Sie sind auf Seite 1von 4

poca

Contexto poltico-social
1. L, com ateno, o texto que se segue. 1.1. Para melhor entenderes o texto, que caracteriza a poca em que viveu Fernando Pessoa, medida que o fores lendo assinala os vocbulos que, no contexto, sejam sinnimos de:

1. Morreu 6. Transformao 11. Reunido 16. Inesgotvel

2. Enfrentaria 7. Inacreditvel 12. Projeta

3. Passagem 8. Sonhos 13. Agrria

4. Agitada 9. Desejada 14. Estandarte

5. Aparecimentos 10. Arquejar 15. Ponderando

Fernando Pessoa nasceu (no s como "Fernando" mas tambm como pessoa sociocultural) com o Ultimatum ingls e expirou quando o Estado Novo definia o perfil com que arrostaria a implacvel voragem do tempo. Com efeito, o ciclo vital e civil de Fernando Antnio Nogueira Pessoa, descendente de um "misto de fidalgos e de judeus", principiou, como sabido, em 1888 e concluiuse em 1935. Nesses quarenta e sete anos de vida to breve, mas cheia como um ovo, quanta pulsao fremente e decisiva em Portugal e no vasto Mundo! Eis que se perfilam, se entrecruzam e conflituam sucessos que, um pouco ao acaso, nos atrevemos a indicar, na certeza, porm, de que eles constituram como que emergncias de um vasto continente submerso: o brutal Ultimatum ingls (1890); a mar cheia do republicanismo e do nacionalismo; a consolidao da ltima metamorfose imperial portuguesa, agora centrada nos "novos brasis" africanos; a proclamao da Repblica (1910), quase vinte anos aps o sangrento e frustrado 31 de janeiro (1891); pouco depois a Primeira Grande Guerra (1914-1918), na qual o nosso Pas, como que num sacrifcio ritual, se envolveria para salvar as esperanas coloniais africanas e assumir a possvel dimenso europeia que lhe consentissem; em 1917, no to longe como se tendia a supor, ocorre o inaudito - os operrios russos, comandados por Lenine, assumem o Poder, e, para escndalo de todos os bem-pensantes, buscam concretizar utopias (como tais) bem antigas; em Portugal, a burguesia capitalista, que inspirara e chamara a si, como coisa sua, a Repblica, defronta-se com o

furor (e os furores) das greves do operariado, o qual, bem pouco realisticamente, julgara chegada a hora da almejada justia social; na barafunda decorrente, a Primeira Repblica Portuguesa entra no estertor da agonia e um velho nacionalismo, de ascendncia tambm republicana, agora, porm, fermentado e aglutinado pelo fascismo, consegue descobrir o seu Duce (Salazar) que, por seu turno, esboa, sua medida, como representative man da oligarquia fundiria, o figurino do novo Estado (Constituio de 1933) - forte, autoritrio, corporativo -, cuja misso essencial seria a de remeter para as calendas gregas os propsitos de liberdade, igualdade e fraternidade, inscritos ainda, oficiosamente, no lbaro poltico da rs publica. No meio de tudo isto, Fernando Pessoa, que no chegou a velho, como acontece com aqueles a "quem os Deuses amam"; no meio de tudo isto, acaso, sobretudo nisto tudo - no prprio corao das coisas, sopesando-as, ele debate-se e eleva a voz, umas vezes (poucas), em pblico, e, quase ininterruptamente, rabisca, datilografa, pelas noites fora, para a arca inexaurvel. Procurando, procurando-se, mediante a alquimia do verbo, seu instrumento e seu tormento, julgando-se mais s e desamparado do que realmente estaria...

Joel Serro, Fernando Pessoa, Cidado do Imaginrio, Horizonte, 1981

2. Seleciona a opo correia, de acordo com o sentido do texto.

2.1. Fernando Pessoa viveu: a. numa poca abenoada pelo Ultimatum ingls. b. durante a monarquia, antes da instaurao da Repblica. c. numa poca conturbada quer a nvel nacional quer a nvel internacional.

