Sie sind auf Seite 1von 15

28

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUES ABAIXO.


01 - Voc recebeu do fiscal o seguinte material:

PROFISSIONAL DE COMUNICAO SOCIAL JNIOR RELAES PBLICAS

a) este caderno, com o enunciado das 70 (setenta) questes objetivas, sem repetio ou falha, com a seguinte distribuio: CONHECIMENTOS BSICOS LNGUA PORTUGUESA Questes 1 a 10 1,0 cada LNGUA INGLESA Pontuao 1,0 cada Bloco 1 Questes 21 a 40 Pontuao 1,0 cada CONHECIMENTOS ESPECFICOS Bloco 2 Questes 41 a 55 Pontuao 1,0 cada Bloco 3 Questes 56 a 70 Pontuao 1,0 cada

Pontuao Questes 11 a 20

b) CARTO-RESPOSTA destinado s marcaes das respostas das questes objetivas formuladas nas provas. 02 - Verifique se este material est em ordem e se o seu nome e nmero de inscrio conferem com os que aparecem no CARTO-RESPOSTA. Caso contrrio, notifique o fato IMEDIATAMENTE ao fiscal. 03 - Aps a conferncia, o candidato dever assinar, no espao prprio do CARTO-RESPOSTA, a caneta esferogrfica transparente de tinta na cor preta. 04 - No CARTO-RESPOSTA, a marcao das letras correspondentes s respostas certas deve ser feita cobrindo a letra e preenchendo todo o espao compreendido pelos crculos, a caneta esferogrfica transparente de tinta na cor preta, de forma contnua e densa. A LEITORA TICA sensvel a marcas escuras, portanto, preencha os campos de marcao completamente, sem deixar claros. Exemplo: 05 - Tenha muito cuidado com o CARTO-RESPOSTA, para no o DOBRAR, AMASSAR ou MANCHAR. O CARTO-RESPOSTA SOMENTE poder ser substitudo se, no ato da entrega ao candidato, j estiver danificado. 06 - Para cada uma das questes objetivas, so apresentadas 5 alternativas classificadas com as letras (A), (B), (C), (D) e (E); s uma responde adequadamente ao quesito proposto. Voc s deve assinalar UMA RESPOSTA: a marcao em mais de uma alternativa anula a questo, MESMO QUE UMA DAS RESPOSTAS ESTEJA CORRETA.

07 - As questes objetivas so identificadas pelo nmero que se situa acima de seu enunciado. 08 - SER ELIMINADO do Processo Seletivo Pblico o candidato que: a) se utilizar, durante a realizao das provas, de mquinas e/ou relgios de calcular, bem como de rdios gravadores, headphones, telefones celulares ou fontes de consulta de qualquer espcie; b) se ausentar da sala em que se realizam as provas levando consigo o CADERNO DE QUESTES e/ou o CARTO-RESPOSTA. c) se recusar a entregar o CADERNO DE QUESTES e/ou o CARTO-RESPOSTA, quando terminar o tempo estabelecido. d) no assinar a LISTA DE PRESENA e/ou o CARTO-RESPOSTA. Obs. O candidato s poder se ausentar do recinto das provas aps 1 (uma) hora contada a partir do efetivo incio das mesmas. Por motivos de segurana, o candidato NO PODER LEVAR O CADERNO DE QUESTES, a qualquer momento. 09 - Reserve os 30 (trinta) minutos finais para marcar seu CARTO-RESPOSTA. Os rascunhos e as marcaes assinaladas no CADERNO DE QUESTES NO SERO LEVADOS EM CONTA. 10 - Quando terminar, entregue ao fiscal O CADERNO DE QUESTES, o CARTO-RESPOSTA e ASSINE A LISTA DE PRESENA. 11 - O TEMPO DISPONVEL PARA ESTAS PROVAS DE QUESTES OBJETIVAS DE 4 (QUATRO) HORAS E 30 (TRINTA) MINUTOS, includo o tempo para a marcao do seu CARTO-RESPOSTA. 12 - As questes e os gabaritos das Provas Objetivas sero divulgados no primeiro dia til aps a realizao das mesmas, no endereo eletrnico da FUNDAO CESGRANRIO (http://www.cesgranrio.org.br).

PROFISSIONAL DE COMUNICAO SOCIAL JNIOR RELAES PBLICAS

EDITAL No 1 PETROBRAS / PSP RH - 1/2012

CONHECIMENTOS BSICOS LNGUA PORTUGUESA


Texto I
O gigol das palavras Quatro ou cinco grupos diferentes de alunos do Farroupilha estiveram l em casa numa mesma misso, designada por seu professor de Portugus: saber se eu considerava o estudo da Gramtica indispensvel para aprender e usar a nossa ou qualquer outra lngua. Suspeitei de sada que o tal professor lia esta coluna, se descabelava diariamente com suas afrontas s leis da lngua, e aproveitava aquela oportunidade para me desmascarar. J estava at preparando, s pressas, minha defesa (Culpa da reviso! Culpa da reviso!). Mas os alunos desfizeram o equvoco antes que ele se criasse. Eles mesmos tinham escolhido os nomes a serem entrevistados. Vocs tm certeza que no pegaram o Verssimo errado? No. Ento vamos em frente. Respondi que a linguagem, qualquer linguagem, um meio de comunicao e que deve ser julgada exclusivamente como tal. Respeitadas algumas regras bsicas da Gramtica, para evitar os vexames mais gritantes, as outras so dispensveis. A sintaxe uma questo de uso, no de princpios. Escrever bem escrever claro, no necessariamente certo. Por exemplo: dizer escrever claro no certo, mas claro, certo? O importante comunicar. (E quando possvel surpreender, iluminar, divertir, mover Mas a entramos na rea do talento, que tambm no tem nada a ver com Gramtica.) A Gramtica o esqueleto da lngua. [...] o esqueleto que nos traz de p, mas ele no informa nada, como a Gramtica a estrutura da lngua, mas sozinha no diz nada, no tem futuro. As mmias conversam entre si em Gramtica pura. Claro que eu no disse isso tudo para meus entrevistadores. E adverti que minha implicncia com a Gramtica na certa se devia minha pouca intimidade com ela. Sempre fui pssimo em Portugus. Mas isso eu disse vejam vocs, a intimidade com a Gramtica to dispensvel que eu ganho a vida escrevendo, apesar da minha total inocncia na matria. Sou um gigol das palavras. Vivo s suas custas. E tenho com elas exemplar conduta de um cften profissional. Abuso delas. S uso as que eu conheo, as desconhecidas so perigosas e potencialmente traioeiras. Exijo submisso. No raro, peo delas flexes inominveis para satisfazer um gosto passageiro. Maltrato-as, sem dvida. E jamais me deixo dominar por elas. [...] Um escritor que passasse a respeitar a intimidade gramatical das suas palavras seria to ineficiente quanto um gigol que se apaixonasse pelo seu plantel.
VERISSIMO, Luis Fernando. O gigol das palavras. In: LUFT, Celso Pedro. Lngua e liberdade: por uma nova concepo de lngua materna e seu ensino. Porto Alegre: L&PM, 1985. p. 36. Adaptado.

