Sie sind auf Seite 1von 23

FACULDADE ALFREDO NASSER INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAO CURSO DE PEDAGOGIA

SEXUALIDADE INFANTIL: um olhar pedaggico


Nayara Lima Donizete

APARECIDA DE GOINIA 2010

NAYARA LIMA DONIZETE

SEXUALIDADE INFANTIL: um olhar pedaggico


Artigo apresentado ao Instituto Superior de Educao da Faculdade Alfredo Nasser, sob orientao do professor Ms. Milton Luiz, como parte dos requisitos para a concluso do curso de Pedagogia.

APARECIDA DE GOINIA 2010

FOLHA DE AVALIAO

SEXUALIDADE INFANTIL: um olhar pedaggico

Aparecida de Goinia, ____ de dezembro de 2010.

EXAMINADORES

Orientador Prof. Ms. Milton Luiz Pereira Nota: ______ / 70

Primeiro examinador - Prof.(a) Ms. ----- - Nota:___ / 70

Segundo examinador - Prof.(a) ----- - Nota:___ / 70

Mdia parcial - Avaliao da produo do Trabalho: ___ / 70

SEXUALIDADE INFANTIL: um olhar pedaggico Nayara Lima Donizete1


RESUMO: Este artigo prope apresentar o desenvolvimento da sexualidade infantil, pretende-se apontar como ocorre tal desenvolvimento da sexualidade da criana na perspectiva de Foucault (1989), Aris (2006) e outros estudiosos das problemticas que envolvem a criana, prope-se, tambm, um breve recorte abordando a viso da sexualidade infantil desde os gregos. Portanto, discute-se o papel do professor e da escola ao colaborar com a formao das crianas em relao ao tema da sexualidade infantil em sala de aula. A partir do conhecimento do prprio corpo e da sua sexualidade, a criana aprende a lidar com suas dificuldades e a respeitar a si mesmo e ao outro. Palavras-Chave: Educao. Sexualidade. Desenvolvimento. Infncia.

INTRODUO

O presente artigo tem como foco compreender o que sexualidade infantil e perceber como a escola e o professor podem ajudar a criana a desenvolver sua sexualidade. Entender a relevncia do tema na formao da criana como cidad e como futuro adulto presente na sociedade. O tema sexualidade infantil e educao foi escolhido com a finalidade de compreender a necessidade e a importncia do tema para a criana. Essa pesquisa relata como ocorre o desenvolvimento da criana com relao aos sentimentos associados a tal desenvolvimento no processo de crescimento e nos aspectos cognitivos que se desencadeiam na formao da mesma. A escola e o professor so elementos integrantes na vida da criana, devem orient-la na descoberta da sexualidade e acompanh-la nessa fase. Os objetivos a serem atingidos neste estudo so: compreender o que sexualidade infantil, e quais as manifestaes desenvolvidas na criana. Discutir a funo da escola e do professor, como formadores de opinio na descoberta da sexualidade por parte das crianas. O professor no deve reprimir a sexualidade da criana, pois seria reprimir seu corpo, que se constitui na base real do seu prprio ser, sua relao consigo mesma e sua personalidade.
1

Acadmica do curso de Pedagogia da Faculdade Alfredo Nasser, sob orientao do professor Ms. Milton Luiz.

Para o desenvolvimento desse artigo, foi utilizada uma pesquisa bibliogrfica, seguindo as etapas definidas por Khan (2005) apud Freud: que determinou a escolha do assunto, elaborao da escrita, identificao, localizao, compilao, fichamento, analise e interpretao. Buscou-se analisar diferentes abordagens e vises sobre sexualidade infantil, tais como Louro (1999), Kupfer (1988), Foucault (1989), Aris (2006), Silva (2007). A partir da leitura de tais autores, o trabalho apresenta como ocorre a sexualidade infantil e sua descoberta por parte da criana. O texto enfatiza o desenvolvimento da criana e de sua sexualidade, como tambm compreender o trabalho e a responsabilidade do professor com relao descoberta da sexualidade pela criana. Pretende-se discorrer sob quais subsdios os educadores possuem para orientar a sexualidade e trabalh-la em sala de aula.

HISTRIA DA SEXUALIDADE

A sexualidade um conhecimento essencial da vida do homem. A histria da sexualidade se faz necessria como compreenso da sexualidade na antiguidade e de suas concepes e relevncia para os dias atuais. Podem-se observar os recortes que direcionam algumas teorias como a problemtica moral dos prazeres apresentada por Foucault (1984), um importante filsofo e professor, e a histria da infncia mostrada pelo historiador francs, Aris (2006). A sexualidade est ligada diretamente ao desenvolvimento da criana trazendo-lhe emoes, sentimentos, sensaes de prazer e desprazer, assim como as transformaes ocorridas com o tempo. A obra de Aris (2006) faz aluso histria da criana no sculo XII, da era crist. Em sua historiografia, o assunto pautado num perodo de transmisso de valores e conhecimentos. O seu estudo identifica a descoberta da infncia em uma sociedade tradicionalista da Idade Mdia, em que tambm toma como foco a passagem da criana pela famlia. O fato inicial o de no existir sentimento de infncia durante o antigo regime na Idade Mdia. A criana no possua espao no ceio familiar. Elas eram tratadas como pequenos adultos. Aris (2006) desvenda o processo de construo desse sentimento da infncia a partir da anlise de elementos iconogrficos, temas representados nas obras de arte. Seu objeto de estudo basicamente a criana e a famlia na Idade Mdia. O estudo do autor em questo mostra a inveno da infncia como um

