Sie sind auf Seite 1von 3

Decreto-Lei n 64/2012 Novo regime de subsdio de desemprego e alteraes ao Cdigo de Trabalho (act.

16/03/2012 by Mapari Arquivado em: Empresas, Legislao, Pobreza / Riqueza, Poltica Econmica, Recursos Humanos, Sociedade Receba-nos todos os dias por E-MAIL (inscreva-se aqui) 22 Foi hoje publicado em Dirio da Repblica o Decreto-Lei n. 64/2012 do Ministrio da Solidariedade e da Segurana Social que veio alterar o regime jurdico de proteo no desemprego dos trabalhadores por conta de outrem, beneficirios do regime geral de segurana social, traduzindo-se na quarta alterao ao Decreto-Lei n. 220/2006, de 3 de novembro tambm conhecido por Cdigo de Trabalho. As alteraes agora publicadas entram em vigor a 1 de abril de 2012. O que muda? O Prembulo do Decreto-Lei que a seguir reproduzimos (com um formato adaptado) ajuda a perceber as mudanas essenciais. () procede -se majorao temporria de 10 % do montante do subsdio de desemprego nas situaes em que ambos os membros do casal sejam titulares de subsdio de desemprego e tenham filhos a cargo, abrangendo esta medida igualmente as famlias monoparentais. reduzido de 450 para 360 dias o prazo de garantia para o subsdio de desemprego, de modo a alargar a proteo aos beneficirios com menores carreiras contributivas. No que respeita ao valor do subsdio de desemprego introduzida uma reduo de 10 % a aplicar aps 6 meses de concesso, como forma de incentivar a procura ativa de emprego por parte dos beneficirios. O limite mximo do montante mensal do subsdio de desemprego objeto de uma reduo, mantendo-se os valores mnimos de forma a salvaguardar os beneficirios com menores salrios.

Os perodos de concesso do subsdio de desemprego so reduzidos, passando o prazo mximo de concesso para 540 dias, salvaguardando -se, contudo, os direitos em formao dos beneficirios, mantendo-se o direito aos acrscimos em funo da idade do beneficirio e do nmero de meses com registo de remuneraes no perodo imediatamente anterior data do desemprego. No entanto, para trabalhadores com carreira contributiva mais longa garantida a possibilidade de ultrapassar esse limite, especialmente acima dos 50 anos. Com vista dinamizao e insero no mercado de trabalho dos trabalhadores desempregados, criou-se a possibilidade do pagamento parcial do montante nico das prestaes de desemprego em acumulao com a continuao do pagamento das prestaes de desemprego. Procedeu -se, ainda, a alteraes pontuais ao regime jurdico de proteo no desemprego com vista a melhorar a eficcia e eficincia da proteo e a reforar as condies de atribuio e manuteno das prestaes.

Detalhamos ainda dois artigos que indicam o prazo durante o qual se ter direito ao subsdio de acordo co ma idade e carreira contributiva: 1 O perodo de concesso do subsdio de desemprego e do subsdio social de desemprego inicial estabelecido em funo da idade do beneficirio e do nmero de meses com registo de remuneraes no perodo imediatamente anterior data do desemprego, nos seguintes termos: a) Beneficirios com idade inferior a 30 anos: i) Com registo de remuneraes num perodo inferior a 15 meses, 150 dias; ii) Com registo de remuneraes num perodo igual ou superior a 15 meses e inferior a 24 meses, 210 dias; iii) Com registo de remuneraes num perodo igual ou superior a 24 meses, 330 dias; b) Beneficirios com idade igual ou superior a 30 anos e inferior a 40 anos: i) Com registo de remuneraes num perodo inferior a 15 meses, 180 dias; ii) Com registo de remuneraes num perodo igual ou superior a 15 meses e inferior a 24 meses, 330 dias; iii) Com registo de remuneraes num perodo igual ou superior a 24 meses, 420 dias; c) Beneficirios com idade igual ou superior a 40 anos e inferior a 50 anos: i) Com registo de remuneraes num perodo inferior a 15 meses, 210 dias; ii) Com registo de remuneraes num perodo igual ou superior a 15 meses e inferior a 24 meses, 360 dias; iii) Com registo de remuneraes num perodo igual ou superior a 24 meses, 540 dias; d) Beneficirios com idade igual ou superior a 50 anos: i) Com registo de remuneraes num perodo inferior a 15 meses, 270 dias; ii) Com registo de remuneraes num perodo igual ou superior a 15 meses e inferior a

24 meses, 480 dias; iii) Com registo de remuneraes num perodo igual ou superior a 24 meses, 540 dias. 2 Os perodos de concesso do subsdio de desemprego e do subsdio social de desemprego inicial previstos no nmero anterior so majorados em funo da carreira contributiva no perodo imediatamente anterior data do desemprego, nos seguintes termos: a) Para os beneficirios com idade inferior a 40 anos, um acrscimo de 30 dias por cada cinco anos com registo de remuneraes nos ltimos 20 anos; b) Para os beneficirios com idade igual ou superior a 40 anos e inferior a 50 anos, um acrscimo de 45 dias por cada cinco anos com registo de remuneraes nos ltimos 20 anos; c) Para os beneficirios com idade igual ou superior a 50 anos, um acrscimo de 60 dias por cada cinco anos com registo de remuneraes nos ltimos 20 anos. 3 Para efeitos do disposto nos nmeros anteriores so considerados os perodos de registo de remuneraes posteriores ao termo da concesso das prestaes devidas pela ltima situao de desemprego, sem prejuzo do disposto no nmero seguinte. 4 (Anterior n. 3.) 5 Nas situaes em que o trabalhador no tenha beneficiado dos acrscimos, previstos no n. 2, por ter retomado o trabalho antes de ter esgotado o perodo mximo de concesso da prestao inicial de desemprego, os perodos de registo de remuneraes que no tenham sido considerados relevam, para efeitos de acrscimo do perodo de concesso de prestaes, em posterior situao de desemprego. Artigo 38. [...] 1 O perodo de concesso do subsdio social de desemprego, quando atribudo subsequentemente ao subsdio de desemprego a beneficirios com idade inferior a 40 anos, tem uma durao correspondente a metade dos perodos fixados no n. 1 do artigo anterior, tendo em conta a idade do beneficirio data em que cessou a concesso do subsdio de desemprego. 2 O perodo de concesso do subsdio social de desemprego, quando atribudo subsequentemente ao subsdio de desemprego a beneficirios com idade igual ou superior a 40 anos, tem a mesma durao do subsdio de desemprego atribudo inicialmente.

Das könnte Ihnen auch gefallen