Sie sind auf Seite 1von 14

O significado scio-histrico dos Direitos Humanos e o Servio Social

Maria Lucia Silva Barroco

Palestra apresentada na mesa Conflitos Globais e a violao dos Direitos Humanos: a ao do Servio Social em 18/08/2008 Conferncia Mundial de Servio Social da Federao Internacional de Trabalho Salvador (Bahia)

Bom dia a todos (as). uma honra estar participando dessa mesa com o Sr. Elis Envall e a Sra. Evelyn Balais Serrano. Quero saudar tambm minhas colegas Elaine e Elisabete e agradecer ao Conselho Federal de Servio Social e a FITS por me proporcionarem essa participao. Este evento, que rene assistentes sociais do mundo todo, uma rara oportunidade de conhecermos de perto a diversidade cultural e profissional, em suas particulares expresses. Faz lembrar outros eventos, como, por exemplo, o festival internacional de cinema e o ciclo de cinema sobre direitos humanos: eventos que ocorrem anualmente no Brasil, que permitem uma apreenso privilegiada dos conflitos globais e das diferentes formas violao aos direitos humanos. Nesta conferncia, no painel de tica e Direitos Humanos, temos tido essa rica experincia. Meus colegas situaram questes importantssimas, sobre a interveno profissional e sobre os conflitos globais, em sua relao com os Direitos Humanos. Vou falar sobre o significado dos DH no contexto da sociedade capitalista, assinalando a sua relao com a profisso Servio Social.

Assistente Social, Dr em Servio social, Prof. de tica e coordenadora do Ncleo de tica e Direitos Humanos (Nepedh) da PUC-SP.

A origem da noo moderna dos DH inseparvel da idia de que a sociedade capaz de garantir a justia atravs das leis e do Estado e dos princpios que lhes servem de sustentao filosfica e poltica: a universalidade e o direito natural vida, liberdade e ao pensamento. Filha do Iluminismo e das teorias do direito natural, essa noo foi fundamental para inscrever os DH no campo da imanncia, do social e do poltico.

De fato, com a sociedade moderna, tem origem a prtica poltica de declarar direitos, o que no tinha sentido quando eles eram tratados de forma transcendente: concebidos como emanao de Deus. A prtica da declarao assinala a busca de um consentimento social e poltico de algo que no reconhecido por todos2.

Ao mesmo tempo, as Declaraes assinalam situaes histricas precisas; que exigem esse consentimento para assegurar grandes mudanas, para preservar a humanidade da violncia, marcando situaes revolucionrias a exemplo das Declaraes de direitos das Revolues Inglesa (1640 e 1688), da Independncia Norte Americana, das Revolues Francesa (1789) e Russa (1917) -, assinalando momentos de grandes traumatismos - com os vividas na Segunda Guerra, com o fascismo e o nazismo, dando origem Declarao dos DH de 1948 -, buscando assegurar transformaes histricas significativas -como as das Conferncias firmadas na dcada de noventa, marcadas pelo fim da das experincias socialistas, pela acelerao do processo de mundializao do capital conhecido como globalizao neoliberal.
2

Chau, Marilena. Direitos Humanos e medo. In Direitos humanos e.... So Paulo, Comisso de Justia e Paz: Editora Brasiliense, 1989: 20).

A configurao moderna dos DH representa um grande avano no processo de desenvolvimento do gnero humano, pois ao retirar os DH do campo da transcendncia, os coloca no patamar da prxis, ou seja, das aes humanas conscientes dirigidas emancipao. Ao adotar os princpios e valores da racionalidade, da liberdade, da universalidade, da tica, da justia e da poltica, incorpora conquistas que no pertencem exclusivamente burguesia: so parte da riqueza humana produzida pelo gnero humano ao longo de seu desenvolvimento histrico, desde a antiguidade.

