Sie sind auf Seite 1von 8

2008

S abra este caderno aps ler todas as instrues e quando for autorizado pelos fiscais da sala. Preencha os dados pessoais. Autorizado o incio da prova, verifique se este caderno contm 40 (quarenta) questes, sendo 10 de Portugus, 5 de Matemtica e 25 de Conhecimentos Especficos. Se no estiver completo, exija outro do fiscal da sala. Todas as questes desta prova so de mltipla escolha, apresentando como resposta uma alternativa correta. Ao receber a folha de respostas, confira o nome da prova, e seu nome e nmero de inscrio. Qualquer irregularidade observada, comunique imediatamente ao fiscal. Assinale a resposta de cada questo no corpo da prova e s depois transfira os resultados para a folha de respostas. Para marcar a folha de respostas, utilize apenas caneta esferogrfica preta e faa as marcas de acordo com o modelo ( ).

A marcao da folha de resposta definitiva, no admitindo rasuras.


S marque uma resposta para cada questo. No risque, no amasse, no dobre e no suje a folha de respostas, pois isso poder prejudic-lo. Se a Comisso verificar que a resposta de uma questo dbia ou inexistente, a questo ser posteriormente anulada e os pontos a ela correspondentes, distribudos entre as demais.

No ser permitido o uso de telefones celulares, bips, pagers, palm tops ou aparelhos semelhantes de comunicao e agendas eletrnicas, pelos candidatos, durante a realizao das provas

Durao desta prova: 3 horas


Nome Identidade Assinatura
COMISSO DE PROCESSOS SELETIVOS E TREINAMENTOS Fone: (81) 3412-0800 Fax: (81) 3412-0808

rgo Exp.:

www.pciconcursos.com.br

Tcnico de Laboratrio - Eletrnica

C) D) E)

Portugus
TEXTO 1 A LNGUA BRASILEIRA A questo da lngua que se fala, a necessidade de nome-la, uma questo necessria e que se coloca impreterivelmente aos sujeitos de uma dada sociedade de uma dada nao. Porque a questo da lngua que se fala toca os sujeitos em sua autonomia, em sua identidade, em sua autodeterminao. E assim com a lngua que falamos: falamos a lngua portuguesa ou a lngua brasileira? Esta uma questo que se coloca desde os princpios da colonizao no Brasil, mas que adquire uma fora e um sentido especiais ao longo do sculo XIX. Durante todo o tempo, naquele perodo, o imaginrio da lngua oscilou entre a autonomia e o legado de Portugal. De um lado, algumas vozes defendiam nossa autonomia, propugnando por uma lngua nossa, a lngua brasileira. De outro, os gramticos e eruditos consideravam que s podamos falar uma lngua, a lngua portuguesa, sendo o resto apenas brasileirismos, tupinismos, escolhos ao lado da lngua verdadeira. Temos, assim, em termos de uma lngua imaginria, uma lngua padro, apagando-se, silenciando-se o que era mais nosso e que no seguia os padres: nossa lngua brasileira. Assim, em 1823, por ocasio da Assemblia Constituinte, tnhamos pelo menos trs formaes discursivas: a dos que propugnavam por uma lngua brasileira, a dos que se alinhavam do lado de uma lngua (padro) portuguesa e a formao discursiva jurdica, que, professando a lei, decidia pela lngua legitimada, a lngua portuguesa. Embora no incio do sculo XIX muito se tenha falado da lngua brasileira, como a Constituio no foi votada, mas outorgada por D. Pedro, em 1823, decidiu-se que a lngua que falamos a lngua portuguesa. E os efeitos desse jogo poltico, que nos acompanha desde a aurora do Brasil, nos fazem oscilar sempre entre uma lngua outorgada, legado de Portugal, intocvel, e uma lngua nossa, que falamos em nosso dia-a-dia, a lngua brasileira. (...) Isso quer dizer que at hoje no decidimos se falamos portugus ou brasileiro. Embora a cultura escolar se queira, muitas vezes, esclarecedora em sua racionalidade e moderna em sua abertura, acaba sempre se curvando legitimidade da lngua portuguesa que herdamos e, segundo dizem, adaptamos s nossas convenincias, mas que permanece em sua forma dominante inalterada, intocada: a lngua portuguesa. E quem no a fala, ainda que esteja no Brasil, que seja brasileiro, erra, um mal falante, um marginal da lngua. , pois, impressionante como a ideologia da lngua pura, a verdadeira, faz manter o imaginrio da lngua portuguesa.
ORLANDI, Eni P. A lngua brasileira. In: Cincia e Cultura, vol. 57, n 2. So Paulo, abril/junho de 2005, pp. 29-30. Adaptado.

narrar os principais acontecimentos ocorridos durante o sculo XIX, que culminaram na autonomia da lngua brasileira. explicar o percurso histrico que justifica o fato de no termos ainda assumido que a nossa lngua a brasileira, e no a portuguesa. comentar acerca dos principais fatores que contriburam para a consolidao de uma lngua brasileira, com caractersticas prprias.

