Sie sind auf Seite 1von 37

Abordagens contemporneas da Administrao

APO Qualidade Reengenharia

ADMINISTRAO POR OBJETIVOS

Conceito
A expresso Administrao por Objetivos foi desenvolvida por Peter Druker em 1954.

A Administrao por Objetivos pode ser definida como um estilo ou sistema de administrao que relaciona as metas organizacionais com o desempenho e desenvolvimento individual, por meio do envolvimento de todos os nveis administrativos.

As caractersticas principais da APO so:

1. Estabelecimento conjunto de objetivos entre o gerente e seus subordinados; 2. Estabelecimento de objetivos para cada departamento ou setor; 3. Interligao dos objetivos departamentais; 4. Elaborao dos planos operacionais, com nfase no controle; 5. Continua avaliao, reviso e reciclagem dos planos; 6. Participao atuante da chefia na estimulao de envolvimento dos subordinados.

O Processo da APO

Panorama do Processo de APO

GERENTE Formulao conjunta de objetivos de desempenho


SUBORDINADO

Ao individual do gerente. Proporcionar apoio, direo e recursos

Ao individual do subordinado. Desempenhar as tarefas

Avaliao conjunta do alcance dos objetivos e reciclagem do processo de APO

O ciclo contnuo da APO


Fixao dos Objetivos Globais da empresa Elaborao do Planejamento Estratgico

Fixao dos Objetivos Departamentais

Avaliao dos Resultados

Elaborao do Plano ttico do Departamento

Reviso dos Planos

Desdobramento do Plano Ttico em Planos Operacionais Execuo dos Planos

Fixao de Objetivos
A importncia dos objetivos:
1. 2. 3. 4. 5. Proporcionam uma diretriz ou finalidade comum. Permitem o trabalho em equipe e eliminam tendncias egocntricas. Servem de base para avaliar planos e evitam erros. Melhoram as possibilidades de previso do futuro. Quando os recursos so escassos, ajudam a orientar e prever sua distribuio criteriosa.

1. Hierarquia de objetivos:
1. 2. 3. Objetivos estratgicos: objetivos organizacionais e globais. Objetivos tticos: objetivos departamentais. Objetivos operacionais: objetivos de cada atividade.

Vantagens da APO

# Concentra ateno sobre as reas principais da eficcia organizacional; # Identifica progresso das reas problemas em direo ao alcance dos objetivos; # Melhora o controle da informao e dos padres de desempenho; # Conduz a uma estrutura organizacional dinmica especificando as responsabilidades; # Identifica onde mudanas so necessrias e procura melhoria contnua nos resultados; # Identifica necessidades de treinamento e propicia ambiente de crescimento pessoal e de autodisciplina.

Requisitos de Sucesso

# Comprometimento da alta administrao; # Cuidadosa ateno no estabelecimento das tarefas-chave, das figuras-alvo e dos padres de desempenho; # Definio adequada e realista de objetivos que sejam lucrativas para a organizao, alcanveis e mensurveis; # Participao verdadeira de todos os nveis nos objetivos acordados e esprito de equipe no trabalho.

10

Fases do processo
1. Estabelecimento de metas e objetivos organizacionais objetivos desafiadores, justos e consistentes so o ponto de partida para o ciclo da APO. Os objetivos devem ser postos por escrito, para posterior acompanhamento.

2. Desenvolvimento do plano de ao alternativas de ao para os objetivos estabelecidos participativamente, que conclui a fase do planejamento da APO.

3. Reviso peridica monitoramento do desempenho, por meio de reunies entre o gerente e seu pessoal, em intervalos de trs, seis e nove meses, para a confirmao ou reavaliao e mesmo alterao dos objetivos.

4. Avaliao de desempenho verificao, aps cada perodo de um ano de estabelecimento das metas/objetivos, do ponto de vista previsto x realizado .

11

Caractersticas Estruturais

Os objetivos de longo prazo so estabelecidos pela cpula e os de mdio e curto prazo so fixados pela gerncia; Os objetivos e metas so expressos como resultados finais e no como tarefas ou atividades; Os objetivos e metas devem ser coerentes, bem como coordenados nos vrios nveis e reas da empresa.

