Sie sind auf Seite 1von 16

FUNDAO ESTATAL SADE DA FAMILA

ESTADO DA BAHIA
REF. EDITAL N1/2010- CONCURSO PBLICO

REALIZAO

INSTRUES
1212-

Voc est recebendo do fiscal um Caderno de Questes com 50 (cinquenta) questes numeradas sequencialmente que compem a prova objetiva. Voc receber, tambm, a Folha de Respostas personalizada para transcrever as respostas da prova objetiva. ATENO
proibido folhear o Caderno de Questes antes da autorizao do fiscal. Aps autorizao, verifique se o Caderno de Questes est completo, sem falhas de impresso e se a numerao est correta. Confira tambm se sua prova corresponde ao cargo para o qual voc se inscreveu. Caso haja qualquer divergncia, comunique o fato ao fiscal imediatamente.

3-

Confira seu nome completo, o nmero de seu documento e o nmero de sua inscrio na Folha de Respostas. Caso encontre alguma divergncia, comunique o fato ao fiscal para as devidas providncias.

4-

Voc dever transcrever as respostas das questes objetivas para a Folha de Respostas, que ser o nico documento vlido para a correo das provas. O preenchimento da Folha de Respostas de inteira responsabilidade do candidato.

56-

Leia atentamente cada questo da prova e assinale, na Folha de Respostas, a opo que a responda corretamente. Assinale a cor que corresponda a sua prova na Folha de Respostas, caso o candidato no identifique a cor de sua prova, ou contenha mais de uma marcao neste campo o candidato estar automaticamente eliminado. Exemplo correto da marcao da Folha de Respostas:

7-

A Folha de Respostas no poder ser dobrada, amassada, rasurada ou conter qualquer marcao fora dos campos destinados s respostas.

8-

Na correo da Folha de Respostas, ser atribuda nota 0 (zero) s questes no assinaladas, que contiverem mais de uma alternativa assinalada, emenda ou rasura, ainda que legvel.

9-

Voc dispe de 4h (quatro horas) para fazer a prova, incluindo a marcao da Folha de Respostas. Faa-a com tranquilidade, mas controle seu tempo.

10- Voc somente poder deixar definitivamente a sala de prova aps 60 (sessenta) minutos de seu incio. Caso o candidato queira levar o caderno de questes ser permitido somente no decorrer dos ltimos 15 (quinze) minutos determinados para o trmino da prova, devendo, obrigatoriamente, devolver ao fiscal a Folha de Respostas devidamente assinada. As provas estaro disponibilizadas no site da AOCP (www.aocp.com.br), a partir da divulgao do Gabarito Preliminar. Os candidatos que terminarem a prova no podero utilizar o mesmo sanitrio que os candidatos que ainda esto realizando as provas. 11- Os 03 (trs) ltimos candidatos da sala s podero sair juntos, aps a conferncia de todos os documentos da sala e assinatura do Termo de Fechamento. 12- Durante a prova, no ser permitida qualquer espcie de consulta ou comunicao entre os candidatos, nem a utilizao de livros, cdigos, manuais, impressos ou anotaes, calculadoras, relgios, agendas eletrnicas, pagers, telefones celulares, BIP, Walkman, gravador ou qualquer outro equipamento eletrnico. A utilizao desses objetos causar eliminao imediata do candidato. 13- Os objetos de uso pessoal, incluindo telefones celulares, devero ser desligados e mantidos dessa forma at o trmino da prova e entrega da Folha de Respostas ao fiscal. 14- Qualquer tentativa de fraude, se descoberta, implicar em imediata denncia autoridade competente, que tomar as medidas cabveis, inclusive com priso em flagrante dos envolvidos.

ED 10

FOLHA PARA ANOTAO DAS RESPOSTAS DO CANDIDATO


QUESTO RESP.

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

QUESTO RESP.

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43

44

45

46

47

48

49

50

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
QUESTO 01 So caractersticas do processo de trabalho das equipes de Ateno Bsica e Equipes de Sade da Famlia, EXCETO (A) implementao das diretrizes da Poltica Nacional de Humanizao, incluindo o acolhimento. (B) desenvolvimento de aes educativas que possam interferir no processo de sade-doena. (C) definio do territrio de atuao das Unidades Bsicas de Sade. (D) trabalho multiprofissional fragmentado e compartimentalizado. (E) apoio estratgias de fortalecimento da gesto local e do controle social. QUESTO 02 Preencha as lacunas e, em seguida, assinale a alternativa correta. Em ___________, aconteceu a 8. Conferncia Nacional de Sade (CNS) que tinha como tema _________________ e constituiu-se em frum de luta pela _____________ do sistema de sade e pela implantao de polticas sociais que defendessem e cuidassem da vida. Era um momento chave do Movimento ___________ e da afirmao da indissociabilidade entre a garantia da sade como direito social irrevogvel e a garantia dos demais direitos humanos e de cidadania. O relatrio final da 8 CNS lanou os fundamentos da proposta do __________. 1988 / Sade para todos no ano 2000 / descentralizao / da reforma sanitria / SUS 1987 / Sade para todos no ano 2000 / centralizao / estudantil / INAMPS 1986 / Democracia Sade / descentralizao / da reforma sanitria / SUS 1988 / Democracia Sade / descentralizao / reforma sanitria / INAMPS 1986 / Sade para todos no ano 2000 / descentralizao / estudantil / SUS

(A) (B) (C) (D) (E)

Apenas I. Apenas I, II e III. Apenas I e IV. Apenas I e III. Apenas II e IV.

QUESTO 04 A doena diarreica aguda ainda um dos grandes problemas de sade pblica no mundo, sendo uma das principais causas de morbidade e mortalidade infantil, principalmente nos pases subdesenvolvidos e em desenvolvimento. Em relao Doena Diarrica, informe se verdadeiro (V) ou falso (F) e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta. ( ) Considerando a magnitude das diarreias agudas no Brasil, desde 1994,foi instituda a Monitorizao das Doenas Diarreicas Agudas MDDA, sistema de vigilncia sentinela, gil e de avaliao contnua, configurando instrumento para o acompanhamento destes agravos na esfera municipal. As doenas diarricas agudas causadas por rotavrus so as principais causas de morbidade e mortalidade por diarria em crianas em todo o mundo, nos pases desenvolvidos ou em desenvolvimento. Nas doenas diarricas agudas causadas por rotavrus, o principal stio de replicao viral o intestino grosso, em particular o reto, situando-se especificamente nas clulas epiteliais maduras que revestem as mucovilosidades intestinais. A vacina de rotavrus constitui-se em uma importante medida preventiva contra os casos de diarreia aguda. uma vacina polivalente elaborada com vrus isolados em ovo e atenuados para manter a capacidade imunognica, porm no patognica.