Texto II
Aula de portugus A linguagem na ponta da lngua, to fcil de falar e de entender. A linguagem na superfcie estrelada de letras, sabe l o que ela quer dizer? Professor Carlos Gis, ele quem sabe, e vai desmatando o amazonas de minha ignorncia. Figuras de gramtica, equipticas, atropelam-me, aturdem-me, sequestram-me. J esqueci a lngua em que comia, em que pedia para ir l fora, em que levava e dava pontap, a lngua, breve lngua entrecortada do namoro com a prima. O portugus so dois; o outro, mistrio.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Aula de portugus. In: Reunio: 10 livros de poesia. Rio de Janeiro: Jos Olympio Editora, 1974. p. 81.

10

10

15

15

20

1
Segundo os Textos I e II, a linguagem (A) (B) (C) (D) (E) difcil plural uniforme desregrada dispensvel

25

30

2
O cronista do Texto I e o poeta do Texto II constroem opinies convergentes a respeito da figura do professor de Portugus. De acordo com esse ponto de vista, o professor, em relao ao saber gramatical dos outros, mostra-se (A) (B) (C) (D) (E) alheio superior incoerente compreensivo condescendente

35

40

3
O gigol das palavras, como o cronista se caracteriza no Texto I, entende sua escrita como (A) (B) (C) (D) (E) inferior medrosa submissa subversiva equivocada

45

PROFISSIONAL DE COMUNICAO SOCIAL JNIOR RELAES PBLICAS

4
De acordo com a ortografia da lngua portuguesa, sabida e ensinada pelo professor do Texto II, a seguinte frase respeita a linguagem / na superfcie estrelada de letras ( . 5-6): (A) A ltima paralizao ocorreu h cerca de dois anos. (B) A ltima paralizasso ocorreu acerca de dois anos. (C) A ltima paralizao ocorreu a cerca de dois anos. (D) A ltima paralisao ocorreu h cerca de dois anos. (E) A ltima paralisao ocorreu a cerca de dois anos.

9
Um professor de gramtica tradicional, ao corrigir uma redao, leu o trecho a seguir e percebeu algumas inadequaes gramaticais em sua estrutura. Os grevistas sabiam o porque da greve, mas no entendiam porque havia tanta represso. O professor corrigir essas inadequaes, produzindo o seguinte texto: (A) Os grevistas sabiam o por qu da greve, mas no entendiam porque havia tanta represso. (B) Os grevistas sabiam o porque da greve, mas no entendiam porqu havia tanta represso. (C) Os grevistas sabiam o porqu da greve, mas no entendiam por que havia tanta represso. (D) Os grevistas sabiam o por que da greve, mas no entendiam porque havia tanta represso. (E) Os grevistas sabiam o porqu da greve, mas no entendiam porqu havia tanta represso.

5
Segundo diria o Professor Carlos Gis, mencionado no Texto II, a frase cuja regncia do verbo respeita a norma-padro : (A) Esquecemo-nos daquelas regras gramaticais. (B) Os professores avisaram aos alunos da prova. (C) Deve-se obedecer o portugus padro. (D) Assistimos uma aula brilhante. (E) Todos aspiram o trmino do curso.

10
No poema, o verso O portugus so dois ( . 18) est de acordo com a norma-padro da lngua portuguesa. A frase em que tambm se respeita a norma-padro, com relao concordncia, : (A) Na reunio, houveram muitos imprevistos. (B) Estranhou-se as mudanas na empresa. (C) Devem fazer cinco meses que no o vejo. (D) Precisam-se de vendedores nesta loja. (E) Pensou-se muito nas sugestes dos funcionrios.

6
No Texto I, a frase os alunos desfizeram o equvoco antes que ele se criasse ( . 11-12) apresenta voz passiva pronominal no trecho em destaque. A seguinte frase apresenta idntico fenmeno: (A) Necessita-se de muito estudo para a realizao das provas. (B) -se bastante exigente com Lngua portuguesa nesta escola. (C) Vive-se sempre em busca de melhores oportunidades. (D) Acredita-se na possibilidade de superao do aluno. (E) Criou-se um mtodo de estudo diferente no curso.

7
De acordo com a norma-padro, a frase que no precisa ser corrigida pelo Professor Carlos Gis, mencionado pelo Texto II, : (A) Houveram muitos acertos naquela prova. (B) Existia poucos alunos com dvidas na sala. (C) Ocorreram poucas dvidas sobre a matria. (D) Devem haver muitos aprovados este ano. (E) Vo fazer dois anos que estudei a matria.

O seguinte verbo em destaque NO est conjugado de acordo com a norma-padro: (A) Se essa tarefa no couber a ele, pedimos a outro. (B) Baniram os exerccios que no ajudavam a escrever bem. (C) Assim que dispormos do gabarito, saberemos o resultado. (D) Cremos em nossa capacidade para a realizao da prova. (E) Todos lamos muito durante a poca de escola.

PROFISSIONAL DE COMUNICAO SOCIAL JNIOR RELAES PBLICAS

S C

LNGUA INGLESA
Text I A Day in the Life of the Women of O&G
by Jaime Kammerzell From Rigzone Contributor. Tuesday, February 14, 2012 55

I worked with a lot of smart, focused and talented geoscientists and engineers. Question 3: Describe your typical day. Woman 1: Tough one to describe a typical day. I generally read email, go to a couple of meetings and work with the fields earth model or look at seismic. Woman 2: I talk with clients, help prepare bids and work on getting projects out the door. My days are never the same, which is what I love about the job I have. Woman 3: I usually work from 7:30 a.m. 6:30 p.m. (although the official day is shorter). We call the field every morning for an update on operations, security, construction, facilities and production engineering activities. I work with my team leads on short-term and long-term projects to enhance production (a lot of emails and Powerpoint). I usually have 2-3 meetings per day to discuss/prioritize/review ongoing or upcoming work (production optimization, simulation modeling, drilling plans, geologic interpretation, workovers, etc.). Beyond our team, I also participate in a number of broader business initiatives and leadership teams. Woman 4: A typical day is a hectic day for me. My day usually starts well before 8 a.m. with phone calls and emails with our facility in Norway, as well as other business relationships abroad. At the office, I am involved in the daily business operations and also stay closely involved in the projects and the sales efforts. On any given day I am working on budgets and finance, attending project meetings, attending engineering meetings, reviewing drawings and technical specifications, meeting with clients and prospective clients, reviewing sales proposals, evaluating new business opportunities and making a lot of decisions. Woman 5: On most days I work on my computer to complete my projects. I interpret logs, create maps, research local and regional geology or write documents. I go to project meetings almost every day. I typically work only during business hours, but there are times when I get calls at night or on weekends from a rig or other geologists for assistance with a technical problem.
Adapted from URL: <http://www.rigzone.com/news/article .asp?a_id=11508>. Retrieved on February 14, 2012.

