Sie sind auf Seite 1von 2

TERMINOLOGIA 1.1 Desembolso o pagamento resultante da compra (aquisio) de um bem ou servio. a sada financeira da empresa, entrega de ativos. Ex.

x.: Pagamento de uma fatura. 1.2 Gastos "Esforo financeiro" com que a entidade arca para obter bens (produtos) ou servios. So representados pela promessa de entrega de ativos (geralmente dinheiro). Normalmente se contrai uma obrigao. Somente considerado gasto no momento que existe o reconhecimento contbil da dvida ou da reduo do ativo dado em pagamento. Gasto termo genrico que pode representar tanto um custo como uma despesa. Ex.: Gasto com matria-prima, gasto com comisses sobre vendas. 1.3 Custo Gasto relativo a bem ou servio utilizado na produo de outros bens ou servios. Ele tambm um gasto, s que reconhecido como custo no momento da fabricao de um produto ou execuo de um servio. Ex.: matria-prima, mo-de-obra direta. 1.4 Despesa Gasto que provoca reduo do patrimnio. Bem ou servio consumidos direta ou indiretamente para a obteno de receitas. Ex.: comisso sobre vendas. 1.5 a) Diferena entre Custo e Despesa Custo: o gasto com a fabricao do produto (processo produtivo), neste sentido, percebe-se que o custo s afetar o resultado na parcela do gasto que corresponde aos produtos vendidos. Os custos dos produstos no vendidos no afetaro o resultado, e constituiro portanto, um ativo. (estoque de produtos acabados) b) Despesa: o gasto que no esta relacionado ao processo produtivo. So todos os demais fatores identificveis a administrao, financeiras e relativas as vendas, que reduzem a receita. A despesa afetar diretamente o resultado do exerccio. 1.6 Investimento todo o gasto para aquisio de ativo, com finalidade de obteno de benefcios a curto, mdio ou a longo prazo. Podemos concluir que todo custo um investimento, mas nem todo o investimento um custo. Ex.: matria-prima, mquina para a fbrica, aes de outras empresas. 1.7 Perdas So bens ou produtos consumidos de forma anormal e involuntrios. So gastos no intensionais decorrentes de fatores externos, fortuitos ou da atividade produtiva normal da empresa. Ex.: perdas com estoque deteriorados, incndios. 1.8 Subprodutos aquele produto que nasce de forma natural durante o processo produtivo da empresa. Ele Possui mercado de venda e preo definido, porem sua participao nfima no faturamento total da empresa. Ex.: Serragem, sobras de Matria-Prima. 1.9 Sucatas So produtos que surgem da produo com defeitos ou estragados. Suas vendas so espordicas e realizadas por valor no previsvel na data em que surgem na fabricao. No recebem custos e tambm no servem para a reduo de custos de produo. Na data da venda elas so contabilizadas como outras receitas operacionais. Ex.: Cadeira faltando uma perna (trs pernas), azulejos com defeito. 1.10 Rateios o processo de diviso dos custos indiretos de produo aos centros de custos (departamentos), observando critrios prestabelecidos para sua alocao.

CLASSIFICAO DE CUSTOS 1.11 Quanto a Apropriao aos Produtos Os custos de fabricao, quanto a apropriao aos produtos so classificados em custos diretos de fabricao e custos indiretos de fabricao. 1.11.1 Custos Diretos todo o custo que est vinculado diretamente ao produto, e varia com a quantidade produzida. Sem ele o produto no existiria. Sua apropriao pode ser direta (sem rateio), bastando que exista uma medida de consumo, como Quilogramas, HorasMquina, Horas-Homem trabalhadas, etc. Exemplo de custo direto: Matria-Prima, Embalagens, Mo-de-obra Direta. 1.11.2 Custos Indiretos todo o custo que no esta vinculado diretamente ao produto, mas sim ao conjunto do processo produtivo. Para serem incorporados aos produtos, obedecem a uma mecnica de apropriao, de um processo de rateio. Exemplo de custos Indiretos: Depreciao das Mquinas, Superviso da fbrica, Energia eltrica, etc. 1.12 1.12.1 Quanto ao Nvel de Atividade Quanto ao Nvel de Atividade, os custos de produo podem ser FIXOS, VARIVEIS e MISTOS. Custos Fixos o custo que a empresa tem mensalmente, independente da produo e no se altera com o volume produzido dentro de uma determinada capacidade instalada. um custo fixo no total, mas varivel nas unidades produzidas. Quanto mais produzir, menor ser o custo por unidade. Por exemplo: Exemplo: Aluguel, depreciao dos equipamentos, salrio do supervisor da fbrica. dades 1.12.2 Custos Variveis o custo que aparece somente quando a empresa inicia a produo e venda de seus produtos. Ele fixo na unidade e varivel no total. Exemplo: Matria-Prima Consumida, mo-de-obra. 1.12.3 Custos Mistos o custo que varia em funo do volume de produo ou venda, mas no exatamente nas mesmas propores. So custos considerados fixos at uma determinada parcela, e a partir deste ponto passam a ser variveis. O exemplo mais tpico a energia Seguro.

Das könnte Ihnen auch gefallen