( )

( )

(A) (B) (C) (D) (E)

( )

QUESTO 03 Em relao atribuio dos profissionais das Equipes de Sade da Famlia, analise as assertivas e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a(s) correta(s). I. uma atribuio do Enfermeiro supervisionar e coordenar aes para capacitao dos Agentes Comunitrios de Sade e de auxiliares de enfermagem, com vistas ao desempenho de sua funes. uma atribuio do Enfermeiro cadastrar as famlias de sua rea de abrangncia juntamente com o Agente Comunitrio de Sade, efetuando o mapeamento da rea de abrangncia da Equipe . atribuio do Auxiliar de Enfermagem realizar busca ativa de casos, como tuberculose, hansenase e demais doenas de cunho epidemiolgico. No consta nas atribuies do mdico da Estratgia Sade da Famlia indicar internao hospitalar, assim como verificar e atestar bito.

(A) (B) (C) (D) (E)

V F V V. F V V F. V V F F. F F F V. F F V V.

II.

III.

IV.

CARGO: ENFERMEIRO SADE DA FAMLIA

-3-

QUESTO 05 J est devidamente comprovada, por estudos cientficos, a superioridade do leite materno sobre os leites de outras espcies. So vrios os argumentos em favor do aleitamento materno. Em relao aos benefcios oriundos do leite materno, informe se verdadeiro (V) ou falso (F) e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta. ( ) Oferecer criana amamentada gua ou chs, prtica considerada inofensiva at pouco tempo atrs, pode dobrar o risco de diarria nos primeiros seis meses. A amamentao exclusiva nos primeiros meses de vida aumenta o risco de alergia protena do leite de vaca, de dermatite atpica e de outros tipos de alergias, incluindo asma e sibilos recorrentes. A exposio pequenas doses de leite de vaca, nos primeiros dias de vida, parece aumentar o risco de alergia ao leite de vaca. Por isso importante evitar o uso desnecessrio de frmulas lcteas nas maternidades. H evidncias de que o aleitamento materno contribui para o desenvolvimento cognitivo. A maioria dos estudos conclui que as crianas amamentadas apresentam vantagem nesse aspecto quando comparadas com as no amamentadas. O exerccio que a criana faz para retirar o leite da mama muito importante para o desenvolvimento adequado de sua cavidade oral, propiciando uma melhor conformao do palato duro, o que fundamental para o alinhamento correto dos dentes e uma boa ocluso dentria.

QUESTO 07 Assinale a alternativa que apresenta o fator de risco mais importante para o desenvolvimento do cncer do colo do tero. (A) Uso recente de contraceptivos orais. (B) Incio tardio da atividade sexual. (C) Unicidade de parceiros sexuais. (D) Elevada condio socioeconmica. (E) Infeco pelo Papiloma Vrus Humano (HPV). QUESTO 08 As hepatites virais constituem-se em um grave problema de Sade Pblica no mundo e no Brasil. As equipes de ateno bsica tm papel relevante na preveno, no diagnstico e no acompanhamento das pessoas portadoras sintomticas ou no de hepatites. Informe se verdadeiro (V) ou falso (F) as seguintes situaes clnicas, consideradas como suspeitas de hepatite viral e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta. ( ) ( ) ( ) Ictercia aguda e colria. Diminuio de aminotransferases. Histria de exposio percutnea ou de mucosa a sangue e/ou secrees de pessoas portadoras ou com suspeita de infeco pelo HBV ou HAV. Histria de contato sexual ou domiciliar com indivduo sabidamente HBsAg reagente e/ou anti-HBc reagente Exames sorolgicos de triagem reagentes para hepatites (doadores de sangue e/ ou rgos, usurios de hemodilise e ambulatrios de DST).

( )

( )

( )

( )

( )

( )

(A) (B) (C) (D) (E)

V F V V V. V V V V V. V F F V V. F V F V V. F F V V V.

(A) (B) (C) (D) (E)

V V F F F. V F F F V. F V V F F. V F F V V. F F V V V.

QUESTO 06 Relacione as colunas e, em seguida, assinale a a l t e r n a t i v a q u e a p r e s e n t a a sequncia correta. 1. 2. lcera Genital Corrimento Vaginal

( ) ( ) ( ) ( ) ( ) (A) (B) (C) (D) (E)

Tricomonase Cancro mole Herpes Sfilis Gonorreia

QUESTO 09 Para impactar sobre os mltiplos fatores que interferem nas aes de controle dos cnceres do colo do tero e da mama, importante que a ateno s mulheres esteja pautada em uma equipe multiprofissional. Em relao s aes dos profissionais, qual das alternativas abaixo NO faz parte das atribuies do enfermeiro? (A) Realizar atividades de educao permanente junto aos demais profissionais da equipe. (B) Realizar ateno integral s mulheres. (C) Supervisionar e coordenar o trabalho dos ACS e da equipe de enfermagem. (D) Realizar ateno domiciliar, quando necessrio. (E) Emitir prescrio do tratamento medicamentoso, quando necessrio.

2 1 1 2 2. 2 1 1 1 2. 2 2 1 2 2. 2 1 2 1 2. 1 2 1 1 2.

CARGO: ENFERMEIRO SADE DA FAMLIA

-4-

QUESTO 10 Das Infraes e Penalidades contidas no Cdigo de tica dos Profissionais de Enfermagem, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas. I. As penalidades a serem impostas pelos Conselhos Federal e Regionais de Enfermagem, conforme o que determina o Art. 18, da Lei n 5.905, de 12 de julho de 1973, so as seguintes: advertncia verbal, multa, censura, suspenso do exerccio profissional e cassao. As penalidades de advertncia verbal, multa, censura e suspenso do exerccio Profissional so da alada dos Conselhos Regionais de Enfermagem, sendo inclusive de sua responsabilidade a pena de cassao do direito ao exerccio Profissional Considera-se infrao disciplinar a inobservncia das normas dos Conselhos Federal e Regionais de Enfermagem. Responde pela infrao quem a cometer ou concorrer para a sua prtica, ou dela obtiver benefcio, quando cometida por outrem. A gravidade da infrao caracterizada atravs da anlise dos fatos e causas do dano, suas consequncias e dos antecedentes do infrator.

QUESTO 12 O Aranesmo caracterizado pela inoculao de toxinas atravs de ferres localizados nas quelceras de aranhas peonhentas. Em relao aos seus agentes causais, relacione as colunas e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta. 1. 2. Loxosceles (aranha-marrom). Phoneutria macaca). (aranha-armadeira, aranha-

3. II.

Latrodectus (viva-negra).

( )

Pode atingir at 15cm, no constri teia geomtrica e tem hbito agressivo, podendo saltar a uma distncia de 40cm. De pequeno porte (3 - 4cm), constri teia irregular em fendas, telhas e tijolos e, dentro das casas, atrs de quadros e mveis, sempre ao abrigo da luz; no agressiva e s causa acidentes quando comprimida contra o corpo. Aranha pequena, constri teia irregular e vive em vegetaes arbustivas e gramneas, podendo apresentar hbitos domiciliares e peridomiciliares.

( ) III.

IV.

( )

V.

(A) (B) (C) (D) (E)

Apenas I, II, IV e V. Apenas I, IV e V. Apenas I, III, IV e V. Apenas II, III e IV. Apenas II, IV e V.

