Sie sind auf Seite 1von 15

Guia de descarte de produtos qumicos perigosos de laboratrio

ABCDEFHIMNPSTX

cido actico glacial


Descarte de vazamento/ derramamento Use luvas de neoprene, avental e culos de proteo. Cubra o lquido derramado com uma mistura 1:1:1 por peso de carbonato de sdio ou carbonato de clcio, areia de gato de argila (bentonita) e areia. Coloque dentro de um bquer ou balde. Na capela, adicione lentamente a mistura cida a um balde de gua fria. Quando a reao cessar, neutralize com mais carbonato de sdio se necessrio. Quando as partculas slidas se depositarem no fundo, decante o lquido no ralo com 50 vezes seu volume de gua. Descarte os resduos slidos com o lixo normal. Ventile bem a rea onde houve o vazamento/derramamento para que haja a evaporao do lquido restante e a disperso do vapor. Descarte de resduos slidos Grandes quantidades. Rotule para reciclagem ou siga descarte de pequenas quantidades. Pequenas quantidades. Use luvas de neoprene, avental e culos de proteo. Trabalhe na capela. Adicione vagarosamente a um grande volume de gua fria em um balde de plstico. Neutralize com soluo de hidrxido de sdio a 5% ou carbonato de sdio e despeje no ralo.

Acetona
Descarte de vazamento/derramamento Use luvas de borracha nitrlica, avental e aparelho de respirao autnoma. Cubra o lquido derramado com uma mistura 1:1:1 por peso de carbonato de sdio, areia de gato de argila (bentonita de clcio) e areia. Quando todo o lquido tiver sido absorvido, transfira a mistura para dentro de um balde plstico ou outro recipiente de boca larga e coloque na capela. Se o regulamento local permitir, deixe que os vapores de acetona evaporem durante vrios dias at que no haja nenhum cheiro restante. A mistura derramada pode ento ser descartada com o lixo normal. Seno embale e rotule para incinerao. Descarte de resduos slidos Destilar para reutilizao ou embale e rotule para incinerao.

cido oxlico
Veneno - Corrosivo Descarte de vazamento/derramamento Use luvas de borracha nitrlica, avental, proteo ocular e protetor facial. Cubra o vazamento com carbonato de sdio ou carbonato de clcio, areia de gato de argila (bentonita) e areia, na proporo de peso de 1:1:1. Deposite a mistura num balde plstico e, na capela, adicione lentamente a mistura a um balde de gua fria. Deixe em repouso por 24 horas. Teste o pH da soluo e neutralize, se necessrio, com carbonato de sdio. Escoe a soluo no ralo. Trate o resduo slido como resduo comum. Descarte de resduos slidos Caixas. O cido oxlico pode ser colocado num recipiente rotulado separado para reciclagem ou incinerao. Pequenas quantidades. O cido oxlico decomposto em dixido de carbono, monxido de carbono e gua pelo aquecimento em cido sulfrico concentrado. Use luvas de borracha nitrlica, avental e proteo ocular. Na capela, o cido oxlico (5g) adicionado a 25 ml de cido sulfrico concentrado num frasco de 100 ml de fundo arredondado. Usando-se manta de aquecimento, a mistura mantida a 80-100 C durante 30 minutos. O cido sulfrico pode ser usado novamente para o mesmo procedimento desde que o nico produto no voltil da decomposio seja uma pequena quantidade de gua. Do contrrio, deixe a mistura da reao esfriar em temperatura ambiente, ento, lenta e cuidadosamente, despeje o cido sulfrico num balde de gua fria (ou gua fria e gelo), neutralize com carbonato de sdio e leve ao ralo.

cido fosfrico
Corrosivo Descarte de resduos slidos Use protetor facial, culos de proteo, avental, luvas de borracha nitrlica. Cubra o vazamento com carbonato de sdio ou carbonato de clcio, areia de gato de argila (bentonita) e areia, na proporo de peso de 1:1:1. Deposite o material em um recipiente e transporte para a capela. Lentamente adicione a um balde de gua gelada. Teste o pH e neutralize se necessrio com carbonato de sdio. Decante a soluo no ralo. Trate os slidos como resduo comum. Lave todo o local do vazamento com gua. Use protetor facial, culos de proteo, avental e luvas de borracha nitrlica. Na capela, lentamente adicione o cido em um balde de gua fria. Com cuidado, neutralize a soluo adicionando carbonato de sdio slido enquanto estiver agitando. Escoe a soluo no ralo.

cido sulfrico
Descarte dos lquidos Use proteo ocular, avental, luvas de borracha de nitrilo. Cubra o vazamento com carbonato de sdio ou carbonato de clcio, areia de gato de argila (bentonita) e areia, na proporo de peso de 1:1:1. Deposite num balde na capela. Lenta e cuidadosamente adicione esta mistura a uma grande quantidade de gua num balde. Neutralize com carbonato de sdio, se preciso. Deixe em repouso at que os slidos assentem. Decante o lquido no ralo. O resduo slido pode ser descartado como resduo comum. Descarte Use proteo ocular, avental, luvas de borracha de nitrilo. Trabalhe na capela. Cuidadosa e lentamente adicione a uma grande quantidade de gua gelada. Lenta e cuidadosamente adicione carbonato de sdio at que a neutralizao esteja completa. Escoe pelo ralo.

cido clordrico
Descarte de vazamento/derramamento Instrua as pessoas para que se mantenham a uma distncia segura. Use luvas de borracha nitrlica, avental, culos de proteo e aparelho de respirao se necessrio. Cubra o lquido derramado com uma mistura 1:1:1 por peso de carbonato de sdio ou carbonato de clcio, areia de gato de argila (bentonita) e areia. Quando o cido hidroclrico tiver sido absorvido, transfira a mistura para dentro de um recipiente e transporte para a capela. Bem lentamente adicione a mistura a um balde de gua fria. Neutralize se necessrio com carbonato de clcio. Decante a soluo no ralo. Trate o resduo slido como lixo normal. Descarte de resduos slidos Use luvas de borracha nitrlica, avental, culos de proteo e aparelho de respirao autnoma caso necessrio. Na capela, lentamente adicione o cido hidroclrico a um balde de gua fria (pelo menos diluio de 1:10 de cido para gua sugerido). Carbonato de sdio ou de clcio ento adicionado lentamente at a neutralizao estar completa. Lave a soluo resultante no ralo. Qualquer resduo slido pode ser tratado como lixo normal.

cido ntrico
Descarte de lquidos Use luvas de borracha nitrlica, avental, proteo ocular e protetor facial. Dependendo do tamanho do vazamento, pode ser necessria a utilizao de aparelho de respirao autnomo. Cubra o vazamento com carbonato de sdio ou carbonato de clcio, areia de gato de argila (bentonita) e areia, na proporo de peso de 1:1:1. Quando o cido ntrico tiver sido absorvido, deposite a mistura num balde plstico e, na capela, lentamente, adicione mistura um balde de gua fria. Teste o pH da soluo e neutralize, se necessrio, com carbonato de sdio. Decante a soluo para o ralo. Trate o resduo slido como resduo comum. Descarte de resduos slidos Use luvas de borracha nitrlica, proteo ocular e avental. Tenha mo um protetor corporal. Trabalhe na capela. Adicione o cido lentamente a um balde de gua fria. Neutralize a soluo com carbonato de sdio e leve ao ralo.