perodo de desenvolvimento que prev um olhar histrico, revelador das relaes sociais, para que se perceba a construo social da percepo da infncia. O autor caracteriza o sculo XIII por no existir crianas dotadas de uma expresso de pensamento particular, mas homens de tamanho reduzido. Elas apresentavam as caractersticas fsicas (porte fsico, musculatura, traos do rosto) de homens pequenos. A infncia no perodo medieval no era entendida em seu carter real, respeitando suas diferenas e particularidades. A criana no possua ateno como criana, era confundida e observada no mundo do adulto. As questes sexuais tambm influenciam diretamente a criana no seu desenvolvimento, como ser visto ao discutir a histria da sexualidade de acordo com Foucault (1984). Para Foucault (1984), a palavra sexualidade surgiu no inicio do sculo XIX. Em sua obra Histria da sexualidade 2: o uso dos prazeres, ele trata da questo da sexualidade na antiguidade, analisando as prticas existentes em torno do sexo na Grcia Antiga (sc. IV a.C.). Para ele, trata-se de compreender como o sujeito levado a se reconhecer parte de uma sexualidade que se estende a campos do conhecimento diversificados e que se pronuncia em um sistema de regras. O autor busca em seu texto analisar como os indivduos foram instigados a voltar-se a si prprios, se reconhecerem como sujeitos de desejo. Ao falar de sexualidade, o autor faz uma ressalva mesma como uma experincia histrica nica.
(...) se pudesse dispor de instrumentos suscetveis de analisar, em seu prprio carter e em suas correlaes, os trs eixos que a constituem: a formao dos saberes que a ela se referem os sistemas de poder que regulam sua prtica e as formas pelas quais os indivduos podem e devem se reconhecer como sujeitos dessa sexualidade. (...) (FOUCALT, 1984, p.10).

Ao citar a sexualidade, Foucault (1984) faz referncia s prticas sexuais, que para os gregos da antiguidade eram positivas. Nesse enfoque, busca-se compreender como o sujeito se constituiu como sujeito moral, atravs da sexualidade. O autor no aceita a hiptese repressiva pela qual a sexualidade reprimida pelo sistema. Para ele, a sociedade capitalista liga prazer e poder. Diante disso a sexualidade pode ser entendida como assunto presente na sociedade, relacionado s questes morais e sociais.

Na moral grega da antiguidade, segundo o autor, respeita-se o carter individual da conduta: a escolha do modo de vida uma questo pessoal e o trabalho sobre a prpria vida se apia em uma srie de tcnicas que no tem carter normativo nem pretende organizar-se em forma de cdigo. Os gregos antigos no tinham instituies para respeitar as interdies sexuais. Eles tinham toda uma tcnica de ateno ao corpo, uma diettica voltada para a gesto da sade, um cuidado de si que influa nas prticas sexuais. Foucault (1984) salienta os aphrodisia, que segundo ele so os atos, gestos, contatos que proporcionam uma forma de prazer. De acordo com ele o ato sexual est ligado ao prazer, que faz nascer o desejo. Os gregos antigos se preocupavam com a prtica da sexualidade, ou seja, os atos e desejos difceis de serem controlados. Portanto no poderia haver prazer em excesso, havia uma postura moral sobre a sexualidade. O autor ressalta a intensidade com que se levado pelos prazeres. Segundo Foucault (1984, p. 42):
O que na ordem da conduta sexual parece assim constituir para os gregos objeto da reflexo moral no , portanto exatamente o prprio ato,nem o desejo,nem mesmo o prazer; sobretudo a dinmica que une os trs de maneira circular.A questo tica colocada no :quais desejos?quais atos? Quais prazeres? Mas: com que fora se levado pelos prazeres e pelos desejos?

A preocupao moral dos aphrodisia diz respeito a como controlar os desejos naturais do indivduo, se no controlada leva ao excesso e a intemperana. O exagero e o excesso na antiguidade eram considerados atos intemperantes. O sujeito torna-se intemperante ao exceder em prazeres que lhe tragam satisfaes, atos que devem segundo a moral grega serem evitados. Foucault (1984) afirma que a prtica dos prazeres se refere tambm as atividades sexuais. A prtica sexual segundo o autor por mais relevante e natural que seja tambm era um cuidado moral. Havia de se limitar at onde poderia pratic-la. No entanto, afirma que se a prtica sexual fosse algo bom ou ruim seria apenas a maneira pela qual a natureza a fez. O prazer se faz algo condicionado, subordinado pelo corpo e por suas necessidades. Foucault (1984) afirma que o prazer algo natural e ativo no individuo, pois se a natureza o fez dessa maneira foi em decorrncia da procriao e de suas necessidades. O prazer busca constante do ser humano, assim tambm, a criana

