Sie sind auf Seite 1von 24

ESTATUTOS DA LIGA MOAMBICANA DOS DIREITOS HUMANOS

Captulo I
Das disposies gerais

Artigo Primeiro Denominao

A Liga Moambicana dos Direitos Humanos, de agora em diante abreviadamente denominada por LDH ou LIGA, uma pessoa colectiva de direito privado, sem fins lucrativos, de carcter humanitrio, que goza de personalidade jurdica, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial, regendo-se pelos presentes estatutos e demais legislao aplicvel.

Artigo Segundo Constituio e sede

Um) A LDH constituda em conformidade com o artigo setenta e seis da Constituio da Repblica, Lei nmero oito barra noventa e um, de dezoito de Julho, com as disposies do Cdigo Civil relativas s pessoas colectivas e demais legislao aplicvel em vigor na Repblica de Moambique.

Dois) A LDH uma organizao de mbito nacional, com sede em Maputo, podendo criar delegaes em qualquer parte do territrio nacional.

Artigo Terceiro
Filiao

A LDH poder filiar-se e /ou estabelecer relaes com outras organizaes nacionais, estrangeiras e internacionais que prossigam fins consentneos com os seus.

Artigo Quarto Durao A durao por tempo indeterminado, contando-se o seu incio a partir da data da outorga da escritura pblica de constituio.

Artigo Quinto Objectivos

A LDH tem por objectivos: a) Promover e defender os direitos e liberdades fundamentais do homem, cujos princpios esto consagrados na Constituio da Repblica de Moambique, na Declarao Universal dos Direitos do Homem, na Conveno Internacional de Luta contra Todas as formas de Discriminao, sob qualquer forma que se apresentem, na Carta Africana dos Direitos do Homem e dos Povos e em todas as demais convenes relativas aos direitos humanos. b) Denunciar as violaes a esses direitos e liberdades

Artigo Sexto mbito da actividade

A LDH fixa como suas principais actividades:

a) b)

Estudos e pesquisa no domnio dos direitos e liberdades fundamentais do homem; Divulgao de textos e leis fundamentais em matria dos direitos do homem;

c) Concertao com as autoridades e poderes pblicos nacionais sobre as questes respeitantes aos direitos do homem; d) Consciencializao e sensibilizao da opinio pblica nacional e internacional sobre os direitos do homem; e) Realizao de seminrios, simpsios, jornadas, reunies e manifestaes;

f) Denncia de todos os atentados contra os direitos e liberdades fundamentais da pessoa humana; g) h) Participao em reunies internacionais em matria dos direitos do homem. Assistncia Jurdica a cidados vtimas de violao de direitos humanos.

Captulo II
Dos Membros e Activistas

Artigo Stimo Requisitos

Podem ser membros da LDH, desde que aceitem os presentes estatutos: a) Todos os indivduos, maiores de dezoito anos, em pleno gozo dos seus direitos civis, independentemente do lugar de nascimento, grau de instruo, posio social e profissional, condio fsica, origem tnica, cor da pele, sexo, convico ideolgica, crena religiosa ou filiao partidria. b) As pessoas colectivas com personalidade jurdica.

Artigo Oitavo Categorias dos membros

A LDH compreende membros fundadores, efectivos, agregados e honorrios: a) So membros fundadores aqueles que, sendo moambicanos, tenham colaborado na criao da LDH e/ou que se achem inscritos nesta data da realizao da Assembleia constituinte, mantendo a sua inscrio em vigor; b) Podem ser membros efectivos aqueles que, sendo moambicanos, tenham o pedido de admisso aprovado pelo Conselho Directivo e reunam os requisitos fixados nos presentes estatutos; c) Podem ser membros agregados aqueles que, nacionais ou estrangeiros, independentemente das suas actividades associativas, se inspiram nos mesmos princpios e objectivos relativamente aos direitos humanos e pretendam dar o seu contributo LDH;

d) So membros honorrios as pessoas singulares ou colectivas, nacionais ou estrangeiras, a quem seja concedida esta distino por servios relevantes prestados LDH, ou em defesa dos direitos humanos.

