Sie sind auf Seite 1von 45

Sistemas Prediais de Suprimento de gua Quente

INSTALAO DE GUA QUENTE A instalao de gua quente , hoje, fato corriqueiro na maioria das instalaes de padro mdio a alto e praticamente indispensvel em qualquer prdio. As exigncias tcnicas mnimas a serem atendidas pela instalao de gua quente esto na norma NBR 7198 Projeto e execuo de instalaes prediais de gua quente (ABNT, 1993)
2

Terminologia - NBR7198
Aquecedor: aparelho destinado a aquecer a gua. Aquecedor de acumulao: aparelho que se compe de um reservatrio dentro do qual a gua acumulada aquecida. Aquecedor instantneo: aparelho que no exige reservatrio, aquecendo a gua quando de sua passagem por ele. 3

Terminologia - NBR7198
Coluna de distribuio: tubulao derivada do barrilete, destinada a alimentar os ramais. Dimetro nominal: dimenso utilizada para classificar o dimetro de uma tubulao e que corresponde aproximadamente a seu dimetro interno, em milmetros. Dispositivo anti-retorno: dispositivo destinado a impedir o retorno de fludos para a rede de distribuio. Dispositivo de pressurizao: dispositivo destinado a manter sob presso a rede de distribuio predial, composto de tubulao, reservatrios, equipamentos e instalao elevatria. 4

Terminologia - NBR7198
Engate: tubulao flexvel ou que permite ser curvada, utilizada externamente para conectar determinados aparelhos sanitrios geralmente bids e lavatrios aos respectivos pontos de utilizao. Isolamento trmico: dispositivo utilizado para reduzir as perdas de calor ao longo da tubulao condutora de gua quente. Misturador: dispositivo que mistura gua quente e fria. Ponto de utilizao: extremidade a jusante do sub-ramal. Tubulao de retorno: Tubulao que conduz a gua quente de volta ao reservatrio de gua quente ou aquecedor. 5

Terminologia - NBR7198
Ramal: tubulao derivada da coluna de distribuio, destinada a alimentar aparelhos / sub-ramais. Reservatrio de gua quente: reservatrio destinado a acumular gua quente a ser distribuda. Respiro: dispositivo destinado a permitir a sada de ar e/ou vapor de uma instalao. Sub-ramal: tubulao que liga o ramal pea de utilizao. Vlvula de segurana de temperatura: dispositivo destinado a evitar que a temperatura da gua quente ultrapasse determinado valor.

Terminologia - NBR7198
Dilatao trmica: variao nas dimenses de uma tubulao devida s alteraes de temperatura. Junta de expanso: dispositivo destinado a absorver as dilataes lineares das tubulaes. Dreno: dispositivo destinado ao esvaziamento de recipiente ou tubulao, para fins de manuteno ou limpeza. Dispositivo de recirculao: dispositivo destinado a manter a gua quente em circulao, a fim de equalizar sua temperatura.

Exigncias a serem observadas no projeto


Garantam o fornecimento de gua de forma contnua, em quantidade suficiente e temperatura controlvel, com segurana, presses e velocidades compatveis com o perfeito funcionamento dos aparelhos sanitrios e das tubulaes, proporcionando o nvel de conforto adequado aos usurios; Preservem a potabilidade da gua no interior da tubulao, devendo haver plena garantia da impossibilidade prtica de a gua ser contaminada com refluxo de esgoto sanitrio ou demais guas servidas; Racionalizem o consumo de energia atravs do dimensionamento correto e escolha do sistema de aquecimento adequado.

Finalidade de uso e temperatura da gua


A temperatura mnima com que a gua quente dever ser fornecida depende do uso a que se destina. Nos pontos de consumo poder ser feita uma dosagem com gua fria para obter temperaturas menores, de acordo com os nveis de conforto dos usurios

Sistemas Prediais de Suprimento de gua Quente


Classificao dos Sistemas

J Sistema Individual; - Chuveiros Eltricos - Centralizados: Aquecedores de Passagem e Aquecedores de Acumulao J Sistemas Coletivos.

