciclismo e 7 horas na corrida, portanto a velocidade mdia aproximada do brasileiro no campeonato foi, em km/h, (A) 25. (B) 23. (C) 21. (D) 19. (E) 17.

4- O edifcio Taipei 101 um cone de Taiwan e combina tradio e modernidade. Suas caractersticas de segurana permitem-lhe suportar tufes e terremotos, que so frequentes nessa regio. O edifcio possui 61 elevadores, sendo dois de ultravelocidade. Sabendo que um desses elevadores de ultravelocidade sobe do trreo at o 89 andar percorrendo 380 metros em 40 segundos, conclui-se que a sua velocidade mdia vale, em m/s, (A) 4,7. (B) 7,2. (C) 9,5. (D) 12,2. (E) 15,5.

5- Uma pessoa, caminhando na pista de um parque, percebe que existem marcas no cho mostrando as posies medidas a partir do incio da pista. A pessoa constata que ela se encontra na posio da marca de 3 000 m, e que ela gastou 1 hora e 30 minutos para atingir tal marca. A velocidade mdia da pessoa nesse trecho, em km/h, vale (A) 1,5. GABARITO 1- A 2- E 3-C 4-C 5-B (B) 2,0. (C) 3,5. (D) 4,0. (E) 5,0.

Das könnte Ihnen auch gefallen