12

Caractersticas Comportamentais
nfase no autocompromisso dos subordinados em relao aos objetivos e metas, que preparam e passam a ser responsabilidade deles; nfase na auto anlise do desempenho e do conseqente autocontrole, em relao aos resultados obtidos; Desvios de resultados em relao s metas provocam autocorreo no desempenho e, se necessrio, orientao especfica do superior

13

QUALIDADE

14

QUALIDADE E SUAS DEFINIES


A qualidade de uma organizao definida a partir dos seguintes fatores: Expectativas dos clientes; Exigncias do mercado ou ambiente competitivo; Objetivos organizacionais e; Requisitos legais (normas, padres, regulamento, leis, etc)

SIGNIFICADOS DO TERMO QUALIDADE


Um grau de excelncia; Conformidade com requerimentos; A totalidade de caractersticas de uma entidade que garantem sua habilidade em satisfazer necessidades implcitas ou no; Adequao ao uso; Adequao ao propsito; Inexistncia de defeitos, imperfeies, ou contaminao; Consumidores satisfeitos.

DEFINIES DE QUALIDADE
um estado dinmico associado a produtos, servios, pessoas, processos e ambientes que atendem ou excedem expectativas (Goetsch, 2000, p.
50).

um objetivo estratgico que estabelecido para contemplar as necessidades e expectativas de todas as partes interessadas, e portanto equivale aos objetivos corporativos
(Hoyle, 2001, p.xi)

DEFINIES DE QUALIDADE
um mtodo preventivo de se comparar, continuamente, os resultados de um processo com os padres, identificando a partir de dados estatsticos as tendncias para variaes significativas, a fim de eliminar/controlar essas variaes;

GESTO DA QUALIDADE
Os pilares da gesto da qualidade so a orientao por objetivos e a orientao pelo cliente. Isto significa que a gesto da qualidade dos produtos deve se preocupar em realizar viso e a misso organizacional, alcanar os objetivos e atingir as metas. Tudo isso tentando satisfazer o interesse dos stakeholders .

EVOLUO HISTRICA DA QUALIDADE

Qualidade total uma abordagem de gesto da qualidade que procura maximizar a competitividade da organizao por meio da melhoria contnua da qualidade de seus produtos, servios, pessoas, processos e ambientes, em toda a organizao. Seus expoente so: W Edwards Deming, Joseph M Juran, Philip B Crosby

W Edwards Deming
Planejar a partir de pesquisas sobre o consumidor (plan); Produzir (do); Verificar se o produto foi produzido de acordo com o planejado (check); Disponibilizar o produto (act) Analizar como o produto foi recebido pelo mercado em termos de qualidade, custo e outros critrios

W Edwards Deming
Criar consistncia de propsito na direo da melhoria contnua de produtos e servios para se tornar competitivo, se manter no mercado e gerar empregos; Parar de depender da inspeo para atingir a qualidade. Construir qualidade desde o comeo; Melhorar continuamente e eternamente o sistema de produo para melhorar a qualidade e a produtividade, assim reduzindo constantemente os custos;

W Edwards Deming
Eliminar o medo, de modo que todos possam trabalhar eficientemente; Eliminar barreiras entre departamentos, de modo que todos possam trabalhar como equipes; Eliminar barreiras, exortaes e metas para a fora de trabalho. Elas criam relaes de adversrios competitivos; Eliminar cotas e gerenciamento por metas;

14 pontos de Deming
Criar objetivos de melhoria e public-los para todas as pessoas. Todos devem aprender e adotar a filosofia de no conviver com erros. Conhecer os propsitos da qualidade para melhorar processos e reduzir custos. Suspender a prtica de fazer negcios apenas na base do preo. Melhorar sempre e constantemente e identificar solues para os problemas. Instituir treinamento no trabalho. Ensinar e instituir liderana para conduzir as pessoas. Eliminar o medo de errar. Criar a confiana e um clima para a inovao. Incentivar grupos e equipes para alcanar os objetivos da empresa. Demolir as barreiras funcionais entre departamentos. Eliminar exortaes produtividade sem que haja mtodos para isso. Remover as barreiras que impedem as pessoas de orgulhar-se do seu trabalho. Encorajar a educao e o auto-aperfeioamento de cada pessoa. Garantir a ao necessria para acompanhar essa transformao.

