Sie sind auf Seite 1von 14

Atividades Experimentais de Anlise Combinatria no Ensino Mdio em uma Escola Estadual.

Cristiane Maria Roque Vazquez1 Pedro Luiz Ap. Malagutti2

Resumo
O presente trabalho parte de uma pesquisa que est sendo desenvolvida junto ao Programa de PsGraduao em Ensino de Cincias Exatas PPGECE e ao Projeto Observatrio da Educao, ambos da Universidade Federal de So Carlos. O objetivo dessa pesquisa desenvolver e aplicar atividades diferenciadas buscando despertar a curiosidade e a investigao matemtica numa rea que usualmente pouco explorada, a Anlise Combinatria. Acreditamos que uma seqncia didtica que coloque o aluno numa posio de ao e de tomada de decises pode facilitar o entendimento e o processo de construo do conhecimento. A pesquisa est em andamento e procuraremos relatar duas das atividades que foram aplicadas a alunos da 2 srie do Ensino Mdio de uma escola estadual do interior paulista.

Palavras-chave: Combinatria, Atividades Investigativas, Princpio Multiplicativo.

Introduo H algum tempo trabalhando com alunos do Ensino Mdio pudemos constatar as dificuldades de entendimento e compreenso relativas ao contedo estudado em Anlise Combinatria. Diante de tal preocupao nos motivamos a estudar alguns aspectos histricos e preparar atividades que possam vir ajudar o desenvolvimento desse tema. A aprendizagem da Anlise Combinatria (AC) consiste em resolver problemas do cotidiano, nos quais necessrio determinar de quantas maneiras certo evento pode ocorrer. Em alguns problemas, basta escrever uma lista explcita de todos os elementos do conjunto apresentado e depois cont-los. Entretanto, em muitos casos, o conjunto ser demasiadamente grande para se fazer essa contagem direta dos seus elementos e, por isso, so necessrios outros processos de contagem. A Combinatria, que inclui o estudo dos arranjos, das permutaes e das combinaes, permite determinar o nmero de possibilidades lgicas de certo evento, sem necessariamente enumerar cada caso.

1 2

UFSCAR (cristiane.vazquez@gmail.com) UFSCAR (malagutti@dm.ufscar.br)

O incio do trabalho com a combinatria mostra-se particularmente problemtico para muitos alunos, que mecanicamente tentam descobrir a que tipo de agrupamento arranjo, permutao ou combinao o problema pertence, para depois resolv-lo utilizando a frmula adequada. Segundo pesquisadores, por tempo considervel, a AC foi apenas uma ferramenta para efetuar alguns clculos, sendo que em civilizaes antigas suas aplicaes eram dadas por regras bsicas de contar, construo de quadrados mgicos, mistura de ingredientes, entre outros. A combinatria era identificada como uma simples contagem, ou seja, sua funo era encontrar o nmero de caminhos existentes com algumas operaes pr-definidas. Tal afirmao confirmada por Berge (1971, p.10) que diz que a preocupao mais antiga da combinatria eram os problemas de contagem. Berge (1971, p.1) tambm coloca que uma definio de combinatria depende de muitos conceitos precisos de configuraes. Para ele, uma configurao surge sempre que um determinado nmero de objetos distribudo de acordo com leis prfixadas. Podemos pensar como um exemplo de configurao o simples fato de colocar vrios pacotes misturados dentro de uma gaveta. A partir do sculo XVII, a AC passa a ser tratada como um ramo da Cincia, uma teoria que comea a se desenvolver, se organizar e se sistematizar em vrios trabalhos, assim como, suas aplicaes na estatstica, no clculo de probabilidades e em vrios outros campos das cincias, tanto que, dentro de poucos anos trs notveis livros surgiram: Trait du triangle arithmtique (escrito em 1654 e publicado em 1665 em Paris) de Pascal, Dissertatio de arte combinatria (Leipzig, 1666) de Leibniz, Ars magna sciendi sive combinatoria (1669) de Athanasius Kircher e tambm em trabalhos de Frnicle de Bessy, Abrge des combinaisons (Paris, 1693) e de J. Bernoulli, Ars Conjectandi (Basilia, 1713) e De Moivre, Doctrine of chances (Londres, 1718). Hoje, a Anlise Combinatria definida como um ramo da Matemtica que permite resolver problemas em que, necessrio escolher, arrumar e, principalmente, contar os objetos de um conjunto. Tal contedo quando explorado em forma de problemas traz certa dificuldade em relao formulao e interpretao de seus enunciados, pois exige flexibilidade de pensamento, ou seja, para resolv-los necessrio parar, concentrar, discutir e pensar.