Azida sdica
Descarte dos lquidos

Use culos de proteo, avental, luvas de borracha nitrlica. Cubra o vazamento com carbonato de sdio ou carbonato de clcio, areia de gato de argila (bentonita) e areia, na proporo de peso de 1:1:1. Usando um recipiente plstico, despeje a mistura num balde de gua na capela (aproximadamente 100ml/g). Cuidadosamente adicione nitrato de amnio crico 5,5% (pelo menos quatro vezes o volume da soluo de azida) e agite durante uma hora. Se a soluo permanecer na cor laranja de nitrato de amnio, um excesso est presente e a azida foi completamente destruda. Decante a soluo no ralo com pelo menos 50 vezes seu volume de gua. Manuseie o resduo slido como resduo comum. A seguir, um teste para verificar se a azida foi completamente destruda: uma gota da soluo de teste colocada na depresso de uma placa de observao e tratada com 1 ou 2 gotas de cido hidroclrico diludo. Uma gota de soluo de clorito de ferro adicionada e a placa de observao levemente aquecida. A cor vermelha indica cido hidrazico e decomposio incompleta. Cuidadosamente descontamine o local do vazamento com uma soluo de nitrato de amnio crico 10%. Limpe com esponja e gua. Escoe pelo ralo. Descarte dos resduos slidos Use culos de proteo, avental, luvas de borracha nitrlica. Na capela, atrs de uma proteo, cuidadosa e lentamente adicione a azida numa quantidade maior que a estequiomtrica uma soluo fria da soluo de nitrato de amnio (153 ml/g) com agitao suficiente para manter a suspenso de todas os slidos. Resfrie a reao. Quando a reao estiver completa (veja descarte dos lquidos para testar a completude da reao), escoe a mistura num ralo.

Amnia (soluo)
Descarte de vazamento/derramamento Use um aparelho de respirao autnoma, avental e luvas de borracha nitrlica (e botas ou galochas se o vazamento/derramamento for grande). Cubra o lquido derramado com uma mistura 1:1:1 por peso de carbonato de sdio ou carbonato de clcio, areia de gato de argila (bentonita) e areia. Coloque a mistura dentro de um recipiente plstico e, na capela, adicione a um balde de gua fria. Neutralize a mistura com cido hidroclrico a 5%, deixe repousar durante a noite, e ento despeje o lquido no ralo. Descarte qualquer resduo slido com o lixo normal. Lave a rea do vazamento/derramamento com gua em abundncia. Descarte de resduos slidos Pequenas quantidades. Use luvas de borracha nitrlica, culos de proteo, mscara de respirao normal ou especial (com canister) para amnia e avental. Coloque em um grande recipiente com gua e neutralize com cido hidroclrico a 5%. Despeje no ralo.

Acil azidas
Descarte de resduos slidos Azidos de metal podem ser oxidizados com soluo de nitrato de amnio crio. Os azidos orgnicos so facilmente reduzidos usando-se lato e cido hidroclrico. Veja casos especficos para detalhamento dos mtodos.

Benzidina e sais
Descarte de vazamento/derramamento Use luvas de borracha nitrlica, avental, culos de proteo e aparelho de respirao autnoma. Em caso de contato com a pele e/ou roupas. Lave a pele com detergente ou sabo imediatamente. Enxage com gua em abundncia. Roupas contaminadas devero ser removidas, secas e lavadas com muito sabo ou incineradas. Pode ser necessrio destruir os sapatos por incinerao. Pequenos vazamentos/derramamentos. Use aparelho de respirao autnoma, culos de proteo, avental e luvas de borracha nitrlica. Remova os resduos slidos e embale para incinerao. Lave o local com um soluo concentrada de sabo. Descarte de resduos slidos Grandes quantidades. Dissolva a benzidina em um solvente inflamvel e coloque em um recipiente separado e rotulado para eliminao por incinerao. Lance em fornalha com ps-combustor e purificador de gases. Pequenas quantidades. Use luvas de borracha nitrlica, avental e culos de proteo. Trabalhe na capela.

Brometo de etdio
Descarte de resduos slidos Grandes quantidades. Coloque o composto em um recipiente separado e rotulado para eliminao por incinerao. Dissolva ou misture o material com um solvente combustvel e queime em uma fornalha equipada com ps-

combustor e purificador de gases. Pequenas quantidades. Brometo de etdio normalmente usado em soluo aquosa bastante diluda e sob essas condies ele pode ser convertido em um produto fisiologicamente inativo, 2-carboxi-benzofenona com alvejante. Use luvas, roupas e culos de proteo. Trabalhe na capela. A uma soluo de 34 mg de brometo de etdio em 100 ml de gua so adicionados 300 ml de alvejante caseiro, e a mistura deve ser mexida temperatura ambiente por duas horas. A soluo despejada no ralo com gua.