Although far fewer women work in the oil and gas (O&G) industry compared to men, many women find rewarding careers in the industry. Five women were asked the same questions regarding their career choices in the oil and gas industry. Question 1: Why did you choose the oil and gas industry? Woman 1: Cool technology, applying science and money. Woman 2: It seemed interesting and the pay was good. Woman 3: They offered me a job! I couldnt turn down the great starting salary and a chance to live in New Orleans. Woman 4: I did not really choose the oil and gas industry as much as it chose me. Woman 5: I chose the oil and gas industry because of the challenging projects, and I want to be part of our countrys energy solution. Question 2: How did you get your start in the oil and gas industry? Woman 1: I went to a university that all major oil companies recruit. I received a summer internship with Texaco before my last year of my Masters degree. Woman 2: I was recruited at a Texas Tech Engineering Job Fair. Woman 3: At the time, campus recruiters came to the geosciences department of my university annually and they sponsored scholarships for graduate students to help complete their research. Even though my Masters thesis was more geared toward environmental studies, as a recipient of one of these scholarships, my graduate advisor strongly encouraged me to participate when the time came for O&G Industry interviews. Woman 4: I was working for a company in another state where oil and gas was not its primary business. When the company sold its division in the state where I was working, they offered me a position at the companys headquarters in Houston managing the aftermarket sales for the companys largest region. Aftermarket sales supported the on-highway, construction, industrial, agricultural and the oil and gas markets. After one year, the company asked me to take the position of managing their marine and offshore power products division. I held that position for three years. I left that company to join a new startup company where I hold the position of president. Woman 5: My first job in the oil and gas industry was an internship with Mobil Oil Corp., in New Orleans.

60

65

10

70

15

75

20

80

25

85

30

90

35

11
According to Text I, when asked about their choice of the oil and gas industry, (A) all the interviewees pointed out the relevance of having a green job. (B) all the women felt really committed to solving the nations energy problems. (C) all the interviewees mentioned that the challenges of the field attracted them. (D) just one of the women commented that she was attracted by the location of the job. (E) no interviewee considered the salary an important factor for accepting the job.

40

45

50

PROFISSIONAL DE COMUNICAO SOCIAL JNIOR RELAES PBLICAS

12
In Text I, using the interviewees experience, it can be said that getting a job in the O&G industry can result from all the following situations, EXCEPT (A) (B) (C) (D) participating in a job fair. taking part in O&G Industry interviews. applying to specific job ads via internet sites. attending a university where major oil companies look for prospective employees. (E) getting previous experience in an internship program with an O&G organization.

16
In Text I, the expression turn down in I couldnt turn down the great starting salary and a chance to live in New Orleans (lines 12-14) could be replaced, without change in meaning, by (A) (B) (C) (D) (E) refuse take accept request understand

17 13
In Text I, according to the answers to the third question in the interview, (A) Woman 1 implies that every day is the same for her, since she performs exactly the same tasks routinely. (B) Woman 2 complains against her very boring schedule at the office, dealing with strictly technical issues. (C) Woman 3 always works off hours and does not get involved with the operations in the field. (D) Woman 4 has negotiations with the international branches and gets involved in commercial and technical issues. (E) Woman 5 does not need to worry about preparing written materials nor deciding on last-minute technical issues at nights or on weekends. The only fragment from Text I that presents a series of actions exclusively performed in the past is (A) I chose the oil and gas industry because of the challenging projects, and I want to be part of our countrys energy solution. (lines 17-19) (B) I held that position for three years. I left that company to join a new startup company where I hold the position of president. (lines 46-48) (C) My first job in the oil and gas industry was an internship with Mobil Oil Corp., in New Orleans. I worked with a lot of smart, focused and talented geoscientists and engineers. (lines 49-52) (D) At the office, I am involved in the daily business operations and also stay closely involved in the projects and the sales efforts. (lines 77-80) (E) On most days I work on my computer to complete my projects. I interpret logs, create maps, research local and regional geology or write documents. (lines 87-90)

14
Based on the meanings of the words in Text I, (A) major (line 22) and main express opposite ideas. (B) headquarters (line 40) could be substituted by main office. (C) smart (line 51) and intelligent are antonyms. (D) enhance (line 66) and reduce express similar ideas. (E) prospective (line 84) and former are synonyms.

15

(A) Although far fewer women work in the oil and gas (O&G) industry compared to men, many women find rewarding careers in the industry. (lines 1-3) (B) I chose the oil and gas industry because of the challenging projects, (lines 17-18) (C) Even though my Masters thesis was more geared toward environmental studies, (lines 31-32) (D) as well as other business relationships abroad. (lines 76-77) (E) but there are times when I get calls at night or on weekends from a rig or other geologists for assistance with a technical problem. (lines 91-94)

PROFISSIONAL DE COMUNICAO SOCIAL JNIOR RELAES PBLICAS

U N

The sentence, in Text I, in which the boldfaced expression introduces an idea of addition is

Text II How To Start A Career In The Oil And Gas Industry: What Employers Say
By Katie Weir From Talent Acquisition Specialist, Campus Talisman Energy

19
The fragment that closes Text II, be aware that you will need to roll up your sleeves and work hard for the first couple years, and you will be rewarded in the end. (lines 23-25), implies that one must (A) make an effort to commit totally to ones job in the initial phase, in order to reach success in the future. (B) wear formal clothes to work so that, as years go by, a couple of top-rank officers can recognize ones worth. (C) accept jobs with severe routines only in order to obtain early promotions. (D) avoid postponing assigned tasks and wearing inappropriate clothes in the working environment. (E) show commitment to the working routine and demand the rewards frequently offered to senior employees.