Nos Parmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Mdio a importncia dos problemas de contagem e, conseqentemente, da AC retratada no seguinte trecho:
As habilidades de descrever e analisar um grande nmero de dados, realizar inferncias e fazer predies com base numa amostra de populao, aplicar as idias de probabilidade e combinatria a fenmenos naturais e do cotidiano so aplicaes da Matemtica em questes do mundo real que tiveram um crescimento muito grande e se tornaram bastante complexas. Tcnicas e raciocnios estatsticos e probabilsticos so, sem dvida, tanto das Cincias da Natureza quanto das Cincias Humanas. Isso mostra como ser importante uma cuidadosa abordagem dos contedos de contagem, estatstica e probabilidade no Ensino Mdio, ampliando a interface entre o aprendizado da Matemtica e das demais cincias e reas. (PCNEM, 2000, p.44)

Os Parmetros Curriculares Nacionais (PCN) do Ensino Fundamental, por sua vez, trazem uma preocupao no sentido de acrescentar ao estudo dos nmeros, operaes, espao, formas, grandezas e medidas, contedos que permitam tratar as informaes que os alunos recebem todos os dias, levando-os a aprender a lidar com dados estatsticos, tabelas, grficos e a utilizar idias relativas probabilidade e combinatria. Nos PCNs contedos como Estatstica, Probabilidade e Combinatria esto incorporados ao item Tratamento da Informao com a finalidade de evidenci-los devido importncia de seus usos atuais, o que pode ser evidenciado nos seguintes pargrafos:
Integraro este bloco estudos relativos a noes de estatstica, de probabilidade e de combinatria. Evidentemente, o que se pretende no o desenvolvimento de um trabalho baseado na definio de termos ou de frmulas envolvendo tais assuntos. Relativamente combinatria, o objetivo levar o aluno a lidar com situaes-problema que envolvam combinaes, arranjos, permutaes e, especialmente, o princpio multiplicativo da contagem3.(PCN, 1997, p.40)

Assim, constatamos nos documentos oficiais sobre o ensino a importncia do domnio combinatrio por parte do aluno, desde o incio de sua escolarizao, explorando-o em diferentes momentos da aprendizagem e aprofundando-o

adequadamente a cada nvel de ensino. E, comungando com tal considerao acreditamos que o contato do aluno com a Combinatria desde os primeiros anos da

Tambm conhecido como princpio fundamental da contagem; mtodo que permite resolver problemas s com o uso da multiplicao.

escola bsica deve ocorrer de modo a permitir a sua familiarizao com os problemas, levando-o a descrever os casos possveis e cont-los atravs de uma representao por ele escolhida, sem regras a princpio, de modo a adquirir uma forma sistemtica e gradativa para sua resoluo, possibilitando uma posterior formalizao no Ensino Mdio. A verificao, aps algum tempo trabalhando com alunos do Ensino Mdio, das dificuldades de entendimento e compreenso relativas a Anlise Combinatria, levounos a considerar que a introduo dos conceitos relativos a esse contedo, mesmo que de forma bsica, utilizando o princpio fundamental da contagem, pode ser o incio da desmistificao de um contedo interessante e que pode ser entendido atravs de raciocnios primeiramente simples para depois comear a se explorar problemas mais complexos. Assim, diante das dificuldades encontradas pelos alunos diante desse contedo e tambm a preocupao e at o medo de alguns professores ao tratar tal assunto resolvemos organizar uma seqncia de atividades e utilizar mtodos diferenciados para trabalhar em sala de aula buscando despertar a curiosidade e a investigao matemtica para melhorar sua compreenso.

Metodologia da pesquisa Essa pesquisa de carter qualitativo e a anlise das atividades desenvolvidas esto em andamento. Trabalhamos com 4 turmas do perodo matutino da 2 srie do Ensino Mdio de uma escola estadual que utiliza o material distribudo pela Secretaria de Educao do Estado de So Paulo. Essas turmas foram formadas a partir de 7 turmas da 1 srie devido a um elevado nmero de retenes. Faremos, adiante, algumas observaes dos dados coletados considerando que as atividades foram desenvolvidas em grupos de 4 ou 5 alunos, filmadas e durante seu desenvolvimento anotaes foram feitas pelos pesquisadores.

As atividades Descrio da atividade: A primeira atividade tem como objetivo explorar o semforo como uma estratgia para ensinar elementos bsicos de Anlise Combinatria, nesse caso os arranjos simples e os arranjos com repetio.