(A) (B) (C) (D) (E)

1 2 3. 2 1 3. 3 2 1. 2 3 1. 1 3 2.

QUESTO 11 Em relao ao Cdigo de tica dos profissionais de Enfermagem, assinale a alternativa correta. (A) um direito do profissional de enfermagem respeitar os princpios da honestidade e fidedignidade, bem como os direitos autorais no processo de pesquisa, especialmente na divulgao dos seus resultados. (B) No caso de infrao as penalidades, referentes advertncia verbal, multa, censura e suspenso do exerccio profissional, so da alada do Conselho Federal de Enfermagem. (C) So consideradas infraes gravssimas as que ofendam a integridade fsica, mental ou moral de qualquer pessoa, sem causar debilidade. (D) um dever do profissional de enfermagem associar-se, exercer cargos e participar de Entidades de Classe e rgos de Fiscalizao do Exerccio Profissional. (E) So consideradas infraes graves as que provoquem perigo de vida, debilidade temporria de membro, sentido ou funo em qualquer pessoa ou as que causem danos patrimoniais ou financeiros.

CARGO: ENFERMEIRO SADE DA FAMLIA

-5-

QUESTO 13 Relacione as colunas e, em seguida assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta 1. 2. 3. 4. 5. Amebase. Ancilostomase. Ascaridase. Botulismo. Brucelose.

( )

doena no-contagiosa, resultante da ao de potente neurotoxina. Apresenta-se sob trs formas: alimentar, por ferimentos e intestinal. O local de produo da toxina diferente em cada uma dessas formas, porm todas se caracterizam clinicamente por manifestaes neurolgicas e/ou gastrintestinais. Doena sistmica bacteriana, com quadro clnico muito polimorfo. Seu incio pode ser agudo ou insidioso, caracterizado por febre contnua, intermitente ou irregular, de durao varivel. Um sintoma quase constante a astenia e qualquer exerccio fsico produz pronunciada fadiga, acompanhada de mal-estar, cefaleia, debilidade, suor profuso, calafrios, artralgia, estado depressivo e perda de peso. Doena parasitria do homem, causada por um helminto. Habitualmente, no causa sintomatologia, mas pode manifestar-se por dor abdominal, diarreia, nuseas e anorexia. Quando h grande nmero de parasitas, pode ocorrer quadro de obstruo intestinal. Infeco causada por protozorio que se apresenta em duas formas: cisto e trofozoto. Esse parasito pode atuar como comensal ou provocar a invaso de tecidos, originando as formas intestinal e extra-intestinal da doena. Infeco intestinal causada por nematdeos, que nos casos de infeces leves, pode apresentar-se assintomtica. Apresentaes clnicas importantes, como um quadro gastrointestinal agudo caracterizado por nuseas, vmitos, diarreia, dor abdominal e flatulncia, tambm podem ocorrer.

( )

( )

QUESTO 14 Em relao s doenas infecciosas de interesse para a sade pblica, assinale a alternativa correta. (A) Coccidioidomicose: Micose sistmica, predominantemente pulmonar, podendo, tambm, comprometer pele, laringe, ossos, articulao e meninges, entre outros. Aps a infeco, 60% dos indivduos apresentam infeco primria inaparente; os demais, geralmente, cursam com uma infeco moderada ou levemente grave. (B) Clera: Infeco intestinal aguda, causada pelo protozorio Vibrio cholerae, frequentemente assintomtica ou oligossintomtica, com diarreia leve. Pode se apresentar de forma grave, com diarreia aquosa e profusa, com ou sem vmitos, dor abdominal e cimbras. (C) Coqueluche: Doena infecciosa crnica, notransmissvel, de distribuio universal, que compromete especificamente o aparelho respiratrio (traqueia e brnquios) e se caracteriza por paroxismos de tosse seca. (D) Criptosporidase: Infeco fngica que apresenta duas formas: cutnea e sistmica. A forma cutnea aparece em 10% a 15% dos casos (na maioria das vezes, precede a doena sistmica) e caracterizada por manifestaes de leses acneiformes, rash cutneo, ulceraes ou massas subcutneas que simulam tumores. (E) Criptococose: Infeco causada por protozorio coccdeo, parasito reconhecido como patgeno animal. Atinge as clulas epiteliais das vias gastrintestinais, biliares e respiratrias do homem, de diversos animais vertebrados e grandes mamferos. responsvel por diarreia espordica em todas as idades, diarreia aguda em crianas e diarria dos viajantes.

( )

( )

(A) (B) (C) (D) (E)

2 3 4 5 1. 1 3 2 5 4. 5 4 1 3 2. 4 5 1 2 3. 4 5 3 1 2.

CARGO: ENFERMEIRO SADE DA FAMLIA

-6-

QUESTO 15 Em relao Cetose e Cetoacidose, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas. I. A cetoacidose uma complicao potencialmente letal, com ndices de mortalidade entre 5% e 15%. Estima-se que 50% dos casos possam ser evitados com medidas simples de ateno. A cetoacidose ocorre particularmente em pacientes com diabetes tipo 2, sendo algumas vezes a primeira manifestao da doena. O quadro clnico consiste em polidipsia, poliria, enurese, hlito cetnico, fadiga, viso turva, nuseas e dor abdominal, alm de vmitos, desidratao, hiperventilao e alteraes do estado mental. A cetose, que antecede a cetoacidose, pode ser manejada em casa, desde que o paciente esteja habituado com o automonitoramento da glicemia. J a cetoacidose em evoluo requer tratamento imediato no local de atendimento usual ou em servio de emergncia. O diabetes tipo 1, que mantm uma reserva pancretica de insulina, raramente desenvolve essa complicao, mas isso pode ocorrer em intercorrncias como infarto, AVC ou infeco grave, em que h elevada produo de hormnios contra-reguladores.

2. 3. ( )

Conservantes, estabilizadores e antibiticos. Adjuvantes. constitudo geralmente por gua destilada ou soluo salina fisiolgica, podendo conter protenas e outros componentes originrios dos meios de cultura ou das clulas utilizadas no processo de produo das vacinas. compostos contendo alumnio, so comumente utilizados para aumentar o poder imunognico de algumas vacinas, amplificando o estmulo provocado por esses agentes imunizantes. pequenas quantidades de substncias antibiticas ou germicidas, so includas na composio de vacinas para evitar o crescimento de contaminantes (bactrias e fungos); estabilizadores (nutrientes) so adicionados vacinas constitudas por agentes infecciosos vivos atenuados.

II.

( )

III.

( )

IV.

V.

(A) (B) (C) (D) (E)

1 2 3. 2 3 1. 3 1 2. 1 3 2. 3 2 1.

(A) (B) (C) (D) (E)

Apenas II, IV e V. Apenas I, II e III. Apenas I, III e V. Apenas I, III e IV. Apenas III, IV e V.