Joseph M Juran
Determinar quem so os clientes. Identificar as necessidades dos clientes. Desenvolver produtos com caractersticas que atendem s necessidades dos clientes. Transpor os planos para o nvel operacional

Joseph M Juran
A melhoria contnua da qualidade necessria para a manuteno dos padres de desempenho adequados s necessidades do cliente e ao desempenho timo da organizao. Para isto Juran props quatro passos:

1. Desenvolver a infra-estrutura necessria para realizar melhorias anuais na qualidade dos produtos e servios. 2. Identificar as reas que necessitam de melhoria implementar projetos para este fim.

Joseph M Juran
3. Estabelecer uma equipe de projeto com a responsabilidade de completar cada projeto de melhoria. 4. Fornecer s equipes os recursos necessrios para diagnosticar problemas e suas causas, desenvolver solues e estabelecer controles para manter os ganhos alcanados.

Philip B Crosby
Deixar claro que a direo da organizao est comprometida, a longo prazo, com a qualidade. Formar equipes inter departamentais de qualidade. Identificar onde os atuais e potenciais problemas existem. Determinar o custo da qualidade e explicar como ela usada como uma ferramenta de gerenciamento.

Philip B Crosby
Aumentar a conscincia da qualidade e o comprometimento pessoal de todos os empregados. Tomar ao imediata para corrigir os problemas identificados. Estabelecer um programa de defeito zero. Treinar supervisores para cumprir seus papeis no programa de qualidade

Total Quality Management


Baseada em estratgia. Foco no cliente. Obsesso com qualidade. Abordagem cientfica. Comprometimento de longo prazo. Trabalho em equipe.

Dez Mandamentos da TQM


1. Satisfao do cliente. 2. Delegao. 3. Gerncia. 4. Melhoria contnua. 5. Desenvolvimento das pessoas. 6. Disseminao das informaes. 7. No aceitao de erros ou defeitos. 8. Constncia de propsitos. 9. Garantia de qualidade. 10. Gerncia de processos.

TQM x ISO
Qualidade Total (TQM) Foco no cliente Baseada em estratgia Envolvimento e empowerment dos empregados Unidade de propsito Abordagem cientfica Melhoria contnua dos processos Obsesso com qualidade Comprometimento de longo prazo Liberdade atravs de controle Trabalho em equipe Educao e treinamento ISO 9000 : 2000 Foco no cliente Liderana Envolvimento de pessoas Abordagem de processo Abordagem sistmica para a gesto Melhoria contnua Abordagem factual para tomada de deciso Benefcios mtuos nas relaes como os fornecedores

PLANO DE IMPLEMENTAO DE UM SISTEMA DE GESTO ISO 9000:2000


A imagem no pode ser exibida. Talv ez o computador no tenha memria suficiente para abrir a imagem ou talv ez ela esteja corrompida. Reinicie o computador e abra o arquiv o nov amente. Se ainda assim aparecer o x v ermelho, poder ser necessrio excluir a imagem e inseri-la nov amente.

REENGENHARIA

34

REENGENHARIA

Significa fazer uma nova engenharia da estrutura organizacional. uma total

substituio de processos j existentes, no a melhora do que j existe.

REENGENHARIA
1. Fundamental busca reduzir a organizao ao essencial. 2. Radical renovao, desconsiderando a estrutura e os procedimentos existentes. 3. Drstica destri o antigo e busca o novo. Nada se aproveita. 4. Processos reorientao do foco para os processos e no para as tarefas ou servios

Redirecionamento das Caractersticas


1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. De departamentos para equipes de processos focadas no cliente. Downsizing: achatamento e enxugamento. De tarefas para equipes multifuncionais. Processos. De regras e regulamentos para autonomia das pessoas. De treinamento especfico para educao integral das pessoas. De avaliao do passado para metas futuras. De subordinao para foco no cliente De gerentes controladores para lderes impulsionadores.

10. De gerentes com habilidades tcnicas para habilidades interpessoais

Das könnte Ihnen auch gefallen