02. No que se refere organizao geral do Texto 1,


analise as afirmaes abaixo. 1) 2) O texto introduzido com consideraes gerais acerca da relao que h entre o nome de uma lngua e a identidade dos sujeitos que a falam. A partir do segundo pargrafo, as idias vo sendo apresentadas em uma seqncia temporal, que vai da colonizao brasileira at os dias atuais. Dada a sua importncia para a argumentao que se faz no texto, o sculo XIX particularmente enfatizado. No incio do ltimo pargrafo, podemos encontrar a resposta pergunta feita no pargrafo introdutrio.

3) 4)

Esto corretas: A) B) C) D) E) 1, 2, 3 e 4. 2, 3 e 4, apenas. 1, 3 e 4, apenas. 1, 2 e 4, apenas. 1, 2 e 3, apenas.

03. No sculo XIX, gramticos e eruditos consideravam

que s podamos falar uma lngua, a lngua portuguesa, sendo o resto apenas brasileirismos, tupinismos, escolhos ao lado da lngua verdadeira. Com base nesse trecho (2 ), podemos concluir que, nessa poca, para gramticos e eruditos, a lngua brasileira era: A) B) C) D) E) venerada. valorizada. ensinada. inexistente. depreciada.

04. A Constituio de 1988 (Cap. III, Art. 13), ora vigente,


declara que a lngua portuguesa o idioma oficial da Repblica Federativa do Brasil. Se comparada Constituio de 1823, outorgada por D. Pedro, podemos dizer que a Constituio atual contribui para confirmar a seguinte informao do Texto 1: A) B) C) D) E)

01. A compreenso do Texto 1 nos permite afirmar que ele


tem, como principal objetivo: A) B) enaltecer a variedade europia da lngua portuguesa, colocando-a em posio de destaque em relao lngua do Brasil. criticar a Constituio Brasileira de 1823, por ter sido ela o instrumento no qual se decidiu que a nossa lngua o portugus.

A questo da lngua que se fala toca os sujeitos em sua autonomia, em sua identidade. Isso quer dizer que at hoje no decidimos se falamos portugus ou brasileiro. Em 1823, por ocasio da Assemblia Constituinte, tnhamos pelo menos trs formaes discursivas. A questo de que lngua falamos adquire uma fora e um sentido especiais ao longo do sculo XIX. No sculo XIX, gramticos e eruditos consideravam que s podamos falar uma lngua, a lngua portuguesa.

www.pciconcursos.com.br

05. Embora no incio do sculo XIX muito se tenha falado

da lngua brasileira, como a Constituio no foi votada, mas outorgada por D. Pedro, em 1823, decidiu-se que a lngua que falamos a lngua portuguesa. Nesse trecho, os termos destacados indicam, respectivamente, as relaes lgicosemnticas de: A) B) C) D) E) concesso e comparao. oposio e condio. concesso e causa. causa e conformidade. oposio e comparao.

07. Acerca da lngua portuguesa, analise o que se afirma a


seguir. 1) 2) falada em quatro continentes. Apresenta diversidades que tendem a diminuir com o passar do tempo. 3) Pode parecer homognea para quem a observa. 4) falada por comunidades muito distantes, o que contribui para a sua diversidade. So idias presentes no Texto 2: A) 1, 2, 3 e 4. B) 1, 2 e 3, apenas. C) 1, 2 e 4, apenas. D) 1, 3 e 4, apenas. E) 2, 3 e 4, apenas.