QUESTO 16 Cerca de metade da populao com Diabetes no sabe que portadora da doena, algumas vezes permanecendo no diagnosticados at que se manifestem sinais de complicaes. Alguns fatores so indicativos de maior risco para desenvolvimento do Diabetes, EXCETO (A) Hipertenso Arterial ( maior que 140/90 mmHg). (B) Obesidade Central (cintura abdominal maior que 102 cm para homens e maior que 88 cm para mulheres, medida na altura das cristas ilacas). (C) Idade maior que 45 anos. (D) Antecedente Familiar (pai ou me com diabetes). (E) Colesterol HDL maior que 40 mg/dl e triglicerdeos menor que 180 mg/dl. QUESTO 17 A vacina o imunobiolgico que contm um ou mais agentes imunizantes (vacina isolada ou combinada) sob diversas formas: bactrias ou vrus vivos atenuados, vrus inativados, bactrias mortas e componentes de agentes infecciosos purificados e/ou modificados quimicamente ou geneticamente. Em relao composio das vacinas, relacione as colunas e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta. 1. Lquido de suspenso.

QUESTO 18 Diante de um caso de dengue clssica, uma das condutas teraputicas a hidratao oral. Para um adulto de 70 kg, qual a orientao adequada ? (A) Primeiro dia: 80ml/kg/dia, aproximadamente 6,0 litros. Sendo fracionado no perodo da manh: 1litro de Soro de Reidratao Oral (SRO) e 2 litros de lquidos caseiros (sucos, chs, etc); Perodo da tarde: 0,5l de SRO, 1,5l de lquidos caseiros e perodo da noite: 0,5l de SRO e 0,5l de lquidos caseiros. (B) Primeiro dia: 50ml/kg/dia, aproximadamente 3,5 litros. Sendo fracionado no perodo da manh: 0,5 litro de Soro de Reidratao Oral (SRO) e 1 litro de lquidos caseiros (sucos, chs, etc); Perodo da tarde: 0,5l de SRO, 0,5 litro de lquidos caseiros e perodo da noite: 0,5l de SRO. (C) Primeiro dia: 100ml/kg/dia, aproximadamente 7 litros. Sendo fracionado no perodo da manh: 2 litros de Soro de Reidratao Oral (SRO) e 1 litro de lquidos caseiros (sucos, chs, etc); Perodo da tarde: 1 litro de SRO, 2 litros de lquidos caseiros e perodo da noite: 1 litro de SRO. (D) Primeiro dia: 40ml/kg/dia, aproximadamente 2,8 litros. Sendo fracionado no perodo da manh: 0.8 litros de Soro de Reidratao Oral (SRO) e 1 litro de lquidos caseiros (sucos, chs, etc); Perodo da tarde: 0,5 litro de SRO, 0,5 litros de lquidos caseiros. (E) Primeiro dia 90ml/kg/dia, aproximadamente 6,3 litros. Sendo fracionado no perodo da manh: 2,3 litros de Soro de Reidratao Oral (SRO) e 2 litro de lquidos caseiros (sucos, chs, etc); Perodo da tarde: 1 litro de SRO, 0,5 litro de lquidos caseiros e perodo da noite: 0,5 litro de SRO.

CARGO: ENFERMEIRO SADE DA FAMLIA

-7-

QUESTO 19 A prova do lao importante para a triagem do paciente suspeito de dengue, pois pode ser a nica manifestao hemorrgica de casos complicados, podendo representar a presena de plaquetopenia ou de fragilidade capilar. Assinale a alternativa que descreve corretamente a prova do lao. (A) Desenhar um quadrado de 4 cm de lado (ou uma rea ao redor do polegar) no antebrao da pessoa e verificar a Presso Arterial (PA) (deitada ou sentada); calcular o valor mdio=(PAS+PAD)/2. Insuflar novamente o manguito at o valor mdio e manter por dois minutos. contar o nmero de petquias no quadrado. A prova considerada positiva se houver mais de 10 petquias (adultos). (B) Desenhar um quadrado de 2,5cm de lado (ou uma rea ao redor do polegar) no antebrao da pessoa e verificar a PA (deitada ou sentada); calcular o valor mdio=(PAS+PAD)/2. Insuflar novamente o manguito at o valor mdio e manter por cinco minutos; contar o nmero de petquias no quadrado. A prova considerada positiva se houver mais de 20 petquias (adultos). (C) Desenhar um quadrado de 2 cm de lado (ou uma rea ao redor do polegar) no antebrao da pessoa e verificar a Presso Arterial (PA) (deitada ou sentada); calcular o valor mdio=(PAS+PAD)/2 ;. Insuflar novamente o manguito at o valor mdio e manter por quatro minutos, contar o nmero de petquias no quadrado. A prova considerada positiva se houver mais de 30 petquias (adultos). (D) Desenhar um quadrado de 3 cm de lado (ou uma rea ao redor do polegar) no antebrao da pessoa e verificar a Presso Arterial (PA) (deitada ou sentada). Insuflar o manguito at o valor de 140/90 mmHg e manter por dois minutos, contar o nmero de petquias no quadrado. A prova considerada positiva se houver mais de 15 petquias (adultos). (E) Desenhar um quadrado de 2 cm de lado (ou uma rea ao redor do polegar) no antebrao da pessoa e verificar a Presso Arterial (PA) (deitada ou sentada). Insuflar o manguito at o valor de 160/90 mmHg e manter por trs minutos, contar o nmero de petquias no quadrado. A prova considerada positiva se houver mais de 25 petquias (adultos). QUESTO 20 Em relao tcnica para coleta de amostras diante de um caso suspeito de doena respiratria aguda, analise as assertivas e, em seguida, assinale a alternativa que aponta as corretas. I. Preferencialmente, utilizar a tcnica de aspirado de nasofaringe com frasco coletor de secreo, pois a amostra obtida por essa tcnica pode concentrar maior nmero de clulas. Na impossibilidade de utilizar a tcnica de aspirado de nasofaringe, como alternativa, poder ser utilizada a tcnica de swab combinado de nasofaringe e orofaringe, exclusivamente com swab de rayon. Poder ser utilizado swab de algodo, pois o mesmo auxilia nas metodologias moleculares utilizadas. As amostras de secreo respiratria coletadas devem ser mantidas em temperatura adequada de refrigerao (4 a

8C) e encaminhadas ao laboratrio no mesmo dia da coleta. (A) (B) (C) (D) (E) Apenas II, III e IV. Apenas I, III e IV. Apenas I, II e IV . Apenas III e IV . Apenas I e III.

