Sie sind auf Seite 1von 5

1

Transmisso de Calor - Reviso


Energia em trnsito devido a uma diferena de temperatura

Conduo: resulta da diferena de temperatura em um meio estacionrio (slido ou fluido) Conveco: resulta da diferena de temperatura entre um meio e um fluido em movimento. Radiao: energia emitida por toda matria que se encontra a uma temperatura no nula.

Conduo: Transferncia de energia de partculas mais energticas para partculas menos energticas (difuso de energia).

Taxa de transferncia de calor (W): Parede plana:

q x = k A

dT (Fourier) dx

q dT Fluxo de calor (taxa por unidade de rea): qx = x = k A dx

Exemplo 1.1: A parede de um forno industrial construda de tijolos refratrios de 15 cm de espessura e condutividade trmica de 1,7 W/mK. Medies realizadas durante a operao em regime estacionrio apresentaram temperaturas de 1400 e 1150K nas superfcies interna e externa, respectivamente. Qual a taxa de perda de calor atravs de uma parede com 0,5 por 1,2m de lado?
1) desenho esquemtico 2) identificao do(s) mecanismo(s) de transmisso de calor 3) resoluo matemtica

Conveco:
DOIS MECANISMOS

DIFUSO movimento molecular aleatrio (conduo)

ADVECO movimento macroscpico do fluido

Classificao em funo do escoamento: FORADA escoamento causado por meios externos X NATURAL (LIVRE) escoamento induzido por foras de empuxo

Exemplos: resfriamento de componentes eletrnicos sobre placas de circuito impresso.

Lei do Resfriamento de Newton: o fluxo de calor por conveco proporcional diferena de temperatura entre a superfcie (Ts) e o fluido (T).
q = h (Ts T ) Fluxo de calor por unidade de rea (W/m2) Coeficiente convectivo (W/m2K)

Exerccio 1.13 Voc experimenta o resfriamento por conveco toda vez que coloca a mo para fora da janela de um veculo em movimento ou em um escoamento em gua corrente. Com a superfcie da sua mo a uma temperatura de 30oC, determine o fluxo de calor por conveco para: a) um veculo a 35 Km/h no ar a -5C (h=40 W/m2K) b) gua a 0,2m/s a 10oC (h=900 W/m2K)

O princpio da conservao de energia:


& & & & E e + E g = E s + E ac (entra + produzido = sai + acumulado)

Entrada e sada: fenmenos de superfcie (transferncia de calor por conduo, conveco, radiao) Gerao de energia: fenmeno volumtrico (converso de outra forma de energia qumica, eltrica, eletromagntica em energia trmica Acmulo de energia: fenmeno volumtrico (variaes de energia interna, cintica e/ou potencial)

Das könnte Ihnen auch gefallen