Sie sind auf Seite 1von 13

** **

Sistematizao da inter-relaes CTSA


1. Turno - Grupo 2 - Carolina, Ana Sofia, Filipa e Ins L.

Nota: Preencham os espaos respectivos com os vossos exemplos. Bom Trabalho!

Cincia Tecnologia

-A cincia basicamente o conhecimento de vrias variantes, essas variantes influenciam a novos equipamentos.

O computador uma das novas tecnologias inventadas atravs do avano da cincia

Cincia Sociedade

-A cincia atravs do estudo/conhecimento das problemticas do Mundo, pode "alertar" a s que podem vir a afectar a vida humana, como por exemplo cerca das causas e das consequ

Foi atravs de vrias dissecaes que os cientistas puderam salvar vidas sociedade.

TecnologiaSociedade

- O avano da tecnologia trouxe ao homem aspectos bastante positivos, destes destacam-s aspectos negativos, tais como: a sua dependncia pela tecnologia e o aumento do desempreg

-Com o avano da tecnologia comeam a existir meios que no poluem nem modificam o m vida da sociedade pois o meio ambiente vai ser menos poludo.

A televiso foi um dos avanos da tecnologia que veio influenciar o modo de vida da sociedade.

Cincia Ambiente

- A cincia atravs do conhecimento determina as causas e as consequncias de problemas catstrofes ambientais/naturais.

- Como por exemplo: o efeito de estufa que segundo a cincia causado pelos gases estufa consequncia o aquecimento global.

Efeito de Estufa (Os seus "efeitos").

Tecnologia Ambiente

-Com o avano da tecnlogia a emiso de CO2 (dixido de Carbono) para a atmosfera cad - No entanto, a tecnologia tambm permitiu inventar "rvores Mecnicas" que absorvem o terrestre.

"rvores Mecnicas"-a nova aposta da tecnologia.

SociedadeAmbiente

- A sociedade tem a responsabilidade de no prejudicar o ambiente, coisa que no faz, pois

- Tais como: a poluio dos carros, o lixo "derramado" nas ruas, o consumo de produtos pr

outros.

O lixo nas ruas pode ser bastante projudicial para o ambiente.

Concluso

Com base no esquema apresentado antes da tabela, conclumos que todos os factores: cincia, tecnologia, sociedade e ambiente se relacionam entre si, visto que quando um "alterado" so automaticamente manifestadas alteraes nos restantes factores. Exemplo desta situao : se no houver avanos na tecnologia, algumas das variantes da cincia acabam por no avanar tambm, visto que o seu meio (a tecnologia) para realizar o estudo no evolui. Com este atraso muitos dos problemas ambientais vo ficar com estudos inacabados e sem propostas de medidas para fazer diminuir a gravidade desses mesmos problemas. Com isto a sociedade tambm afectada, pois continua com as suas rotinas prejudiciais ao meio ambiente e acaba por se estar a prejudicar a si mesma, devido ao facto da maioria dos problemas ambientais acabar por afectar a sociedade tambm, talvez at de uma forma bastante directa. Desenvolvendo um pouco os problemas levantados na tabela, tambm podemos concluir a mesma relao entre os diversos factores.

A emisso de gases provocadores do efeito de estufa (como o dixido de carbono, azoto, clorofluorcarbonetos e metano) na sua totalidade responsabilidade da sociedade, segundo as teorias cientficas que dizem que estes gases so os respectivos provocadores deste efeito e que so emitidos atravs de actividades como: a desflorestao, a agricultura e pecuria, a utilizao de fertilizantes, a queima da biomassa, a existncia de cada vez mais ruminantes, entre outras. Se analisarmos este tipo de actividades vamos concluir que todas tm o mesmo objectivo: satisfazer as necessidades humanas, sem nunca pensar nas consequncias que estas tm para o meio ambiente, sendo na grande maioria a emisso de dixido de carbono para a atmosfera e o agravamento do efeito de estufa. Assim cada uma das actividades contribui sua maneira: - A desflorestao - realizada com o intuito de obter mais espaos para a construo de prdios e para a pecuria e ainda para a agricultura. Esta consiste em arrancar todas as rvores do terreno em questo, deste modo a concentrao de dixido de carbono vai aumentar visto que as rvores absorvem uma grande

parte deste gs, transformando-o em oxignio. Com a destruio destas, a concentrao do CO2 vai aumentar levando ao aumento do efeito de estufa. - A utilizao de fertilizantes - durante a produo dos mesmos existe a libertao de dixido de carbono. - A queima da biomassa - esta consiste na queima das plantas, este acto pode ser bastante prejudicial visto que por vezes as plantas tm azoto acumulado e com a sua queima este gs libertado para a atmosfera e vendo que este tambm um gs estufa, conclumos que vai contribuir para o efeito de estufa tambm. - O aumento da existncia de ruminantes - para a alimentao da sociedade necessria uma grande quantidade de ruminantes, como estes animais libertam um gs estufa, o metano, acabam por contribuir tambm para o aumento do nosso grande problema ambiental.

Como podemos ver grande parte da culpa do nosso meio ambiente estar a ser prejudicado da sociedade, apesar de todos os factores se interligarem entre si. Com isto todos devemos fazer um esforo para evitar a poluio do nosso meio ambiente visto que s acabamos por prejudicar a nossa sociedade.

Das könnte Ihnen auch gefallen