ATIVIDADE 1: OS SINAIS DE TRNSITO E AS CORES Um Semforo um aparelho de sinalizao urbana, rodoviria ou ferroviria que orienta o trfego por meio de luzes. A escolha da sequncia de cores: vermelho no topo, amarelo no meio e verde embaixo uma forma de no confundir o motorista e segue convenes internacionais. Sabemos que vermelho significa PARE, amarelo AGUARDE e verde SIGA. Essa atividade tem por objetivo construir outros tipos de semforos que no se preocupam com as facilidades visuais dos motoristas. Vamos considerar que a ordem em que as cores aparece importante, ou seja, os sinais abaixo so diferentes:

1) Quantos e quais so os diferentes sinais de trnsito que podemos construir com trs cores, respeitando a ordem e sem repeti-las? 2) Agora responda, quantos semforos poderamos formar se pudssemos repetir as cores? Voc conseguiria constru-los?

Desenvolvimento da atividade: A maioria dos alunos apresentou a resoluo dos itens 1) e 2) atravs da representao de todas as possibilidades, montando esquemas grficos ou simblicos. Destacamos algumas discusses (falas) dos alunos ao iniciar as atividades. Item 1) Aluno A: 3 x 3 = 9, so trs cores trocando de lugar ... Aluno B: A cor verde j ficou em ltimo, no meio e no comeo... vou fazer o mesmo com as outras... Ah! Acho que so 3! Aluno C: 3 + 3 = 6. So 6! Aluno D: 3 x 3, 9, no professora? Trs cores e trs espaos. Item 2)

Aluno E: Apaguei tudo... Me perdi, no d para fazer de qualquer jeito. Tem que montar uma regra... Aluno F: No tem frmula para resolver isso? Matemtica sempre tem frmula.... Vejamos, agora, algumas solues dos grupos de alunos:

medida que estavam resolvendo as atividades, os pesquisadores tentaram incentiv-los a encontrar a quantidade de diferentes sinais de trnsito que poderiam

construir. Percebemos que o princpio multiplicativo no est presente para a maioria dos alunos e acreditamos que isso acontea pelo fato de que no tiveram contato com problemas semelhantes durante o Ensino Fundamental. Percebemos, tambm, que alguns deles fizeram tentativas de apresentar o clculo j que sabiam o resultado. interessante mostrarmos como um dos grupos representou seu resultado, porm seus integrantes no conseguiram explicar o raciocnio quando foram questionados:

Alguns resultados de outros grupos que claramente entenderam e utilizaram o princpio multiplicativo esto apresentados a seguir.

Ainda na atividade 1, colocamos uma 3 questo com o intuito de faz-los perceber a necessidade de calcular a quantidade de diferentes placas que podem ser confeccionadas com todas as letras do alfabeto e todos os algarismos do nosso sistema de numerao, pois represent-las como fizeram nas questes anteriores seria muito trabalhoso. 3) Vamos ento pensar...quantas diferentes placas de carro podem ser confeccionadas (considerando uma seqncia de 3 letras e 4 nmeros)? Se todo brasileiro possusse um carro, as placas seriam suficientes?

Algumas respostas obtidas foram: 3 x 26 + 4 x 10 = 118 placas ( pouco!!!) (3 x 26) x (4 x 10) = 3120 placas (26 + 26 + 26) x 10000 = 780000 placas 78 x 9999 = 779922 placas

Cabe relatar que a maioria dos alunos no sabia a populao atual do Brasil, muitos diziam que eram milhes, mas no sabiam precisar. Descrio da atividade: Na atividade 2 exploramos as combinaes simples e as combinaes com repeties. O objetivo dessa atividade verificar se os alunos

conseguem perceber as diferenas em relao atividade anterior, ou seja, que a troca dos elementos de um conjunto no gera uma nova configurao e quais os mecanismos de resoluo que sero apresentados. ATIVIDADE 2: SALADA DE FRUTAS

Essa atividade consiste em pensarmos nas diferentes formas de fazermos uma deliciosa salada de frutas utilizando mas, peras e laranjas. 1) De quantas maneiras diferentes voc pode fazer uma salada de frutas utilizando duas dessas frutas? Mostre as possibilidades! 2) E se fossem trs? Ou seja, se voc utilizasse todas as frutas disponveis! De quantas maneiras diferentes voc poderia montar essa salada? Desenvolvimento da atividade: Muitos alunos chegaram resposta correta e sua representao, porm perguntas como: so 6 possibilidades?, misturar ma e pra o mesmo que pra e ma?, tambm foram freqentes. Em momentos como esses, em que tais perguntas eram feitas, muitas vezes os pesquisadores no precisaram intervir, pois acontecia um dilogo entre os prprios grupos: Grupo A: No importa a ordem que as frutas so adicionadas, a mesma salada! Grupo B: Se cada fruta junta com as outras duas d 6, a divide por 2, ento 3! Grupo C: Mesmo trocando a ordem (das frutas) todas so iguais! Algumas respostas:

Observamos que alguns alunos perceberam a necessidade de dividir por 2 e, quando questionados sobre o motivo dessa diviso responderam que o total de maneiras diferentes a metade das possibilidades j que ao trocar a ordem de duas das frutas teriam a mesma salada. Em continuidade a atividade 2, propusemos a seguinte questo: 3) E se tivssemos 5 frutas? De quantas maneiras poderamos montar uma salada com 3 delas? E com 4? E com todas?