QUESTO 21 Em relao ao Programa de Humanizao no Prnatal e Nascimento PHPN, assinale a alternativa correta. (A) Este programa foi institudo pelo Ministrio da Sade, atravs da Portaria/GM n. 679, de 1/6/2004, e baseado nas anlises das necessidades de ateno especfica gestante. (B) recomendado que toda gestante tenha, no mnimo, quatro consultas de pr-natal, sendo, preferencialmente, uma no primeiro trimestre, uma no segundo trimestre e duas no terceiro trimestre da gestao. (C) O Sisprenatal um sistema informatizado que possibilita o monitoramento do PHPN pelos gestores do Sistema nico de Sade (SUS), a partir do acompanhamento de cada gestante. (D) O programa no contempla a imunizao das gestantes com a vacina anti-tetnica uma vez que esta recomendao faz parte do calendrio bsico de vacinao do adulto. (E) Toda gestante deve ser cadastrada no Sisprenatal, no segundo trimestre de gestao e, neste momento, o profissional responsvel pelo primeiro atendimento j deve ter feito a solicitao de todos os exames complementares. QUESTO 22 Os principais troncos nervosos acometidos pela Hansenase so: (A) Face: trigmeo e facial; Braos: radial, ulnar e mediano; Pernas: fibular e tibial. (B) Face: ocular e facial; Braos: radial, ulnar e troclear; Pernas: fibular e acessrio. (C) Face: ocular e acessrio; Braos: radial e troclear; Pernas: fibular e poplteo. (D) Face: ocular e vago; Braos: ulnar e troclear; Pernas: tibial e acessrio. (E) Face: vago e facial; Braos: radial, ulnar e troclear; Pernas: tibial e acessrio.

II.

III.

IV.

CARGO: ENFERMEIRO SADE DA FAMLIA

-8-

QUESTO 23 Em relao ao Sistema de Informao de Agravos de Notificao SINAN -, analise as assertivas e assinale a alternativa que apresenta a(s) correta(s). I. O SINAN fornece dados para anlise do perfil de morbidade da populao e contribui para tomada de deciso no nvel local, estadual e federal. O SINAN atualmente alimentado principalmente pela notificao e investigao de casos de doenas e agravos que constam na Lista Nacional de Doenas de Notificao Compulsria, conforme Portaria SVS/MS, nmero 05, de 21/02/2006. O SINAN foi o primeiro sistema de informao desenvolvido pelo departamento de informtica do Ministrio da Sade, no ano de 1974, com o objetivo de padronizar a coleta de dados de doenas transmissveis. O uso do SINAN foi regulamentado pela portaria GM/MS nmero 187, de 18 de janeiro, de 1974, quando se tornou obrigatria a alimentao regular da base de dados pelo municpio, estados e Distrito Federal.

(C) (D) (E)

I, II, III e IV . Apenas II e IV. Apenas I e III.

II.

QUESTO 25 De acordo com a portaria 648/GM de maro de 2006, o nmero mximo de Equipes de Sade da Famlia, pelas quais os municpios e o Distrito Federal podem fazer jus ao recebimento de recursos financeiros especficos, ser calculado pela frmula (A) populao/4000. (B) populao/3800. (C) populao/2400. (D) populao/5000. (E) populao/3990.

III.

POLTICAS DE SADE
QUESTO 26 De acordo com a Lei 8080/90, entende-se por vigilncia sanitria (A) um conjunto de aes capaz de eliminar, a deteco ou preveno de qualquer mudana nos fatores determinantes e condicionantes de sade individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de preveno e controle das doenas ou agravos. (B) um conjunto de aes capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos sade e de intervir nos problemas sanitrios decorrentes do meio ambiente, da produo e circulao de bens e da prestao de servios de interesse da sade. (C) um conjunto de aes que proporcionam o conhecimento, a deteco ou preveno de qualquer mudana nos fatores determinantes e condicionantes de sade individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de preveno e controle das doenas ou agravos. (D) um conjunto de atividades que se destina, atravs das aes de vigilncia epidemiolgica e vigilncia sanitria, promoo e proteo da sade dos trabalhadores, assim como visa recuperao e reabilitao da sade dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condies de trabalho. (E) um conjunto de aes capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos sade, atravs das aes de vigilncia epidemiolgica e vigilncia sanitria, promoo e proteo da sade dos trabalhadores, assim como visa recuperao e reabilitao da sade dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condies de trabalho.

IV.

(A) (B) (C) (D) (E)

Apenas III e IV. Apenas I e III . Apenas II, III e IV . Apenas I e II. Apenas I, II e III .

QUESTO 24 Em relao Hipertenso Arterial, analise as assertivas e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta as corretas. I. A hipertenso arterial apresenta custos mdicos e socioeconmicos elevados, decorrentes principalmente das suas complicaes, tais como: doena cerebrovascular, doena arterial coronariana, insuficincia cardaca, insuficincia renal crnica e doena vascular de extremidades. Em indivduos jovens, a hipertenso decorre, mais frequentemente, apenas da elevao na presso sistlica, enquanto a partir da sexta dcada o principal componente a elevao da presso diastlica. O mtodo mais utilizado para medida da presso arterial na prtica clnica o indireto, com tcnica auscultatria e esfigmomanmetro de coluna de mercrio ou aneride, ambos calibrados. Na medida da presso arterial do idoso pode haver menor frequncia de hiato auscultatrio, que consiste no desaparecimento dos sons na ausculta durante a deflao do manguito, geralmente entre o final da fase I e o incio da fase II dos sons de Korotkoff, tal achado pode superestimar a presso sistlica.

II.

III.

IV.

(A) (B)

Apenas I, II e III . Apenas III e IV.

CARGO: ENFERMEIRO SADE DA FAMLIA

-9-

QUESTO 27 Analise as assertivas e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta as corretas. As aes e servios pblicos de sade e os servios privados contratados ou conveniados que integram o Sistema nico de Sade (SUS), so desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no art. 198 da Constituio Federal, obedecendo ainda aos seguintes princpios: I. integrao em nvel executivo das aes de sade, meio ambiente e saneamento bsico. conjugao dos recursos financeiros, tecnolgicos, materiais e humanos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios na prestao de servios de assistncia sade da populao. capacidade de resoluo dos servios em todos os nveis de assistncia. organizao dos servios pblicos de modo a concretizar a duplicidade de meios para fins idnticos.

IV.

O atendimento e a internao domiciliares podero ser realizados independentemente de indicao mdica, desde que haja expressa concordncia do paciente e de sua famlia.

(A) (B) (C) (D) (E)

Apenas I, II e III. Apenas I, III e IV. Apenas II e III. Apenas I, II e IV. I, II, III e IV.

II.

III.

IV.

QUESTO 30 Os servios de sade do Sistema nico de Sade SUS, da rede prpria ou conveniada, ficam obrigados a permitir a presena, junto parturiente, durante todo o perodo de trabalho de parto, parto e ps-parto imediato, de (A) 2 (dois) acompanhantes. (B) nenhum acompanhante. (C) 1 (um) acompanhante. (D) 2 (dois) acompanhantes rotativos. (E) 1 (um) acompanhante e 1 (um) familiar. QUESTO 31 Analise as assertivas e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta as corretas. I. Os servios pblicos que integram o Sistema nico de Sade (SUS) constituem campo de prtica para ensino e pesquisa, mediante normas especficas, elaboradas conjuntamente com o sistema educacional. Os cargos e funes de chefia, direo e assessoramento, no mbito do Sistema nico de Sade (SUS), s podero ser exercidos em regime de tempo integral. Os servidores que legalmente acumulam dois cargos ou empregos podero exercer suas atividades em mais de um estabelecimento do Sistema nico de Sade (SUS). As especializaes, na forma de treinamento em servio sob superviso, sero regulamentadas por Comisso Nacional, garantida a participao das entidades profissionais correspondentes.