2.2. Alguns dos eventos histricos que marcaram a vida de Pessoa foram: a. o afundamento do continente europeu, a abertura ao turismo pelos republicanos e nacionalistas, a fundao de um Brasil em frica e a Primeira Grande Guerra. b. o Ultimatum ingls, a instaurao da Repblica, a preocupao com as colnias portuguesas em frica, a Primeira Grande Guerra e a Revoluo Russa de 1917. c. as guerras com o Ultimatum ingls, a Primeira Guerra Mundial, a tomada de poder de Lenine, na Rssia, e a queda da monarquia portuguesa.

2.3. Com a Repblica:

a. revoltando-se, os operrios buscam a liberdade e a justia h muito ambicionadas. b. a burguesia quer apoderar-se da Repblica e junta-se s greves dos operrios. c. o operariado revela o seu descontentamento, manifestando-se a favor da reposio do regime monrquico.

2.4. A confuso generalizada vivida com a chegada da Repblica provoca: a. o aparecimento de Salazar, liderando um estado novo e forte, que prometia o sonho da liberdade e que tinha como modelo o regime grego. b. a queda da Primeira Repblica e o ressurgimento de um republicanismo nacionalista associado ao fascismo e representado por Salazar. c. a liderana de Salazar, um homem da moda, marcada essencialmente pelo seu apoio reforma agrria, em defesa dos agricultores desfavorecidos.

2.5. Enquanto se desenvolvia grande movimentao poltica e social, Fernando Pessoa: a. escrevia, sem parar, intervindo em pblico esporadicamente. b. deixou completamente de escrever. c. fundou, com um grupo de amigos, um novo partido poltico.

1.1. expirou (L 2); 2. arrostaria 3); 3. voragem (l. 3); 4. fremente 5); 5. emergncias (l. 8); 6. meta3rfose (l. 10); 7. inaudito (l. 17); utopias (l. 20); 9. almejada Q. 25); 3. estertor (l. 26); 11. aglutinado 28); 12. esboa (i. 30); 13. fundia-3 (l. 31); 14. lbaro (l. 34); 5. sopesando (l. 37); 16. inexaurvele/fl.39).

poder, ainda, explicar-se aos alunos a origem e significado da expresso "remeter para as calendas gregas" (l. 33): "Para as calendas gregas -O mesmo dizer "nunca, em tempo algum". A origem est num dito de esprito de Augusto, imperador romano: Ad calendas gregas. De facto, os Romanos dividiam os meses em calendas, nonas e idos. Estes correspondiam ao dia 1 dos meses de maro, maio, julho e outubro e, nos outros, ao dia 13. As nonas eram o stimo dia dos meses de maro,

maio, julho e outubro e o quinto dia nos outros meses. As calendas eram o primeiro dia de cada ms. Os Gregos no tinham as calendas. Da que Augusto quisesse, com a frase, responder. "Nunca."

in Orlando Neves, Dicionrio de expresses correntes, Ed. Notcias, 2000

2.1. c.; 2.2. b.; 2.3. a.; 2.4. b.; 2.5. a. A seguir correo das questes (ou ao longo da mesma), o professor poder introduzir algumas das noes histricas mais relevantes que aparecem no texto e na imagem: o Ultimatum ingls, o Mapa Cor-de-rosa, a Instaurao da Repblica em Portugal, a Revolta de 31 de Janeiro, a Revoluo de 1917, o aparecimento do Estado Novo. Para saberem mais sobre o tema, pode ainda sugerir-se aos alunos a consulta dos seguintes stios da Internet: http://www.centenariodarepu-blica.org/centenario/ http://vwwv.parlamento.pt/Parla-mento/Paginas/OEstadoNovoaspx

Das könnte Ihnen auch gefallen