Sie sind auf Seite 1von 3

BATISTAS NO BRASIL

Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre. Os imigrantes dos Estados Unidos fundaram a primeira igreja batista do Brasil. Na foto a Capela do Campo, no Cemitrio do Campo em Santa Brbara d'Oeste.

Por fora da Guerra Civil Americana de 1865, confederados do Sul dos Estados Unidos (confederados estes que eram esmagadoramente da Igreja Batista), comeam a buscar outras terras de potencial agrnomo. O Brasil um dos pases escolhidos. Logo, em 1867, grupos de estadunidenses que somaram mais de 50.000 pessoas desembarcam nos portos brasileiros em busca de refgio e terra frtil, vasta e barata. Avanando para o continente, escolhem a cidade de Santa Brbara d'Oeste - SP, para adquirirem terras e fixarem residncia. Entre os emigrados, a maioria professava o protestantismo e entre esses, muitos eram Batistas. J em 1870 fizeram publicar um "Manifesto para Evangelizao do Brasil." Tal manifesto, assim que publicado contou com assinaturas de Presbiterianos, Metodistas, Congregacionais e, por um Batista, o jovem Pastor Richard Raticliff, um dos emigrados, cuja famlia havia convertido atravs de Thomas Jefferson Bowne nos Estados Unidos. Em 1871, Batistas emigrados dos Estados Unidos organizam a Primeira Igreja Batista do Brasil em Santa Brbara d'Oeste. Anos mais tarde, em 1879, outro grupo de emigrados faz surgir a segunda Igreja Batista em solo brasileiro em Santa Brbara d'Oeste no bairro da Estao, onde atualmente se localiza a cidade de Americana.

Doutrina
Doutrinariamente, os batistas possuem algumas particularidades:

A Igreja Batista uma denominao crist evanglica caracterizada pela rejeio ao batismo infantil, optando em seu lugar pelo batismo de f, sempre atravs da imerso. O nome derivado de uma comisso para que os seguidores de Jesus Cristo fossem batizados, os batistas interpretam o batismo imergir em gua como uma exposio bblica e pblica de sua f. Enquanto o termo "batista" tem suas origens com os anabatistas, e s vezes foi visto como pejorativo, a denominao historicamente ligada aos dissidentes ingleses, ou movimentos de anticonformismo do sculo XVI. O movimento batista surgiu na colnia inglesa na Holanda, num tempo de reforma religiosa intensa. Joo o Batista. Crena no Batismo Adulto por imerso - assim como os anabaptistas eles creem que o batismo seja uma ordenana para as pessoas adultas (ordenana, para os batistas, diferente de sacramento: deve ser obedecida, mas apenas ato simblico e no obrigatrio para salvao), que deve ser respeitada a menos que o indivduo no tenha oportunidade de ser batizado. A diferena em relao aos anabaptistas, que os batistas praticam o batismo por imerso.

Celebrao das ordenanas do batismo e tambm da ceia memorial (nosacramental), repetindo o gesto de Cristo e os apstolos ("fazei isso em memria de mim") partilhando-se o po e o vinho entre todos os membros da Congregao. Separao entre Igreja e Estado - antes mesmo do Iluminismo, j havia a conscincia da separao entre Igreja e Estado entre os batistas. Liberdade de Conscincia do Indivduo - o crente deve escolher por sua prpria conscincia a servir a Deus, e no por presso estatal ou de Igreja Estabelecida. Autonomia das Igrejas locais - como os batistas originaram do Congregacionalismo, enfatizam a autonomia total das comunidades locais, que podem agruparse em convenes. A exceo so os Batistas Reformados, que se originaram do calvinismo Presbiterianismo e dos Batistas Episcopais, que surgiram de misses anglicanas no Zaire. Em termos de organizao, a maior parte das igrejas batistas operam no sistema de governo congregacional, isto , cada igreja batista local possui autonomia administrativa, regida sob o regime de assembleias de carter democrtico. Entretanto, a grande maioria das igrejas batistas so associadas a "convenes", que so, na verdade, associaes de igrejas batistas que procuram auxiliar umas s outras em diversos aspectos, como jurdico, financeiro e formacional (criao de novas igrejas). Essas associaes no possuem qualquer poder interventor nas igrejas, pois uma das caractersticas da maioria dos batistas a

A apario de Jesus Cristo ao povo. autonomia de cada igreja local.

Os batistas tradicionalmente evitaram o sistema hierrquico episcopalista como encontrado na Igreja Catlica Romana ou Igreja Anglicana, entre outras, como entre os metodistas. Todavia, existem variaes entre grupos batistas, como a Igreja Episcopal Batista (de governo, obviamente, episcopal), presente em vrios pases da frica e a Igreja Batista Reformada, de governo presbiterial.

NOME

O termo batista vem da palavra grega (baptists, "batista," tambm descrevia Joo o batista), que relacionado ao verbo (baptzo, "batizar, lavar, mergulho, imerge"), e o baptista latino, e est em conexo direta a "o batizado," Joo o batista. Como um prenome que foi usado na Europa tambm como Baptiste, Jan-Baptiste, Jean-Baptiste, John Baptist. E na Holanda, frequentemente em combinaes como Jan Baptiste ou Johannes Baptiste. Foi usado como um sobrenome. Outras variaes tambm comumente usadas so Baptiste, Baptista, Battiste, Battista. Anabaptistas na Inglaterra foram chamados batistas em 1569.

HISTORIA DA IGREJA BATISTA NACIONAL

Presidente CBN Pr. Jos Carlos da Silva Braslia/DF 2011-2013

Igreja Batista Nacional uma denominao evanglica neopentecostal brasileira, originria de pontos de vista diferentes entre as Igrejas da Conveno Batista Brasileira no incio da dcada de 60, o tema da controvrsia: a aceitao ou no do Batismo com o Esprito Santo (aceito pelos Batistas Nacionais) e a teologia da prosperidade ou confisso positiva doutrina esta, tambm adotada pelos Batistas Nacionais). Como Denominao, tem hoje aproximadamente 380 mil membros batizados (sem contar crianas e no batizados). o ramo neopentecostal/carismtico dos Batistas. Como as demais Igrejas Batistas pratica batismo por imerso e adulto e enfatiza a interpretao literal da Bblia. Conveno Batista Nacional formou-se a partir de um grupo de 52 Igrejas Batistas no Brasil, principalmente de Minas Gerais, congregadas em janeiro de 1965, que aceitaram a doutrina pentecostal dos dons do Esprito Santo em sua liturgia. O surgimento do grupo que daria origem Conveno Batista Nacional deu-se oficialmente, em janeiro de 1965, na cidade de Niteri. A Conveno Batista Brasileira exclura cerca de 32 igrejas de sua filiao, em 1966 o nmero de igrejas desligadas chegou a 52. Inicialmente criou-se a Ao Missionria Evanglica (AME), somente em 16 de setembro de 1967 a AME passou a se chamar Conveno Batista Nacional, por ocasio da primeira Assemblia Geral, realizada na Igreja Batista da Lagoinha (hoje, reconhecida pelo ministrio de louvor Diante do Trono em Belo Horizonte, Minas Gerais. Diversos pastores se destacam nesta fase inicial: Pr. Ilton Quadros, na poca, pastor da Igreja Batista do Barreiro, em Belo Horizonte, Minas Gerais; Pr. Artur Freire, de Vitria da Conquista, Bahia; Pr. Enas Tognini, que exerceu a presidncia da CBN por muitos anos.

Das könnte Ihnen auch gefallen