(A) (B) (C) (D) (E)

Apenas I, II e III. Apenas I, III e IV. Apenas II e III. Apenas I, II e IV. I, II, III e IV.

QUESTO 28 Informe se verdadeiro (V) ou falso (F) e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta. A articulao das polticas e programas, a cargo das comisses intersetoriais, abranger, em especial, as seguintes atividades: ( ) ( ) ( ) ( ) (A) (B) (C) (D) (E) alimentao e nutrio, saneamento e meio ambiente. vigilncia sanitria e farmacoepidemiologia. recursos humanos. cincia e tecnologia e sade do trabalhador.

II.

III.

IV. V V F F. F V F V. V F V F. V V V V. F F F F. (A) (B) (C) (D) (E)

QUESTO 29 Analise as assertivas e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta as corretas. I. So estabelecidos, no mbito do Sistema nico de Sade, o atendimento domiciliar e a internao domiciliar. Na modalidade de assistncia de atendimento e internao domiciliares incluem-se, principalmente, os procedimentos mdicos, de enfermagem, fisioteraputicos, psicolgicos e de assistncia social, entre outros, necessrios ao cuidado integral dos pacientes em seu domiclio. O atendimento e a internao domiciliares sero realizados por equipes multidisciplinares que atuaro nos nveis da medicina preventiva, teraputica e reabilitadora.

Apenas I, II e III. Apenas I, III e IV. Apenas II e III. Apenas I, II e IV. I, II, III e IV.

II.

III.

QUESTO 32 O Conselho Nacional de Secretrios de Sade (Conass) e o Conselho Nacional de Secretrios Municipais de Sade (Conasems) tero representao no(a) (A) Plano de Sade. (B) Conferncia da Sade. (C) Conselho da Sade. (D) Conselho Nacional de Sade. (E) Comunidade da Sade.

CARGO: ENFERMEIRO SADE DA FAMLIA

- 10 -

QUESTO 33 Analise as assertivas e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta as corretas. Para receberem os recursos para a cobertura das aes e servios de sade, os Municpios, os Estados e o Distrito Federal devero contar com I. fundo de Sade e Conselho de Sade, com composio paritria. plano de sade e relatrios de gesto que permitam o controle. contrapartida de recursos para a sade no respectivo oramento. comisso de elaborao do Plano de Carreira, Cargos e Salrios (PCCS), previsto o prazo de dois anos para sua implantao.

QUESTO 35 Analise as assertivas e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta as corretas. O gestor estadual responsvel pela gesto da poltica de alta complexidade/custo no mbito do estado, mantendo vinculao com a poltica nacional, sendo consideradas intransferveis as funes de definio de prioridades assistenciais e programao da alta complexidade, incluindo I. a definio de prioridades de investimentos para garantir o acesso da populao a servios de boa qualidade, o que pode, dependendo das caractersticas do estado, requerer desconcentrao ou concentrao para a otimizao da oferta de servios, tendo em vista a melhor utilizao dos recursos disponveis, a garantia de economia de escala e melhor qualidade. a delimitao da rea de abrangncia dos servios de alta complexidade. a coordenao do processo de garantia de acesso para a populao de referncia entre municpios. a definio de limites financeiros municipais para a alta complexidade, com explicitao da parcela correspondente ao atendimento da populao do municpio onde est localizado o servio e da parcela correspondente s referncias de outros municpios.

II.

III.

IV.

(A) (B) (C) (D) (E)

Apenas I, II e III. Apenas I, III e IV. Apenas II e III. Apenas I, II e IV. I, II, III e IV.

II.

III.

QUESTO 34 De acordo com a Portaria n 399/2006 do Ministrio da Sade, assinale a alternativa INCORRETA. (A) Ateno domiciliar consiste na modalidade de prestao de servios ao idoso que substitui o ambiente familiar no processo de recuperao de pacientes e os benefcios adicionais para o cidado e o sistema de sade. (B) O Acolhimento consiste em reorganizar o processo de acolhimento pessoa idosa nas unidades de sade, como uma das estratgias de enfrentamento das dificuldades atuais de acesso. (C) Assistncia Farmacutica consiste em desenvolver aes que visem qualificar a dispensao e o acesso da populao idosa. (D) O Programa de Educao Permanente Distncia consiste em implementar programa de educao permanente na rea do envelhecimento e sade do idoso, voltado para profissionais que trabalham na rede de ateno bsica em sade, contemplando os contedos especficos das repercusses do processo de envelhecimento populacional para a sade individual e para a gesto dos servios de sade. (E) Ateno Diferenciada na Internao consiste em instituir avaliao geritrica global realizada por equipe multidisciplinar, a toda pessoa idosa internada em hospital que tenha aderido ao Programa de Ateno Domiciliar.

IV.

(A) (B) (C) (D) (E)

Apenas I, II e III. Apenas I, III e IV. Apenas II e III. Apenas I, II e IV. I, II, III e IV.

QUESTO 36 De acordo com a Portaria n 648/2006 do Ministrio da Sade, para fazer jus ao financiamento especfico do Piso da Ateno Bsica varivel, o Distrito Federal e os municpios devem aderir s estratgias nacionais de I. Sade da Famlia (SF) Comunitrios de Sade (ACS). Sade Bucal (SB). Compensao de Especificidades Regionais. Sade Indgena (SI) e Sade no Sistema Penitencirio. e Agentes

II. III. IV.

(A) (B) (C) (D) (E)

Apenas I, II e III. Apenas I, III e IV. Apenas II e III. Apenas I, II e IV. I, II, III e IV.

CARGO: ENFERMEIRO SADE DA FAMLIA

- 11 -

QUESTO 37 Preencha as lacunas e, em seguida, assinale a alternativa correta. A sade ____________ de todos e _______ do Estado, garantido mediante polticas sociais e econmicas que visem __________ do risco de doena e de outros agravos e ao acesso __________ s aes e servios para sua promoo, proteo e recuperao. (A) dever / direito / reduo / universal e igualitrio (B) direito / dever / reduo / universal e igualitrio (C) dever / direito / o aumento / individual e igualitrio (D) direito / dever / reduo / universal e diferenciado (E) direito / dever / o aumento / universal e diferenciado QUESTO 38 Informe se verdadeiro (V) ou falso (F) e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta. Ao sistema nico de sade compete, alm de outras atribuies, nos termos da lei ( ) incrementar em sua rea de atuao o desenvolvimento cientfico e tecnolgico. fiscalizar e inspecionar alimentos, compreendido o controle de seu teor nutricional, com exceo de bebidas e guas para consumo humano. participar do controle e fiscalizao da produo, transporte, guarda e utilizao de substncias e produtos psicoativos, txicos e radioativos. colaborar na proteo do meio ambiente, excludo o ambiente do trabalho.

