Sie sind auf Seite 1von 3

Apesar de tais normas, a ABNT apenas as sugere, ficando a cargo de cada instituio elaborar as suas prprias, normalmente baseadas

na ABNT, para cada monografia. Existem algumas peculiaridades, em certos casos, como textos de sade que preferem adotar as normas de formatao de Vancouver, por exemplo. Desta feita, antes de procurar por toda a internet pelas normas da ABNT para formatao de sua monografia ou do seu TCC, que alis esto mais abaixo, entre em contato com sua faculdade para pegar as normas utilizadas, afinal, no adianta perder um grande tempo formatando sua pesquisa monografica se no forem as diretrizes e regras necessrias.

- AS REGRAS DE FORMATAO

A proposta que voc v formatando sua monografia ou seu TCC enquanto vai lendo este tutorial. Algumasregras podem ser aplicadas no final, mas outras j precisam ser selecionadas no seu editor de textos (Word, Pages, e similares) antes de comear a escrever, porque se voc deixar para depois, seu trabalho e seu tempo dedicados na formatao vai ser muito maior.

TAMANHO DO PAPEL Primeiramente, vamos ao tamanho do papel. Existem vrios formatos j pr-configurados no Word, sendo que o tamanho indicado pela ABNT para a formatao de monografias e artigos cientficos o A4 (210 X 297 milmetros). No Word, abra o campo denominado Layout da Pgina e depois clique em Tamanho, a s selecionar o tamanho A4.

NUMERAAO Existem duas formas de numerao das pginas de uma monografia, a feita a partir de algarismos romanos e a realizada por nmeros arbicos. A partir da formatao recomendada pela ABNT, os algarismos romanos so colocados da contracapa at o resumo. J os algarismos arbicos so situados no restante da monografia ou do TCC. Vale lembrar que a capa nunca recebe nenhuma forma de numerao.

MARGENS A ABNT determina que a marginao de um trabalho monogrfico seja realizada com as margens direita e inferior de dois (2) centmetros e as margens superior e esquerda de trs (3) centmetros. Imagine a dificuldade de ler uma monografia que no tivesse margens... Voc nem conseguiria abrir a pgina impressa sem perder o contedo. A preocupao com a margem na formatao do TCC puramente visual e esttica, como alis a maioria das regras de formatao. No Word, as margens so selecionadas a partir do campo Layout da Pgina, e em seguida Margens e voc vai poder selecionar os espaamentos.

FONTE A fonte o tipo de letra a ser usada na escrita do texto da monografia e a proposta que seja de fcil leitura e que no canse a vista, afinal o destaque o contedo do texto. No existe nenhuma diretriz imposta pela ABNT no que se refere ao tipo de fonte, mas a maioria das universidades solicita que suas monografias e artigos sejam entregues em dois tipos: a arial e a times new roman. Esta ltima produz um texto um pouco menor que a arial. Assim, caso haja liberdade de escolha, ao formatar seu trabalho de concluso de curso, escolha a fonte arial. Quanto ao tamanho, conveno que o texto seja escrito em tamanho 12p. Isto somente no ocorre nas citaes diretas (falaremos das citaes mais abaixo), em que a letra dever estar em 10p. Para formatar as letras, escolha o campo Fonte do Word. Logo ao lado direito, haver um campo com o tamanho das letras.

ESPAAMENTO E FORMATO DOS PARGRAFOS O estilo dos pargrafos muito importante e est ligado ao aproveitamento de espao e ao estilo visual na formatao do trabalho monografico ou do artigo cientfico. Normalmente, o espaamento pode ser duplo, ou seja, de duas linhas a cada uma de texto ou de 1,5, linhas para cada linha de texto. Algumas universidades exigem que o espaamento seja duplo, outras demandam o espaamento de 1,5. Se voc puder escolher, sempre aconselhamos que ao formatar sua monografia o aluno escolha o espaamento duplo, j que o texto fica melhor visualizvel. Alm disso, o formato dos pargrafos tambm envolve outros elementos como o recuo e o alinhamento. Em relao a este ltimo, o mesmo ser sempre Justificado. O alinhamento justificado o usado neste artigo, em que todas as linhas terminam no mesmo ponto. O recuo tambm simples. Trata-se da distncia da margem em que se inicia o pargrafo. Sabe a tecla Tab do seu teclado? Ela cria um recuo no incio do pargrafo. Vamos regular estes trs campos no Word: Para isso, vamos abrir o campo Layout de Pgina, e depois Espaamento. Neste estgio, voc ver uma janelinha quadrada no canto inferior direito. Clique nele e vai abrir o campo Pargrafo. Neste campo, formate os trs elementos citados acima. No mbito do recuo, convencionou-se que se use o valor de 1,25 cm.

DIVISO DA MONOGRAFIA OU DO TCC AO FORMATAR


Basicamente, a formatao do trabalho monogrfico exige que a estrutura da pesquisa se divida em trs campos principais: - Partes pr-textuais - Partes textuais - Partes ps-textuais

Cada uma delas tem funes especficas e est sujeita a regras prprias ao formatar um tcc ou uma monografia.

A MONOGRAFIA AC E A FORMATAO DE MONOGRAFIAS


Ns, da MONOGRAFIA AC, seguimos a formatao especfica para cada aluno que contrata uma monografia ou outro gnero de trabalhos de pesquisa, sendo que tambm somos conhecedores e seguidores das normas ABNT em cada monografia realizada por ns. Desta forma, comprometemo-nos a observar uma formatao adequada para tais monografias, de modo que ficar muito mais fcil observar tais dados em seu posterior trabalho monogrfico.

Das könnte Ihnen auch gefallen