06. Analise as formas verbais destacadas no texto a


seguir. Diversos autores j proporam (1) que a lngua que falamos, aqui no Brasil, passe a ser chamada lngua brasileira. Os opositores dessa idia, entretanto, nunca se disporam (2) a discutir o assunto, com bases mais cientficas, e o governo nunca interveio (3) nesse assunto. A verdade que, enquanto a discusso se manter (4) no nvel acadmico apenas, nada ir mudar. E mais: parece que o povo, alheio questo, at se entretm (5) com ela. Esto corretas, apenas: A) B) C) D) E) TEXTO 2 O que a lngua portuguesa? O portugus a lngua que os portugueses, os brasileiros, muitos africanos e alguns asiticos aprendem no bero, reconhecem como patrimnio nacional e utilizam como instrumento de comunicao, quer dentro da sua comunidade, quer no relacionamento com as outras comunidades lusofalantes. Essa lngua no dispe de um territrio contnuo, mas de vastos territrios separados, em vrios continentes; e no privativa de uma comunidade, mas sentida como sua, por igual, em comunidades distanciadas. Por isso, apresenta grande diversidade interna, consoante as regies e os grupos que a usam. Mas, tambm por isso, uma das principais lnguas internacionais do mundo. possvel ter percepes diferentes quanto unidade ou diversidade internas do portugus, conforme a perspectiva do observador. Quem se concentrar na lngua dos escritores e da escola colher uma sensao de unidade. Quem comparar a lngua falada de duas regies ou grupos sociais no escapar a uma sensao de diversidade, at mesmo de diviso. A diversidade lingstica que o portugus apresenta atravs do seu enorme espao pluricontinental , inevitavelmente, muito grande, e certamente vai aumentar com o tempo. Isso contribui para que os lingistas se achem divididos: alguns acham que, j neste momento, o portugus de Portugal e o portugus do Brasil so lnguas diferentes; outros acham que constituem variedades bastante distanciadas dentro de uma mesma lngua.
Texto disponvel em: http://doc.jurispro.net. Acesso em 19/04/2008. Adaptado.

08. No ltimo pargrafo, o autor do Texto 2 afirma que

alguns lingistas defendem a separao entre o portugus brasileiro e o europeu, enquanto outros defendem que as diferenas no passam de variedades de uma mesma lngua. Assinale o trecho do Texto 1 no qual sua autora claramente revela defender a primeira posio. A) E os efeitos desse jogo poltico, que nos acompanha desde a aurora do Brasil, nos fazem oscilar sempre entre uma lngua outorgada, legado de Portugal, intocvel, e uma lngua nossa, que falamos em nosso dia-a-dia, a lngua brasileira. A questo da lngua que se fala, a necessidade de nome-la, uma questo necessria e que se coloca impreterivelmente aos sujeitos de uma dada sociedade de uma dada nao. Embora no incio do sculo XIX muito se tenha falado da lngua brasileira, como a Constituio no foi votada, mas outorgada por D. Pedro, em 1823, decidiu-se que a lngua que falamos a lngua portuguesa. Durante todo o tempo, naquele perodo, o imaginrio da lngua oscilou entre a autonomia e o legado de Portugal. De um lado, algumas vozes fortes defendiam nossa autonomia, propugnando por uma lngua nossa, a lngua brasileira. Embora a cultura escolar se queira, muitas vezes, esclarecedora em sua racionalidade e moderna em sua abertura, acaba sempre se curvando legitimidade da lngua portuguesa.

1, 2 e 4. 1 e 4. 3 e 4. 2 e 4. 3 e 5.

B)

C)

D)

E)

09. O portugus a lngua que os portugueses, os

brasileiros, muitos africanos e alguns asiticos aprendem no bero. Analise os termos destacados a seguir, quanto sua funo. 1) 2) 3) 4) Portugal colonizou bastantes naes, por isso a lngua portuguesa se espalhou pelo mundo. O portugus uma lngua falada em territrios separados, de vrios continentes. Diversos autores acreditam que o portugus de Portugal uma lngua diferente da do Brasil. Alguns lingistas defendem que o portugus europeu e o brasileiro so bastante diferentes. funo de muitos os termos

Tm a mesma destacados em: A) B) C) D) E)

1, 2, 3 e 4. 2, 3 e 4, apenas. 1, 2 e 3, apenas. 2 e 3, apenas. 1 e 4, apenas.

www.pciconcursos.com.br

10. Acerca de elementos lingsticos presentes no Texto


2, analise as afirmaes a seguir. 1) O portugus a lngua que os portugueses, os brasileiros, muitos africanos e alguns asiticos aprendem no bero. O artigo com que se inicia esse enunciado obrigatrio; sem ele, seu sentido ficaria comprometido. aprendem no bero, reconhecem como patrimnio nacional e utilizam como instrumento de comunicao, quer dentro da sua comunidade, quer no relacionamento com as outras comunidades lusofalantes. Nesse trecho, os termos destacados equivalem a tanto... quanto. Por isso, apresenta grande diversidade interna, consoante as regies e os grupos que a usam. Nesse trecho, o termo sublinhado equivale a conforme.