em suas manifestaes sexuais est em busca do prazer. A chresis por sua vez, remeter ao sentido do uso, uso dos prazeres, dos desejos, do ato, que no pensamento dos gregos na antiguidade foi marcado por trs estratgias: estratgia da necessidade, a do momento e a estratgia do status. A primeira faz uso da prtica sexual como necessidade natural do ser humano. O ato sexual se caracteriza como necessidade e no como prazer. No se deve realizar o ato sexual alm de suas necessidades naturais, tem de haver um equilbrio entre a dinmica do desejo e do prazer. A estratgia do momento diz respeito ao momento adequado para fazer uso dos prazeres sexuais. Assinala ento o momento conveniente de se fazer uso dos aprodisia sem infringir a moral estabelecida. O status de quem faz uso da prtica dos prazeres sexuais tem como foco articular a conduta diante da ocupao social de quem as realiza, ou seja, a moral sexual ocorre pelo modo de vida do individuo. De acordo com as necessidades da criana, a escola e o professor devem trabalhar a moral com a mesma intensidade, transmitindo-lhes valores e conceitos sociais ao qual est inserida. A descoberta sexual exige do professor empenho e conhecimento para ensinar a criana como lhe dar com a sua sexualidade, respeitando a do outro. A enkrateia uma atitude, segundo Foucault (1984), necessria moral dos prazeres, consiste em dominar os prazeres em si mesmo, o domnio de si e de seus prazeres. Foucault (1984, p. 61) a caracteriza dessa forma, (...) a enkrateia se caracteriza, sobretudo por uma forma ativa de domnio de si que permite resistir ou lutar e garantir sua dominao no terreno dos desejos e dos prazeres. (...) A atitude deve fazer o sujeito resistir aos desejos e prazeres trazendo-lhe a vitria moral e garantindo-lhe o equilbrio diante dos prazeres, tendo a capacidade de control-los. Segundo o autor, a liberdade no pensamento grego aquela em que se exerce o poder sobre si. Ser livre perante os prazeres no ser escravizado por eles. No uso dos prazeres, necessrio o domnio como sujeito moral na prtica sexual, no ser submisso e fazer uso comedido dos mesmos. Os homens gregos na antiguidade escolhiam livremente entre ambos os sexos. O homossexualismo era permitido pela lei e pela opinio, de forma que havia grande tolerncia na sociedade em relao a essa escolha. Acreditava-se que o homem no precisava de outra natureza para isso. A passividade tambm era mal vista no adulto, com formao moral e sexual. A homossexualidade tinha o seu

papel na pedagogia, que significava a conduo do aprendiz pelo mestre, homem mais vivido e, portanto, sbio. Na sociedade, a homossexualidade era vista como uma relao aberta, em que se configurava tambm o amor. No campo da conduta amorosa, distingue-se honroso e vergonhoso. Foucault (1984) faz suas concluses a partir da forma como se exerce o controle da sexualidade na histria, sustentando que os gregos se interrogaram sobre o comportamento sexual como questo moral. O comportamento sexual formado como domnio de uma pratica moral, onde se faz necessrio uma conduta ativa de dominao dos prazeres e das praticas de si.

A DESCOBERTA DA SEXUALIDADE

A sexualidade est presente na vida das pessoas durante todo o seu processo de desenvolvimento, manifesta-se por meio dos valores morais e sociais. A escola e professor interessam-se pela orientao adequada e conhecimento da sexualidade, pois o primeiro contato social da criana ocorre na escola. A escola desempenha um papel determinante na formao da criana com vista a seu posicionamento e integrao em uma sociedade em constante mudana, assim, abordar o tema da sexualidade constitui grande desafio aos educadores, pois, neste espao, so transmitidos valores morais da vida social em que a criana esta inserida. responsabilidade do professor auxiliar no processo de desenvolvimento da criana, trazendo-lhe o conhecimento saudvel e natural a respeito da sexualidade. Faz-se necessria a compreenso de que a descoberta da sexualidade algo saudvel e necessrio para o desenvolvimento humano sem traumas. Aris (2006), historiador e medievalista, apresenta, em sua obra Histria Social da Criana e da Famlia, a imagem da criana nua. Nesse momento, perpassa pela imagem da morte e da alma que colocaria no mundo da linguagem visual a imagem da nudez infantil. Na Idade Mdia, a alma era retratada na figura de uma criana nua e assexuada, ou seja, representada pela pureza e inocncia. A criana no era passvel de qualquer maldade ou pecado, era smbolo de inocncia. Ao conhecer como era vista a criana na Idade Mdia, percebe-se que a mesma era vista como sinal de pureza, jamais haveria de se falar em sexualidade ou prazer que a criana pudesse sentir. O trabalho pedaggico da escola e do

10

professor tem como responsabilidade discutir a sexualidade infantil e suas consequncias ao desenvolvimento da criana. Quando se tem a imagem da criana na Idade Mdia, compreende-se a mudana ocorrida na imagem da criana daquela poca para os dias atuais, considerando, por exemplo, as descobertas de Freud a respeito da sexualidade infantil. Aris (2006) salienta, desse modo, que as primeiras demonstraes de paparicao, ou seja, a criana era vista como um ser inocente e divertido; servindo como meio de entreter os adultos. Segundo Aris (2006, p. 21):
(...) a criana se tornou uma das personagens mais freqentes dessas pinturas anedticas: a criana com sua famlia; a criana com seus companheiros de jogos, muitas vezes adultos; a criana na multido, mas ressaltada no colo de sua me ou segura pela mo, ou brincando, ou ainda urinando; a criana no meio do povo assistindo aos milagres ou aos martrios, (...) ou a criana na escola, um tema freqente e antigo que remontava ao sculo XIV e que no mais deixaria de inspirar as cenas do gnero ate o sculo XIX.

A criana era representada nas pinturas como um ser to sem importncia que, nem aps sua morte, se preocupavam se iria voltar para importunar os vivos. Muitas crianas da idade Mdia morriam devido precariedade das condies de vida. No fim do sculo XVI, surge a representao do putto, a criancinha nua, como nova forma de representar a infncia, ligada a nudez clssica e as representaes do Heros helensticos. A partir dessas consideraes, pode-se entender que a criana histrica para Aris (2006) mesmo representada nua ou envolvida em panos, jamais poderia ter ligao com a sexualidade, a criana ainda era vista como sinal de pureza e inocncia. Foi neste mesmo sculo que a criana comea a se colocar como centro da composio das imagens. A descoberta da infncia de acordo com Aris (2006) comeou no sculo XIII e foi evoluindo no decorrer dos sculos XV e XVI. Porm os sinais de seu crescimento se deram no fim do sculo XVI e continuaram no sculo XVII. H, portanto, nesse contexto a percepo de que a criana no era vista na sua simplicidade e particularidade. A infncia no era relevada entre os adultos a partir de sua inocncia, mas sim de seus aspectos sociais e oportunos a realidade do mundo adulto. A criana, na Idade Mdia, no tinha suas caractersticas

11

discutidas, ou propostas sociedade. A descoberta da sexualidade era um assunto que no tinha a menor relevncia naquela poca, pois a criana era smbolo de pureza e jamais poderia se pensar em sexualidade.