How to start your career, step by step Fix up your resum take it to your career centre at your university and theyll help you. Write a compelling cover letter that speaks to your best qualities save the pretentious language for your English papers. Join a professional association and attend their events if you feel uncomfortable attending alone, try volunteering at them. By having a job to do, it gives you an excuse to interact with the attendees, and an easy way to start up a conversation the next time you see them. Do your research I cant stress this enough. I want students to apply to Talisman, not because we have open jobs, but because they actually have an interest in what were doing, and want to be a part of it. Be confident, but stay humble its important to communicate your abilities effectively, but its also important to be conscious of the phrase: sense of entitlement. This generation entering the workforce has already been branded with the word entitlement, so students will need to fight against this bias from the very beginning of any relationship with people in the industry be aware that you will need to roll up your sleeves and work hard for the first couple years, and you will be rewarded in the end.
Retrieved and adapted from URL: <http://talentegg.ca/incubator/ 2010/11/29/how-to-start-a-career-in-the-oil-and-gas-industry -what-employers-say/>. Acess on: February 14, 2012.

20
Concerning Texts I and II, it is possible to affirm that (A) neither text points out ways to get rewarding jobs in the O&G industry. (B) both texts discuss strategies to ask for promotion in the O&G industry. (C) both texts present ways of starting successful careers in the O&G industry. (D) only Text I encourages prospective employees of O&G industries to plan their careers in advance. (E) only Text II provides hints on how to give up highly-paid jobs in the O&G industry.

10

15

20

25

18
The main purpose of Text II is to (A) teach prospective workers how to prepare cover letters to impress employers. (B) advise the readers about the importance of researching for open jobs in institutional websites. (C) criticize job candidates who are excessively confident and feel that the world owes them something. (D) alert the readers to the importance of joining a professional association to have free access to their events. (E) list relevant hints for those interested in entering the job market and building a successful professional life.

PROFISSIONAL DE COMUNICAO SOCIAL JNIOR RELAES PBLICAS

U N

CONHECIMENTOS ESPECFICOS BLOCO 1


21
A profisso de Relaes Pblicas no Brasil tem seu Cdigo de tica elaborado e aprovado pelo Conselho Federal de Profissionais de Relaes Pblicas. De acordo com esse Cdigo, permitido ao profissional (A) divulgar informaes inverossmeis, de modo a estabelecer imagem favorvel ao canal de comunicao. (B) cobrar pelos servios profissionais prestados a entidades filantrpicas ou representativas de movimentos comunitrios. (C) denunciar aos Conselhos Regionais as pessoas que exercem a profisso de Relaes Pblicas sem o devido registro. (D) exercer a atividade de lobby para induzir a aprovao de matria controversa que favorea os seus propsitos. (E) trabalhar para clientes concorrentes, desautorizado pelas partes atendidas.

24
Sobre a formao de pblico em Relaes Pblicas, considere as afirmaes a seguir. - Um pblico constitudo por pessoas ou grupos organizados, dispostos a iniciar um dilogo com a organizao. II - As discusses dos grupos dependem da proximidade fsica, j que os debates perdem a fora se efetuados com o uso parcial dos veculos de comunicao. III - O ponto fundamental para a estruturao dos pblicos a presena da controvrsia, sem a qual no sero emitidas opinies vlidas. Est correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E) I, apenas. II, apenas. I e III, apenas. II e III, apenas. I, II e III. I

22
Os eventos so um meio de comunicao dirigida que aproximam a organizao do pblico-alvo. Nesse sentido, dentre as atividades que envolvem o planejamento de um evento NO est includa a (A) contratao de recepcionistas e cerimonialistas (B) criao de identidade visual nica para o evento (C) elaborao de benchmarking interno (D) preparao de lista de convidados e autoridades (E) produo de material informativo e promocional

25
Na viso moderna e no contexto da complexidade contempornea, necessria a identificao de todas as tipologias de pblicos que se relacionam com uma organizao. No mbito do planejamento de relaes pblicas, o mapeamento desses pblicos dever, em relao organizao, levar em considerao o(a) (A) (B) (C) (D) (E) grau de segmentao nvel de relacionamento volume de investimento capacidade de troca intensidade da percepo

23
Os conceitos de planejamento e gesto podem ser aplicados pelas organizaes rea da comunicao organizacional. Assim, sob a tica do planejamento estratgico de comunicao, a(s) (A) alta administrao deve entender a comunicao como fator estratgico na divulgao da misso e dos valores da organizao perante todos os seus pblicos. (B) participao de profissionais ligados comunicao na formulao do planejamento estratgico da organizao deve ser moderada, a fim de evitar rudos na comunicao entre a alta administrao, os postos gerenciais e os operacionais. (C) viso estratgica implementada por etapas, comeando pelo plano de comunicao e, a partir dos seus resultados, inclui-se o planejamento estratgico global da organizao. (D) ameaas do macroambiente no constituem fatores que devam ser observados na construo de um planejamento, uma vez que fatores externos no afetam a comunicao de uma organizao. (E) reas de comunicao e relaes pblicas devem estar subordinadas aos departamentos de marketing e promoo, tendo como funo primria a elaborao de planos de veiculao dirigida.

26
A auditoria de opinio um recurso amplamente utilizado por assessorias de comunicao e de relaes pblicas. Dentre os procedimentos utilizados para a operacionalizao desse tipo de auditoria, NO se aplica a (A) (B) (C) (D) (E) definio dos pblicos preferenciais preparao dos temas para o roteiro qualificao do entrevistador redao dos relatrios individuais tabulao dos dados quantitativos

27
O chamado mix de comunicao integrada um composto que envolve, dentre outros, (A) (B) (C) (D) (E) marketing, pesquisa de mercado e veiculao propaganda, promoo de vendas e merchandising ponto de venda, identidade corporativa e audincia relaes pblicas, recursos humanos e finanas venda pessoal, poltica interna e briefing

PROFISSIONAL DE COMUNICAO SOCIAL JNIOR RELAES PBLICAS

28
Dentre as finalidades do trabalho de relaes pblicas, destaca-se a de cuidar da (A) imagem corporativa externa dos funcionrios e dos clientes da organizao. (B) imagem da organizao, contribuindo para a construo de sua identidade corporativa. (C) relao entre a demanda do mercado e a programao de lanamento de novos produtos. (D) relao entre os fornecedores e a empresa, criando uma identidade entre eles. (E) relao interna da empresa com a mdia impressa, atravs das inseres publicitrias.