Apesar de representar esse avano, os DH, na sociedade moderna, apresentam as seguintes contradies:

1) Os direitos humanos supem a universalidade. A sua proposta universal esbarra com limites estruturais da sociedade capitalista: uma sociedade que se reproduz atravs de divises (do trabalho, de classes, do conhecimento, da posse privada dos meios de produo, da riqueza socialmente produzida);

2) Os direitos humanos (civis, polticos, sociais, econmicos e culturais) supem a democracia a e a cidadania, mesmo que seja a democracia formal, o que esbarra com limites reais: econmicos e scio-polticos, dependendo de cada pas e contexto;

3) No contexto da sociedade burguesa, os direitos Humanos supem a propriedade como direito natural e o Estado e as leis como instncias universais. Na medida em que a propriedade privada fundamento da sociedade burguesa logo, protegida por lei quando ela posta em risco o Estado deve proteg-la dos no proprietrios. Ocorre que o Estado no est

acima das classes, no neutro; ao usar da violncia para proteger a propriedade e ao mesmo tempo - tratar todos os homens como iguais afirmando que todos tm direito natural a propriedade em uma sociedade que exclui todos desse direito evidencia a contradio entre o discurso abstrato da universalidade e a defesa de interesses privados. As Declaraes, nesse contexto, ao afirmar a propriedade como direito natural, acabam por legimitimar a violncia ao invs de combat-la.

nesse sentido que bem afirma Marilena Chau (1989): as Declaraes de DH afirmam mais do podem e menos do que deveriam afirmar.

5) Entretanto, mesmo preso a interesses privados, o Estado no pode se restringir ao uso da fora e da violncia; por isso, para garantir a sua legitimidade e hegemonia, incorpora determinadas reivindicaes das lutas populares por direitos.

Dessa forma, em nome da universalidade que os movimentos de defesa dos DH lutam pelo alargamento de seus limites burgueses ao longo da histria. Com isso, vemos que a histria social dos DH o resultado da luta de classes, da presso popular, da organizao dos movimentos e dos militantes de DH, dos sujeitos polticos em face da opresso, da explorao e da desigualdade.

uma histria de lutas populares especificas progressistas que se intercruzam com outros tipos de luta: anticapitalistas, revolucionrias, de libertao nacional, etc, tendo por unidade a defesa da liberdade, da emancipao poltica e humana.

uma histria de luta na qual muitos homens e mulheres perderam a vida lutando pelos seus ideais, perderam a vida, mas no a dignidade, deixando como herana a defesa da causa, como Marti Luther King e Che Quevara. E o que dizer ento de Nelson Mandela, com sua lio de vida em defesa da liberdade?

As Declaraes assimilam tais avanos. como, por exemplo, a Declarao dos DH de 1948 que incorporou os direitos sociais, econmicos e culturais aos direitos civis e polticos, o que foi fruto das lutas do movimento operrio nos sculos XIX e XX, objetivadas na Revoluo Russa.

O Estado do Bem Estar Social, resultado da presso organizada do movimento sindical e da esquerda, contribuiu para uma obteno dos direitos sociais e econmicos aos trabalhadores, ampliando a presena do Estado e dos servios pblicos de sade educao, habitao, trabalho, previdncia, assistncia social, etc.

Na dcada de 60, os movimentos de luta e de defesa de DH alcanaram vrias conquistas no mbito dos direitos civis e polticos: os chamados movimentos das minorias, de mulheres, negros, homossexuais, o movimento estudantil, desencadearam uma srie de lutas especficas, dando

visibilidade a diferentes aspectos da violncia e da excluso social.

Todavia, a Conferncia Mundial dos DH de Viena, em 1993, j ocorreu em um contexto muito diverso. Apesar de ser marcada por avanos significativos em termos de sua representatividade, de suas recomendaes pragmticas e de suas formulaes conceituais, entre outras, mais do nunca ficou

evidente o seu descompasso em face da realidade: nas palavras de Jos Augusto Lindgren, membro do comit de DH em Genebra:

A universalizao do discurso poltico dos DH, til em qualquer circunstncia, para popularizao da idia de tais direitos no se coaduna... com o fenmeno da globalizao em curso3.