Benzopireno
Descarte de vazamento/derramamento Use luvas de borracha nitrlica, avental e culos de proteo. Remova o resduo slido e embale para incinerao. Lave o local com soluo concentrada de sabo. Descarte de resduos slidos Grandes quantidades. Coloque em recipiente separado e rotulado para incinerao. Dissolva a benzopirena em um solvente inflamvel e lance em fornalha com ps-combustor. Pequenas quantidades. Use luvas de borracha nitrlica, avental e culos de proteo. Evite inspirar o p. Trabalhe na capela. Para cada 5 mg de benzopirena adicione 2 ml de acetona e dissolva completamente, certificando-se de que nenhum slido fique aderido s paredes. Adicione 10 ml de soluo recm-preparada de 0,3 M de permanganato de potssio (2,35 g de permanganato de potssio/50 ml de cido) em 3 M de cido sulfrico (8 ml de cido concentrado lenta e cuidadosamente adicionado a 42 ml de gua fria). Misture e deixe reagir por no mnimo uma hora. Durante esse perodo, uma soluo adicional de permanganato de potssio pode ser adicionada, se necessrio, para manter a cor roxa. Depois de a cor ter sido mantida por 30 minutos, faa a descolorizao com metabissulfito de sdio. Neutralize a mistura de reao adicionando cuidadosamente 5 M de soluo de hidrxido de sdio (20 g de pellets de hidrxido de sdio dissolvidos em 100 ml de gua). Qualquer slido remanescente pode ser filtrado e descartado com o lixo normal. O filtrado deve ser despejado pelo ralo.

Borohidrito de sdio
Descarte dos lquidos Use culos de proteo, luvas de borracha nitrlica, avental e, se necessrio, equipamento de respirao autnomo. Enxugue com um esfrego cheio de gua e escoe, diluindo com pelo menos 50 vezes seu volume de gua. Descarte dos resduos slidos Caixas. Coloque num recipiente rotulado separado para reciclagem ou descarte. Pequenas quantidades. Use culos de proteo, avental, luvas de borracha nitrlica. Na capela, cuidadosamente adicione pequenas pores de borohidrito de sdio a um a grande quantidade de gua at que a concentrao de borohidrito seja menor de 3%. Sob uma atmosfera de nitrognio, adicione cido actico diludo, mexendo ao mesmo tempo. Quando a neutralizao estiver completa, escoe com pelo menos 50 vezes seu volume de gua.

Cianeto de potssio
Descarte dos lquidos Solues de cianeto de potssio. Use aparelhos de respirao, proteo ocular, avental e luvas de borracha butlica. Instrua outras pessoas a manterem distncia segura. Cubra o vazamento com carbonato de sdio ou carbonato de clcio, areia de gato de argila (bentonita) e areia, na proporo de peso de 1:1:1. Deposite o material em um recipiente e transporte para a capela. Lentamente, e agitando, adicione a pasta a um balde contendo alvejante (aproximadamente 70 ml/g de cianureto). Teste a soluo para verificar a existncia de cianureto usando o teste do azul da Prssia. Para 1 ml da soluo, adicione 2 gotas da soluo recm preparada de sulfato ferroso aquoso 5%. Ferva a mistura por pelo menos 60 segundos, resfrie a temperatura ambiente e adicione a soluo de clorito frrico 1%. Adicione cido clordrico (preparado cuidadosamente adicionando o volume de cido concentrado para um igual volume de gua fria) at que a mistura fique cida no tornassol. Se ainda houver cianeto na soluo, um precipitado azul escuro vai se formar. (Concentraes de cianeto maiores de 1 ppm podem ser detectadas). Se o teste for positivo, mais alvejante adicionado soluo de cianeto e o teste repetido. Quando o teste for negativo, a soluo escoada no ralo com pelo menos 50 vezes do seu volume de gua. Lave toda a rea do vazamento com gua. O descarte do resduo slido pode ser feito juntamente com o resduo comum. Cianeto de potssio slido. Use luvas de borracha nitrlica, avental e proteo ocular. Deposite o material em um recipiente e transporte para a capela. Adicione uma soluo de hidrxido de sdio 1% (aproximadamente 50 ml/g de

cianureto). Enquanto estiver agitando, adicione lentamente alvejante (aproximadamente 70 ml/g de cianeto). Siga o mesmo procedimento utilizado para as solues de cianureto de potssio. Lave toda a rea do vazamento com sabo e gua. Descarte de resduos slidos Use luvas de borracha nitrlica, avental e proteo ocular. Na capela, adicione a soluo de hidrxido de sdio 1% (aproximadamente 50 ml/g de cianeto). Enquanto estiver agitando, adicione lentamente alvejante (aproximadamente 70 ml/g de cianeto). Siga o mesmo procedimento utilizado para as solues de cianeto de potssio.

Cianeto de sdio
Descarte dos lquidos Use equipamento de respirao, proteo ocular, luva de borracha nitrlica e avental. Instrua as pessoas a se manterem a uma distncia segura. Solues de cianeto slido. Cubra a soluo de cianeto com carbonato de sdio, areia de gato de argila (bentonita) e areia, na proporo de peso de 1:1:1. Deposite essa mistura em um recipiente na capela. Lentamente adicione essa pasta a um balde grande contendo alvejante domstico (aproximadamente 70ml/g de cianeto). Siga os mesmos procedimentos do Descarte. Cianeto de sdio slido. Varra o cianeto de sdio num recipiente e leve capela. Adicione a uma soluo de hidrxido de sdio 1% (aproximadamente 50 ml/g de cianido). Lentamente adicione o cianeto a soluo de alvejante. Siga os procedimentos de descarte. Lave todo o local do vazamento com gua. Descarte Caixas. Coloque num recipiente separado rotulado para descarte. Pequenas quantidades ou solues. Use culos de proteo, avental e luvas de borracha nitrlica. Na capela, adicione o cianeto de sdio a uma soluo de hidrxido de sdio 1% (aproximadamente 50 ml/g de cianeto). O alvejante (cerca de 70 ml/g de cianido) lentamente adicionado a soluo de cianeto bsica, com agitao. Quando a adio do alvejante estiver completa, a soluo pode ser testada para verificar a existncia de cianeto, fazendo-se o teste do azul da Prssia: para 1ml da soluo a ser testada, adicione 2 gotas de uma soluo de sulfato ferroso 5% recm preparada. Esta mistura fervida por pelo menos 60 segundos, resfriada a temperatura ambiente, e ento 2 gotas da soluo de clorito frrico 1% so adicionadas. A mistura resultante cida ao tornassol com 6M de cido clordrico (preparado por cido concentrado para um volume igual de gua). Se o cianureto estiver presente, um precipitado azul escuro vai se formar. (Concentraes de cianeto maiores que 1 ppm podem ser detectadas). Se o teste for positivo, mais alvejante adicionado soluo de cianido e o teste repetido at que no haja a formao do precipitado azul da Prssia. Escoe a soluo num ralo.