32
Um dos tipos de comunicao mais usados na prtica das relaes pblicas comunitrias a comunicao dirigida aproximativa. considerado um exemplo de veculo aproximativo o (A) balano social (B) broadside (C) evento comunitrio (D) cartaz (E) jornal mural

33
A comunicao organizacional analisa o processo de comunicao entre a organizao e os seus diversos pblicos. Com novas demandas sociais, as organizaes passam a adotar uma nova viso do seu relacionamento com a sociedade, constituindo assim relaes (A) integradas e tradicionais (B) interativas e pontuais (C) mltiplas e recprocas (D) segmentadas e personalizadas (E) unilaterais e individualizadas

29
A compreenso da comunicao integrada nas empresas passa pela atuao conjugada de todos os profissionais da rea de comunicao, incluindo o marketing. Com base na definio dos objetivos de marketing, decide-se de que forma cada elemento do composto de comunicao pode apoiar esses objetivos. Essa atitude empresarial tem como meta, dentre outras, (A) buscar mais canais de comunicao na mdia impressa. (B) buscar novos parceiros comerciais que proporcionem maior exposio na mdia. (C) criar novos eventos em que seja possvel exibir o produto. (D) incrementar a atuao dos stakeholders nos esforos de produo, veiculao e logstica. (E) corrigir desvios ocorridos com a realizao de aes no conjugadas.

34
Do ponto de vista organizacional, uma comunicao eficaz exerce papel fundamental na construo de um comportamento socialmente responsvel. Sendo assim, (A) a organizao, para captar recursos com financiadores e doadores, necessita ter credibilidade com esses pblicos. (B) as aes de responsabilidade social so ferramentas que compem o mix de comunicao juntamente com aes de propaganda, promoo de vendas e marketing direto. (C) as instituies sem fins lucrativos dependem de doaes e parcerias e por isso no dispem de recursos para investir em aes de comunicao. (D) os projetos de longo prazo buscam atender s demandas institucionais e defender os interesses mercadolgicos dos acionistas e/ou proprietrios. (E) os planos de responsabilidade social tm como objetivo final a divulgao mercadolgica e a manuteno de uma identidade positiva junto ao consumidor.

30
A apresentao visual, o comportamento institucional e a comunicao integrada de uma empresa formam um conjunto que, por meio de aes convergentes, constri o(a) (A) fluxo comunicativo (B) planejamento estratgico (C) planejamento de mdia (D) administrao organizacional (E) identidade corporativa

31
So muitas as contribuies da rea de relaes pblicas para o desenvolvimento das atividades comunicacionais de comunidades locais, das ONG e organizaes sociais. Na prtica das relaes pblicas comunitrias, o profissional de relaes pblicas tem a funo de (A) promover pesquisas e diagnsticos da situao para conhecer as necessidades de comunicao da comunidade. (B) construir o planejamento estratgico da organizao no sentido de desenvolver aes para atingir seus objetivos financeiros e mercadolgicos. (C) identificar fatos relacionados comunidade que possam ser aproveitados como notcias na grande mdia. (D) incentivar a criao de fatos e boatos que podem surgir de lideranas insatisfeitas com o apoio da organizao. (E) providenciar aes reativas que no afetem a imagem da organizao em momentos de crise, desestimulando, especialmente, a comunidade e os lderes locais.

35
Ao se desenvolver um projeto de comunicao, a fase de planejamento decisiva. Essa fase pode reduzir os riscos de falhas, uma vez que (A) define organogramas e mantm os stakeholders informados. (B) desenvolve tarefas e cria punies para cada atraso. (C) detecta os defeitos mais cedo e controla prazos e custos. (D) distribui tarefas e organiza o tempo de cada envolvido em detalhe. (E) escolhe fornecedores e define padres estticos.

PROFISSIONAL DE COMUNICAO SOCIAL JNIOR RELAES PBLICAS

36
Uma etapa fundamental no desenvolvimento de um projeto de comunicao o desenvolvimento do cronograma, que deve ser o mais preciso possvel. Dessa forma, um cronograma preciso deve (A) criar uma base de dados completa de fornecedores e funcionrios, indicando valores e datas dos pagamentos. (B) descrever minuciosamente todas as atividades a serem executadas, alm de definir os responsveis por cada uma. (C) marcar o incio e o fim de cada etapa, deixando o detalhamento interno das etapas para ser feito durante a execuo de cada uma. (D) ser o documento que servir de guia durante toda a etapa de planejamento do projeto, sendo substitudo depois pelo organograma. (E) unir as informaes das atividades a serem executadas, as dependncias entre elas, as estimativas de custo e a durao das atividades.

40
Na dcada de 1980, o modelo difusionista foi substitudo pela teoria da anlise da rede de comunicao, a qual definia a comunicao como um(a) (A) processo no qual os participantes criam e partilham informao. (B) sistema tecnolgico complexo. (C) atividade de interlocutores isolados. (D) causalidade mecnica de sentido nico. (E) mercadologia de produtos informacionais.

BLOCO 2
41
As aes de responsabilidade social desenvolvidas pelas empresas so motivadas por fatores externos, presses econmicas ou pela busca de algum benefcio, fiscal ou no. Para que se minimize o risco de descontinuidade, o desenvolvimento dessas aes deve ser motivado por (A) benefcios fiscais (B) presses econmicas (C) presses logsticas (D) princpios corporativos (E) princpios mercadolgicos

37
Uma das ferramentas essenciais para uma empresa a qualidade de sua comunicao interna. Os funcionrios sentem a necessidade de participar das decises e conhecer melhor a instituio em que trabalham. Essa comunicao tem influncia direta no(a) (A) cronograma de produo em escala (B) plano de contratao de pessoal (C) planejamento de uma campanha de TV (D) estratgia financeira de mercado (E) produtividade do material humano

42
Diante de uma situao considerada de crise, como, por exemplo, a divulgao para a imprensa de informaes que prejudiquem a imagem da empresa, o primeiro passo a ser dado deve ser (A) agendar as respostas aos questionamentos dos jornalistas para o dia seguinte para evitar reaes apressadas. (B) contratar espao pago na mdia para desmentir inteiramente as acusaes. (C) descobrir o responsvel pelo vazamento das informaes para poder desmentir a verso dada. (D) observar, sem agir, o desenrolar dos fatos para tomar decises com mais embasamento. (E) preparar uma resposta embasada s acusaes para tomar o controle da situao.

38
Dentre as atividades bsicas realizadas pelo profissional de comunicao interna, encontra-se a de (A) acompanhar o desenvolvimento dos produtos da empresa. (B) acompanhar todas as notcias que so publicadas sobre a empresa. (C) desenvolver ferramentas de avaliao da produtividade. (D) gerenciar o cronograma de planejamento financeiro. (E) estabelecer parcerias com o departamento de RH.