A PASSAGEM PARA A INOCNCIA

Os temas sexo e sexualidade com relao s crianas no eram uma realidade estranha a sociedade do sculo XVI. Os adultos no deixavam de falar grosserias ou fazer gestos obscenos vista delas. Era o costume da poca. De acordo com Aris (2006, p.76):
Era uma brincadeira comum e muitas vezes repetidas as pessoas lhe dizerem: Monsieur no tem pnis.Ele respondia: , olha aqui!, e alegremente levantava-o com o dedo. Essas brincadeiras no eram restritas criadagem ou a jovens desmiolados ou a mulheres de costumes levianos, como a amante do rei. A Rainha, sua me, tambm gostava dessa brincadeira: A Rainha pondo a mo em seu pnis, disse: - Meu filho, peguei a sua torneira.

Durante a Idade Mdia (sc. XVII) no via mal algum nessas brincadeiras relacionadas s partes do corpo da criana. A lei que formava a moral sexual e social desta poca no se detinha ao limite moral da criana, justamente por no haver diferena do adulto. No havia objees ao tratamento dado a criana ou ao adulto, eram considerados iguais. A escola tambm negava as particularidades da criana ao misturar nas salas de aula crianas e adultos e ao no adaptar os ensinamentos de acordo com a capacidade intelectual de seus alunos. Os temas sexuais, ao serem tratados juntamente com a criana, devem ser discutidos sob orientao e acompanhamento dos profissionais da educao, j que a descoberta da sexualidade no pode ser seguida de uma inibio sexual, mas sim de acompanhamento e explicao por parte do professor e da escola, pois seu desenvolvimento acarretar em aspectos sociais e cognitivos. A educao o meio mais eficaz para orientar e preparar a criana para a vida social posterior. De acordo com Aris (2006), a ausncia de uma reserva moral associava a criana s brincadeiras sexuais como um costume da poca que envolvia os temas sexuais. Foi nesse momento que se comeou a falar na delicadeza da infncia, bem como de sua fraqueza. As mudanas comeavam alterar a concepo da moral da

12

infncia, que se ligava sua pureza e inocncia e, consequentemente, situava a educao em primeiro lugar nas obrigaes humanas. Segundo Aris (2006, p. 85) foi a partir do sculo XVII que a criana comeou a ser vista como um ser diferente do mundo adulto. A noo de criana inocente comeou a se formar a partir de uma literatura pedaggica que tinha como funo orientar pais e educadores na formao da criana para o mundo adulto. De fato, a criana era observada a partir do aparecimento da infncia e de sua inocncia. A grande mudana nos costumes ocorreu quando as idias de moralistas passaram a ter aceitao por parte da sociedade da poca (sc. XVII), difundindo um movimento que produziu rica literatura pedaggica e moral juntamente com prticas devocionais, alm de uma iconografia religiosa intensa. (ARIS, 2006). A criana comea a ser observada em sua infncia de acordo com as suas necessidades e no mais era vista como antes.

OS SENTIMENTOS DA INFNCIA DISCUTIDOS POR ARIS

O primeiro sentimento que surge em relao infncia a paparicao, ou seja, a criana era tratada com excesso de zelo e cuidado. Esse sentimento surge no meio familiar, na companhia das crianas pequenas. A sociedade no hesita mais em admitir o prazer provocado pela maneira graciosa das crianas pequenas, o prazer que se sente em paparic-las. A criana por sua ingenuidade, gentileza e graa, torna-se uma fonte de distrao e de relaxamento para os adultos. (ARIS, 2006, p.100) O sentimento de apego surge a partir do sculo XVII, como uma manifestao da sociedade contra a paparicao da criana, e prope separ-la do adulto para educ-la nos costumes e na disciplina, dentro de uma viso mais racional. O apego no se expressava por brincadeiras, mas sim por um esforo psicolgico e da condio moral. Interessava-se desenvolver as crianas como seres racionais e cristos. Havia a preocupao em torn-las pessoas honradas e racionais. Dava-se ateno, segundo Aris (2006, p.105), racionalidade e disciplina dos costumes. preciso conhecer melhor a criana para poder corrigi-la, busca-se entender o pensamento das crianas para poder adaptar de forma mais eficaz seu nvel aos mtodos de educao. Diante disso, a infncia passou a ser percebida dentro de um contexto social e cultural que permita compreend-la.

13

Nesse contexto moral, a educao das crianas foi inspirada, atravs do posicionamento de moralistas e educadores e, principalmente, com surgimento da famlia nuclear gerada dentro dos padres de famlia conservadora, pai, me e criana. O papel da educao fundamental na vida da criana. Para trabalhar a sexualidade em sala de aula, a ao do professor como transformador social se baseia em conhecimento histrico sobre a sexualidade e seus conceitos, avalia a infncia e a criana como objeto de estudo e desenvolvimento. A partir do conhecimento sobre o que sexualidade, como era entendida nos tempos antigos, o professor ter subsdios para compreender o desenvolvimento sexual da criana, a sua contribuio para sua formao, considerando os aspectos sociais e cognitivos.

O QUE SEXUALIDADE INFANTIL?