Isto

porque

nos

anos

noventa

estvamos

vivendo

processo

de

mundializao do capital, caracterizado pela internacionalizao dos mercados, pela derrubada de fronteiras para o livre transito de mercadorias que no encontra mais limites nem barreiras para a mercantilizao de todas as relaes sociais.

Neste contexto, a contradio entre a realizao dos DH e as condies adversas do capitalismo se aprofunda, da decorrendo as seguintes conseqncias para os DH:

1) O aprofundamento do abismo entre a desigualdade e a liberdade; a riqueza e a pobreza atinge nveis nunca vistos: a misria de milhares em detrimento da riqueza de poucos.

2) a pobreza no atinge somente os paises do sul; mas tambm em paises desenvolvidos; mais de 100 milhes de pessoas sofrem privaes nas sociedades mais ricas,

Alves, J. A Lindgren. Os Direitos Humanos na ps-modernidade. So Paulo: Perspectiva, 2005: 49).


3

3) O enxugamento do Estado, nos pases onde o ajuste estrutural foi implantado, levou a uma diminuio dos gastos com os programas e servios pblicos de atendimento a necessidades como sade, educao, habitao, previdncia, etc. que passaram - ou a iniciativa privada ou a filantropia da sociedade civil;

4) a misria material (atingindo o trabalho e a vida em geral), e espiritual (reproduzindo formas de alienao na totalidade da vida social);

5) A desproteo social e a insegurana generalizam-se, fragilizando a vida, a sade, gerando formas de violncia;

6) observa-se o refluxo da organizao poltica de classe dos trabalhadores, rebatendo na organizao dos movimentos e reproduzindo uma descrena generalizada na poltica;

7) uma das polticas decorrentes desse contexto o de criminalizao da pobreza, ou seja, de culpabilizao dos pobres pela sua situao social; o que caminha ao lado da naturalizao da pobreza ( a idia de que essa condio natural, isto , sempre foi assim e sempre ser) e da tolerncia zero, que segrega aqueles que a priori so culpados: os negros, os imigrantes, os homossexuais, os usurios de drogas, todos os diferentes.

8) esse contexto gera uma cultura de desigualdade e de violncia cujos resultados para os DH se expressam sob a forma de um crescente processo de desumanizao que expressa a misria material e caminha ao lado da mais assustadora misria espiritual. Por exemplo, se mostra na intolerncia religiosa, nas limpezas tnicas, nos genocdios, nos estupros coletivos, nos

crimes provocados por dio discriminatrio. Nos EUA, por exemplo, esses crimes por dio, segundo dados estatsticos do FBI, de 1997, mostram que de 11 mil casos, 5.396 ocorreram em funo de raa, 1.401, por religio, 1016 por orientao sexual e 940 por origem tnica4

9) a defesa dos DH perde o seu vigor, acusada de se constituir na defesa de bandidos, marginalizando, tambm, os profissionais que prestam servios e defendem determinadas populaes segregadas socialmente.

Esse contexto em que vivemos desde as ultimas dcadas do sculo XX tem uma ideologia que o sustenta e lhe fornece identidade: a ideologia ps-

moderna, que nega a universalidade, a racionalidade, a perspectiva de


totalidade, a histria, a possibilidade de emancipao, quer dizer, que nega os princpios e valores que deram sustentao sociedade moderna e aos DH.

Por exemplo, na avaliao de Lindgren, embora a ideologia ps-moderna enfatize o pluralismo e o direito diferena, ao negar o universal e o poltico, acaba, muitas vezes, por produzir um enfoque to absoluto que tende - favorecida pelo capitalismo contemporneo - a fortalecer concepes e posicionamentos de rejeio ao diferente, como os

ultranacionalismos, o neonazismo, as medidas antiimigratrias, a xenofobia, o racismo, etc.

