Sie sind auf Seite 1von 8

MILENA RABELLO COELHO MOREIRA

INTERPRETAO HERMENUTICA LICC ARTS. 1, 2 E 3.

SALVADOR 2012

1 INTRODUO

A LICC, Lei de Introduo ao Cdigo Civil Brasileiro, poderia, de forma adequada, ser chamada de Lei de Introduo s Leis, j que um diploma que configura a aplicao de todas as normas em geral. Ela pode ser aplicada a todos os ramos do ordenamento jurdico do Brasil, e por isso alguns a denominam como sendo uma regra de superdireito. A funo principal da Lei de Introduo criar normas para determinar a vigncia, eficcia e dimenses de espao e tempo das leis. Ela pode ser considerada como uma norma mxima de hermenutica do direito, estabelecendo assim, parmetros para a interpretao normativa. Ainda que a LICC seja uma importante ferramenta de auxlio para a interpretao hermenutica do direito, cabe a ela tambm ser interpretada, na medida em que precisa ser assim, melhor compreendida. A hermenutica jurdica tem por objetivo o estudo e sistematizao (organizao) dos mtodos utilizados na interpretao das leis. As normas jurdicas so permeadas de diversos valores, e estes por sua vez, possuem a finalidade de regular todos os fatos. Desta forma, e destacando apenas os artigos 1, 2 e 3 da nossa lei de introduo, iremos seguir para uma interpretao hermenutica dessa norma, que indubitavelmente, de fundamental importncia e relevncia para o direito brasileiro.

2 INTERPRETAO HERMENUTICA DA LICC (ARTS. 1, 2 E 3) A interpretao hermenutica dotou-se de regras tcnicas, cuja finalidade analisar o contedo das normas jurdicas. Segue assim, a interpretao hermenutica da chamada Lei de Introduo ao Cdigo Civil Brasileiro LICC, com foco nos artigos 1, 2 e 3 da mesma. So tipos de interpretao hermenutica: A. Interpretao Gramatical; B. Interpretao Sistemtica; C. Interpretao Histrica; D. Interpretao Sociolgica; E. Interpretao Teleolgica; F. Interpretao Axiolgica. 2.1 GRAMATICAL Podendo tambm ser denominado de literal ou filolgico, um mtodo que estuda o significado das palavras utilizadas na norma jurdica, assim como a relao que se estabelece entre as palavras (vocbulos). a mais antiga forma de interpretao conhecida. A linguagem gramatical utilizada pelo legislador ao criar os artigos escolhidos anteriormente (do 1 ao 3), de forma geral passvel de entendimento. Contudo, alguns leitores mais indoutos podero estranhar o uso de certas expresses ou palavras, que so mais corriqueiras no mbito do direito. So alguns exemplos: I. II. III. Salvo disposio em contrrio art. 1; Vigncia art. 2; Revoga art. 2, 3.

A utilizao de tais palavras pode de certa forma, impedir a completa compreenso do texto.

Apesar de no apresentar uma linguagem por demais rebuscada, os artigos escolhidos da LICC possuem em si, alguns termos jurdicos, deixando claro assim, que nem todas as pessoas podero compreend-la inteiramente. Pode-se dizer assim que o legislador buscou atravs das palavras escolhidas, ser fiel ao que desejou expressar, no deixando margens para interpretaes dbias ou errneas em seu texto, ainda que ao criar o mesmo, ele no tenha se preocupado com o fcil entendimento, e alcance do mesmo para todos. A se tem uma contradio, j que logo no artigo 3, ele declara que ningum pode se escusar da prtica da lei, por alegar que no a conhece.

2.2 LGICA Este um mtodo de interpretao realizado pelo raciocnio, utilizando assim de postulados lgicos, a fim de identificar possveis inconsistncias no texto da lei. A conexo entre as palavras existentes na norma essencial para a sua compreenso. A interpretao pode ser realizada de forma indutiva (do especfico para o genrico), e do dedutivo (do genrico para o especfico). O que se busca sempre a coerncia da norma. Nos artigos escolhidos da LICC, verifica-se que o legislador buscou dar sentido prprio s normas, sem que fosse necessrio o auxlio de qualquer outro elemento, o que acaba por bem cumprir o papel da referida norma, que de servir de amparo e limite para outras leis, e no o contrrio.