A sexualidade infantil diferente da sexualidade do adulto. Tem-se o costume de pensar a sexualidade sob a tica do adulto, no entanto, a sexualidade da criana est relacionada ao desenvolvimento emocional que vem desde a infncia. As manifestaes da sexualidade da criana ocorrem desde o nascimento at a puberdade. De acordo com a psicloga Silva (2007), compreender a sexualidade infantil ir alm do desenvolvimento sexual. estar atento ao desenvolvimento emocional da criana. Levar em considerao seus desejos, suas necessidades como um todo, assim, faz parte do seu desenvolvimento. O corpo todo ertico, pois atravs dele que a criana possui seu primeiro contato com a natureza, com o mundo. a partir desse contato com o mundo que a criana possui a sua primeira sensao de prazer. Portanto, o prazer no est s na relao sexual, no ato sexual ou na masturbao. (SILVA, 2007, p. 52). Para o professor e psiclogo DAndrea (1987), Freud entende que a sexualidade infantil desenvolvida desde o nascimento e vai se aprimorando com o passar dos anos. Para Freud, a personalidade o padro dos pensamentos e emoes de uma pessoa e considera a libido um conceito biolgico que apresenta uma energia que impulsiona os indivduos a se reproduzirem. Salienta-se que essa energia aquilo que impulsiona as pessoas a cuidarem umas das outras e a

14

criana, com o decorrer dos anos, aprende a direcion-la para longe de seus pais e em direo aos seus objetivos. De acordo com Khan (2005), Freud compreende a sexualidade infantil como o prazer que as crianas descobrem desde muito pequenas, quando se incumbem de funes corporais necessrias. Freud em suas investigaes na prtica clnica, sobre as causas e funcionamento das neuroses, descobriu que a maioria dos pensamentos e desejos reprimidos referia-se a conflitos de ordem sexual, localizados nos primeiros anos de vida dos indivduos. Portanto, na vida infantil, estavam as experincias de carter traumtico, reprimidas, que se configuravam como origem dos sintomas atuais e, confirmava-se, desta forma, que as ocorrncias, neste perodo de vida, deixam marcas profundas na estruturao da personalidade. De acordo com a teoria freudiana, todas as experincias ocorridas na infncia influenciam na vida psquica e sexual da criana. Com isso, a escola tem de se preocupar com a forma de trabalhar a sexualidade da criana para que no ocorram conflitos traumticos posteriores na vida adulta. A criana, durante a poca escolar, est em fase de desenvolvimento e formao e todas as atitudes desencadeadas podem gerar problemas futuros em sua vida social e emocional. Para Freud, o indivduo encontra o prazer no prprio corpo, pois nos primeiros tempos de vida, a funo sexual est intimamente ligada sobrevivncia. As excitaes sexuais esto localizadas em partes do corpo (zonas ergenas) e h um desenvolvimento progressivo tambm ligado s modificaes das formas de gratificao e de relao com o objeto, que foram propostas por Freud pela teoria das fases do desenvolvimento sexual: Fase oral, Fase anal, Fase flica e Fase Genital. Khan(2005) compreende que na fase oral a zona de erotizao a boca e o prazer ainda est ligado ingesto de alimentos e excitao da mucosa dos lbios e da cavidade bucal. Objetivo sexual consiste na incorporao do objeto. Durante a fase anal, o interesse da criana o nus, este controle uma nova fonte de prazer. Na fase flica o manuseio da criana o rgo sexual. Apresenta um objeto sexual e alguma convergncia dos impulsos sexuais sobre esse objeto. No caso do menino, a fase flica se caracteriza por um interesse narcsico que ele tem pelo prprio pnis em contraposio descoberta da ausncia de pnis na menina. O professor pode proporcionar ao aluno ajuda e orientao na descoberta da sexualidade, desse modo ele deve conhecer as fases de desenvolvimento

15

psicossexual apresentadas por Freud e compreender como elas manifestam-se na vida da criana. O conhecimento dessas fases e saber como procede ao desenvolvimento do pensamento infantil proporcionam a escola e ao professor subsdios interessantes para trabalhar, pedagogicamente, a sexualidade em sala de aula.

OS ESTUDOS DE PIAGET SOBRE A MENTE INFANTIL

O desenvolvimento mental da criana d-se espontaneamente a partir de suas potencialidades e da sua interao com o meio. A teoria de Piaget busca compreender o desenvolvimento da mente infantil e constata que o desenvolvimento do raciocnio e do fsico corresponde tambm ao desenvolvimento psicossexual citado por Freud na teoria psicanaltica. Na obra Iniciao ao desenvolvimento da criana, os professores de Psicologia educacional Sylva e Lunt (1999) citam que Piaget, aps os seus estudos em zoologia, voltou sua ateno para os estudos na rea do desenvolvimento. Estudou as estruturas mentais e, para investig-las, teve de se afastar dos mtodos da biologia. Piaget iniciou os seus estudos com as crianas, a partir de indagaes e investigaes. Assim, ele descobre que a diferena entre o pensamento da criana e do adulto esta na complexidade de seus conhecimentos. Foi com o apoio aos enganos cometidos pelas crianas que Piaget percebeu mudanas no pensamento durante a infncia. De acordo Sylva e Lunt (1999), Piaget defende que a inteligncia permite que o homem consiga se adaptar a seu ambiente. Por isso, segundo ele essencial que a inteligncia possua esquemas que forneam o conhecimento sobre as coisas e de como faz-las. Piaget inicia sua pesquisa com crianas antes de entrarem na escola, a partir de perguntas de todos os tipos. Ele observava cuidadosamente a viso da criana sobre o mundo e sobre as coisas ao seu redor. A partir das respostas dadas por elas Piaget ia acompanhando seus pensamentos, em que o objetivo ficou conhecido como entrevista clinica. Esta tinha por finalidade estudar cada pessoa de uma vez, mas ele se interessava pelas semelhanas de pensamento entre as crianas e no pelo carter nico de cada uma.

