Sie sind auf Seite 1von 3

Segundo afirmaes de Oliveira (2009), Freinet (1886-1966) foi um importante pedagogo e reformador das praticas educacionais em sua poca,

com ajuda de sua esposa Elise, desenvolveu novos mtodos de ensinar e aprender, nascido em 15 de outubro de 1886, em Gars, no sul da Frana, na regio de Provena, na adolescncia mudou-se para Nice onde iniciou o Curso de Magistrio, que no pode concluir por ser convocado para servir ao exercito no combate da 1 Grande Guerra Mundial (19141918), onde sofreu um grave ferimento em seu pulmo, causado por gases txicos, recebeu baixa do exercito, e 1920 iniciou sua carreira como docente em Bar-Sur-Loup. (Bello, 1999). Oliveira (2009) aponta a importncia das contribuies de Freinet para a educao, colocando-o como um dos maiores inovadores das praticas pedaggicas do Sc. XX.
E considerado um dos maiores inovadores da educao no Sc. XX, criando uma proposta pedaggica, moderna e popular, voltando-se para a realidade escolar cotidiana, para uma educao pelo trabalho, pois considerava que a escola de sua poca era terica e desligada da vida (Oliveira, 2009, p.69).

Sua prtica pedaggica centralizada na criana e baseada nos princpios do senso de responsabilidade, sociabilidade e do trabalho coletivo, do julgamento pessoal e da autonomia de expresso e criatividade (Bello, 1999), Freineit constri seu pensamento pedaggico a partir das reflexes realizadas aps estudar Rousseau, Pestallozi, Spencer, Ferrire. (Oliveira, 2009) Partindo da perspectiva de considerar a realidade escolar de modo a prever a articulao desta com uma educao para o trabalho, o desenvolvimento da personalidade da criana um dos pressupostos norteadores de suas ideias pedaggicas. Um dos princpios da Educao para o pedagogo prever o atendimento s necessidades do indivduo, segundo MELLO (1991,p.55) apud OLIVEIRA (2009):
A educao popular de Freinet centrada na vida da comunidade aquela que deve considerar e formar o indivduo como um todo, desenvolver sua personalidade a partir do atendimento de suas necessidades e em conformidade com a realidade em que vive, de forma que haja harmonia e equilbrio em sua afetividade, sociabilidade, poder de criao, de

compreenso e transformao do mundo por sua ao; uma educao com base na vida e com seus fins para ela voltadas. Para ele, essa educao a centrada no trabalho, em tudo aquilo que ele traz de humano e social; sua proposta de uma educao pelo trabalho (MELLO, 1991, p. 55).

Esse um dos princpios que pode ser visto, por exemplo, na escola de educao infantil, ensino fundamental e perodo integral, Curumim (nota de rodap), que tem ensaiado teatros para renovar suas prticas, buscando um trabalho centrado nas necessidades de seus alunos. Embora algumas de suas aes tenham repercutido de forma negativa para as autoridades (educacionais) da poca, fato que o levou, inclusive, a ser preso em um campo de concentrao em 1940, onde ficou gravemente doente e onde deu aula para os seus companheiros, o pedagogo considerado uma referncia por suas propostas e prticas inovadoras na educao do sculo XX, com suas ideias difundidas em vrias partes do mundo (Bello, 1999). De acordo com Oliveira (2009) para Freinet o trabalho s se organiza em um ambiente sem imposio ou ameaas, e a disciplina escolar se constri medida que a atividade executada pela criana a envolve, ou seja, para que o educando apresente um comportamento dito aceito pelos padres de disciplina, necessrio que a atividade o envolva lhe seja atraente, que o contedo no lhe seja imposto, e sim apresentado. Freinet considerava de fundamental importncia que dentro das escolas existissem laboratrios de experimentaes e que fosse oferecido aos alunos a oportunidade de contato com a natureza, e com esportes e atividades de cooperao. Quanto s suas ideias no que se refere aos processos da alfabetizao, por exemplo, defendia para as crianas a utilizao do texto escrito, de tipgrafo, promovendo a alfabetizao pela imprensa. Oliveira (2009) aponta que para Freinet escola cabe o papel que vai alm da instruo, mas, tambm, favorecer alm da formao intelectual, o aspecto social e afetivo, promovendo uma educao pelo trabalho, no no sentido de preparar a criana para a atividade produtiva, mas que confira autonomia para lidar na sociedade e no trabalho, numa proposta educacional articulada, entre outros, atravs da observao da criana e trabalhos em grupo. De acordo com Oliveira (2009), a formao educacional desenvolve-se a partir de trs pilares. O primeiro seria a observao, que de um modo geral pode ser dito como

aquele que possibilita a criana a observar, comparar, questionar, enfim, instigar a criana que posteriormente, no segundo pilar, cria, expressa artisticamente o que aprendeu, para finalmente, no terceiro pilar, documentar, materializando o conhecimento produzido em um livro ou lbum que fica a disposio para outras consultas. BELLO, Jose Luiz, de Paiva. A PEDAGOGIA DE CLESTIN FREINET. Rio de Janeiro 1999. Disponvel em <http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/per06.htm>.
Acessado em 01/05/2012

OLIVEIRA, Rosa Maria Moraes Anunciato de. Ensino e aprendizagem escolar: algumas origens das ideias educacionais. So Carlos: EdUFSCar, 2009. Coleo UABUFSCar.

Das könnte Ihnen auch gefallen