10

Sistemas Prediais de Suprimento de gua Quente


Sistema Individual; Este sistema mais utilizado em edificaes de baixa renda, pois o investimento inicial baixo. A instalao da rede de gua quente aumenta o custo da edificao. Vale ressaltar que a instalao de aparelhos com utilizao de gs combustvel requerem cuidados especiais na instalao e adequao dos ambientes, bem como dispositivo para exausto dos gases.
11

Sistemas Prediais de Suprimento de gua Quente


SISTEMA CENTRAL PRIVADO
Gerao e reservao Neste sistema se produz gua quente para todos os aparelhos de uma unidade residencial (casa ou apartamento). Esta modalidade se torna vantajosa em prdios de apartamentos onde exista dificuldade de rateio na conta de energia e manuteno, que ser de responsabilidade de cada condmino. Fontes de energia: eletricidade, leo combustvel, gs combustvel, lenha e energia solar. Os aparelhos de aquecimento para este sistema podem ser instantneos (ou de passagem), onde a gua vai sendo aquecida medida que passa pelo aparelho (sem reservao) ou de acumulao, onde a gua reservada e aquecida para posterior uso. 12

Sistemas Prediais de Suprimento de gua Quente


SISTEMA CENTRAL PRIVADO
Gerao e reservao Para este sistema de aquecimento, deve haver uma prumada de gua fria exclusiva, com dispositivo que evite o retorno da gua do interior do aquecedor em direo coluna de gua, tal como o sifo trmico. Os aquecedores devero ainda contar com dispositivo para exausto dos gases e os ambientes onde os mesmos sero instalados devem obedecer s normas quanto adequao de ambientes. No caso de instalao de aquecedores a gs combustvel em residncias, a norma a ser obedecida a NBR 13103.

13

Sistemas Prediais de Suprimento de gua Quente SISTEMA CENTRAL PRIVADO


Distribuio A distribuio de gua quente para este se sistema constitui basicamente de ramais que conduzem a gua do aparelho de aquecimento at os pontos de utilizao. Este caminhamento dever ser o mais curto possvel para se evitar perda de temperatura na tubulao ao longo do trecho.
14

Tipos de Sistemas Prediais de gua Quente


Sistema Central Privado

15

Sistemas Prediais de Suprimento de gua Quente SISTEMA CENTRAL COLETIVO Distribuio

A distribuio neste sistema pode ser ascendente,

descendente ou mista. Na distribuio ascendente, tem-se um barrilete inferior que alimenta as colunas. Na distribuio descendente, as colunas so alimentadas por um barrilete superior. Na distribuio mista, existe dois barriletes, um superior e outro inferior.

16

Tipos de Sistemas Prediais de gua Quente

Sistema Coletivo

17

Tipos de Sistemas Prediais de gua Quente


RESERVATRIO SUPERIOR VENTOSAS BARRILETE SUPERIOR

Sistema Coletivo

PONTOS DE CONSUMO

PONTOS DE CONSUMO

BARRILETE INFERIOR

VLVULA REDUTORA DE PRESSO

GERADOR DE GUA QUENTE

BOMBAS DE RECIRCULAO

18

Tipos de Sistemas Prediais de gua Quente


RESERVATRIO SUPERIOR

Sistema Coletivo

VLVULA REDUTORA DE PRESSO BOMBAS DE RECIRCULAO

GERADORES DE GUA QUENTE

19

Sistemas Prediais de Suprimento de gua Quente Sistema de aquecimento com energia solar

O Sol envia uma quantidade fabulosa de energia

Terra. Anualmente chegam 1018 kWh de energia enviados pelo Sol. Isto equivale a 1013 toneladas de carvo, que a reserva total de carvo disponvel. A humanidade consome aproximadamente 1/10000 da energia que o Sol envia. O Sol envia por hora a energia que a humanidade consome por ano.

20

Sistemas Prediais de Suprimento de gua Quente Sistema de aquecimento com energia solar
Caractersticas da energia solar: aproveitamento limitado por causa das seguintes caractersticas:

Apresenta-se na forma disseminada, no concentrada,

portanto de difcil captao; Apresenta disponibilidade descontnua (dia / noite / inverno / vero); Apresenta variaes casuais (cu nublado e claro);

21

Sistemas Prediais de Suprimento de gua Quente Sistema de aquecimento com energia solar
Caractersticas da energia solar Assim, alm do nus da captao, tambm h necessidade de instalao de acumulao para os perodos ou momentos de carncia. Entretanto, o uso da energia solar vai se difundindo aos poucos pois apresenta algumas vantagens:

No poluidora; auto-suficiente; completamente silenciosa; uma fonte alternativa de energia; Geralmente est disponvel no local do consumo.
22

Sistemas Prediais de Suprimento de gua Quente


Sistema de aquecimento com energia solar
Gerao de gua quente base de energia solar componentes Coletores de energia (placas coletoras); Acumulador de energia (reservatrio de gua quente); Rede de distribuio. Coletores O coletor solar composto basicamente de uma placa de vidro plano, um elemento absorvedor (de cobre ou alumnio), um isolante trmico e uma caixa para proteo destes elementos.