16

Sylva e Lunt (1999) afirmam que Piaget, a partir de suas pesquisas com as crianas entre trs e doze anos, notou que, a princpio, o pensamento da criana se caracteriza pelo animismo, a criana considera reais os fenmenos naturais tanto quanto o ser humano. Segundo as autoras, o que faz a pesquisa de Piaget to interessante o fato de ele ter ido alm das falsas concepes, isoladas para encontrar os modos sistemticos de pensamento que caracterizam as crianas de vrias idades. (SYLVA; LUNT, 1999). Um desses modos a inexperincia da criana em aceitar os acontecimentos atravs da percepo de outras pessoas, o egocentrismo. Ele explica o fato de a criana no ser capaz de imaginar que os fenmenos naturais so diferentes dela, por isso ela os toma de emoes e sentimentos parecidos aos seus. Para Piaget, de acordo com SYLVA e LUNT(199), a inteligncia um tipo de atividade que permite a adaptao ao ambiente. Piaget percebeu que as crianas a partir do momento em que elas interagem com o mundo constroem ativamente sua compreenso dele. Em etapas diferentes do seu desenvolvimento, tem-se a capacidade de diferentes tipos de interao, logo alcanam diferentes nveis de compreenso. Surgem-se, assim, os estgios de desenvolvimento segundo a teoria piagetiana. O estgio sensrio-motor vai desde o nascimento at os dois anos. Neste estgio, o beb opera quase totalmente com esquemas abertos, visveis em aes como olhar, tocar, pegar e sugar. Caracteriza-se pelo padro de atividade que, segundo Piaget, a partir da combinao de sensao e movimento que o beb constri uma imagem constante do mundo. O processo de assimilao acontece quando o beb internaliza informaes sobre os objetos aos quais ele atua. Quando algumas atividades exigem do beb conformao s novas circunstncias, ocorre segundo Piaget o processo de acomodao, adaptao dos esquemas. No estgio pr-operativo, segundo a obra de Sylva e Lunt (1999, p.138), s vezes, chamado de estagio intuitivo, h a caracterizao pelo egocentrismo da criana que no consegue entender o que as outras pessoas pensam e como vm o mundo de uma forma diferente da sua. Nesse estagio, no h o raciocnio de maneira lgica. O pensamento da criana nesse estagio assinalado por algo chamado realismo moral, que de acordo com Piaget envolve a concepo de moral das crianas. Ele verificou essa concepo a partir das histrias contadas por ele, percebeu que a moral da criana fala por si.

17

No estgio operativo, a criana, por volta dos seis ou sete anos, consegue compreender a reversibilidade das coisas e j apresenta um raciocnio indutivo. Ela, neste estgio, capaz de superar a mudana imediata, visvel e considerar a relao lgica envolvida, ou seja, adquiriu o esquema da conservao e constncia dos objetos. Ainda, apresenta dificuldade em operar com princpios abstratos quando eles esto ligados a objetos especficos. Nesse sentido relevante considerar que o pensamento da criana se desenvolve a cada interao com o meio social, a partir de informaes que so repassadas as suas estruturas mentais desenvolvendo-as ainda mais. O conhecimento configura-se a partir da ao do sujeito sobre o objeto, ou seja, o conhecimento humano se constri na interao homem-meio, sujeito-objeto e sujeito-sujeito.

A TEORIA DE WALLON A CERCA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

A partir de interaes com o meio fsico e social a criana vive experincias e as realiza em um contexto de valores, idias e representaes na vida cotidiana. Compreender como ocorre o desenvolvimento infantil primordial para a compreenso da sexualidade e de seu desenvolvimento na vida escolar da criana. A obra de Galvo (2008), embasada na teoria walloniana, propicia aos educadores referncias diversos para novas reflexes pedaggicas, suscitando a adoo de uma ao educacional que atenda as necessidades da criana nos planos afetivo, cognitivo e motor e, dessa maneira, promova o seu desenvolvimento em todos esses nveis. Relevando o sujeito construtor de suas interaes com o meio, Wallon faz um estudo voltado s condutas infantis, como tentativa de compreender cada fase de desenvolvimento, as relaes entre a criana e o meio, com a finalidade de contribuir satisfatoriamente para o processo educacional. Intencionado a alcanar o psiquismo humano, Wallon se volta para a criana e, a partir dela, em uma perspectiva global e compreendida, investiga-a nos processos de formao psquicos e em suas atividades e evolues. No desenvolvimento humano, as etapas diferenciadas se caracterizam por necessidades e interesses, entre os quais ocorrem como preparao para a outra etapa. Segundo Wallon, h uma dinmica de determinaes mtuas entre os recursos da criana e o meio. Cada idade demonstra um tipo de interao particular