13. A mdia aritmtica dos 62 alunos de uma turma foi 5,4.


Excluindo a menor nota, que foi 3,2, e a maior, que foi 8,8, qual a mdia aritmtica dos 60 alunos restantes? A) B) C) D) E) 5,38 5,36 5,34 5,32 5,30

2)

14. Para se confeccionar determinada quantidade de

3)

brigadeiros esfricos, utilizada certa quantidade de massa de chocolate e 600g de chocolate granulado para a cobertura. Usando a mesma quantidade de massa de chocolate para confeccionar brigadeiros esfricos com dimetro o dobro dos anteriores, qual a quantidade de chocolate granulado necessria para a cobertura? A) B) C) D) E) 280g 300g 320g 340g 360g

Est(o) correta(s): A) B) C) D) E) 1, 2 e 3. 2 e 3, apenas. 1 e 3, apenas. 1 e 2, apenas. 3, apenas.

15. Se a poupana paga 0,5% de taxa de juros compostos

Matemtica
11. Se 10 homens trabalhando 8 horas por dia constroem
6 muros em 12 dias, e 12 mulheres trabalhando 6 horas por dia constroem 9 muros em 20 dias, quantos muros sero construdos por 7 homens e 9 mulheres, trabalhando juntos, 7 horas por dia, durante 10 dias? A) B) C) D) E) 5 6 7 8 9

mensais, quais os juros pagos a uma poupana de R$1.000,00, aplicada durante 5 anos? Dado: use a 60 aproximao 1,005 1,34885. A) B) C) D) E) R$ 346,85 R$ 347,75 R$ 348,85 R$ 349,85 R$ 350,75

Conhecimentos Especficos
16. Considere uma queda de tenso de 0,7V. Se o diodo
estiver polarizado diretamente, qual o valor da corrente eltrica que passa pelo resistor R3, no circuito abaixo?
D1 1N4148 R1 10k

12. Jnior aplicou certo capital, durante um ano, da

seguinte maneira: 35% em fundo de renda fixa, 40% em aes e o restante em fundo cambial. Se os rendimentos anuais das aplicaes foram de 8% para renda fixa, 12% para aes e 10% para o cambial, de qual percentual aumentou o capital investido por Jnior? A) B) C) D) E) 9% 9,3% 9,7% 10,1% 10,3%

V1 15V

R2 10k

R4 10k

D2 1N4148 +

D3 1N4148

10k R3

16,4V V2

10k R5

A) B) C) D) E)

0 mA 8 mA 1 mA 15 mA 6 mA

www.pciconcursos.com.br

17. Considere uma queda de tenso de 0,7V. Se o diodo


estiver polarizado diretamente. Para o LED aceso a queda de tenso de 1,2V e corrente eltrica mxima de 15mA se polarizado diretamente. Qual dos LEDs, do circuito abaixo, acende ao se ligar a chave SW 1?
D3 1N4148

19. Considere o indutor e resistor ideais. No circuito

abaixo, aps 01 (uma) hora da chave SW 1 fechada, qual o valor da tenso no resistor R1?

Obs.: R1, R2 e R3 em ohm.

SW1

L1 1mH

+ V1 16V
D1 1N4148 SW1 D2 1N4148

R1 10k

V1 12V

R1 1010 D4 LED1

R2 940 D5 LED2

R3 940 D6 LED3

A) B) C) D) E)

0V 50V 32V 16V 8V

20. Considere um sinal de tenso senoidal com valor


mdio quadrtico de 10V. Qual o valor mximo de tenso desse sinal, considerando A) B) C) D) E) 14,1V 16,5V 28,2V 7,05V 0V A) B) C) D) E) LED1, LED2, LED3 se acendem aps ligar SW 1. Somente LED1 se acende e demais permanecem apagados. Somente LED2 se acende e demais permanecem apagados. Somente LED3 se acende e demais permanecem apagados. LED1 e LED3 se acedem e LED2 permanece apagado.

2 = 1,41 ?