Pargrafo nico. Para alm dos membros previstos em alneas anterior, a LDH poder ter activistas para a realizao de trabalhos concretos emergentes dos presentes estatutos.

Captulo III
Dos direitos e deveres dos membros

Artigo Nono Admisso

Um) Os membros efectivos podem ser admitidos provisoriamente pelo Conselho directivo, mediante pedido do interessado subscrito por pelo menos dois membros efectivos em pleno gozo dos seus direitos estatutrios, adquirindo aqueles a qualidade de membros efectivos de pleno direito aps a ratificao da admisso pela Assembleia Geral.

Dois) Da deciso de no aceitao caber sempre recurso Assembleia Geral imediatamente seguinte, de cuja deliberao, tomada por maioria absoluta dos membros presentes, no caber recurso.

Trs) A aquisio da qualidade de membro honorrio e agregado depender da deliberao da Assembleia Geral, sob proposta fundamentada da direco.

Quatro) A adeso LIGA acarreta consigo o dever dos interessados se dedicarem a uma causa pblica e altrusta.

Artigo Dcimo Direitos

Um) So direitos dos membros fundadores e efectivos:

a)

Eleger e serem eleitos para os rgos da LDH;

b)

Propor medidas que considerem adequadas realizao dos objectivos da LDH;

c)

Serem informados das actividades da LDH;

d)

Participar nas actividades promovidas pela LDH, nos termos regulamentares.

e) Usufruir dos direitos legais e regulamentares inerentes condio de membro da LDH.

Dois) Os membros honorrios e agregados gozam dos direitos reconhecidos aos membros efectivos, com a excepo do referido na alnea a) do nmero anterior.

Trs) No podem ser dirigentes ou membros dos rgos sociais da LDH estrangeiros e indivduos que ocupem cargos de direco e chefia nos rgos dos partidos polticos e/ou Estado.

Artigo Dcimo Primeiro Deveres

Um) So deveres dos membros fundadores e efectivos da LDH:

a)

Respeitar e cumprir os estatutos e regulamentos da LDH;

b) Contribuir com todos os meios ao seu alcance para a realizao dos objectivos da LDH e para o seu prestgio;

c)

Pagar regularmente as suas quotas;

d) Exercer com zelo, dedicao e honestidade as tarefas e funes para que forem eleitos ou designados;

e)

Aderir desinteressadamente a uma causa pblica e altrusta;

f)

Realizar trabalho voluntrio em prol dos objectivos da LDH.

Dois) So deveres dos membros agregados e honorrios os constantes das alneas a) e b) do nmero anterior.

Trs) estritamente interdito aos membros utilizarem a LDH para fins contrrios aos objectivos fixados nos presentes estatutos.

Artigo Dcimo Segundo Suspenso

Os membros fundadores e efectivos que deixem de pagar as suas quotas sem motivo justificado por um perodo igual ou superior a trs meses sero suspensos dos seus direitos. Passados seis meses sem que os mesmos tenham as suas quotas em dia e mediante comunicao do Conselho Directivo, aqueles sero excludos da LDH

Artigo Dcimo Terceiro Perda de Qualidade

Um) Constituem fundamentos de excluso da qualidade de membro, por iniciativa do Conselho Directivo ou sob proposta devidamente fundamentada, de qualquer dos membros fundadores ou efectivos:

a)

Servir-se da LDH para fins contrrios aos seus objectivos;

b) Prtica de actos que provoquem danos graves LDH, designadamente actos com prejuzo para a imagem externa e funcionamento interno da LDH;

c)

Inobservncia das deliberaes tomadas em Assembleia Geral;

d) O no pagamento das quotas por um perodo superior a seis meses e aps comunicao do Conselho directivo.