18

entre o sujeito e o ambiente. De acordo com as necessidades de cada idade, a criana age de forma mais resistente com um ou com outro aspecto de seu contexto, absorvendo do mesmo os recursos necessrios para o seu desenvolvimento. A partir dessas necessidades, a criana escolhe o meio ao qual quer aplicar suas condutas, ou seja, o meio se transforma juntamente com a criana. De acordo com Galvo (2008), Wallon realiza um estudo que centrado na criana contextualizada, isto , posta no ambiente imediato, social e histrico. Nesse contexto em que a criana estudada, considera-se o ritmo no qual se sucedem as etapas do desenvolvimento. Essas etapas so descontnuas. Elas trazem em si mesmas as marcas dos conflitos, dos movimentos dialticos, das rupturas ou cortes vivenciados, retrocessos e reviravoltas e outros. Esses conflitos provocam em cada etapa, profundas mudanas diferentes das anteriores. Galvo (2008) sistematiza a descrio que Wallon faz dos estgios como descontnua e assistemtica. Ele observa o desenvolvimento do sujeito como uma edificao progressiva que segue fases que predominam as relaes afetivas e cognitivas. Como compreenso dessa idia Galvo (2008) faz uma descrio dos cinco estgios que mostram como Wallon apreendia o desenvolvimento humano. O estgio impulsivo-emocional, que ocorre no primeiro ano de vida, caracterizado pela emoo, a afetividade se torna um mecanismo de interao da criana com o meio. Essa mesma afetividade permeia as primeiras reaes do beb com o mundo fsico. Aqui se pode fazer uma relao com o desenvolvimento psicossexual segundo Freud, com base na fase oral que ocorre entre zero a dois anos. Freud caracteriza como zona de prazer a boca, e o prazer ainda est ligado ingesto de alimentos e a boca com o seio materno o primeiro contato da criana com o mundo externo. O objetivo sexual consiste na incorporao do objeto. O estgio sensrio-motor e projetivo vai at o terceiro ano, a criana se interessa pela explorao sensrio-motora do mundo fsico. A aquisio da marcha e da apreenso, do criana maior autonomia na manipulao de objetos e na explorao dos espaos. , nesse estgio, que h o desenvolvimento da linguagem e da funo simblica. H a predominncia das relaes cognitivas com o meio. No estgio do personalismo, que acontece na faixa dos trs aos seis anos, ocorre a formao da personalidade. Desenvolve-se nesse estgio a construo da conscincia de si por meio das interaes sociais predominando as relaes afetivas e o interesse pelas pessoas.

19

A partir dos seis anos, decorre-se inicio o estgio categorial que traz progressos no plano da inteligncia, que focam o interesse da criana para as coisas, o mundo exterior. Isso ocorre devido estabilidade da funo simblica e diferenciao da personalidade ocorrida no estagio anterior. O estgio da adolescncia caracterizado pela nova definio dos contornos da personalidade, estes rompem a tranqilidade afetiva e se desestruturam em funo das modificaes hormonais e corporais. Esta fase evidencia-se questes morais, pessoais e existenciais, predominando novamente a afetividade. Wallon, segundo Galvo (2008), faz uma referncia predominncia funcional, que, segundo ele, so os momentos de predomnio de um carter sobre o outro. O carter intelectual corresponde a fases em que a predominncia est no real, no mundo fsico. J o carter afetivo se destaca pelas relaes com o mundo humano, a construo do eu. Na sucesso de estgios, h uma alternncia entre as formas de atividades e de interesses da criana, denominada de "alternncia funcional", em que cada fase predominante (de dominncia, afetividade, cognio), incorpora as conquistas realizadas pela outra fase, construindo-se reciprocamente, num permanente processo de integrao e diferenciao. Segundo Galvo (2008), Wallon observa a integrao funcional, que caracterizada como a mudana de fase, assimilao do que j foi adquirido, no excluindo o estgio precedente. Ocorre uma continuao de tudo o que j foi adquirido. Wallon, de acordo com Galvo (2008), assemelha a descontinuidade no ritmo do processo de desenvolvimento infantil a um pndulo, que balana entre plos opostos, imprimindo caractersticas prprias a cada etapa do desenvolvimento. Para ele, cada etapa do desenvolvimento est caracterizada por uma atividade predominante. Em cada estgio, existe um conflito especfico que a criana deve resolver. As respostas que a criana dispe: motoras, intelectuais, afetivas, so inseparveis, esto integradas em unidades dialticas. A predominncia de algumas respostas sobre outras caracteriza cada estgio.

20

O TRABALHO PEDAGGICO A RESPEITO DA SEXUALIDADE NA ESCOLA A partir do desenvolvimento infantil a escola e o professor adquirem maior compreenso de como trabalhar pedagogicamente a sexualidade, pois compreende como ocorre a interao da criana com o meio e suas manifestaes. O contexto escolar vai proporcionar criana o contato com o meio e com a sua prpria sexualidade, por meio da interao com outras crianas e da aprendizagem de novos conhecimentos que a preparam para a sociedade. O trabalho pedaggico feito por meio da atitude do professor e de suas intervenes diante das manifestaes da sexualidade dos alunos em sala de aula. Com a compreenso do educador sobre o tema sexualidade infantil, pode-se trabalhar com a criana, orientando-a e fazendo as intervenes necessrias ao seu desenvolvimento. O professor deve compreender tais manifestaes e orient-la na descoberta de seu corpo de acordo como a sexualidade percebida. A escola e o professor tm por responsabilidade mostrar para criana como lhe dar com a sua sexualidade e assim no ficar permeada apenas pelos desejos e prazeres. A criana deve aprender como lhe dar com a sexualidade sem que isso a influencie de maneira negativa, colocando-a apenas em busca dos prazeres. Ela deve ser conscientizada que a sexualidade faz parte do desenvolvimento natural do ser humano. Segundo Louro (1999) a escola deve propor a discusso sobre a sexualidade em sala de aula. Ela busca discutir a orientao sexual para crianas sob uma perspectiva em que a sexualidade constitui o sujeito em todas as etapas de sua existncia, o que requer da escola uma dedicao continuada a essa temtica, e no apenas em atividades localizadas. Esta proposta tem como objetivo nortear a desconstruo de padres da sexualidade; partindo da linguagem com a qual educadoras e educadores introduzem as discusses em sala de aula. Enfatiza que a escola no apenas reproduz modelos de normalidade, mas tambm os engendra, visto que, nos dias de hoje, diante da velocidade de informaes veiculadas pela mdia, a escola torna-se inofensiva, quando, ao abordar a orientao sexual, restringe a sexualidade humana apenas a um contedo anatmico fisiolgico. Alm disso, o professor e o projeto pedaggico precisam desenvolver no aluno a capacidade crtica e a reflexo sobre o tema. Assim como Louro (2003), Kupfer (1989) afirma que a Educao exerce seu poder atravs da palavra. Seu discurso, dirigido conscincia, pode estimular os