2.3 SISTEMTICO A interpretao das normas no pode dar-se de forma isolada, devendo ela relacionar-se bem com as demais do ordenamento jurdico. Este mtodo prima pela avaliao da norma por parte do intrprete, devendo este, relacion-la com as demais contidas no direito. O perfeito entendimento de uma parte deve ser tido a partir do entendimento do todo.

Pelo fato da LICC ser lei das leis, ela deve ser o parmetro para as demais, e no o oposto. Contudo, importante saber que mesmo que ela tenha sido criada antes da nossa Carta Maior, em nada se contradiz ou se ope aos seus princpios. Ao contrrio, ela mostra o melhor caminho para a Constituio seja entendida, e suas normas sejam colocadas em prtica.

2.4 HISTRICO o mtodo interpretativo que procura conhecer e compreender o contexto e o tempo em que as normas foram criadas, para concili-lo com as existentes no momento da sua aplicao. Pode-se dizer assim que existe uma busca pelo ratio legis, ou seja, pela razo de ser da norma. A LICC foi criada no ano de 1942 como Decreto-Lei (n 4.657), quando o Brasil atravessava inmeras mudanas polticas. Ela nasceu em meio implementao de uma ditadura em nosso pas, onde os partidos polticos deixaram de existir, e a Constituio que vigorava era a de 1937, que foi outorgada travs de um golpe de Estado. Todo o poder estava concentrado nas mos do Poder Executivo. Apesar de ter sido recepcionada em meio a tantas mudanas, ela j perdura a mais de seis dcadas, se encontrando presente em nosso ordenamento jurdico, e servindo de farol para todas as demais normas do nosso pas.

2.5 SOCIOLGICO Este modelo de interpretao tem o foco na busca pela vontade da lei. Ele procura olhar para o presente, analisando assim os valores da hodierna sociedade em que vivemos. O intrprete, atravs do levantamento de questes atuais, deve verificar as funes do comportamento e das instituies sociais no contexto em que elas esto acontecendo.

Desta forma, cabe destacar que os trs primeiros artigos da LICC tm a funo essencial de organizar a forma como as leis sero criadas. Elas devem sempre estar a reboque da sociedade, e no o oposto. A forma como esses artigos foram criados possibilita que os avanos sociais alcancem o direito, sem promover insegurana jurdica, quando diz em seu primeiro artigo, que salvo disposies em contrrio, novas leis comeam a vigorar em nosso pas quarenta e cinco dias depois de terem sido oficialmente publicadas. Esse um tempo necessrio para que toda a sociedade tome conhecimento das mesmas, e no incorram na ignorncia da lei, descrita no artigo 3 da mesma.

2.6 TELEOLGICO O mtodo teleolgico preocupa-se com a finalidade da norma, o resultado que a mesma busca atingir em sua atuao prtica. Este fim servir para delimitar o contedo da mesma. Contudo, essa finalidade no eterna, j que a sociedade sempre esteve e estar em processo de transformao e mudana. Alm disso, as normas jurdicas podem ter mais de uma finalidade, cabendo a harmonizao das mesmas por aquele que as est interpretando. No 2 artigo da LICC podemos perceber que ao dizer que, caso no tenha vigncia temporria, uma lei vigorar at que outra a modifique ou revogue, o legislador a criou para que ela impedisse uma confuso normativa, j que novas leis sempre iro surgir. Alm disso, nos trs primeiros artigos da lei possvel perceber que a finalidade delas criar regras sistematizadoras e organizadoras do direito, trazendo segurana jurdica vida social.

2.7 AXIOLGICO Derivada do mtodo teleolgico, procura mostrar que toda norma jurdica dotada de uma finalidade. Este por sua vez, no um simples interesse a ser protegido, mas um valor que deve ser tutelado pelo Estado. Os valores so unidades de sentido que o homem como ser social, implementa na coletividade. Este mtodo busca descobrir quais so os bens jurdicos tutelados pelas normas. Desta forma, fcil perceber que o bem jurdico tutelado pela LICC a segurana jurdica e, por conseguinte, a segurana social.

3 REFERNCIAS

ANGHER, Anne Joyce. Vade Mecum Acadmico de Direito: Rideel. 10 Ed Editora Rideel 2010 GAGLIANO, Pablo Stolze e FILHO, Rodolfo Pamplona. Novo Curso de Direito Civil: Parte Geral. 13 Ed Saraiva 2011 Disponvel em: <http://www.webartigos.com/artigos/lei-de-introducao-ao-codigocivil/4063/>. Acesso em: 29 de maro abril de 2012.

Das könnte Ihnen auch gefallen