Compostos de brio
Descarte de vazamento/derramamento O sulfato pode ser escovado e tratado como resduo normal. Sais de brio solveis devem ser removidos e tratados como resduos slidos. Lave a rea de vazamento/derramamento com gua em abundncia. Descarte de resduos slidos Grandes quantidades. Coloque em um recipiente rotulado separado para reciclagem ou descarte. Pequenas quantidades. Use luvas de borracha nitrlica, avental e culos de proteo. Evite inspirar o p. Dissolva o sal de brio no mnimo volume de gua. Para cada grama de sal de brio, adicione 15 ml de soluo de sulfato de sdio a 10%. Deixe descansar por uma semana. Faa um teste para verificar se a precipitao est completa adicionando algumas gotas de soluo de sulfato de sdio a 10%. Se necessrio, adicione mais soluo de sulfato de sdio at no haver mais precipitao. Decante o lquido sobrenadante ou filtre o slido. Trate o slido como lixo normal. Despeje o lquido pelo ralo.

Clorofrmio.
Descarte de vazamento/derramamento Instrua as pessoas para que permaneam a uma distncia segura. Use aparelho de respirao autnoma, culos de proteo, avental e luvas de PVA ou Viton. Cubra o lquido derramado com uma mistura 1:1:1 por peso de carbonato de sdio ou carbonato de clcio, areia de gato de argila (bentonita) e areia. Transfira para um recipiente apropriado e rotule para incinerao em uma fornalha equipada com ps-combustor e purificador de gases furnace. Descarte de resduos slidos Use luvas de PVA ou Viton, avental e culos de proteo. Evite inspirar o p. Recicle por distilao (na capela) ou coloque o resduo em recipiente para descarte com solvente halogenado para eliminao por incinerao. Dissolva o composto em um solvente inflamvel no-clorinado e lance em fornalha com ps-combustor e purificador de gases.

Compostos de arsnio
Descarte de vazamento/derramamento Use luvas de borracha nitrlica, culos de proteo e avental. Evite inspirar o p. Com uma escova, transporte o lquido derramado para um recipiente e leve para a capela. Siga os procedimentos para descarte de resduos slidos. Descarte de resduos slidos Use luvas de borracha nitrlica, culos de proteo e avental. Evite inspirar o p. Na capela, dissolva o composto arsnico em gua acidificada fervente (para 1 g de composto arsnico, use 100 ml de gua contendo 6 gotas de cido hidroclrico concentrado). Adicione uma soluo de tioacetamida (para cada 1 g de sal arsnico, use 0,2 g de tioacetamida em 20 ml de gua). Ferva a mistura por 20 minutos, ento basifique 2 M de hidrxido de sdio (preparado com 8 g de NaOH dissolvido em 100 ml de gua). Filtre o precipitado, seque e embale para eliminao em um aterro seguro.

Compostos de mercrio
Descarte de vazamento/derramamento Ver Descarte de resduos slidos. Descarte de resduos slidos Grandes quantidades. Coloque em um recipiente separado e rotulado para reciclagem ou eliminao em um aterro especial para produtos perigosos. Pequenas quantidades. CUIDADO:A toxicidade do mercrio tal que o elemento e seus componentes no devem contaminar o ar ou a gua. Use culos de proteo, luvas de borracha nitrlica e avental. Trabalhe na capela. Dissolva os resduos de sais de mercrio (10 g) da melhor forma possvel em gua (100 ml). Ajuste a soluo para pH 10 com soluo de hidrxido de sdio a 10%. Adicione soluo de sulfido de sdio a 20%, mexendo sempre, at no ocorrer mais nenhuma precipitao. Retire uma pequena amostra do lquido sobrenadante e adicione soluo de sulfido de sdio para verificar se a precipitao est completa. Deixe o precipitado depositar, e ento decante o lquido sobrenadante no ralo com no mnimo 50 vezes seu volume de gua. Embale o sulfido de mercrio seco para descarte em um aterro seguro.

Ciclo-hexano
Descarte de vazamento/derramamento Remova todas as fontes de ignio. Instrua as pessoas para que permaneam a uma distncia segura. Use luvas de borracha nitrlica, avental e aparelho de respirao autnoma. Cubra o lquido derramado com uma mistura de 1:1:1 por peso de carbonato de sdio, areia de gato de argila (bentonita de clcio) e areia. Coloque em um recipiente apropriado e embale para incinerao. A rea do vazamento/derramamento deve ser lavada com gua em abundncia. Descarte de resduos slidos Quantidades de resduos podem ser recuperadas para reutilizao e destilao. Seno, coloque em um recipiente para descarte de solventes para eliminao em um incinerador qumico equipado com um ps-combustor e purificador de gases.

Dicromato de potssio
Descarte dos lquidos Use culos de proteo, avental, luvas de borracha nitrlica. Cubra o vazamento com carbonato de sdio ou carbonato de clcio, areia de gato de argila (bentonita) e areia, na proporo de peso de 1:1:1. Deposite o material em um recipiente com gua, na capela. Cuidadosamente acidifique esta soluo com 3M de cido sulfrico (preparado cuidadosamente pela adio de 9 ml de cido concentrado para 46 ml de gua fria) at que o pH 1 (no papel de pH). Agitando lentamente, adicione tiossulfato de sdio slido at que a soluo torne-se turva e azulada. Neutralize a soluo usando carbonato de sdio. Aps alguns minutos, vai se formar um precipitado cinza-azulado. Deixe a mistura em repouso durante uma semana ou filtre imediatamente pelo Celite. Aps o descanso, a maior parte do sobrenadante pode ser decantada. O lquido restante pode ser evaporado ou o slido ser filtrado. O lquido em ambos os mtodos pode ser escoado no ralo. O resduo slido deve ser lavado com gua quente para que o sulfato de sdio seja removido, secado, embalado, rotulado e enviado a um aterro sanitrio seguro. O local do vazamento e as roupas contaminadas devem ser totalmente lavados com sabo e gua para remover o oxidante.

Descarte dos resduos slidos Pequenas quantidades. Use proteo ocular, avental e luvas de borracha nitrlica. Na capela, adicione dicromato de potssio slido em um recipiente com gua (aproximadamente 100 ml/5 g). Acidifique com 3M de cido sulfrico (35-55 ml - pH 1 no papel de pH). Enquanto estiver agitando, lentamente adicione tiossulfato de sdio slido (aproximadamente 13,5g) at que a soluo torne-se turva e azulada. Neutralize a soluo com carbonato de sdio. Aps alguns minutos um precipitado cinza azulado vai se formar. Deixe a mistura em repouso durante 1 semana ou filtre imediatamente pelo Celite. Aps uma semana, a maior parte do sobrenadante pode ser decantada. O lquido restante pode ser evaporado ou o slido filtrado. O lquido pode ser escoado no ralo. O resduo slido deve ser lavado com gua quente para remoo sulfato de sdio e ento secado, embalado, rotulado e enviado para um aterro sanitrio seguro.