Dois) Verificadas as situaes previstas na alneas a), b) e c) do nmero anterior, sero instaurados os competentes processos disciplinares de acordo com o previsto no Regulamento de Admisso de Membros.

Captulo IV
Da organizao e funcionamento

Artigo Dcimo Quarto rgos

So rgos da LDH:

a)

Assembleia Geral;

b)

O Conselho Directivo;

c)

O Conselho Fiscal;

Artigo Dcimo Quinto Mandato

Um) Os membros dos rgos sociais sero eleitos por mandato de quatro anos, no podendo ser eleitos por mais de dois mandatos sucessivos para o mesmo cargo, nem podendo os seus membros ocupar mais de um cargo simultneo.

Dois) Verificando-se substituio de algum dos titulares dos rgos referidos, o substituto eleito desempenhar as funes at final do mandato do substitudo.

10

Da Assembleia Geral

Artigo Dcimo Sexto Natureza

Um) A Assembleia Geral o rgo mximo da LIGA Moambicana dos Direitos Humanos e constituda por todos os membros em pleno gozo dos seus direitos.

Dois) As deliberaes da Assembleia Geral, quando tomadas em conformidade com a lei e os estatutos, so de cumprimento obrigatrio para todos os membros.

Trs) Em caso de impedimento de qualquer membro, poder este fazer-se representar por outro membro, mediante carta com assinatura reconhecida pelo notrio endereada ao Presidente da Mesa da Assembleia Geral.

Artigo Dcimo Stimo Composio

A Mesa da Assembleia Geral ser constituda por:

a)

Um Presidente;

b)

Um Vice-presidente;

c)

Um Secretrio.

11

Artigo Dcimo Oitavo Das reunies

Um) A Assembleia Geral rene-se ordinariamente uma vez por ano e extraordinariamente sempre que convocada pelo Presidente da Mesa da Assembleia Geral ou por mais de dois teros dos membros efectivos em pleno gozo dos seus direitos.

Dois) A convocao da Assembleia Geral ser feita com uma antecedncia mnima de trinta dias pelo Presidente da Mesa da Assembleia Geral, por meio de carta registada com aviso de recepo e publicao no jornal de maior tiragem no pas.

Artigo Dcimo Nono Funcionamento

Um) A Assembleia Geral considera-se legalmente constituda em primeira convocao quando se encontrarem presentes ou representados pelo menos metade dos membros e, em segunda convocao, meia hora depois, com qualquer nmero dos membros.

Dois) Tratando-se, porm, de uma Assembleia Geral extraordinria convocada a pedido de um grupo de membros s funcionar se estiver presente a maioria absoluta dos membros que subscreverem o pedido, considerando-se no caso de isso no acontecer que desistiram do mesmo.

12

Artigo Vigsimo Competncia da Assembleia Geral

Compete Assembleia Geral:

a)

Definir as linhas gerais de orientao e os objectivos da LDH;

b)

Aprovar o relatrio e plano de actividade anual da LDH;

c)

Apreciar as actividades do Conselho Directivo, Fiscal e das delegaes regionais;

d) Propor ao Governo medidas e providncias que visem melhorar a proteco dos direitos e liberdades fundamentais dos cidados;

e)

Aprovar o oramento da LDH;

f)

Aprovar os regulamentos e normas internas da LDH;

g)

Aprovar o seu regimento;

h)

Eleger os rgos sociais da LDH;

i)

Eleger e exonerar os titulares dos rgos sociais;

13

j) Ratificar a admisso dos membros efectivos, bem como a excluso de todas as categorias de membros;

l)

Ratificar os acordos assinados com organizaes estrangeiras congneres;

m) Criar comisses de estudo e trabalho, apreciar os seus trabalhos;

n)

Proclamar os membros honorrios da LDH;

o)

Efectuar alteraes aos estatutos da LDH;

p)

Decidir sobre a dissoluo da LDH;

Artigo Vigsimo Primeiro Competncias do Presidente da Mesa

Um) Compete ao Presidente da Mesa:

a)

Presidir s sesses da Assembleia Geral;

b)

Empossar os membros do Conselho Directivo e do Conselho Fiscal.