QUESTO 40 Analise as assertivas e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta as corretas. De acordo com a Lei Federal 8080/90 I. a sade um direito fundamental do ser humano. o Estado deve prover as condies indispensveis ao seu pleno exerccio. o dever do Estado exclui o das pessoas, da famlia, das empresas e da sociedade. dizem respeito tambm sade, as aes que se destinam a garantir s pessoas e coletividade condies de bem-estar fsico, mental e social.

II.

III.

IV.

(A) (B) (C) (D) (E)

Apenas I, II e III. Apenas I, III e IV. Apenas II e III. Apenas I, II e IV. I, II, III e IV.

( )

( )

( )

(A) (B) (C) (D) (E)

V V F F. F V F V. V F V F. V F V V. F F F F.

QUESTO 39 Preencha as lacunas e, em seguida, assinale a alternativa correta. A Lei Federal 8080/90 regula, em ______________________, as aes e servios de sade, executados ______________________________, em carter ________________________, por pessoas naturais ou jurdicas de direito _____________________. (A) todo o territrio nacional / isolada ou conjuntamente / permanente ou eventual / pblico ou privado (B) parte do territrio nacional / individualmente / permanente ou eventual / pblico ou privado (C) todo o territrio nacional / isolada ou conjuntamente / temporariamente / pblico (D) parte do o territrio nacional / individualmente / temporariamente ou eventual / pblico (E) todo o territrio nacional / isolada ou conjuntamente / difuso / privado

CARGO: ENFERMEIRO SADE DA FAMLIA

- 12 -

PORTUGUS

QUESTO 42 Estima-se que cerca de 60 milhes de dlares seriam necessrios para conduzir a pesquisa no tempo desejado... As duas oraes destacadas classificam-se, respectivamente, em orao subordinada substantiva predicativa e orao subordinada adverbial temporal. orao subordinada substantiva subjetiva e orao subordinada adverbial final. orao subordinada substantiva objetiva direta e orao subordinada adverbial final. orao subordinada substantiva completiva nominal e orao subordinada adverbial causal. orao subordinada substantiva objetiva indireta e orao subordinada adverbial condicional.

Cientistas pedem por um 'indicador de biodiversidade' Cientistas britnicos alertaram para a necessidade de se criar um "barmetro da vida" para prevenir que ecossistemas e espcies sejam extintos. Em artigo publicado na revista Science e citado pela rede britnica BBC, os pesquisadores revelaram que os atuais mtodos de identificao de espcies so incompletos: apenas um quadro detalhado permitiria a identificao de reas e espcies ameaadas que necessitam de urgente interveno e proteo. O estudo liderado por nomes importantes na questo da conservao como Edward Nilson, da Universidade de Harvard, e Simon Stuart, presidente da Unio Internacional para a Conservao da Natureza. "Ainda temos conhecimento insignificante sobre as espcies e o andamento da extino, alguns animais desaparecem antes mesmo de chegarmos a conhec-los", afirmaram. Atualmente, cerca de dois milhes de espcies esto cadastradas com nomes cientficos, mas o nmero efetivo existente pode exceder os dez milhes, estimam os pesquisadores. O "barmetro" poderia aumentar o nmero de espcies avaliadas em risco dos atuais 48.000 para at 160.000. "Os cientistas sero mais capazes de preservar ecossistemas na proporo em que tero mais conhecimento sobre as espcies que os compem", explicaram. Iniciada h mais de 40 anos, a "lista vermelha" da Unio Internacional para a Conservao da Natureza considerada o mais completo banco de dados sobre as espcies em risco de extino. Contudo, ela ainda pouco eficiente na cobertura dos ecossistemas marinhos, de gua doce e de ambientes ridos. "A composio do 'barmetro' ampliaria o alcance da lista, abrangendo todas as espcies. isso que buscamos: uma base slida para a informao global", argumentou o Dr. Stuart. Apesar dos esforos, os autores dizem ainda no estarem satisfeitos com os resultados e reclamam da velocidade do progresso das pesquisas. "Com o presente investimento levaremos 20 anos para chegarmos ao nosso objetivo", apontaram. "E no atual ritmo de destruio do planeta, isso no aceitvel". Estima-se que cerca de 60 milhes de dlares seriam necessrios para conduzir a pesquisa no tempo desejado, incluindo uma rede global de bilogos ligados ao projeto. "Apenas o 'barmetro' pode, at mesmo sob uma perspectiva econmica, ser o melhor investimento da humanidade", argumentam os pesquisadores.
Disponvel em http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia-tecnologia/mundonecessita-indicador-vida-dizem-cientistas-britanicos-547727.shtml. Acesso em 04 abr 2010.

(A) (B) (C) (D) (E)

QUESTO 43 Em O estudo liderado por nomes importantes na questo da conservao..., a expresso destacada desempenha funo de (A) objeto indireto. (B) adjunto adnominal. (C) sujeito paciente. (D) complemento nominal. (E) agente da passiva. QUESTO 44 Em Com o presente investimento levaremos 20 anos para chegarmos ao nosso objetivo"., a forma verbal destacada encontra-se conjugada no (A) futuro do subjuntivo. (B) infinitivo impessoal. (C) futuro do indicativo. (D) infinitivo pessoal. (E) presente do subjuntivo. QUESTO 45 Assinale a alternativa INCORRETA quanto s funes sintticas desempenhadas pelas expresses em destaque. (A) ...os autores dizem ainda no estarem satisfeitos com os resultados... (objeto indireto) (B) ...os atuais mtodos de identificao de espcies so incompletos... (objeto indireto) (C) Apesar dos esforos, os autores dizem ainda no estarem satisfeitos... (adjunto adverbial de concesso) (D) ...identificao de reas e espcies ameaadas que necessitam de urgente interveno... (complemento nominal) (E) ...temos conhecimento insignificante sobre as espcies e o andamento da extino... (adjunto adverbial de assunto)

QUESTO 41 "Ainda temos conhecimento insignificante sobre as espcies e o andamento da extino... Apesar dos esforos, os autores dizem ainda no estarem satisfeitos com os resultados... Os dois elementos destacados acima, respectivamente, advrbio de tempo e advrbio de acrscimo. advrbios que introduzem sentido de modo. advrbios que introduzem sentido de tempo. advrbio de modo e advrbio de acrscimo. advrbio de tempo e advrbio de modo. so,

(A) (B) (C) (D) (E)