Dicromato de sdio
Descarte dos lquidos Use proteo ocular, avental, luvas de borracha nitrlica. Cubra o vazamento com carbonato de sdio, areia de gato de argila (bentonita) e areia, na proporo de peso de 1:1:1. Deposite a mistura num recipiente com gua na capela (cerca de 100 ml/5g de dicromato). Cuidadosamente acidifique a soluo com 3 M de cido sulfrico (preparado pela adio de 9 ml de cido concentrado em 46 ml de gua fria) at obter pH 1 (no papel de pH). Lentamente e agitando, adicione tiosulfato de sdio slido at que a soluo torne-se turva e azulada. Neutralize a soluo com carbonato de sdio. Aps alguns minutos, forma-se um precipitado floculento azul-acinzentado. Filtre imediatamente pelo Celite ou deixe em repouso por uma semana, quando a maior parte do sobrenadante pode ser decantado. O lquido restante pode ser evaporado ou filtrado. O lquido pode ser escoado no ralo. O resduo slido deve ser lavado com gua quente para remover o sulfato de sdio. Deve tambm ser secado, embalado, rotulado, e enviado a um aterro sanitrio seguro. O local do vazamento e a roupa contaminada devem ser lavados totalmente com gua e sabo para a remoo dos oxidantes. Descarte Pequenas quantidades. Use proteo ocular, avental, e luvas de borracha nitrlica. Na capela, adicione, dicromato slido a um recipiente com gua (cerca de 100ml/5g). Acidifique com 3M de cido sulfurico (cerca de 40-60 ml). Lentamente, e agitando, adicione tiosulfato slido (cerca de 15 g) at que a soluo fique turva e azulada. Neutralize a soluo com carbonato de sdio. Aps alguns minutos, forma-se um precipitado floculento azul-acinzentado. Filtre imediatamente pelo Celite ou deixe em repouso por uma semana, quando a maior parte do sobrenadante pode ser decantada. O lquido restante pode ser evaporado ou filtrado. O lquido pode ser escoado no ralo. O resduo slido deve ser lavado com gua quente para remover o sulfato de sdio. Deve tambm ser secado, embalado, rotulado, e enviado a um aterro sanitrio seguro.

ter dietlico
Descarte de vazamento/derramamento Remova todas as fontes de ignio. Instrua as pessoas para que permaneam a uma distncia segura. Use aparelho de respirao autnoma, culos de proteo, avental e luvas de PVA ou de borracha revestida de prata. Cubra o lquido derramado com uma mistura 1:1:1 por peso de carbonato de sdio ou carbonato de clcio, areia de gato de argila (bentonita) e areia. Transfira para um recipiente apropriado e rotulado para incinerao. Ventile bem o local do vazamento/derramamento para que haja evaporao do lquido remanescente e disperso do vapor. Descarte de resduos slidos Recipientes com ter dietil, que tenham sido abertos e tenham mais de um ano de idade, podem conter quantidades perigosas de perxidos. Especialmente se tiverem tampa de rosca no devem ser abertos, mas sim descartados pelas autoridades apropriadas. Se o recipiente puder ser aberto com segurana, verifique os perxidos da seguinte maneira: use luvas de PVA ou de borracha revestida de prata, avental e culos de proteo. Trabalhe na capela. Dissolva 100 mg de iodeto de potssio em 1 ml de cido actico glacial. Adicione a 1 ml de ter dietil. Uma cor amarela-clara indica uma baixa concentrao (0,001-0,005%) e uma cor amarela-viva ou marrom indica uma alta concentrao (>0,01% e perigosa) de perxido na amostra. Para remover os perxidos, use luvas de PVA ou de borracha revestida de prata, avental e culos de proteo. Despeje o ter (100 ml) dentro de um funil separatrio e agite com uma soluo aquosa recm-preparada de metabissulfito de sdio (20 ml) por trs minutos. Solte a presso no funil em intervalos de 10 segundos. Separe a camada aquosa e lave o ter com gua (3 x 10 ml). Faa um novo teste no ter para verificar se ainda existem pequenas quantidades de perxidos dialquilos que no so reduzidos pelo tratamento com metabissulfito. Se no existirem mais perxidos, o ter pode ser seco para

reutilizao ou embalado para eliminao por incinerao. Se ainda existirem perxidos, na capela, coloque o ter em um frasco de fundo redondo com capacidade para 250 ml equipado com um condensador e adicione uma soluo de 100 mg de iodeto de potssio em 5 ml de cido actico glacial e uma gota de cido hidroclrico concentrado. Reflua cuidadosamente em banho de vapor durante uma hora. Embale o ter para eliminao por incinerao.

Fosfina
Extremamente inflamvel, Txico se ingerido. Descarte de resduos slidos A fosfina pode ser oxidada para cido fosfrico pela circulao de gs numa soluo de 1M de sulfato de cobre (preparada pela dissoluo de 127.7g de CuSo4 ou 199.7g de CuSo4 . 5H20 em 800ml de gua). Use luvas de borracha butlica, avental e proteo ocular. Trabalhe na capela. Para evitar reao violenta com o ar, a oxidao deve ser conduzida, com nitrognio, mais convenientemente num balo de trs gargalos de fundo arredondado equipado com um agitador mecnico, ligao de nitrognio e tubulao de gs. Deixe a mistura em repouso durante alguns dias. O precipitado separado e enquanto ainda est mido, transferido para um bquer contendo alvejante (aproximadamente 5% de hipoclorito de sdio) e agitado durante uma hora para assegurar a oxidao do fosfeto de cobre em fosfato. A soluo do sal de cobre pode ser drenada no ralo.