Dois) O Vice-presidente substituir o Presidente nas suas faltas ou impedimentos.

14

Artigo Vigsimo Segundo Competncias do Secretrio

Compete ao secretrio organizar o expediente relativo Assembleia Geral.

Artigo Vigsimo Terceiro Quorum deliberativo

As deliberaes da Assembleia Geral so tomadas por maioria absoluta dos votos dos membros presentes ou representados no pleno gozo dos seus direitos estatutrios, excepto casos em que se exige uma maioria qualificada de trs quartos de voto dos membros presentes, designadamente:

a)

Alterao dos estatutos;

b)

Destituio dos membros dos rgos;

c)

Excluso de membros.

15

Do Conselho directivo

Artigo Vigsimo Quarto Composio

Um) O Conselho Directivo o rgo executivo da LDH e composto por sete membros, sendo o Presidente e Vice-presidente eleitos pela Assembleia Geral, podendo-se apresentar uma ou mais listas de concorrentes. O Tesoureiro e os vogais sero nomeados pelo Presidente da LIGA. O Conselho Directivo composto por:

a)

Presidente;

b)

Vice-presidente;

c)

Tesoureiro;

d)

Quatro vogais.

Dois) Os vogais referidos na alnea d) assumiro as funes de secretrio executivo para relaes exteriores, para informao, investigao e para assuntos jurdicos, respectivamente.

Trs) O Conselho Directivo delibera por maioria absoluta dos votos dos membros presentes, tendo o Presidente o voto de desempate.

Quatro) O Conselho Directivo reunir-se- pelo menos uma vez por ms.

16

Artigo Vigsimo Quinto Da competncia

Compete ao Conselho Directivo:

a) Cumprir e fazer cumprir as disposies legais estatutrias, regulamentares e as deliberaes prprias da Assembleia Geral;

b)

Velar pela correcta aplicao das resolues e recomendaes da Assembleia Geral;

c) Criar comisses ad-hoc que julgar necessrias para o bom funcionamento da LDH;

d) Dirigir e supervisar todas as actividades da LDH nos intervalos das sesses da Assembleia Geral;

e) Propor Assembleia Geral a criao de distines, louvores, ttulos e condecoraes a atribuir aos membros da LDH;

f) Representar a LDH em todos os actos e contratos, em juzo e fora dele, activa e passivamente, atravs do seu Presidente ou de um dos membros designados para o efeito;

g)

Elaborar regulamentos e submet-los aprovao da Assembleia Geral;

17

h) Admitir provisoriamente novos membros e submet-los ratificao da Assembleia Geral;

i)

Suspender provisoriamente os membros at ratificao da Assembleia Geral;

j) Estabelecer e desenvolver relaes de intercmbios e de cooperao com organizaes estrangeiras e nacionais congneres;

l)

Promover cursos de preparao tcnica e cientifica aos membros da LDH;

m) Criar delegaes regionais;

n) Propor Assembleia Geral a filiao da LDH s organizaes internacionais e nacionais;

o) Propor e decidir sobre quaisquer outros assuntos, dentro do mbito dos presentes estatutos;

p)

Contratar pessoal tcnico necessrio LDH;

q) Decidir sobre programas e projectos em que a LIGA deve participar quando por uma questo de oportunidade no possam ser submetidos Assembleia Geral, sujeitandose, porm, confirmao da Assembleia Geral;

r) Elaborar e submeter ao parecer do Conselho Fiscal, da Assembleia Geral, o relatrio de actividades e contas respeitantes ao exerccio contabilstico findo, bem assim o plano de actividades e respectivo oramento para o ano seguinte.

