Sie sind auf Seite 1von 6

ORDENAES AFONSINAS1

As Ordenaes do Reino so o mais considervel monumento legislativo da nossa histria jurdica (ius lusitanae) desde os sculos XIII-XIV e o factor primacial da unidade poltica da Nao
Lus Cabral de Oliveira MONCADA Ordenaes, in VELBC, vol. XIX, col. 739

Deter o Direito , normalmente, deter o poder


Paulo Ferreira da CUNHA Introduo Histrica ao Direito Constitucional, Coimbra, Almedina, 2006 (p. 27)

Fontes do direito portugus desde os meados do sculo XIII at s Ordenaes: Estava-se num perodo particularmente confuso no atinente ao estabelecimento seguro das fontes acolhidas efectivamente no pas (incerteza e insegurana jurdica), e qual o seu valor relativo, pois no era certa a hierarquia das normas. Alm disso, vigorava ento simultaneamente em Portugal, alm de um direito ptrio, constitudo por: o Leis principal fonte a partir de meados do sculo XIII, no reinado de Afonso III, em detrimento do costume. Podia receber as designaes de decreto ou degredo, ordenao, carta e postura; o Estilos da corte jurisprudncia uniforme e constante dos tribunais superiores; o Costumes principal fonte do sistema jurdico dos comeos da nacionalidade.

Encontra-se disponvel o texto integral das Ordenaes Afonsinas, em fac-simile, no stio do Instituto de Histria e Teoria das Ideias da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Consultar http://www.ci.uc.pt/ihti/proj/afonsinas/.

o direito cannico (como as concrdias e concordatas; aplicado nos tribunais civis em razo da matria, como por exemplo: casamentos e estatuto pessoal dos clrigos), direito estrangeiro subsidirio, sobretudo castelhano (especialmente as velhas leis de Afonso X), e, naturalmente, o direito romano justinianeu, que veio favorecer a actividade do monarca, o reforo da autoridade rgia e a polarizao no rei da criao do Direito pluralismo jurdico (vrias fontes do Direito), sem regras de articulao entre elas (inexistncia de regras de hierarquia). Note-se a impreparao dos juzes para um acesso directo s fontes romano-cannicas.

No houve o objectivo de promover o direito romano categoria de fonte imediata, mas apenas de garantir a sua correcta aplicao a ttulo subsidirio. Contudo, verificam-se, no raras vezes, preteries indevidas do direito ptrio em favor do direito romano.

A prtica daquilo que hoje chamamos promulgao/proclamao das normas editadas pelo poder central era incerta, embora se costumasse registar o acto na chancelaria, expedindo depois cpias para as autoridades locais e judicirias. De todo o modo, a recepo legal era morosa, complexa, desigual. Compreende-se, por isso, que uma empresa de compilao, alm de necessitar de muito tempo (at para a cpia dos textos, em poca de imprensa inexistente), viesse s com muitas refraces e variantes a ser aplicada pelo pas (a comear pelos erros dos copistas que eram frequentes, apesar de tudo). Alm de que um trabalho de tal extenso s poder ser custeado pelas localidades mais ricas que, essas sim, poderiam encomendar cpias. Tambm o incio da vigncia da lei no obedecia a um regime uniforme. A difuso da norma estava dependente da sua difuso efectiva aos destinatrios, que demorava a alargar-se a todo o territrio.

Durante o reinado de D. Joo I, os Estados da Nao pediram ao monarca que lhes desse uma coleco oficial de legislao, dada a: o Multiplicao e disperso de leis e ordenaes feitas pelos reis que lhe antecederam, realidade geradora de muitas dvidas, contrariedades e contendas; o Dificuldade, para os julgadores, fazer direito s partes e solucionar as demandas existentes, dada a cada vez mais rdua tarefa de coordenao das vrias fontes, a fim de se apurar o direito aplicvel aos casos concretos.
(ver promio do Livro I, espcie de prembulo de exposio de motivos)

A primeira compilao legislativa oficial que entre ns surgiu foi a afonsina. Mas j antes os juristas portugueses haviam sentido a necessidade de pr alguma arrumao (ainda que precria) na vria legislao extravagante (que o era toda ento), e na cpia de costumes e jurisprudncia dos tribunais da corte, at a dispersos, elaborando coleces de leis, entendendo aqui a expresso em sensu latssimo (dada a existncia de materiais consuetudinrios e jurisprudenciais). Estas compilaes, sendo privadas, reproduzem, quanto os lapsos dos copistas permitiam, a legislao existente, sem qualquer intuito inovador, desprovidas de estilo legislatrio, apenas possvel em compilaes oficiais. Estas colectneas de Leis do Reino anteriores s Ordenaes Afonsinas apresentam o trao comum de no terem sido objecto de uma promulgao legislativa; Aquelas coleces particulares tero sido diversas, todavia chegariam apenas at ns duas colectneas: o Livro das Leis e Posturas e as chamadas Ordenaes de D. Duarte, que incluem leis, costumes gerais e jurisprudncia. o Livro das Leis e Posturas primeira colectnea, datada dos finais do sculo XIX ou dos incios do sculo XV, que colige leis que vo de D. Afonso II a D. Afonso IV, passando naturalmente por D. Afonso III e D. Dinis. Encontramos ainda uma lei posteriormente acrescentada do infante D. Pedro. H