Hexano
Descarte de vazamento/derramamento Remova todas as fontes de ignio. Evacue a rea. Use aparelho de respirao autnoma, luvas de borracha nitrlica e avental. Cubra o lquido derramado com uma soluo 1:1:1 por peso de carbonato de sdio, areia de gato de argila (bentonita) e areia. Quando todo o lquido tiver sido absorvido, transfira para dentro de um balde ou outro recipiente de boca larga e coloque na capela. Se o regulamento local permitir, deixe repousar na capela por vrios dias at que todo o hexano tenha evaporado. Descarte o resduo slido com o lixo normal. Seno, embale e rotule o resduo slido para eliminao. Descarte de resduos slidos Grandes quantidades. Destile para reutilizao ou rotule para eliminao por incinerao. Pequenas quantidades. Se o regulamento local permitir, coloque em um prato ou bquer evaporador na capela e deixe que evapore. Assegure-se de que no h nenhuma chama ou outra fonte de ignio presente. Seno, embale e rotule para eliminao por incinerao.

Hidrxido de potssio
Descarte dos lquidos Use proteo ocular, avental e luvas de borracha nitrlica. Remova o material com uma p e coloque num balde. Adicione gradativamente e agitando uma grande quantidade de gua gelada. Neutralize com cido hidroclrico 5% e escoe pelo ralo. O local do vazamento deve ser lavado totalmente com gua. Descarte dos resduos slidos Use proteo ocular, avental e luvas de borracha nitrlica. Adicione lentamente com um agitador mecnico a um grande volume de gua gelada. Neutralize com cido hidroclrico 5% e escoe pelo dreno.

Hidrxido de sdio
Descarte dos lquidos Use proteo ocular, avental, e luvas de borracha nitrlica. Deposite num balde e adicione, gradativamente e agitando, uma grande quantidade de gua gelada. Neutralize com cido hidroclrico 5% e escoe pelo ralo. Lave totalmente o local com gua. Descarte Use proteo ocular, avental, e luvas de borracha nitrlica. Adicione lentamente, agitando, em uma grande quantidade de gua. Neutralize com cido hidroclrico 5% e escoe pelo ralo.

Iodo
Descarte de vazamento/derramamento

Use luvas de borracha nitrlica, avental e culos de proteo. Se o vazamento/derramamento for grande e dentro de uma rea confinada, um aparelho de respirao deve ser usado. Grandes quantidades so melhor descartadas varrendo-se o lquido misturado com areia e enterrando-se os resduos em terreno baldio. Pequenas quantidades podem ser descartadas dissolvendo-se em tiossulfato de sdio ou metabissulfito de sdio e lavando-se a soluo no ralo. Manchas de iodeto no cho podem ser removidas com o uso de um pano embebido em uma soluo de tiossulfato ou metabissulfito. Descarte de resduos slidos Grandes quantidades. Coloque em um recipiente separado e rotulado para reciclagem ou reutilizao. Pequenas quantidades. Use luvas de borracha nitrlica, culos de proteo e avental. Na capela, cautelosamente adicione iodeto (5 g) a uma soluo de tiossulfato de sdio (300 ml a 4%) contendo carbonato de sdio (0,1 g). Mexa at todo o iodeto estar dissolvido (a soluo incolor), e ento neutralize com carbonato de sdio. Quando a reduo estiver completa, adicione carbonato de sdio ou cido hidroclrico diludo para neutralizar a soluo. Lave no ralo.

Metanol (lcool metlico)


Altamente inflamvel. Alto risco de envenenamento por inalao ou ingesto. Descarte de lquidos Desligue todas as possveis fontes de ignio. Instrua outras pessoas a manterem uma distncia segura. Se necessrio, use aparelhos de respirao, proteo ocular, avental e luvas de borracha butlica. Cubra o vazamento com carbonato de sdio, areia de gato de argila (bentonita) e areia, na proporo de peso de 1:1:1. Deposite o material em um recipiente. Se a regulao local permitir, adicione o slido a um balde de gua. Deixe em repouso at que os slidos assentem, despeje o lquido no ralo e trate o slido como resduo normal. Do contrrio, embale o slido e rotule-o para incinerao. Descarte de resduos slidos Coloque o metanol em um recipiente com solvente no-halogenado para incinerao.

Mercrio
Descarte de vazamento/derramamento Devido alta toxicidade do vapor de mercrio, importante limpar o mercrio da melhor forma possvel, especialmente em reas confinadas. Use luvas de borracha nitrlica, avental e culos de proteo. Um aparelho de respirao autnoma ser necessrio para grandes vazamentos/derramamentos. Um aspirador pequeno com um tubo capilar conectado a uma bomba pode ser usado para sugar gotas de mercrio. Para gotas pequenas em lugares de difcil acesso, trate com Merconvap ou use um kit desenvolvido para essa finalidade. Combine gotas de mercrio coletadas em uma garrafa de polietileno de alta densidade, com paredes espessas e bem vedada e envie para o departamento central para reclamao ou retorne ao fabricante. Descarte de resduos slidos CUIDADO: A toxicidade do mercrio tal que o elemento e seus componentes no devem contaminar o ar ou a gua. Use luvas de borracha nitrlica, aparelho de respirao autnoma e avental. Colete todas as gotas e poas o mais rpido possvel utilizando uma bomba de suco e uma garrafa aspiradora com um longo tubo capilar. Cubra as gotas menores que estejam em lugares de difcil acesso com Merconvap ou use um kit desenvolvido para essa finalidade. Combine todo o mercrio contaminado em uma garrafa bem vedada. Retorne ao fabricante para reciclagem.

Naftol
Sensvel luz e irritante Descarte de lquidos Use luvas de borracha nitrlica, culos de proteo e avental. Despeje o lquido num bquer e leve capela. Estime o peso do naftol vazado e, para cada grama, adicione 100 ml de 3M de cido sulfrico (17 ml de cido sulfrico adicionados para 83 ml de gua) e 6g de permanganato de potssio. Agite a mistura durante 48 horas. Adicione bisulfito de sdio slido at que a soluo torne-se incolor. Neutralize com hidrxido de sdio aquoso 5% e despeje no ralo. Descarte pequenas quantidades do precipitado marrom (dixido de mangans) com o lixo comum. Descarte de resduos slidos Caixas. Rotule para reciclagem ou para incinerao. Pequenas quantidades. Siga o procedimento para o descarte de lquidos.

