Sie sind auf Seite 1von 5

FEUP/DEEC

4 TEC: Comunicaes pticas 00/01

Fibras pticas
Medio da atenuao, comprimento e perdas de um cabo ptico com OTDR

Equipamento:
* * ANDO Mini-OTDR AQ7255 Cabo de fibra ptica monomodo standard.

Objectivos:
* Determinao da atenuao, comprimento do cabo, e localizao da(s) junta(s) e sua(s) perda(s) quer para o comprimento de onda de 1,31 m quer para 1,55 m.

IMPORTANTE: Cuidados no manuseamento do OTDR


- Evite olhar directamente para o feixe laser - ESTE INVISVEL E PROVOCA DANOS IRREPARVEIS NA RETINA DO OLHO HUMANO. - No insira ou retire o conector ptico da unidade de medida quando esta est a efectuar medidas (dodo laser em emisso de luz). - No utilize o OTDR quando existem outros feixes de luz propagando-se na fibra (alm do emitido pelo prprio aparelho). - Apenas um dos extremos do cabo de fibra ptica necessita ser ligado ao OTDR, permanecendo a outra extremidade livre.

Medidas com um OTDR

FEUP/DEEC

4 TEC: Comunicaes pticas 00/01

Breve introduo terica:


I Princpio de funcionamento O OTDR (Optical Time Domain Reflectometer) um instrumento de medida, o qual detecta luz reflectida em juntas ou conectores bem como em pontos de fractura, e luz retro-reflectida devido ao fenmeno de Rayleigh scattering.Assim, localizao de eventos (falhas, juntas e conectores) e medidas de perdas de transmisso a partir de um extremo da fibra ptica so possveis de efectuar de modo eficiente. Um OTDR tpico consiste de uma fonte e receptor pticos calibrados, um mdulo de aquisio de dados, um CPU, uma unidade de armazenamento de informao (quer atravs de memria interna ou disco externo) e um display. A figura seguinte esquematiza o funcionamento bsico de um OTDR. Este , em essncia, um radar ptico. Opera por injeco peridica de estreitos impulsos pticos laser num dos extremos da fibra ptica. As propriedades do cabo ptico so ento determinadas pela anlise das caractersticas temporais e de intensidade da onda devido luz retro-reflectida.

Figura 1- Princpio de funcionamento de um OTDR. II Como efectuar uma leitura do trao do OTDR Near End O ponto de ligao do instrumento e do cabo de fibra ptica (ou a sua imediata vizinhana). Far End O extremo distante do cabo de fibra ptica (ou a sua circumferncia). Se o far end no puder ser detectado devido ao rudo, ento o extremo distante assumido como o ponto de interseco do rudo e da fibra. Reflexo Reflexo ocorre no ponto de ligao (junta ou conector) ou em pontos de falhas no cabo ptico. Quando o nvel de potncia ptica injectada na fibra Po e o nvel de potncia ptica reflectida PoR, a perda de retorno (em ingls ORL- Optical Return Loss)

Medidas com um OTDR

FEUP/DEEC

4 TEC: Comunicaes pticas 00/01

P ORL = 10 log10 oR (dB ) Po No caso de um conector ptico tipo PC (Physical Contact) 28 dB um valor mdio.

Splice loss Perdas no local onde o cabo de fibra ptica foi emendado, quer atravs de juntas ou de conectores.

Gama dinmica Representa a diferena de nveis entre o extremo da fibra conectado ao instrumento e o rudo (RMS). O nvel de rudo (RMS) 2,6 dB inferior ao pico de rudo (ver figura).

Secondary reflection Quando ocorre uma reflexo de Fresnel excessiva, a primeira reflexo retro-propagada, podendo ento ser detectada no ponto mdio da cabo de fibra ptica uma segunda reflexo (ver figura). Tal designada por reflexo secondria.

Medidas com um OTDR

FEUP/DEEC

4 TEC: Comunicaes pticas 00/01

Figura 2 Trao tpico do display de um OTDR.

Procedimento experimental:
I Insero do conector ptico (ver figura 3)

Figura 3 Insero correcta do conector ptico. i. Desenroscar o protector de plstico do conector ptico de uma das extremidades do cabo ptico. ii. Abrir a tampa do adaptador ptico situada no topo do instrumento. iii. Inserir o conector ptico no adaptador de modo que a sua salincia lateral encaixe perfeitamente na ranhura do adaptador. Assegurar que a insero efectuada muito lentamente e na vertical, conforme esquematizado na figura 3. Se o conector estiver inclinado lateralmente e a sua insero for forada, o adaptador ptico pode ser danificado, bem como a ferrule do conector ptico.

Medidas com um OTDR

FEUP/DEEC

4 TEC: Comunicaes pticas 00/01

iv. Rodar a ficha (plug housing) no sentido dos ponteiros do relgio de modo a garantir uma ligao estvel e segura do conector com o adaptador ptico.
II Familiarizao com os comandos, menus e procedimentos de medida do OTDR

i. Folhear e ler o captulo 2 do manual do Mini-OTDR AQ7255. ii. Familiarizar-se com os comandos, menus e procedimentos de medida (distncias, atenuaes, localizao e perdas de juntas, etc) do instrumento.
III Procedimento experimental

i. Verificar a qualidade da ligao com o conector ptico seguir procedimento descrito nas pginas 2-28 e 2-29 do manual de instrues do aparelho. ii. Estabelecer as condies de medida usar a funo de Auto Setup especificada nas pginas 2-5 e 2-6 do manual. iii. Selecionar o comprimento de onda de 1,31 m pgina 2-22. iv. Determinar e registar: ABCDcomprimento total do cabo de fibra ptica; atenuao da fibra ptica; localizao, em termos de distncia ao incio do cabo, da(s) juntas ou falha(s); perdas da(s) junta(s) ou falha(s).

iv. Selecionar o comprimento de onda de 1,55 m pgina 2-22. v. Determinar e registar novamente: ABCDcomprimento total do cabo de fibra ptica; atenuao da fibra ptica; localizao, em termos de distncia ao incio do cabo, da(s) juntas ou falha(s); perdas da(s) junta(s) ou falha(s).

Referncias:
* *

Keiser, G., "Optical fiber communications", 3rd edition, cap. 13, Mc-Graw Hill (2000); Manual de instrues do ANDO Mini-OTDR AQ7250 (1999).

Medidas com um OTDR

Das könnte Ihnen auch gefallen