CARGO: ENFERMEIRO SADE DA FAMLIA

- 13 -

CONHECIMENTOS GERAIS
QUESTO 46 O termo Sociedade da Informao amplamente utilizado na atualidade para designar a sociedade contempornea. Situada no contexto do advento da quarta revoluo tecnolgica a denominada Sociedade da Informao se configura de modo geral pela ampliao das prticas sociais mediadas pelo computador. Dentre as consequncias culturais, sociais e econmicas desencadeadas por este fato, qual das alternativas abaixo NO se enquadra? (A) Com a hegemonia da cibercultura as expresses humanas tendem ao suporte digital. O destino daquilo que no se enquadra neste suporte desvalorizado na hierarquia cultural, e rotulado de atrasado e anacrnico. (B) Sob uma pretensa alegao de diversidade, pluralidade e ampliao das relaes humanas produzida pela informatizao generalizada do cotidiano se dissimula uma padronizao das formas de pensar e representar o mundo, criada a partir de valores e saberes da modernidade ocidental e, portanto, reflete as necessidades destes valores e saberes. (C) A aceitao, socialmente determinada, do chip como tecnologia universal concretiza a elevao da informtica categoria de valor cultural hegemnico, o que significou um salto no processo de democratizao das sociedades, e no Brasil possibilitou que se diminusse a excluso social. (D) A nossa maneira de comunicar-se mudou com o uso da internet, surgiu possibilidade de interagir com pessoas de lugares diferentes, geograficamente distantes, a interatividade virou um modelo de compartilhamento de informao, nossa comunicao se d cada vez mais em um universo chamado de ciberespao. (E) A universalizao do uso do computador e sua fuso s tcnicas de comunicao, ocorrida nos ltimos 30 anos, transformaram o mundo do trabalho. Em decorrncia, a qualificao profissional passa a repousar sobre conhecimentos e habilidades cognitivas e comportamentais que permitam ao cidado/produtor trabalhar intelectualmente, de forma a ser capaz de se utilizar de conhecimentos cientficos e tecnolgicos de modo articulado, para resolver problemas da prtica social e produtiva. QUESTO 47 Desde a primeira Constituio republicana em 1889 o Brasil adotou como sistema poltico o federalismo, sistema caracterizado pela distribuio do poder poltico entre o Estado Nacional e as outras unidades da nao. Com a promulgao da Constituio de 1988 ampliou o processo de descentralizao do poder poltico, mas foi a partir de meados dos anos 1990 no governo de Fernando Henrique Cardoso que se observou um processo profundo de reformulao do papel do Estado Nacional, dos Estados federados, do Distrito Federal e dos Municpios na implantao de polticas sociais. Sobre essa reformulao correto afirmar que (A) foi reforado o papel do Estado Nacional enquanto promotor de polticas pblicas sociais. (B) houve um aumento das responsabilidades polticas e financeiras dos Estados, Distrito Federal e Municpios na implantao de polticas sociais.

(C)

(D)

(E)

estipulou-se a diminuio dos encargos financeiros dos Estados e do Distrito Federal no provimento de polticas sociais. os municpios no foram considerados como unidades federadas e por isso foram retiradas suas prerrogativas na implantao de polticas sociais. os municpios e o Distrito Federal foram eximidos de suas responsabilidades financeiras e polticas na implantao de polticas sociais.

QUESTO 48 Em 28 de junho de 2009 o presidente de Honduras Manuel Zelaya foi destitudo pela Suprema Corte e exilado pelo Exrcito de seu pas, a esse respeito qual das alternativas a seguir est INCORRETA? (A) Sua deposio foi desencadeada em funo de sua pretenso de realizar uma consulta popular para inquirir, junto populao daquele pas, sobre o interesse de juntamente com as eleies presidenciais de novembro de 2009 tambm se elegesse uma Assemblia Constituinte para reformar a Constituio para que fosse legalizada a reeleio presidencial. (B) O Presidente Lula ofereceu a imunidade da embaixada brasileira em Tagucigalpa para que o presidente deposto, pudesse negociar sua restituio ao poder. Dessa forma, em poucos dias aps ter sido deposto Manuel Zelaya retornava a seu pas como protegido do governo brasileiro. (C) Vrios organismos internacionais se opuseram ao golpe e estabeleceram sanes a Honduras: a Organizao das Naes Unidas (ONU) condenou o episdio e aprovou um pedido de restituio do presidente deposto; a Organizao dos Estados Americanos (OEA) expulsou, por unanimidade, este pas dentre seus membros; as naes da comunidade europia concordaram em retirar seus embaixadores de Honduras at que Manuel Zelaya fosse reconduzido ao posto. (D) Na Amrica Latina houve uma diviso entre os pases e a formao de dois blocos em que de um lado, se concatenava naes governadas por aliados do venezuelano Hugo Chaves, dentre estas Bolvia e Equador que se posicionaram contrrios ao golpe hondurenho e, de outro, os pases alinhados aos Estados Unidos, como o Chile, a Colmbia e o Peru que se posicionaram favorveis aos golpistas. (E) Os pases condenaram a deposio de Manuel Zelaya, at mesmo Israel, que historicamente esteve alinhado a este tipo de procedimento. QUESTO 49 Nos anos 1940-1950, em mbito nacional, se configurou uma poltica econmica marcada pela criao de empresas estatais em diversos setores da economia, nos anos 1990 o pas adere a um movimento internacional de privatizaes. Assinale a alternativa que define de modo amplo estes dois momentos da vida econmica brasileira respectivamente. (A) Desenvolvimentismo e Globalizao. (B) Estado de bem-estar social e Privatizao. (C) Intervencionismo e Globalismo. (D) Keynesianismo e Globalizao. (E) Desenvolvimentismo e Welfore State.

CARGO: ENFERMEIRO SADE DA FAMLIA

- 14 -

QUESTO 50 A respeito da vida scio-cultural brasileira assinale a alternativa INCORRETA. (A) O termo Paulicia Desvairada foi cunhado por Mrio de Andrade nos frementes anos 1920 para identificar o ambiente artstico de So Paulo. (B) No Estado Novo (1937-1945), vrios intelectuais brasileiros assumiram cargos dentro dos aparelhos de Estado, dentre estes Carlos Drummond de Andrade que foi chefe de gabinete no Ministrio da Educao e Sade Pblica. (C) O movimento tropicalista, surgido no Brasil em plena ditadura civil-militar, propunha uma crtica cultural dentro das estruturas do consumo de massa. Na msica, seus expoentes mais cultuados foram Caetano Veloso e Gilberto Gil, entretanto, a tropiclia foi um movimento amplo que eclodiu em outras formas de expresso artstica, no teatro com o Grupo Oficina, no cinema com Glauber Rocha e nas artes plsticas com Hlio Oiticica. (D) Com a redemocratizao poltica brasileira, na dcada de 1980, emerge uma gama de novos sujeitos polticos e sociais calcados na construo de novas identidades sociais e de gnero como, por exemplo, os movimentos feministas, negros e homossexuais. (E) O cenrio cultural brasileiro na Segunda Repblica foi marcado pela assimilao das vanguardas artsticoculturais europias, o que significou uma inflexo dos movimentos artsticos no perodo, no Brasil.

CARGO: ENFERMEIRO SADE DA FAMLIA

- 15 -

CARGO: ENFERMEIRO SADE DA FAMLIA

- 16 -

Das könnte Ihnen auch gefallen