Pentxido de fsforo
Descarte dos lquidos Use luvas de borracha nitrlica, avental, proteo ocular e proteo facial e, se necessrio, aparelho de respirao autnomo. Cubra o vazamento com carbonato de sdio ou carbonato de clcio, areia de gato de argila (bentonita) e areia, na proporo de peso de 1:1:1. Deposite a mistura num balde plstico e na capela, lentamente adicione a mistura um balde de gua fria. Deixe em repouso por 24 horas. Teste o pH da soluo e neutralize, se necessrio, com carbonato de sdio. Decante a soluo no ralo. Trate o resduo slido como resduo comum. Descarte de resduos slidos Caixas. Coloque num recipiente rotulado separado para reciclagem ou descarte. Pequenas quantidades. Use luvas de borracha nitrlica, avental e proteo ocular. Na capela, coloque o pentxido de fsforo numa cpsula de evaporao e cubra com carbonato de sdio ou carbonato de clcio saturado. Muito lentamente, adicione a mistura num balde de gua fria. Deixe em repouso durante 24 horas. Teste o pH da soluo e neutralize com carbonato de sdio ou com uma soluo de hidrxido de sdio 5%, se necessrio. Escoe a soluo no ralo.

Permanganato de potssio
Descarte dos lquidos Use culos de proteo, avental, luvas de borracha nitrlica. Cubra o vazamento com carbonato de sdio ou carbonato de clcio, areia de gato de argila (bentonita) e areia, na proporo de peso de 1:1:1. Adicione um bquer de gua (aproximadamente 20 ml/g de permanganato). Na capela, adicione uma gota de cido sulfrico concentrado para cada 10 ml de soluo. Lentamente, e com agitao, adicione bissulfato de sdio 10% at que a cor do permanganato fique mais clara e a cor inicial marrom do precipitado de dixido de mangans dissolva (aproximadamente 13 ml de soluo de bissulfato/10 ml da soluo de permanganato). Neutralize com carbonato de sdio. Deixe em repouso at assentar. Decante o lquido no ralo com pelo menos 50 vezes seu volume de gua. O resduo slido pode ser jogado fora como resduo comum. Descarte dos resduos slidos Use culos de proteo, avental, luvas de borracha nitrlica. Trabalhe na capela. Prepare uma soluo aquosa saturada da sobra do permanganato de potssio (aproximadamente 5g de sal dissolvem-se em 100ml de gua a 20 C). Para cada 10 ml da soluo, adicione uma gota de cido sulfrico concentrado. Na capela, lentamente, e agitando, adicione soluo de bissulfato de sdio 10% at que a cor do permanganato fique mais clara e o precipitado marrom inicial do dixido de mangans dissolva-se. Aproximadamente 13 ml da soluo da soluo de bissulfato so necessrios para cada 10 ml da soluo de permanganato. Neutralize com carbonato de sdio, se preciso. Escoe a soluo resultante incolor no ralo com pelo menos 50 vezes seu volume de gua.

Perxido de hidrognio
Descarte de vazamento/derramamento Use proteo facial e culos, avental e luvas de borracha butlica. Cubra o lquido derramado com uma mistura 1:1:1 por peso de carbonato de sdio ou carbonato de clcio, areia de gato de argila (bentonita) e areia. Usando uma colher grande de plstico, transfira a mistura para um recipiente. Transporte para a capela. Lentamente adicione a um balde de gua fria. Gradualmente adicione a um excesso de soluo aquosa de metabissulfito de sdio. Decante o lquido no ralo. Trate os resduos slidos como lixo normal. Descarte de resduos slidos Use luvas de borracha butlica, culos de proteo e avental. Uma proteo corporal deve ser providenciada. Na capela, prepare uma soluo diluda (5%) de perxido atravs da adio cuidadosa a um grande volume de gua. Gradualmente, mexendo, adicione a um excesso aquoso de 50% de metabissulfito de sdio em um frasco de fundo redondo equipado com um termmetro. Um aumento na temperatura indica que a reao est acontecendo. Acidifique a reao caso ela no acontea espontaneamente. Neutralize a mistura de reao e lave no ralo.

Sais de chumbo
Descarte de vazamento/derramamento Solues aquosas: use luvas de borracha nitrlica, avental e culos de proteo. Cubra o lquido derramado com uma mistura 1:1:1 de carbonato de sdio, areia de gato de argila (bentonita) e areia. Remova a mistura para dentro de um balde e adicione gua para dissolver o carbonato de sdio. Deixe repousar at que os slidos se depositem. Decante

o lquido para outro recipiente e descarte os resduos slidos como lixo normal. Adicione uma soluo de metassilicato de sdio ao lquido seguindo o procedimento descrito em descarte de resduos slidos para solues diludas. Grandes quantidades. Coloque em um recipiente separado e rotulado para reciclagem ou descarte de sais insolveis em um aterro seguro.

Soluo de formaldedo (formol)


Descarte de vazamento/derramamento Remova todas as fontes de ignio. Use proteo facial e culos, avental e luvas de borracha butlica. Cubra o lquido derramado com uma mistura 1:1:1 por peso de carbonato de sdio ou carbonato de clcio, areia de gato de argila (bentonita) e areia. Transfira para um recipiente e transporte para a capela. Adicione a mistura gua fria (cerca de 10 ml para cada 1 ml de soluo de formaldedo). Lentamente adicione alvejante caseiro (25 ml de alvejante para cada 1 ml de soluo de formaldedo). Deixe descansar em temperatura ambiente por 20 minutos. Decante o lquido no ralo. Descarte o resduo slido como lixo normal. Descarte de resduos slidos Grandes quantidades. Coloque em um recipiente separado e rotulado para reciclagem ou eliminao por incinerao. Pequenas quantidades. Use luvas de borracha butlica, avental e culos de proteo. Na capela, mexendo sempre, lentamente adicione formaldedo diludo (cerca de 10 ml de gua para cada ml de formaldedo) a um excesso de alvejante caseiro (25 ml de alvejante para cada 1 ml de formaldedo). Misture por 20 minutos, e ento lave a soluo no ralo.

Soluo de hipoclorito de sdio (contendo mais de 5% de cloro ativo)


Descarte de vazamento/derramamento Use proteo ocular, avental, e luvas de borracha nitrlica. Passe um esfrego com bastante gua e escoe pelo ralo com pelo 50 vezes seu volume de gua. Descarte Caixas. Coloque num recipiente separado rotulado para reciclagem ou descarte. Pequenas quantidades. Use proteo ocular, avental, e luvas de borracha nitrlica. Na capela, adicione em um balde de gua. Escoe pelo ralo.