18. Considere SW1, SW2, SW3 como entrada e S como

21. Qual a freqncia de um sinal de corrente eltrica


A) B) C) D) E) 10Hz 30Hz 20Hz 50Hz 100Hz

sada. Para os diodos, a queda de tenso de 0,7V quando polarizado diretamente e para o transistor (beta) = 50 e a tenso base-emissor de 0,7V na saturao. Para o circuito abaixo, qual a funo lgica que ele executa?

cossenoidal com amplitude mxima de 17,4A e perodo de 50ms?

SW1

D1 R2 1k

22. Considerando elementos passivos de circuito ideais,


assinale a alternativa correta. A) B) Um capacitor um elemento de circuito que armazena energia no seu campo magntico. Um resistor um elemento de circuito que dissipa energia trmica quando uma corrente eltrica circula por ele. Um indutor um elemento do circuito que armazena energia no seu campo eltrico. Um resistor um elemento de circuito que armazena energia eltrica no seu campo magntico. Um indutor um elemento do circuito que constitudo por placas paralelas separadas por um dieltrico.

SW2

D2

SW3

D3 R3 5k6 R1 10k S Q1 NPN

C) D) E)

V1 12V

A) B) C) D) E)

NO E (NAND) NO OU (NOR) OU (OR) E (AND) OU EXCLUSIVO (XOR)

www.pciconcursos.com.br

23. Sobre circuito eltrico, assinale a alternativa incorreta.


A) B) C) D) Em um n de um circuito eltrico, a soma das correntes que entram nesse n igual soma das correntes que saem desse n. A soma algbrica das tenses em um malha fechada de um circuito eltrico igual a zero. A soma aritmtica das correntes em uma malha fechada de um circuito eltrico igual a zero. A Lei de Ohm afirma que a resistncia eltrica a razo entre a tenso eltrica sobre essa resistncia e a corrente eltrica que circula na mesma. A indutncia equivalente de trs indutores em srie a soma dos valores individuais dessas indutncias.

26. Considerando os amplificadores operacionais ideais,

qual a funo de cada etapa com amplificador operacional, no circuito abaixo?


C1 33nF

R3 10k +12V R1 10k Ventrada + U1 R4 22k C2 10nF

R5 22k

+12V +

E)

U2 Vsada

-12V

-12V

24. Sobre transistor NPN, assinale a alternativa correta.


A) B) C) D) E) Em um transistor NPN a corrente de coletor igual corrente de emissor mais a corrente de base. Em um transistor PNP a corrente de base igual corrente de coletor multiplicada por um fator (beta). Em um transistor NPN a corrente de emissor sempre igual a zero quando esse transistor est saturado. Em um transistor PNP a tenso base-emissor sempre igual a +0,7V. Em um transistor NPN a corrente de coletor igual corrente de base multiplicada por um fator (beta).

A) B) C) D) E)

U1 um amplificador diferenciador e U2 um amplificador integrador. U1 e U2 so amplificadores diferenciadores. U1 e U2 so amplificadores integradores. U1 um amplificador integrador e U2 um amplificador diferenciador. U1 e U2 so amplificadores logaritmos.

27. Considere um amplificador em que a corrente eltrica


de entrada de 1,5mA e a corrente eltrica de sada de 15mA. Qual o ganho de corrente eltrica desse amplificador? A) B) C) D) E) 20 10 15,7 50 13,5

25. Considere os amplificadores operacionais ideais. Para


o circuito abaixo, qual o valor da tenso de sada VS?
R2 10k R3 20k R5 1k

28. Considerando a tenso base-emissor de 0,7V, qual o


Obs.: R1 em ohm.
U2 Vs

+12V R1 10k V1 3V + V2 2V + U1 R4 1k

+12V +

valor da potncia dissipada no resistor R1 no circuito abaixo?

Q1 BCP54 RL 1k

+ -12V -12V

A) B) C) D) E)

+10V 5V 3V +12V +2V

R1 1030 V1 15V + Z1 1N4732 4,7V / 1W

A) B) C) D) E)

103mW 58mW 200mW 10W 103W

www.pciconcursos.com.br

29. Para um conversor analgico-digital com tenses

analgicas de entrada variando de 0 a 5V e sada digital de 05 bits, qual o valor mximo da sada digital, na base 10 (decimal)? A) B) C) D) E) 64 32 8 15 31

34. Qual o perodo da freqncia de ressonncia do


circuito abaixo? Obs.: R1 em ohm.