18

Artigo Vigsimo Sexto Presidente

Um) O Presidente do Conselho de Direco , por inerncia, o Presidente da LDH.

Dois) Compete ao Presidente orientar todas as actividades da LDH, nomeadamente:

a)

Representar a LDH no plano interno e externo, assim como em juzo;

b) Autorizar conjuntamente com outros membros do Conselho Directivo a realizao das despesas necessrias;

c)

Convocar as reunies do Conselho Directivo e presidir os seus trabalhos;

d)

Apresentar o relatrio anual das actividades da LDH;

e)

Exercer voto de qualidade nas deliberaes do Conselho Directivo.

19

Artigo Vigsimo Stimo Competncias do Vice-presidente

Compete ao Vice-presidente:

a)

Coadjuvar com o Presidente;

b)

Substituir o Presidente nas suas ausncias e ou impedimentos;

c)

Exercer as funes a serem definidas em regulamento.

20

Do Conselho Fiscal

Artigo Vigsimo Oitavo Definio

O Conselho Fiscal o rgo que assegurar o cumprimento das normas e das deliberaes tomadas pelos rgos competentes da LDH e composto por um Presidente, um Vice-presidente e um vogal.

Artigo Vigsimo Nono Competncias

Um) Compete ao Conselho fiscal :

a) Acompanhar a execuo dos planos de actividade financeira e o oramento da LDH;

b)

Velar pelo cumprimento das normas financeiras que regem a LDH;

c)

Examinar a contabilidade e efectuar a avaliao do patrimnio da LDH;

d) Verificar a exactido do balano das contas e emitir pareceres sobre o relatrio fiscal anual do Conselho Directivo

21

e) Informar aos rgos competentes das irregularidades e apurar da gesto financeira da LDH;

f)

Elaborar e apresenta Assembleia Geral o relatrio sobre as suas actividades;

g) Requerer a convocao da Assembleia Geral extraordinria, sempre que julgar necessrio.

Dois) As actividades necessrias ao desempenho das funes do Conselho fiscal podem ser exercidas por uma empresa de auditoria de reconhecida idoneidade.

Artigo Trigsimo Reunies do Conselho Fiscal

O Conselho Fiscal reunir-se- obrigatoriamente pelo menos uma vez por ano e sempre que necessrio ou quando convocada pelo seu Presidente.

Artigo Trigsimo Primeiro Do processo eleitoral

A eleio dos titulares dos rgos da LDH processar-se- por voto pessoal e secreto.

22

Captulo V
Dos bens

Artigo Trigsimo Segundo Das Receitas

Um) So receitas da LDH:

a)

As quotas mensais pagas pelos seus membros;

b)

Os donativos, os subsdios e as doaes que receber;

c)

Outras receitas resultantes das actividades da LIGA.

Captulo VI
Das disposies gerais

Artigo Trigsimo Terceiro Das delegaes regionais

A criao das delegaes regionais e a definio das respectivas reas de actuao, processar-se-o de conformidade com o regulamento a ser aprovado pela Assembleia Geral.

23

Artigo Trigsimo Quarto Remuneraes

As funes e cargos remunerados sero objecto de regulamentao.

Artigo Trigsimo Quinto Alterao, dissoluo, fuso e ciso

Um) Alterao, dissoluo, fuso e ciso da LDH sero efectuadas por deliberao de trs quartos de votos favorveis dos seus membros nos termos da legislao em vigor e Assembleia Geral extraordinria convocada para o efeito.

Dois) A Assembleia decidir de acordo com a lei sobre a forma de liquidao e destino a dar ao patrimnio da LIGA, sem prejuzo do disposto na lei relativamente ao bens doados, deixados com qualquer encargo ou afectos a certo fim.

Artigo Trigsimo Sexto Casos Omissos

Todos os casos omissos so regulados pela Lei de Moambique.

24

Das könnte Ihnen auch gefallen