23

24

Sistemas Prediais de Suprimento de gua Quente Sistema de aquecimento com energia solar

Orientao: dever ser orientado para o norte

verdadeiro; Inclinao: a inclinao com a horizontal dever ser igual latitude do local + 5 a 10. Nvel: para que ocorra a circulao normal (fluxo ascendente de gua com temperatura mais elevada), dever haver um desnvel de 60cm ou mais entre a sada do coletor e o fundo do reservatrio de gua quente.
25

26

Sistema de aquecimento com energia solar

Sistemas Prediais de Suprimento de gua Quente


Ligao dos coletores:h trs maneiras: Ligao em paralelo: nesta ligao, a circulao normal funciona bem. Todos os coletores funcionam na mesma temperatura e tm a mesma eficincia. Se T1 = T2 = T3 e E1 = E2 = E3. Usando-se mais coletores, aumenta-se o volume de gua quente mas no aumenta a temperatura. Ligao em srie: nesta ligao a circulao deve ser forada. Para isto utiliza-se bombas de circulao ou pressurizadores. T1 < T2 < T3 e E1 >E2 > E3. A gua passa em todos os coletores, e em cada coletor h um ganho de temperatura. Usando mais coletores, aumenta a temperatura da gua, porm no aumenta o volume. Ligao em srie/paralelo: uma combinao da ligaes anteriores e a circulao deve ser forada. Utiliza-se esta modalidade quando se deseja aumentar quanto o volume quanto a temperatura da gua.

27

Sistemas Prediais de Suprimento de gua Quente Sistema de aquecimento com energia solar
Clculo da rea dos coletores A rea de coletores necessria calculada pela equao:
Onde: A = rea dos coletores (m); Q = calor necessrio (kcal / dia); I = intensidade de radiao solar (kWh/m ou kcal x h/m); R = rendimento dos coletores (geralmente 50%).

28

Sistema tpico de aquecimento de gua com energia solar para uma residncia. Verifica-se neste caso uma altura recomendada de 30cm entre o topo das placas e a base do tanque trmico. Este dado dever ser consultado junto ao fabricante dos equipamentos a serem instalados.

29

Sistemas Prediais de Suprimento de gua Quente


Elementos do Sistema Predial de gua Quente Alimentao; Geradoras de gua Quente; Barriletes; Sistema de distribuio; Pontos de utilizao; Sistema de retorno; Bombas de recirculao.

NBR7198/93 30

Sistemas Prediais de Suprimento de gua Quente


Gerao / Reservao Fontes energticas: gs combustvel e eletricidade Aquecedores eltricos de passagem (a resistncia eltrica acionada automaticamente pelo prprio fluxo de gua.) 31

Elementos / Componentes do Sistema


Gerao / Reservao
aquecedores instantneos (ou de passagem) a gs: a gua vai sendo aquecida medida que passa pela fonte de aquecimento, sem requerer reservao.
sada de gua fria entrada de gua fria serpentina capa externa queimador cmara de combusto chamin produtos de combusto regulador de tiragem

vlvula de gua e gs entrada de gs

32

Elementos / Componentes do Sistema


Gerao / Reservao

Aquecedor de acumulao eltrico 33

Elementos / Componentes do Sistema


Gerao / Reservao
regulador de tiragem conexo para entrada de gua fria

Aquecedor de acumulao a gs

tubo de tiragem revestimento externo isolamento trmico

deflector do tubo de tiragem tambor interno vlvula termosttica queimador dreno

trip

34

Sistema Predial de gua Quente

35

Dimensionamento dos Componentes


Gerao / Reservao

V .t + V . t
AQ AQ AF

AF

= (V MIST ) . t MIST

Onde: tAQ a temperatura da gua quente (no aquecedor - 70C); VAQ o volume / vazo de gua quente - consumo dirio a 70C (incgnita); tAF a temperatura da gua fria (no inverno) 15C; VAF o volume / vazo de gua fria; tmist a temperatura da gua morna (43C); Vmist o volume / vazo de gua morna utilizada (consumo dirio).

36

Dimensionamento dos Componentes


Distribuio
Abordagem do Problema
Neste caso, tem-se a mesma situao do sistema predial de gua fria, apenas levando-se em conta que, em termos de sistemas prediais de gua quente, importa no somente a vazo unitria, mas tambm a temperatura de utilizao.