R1 100

L1 L1 3uH 3H
50 Vca

30. A memria RAM de um microcontrolador


especificada como sendo 1k x 8. Qual a capacidade total de bits que essa memria pode armazenar? A) B) C) D) E) 16384 bits 32768 bits 8192 bits 1024 bits 65536 bits A) B) C) D) E) 7 s 3 s 6 s 12 s 15 s

C1 C1 3F 3uF

31. Para um microcontrolador com freqncia de clock de

4MHz e ciclo de busca e execuo de instrues de 4 perodos de clock para cada instruo, qual o tempo que esse microcontrolador leva para executar 10 instrues? A) B) C) D) E) 5 s 4 s 8 s 10 s 16 s

35. Qual a largura de faixa de um filtro ressonante,


sabendo que as freqncias de meia-potncia so de 17,75 kHz e 32,75 kHz e a freqncia de ressonncia igual a 25,25 kHz? A) B) C) D) E) 15 kHz 18 kHz 33 kHz 25 kHz 17 kHz

32. Considere um transformador ideal com 200 espiras no

enrolamento primrio e 100 espiras no enrolamento secundrio. Qual o valor da tenso alternada no enrolamento primrio se aplicarmos 50VCA no enrolamento secundrio? 50VCA 100VCA 120VCA 220VCA 25VCA

A) B) C) D) E)

36. Qual a freqncia de corte do filtro passa-alta do


circuito baixo?

C1 10nF

33. Sobre controladores PID, assinale a alternativa


incorreta. A) B) C) D) E) O controlador proporcional tem sada proporcional ao sinal de erro. O controlador integral possui resposta lenta a variaes do sinal de erro. O controlador derivativo possui resposta rpida a variaes do sinal de erro. O controlador proporcional-integral possui resposta rpida a variaes do sinal de erro em relao ao controlador proporcional-derivativo. O controlador proporcional derivativo possui alta sensibilidade a variaes do erro.

100 Vca

R1 100k Vsaida

A) B) C) D) E)

200/ Hz 300/ Hz 100/ Hz 500/ Hz 400/ Hz

www.pciconcursos.com.br

37. Considerando o amplificador operacional ideal, qual o

mdulo do valor da tenso eltrica alternada de sada VS?


R2 470k +12V C1 1uF R1 47k + U1 C2 1uF Vs -12V V1

100mV ca

A) B) C) D) E)

100mV ca 1V ca 10V ca 200mV ca 47 mV ca

38. Considerando beta =99 e a tenso base-emissor

VBE=0,7V, qual a corrente eltrica de base do transistor Q1 no circuito abaixo?

R1 2k R2 3k

V1 11V

Q1 BC548BP R3 1k

The device used in this technique is known as an EFD generator, which consists of a duct with an electricallycharged emitter, attractor and collector. Hot gas under pressure enters the duct at the emitter end. The gas contains minute (very small) particles of dust which collect electric charges as the gas carries them past the emitter. In this example, the charges are positive, and so the attractor electrode must be made negative. This polarity is determined by the connection of a high voltage across these two electrodes. If the charged particles were not carried along at high speed by the force of the gas, they would all be drawn towards the attractor. However, because of their forward velocity most of them pass this electrode and reach the collector, where they give up their charges to the external circuit. This transfer of electric charges to the external circuit results in a flow of current in that circuit. Current is therefore generated as a result of this process. Although most of the particles are not collected by the attractor, they are attracted by this negative voltage, and some are repelled by the positive voltage of the collector. This positive charge is due to the positive charges of the particles which have reached it. This results in an electric field being set up in the duct between the collector and the emitter which tends to push the particles back against the flow of the gas. The gas must therefore do work in order to overcome this electrostatic force. As a result it loses both heat and speed, and this loss of energy is converted into electrical energy at the output terminals in the form of an electric current. A small fraction of this output current is used to provide the high voltage source across the emitter and attractor, unless this source is supplied separately.
(Source: Basic English for Science. Oxford, OUP. 1978.)

A) B) C) D) E)

100A 10A 11mA 300A 55A

Choose the correct alternative according to the text.

39. This device is designed to


A) B) C) D) E) heat gas. produce hot gas under pressure. generate electricity. dust particles of electrode. convert electricity into gas.

40. When the particles reach the collector, they


A) B) C) D) E) become charged. begin to travel back to the attractor. travel even faster. are fully charged. give up their charges.

www.pciconcursos.com.br

Das könnte Ihnen auch gefallen