39
Um produto ideolgico faz parte de uma realidade como todo corpo fsico, instrumento de produo ou produto de consumo, e, ao contrrio desses, tambm reflete e refrata uma outra realidade, que lhe exterior. Assim, tudo que ideolgico possui um significado. Nesse contexto, considerando-se as relaes entre signos-simblico e ideolgico, conclui-se que (A) no pode existir um universo de signos. (B) sem signos no existe ideologia. (C) um corpo fsico vale ideologicamente por si prprio. (D) um produto de consumo no pode ser um signo ideolgico. (E) um signo existe apenas como parte de uma realidade.

43
A construo da identidade corporativa de uma organizao feita (A) atravs de um trabalho desenvolvido ao longo de um perodo de tempo. (B) com base na identificao apenas dos pblicos internos a atingir. (C) com objetivo de estabelecer as crenas e os valores associados organizao. (D) independentemente do seu comportamento institucional real. (E) concomitantemente a anncios de ocasio para o pblico externo.

PROFISSIONAL DE COMUNICAO SOCIAL JNIOR RELAES PBLICAS

44
Entender a dinmica da construo e manuteno das redes fundamental para o estudo das redes sociais, porque sua(seus) (A) estrutura, uma vez estabelecida, tende a se solidificar, mesmo que os elementos permaneam ativos. (B) estrutura pode adaptar-se e modificar-se, mesmo quando construda sobre elementos estticos. (C) elementos esto em permanente estado de atividade, o que coloca as redes em constante evoluo. (D) elementos, uma vez definidos, passam a atuar entre si de forma a cristalizar a estrutura alcanada. (E) elementos ativos sobressaem, tornando a estrutura interna mais slida com relao atividade externa.

48
Em relao credibilidade de uma empresa, existem, no mercado, duas propostas de diagnstico: a auditoria de opinio, que aprimora a pesquisa no campo de Relaes Pblicas, propondo formas de analisar qualitativamente as interfaces com os stakeholders; e a auditoria de imagem, que (A) parte do princpio de que uma pesquisa qualitativa com jornalistas e formadores de opinio pode ser suficiente para mostrar o nvel de credibilidade da empresa. (B) parte do princpio de que so necessrias apenas pesquisas de opinio com os consumidores primrios para mostrar o nvel de credibilidade da empresa. (C) parte do princpio de que no so necessrias pesquisas quantitativas, apenas qualitativas, com os stakholders para medir o nvel de credibilidade da empresa. (D) utiliza anlises qualitativas e quantitativas com os consumidores e fornecedores para avaliar os nveis de credibilidade da empresa. (E) utiliza anlises cruzadas de pesquisas qualitativas e quantitativas para avaliar os nveis de credibilidade da empresa.

45
Diariamente, a comunicao via internet apresenta situaes tais como: anncios exibidos automaticamente para usurios, selecionados conforme preferncias previamente registradas; vdeos divulgados mostrando gafes cometidas por polticos ou artistas; mensagens pessoais reproduzidas em ambientes pblicos. Essas situaes so exemplos de um fenmeno corrente no mundo virtual, que a (A) banalizao das fontes de informao (B) desvalorizao da individualidade na esfera pblica (C) liberalizao das formas de produo de contedo (D) eroso da distino entre pblico e privado (E) sensacionalizao da experincia humana

49
Carregando diversas ferramentas de relacionamento, as mdias sociais permitem que as pessoas se conheam, troquem mensagens, criem grupos, organizando tribos relacionadas a interesses comuns. Isso favorece a considerao de que as mdias sociais (A) cederam a produo de contedo majoritariamente aos veculos tradicionais. (B) fizeram as marcas no mais proporcionarem experincias positivas off-line. (C) fazem com que as empresas possam abrir mo de falar de seus produtos quando so monitoradas. (D) resgatam o modelo de comportamento mais bsico do ser humano. (E) proporcionam contedo individual, muito mais atrativo e adequado para as pessoas.

46
Mesmo que uma empresa no esteja passando por um perodo de crise, ela deve ter um olhar atento para as informaes que so manipuladas todos os dias, com o objetivo de sinalizar alteraes positivas ou negativas na sua imagem. Para isso, existem algumas ferramentas, tais como pesquisas (A) com varejistas e manuais de vendas (B) com varejistas e perguntas e reclamaes dos SAC (C) com concorrentes e manuais de imagem corporativa (D) de opinio e formulrios de treinamento (E) de opinio e informaes tcnicas dos produtos

47
No momento de crise, alguns erros podem ser fatais para a imagem de uma empresa. No relacionamento com a mdia, identifica-se como um erro (A) considerar o timing da informao. (B) passar uma imagem defensiva nas declaraes pblicas e nos position papers. (C) instruir o pblico interno, fundamental para um bom planejamento de contingncias. (D) determinar junto administrao da empresa a posio a ser tomada. (E) acompanhar o desdobramento do caso nas mdias sociais.

50
No mercado atual, os consumidores no absorvem mais a propaganda como antes. Eles procuram na internet informaes antes de efetuar a compra, muitas vezes baseados em experincias de outros consumidores. Sendo assim, NO est de acordo com essa ideia considerar que a(s) (A) (B) (C) (D) (E) compra se baseia em relaes sociais. marcas no se constroem mais em uma nica mdia. empresas no precisam estar ativas nas mdias sociais. mdias sociais ajudam a imagem de um produto. mdias sociais so formadoras de opinio.

PROFISSIONAL DE COMUNICAO SOCIAL JNIOR RELAES PBLICAS

10

51
Aes de marketing de relacionamento tm sido cada vez mais adotadas por empresas que desejam estreitar seus vnculos com seus consumidores. Sendo assim, o marketing de relacionamento (A) considera que as receitas se originam de transaes espordicas. (B) orienta esforos para transaes pontuais com clientes. (C) orienta o horizonte temporal dos negcios para o foco no curto prazo. (D) usa os meios de massa como base para a comunicao com os clientes. (E) utiliza como indicadores de desempenho os ndices de reteno e de indicao.

55
A importncia do conceito de responsabilidade social tem levado as empresas a repensarem o modelo de avaliao de suas condutas socialmente responsveis, criando, para isso, indicadores especficos de avaliao do desempenho social. Nesse sentido, o critrio de desempenho que prioriza a produo de bens e servios que a sociedade deseja, maximizando lucros para seus acionistas e proprietrio, o (A) econmico (B) discricionrio (C) tico (D) legal (E) paternalista

52
Dos recursos listados abaixo, aquele que NO se refere a uma soluo de CRM (Customer Relationship Management) o(a) (A) gerenciamento dos colaboradores (B) contato com clientes (C) controle de qualidade (D) anlise ambiental (E) gesto de campanhas

BLOCO 3
56
A recente deciso da China de reduzir sua meta de crescimento deste ano, de 8% para 7,5%, somada desacelerao de sua atividade industrial, levou nervosismo aos mercados e gerou a preocupao sobre os efeitos globais de um esfriamento da segunda maior economia do mundo. Alguns investidores levantaram semelhanas da situao chinesa com o Japo dos anos 1990.
Fantasma japons assombra economia chinesa. O Globo, Rio de Janeiro, 25 mar. 2012, Economia, p. 43. Adaptado.