21

indivduos a se conduzirem em uma direo por ela mesma determinada. Da palavra extrai seu poder de convencimento e de submisso do ouvinte a ela, ou seja, os professores devem ser esclarecidos e se prepararem melhor para essa realidade acerca da existncia da sexualidade infantil para melhor orientar seus alunos. Nesse sentido, parece que o primeiro passo o educador trazer para si os questionamentos que o aluno enderea para ele: seria brincar de boneca atividade apenas para meninas? A masturbao algo errado a ser feito? Pode uma criana tocar no corpo de outra? As respostas para essas e outras tantas perguntas conduzem a maneira pela a qual o educador lida com a prpria sexualidade e, consequentemente, ir encaminhar sua postura em relao ao tema. De acordo com Silva (2007) a masturbao algo natural no desenvolvimento da criana, porm no deve ocupar toda a sua ateno, atrapalhando-a em suas atividades e brincadeiras. Caso isso ocorra, o professor deve estar atento ao seu comportamento verificando o tempo no qual isto esta acontecendo, o contexto familiar ao qual a criana esta inserida. Para Silva (2007, p. 82):
(...) o mais importante que o educador ou pais ou profissionais da sade possam, partindo de uma reflexo prvia sobre o assunto e utilizando sua capacidade de observao como instrumento, compreender a sexualidade da criana como um aspecto de vida, e suas vrias formas de expresso, inerentes ao ser humano.

A criana desde tenra idade expressa sua sexualidade de forma natural nos mais diferentes contextos de sua vida. A escola no deve ser alheia a esse processo, gerando impactos aos contextos sociais nos quais a criana se insere. O professor deve ter conhecimento sobre o desenvolvimento integral da criana para, assim, entender a sexualidade infantil e orientar o aluno em suas decises. A

sexualidade um tema recorrente na vida da criana porque se mostra como um enigma. Por essa razo, alguns professores preferem ignorar as expresses da sexualidade infantil tomando a posio de reprimir os comportamentos dos alunos que remetam a essa questo. Portanto, observa-se que a concepo de trabalhar a sexualidade da criana raramente encontrada no contexto escolar entre os educadores que encontram, nas diversas formas de represso, a sada para a expresso infantil da sexualidade.

22

CONSIDERAES FINAIS

O trabalho realizado procurou mostrar como ocorre a sexualidade infantil e sua importncia para o desenvolvimento da criana, uma vez que, a partir da compreenso deste tema, o professor e a escola podem trabalhar e orientar de forma significativa a descoberta da sexualidade da criana e suas manifestaes. A criana expressa sua sexualidade a partir de seu comportamento afetivo e social. Desde o nascimento, a criana explora o prazer, por meio dos contatos afetivos e as relaes com o mundo externo. Com isto, o professor instado a pensar em atividades que promovam aprendizagens em relao a corpo, gnero e sexualidade na educao bsica, especialmente, na educao infantil. O desenvolvimento de tal processo requer, sobretudo, romper com a acomodao e a alienao. Portanto, o educador deve ser atento e se conscientizar de todas as mudanas ocorridas na criana para orient-la na descoberta da sexualidade e no seu papel na sociedade. Esse assunto no costuma ser abordado nos cursos de Pedagogia ou de Magistrio para os futuros professores em formao, mas tem se tornado cada vez mais necessrio dentro das salas de aula, j que a realidade escolar exige melhor compreenso da sexualidade infantil. Esta no uma tarefa fcil de ser realizada. Entretanto, observa-se que durante o trabalho formativo, o educador constri barreiras contra argumentos que venham de encontro aos conceitos que possui, mostrando uma intensa resistncia. A sexualidade infantil muito mais autntica porque as crianas em geral no precisam provar a ningum e tambm no esto preocupadas com os padres de normalidade que a sociedade impe aos adultos.
Abstract: This article aims to present the development of infantile sexuality, is intended to show how such development occurs in the child's sexuality from the perspective of Foucault (1989), Aris (2006) and other scholars of the issues that involve children, it is proposed, also, a brief historical overview addressing the views of childhood sexuality since the Greeks. Therefore, we discuss the role of the teacher and the school to collaborate with the training of children in relation to the subject of childhood sexuality in the classroom. From the knowledge of the body and their sexuality, the child learns to cope with their difficulties and to respect themselves and each other. Keywords: Education. Sexuality. Development. Childhood.

23

REFERNCIAS

ARIS, Philippe. Historia social da criana e da famlia. trad. de Dora Flaksman. 2 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2006.

FOUCAULT, Michel. Histria da sexualidade: o uso dos prazeres. 9. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1989.

GALVO, Izabel. Henri Wallon: uma concepo dialtica do desenvolvimento infantil. 17. ed. Petrpolis, RJ: Vozes, 2008.

KAHN, Michael. Freud bsico: pensamentos psicanalticos para o sculo XXI. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2005.

KUPFER, Maria Cristina. Freud e a educao: o mestre do impossvel. So Paulo, Scipione, 1988. 104 p.

LOURO, G.L et al. Corpo, gnero e sexualidade: um debate contemporneo na educao. Petrpolis, RJ: Vozes, 1999.

SYLVA, Katy; LUNT, Ingrid. Iniciao ao desenvolvimento da criana. trad. de Marcelo Cipolla. 2. ed. So Paulo: Martins Fontes, 2007.

Das könnte Ihnen auch gefallen