Vejamos algumas respostas: Alguns grupos continuaram fazendo esquemas de resoluo e montando todas as possibilidades:

Uma das justificativas desse tipo de resoluo que eles no sabiam por qual nmero dividir j que agora tinham 3 frutas. Com duas frutas ficou claro para todos que a diviso por 2 eliminava todas as repeties. Mas, e com 3 frutas? Muitos responderam que deveriam dividir por trs. Nesse momento, os pesquisadores tiveram que interferir em vrios grupos na tentativa de lev-los a calcular todas as permutaes possveis com 3 elementos. Resoluo de um grupo aps o entendimento de que so 6 possveis permutaes de 3 frutas diferentes:

Outras resolues de grupos que conseguiram chegar ao resultado da atividade atravs de suas prprias concluses:

A ltima questo dessa atividade 2 tinha como objetivo mostrar que alguns problemas de Anlise Combinatria, nesse caso, uma combinao com repetio precisam de muita ateno para serem resolvidos. Mesmo que eles utilizassem os conhecimentos adquiridos nas questes anteriores, no seria possvel com um s clculo determinar a resposta desse problema. 4) Agora, imagine a seguinte situao: Um feirante possui, em sua banca, mas, peras e laranjas em grande quantidade. Desejando atender melhor a sua clientela, o feirante resolveu empacotar todas as suas frutas, de modo que cada pacote contivesse exatamente 5 frutas. Quantos diferentes tipos de pacotes poder o feirante oferecer sua clientela?

De forma geral, os alunos perceberam que esse problema era diferente dos outros que eles haviam resolvido. Aps algum tempo, muitos alunos conseguiram encontrar a soluo e muitos ficaram desanimados, principalmente pelo fato de nem

sequer imaginarem a resposta. Discutimos a necessidade de explorar os problemas de combinatria levando em conta alguns aspectos que podem ajudar na sua resoluo: Ler o problema a ser resolvido com bastante ateno; Detalhes como os elementos so distintos ou os elementos podem se repetir faz a diferena; Verificar se o problema fica mais simples ou se necessrio dividi-lo em casos; Isolar as possibilidades mais problemticas ou que oferecem mais dificuldades, resolvendo-as por ordem de dificuldade; Para resolver o problema, use diagramas, setas, esquemas, casos particulares; Criar sua prpria maneira de atacar os problemas de contagem; Saber usar o Princpio Multiplicativo com bastante ateno!

Consideraes finais Esse trabalho, como j dito, trata-se de uma pesquisa de mestrado em andamento. Apresentamos duas atividades que foram desenvolvidas com alunos da 2 srie do Ensino Mdio cuja anlise ainda est sendo trabalhada. Podemos destacar o fato de alunos que esto na 2 srie do Ensino Mdio terem to pouco contato com o Princpio Multiplicativo durante todo o tempo que esto na escola. Acreditamos que mesmo com todas as orientaes dos Parmetros Curriculares Nacionais problemas que utilizam o raciocnio combinatrio e, conseqentemente, o princpio multiplicativo no so vistos e trabalhados durante o Ensino Fundamental. Na pesquisa, durante a aplicao das atividades, percebemos que os alunos sentem-se motivados a resolver problemas quando eles devem tomar as decises. Ficou claro que a interferncia do professor em alguns momentos muito importante, pois os alunos mais seguros de suas idias buscam entusiasmados encontrar as solues. Essas atividades foram realizadas sem a utilizao indiscriminada das frmulas as quais tanto assustam nossos alunos, mas atravs do uso constante do princpio multiplicativo e do nmero de permutaes dos elementos de um conjunto. Acreditamos

que o ensino desse contedo realizado dessa forma pode ser muito mais interessante e estimulante tanto para os professores como para os alunos.

Referncias BERGE, C. Principles of Combinatorics. Traduo de John Sheehan. New York: Academic Press, 1971. p.1-11. BIGGS, N. L. The roots of combinatorics. Revista Historia Mathematica, vol 6, p.109136, 1979. BRASIL, Ministrio da Educao. Parmetros Curriculares Nacionais: Ensino Mdio. Braslia: Secretaria de Educao Mdia e Tecnolgica, 2000. ___________________. Parmetros Curriculares Nacionais Matemtica. Braslia: Secretaria de Ensino Fundamental - SEF, 1997.

Das könnte Ihnen auch gefallen