53
Tanto em eventos culturais ou esportivos, uma marca que adota a estratgia de patrocnio (A) atinge um maior nmero de consumidores com uma nica ao promocional. (B) aumenta seu market share ao aliar seu nome a um evento exclusivo. (C) conquista maior visibilidade institucional por meio de aes voltadas para o trade. (D) integra aes de marketing promocional, publicidade e promoo de vendas. (E) garante que outras marcas da mesma categoria tambm sejam beneficiadas pelo grau de exposio do patrocinador.

Uma semelhana da China atual com a situao econmica do Japo dos anos 1990 refere-se ao seguinte aspecto: (A) elevao intensa dos preos dos imveis (B) monoplio estatal da maior parte das terras (C) presso independentista dos governos locais (D) exportao crescente de matrias-primas (E) reduzido superavit da balana comercial

54
Durante o processo de seleo de projetos culturais, as empresas devem, antes de selecionar seu investimento, avaliar diversos aspectos, dentre os quais, (A) a gratuidade da entrada, que garante um nmero maior de pblico, indicando que um evento cultural pode ser realizado em qualquer poca do ano, independente do calendrio de eventos culturais de peso. (B) a originalidade do projeto, que um fator determinante, j que o impacto gerado pode tornar-se negativo, caso o tema no seja bem compreendido pelo pblico. (C) a qualificao do pblico, que indiferente, pois, no clculo da eficcia de atingimento de pblico, no existe distino entre pblico geral e pblico de interesse. (D) o tema abordado, que, devido abrangncia dos projetos culturais, no precisa ser compatvel com a imagem e os valores da empresa. (E) alguns fatores que afetam o potencial de pblico, como o renome do artista, o local de realizao e o carter de ineditismo do projeto.

57
Os levantes populares bem-sucedidos de 2011 no norte da frica foram acompanhados com ateno mais para o sul do continente. Podem-se reconhecer pases maduros para a rebelio, como no exemplo de um grande produtor de petrleo da frica subsaariana, pas onde a maioria da populao vive com menos de 1 dlar por dia e governado h 32 anos pelo mesmo lder. Esse pas restabeleceu seu crescimento econmico ao finalizar uma guerra civil em 2002 e se converteu em uma potncia regional secundria.
AUGUST, O. Uma primavera subsaariana? The economist/ CartaCapital. O mundo em 2012, n.677-A, jan./fev. 2012, p.81. Adaptado.

O pas da frica subsaariana mencionado (A) Zimbbue (B) Arglia (C) Angola (D) Eritreia (E) Lbia

11

PROFISSIONAL DE COMUNICAO SOCIAL JNIOR RELAES PBLICAS

58
A crise financeira internacional gera efeitos que precisam de polticas anticclicas para ser, ao menos, suavizada. No caso da Amrica Latina, intensificar o ritmo das obras de infraestrutura para promover uma maior integrao regional uma das polticas anticclicas reafirmadas. Em 30 de novembro de 2011, pases latino-americanos priorizaram, por meio de uma organizao regional, 31 obras de infraestrutura, destinando sua realizao cerca de US$ 14 bilhes. Essa mesma organizao regional, constituda como pessoa jurdica em 2011, j havia criado, em 2009, o Conselho de Defesa Sul-Americano visando ao fortalecimento estratgico-militar da regio, alm de outras medidas voltadas para o bem-estar dos povos.
BAVA, S. O novo papel da integrao regional. Le Monde Diplomatique Brasil, ano 5, n. 54, jan. 2012, p. 3. Adaptado.

A organizao regional diretamente responsvel pelas medidas descritas acima a(o) (A) IBAS (B) BRICS (C) UNASUL (D) CARICOM (E) MERCOSUL

59
Quatro importantes obras do Programa de Acelerao do Crescimento (PAC) na rea de energia esto paralisadas, com 43 mil trabalhadores de braos cruzados, colocando em risco os cronogramas de execuo dos empreendimentos. Nas hidreltricas do rio Madeira, em Porto Velho (RO), o clima era de tenso ontem, com a presena de policiais militares armados com balas de borracha.
FARIELO, D; DOCA, G; ORDOEZ, R. Hidreltricas paradas. O Globo, Rio de Janeiro, 30 mar. 2012, Economia. p. 27.

As hidreltricas de Rondnia mencionadas so: (A) Samuel e Cur-Una (B) Belo Monte e Teles Pires (C) Balbina e Tucuru (D) Jirau e Santo Antnio (E) Coaracy Nunes e So Flix

60
Um grupo brasileiro o primeiro do mundo a receber o selo socioambiental para a pecuria. Ser que essa certificao vai pegar? A fazenda So Marcelo, de Mato Grosso, recebeu a visita de dois representantes da marca italiana Gucci. Grandes compradores de couro, eles estavam interessados numa caracterstica nica do produto de l. Essa fazenda e outras trs propriedades, todas do grupo JD, so as primeiras no mundo a receber o selo verde para pecuria.
RIBEIRO, A. O boi ao lado verde. poca, So Paulo: Globo, n. 725, 09 abr. 2012, p.46.

O selo socioambiental mencionado atesta primordialmente que a propriedade pecuarista (A) cria suas reses plenamente de acordo com a lei. (B) exporta gneros agrcolas geneticamente modificados. (C) desenvolve insumos e implementos agrcolas experimentais. (D) reserva suas vendas a grandes compradores estrangeiros. (E) produz um tipo exclusivo de couro prprio do Centro-Oeste.

61
Os consumidores nem vo perceber nos meses de maro e abril que o etanol de algumas bombas de combustvel, ainda em poucos postos, no ter sido produzido com a tradicional cana-de-acar. Ele ser feito de uma planta da famlia das gramneas, a mesma da cana. A EMBRAPA, que desde 2007 se prope a desenvolver a cultura dessa planta na entressafra da cana, deve lanar trs novas variedades dessa gramnea para a produo de etanol ainda este ano.
OLIVEIRA, M. Opo produtiva. Pesquisa FAPESP, So Paulo: FAPESP, n. 193, mar. 2012. p. 63.