Alves, J. A Lindgren. Os Direitos Humanos na ps-modernidade. So Paulo: Perspectiva, 2005: 17.

Nesses casos, o grupo que se constitui como intolerante em face dos diferentes que define os limites do humano tendo por parmetros a violncia, a discriminao, a alienao, a opresso o outro.

Existe uma idia tica e poltica que vem de Aristteles e que diz que - se o

homem criador responsvel pelo seu destino ele tambm pode ser responsvel pelo destino da humanidade5. Na sociedade moderna, essa idia
alcana o patamar da prxis histrica, dos projetos emancipatrios, o que negada pela ideologia ps- moderna. Por isso, ela parte de um projeto de sociedade: um projeto neoconservador que atende s exigncias do mercado, na atual fase do capitalismo predatrio.

O Servio Social tem uma longa tradio de luta pelos DH: em todos os continentes e paises em que atua se caracteriza pelo compromisso tico com a dignidade humana, pelo respeito ao outro em todas as suas situaes de vida e escolhas, sem discriminaes e preconceitos de raa, etnia, religio, orientao sexual, etc. As diferentes concepes e tendncias profissionais no esto acima dos valores e princpios ticos que unem internacionalmente os assistentes sociais em uma luta comum.

Os assistentes sociais brasileiros, homens e mulheres, conquistaram avanos significativos, a partir do processo de redemocratizao do pas, ps-ditadura militar, nos anos oitenta do sculo XX. So conquistas tericas, prticas, ticas e polticas, que em termos do nosso posicionamento tico-poltico sistematizado em nosso Cdigo de tica de 1993, afirma nossa defesa:
5

Barroco, M Lucia S. tica: fundamentos scio-histricos. So Paulo: Cortez, 2008: 213.

1) dos direitos humanos civis, polticos, sociais, econmicos e culturais, 2) da democracia (socializao da riqueza e da participao poltica) 3) da liberdade emancipao, autonomia; 4) da justia social; 5) da no discriminao (raa, etnia, orientao sexual, religio, idade, etc). 6) do pluralismo (todas as correntes democrticas existentes.

Como categoria profissional nos orientamos por um projeto profissional que tem articulaes com um projeto de sociedade posto no horizonte de construo de uma nova sociedade:

Sem dominao, explorao de classe, etnia, gnero, uma sociedade que propicie aos trabalhadores o pleno desenvolvimento para a inveno e a vivencia concreta de novos valores o que evidentemente supe a erradicao de todos os processos de explorao, opresso e alienao6 (CFESS: 1993).

A realizao desses valores depende, no entanto, de condies objetivas que como assinalamos, hoje, so bastante adversas. As questes ticas e polticas que esto vinculadas ao debate dos DH so inmeras e complexas, especialmente porque elas no podem ser desvinculadas de suas

determinaes scio-econmicas e ideo-polticas. Precisaramos de mais tempo para debater. Por ora, gostaria de deixar alguns pontos para reflexo:

1. Pelo exposto, no meu entender, a defesa da universalidade algo positivo: uma conquista humana valiosa que deve ser preservada, especialmente na atual conjuntura, pela dinmica das relaes sociais burguesas e pela fora
6

CFESS. Cdigo de tica Profissional do Assistente Social. Braslia, CFESS: 1993.

10

da ideologia ps-moderna ou neoconservadora. Estando em um evento internacional, pergunto: Como realizar a universalidade sem cair em dois opostos: no relativismo e no autoritarismo?

2. Uma das questes apontadas nesse debate refere-se aos dilemas e conflitos profissionais nas situaes em que os direitos no podem ser objetivados por determinaes institucionais e por relaes de poder, etc. Pergunto: Considerando que o enfrentamento de tais conflitos no um problema individual, seu enfrentamento no deveria ser objeto de debates e de decises coletivas e estas no poderiam ser revertidas em estratgias legais e polticas, dando respaldo aos profissionais para que eles possam se contrapor s determinaes institucionais para o atendimento das

necessidades dos usurios? Por exemplo, o Cdigo de tica pode ser um instrumento de defesa profissional em face das normas institucionais, permitindo aos profissionais maior autonomia nas decises.