37

Dimensionamento dos Componentes


Formulao do Problema
Valem aqui as mesmas consideraes feitas para o sistema predial de gua fria, ou seja, dimensiona-se como escoamento permanente em conduto forado, sendo determinados, ento, para cada trecho: vazo, velocidade, presso e perda de carga.

Velocidade
Valor limite, recomendado pela Normalizao Brasileira

V = 3m / s
max

38

Dimensionamento dos Formulao do Problema: Componentes


Determinao do Consumo dirio de gua:

CD = C . P

Onde: CD o consumo dirio de gua quente (l/dia); C o consumo dirio per capita (l/dia) - (tabela a seguir); P a populao (prdio ou apartamento).

Tabela: Estimativa de Consumo de gua Quente


Alojamento Provisrio Casa Popular ou Rural Residncia Apartamento Quartel Escola Internato Hotel (s/ cozinha e s/ lavanderia) Hospital Restaurante e similares Lavanderia 24 per capita 36 per capita 45 per capita 60 per capita 45 per capita 45 per capita 36 por hspede 125 por leito 12 p/ refeio 15 p/ kg roupa seca

39

Dimensionamento dos Componentes


Presso:
A NBR 7198 recomenda os valores mximos e mnimos da presso em qualquer ponto da rede: presso esttica mxima: 400 kPa (40mca); presso mnima de servio: torneiras - 0,50 mca; chuveiros - 1,00mca.

Perda de carga:
Mesma metodologia empregada para o sistema predial de gua fria.

40

Dimensionamento dos Componentes


Pontos de utilizao para:

ref.
(pol) 1/2 1/2 1/2 1/2 1/2 3/4 Vazo (l/s) 0,30 0,06 0,12 0,12 0,25 0,30

Vazo:
Sub-ramais Os dimetros mnimos dos sub-ramais so apresentados na Tabela

Banheira Bid Chuveiro Lavatrio Pia de Cozinha Lavadora de Roupa Ponto de utilizao para: Banheira Bid Chuveiro Lavatrio Pia de Cozinha Lavadora de Roupa

Ramais:
Valem os mesmos critrios adotados para o sistema predial de gua fria, sendo que as vazes a serem consideradas so as da Tabela a seguir,

41

MATERIAIS UTILIZVEIS
Cobre Apresenta custo elevado, mas uma vida til bastante longa. O limite de temperatura fica acima do mnimo normalmente exigido. O cobre apresenta excelente resistncia corroso e presso, atendendo aos limites impostos pela NBR 7198. Apresenta tambm resistncia ao golpe de arete. Para a execuo das tubulaes pode ser utilizada solda (geralmente estanho), o que exige mode-obra especializada. A instalao requer isolamento trmico.
42

MATERIAIS UTILIZVEIS
Ferro

Apresenta custo elevado, embora menor que o do cobre. Devido s incrustaes e corroses, pode apresentar vida til mais reduzida se comparado ao cobre. Apresenta coeficiente de dilatao alto, em torno de 1,2 x 10-5 m/C. A instalao requer isolamento trmico. As juntas so rosquedas, exigindo mo-de-obra especializada.

43

MATERIAIS UTILIZVEIS
O CPVC

Termoplstico semelhante ao pvc, porm com maior percentual de cloro, o policloreto de vinila clorado o material que apresenta o menor custo. Apresenta vida til longa, baixo coeficiente de dilatao e baixa condutividade trmica, o que dispensa o uso de isolamento trmico. As juntas so soldveis, exigindo mo-de-obra treinada. A principal limitao quanto ao uso de cpvc o limite de temperatura, que de 80 C, o que exige a instalao de termovlvula com termoelemento. A termo-vlvula utilizada para impedir que a gua ultrapasse a temperatura de 80 C atravs da mistura com gua fria. A termovlvula deve ser instalada entre o aquecedor e a tubulao de gua quente. Observar da vida til da termovlvula.

44

MATERIAIS UTILIZVEIS
O PEX (polietileno reticulado)

O polietileno uma resina termoplstica muito utilizada em instalaes de gesso acartonado. utilizado conduzindo-se o tubo dentro de um outro tubo guia, tanto para instalao de gua fria quanto de gua quente. Como caracterstica podem ser citadas a flexibilidade, ausncia de fissuras por fadiga e vida til prolongada. Apresenta tambm boa resistncia temperatura (bibliografias indicam cerca de 95 C). Em relao aos custos de cada material, pode-se observar que os mesmos variam em funo do mercado, com os materiais alternando de preo. Em geral, a ordem decrescente de preo : cobre e cpvc, citando apenas os mais utilizados.

45

Das könnte Ihnen auch gefallen