nela ainda um certo sabor a caos (sem preocupao sistemtica). As repeties de leis so frequentes, e assumem variantes de monta. Trata-se muito mais de uma recolha que de uma sistematizao. Ainda assim, foi desta compilao que se retiraram muitos textos para as Ordenaes; o Ordenaes de D. Duarte segunda coleco, datada do sculo XV, que acrescenta ao contedo do Livro das Leis e Posturas a obra legislativa entretanto produzida por D. Joo I e por D. Duarte. Trata-se de um trabalho mais cuidadoso e sistemtico, que apresenta uma organizao cronolgica e uma diviso temtica da legislao (por assuntos). Rareiam as repeties. Parece dever a sua pomposa e enganadora designao ao facto de um dos originais, pertena de D. Duarte, por ele ter sido enriquecido com um ndice das matrias da sua prpria autoria, e uma curiosa dissertao terica sobre a prtica Discurso sobre as virtudes do bom julgador. O facto de esta compilao pertencer sua biblioteca particular e ter tido a honra de por ele haver sido anotada no contraria, de modo nenhum, o seu carcter no oficial. Cremos que o Discurso de D. Duarte tampouco teria ento valor legal. Na opinio de Alexandre Herculano e do Prof. Doutor Paulo Mera, estas duas compilaes tero sido talvez trabalhos preparatrios de Joo Mendes, primeiro compilador oficial das Ordenaes.

Atentando na nossa legislao compilada, anterior ao perodo da codificao, o jurista portugus da actualidade, habituado aos manuseveis cdigos do presente, fica, no mnimo, perplexo. O estranhamento total. No tardar a fech-los, sem nada ter conseguido compreender. o lxico, a grafia, a apresentao grfica. Tudo lhe alheio, e at hostil. Hostil sobretudo porque estrangeiro. tambm um problema de geografia. Este jurista

habituou-se a um mapa-mundi das questes jurdicas cindido entre o pblico e o privado. No so assim as nossas Ordenaes; Da mesma forma, em carta expedida de Bruges, certamente por volta de 1426, o infante D. Pedro (Infante das Sete Partidas2), prbartolista, sugere que o futuro rei de Portugal, o seu irmo D. Duarte, proceda a uma reforma da justia portuguesa. Revelava-se urgente compilar o direito rgio, demarcar o seu campo de aplicao, quando se encontra em conflito com os outros ordenamentos jurdicos, e estabelecer uma hierarquia destes ltimos sempre que se verifique a ausncia de norma nacional.

Todavia, o interesse das Ordenaes prende-se com o facto de nelas estar o primeiro direito compilado oficial (e a primeira constituio natural, na sua formulao escrita, no Livro II). A partir da poca das Ordenaes, relativamente fcil identificar elementos constitucionais na legislao nacional;

Direito subsidirio: Uma Carta Rgia do rei D. Joo I, todavia exclusivamente endereada Cmara Municipal de Lisboa, datada de 18 de Abril de 1426, trata-se de uma tentativa do estabelecimento das autoridades quanto ao Cdigo Justinianeu (Codex do Corpus Iuris) procurando estabelecer-se a preferncia pela glosa de Acrsio, relativamente ao comentrio de Brtolo. O monarca determinou, tambm, que se fizessem resumos
2

Entre 1425 e 1428, viajou pela Europa, visitando os grandes centros polticos, econmicos e culturais de ento (Londres, Bruges, Veneza, Roma), a Alemanha, a Hungria e a Espanha. Pessoa esclarecida e atenta s necessidades do pas, aproveitou o contacto internacional para se actualizar, dinamizar as relaes econmicas com a Flandres, recolher informaes e propor solues inovadoras para os problemas nacionais. Neste sentido, escreveu ao irmo, o futuro rei D. Duarte, uma notvel carta a carta de Bruges (1426) em que sugere um conjunto de reformas para solucionar os problemas da sociedade portuguesa de ento. Em Veneza, o maior centro econmico do sculo XV, visitou os arsenais, informou-se sobre o comrcio oriental, adquiriu o livro de Marco Plo, com notcias da China e das suas riquezas, e provavelmente um mapa-mundi com o traado das rotas comerciais com o Oriente. Destas suas viagens ficou-lhe o cognome de Infante das Sete Partidas.

interpretativos dos vrios preceitos, sempre que se tornassem necessrios, para evitar discrepncias jurisprudenciais. Para Espinosa Gomes da Silva, esta resoluo legal de um problema de fontes doutrinais ter constitudo uma experincia, um teste (de alcance geogrfico reduzido) enquanto se aguardava mais profunda reestruturao do edifcio legal;

Das könnte Ihnen auch gefallen