3. Uma das maiores dificuldades de objetivao do conjunto dos DH reside na realizao dos direitos sociais econmicos e culturais, pois, como j assinalamos, eles exigem maior enfrentamento da contradio entre os direitos e os limites da realidade burguesa. Pergunto se devemos continuar defendo esses direitos sem explicitar essa contradio fundante; sem dar uma dimenso poltica (ou melhor, sem explicit-la) defesa dos DH.

Se a vinculao entre os DH e suas determinaes scio-histricas torna evidente os limites de sua realizao, isto coloca, ao mesmo tempo, a exigncia de sua defesa, tendo em vista o contexto de desumanizao em curso. Nesse sentido, no mbito do Servio Social, possvel eleger a liberdade e a democracia - como valor tico e princpio poltico , contando,

11

ento, com um rumo tico e uma medida poltica importantes instrumentos de um projeto profissional na defesa dos DH. Obrigada.

Bibliografia

Alves, J. A Lindgren. Os Direitos Humanos na ps-modernidade. So Paulo: Perspectiva, 2005.

Barroco, M.L.S. tica: fundamentos scio-histricos. So Paulo: Cortez, 2008 (Coleo biblioteca bsica/servio social; vol. 4).

____________tica, direitos humanos e diversidade, in Revista Presena tica; 03, GEPE, Recife: UFPE, 2003.

____________ Direitos Humanos e Desigualdade in As novas Faces da Barbrie Capitalista; desigualdade se combate com direitos (Conferncias e deliberaes do 31 Encontro Nacional CFESS/CRESS). Braslia, CFESS, 2003. ___________e Brites, Cristina M. Ncleo de Estudos e Pesquisa em tica e Direitos Humanos. In Temporalis, Ano III, n 5, janeiro a junho de 2002. Braslia: ABEPSS, 2002.

Brando, Adelino. Os direitos humanos: antologia de textos histricos. So Paulo, Landy: 2001.

Chaui, M. Direitos Humanos e medo. In Direitos humanos e.... So Paulo, Comisso de Justia e Paz: Editora Brasiliense, 1989.

12

Chau, M. Cultura e Democracia: o discurso competente e outras falas. So Paulo, Cortez, 2006.

___________ Pblico, privado, despotismo in Novaes Adauto (org), tica. So Paulo, Companhia das Letras, Secretaria Municipal de Cultura, 1992.

Conselho Federal de Servio Social (CFESS). Cdigo de tica do Assistente Social. Brasilia, CFESS, 1993.

Daz-Salazar, Rafael. Justicia global: las alternativas de los movimientos del Foro de Porto Alegre. Barcelona, Espanha: Editorial Iaria, 2002.

Iamamoto, M. V. e Carvalho. R. Relaes sociais e Servio Social no Brasil: esboo de uma interpretao histrico-metodolgica. So Paulo: Cortez, 1983.

Marx, K. A questo judaica. So Paulo, Editora Moraes: 1991.

Mszros, I. Marxismo e Direitos Humanos In Filosofia, Ideologia e Cincia Social: ensaios de negao e afirmao. So Paulo, Brasil: Ensaio, 1993.

Netto,J. P. Capitalismo e reificao. So Paulo, Livraria Editora cincias humanas. 1981.

Pereira, T. M. Dahmer e Vinagre M. tica e direitos humanos. Curso de capacitao tica para agentes multiplicadores, caderno quatro. Braslia, CFESS, 2007.

13

Trindade, J. Damio de L. Histria Social dos Direitos Humanos. So Paulo: Peirpolis, 2002.

14

Das könnte Ihnen auch gefallen