Tetracloreto de carbono
Descarte de vazamento/derramamento Instrua as pessoas para que permaneam a uma distncia segura. Use aparelho de respirao autnoma, culos de proteo, avental e luvas de PVA ou Viton. Cubra o lquido derramado com uma mistura 1:1:1 por peso de carbonato de sdio ou carbonato de clcio, areia de gato de argila (bentonita) e areia. Transfira para um recipiente apropriado e rotule para incinerao. Descarte de resduos slidos Use luvas de PVA ou Viton, avental e culos de proteo. Evite inspirar o p. Recicle por distilao (na capela) ou coloque o resduo em recipiente para descarte com solvente halogenado para eliminao por incinerao. Dissolva o composto em um solvente inflamvel no-clorinado e lance em fornalha com ps-combustor e purificador de gases.

Tetrxido de smio
Descarte de vazamento/derramamento Use protetor facial e culos de proteo, avental e luvas de borracha nitrlica. Siga os procedimentos para o descarte de resduos slidos. Descarte de resduos slidos Caixas. Coloque num recipiente rotulado separado para reciclagem ou para o descarte. Mistura das reaes. O tetrxido de smio pode ser reduzido para dixido pela reao com a olefina. Forma-se o osmato de ster. Forma-se bolhas de sulfito de hidrognio na soluo. O precipitado preto do dixido de smio removido pela filtragem. Embale o OsO2 para o descarte ou para reciclagem.

Tolueno
Descarte de vazamento/derramamento Desligue todas as possveis fontes de ignio. Use proteo ocular, avental e luvas Viton. Cubra o vazamento com carbonato de sdio ou carbonato de clcio, areia de gato de argila (bentonita) e areia, na proporo de peso de 1:1:1. Leve capela para evaporao. Ventile bem o local do vazamento para evaporar o lquido restante e dispersar os gases. Descarte Coloque num recipiente de descarte com solvente no-halogenado para incinerao, reciclagem ou incinerao. A incinerao ser mais fcil pela mistura de um solvente mais inflamvel.

Xileno
Descarte de lquidos Desligue todas as possveis fontes de ignio. Use proteo facial, culos de proteo, avental e luvas de borracha nitrlica. Cubra o vazamento com carbonato de sdio ou carbonato de clcio, areia de gato de argila (bentonita) e areia, na proporo de peso de 1:1:1. Coloque num balde e leve at a capela para evaporao atmosfrica. Ventile bem o local do vazamento para evaporar o lquido restante e dispersar os gases.

Aqui esto listados os principais cuidados que devem ser tomados no manuseio de resduos qumicos: 01.cidos e bases 02. Solventes orgnicos clorados e no clorados 03. Rotulagem e acondicionamento de solventes organo-clorados e no clorados 04. Metais pesados, ctions, nions, tec. em meio aquoso Observaes Cuidados Download Voltar 01. cidos e bases: Solues aquosas diludas de cidos e bases devero ser colocados em recipientes tipo bquer e neutralizados no final de cada experincia. Este procedimento dever ser efetuado pelos prprios alunos e tem dois propsitos: ilustrar o processo de eliminao de rejeitos e formar uma conscincia de preservao do meio ambiente. Depois de neutralizado o material poder ser armazenado junto com os resduos inorgnicos, metais pesados, ctions, nions, etc.. Voltar ao topo 02. Solventes orgnicos clorados e no clorados: Tendo em vista que esta classe de rejeitos qumicos no possibilita nenhum tipo de tratamento prvio dentro do laboratrio, devem ser tomadas algumas precaues quanto ao processo de rotulagem e acondicionamento destes rejeitos, para que sua recuperao ou eliminao tenha sucesso (veja os itens de a - j abaixo). Exemplos de solventes organo-clorados; clorofrmio, tetracloreto de carbono, diclorometano, dicloroetano, cloreto de metileno, etc. Solventes no clorados; lcoois, acetonas, teres, hexano, benzeno, tolueno, etc. Voltar ao topo 03. Rotulagem e acondicionamento de solventes organo-clorados e no clorados: Esta etapa deve ser realizada dentro de cada laboratrio de ensino e de pesquisa da instituio pelo tcnico ou pelo(s) aluno(s) de graduao ou ps-graduao. Para que o processo de tratamento de rejeitos tenha sucesso, fundamental que os seguintes itens sejam observados: a) - Para o recolhimento dos rejeitos qumicos devem ser utilizados recipientes de vidro ou de plstico resistentes, que estejam em perfeitas condies principalmente com relao vedao dos mesmos. Evitar frascos com vazamentos; b) - O recolhimento dos rejeitos qumicos no deve ultrapassar 2/3 da capacidade do recipiente. Frascos extremamente cheios criam riscos quando transportados; c) - Antes do recolhimento dos rejeitos qumicos ativos, deve-se ter o devido cuidado no sentido da desativao destes. Lembrar que, frascos contendo rejeitos qumicos ativos sem nenhuma indicao no rtulo, expe os funcionrios do Setor srios riscos; d) - Para o recolhimento de rejeitos qumicos deve-se dar preferncia utilizao de frascos de um litro, na cor mbar, e procurar evitar misturas muito complexas. D preferncia, acondicionar solventes que foram utilizados em cromatografia, ou provenientes de rotaevaporadores, etc. em frascos separados, j que possvel a recuperao dos solventes orgnicos atravs de destilao com colunas de fracionamento; e) - Os frascos contendo rejeitos devero ser rotulados e perfeitamente identificados com a utilizao do rtulo padronizado - figura 1- disposio no Almoxarifado do Departamento de Qumica; f) - Os rtulos devero ser preenchidos com caneta esferogrfica azul ou preta, nunca usar caneta hidrocor ou pincel atmico; g) - Os rtulos devero conter todas as informaes sobre os componentes das misturas existentes no frasco, tanto os solutos como os solventes, inclusive indicaes de possveis riscos na operao de tratamento. A indicao apenas do solvente principal pode criar problemas no tratamento adequado; h) - Os rtulos devero conter de forma clara: O laboratrio, o responsvel pelo mesmo e a data do recolhimento. Estas informaes, eventualmente, podem vir a ser teis em casos onde haja necessidade de informaes adicionais;

i) - Os rtulos devero ser fixados nos frascos com a aplicao de cola plstica, e nunca com uso de fita adesiva. A fita adesiva resseca com o tempo levando a perda do rtulo devido estocagem; j) - Nunca se deve misturar substncias que possam reagir entre si. Exemplo, mistura de solventes orgnicos clorados com no clorados, mistura de solventes orgnicos com cidos, mistura de material orgnico com inorgnico, etc.

Das könnte Ihnen auch gefallen