Sie sind auf Seite 1von 16

1

O ensino no Exrcito destaca-se como atividade para manter atualizados os recursos humanos da Fora, consoante a evoluo e o progresso das cincias militares, assim como em todos os campos do conhecimento necessrias ao seu pleno desenvolvimento profissional

Operation Enduring Freedom - Afghanistan (OEF-A) o nome oficial usado pelo governo dos E.U.A. na sua guerra em mbito global contra o terror (Global War on Terror GWOT). Essa operao foi lanada juntamente com a Inglaterra em resposta aos ataques de 11 de Setembro.

Dentro da OEF-A uma das primeiras operaes foi a ANACONDA. Planejada para durar 72 horas acabou ocorrendo de 2 a 16 de maro de 2002. Envolveu Foras Especiais dos E.U.A e mais 06 pases alm de 1400 militares de tropa convencional em um ambiente complexo de guerra no linear. A OPERAO ANACONDA foi a batalha terrestre da OEF com maiores dimenses e ocorreu em um TO com elevaes que superam 10.000 ft.

COMPOSIO DA OPERAO

10th Mountain Division

101st Airborne Division

Afghan National Army

Royal Marines' Corps

Princess Patricia's Canadian Light Infantry

Special Operations Forces

Forsvarets Spesialkommando FSK (Noruega)

101st Airborne Division (Nova Zelndia)

Australian Special Air Service Regiment

Special Forces Command KSK (Alemanha)

Marinejegerkommandoen MJK (Noruega)

Jaegerkorpsetcrest (Dinamarca) 5

O regime talib no Afeganisto cai porm algumas dessas foras juntamente com elementos da AlQaeda refugiam-se nas montanhas

Comea a OPERAO ANACONDA a leste do Afeganisto. Foras especiais se infiltram na rea para mobiliar postos de observao

Mako 31, encontra um posto talib com uma metralhadora DShK onde deveria criar o seu posto de observao. Foi um dos primeiros sinais da presena de tropas do TAQ no local. Essa posio d visada para a ZPH da FT Rakkasan e tem condies de engajar um CH-47

FT HAMMER
GARDEZ

Por volta de meia-noite, a FT Hammer (uma grande fora de milcias afegs e FE americanos) deixa sua base em Gardez e segue para o vale Shahi-Kot. O terreno muito ruim e uma viatura acaba virando ferindo alguns militares.

Uma falha no sistema inercial de navegao de um AC-130 faz com que este abra fogo contra o GAA e parte da tropa amiga (militares afegos e foras especiais).

A FT chega ao local determinado com 55 minutos de atraso.

No houve o apoio de fogo areo previsto devido a problemas tcnicos em um bombardeiro B-1B e a problemas de comunicao com os F-15E.

Um pesado ataque talib com armas de pequeno calibre e fogos de morteiro deixa um saldo de mais de 40 mortos.

s 0630 h iniciou-se o Ass Amv da TF Rakkasan na parte baixa do vale Shah-i-Kot com uma Companhia. Foi seguida de um segundo batalho desta vez da 10 de Montanha. Assim que pousaram foram recebidos com tiros e ficaram engajados em forte combate ao longo de todo o dia.

FT ANVIL / FT RAKKASAN

Em vez de existirem entre 150 e 200 combatentes no vale, a rea continha entre 500 e 1000 inimigos encravados no cho e no alto ao longo de todo o vale.

Todos os CH-47 pousaram mas com fogo intenso na insero. Oito Apaches fariam a escolta, mas s cinco decolaram. Logo foram atingidos e voltaram para a base com problemas no podendo voltar mais. Depois do pouso as tropas logo se organizaram e iniciaram a marcha. Logo entraram em contato com o inimigo que comeou a atirar com RPG e metralhadoras. Todos os soldados americanos correram deixando as mochilas para trs.
A noite conseguiram dominar campo de batalha graas ao uso do OVN. Algumas horas aps o dia amanhecer toda a Companhia foi retirada de helicpteros.

A demanda de CAS (Close air support) foi alta pois no havia artilharia orgnica. Sempre pensaram que no precisariam de artilharia ou que fariam falta.

O apoio de fogo inicial para as tropas veio dos Apaches do 3-101 do Batalho de Aviao (Eagle Attack) pertencente a 159 Brigada de Aviao. Eles destruiram os inimigos em contato e salvaram as tropas amigas sem perder uma Anv ou tripulao.

Importante sonhar. Mas, fundamental, transformar o sonho em realidade.

16

Das könnte Ihnen auch gefallen