A citada alternativa agrcola cana-de-acar na produo de etanol a planta (A) dend (B) mamona (C) babau (D) soja

(E) sorgo

PROFISSIONAL DE COMUNICAO SOCIAL JNIOR RELAES PBLICAS

12

65 62
O Brasil iniciou a explorao comercial de onze campos de petrleo em 2011, de acordo com o balano da segunda fase do Programa de Acelerao do Crescimento (PAC2). Alm do campo martimo de Mexilho, da Petrobras, na bacia de Santos, dez campos so terrestres.
Brasil em questo. SECOM, boletim 1489, 14 mar. 2012.

No campo dos estudos das organizaes, o espao tem sido estudado por pesquisadores de diferentes reas, como a Psicologia, a Antropologia e a Geografia. Nesses estudos, distinguem-se espaos organizacionais especficos como os tipos abaixo. I - O espao organizacional concebido como o locus de um investimento afetivo, no qual se desenvolve um sentimento de intimidade, denido por um processo de apropriao aparente, como o nome na porta ou sobre a mesa, por meio da decorao e do estilo do funcionrio; nesse espao, pode incidir um processo individualizado que remete ao contexto do lar.

A explorao terrestre mencionada encontra-se localizada no(a) (A) Poo de Abar (B) Poo de Macunama (C) Campo de Albacora (D) Bacia de Campos (E) Bacia Potiguar

63
Paralelamente Rio+20 oficial so esperadas muitas mobilizaes em todo o Brasil. Exemplo disso o evento que reunir ONG, movimentos sociais e membros da sociedade civil para discutir a fundo temas que estaro fora da Conferncia da ONU ou no sero tratados com a devida importncia. Sob o chamado Venha reinventar o mundo, esse evento paralelo ter grupos de discusso autogestionados e uma Assembleia Permanente. O conceito que guiar o evento ser justia ambiental.
MENGARDO, B. Rio+20 e a hipocrisia ambiental. Caros Amigos. So Paulo: Casa Amarela, ano XV, n. 180, mar. 2012, p. 19. Adaptado.

II - No espao organizacional no qual se identicam diferentes pessoas organizadas sistemicamente, encontra-se um determinado tipo de diviso do trabalho sexual, etria, prossional e tnica que desempenha um papel para a produo de uma cultura organizacional e estrutura o prprio espao de acordo com as relaes entre essas pessoas. Os tipos especficos I e II referem-se, respectivamente, aos espaos organizacionais concebidos como (A) (B) (C) (D) (E) personalizado e social social e hierarquizado imposto e hierarquizado imposto e controlado controlado e personalizado

66
Qual o evento paralelo Rio+20 descrito acima? (A) Cpula da Terra (B) Cpula dos Povos (C) Economia Verde (D) Revoluo Verde (E) Revoluo Cidad GM, Coca-Cola, McDonalds, Walmart, Renault, LVMH, Danone, LOral, Aventis, Siemens, Porsche, EADS, Hydro-Qubec, Pemex, Honda, Toyota, CNN, Microsoft, Mittal, Google, Petrobras, Embraer, Carrefour e Teleglobo, para citar apenas alguns, no so apenas os fabricantes de bens ordinrios ou de servios especficos, eles tambm so vetores de transformao em sua cultura nacional ou regio. Em alguns casos, as empresas constroem verdadeiros smbolos de uma determinada sociedade ou civilizao.
CHANLAT, J-F. Gesto empresarial. So Paulo: Cengage Learning, 2010, p.28.

64
A energia nuclear civil conheceu sua grande expanso imediatamente aps a crise do petrleo de 1973-1974. Em 2008, 20% da eletricidade produzida no mundo provinha da energia nuclear. Na atualidade, uma parte geogrfica do mundo concentra o maior nmero de pases, cuja parcela de energia nuclear na produo de eletricidade bastante expressiva, ou seja, superior a 40%, podendo chegar a mais de 75%. A parte geogrfica do mundo que concentra os pases descritos a (A) frica (B) Europa (C) sia Oriental (D) Amrica do Norte (E) Amrica do Sul

O comentrio acima ressalta, especificamente, a interferncia direta das organizaes sobre o desenvolvimento da(o) (A) (B) (C) (D) (E) integrao horizontal integrao vertical reestruturao produtiva imaginrio social controle de qualidade

13

PROFISSIONAL DE COMUNICAO SOCIAL JNIOR RELAES PBLICAS

67
No relacionamento com investidores, fundamental a identificao do tipo de investimento com o qual se negocia. Esse o caso de um tipo de investimento destinado a atender demanda gerada pelo aumento da renda, ou seja, um investimento realizado em decorrncia de uma elevao de renda, visto que o aumento da capacidade de consumo de uma economia incentiva os investimentos. O tipo de investimento descrito acima , especificamente, denominado (A) (B) (C) (D) (E) induzido autnomo estrangeiro bruto lquido

70
O sistema de produo japons, tal como estruturado atualmente, surgiu nos vinte e cinco anos seguintes Segunda Guerra Mundial, na Toyota Motor Co, decorrendo da o sistema Toyota de produo ou ohnosmo, o qual apresenta como uma de suas caractersticas o uso de um sistema de informao visual que aciona e controla a produo. Esse sistema de informao denominado (A) Kanban (B) Muda (C) Kaisen (D) Just-in-time (E) Keiretsu

68
Em razo da dificuldade de se tratar a organizao como um todo, define-se um conjunto de atividades indivisveis interagindo com vrios fatores ambientais externos e voltado para otimizar os resultados da empresa. Esse conjunto o resultado de subdivises das atividades da empresa e define um modelo de gesto empresarial focada em reas que representam os mercados atuais e potenciais atrativos para a empresa. Vrios critrios podem ser usados para a definio desses conjuntos, como as linhas de produo, a localizao geogrfica, o tipo de cliente ou a tecnologia aplicada. Esse conjunto de atividades empresariais denominado (A) (B) (C) (D) (E) central business district unidade estratgica de negcio distrito industrial marshalliano autogesto francesa cogesto alem

69
Na gesto empresarial moderna, fundamental que se definam dois conceitos, explicitados abaixo. I - A nalidade prpria da empresa, aquilo que a diferencia de suas semelhantes. II - O alvo que precisa ser alcanado para que a empresa possa atingir suas metas. A explicitao de I e II corresponde, respectivamente, s definies de (A) (B) (C) (D) (E) recurso e risco estratgia e ttica plano e programa misso e objetivo marketing e obrigao

PROFISSIONAL DE COMUNICAO SOCIAL JNIOR RELAES PBLICAS

14

A
15
PROFISSIONAL DE COMUNICAO SOCIAL JNIOR RELAES PBLICAS

Das könnte Ihnen auch gefallen